Revista 30 anos Fundação Casa da Cultura de Marabá

Page 52

Clauber Martins, 1º Lugar no XV FECAM, 2009

No Tempo dos Festivais Por Rosilan Rocha Sobrinho

E

m 1980, um grupo de jovens integrantes do Movimento da Juventude Marabaense em Cristo, desejando suprir a falta de um espaço musical, onde os artistas pudessem mostrar seus talentos, realizaram o I CAFRE (Canto Aberto em Festival Regional). O evento foi realizado na quadra de esportes “Ozorinho”, com público de 800 pessoas. O 1º lugar coube à música “Stattus Elite”, de Cândido Mesquita e Moisés de Castro, com interpretação de Antonio Morbach Neto. Ainda em outubro do mesmo ano, o grupo realizou o II CAFRE, este já no estádio “Zinho Oliveira”, sede definitiva do Festival. Em 1981, 1982 e 1983, o grupo JUMA (Jovens Unidos de Marabá), realizaram o III, IV e V CAFRE, este último com público estimado em 3 mil pessoas. Em 1985 aconteceu o Festival Privê, realizado na casa noturna com o mesmo nome; o vencedor foi Zeca Tocantins.

52

Depois o Festival retornou em 1986, com o nome de Festival de Verão de MPB, com intuito de incentivar e promover um melhor entrosamento entre os artistas, uma vez que o festival era um espaço para divulgar trabalhos musicais ainda não conhecidos. Vencedor Xavier Santos, com a música “Peixe Menino”. Em 1987, deu-se continuidade ao festival com o I FECAM – Festival da Canção Marabaense, A música vencedora foi “Marabá”, de autoria de Belim Amoury, interpretada por João de Barros. II FECAM - Realizado no final de julho de 1988. A campeã foi a música “Lembranças”, composição do poeta José Herênio e interpretação de João Brasil Filho, que ganhou também o prêmio de melhor intérprete; III FECAM - Aconteceu em julho de 1989. “Prisma”, de autoria e interpretação de Carlinhos Velos, de Imperatriz, foi a música ven-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.