Historia da academia de letras

Page 106

Na instalação solene em 15/11/1971, Benedito José Barreto Fonseca faz a primeira palestra da academia de letras de são João da boa vista

O acadêmico Benedito José Barreto Fonseca, que faz a 1ª palestra da nossa academia, discorreu sobre a personalidade do seu patrono Castro Alves. Com a palavra o acadêmico Benedito José Barreto Fonseca, falando sobre a vida e a obra de seu patrono Castro Alves, produziu uma peça de grande beleza e erudição, que a todos encantou merecendo os mais justos aplausos. Imediatamente após, completando este número do programa a conhecida e apreciada declamadora prof. Lucila Martarelo Astolpho, trechos do belo poema de Castro Alves – “O Navio Negreiro”.

Almir Paula Lima, o palestrante de lavras/mg 11/02/1972 – Salão Paroquial Dando início aos trabalhos, foram então diplomados, os novos acadêmicos Dr. Acácio Ribeiro Valim, sanjoanense, e Dr. Helio Carvalho Teixeira, do Rio de Janeiro, que foram a seguir saudados respectivamente pelos acadêmicos Dr. Joaquim José Oliveira Neto e Francisco Roberto Junior. Abrindo o ciclo das conferências programadas para este ano, ocupou a tribuna o Dr. Almir Paula Lima, titular da cadeira nº 22 de nossa Academia, num belo e substancioso trabalho fez o elogio do seu patrono Firmino Costa. O Dr. Almir exerce o cargo de Juiz de Direito da comarca de Lavras/MG. Nesta cidade do estado montanhês preside a Academia de Letras e participa ativamente de muitas atividades sociais, inclusive a cátedra acadêmica. A seguir, convidada pela mesa, a Sra. Professora Carmela Lombardi Vilela declamou um lindo poema, encerrando assim com uma nota alta de beleza e poesia aquela noite de cultura e arte.

Milton Duarte Segurado em terça rima, fala sobre euclides da cunha 24/03/1972 – Faculdade de Direito Iniciando os trabalhos o Sr. Presidente Dom Tomás Vaquero, após breve e expressiva alocução, deu a palavra ao acadêmico Dr. Licinio Vita da Silva, para a apresentação do conferencista da noite, o acadêmico prof. Milton Duarte Segurado, que discorreu sobre a vida e a obra de seu patrono o grande Euclides da Cunha. Com a palavra o prof. Milton Segurado, que é poeta e rebuscador de rimas ricas, apresentou o seu trabalho biográfico de maneira original, isto é, em forma de um poema em versos decassílabos composto de três cantos em terça rima, no qual estuda e apresenta a vida tumultuada do grande autor dos “Sertões”.

José Osório de Oliveira Azevedo faz palestra sobre afonso escragnolle taunay 22/04/1972 – Salão Paroquial O conferencista da noite foi o acadêmico Dr. José Osório de Oliveira Azevedo, que discorreu longa e brilhantemente sobre a vida e a obra de seu patrono, o grande -106-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.