Revista Alimentação Animal n.º 119

Page 30

ALIMENTAÇÃO ANIMAL INVESTIGAÇÃO

NA VANGUARDA DA INOVAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ANIMAL Breve história e introdução da empresa A Extrunoga é uma indústria que faz parte do GrupoNogar, grupo de logística cuja visão é conseguir que seja uma referência na introdução e desenvolvimento de novas matérias-primas para o setor da alimentação animal, contribuindo assim para a sua sustentabilidade económica e ambiental.

Fig. 1.1. Exterior da fábrica Extrunoga

Criada em 2008 e localizada no Pavilhão Industrial de O Campiño em Pontevedra (Galiza) (Figura 1.1) a inovadora fábrica possui instalações únicas no mundo com tecnologia e Know-how diferenciados onde produz e comercializa aproximadamente 30.000 toneladas por ano de ingredientes a partir da extrusão de matérias-primas. A Extrunoga, que lançou recentemente o site: www.extrunoga.com, desenvolve novos ingredientes para ração animal a partir da extrusão de matérias-primas (cereais, oleaginosas, leguminosas), individualmente ou em combinação com outros ingredientes sólidos e líquidos complementares (Figura 1.2.), facilitando a sua incorporação em dietas de animais para fábricas de rações.

Desde a sua criação tem sido muito inovadora. As diferentes linhas de produção são o resultado de atividades de I + D + i em colaboração com instituições académicas e com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), referência em inovação em Espanha. O objetivo é contribuir para a geração de alternativas nutricionais para um novo contexto de minimização do uso de antibióticos, sustentabilidade, pegada hídrica 0 e a minimização da pegada de carbono.

Principais características da fábrica e dos produtos relevantes Os extrudidos lácteos Trigolac 16,5% lactose e Maizlac 12% lactose (ração complementar para a criação de leitões, iniciação e criação de bezerros, cordeiros e cabritos) são cereais enriquecidos por uma contribuição inovadora com produtos lácteos principalmente permeado de soro de leite e opcionalmente outros princípios nutricionais, a serem introduzidos nas fórmulas de rações de primeira idade de diferentes espécies (Figura 2.1).

Fig. 2.2. Efeito da extrusão no produto na saída da extrusora

digestibilidade devido à quebra das paredes celulares (Figura 2.3). Além do alto grau de gelatinização do amido com a introdução simultânea do líquido no processo (característica distintiva da fábrica), há uma alta imbricação de amido gelatinizado com lactose e uma boa palatabilidade do produto.

Fig. 2.1. Trigolac e Maizlac

Fig. 1.2. Área de extrusão da fábrica Extrunoga

30 |

ALIMEN TAÇÃO AN IMAL

Desde o início, a procura de qualidade e de segurança alimentar é máxima. A fábrica recebe as matérias-primas com sistema de sucção de poeira e impurezas em depressão. Esta característica minimiza o conteúdo microbiológico e de micotoxinas das matérias-primas que chegam a fábrica. As vantagens da extrusão de cereais com lácteos vão em três direções. Nutricionalmente, o produto com uma combinação de quatro variáveis como temperatura, tempo, pressão e adição de vapor sofre uma expansão na saída da extrusora por uma mudança repentina na pressão que causa uma evaporação instantânea da água (Figura 2.2). As cadeias proteicas assim como as do amido são modificadas, aumentando a superfície e tornando-se mais atacadas por enzimas, melhorando a sua

Fig. 2.3. Efeito da extrusão nos grânulos de amido

Desde o ponto de vista microbiológico, esses produtos, além da baixa humidade (<10,5%), possuem baixa atividade de água (em torno de 0,61) o que garante uma boa conservação, pois evita o crescimento microbiológico (Figura 2.4). Finalmente o uso de extrudidos ​​lácteos melhora a gestão tecnológica nas fábricas de rações, pois evita os problemas de utilização do soro em pó, derivado da higroscopicidade (baixa fluidez e formação de caroços).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.