1 minute read

Figura 13: dimensões previstas para espaços acessíveis

suficiente para instalação de patamares e rampas de acesso adequado. As circulações e passagens internas necessitam de dimensões confortáveis par o usuário, com faixas livres de no mínimo 0,90 m de largura e portas com largura mínima de 0,80 m. Portando de pisos contínuos e livres de obstáculos com superfícies antiderrapantes.

Figura 13: dimensões previstas para espaços acessíveis

Advertisement

Fonte: Manual do Desenho Universal (2010)

Adotando as medidas descritas no Manual do Desenho Universal (2010), juntamente aos tópicos sugeridos pelo ‘’Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas’’ poderá se obter um desenho habitacional mais justo e confortável e incluso para todos, que viabilize a adequação dos espaços as pessoas e suas necessidades.

2.4.1. Diretrizes para a unidade habitacional

Considerando as demandas espaciais necessárias para que o público longevo seja atendido de forma satisfatória em sua moradia, foram levantados dados com intuito de trazer maior funcionalidade para os ambientes, destacando pontos relevantes para o maior conforto diário dessa população. Embasado na cartilha Casa Segura (2018) e Manual do Desenho Universal (2010), foram desenvolvidas sugestões para o quarto, cozinha e banheiro.