mobiliário do ibirapuera

Page 1

MOBILIÁRIO IBIRAPUERA PNE

- Oscar Niemeyer O mobiliário de um parque tem como função, além de dar apoio às atividades que acontecem no mesmo, de instigar o uso de novos espaços que podem apresentar-se desvalorizados. Analisando o parque, pode-se notar que áreas nobres como as margens dos lagos ou até mesmo em meio aos bosques estão subutilizadas e até esquecidas. Áreas essas que teriam o potencial de serem atrativas e instigar a permanência do público. Diante da grande extensão do parque, a localização pode se tornar uma barreira tanto para os novos usuários como para os recorrentes, estes que acabam por frequentar sempre os mesmos locais. A melhoria da sinalização passa a ser fundamental para ajudar na localização e oferecer novas opções

de locais para aqueles já mais familiarizados com o parque. Ainda pensando na forma como o mobiliário viria a ser inserido, a fim de se comunicar com a leveza das traços icônicos de Oscar Niemeyer, presentes em suas obras no Ibirapuera, o grupo procurou trazer formas simples e puras que atendessem às necessidades levantadas. A escolha do concreto como material - além de ser mais resistente e durável; e garantir maior qualidade e durabilidade para as peças - traz uma liberdade que torna possível desenhar formas orgânicas que quebram a robustez do concreto. A busca por essa leveza a partir de formas sinuosas tornou-se partido do projeto de mobiliário. Com relação à materialidade, preza-se o uso do concreto reciclado como uma opção, uma vez que a contribuição para o meio ambiente é grande ao deixar de extrair recursos da natureza e reutilizar agregados com características semelhantes ao produto original - nota-se que o cimento é responsável por 5% das emissões de gás carbônico no mundo. Outra possível forma de fazer uso do concreto de modo ecológico seria a aplicação do concreto sustentável - cuja composição possui materiais recicláveis ou naturais, como a areia reaproveitada de fundição - que ainda está em processo de testes, mas que recentemente em um estudo realizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAUUSP), comprovou-se como uma forte alternativa para ser utilizada no futuro.

SANITÁRIOS ÁREA PARA PORTEIRO E BILHETERIA

MASCULINO

ÁREA DE ATENDIMENTO ÁREA DE CONVENIÊNCIA E SOUVENIR

m

0,6

0m

m A organicidade também é retratada na forma do bebedouro, que possui três alturas de saída de água: a que pretende atender adultos (1,20m); crianças e também cadeirantes (0,90m); e animais, como cachorros (localizada próximo ao piso). O acionamento da água para os animais é feita a partir do acionamento de tecla suave localizada na lateral do bebedouro.

As mesas com bancos são áreas de permanência localizadas mais adentro do parque. Os bancos são providos de paraciclos, a fim de atender usuários que estejam com bicicletas em mãos. A mesa possui um desenho relativo a uma linha curva que não se fecha, garantindo acessibilidade para portadores de necessidades especiais (PNE), integrados confortavelmente à mesa.

3,00m

PNE

0,82m

0,52m

1,20m

2,00m

0,80m

2,00m

60

Localizados paralelamente à pista de cooper, os bancos são providos de paraciclos e possuem encosto para incentivar a maior permanência das pessoas no espaço público, uma vez que oferece um local confortável para descansar e aproveitar a ambiência do parque. Possui uma leve inclinação e perfurações em seu assento para evitar o acúmulo de água de chuva.

INFANTIL E FRALDÁRIO

ÁREA DE PREPARO E MONTAGEM

1,00

0,90m

0,

FEMININO

A lanchonete possui uma volumetria semelhante a portaria e sanitários, com uma cobertura ondulada destacada das paredes. A planta contempla uma área de atendimento com balcão e cozinha. Há também uma área reservada para a venda de souvenirs. Além disso, seu entorno contará com uma área para refeição e descanso com os mobiliários apresentados.

VESTIÁRIO

1,30m

0,80m

0,90m A inserção de espreguiçadeiras no parque - com enfoque na beira do lago - tem o objetivo de criar novas opções de áreas de permanência. Seu desenho sinuoso contempla uma leve inclinação com perfurações no assento para prevenir possíveis acúmulos de água de chuva.

CENTRO DE APOIO AO USUÁRIO

A volumetria dos sanitários prezam a horizontalidade, com a cobertura curva em casca de concreto descolada do restante da arquitetura e sustentada por pilares circulares, o que auxilia na ventilação e iluminação naturais, além de expressar leveza. A fim de atender também os locais com maior concentração de crianças e de práticas esportivas, há a possibilidade de adicionar módulos de fraldários com instalações sanitárias infantis e vestiários na planta base de sanitários - que contemplam feminino e masculino, cada um com uma instalação sanitária acessível. Com relação aos materiais de acabamento, preza-se a alta durabilidade e baixa manutenção, com as paredes revestidas com azulejo cerâmico e os pisos, com porcelanato rugoso (antiderrapante).

PERFURAÇÕES NO ASSENTO

PERFURAÇÕES NO ASSENTO

2,20m

A portaria abrange os centros de apoio ao usuário e o de informações turísticas além de prever uma bilheteria em anexo. Optou-se por colocar um sanitário junto à portaria, com totens informativos e bancos com encostos que visam garantir ao usuário um local de repouso, considerando as possíveis filas e aglomerados na entrada do parque. Para unificar as volumetrias, foi utilizada uma cobertura curva em casca de concreto descolada do restante da arquitetura que, além de enfatizar o diálogo com a poética de Oscar Niemeyer, garante a iluminação e ventilação natural para ambos os espaços. Os materiais de acabamento utilizados foram piso de porcelanato e caixilhos metálicos.

0,80

0,40m

0,20m

0,80m

Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher amada. De curvas é feito todo o Universo. O Universo curvo de Einstein.

PNE

m

Distribuídos no decorrer do parque, os paraciclos compartilham a mesma linguagem daqueles anexados aos bancos com encosto e mesa com bancos. Seguem o modelo de “U” invertido e preveem a fixação das bicicletas, ordenando o estacionamento de várias delas. A base do paraciclo encontrase enterrada abaixo do solo a fim de evitar quaisquer situações indesejáveis.

Contando com uma área de 1.584.000 m², o parque possui uma grande dimensão e a distribuição de totens informativos passa a ser um apoio importante para os usuários, com a informação de mapas e sinalização de sanitários ou lanchonetes próximos, por exemplo.

As lixeiras dividem os resíduos em orgânico e reciclável, além de contemplar um cinzeiro e uma específica para descarte de fezes de animais - provida de suporte para disposição de sacos plásticos. Estes procuram incentivar o descarte adequado das bitucas e fezes que muitas vezes se encontram esquecidas nos gramados. Todas possuem uma placa em concreto com símbolos gravados para a diferenciação dos resíduos e cesto em chapas microperfuradas de aço, com exceção do cinzeiro e de resíduo animal - esta que, além de possuir tampa, tem o cesto de plástico polietileno de alta densidade (PEAD) e aditivado com proteção UV a fim de evitar o mau cheiro.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.