Page 1

Ma

io


Ă?nd

ice

rs

ou n e p tre n E g n

ou Y y b ired

nsp

Get i

Events

p.2

State-of

p.3

Sharing Experience

p.11

Get Inspired by Young Entrepreneurs

p.13

Random Facts

p.14

p.1


s t n e v E ?

6 16

17 & 18

p.3

Maio

Ev en ts

Prepara-te!! Estão prestes a sair as Applications para (Tantantatan - suspense).... TEAM LEADERS!!! Fica atento para mais novidades.

Não percas a próxima Assembleia Geral Extraordinária já na próxima semana! Vem, aprende e mostra que queres ir mais longe.

A próxima RIMT está quase a chegar!! Prepara-te para muita diversão numa festa com muitos bigodes e onde te vais poder transformar completamente.

p.2


GC p.3

DP o

Health

- Estivémos presentes nas acções de promoção no ISCTE, FFUL, FLUL onde juntamente com a área de comunicação desenvolvemos os nossos dias de eventos; - Estamos neste momento a fazer o match dos nossos estagiários, demonstrando um grande interesse pela Índia, Sudeste Asiático e também Brasil; - Um dos grandes momentos foi o workshop de Liderança no dia 24 de Abril na Faculdade de Farmácia. Este teve ajuda do nosso learning Partner Power PieCe. O mesmo evento foi concluído com uma sessão de esclarecimentos sobre o nosso programa de estágios.

NGO Man.

- Continuámos a tratar do processo de Match dos EPs; - Iniciámos o recrutamento de Abril com bancas e Class Presentations no ISCTE.

Education

No mês de Abril estivemos a acabar a divulgação do nosso programa para este último Recrutamento, com divulgação na FLUL, FFUL e agora por último na FMUL. Estivemos também a integrar os EP’s, ajudamo-los em todo o processo de Match e alguns deles já se encontram a fazer o estágio.

p.3


o P D C G Recruitment

Servicing

Março

Uma vez mais o recrutamento para estágios internacionais de voluntariado teve início no dia 1 de Abril com data de fecho no dia 29, sendo este o último recrutamento do mandato 2013/2014. A equipa tem estado a realizar todo o processo de recrutamento de EPs.

- Continuámos a realizar as parcerias; - Fizemos o grupo de suporte para EPs no Facebook; - Estamos a preparar as actividades de preparação com ONGs locais.

p.4


GC

DP i

M!P II

Infelizmente, o projecto Make It Possible está a chegar aofim... Mas ainda vamos marcar um dia em cada escola para vermos todas as apresentações dos míudos e vermos como é que a AIESEC pode ajudar, de modo a assegurar a continuação dos projectos e assim o impacto dos mesmos. Vão ser convidados a estar presentes: o Ricardo Lima (MCVP GCDP 13.14), Ana Passaporte (MCVP ICX 14.15), Carolina Lage (LCP 14.15) e Bárbara Correia (LCVP GCDPi 14.15) e o resto da equipa deste MIP.

Activa

- Fizemos o planeamento geral do projeto, definindo objetivos, timeline, orçamento, etc... - Pesquisámos por lares e organizações potencialmente receptoras do projecto e alocámo-los ao nosso comité; - Entrevistámos um potencial EP para o projecto.

2020

Connect

p.5

- Realizámos chamadas e marcámos algumas reuniões; - Tratámos do Booklet de apresentação do projecto; - E tivémos 3 reuniões este mês, woohoo!

- Estamos a terminar o raise e contamos iniciar os últimos 3 estágios no início do próximo mês.


P I G GM Recruitment

GM Match

GM ICX

- Contacto com pessoas inscritas/interessadas; - Info Sessions e Dinâmicas de Grupo; - Contacto com Escolas de Línguas para divulgação do nosso programa; - Bancas e indução aos novos membros (vendas).

- Alocámos os EPs aos novos membros; - Criámos algumas estratégias na relação EP-EP Managers como: definição de calendário de objetivos, TOP 10 TNs favoritos; partilha de tool com state-of de candidaturas; - Estamos com 7 EPs ativos em busca de TNs neste momento e estamos a enviar várias candidaturas para todos eles; - A EP Daniela Sousa de RH está em processo de recrutamento para a Suiça, com entrevista marcada com a empresa SICPA; - Os EPs João Pereira e Rafael Matias vão de estágio agora em Maio para República Checa e Holanda respectivamente.

- Reuniões com as empresas Ponto Condensado, Inovflow, Expert, Milestone, Adetti-IUL e Gelpeixe; - Escolhida estagiária para o estágio de verão no Colégio Astoria; - Acompanhar os desafios do National Sales Program II.

p.6


CO M Marรงo

Advertising

ICOMM

Promotion

p.7

M

- Eventos com o Blue Man, Descobre o teu perfil, Pin your mind e Passatempo Don't Be Selfie no ISCTE, FLUL, FFUL; - Envia-te 2.0 ISCTE, FFUL e FMUL; - Envia-te 1.0 FMDUL, FLUL; - Localiza-te ISCTE.

- Elaborรกmos esta Newsletter; - Fizemos a campanha da Discovery II ( 8 delegates inscreveram-se) e alguns dos materiais foram utilizados pela campanha oficial da Nova; - Elaborรกmos o Board Structure; - Comeรงรกmos jรก a preparar a prรณxima campanha de Membros de Pleno Direito; - Preparรกmos a prรณxima campanha das applications a Team Leader.

- Garantimos as presenรงas para bancas na FFUL, FMUL, FLUL, FMDUL e ISG; - Divulgรกmos mailing lists a nivel externo; - Divulgรกmos o Global Managment.


R E Account

Management

Youth Alliances

Business

Development

Account Management esteve a ponderar quais as parcerias em que ainda vamos investir dado o término do projeto se estar a aproximar, assim, identificamos a Prosas e Números, a Casio e o Global Management Challenge como os merecedores desta última corrida para os resultados da equipa e é neles que o nosso trabalho está agora focado.

Youth Alliances não enviou o State-Of.

- Contactámos e reunimos com a Sedes; - Follow-up dos contactos com a SIBS, PepsiCo, Maksen, InterMundial e Selplus; - Marcámos reunião com a DanCake (let's hope for more cake!); - Iniciámos novos contactos; - Divulgámos os workshop's.

p.8


Hu Re ma so n ur ce s

Recruitment

Member Xperience

Leader Xperience

p.9

- Os membros tiveram indução de vendas e selecção; - As inscrições abriram e até ao momento alcançámos 42 inscrições (na sua maioria online); - Fizemos 3 dinâmicas, das 4 previstas e já começamos a marcar entrevistas.

- Finalização do Talent Assessment; - Mentoring Program; - Última sessão do talent energizer: Leadership com a Power Piece.

Quisemos saber o que é que os TL's que vão agora acabar os seus projectos querem fazer de seguida na organização. Realizámos o Final Report a entregar ao MC sobre o LEAD e estamos a preparar o último LEAD Assess para finalizar o projecto.


e c n

a n i F

Financial Control

Internal Conferences

START

- Fechámos o orçamento da RIMT; MIP; FYM; ACTIVA; CONNECT; - Actualizámos os processos financeiros de todas as áreas.

Estivemos a preparar a RIMT III, o que queremos manter, o que queremos mudar, a avaliar todos esses pormenores, agora é mãos à obra! Enquanto isso estivemos a "criar" a OC team mais awesome de sempre!

- O sítio da gala já foi definido; - As parcerias de alimentação estão por fechar.

p.10


Sh Ex ari pe ng rie nc e

“Viver e trabalhar na Tunísia durante 6 semanas foi, sem dúvida, a experiência mais desafiante e ao mesmo tempo a mais importante lição cultural que tive até hoje. Fiquei quase todo o tempo numa família de acolhimento, com quem partilhei imensas experiências... a começar pelo Ramadão. Conseguem imaginar-se um mês sem comer ou beber enquanto o sol brilha lá fora com os seus 45ºC? Eu tentei, mas ao terceiro dia desisti, tinha que beber água! As crianças a quem ensinava inglês eram extremamente inteligentes, ansiosas por aprender mais e mais e tinham uma energia ilimitada e uma alegria contagiante. Acho que vivi os dias mais aleatórios de sempre, mas conheci pessoas extraordinárias e admiráveis em todas as viagens que fiz pelo país e que eventualmente me ensinaram que mais vale compreender e apreciar uma cultura que julgá-la. “

Bruna Rodrigues


e g c n ien i r a er h S xp E “O Make It Possible foi a melhor, mais desafiante e gratificante experiência que tive na AIESEC (o que não é dizer pouco). A melhor coisa que retirei do MIP foi presenciar o IMPACTO gigantesco que a AIESEC pode ter a todos os níveis. Desenvolver e trabalhar num projecto como o Make It Possible não é tarefa simples, mas é extremamente gratificante quando, após 4 meses de esforço, chegam os estagiários. O MIP provou que realmente é possível fazer algo incrivelmente bom, solidário e empreendedor acontecer desde que haja pessoas que acreditem nisso mesmo e que avancem com o projecto. Tive a sorte de conhecer e trabalhar com várias dessas pessoas que rapidamente se identificaram com o propósito deste: transformar Jovens do Secundário em agentes de Mudança na sociedade portuguesa. O MIP impactou-me a mim, às minhas lindas meninas, aos 5 estagiários, aos Professores, aos 225 alunos e às pessoas que vão beneficiar dos projectos desenvolvidos pelos os alunos para combater o Desemprego Jovem, o Evelhecimento da população, o aumento dos Sem-Abrigo, a Exclusão Social e o Abandono Escolar. Obrigada MIP!”

Inês Castilho O projecto Make It Possible foi extremamente recompensador. Foi uma experiência muito grande de aprendizagem e de evolução pessoal, e que fez crescer em mim uma paixão enorme por GCDPi. Este projecto é fantástico e tem um impacto muito real e muito forte nos alunos e nos estagiários que participam, sem dúvida que correspondeu ao que eu queria fazer dentro da AIESEC.

Vânia Marques

O "Make It Possible" foi um projeto com muitas adversidades e bastante intensivo. Tive a sorte de integrar uma equipa fantástica, bastante empenhada e sempre com positivismo. Ao longo do projeto senti que não tinha qualquer afinidade com este e até duvidei o sentido do mesmo, contudo a minha opinião mudou com o "Evento Final". Foi aí que vivenciei o verdadeiro impacto do "MIP" na vida dos nossos estagiários, alunos e professores.

Inês Barroso

“Nunca pensei que o Make It Possible fosse tão louco! Foi o maior desafio da minha vida até agora. É um projecto único, especial e acima de tudo inesquecível! Foi uma roller coaster de desafios e permitiu-me conhecer muita gente e ver os estagiários a conhecerem-se e criarem laços, terem a experiência da vida deles e também ver os projectos finais dos alunos, e ver que sim, o MIP fez a diferença na vida deles. Sem dúvida, foram os cinco meses mais emocionantes da minha vida! E recomendo esta experiência a toda gente, principalmente aos que gostam de desafios.”

Olha Pletenytska Vejam também este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=c8YRHEO6GUI

p.12


Ge

t in by Yo un sp gE i nt red rep ren eu r

“Nesta secção “Get inspired by Young Entrepenours” vais poder encontrar as melhores ideias do mês, aquelas que surgiram dos cérebros de jovens portugues inovadores como tu. “Musikki", é um motor de busca de música criado em 2012 em Aveiro. Os seus criadores, os três amigos, João Afonso, Juliana Teixeira e Pedro Almeida dizem que é o “Google português da música”. Para além do site, criaram também uma aplicação no Facebook, “Musikki Social Player”, que permite partilhar músicas e criar playlists a partir daquilo que os nossos amigos andam a ouvir. A partir de agora tens toda a informação sobre música portuguesa e estrangeira num só site. Descobre mais aqui: www.musikki.com www.facebook.com/musikki

s


m o d n ts a R ac F Para quem ainda anda meio a divagar e não sabe muito bem o que significa LC “Congrats Guys” É com muito orgulho que vos apresentamos os 8 corajosos que irão tomar as rédeas do LC a partir de 1 de Junho de 2014!

Dia 25, 26 e 27 deu-se também a Conferencia Nacional, Discovery II, que contou com a presença do João Boura, Pedro Afonso, Guilherme Pinto, Rita Ramos, Pedro Afonso, Patrícia Ferreira, Jéssica Pereira e Pedro Silva.

Membro do Mês “Quer seja Membro, quer seja Team Leader, sempre a dar o seu máximo!” E o prémio Membro do Mês vai para: a Maria João Coito!!

Não há dedicação à AIESEC como a dela! O seu percurso começou como membro, passando depois a Team Leader durante um ano, mas isto não lhe bastou! Depois do seu mandato como Team Leader ter terminado voltou a ser membro, mostrando toda a humildade e profissionalismo que tem. “Ela faz-me acreditar no que é a AIESEC e nos valores que todos defendemos.” - Bruno Silva.

Também são devidos os nossos parabéns ao João Boura e ao Pedro Afonso que ganharam a Boat Race!!

Gossip Section O Boura declarou-se à Daniela Cerejo na última Assembleia Geral, foram expressas palavras de amor como : “Sou louco por ti Daniela!!” Há quem diga que foram juntos à Gala e que andam muito agarradinhos ultimamente... Será que temos um novo romance no LC?

p.14


Newsletter Interna de Maio - AIESEC in ISCTE