Page 1


Divisão Psicossocial | Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários

Caro(a) calouro(a), Seja bem vindo(a) ! Parabéns por essa conquista ! Esperamos que essa cartilha contribua para que a sua permanência na UFV se dê de forma tranquila e saudável. Fica aqui um convite para algumas reflexões...


Universidade Federal de Viçosa

Você descobrirá, a partir de agora, que fazer escolhas se tornará uma constante e uma das tarefas mais desafiadoras que encontrará pela frente...

(…) porque descobri no caminho incerto da vida que o mais importante é o decidir.” >>> Cora Coralina

Pode parecer simples, mas escolher nem sempre é tarefa fácil, afinal quanto maior a liberdade maior a responsabilidade. Construir a sua própria vida, a partir das suas escolhas é algo que não dá para fugir. E diante disso, surgem questões que você deve considerar...


Divisão Psicossocial | Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários

>>>> O seu projeto

Diante desse desafio, de construir a sua vida, cuidado para não trocar seu projeto de vida por prazeres momentâneos e ilusórios.

A felicidade não está em fazer o que a gente quer, mas sim em querer o que a gente faz.” >>>> Sartre

É preciso ter cuidado Pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver” >>> Roberto Carlos e Erasmo


Universidade Federal de Viçosa

>>>>> Os outros Cada um constrói o seu caminho e pegar carona nas escolhas dos outros é correr o risco de perder o seu próprio mundo ou de se perder no mundo.

“ “

Perder-se é um achar perigoso.” >>>>> Lispector

Depois de um tempo você aprende (…) que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.” >>>> Shakespeare

>>>>> As diferenças Você está entrando em um mundo novo com diversidade de opiniões, ideias, costumes e crenças, aproveite essa oportunidade para expandir horizontes, mas não perca o que é essencial para você! Não precisamos ser iguais para conviver. Discordâncias e divergências fazem parte da vida e nos ajudam em nosso processo de amadurecimento. Afinal, discordar é um direito, mas respeitar é um dever!


Divisão Psicossocial | Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários

Não é preciso ficar inseguro Não é possível concordar em tudo Somos amigos e isso é um bom motivo Prá gente ficar junto, pra gente ficar, gente ficar junto.” >>>> Kid Abelha >>>>> As consequências Há quem acredite que é melhor aproveitar o momento a perder oportunidades e se arrepender depois... Porém, reflita:

“ “

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” >>>> Pablo Neruda

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se você ficar exposto por muito tempo.” >>>> William Shakespeare


Universidade Federal de Viçosa

>>>>> Você Diante desses desafios há uma verdade da qual não há como fugir...

Seja criativo, não reduza a sua diversão ao uso de álcool e outras drogas. Fique atento e descubra novas possibilidades de diversão e lazer. Alegria e diversão são coisas naturais e dispensam artifícios. Escolha ficar de boa!

Somos uma equipe da UFV que oferece atendimento gratuito nas áreas de psicologia, psiquiatria e serviço social. Sempre que precisar conte com a gente!


Cartilha Março de Boa  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you