Aliança Rio Doce_diagnósticos, mapeamentos e co-criação 2016

Page 1















20 dez: II Expedição Meu Rio Doce

5 nov: rompimento da barragem do fundão

16 nov : Criação do Fórum Capixaba de Defesa do Rio Doce

13 dez: I Expedição Rio Doce Vivo • roda de escuta da comunidade da Ilha do Boi em Gov. Valadares • oficina de cisterna Gov. Valadares • Audiência pública de Colatina • Cine Kombi Regência • Oficina de cisterna e filtro de areia em Areal

22 dez: encontro devolutiva da I Expedição

17 dez: Oficina de cisterna e permacultura em Gov. Valadares e Cine Kombi.

25 dez: III Expedição Rio Doce Vivo #MissãoDasMinas De Ouro Preto a Regência

ações realizadas pela Aliança Rio Doce e Expedições Rio Doce Vivo ações realizadas por outros grupos relevantes no território


10 jan: Fundação Instituto Unidos pela Vida – com primeira colônia de férias para crianças atingidas em Regência.

02 jan: IV Expedição Rio Doce em Traços

10 jan: Re-abertura Museu Primo Pelissari

5 mar: Seminário Mariana Criação da comissão do Fórum do Rio Doce

05 abr: Expedição Projeto Caracol 13 fev: V Expedição Apoio à criação do Fórum da Foz.


10 abr: Nomeação/ Criação da Aliança Rio Doce

14 de abril: VI Expedição Rota dos Aliados • participação na Culminância, Gov. Valadares • diálogos integrados na Foz e Pintura eco pedagógica da fachada da Escola Vila Regência • Apoio ao protesto fechamento da Barreira em Regência.

15 jan: Juca Pirapora viagem de reconhecimento junto com os aliados.

15 abr: Caravana Territorial

20 abr: cine kombi na T.I. Krenak

22 abr: lançamento do Jogo dos Fatos e dos Afetos, Escola Vila Regência e Povoação.

22 abr: Reforma da cisterna Vila Regência


23 abr: apoio à criação do Fórum da Foz, Povoação

5 mai: Ato 6 meses de lama Mariana e São Paulo

15 Jul VII: Expedição Riso Doce

06 setembro: reunião de criação do Fórum do Norte da Foz

24 Set: cocriação e prê-lançamento da WikiRioDoce

7 set: Marcha Grito dos Excluídos














Mobilização, engajamento e desenvolvimento comunitário com a metodologia do Jogo Oasis. O Jogo Oasis é uma tecnologia social de apoio à mobilização cidadã e realização de sonhos coletivos em uma comunidade. Em um processo simples, rápido e transformador, mapeamos as belezas, recursos e talentos locais, nos conectamos com as pessoas e histórias e identificamos sonhos comuns que os moradores tem para a comunidade. Eles decidem o que será realizado em um mutirão de 2 dias e todos se mobilizam para viabilizar as redes e recursos necessários para fazer acontecer. O poder do coletivo se revela e tudo se mostra possível quando nos unimos a partir de sonhos e impulsionamos potenciais locais. Depois é hora de celebrar e planejar novos sonhos, mais estruturados e de médio prazo. Esta metodologia Do Instituto Elos é de uso livre e já impulsionou

transformações

em

mais

de

200

comunidades

de

20

países.

Propomos 2 possibilidades de realização: uma única aplicação em Areal, na Foz do Rio Doce, ou diversas aplicações simultâneas em diferentes comunidades ao longo da Bacia do Rio Doce, impulsionando assim um Movimento OASIS Rio Doce. (projeto de curto prazo, com possibilidade de extensão pra médio prazo com acompanhamento)

3.5 Praças de lembrar e brincar. Criação coletiva de espaços públicos de convivência, reflexão e lazer nas comunidades afetadas. Visando a promover espaços de encontro e alternativas para o lazer uma vez que os espaços de interação social tradicionais como margem dos rios, rio e praia estão impróprios para o uso.






Escolas Doces: desenvolvimento de jogos lúdicos e atividades educativas em escolas ao longo do Rio Doce para estimular a reflexão e aprendizado sobre os fatos do crime-tragédia do rompimento da barragem do Fundão e suas consequências, bem como o estímulo à cocriação, com estudantes e mestres, de formas de engajamento em ações concretas de regeneração. Já aplicamos modelo protótipo do Jogo do Rio Doce, Jogo dos Fatos e Afetos, em

escolas,

comunidades

e

grupos

e

queremos

aprimorá-lo. O Jogo da Água será um desdobramento, com uma abordagem lúdica para tratar da temática da água de forma diversa: origem, cuidados, contaminação, regeneração, ações práticas, entre outros. Visamos a criação de uma rede regional e nacional de escolas (que pode se expandir para internacional) que possam interagir com escolas locais da Bacia do Rio Doce para troca de conhecimentos, experiências e percepções entre os estudantes sobre temáticas que permeiem o brincar, o território, a cultura e a relação com os rios, mares e águas. (projeto de curto e médio prazo)


Projeto Perspectivas Interétnicas em Cultura Ancestral de Areal: este projeto consiste em ações que visam articular relações interétnicas, humanas e comunitárias através da valorização, resgate e reconstrução das culturas ancestrais historicamente silenciadas e invisibilizadas na região, com objetivo de fortalecer a ação política de luta pela mitigação de impactos vivenciados pela chegada da lama com rejeitos de mineração. Tendo como base estudos étnicos que estão sendo realizados na região, estão sendo realizadas ações iniciais de fomento e formação em modelagem cerâmica inspirada nas tradições arqueológicas, além da construção de um centro comunitário em bioconstrução baseado nas antigas habitações indígenas ancestrais (o material construtivo está disponível e aguardamos etapa de articulação de mutirão). Outra ação em outubro de 2016 na localidade de Areal compõe uma série de atividades de saúde holística e ancestral.



Colônia de férias e atividades de contra turno escolar para crianças atingidas na Foz do Rio Doce: realização de atividades artístico pedagógicas, que ajudem na elaboração simbólica das drásticas transformações no cotidiano das crianças atingidas. As atividades reúnem oficina de fotografia, mosaico, pintura e música buscando valorizar o patrimonio cultural e estimular a auto estima das comunidades atingidas bem como encontrar caminhos conjuntos para lidar com a nova realidade local.


̂

̧ ̃ ́





7. Saúde física, emocional e alimentar. 7.1 Fome de quê? Festival Gastronômico e vivências comunitárias de adaptação de receitas ribeirinhas tradicionais. A partir do reconhecimento coletivo dos pratos e ingredientes tradicionais que foram impactados com a chegada da lama, encontrar novos ingredientes e formas de cultiva-los nos territórios visando a autonomia alimentar, a valorização das tradições e formas criativas e saudáveis de reposição dos nutrientes na alimentação coditiana. Este projeto conta com distintas etapas: 1 mapeamento das receitas e ingredientes, 2 avaliação nutricional, diagnóstico dos impactos na saúde, 3 criação de novas receitas,

4. plano de

obtenção, plantiu e cultivo dos novos ingredientes, 5. eventos comunitários para aprender, cozinhar e comer juntos. Todas estas etapas irão convergir em um festival gastronômico “Reiventando a culinária local”.


7.2 Corpos d’água_ vivências integradas. Programa de vivências e atividades que integram conscientização ambiental, atividades corporais e reeducação alimentar nas comunidades atingidas pela lama que tiveram suas atividades cotidianas básicas seriamente comprometidas e que precisam reinventar seus modos e sudsistência, lazer e relação com o meio em que vivem. A partir do compartilhamento das experiências de vida de cada um e da apresentação de experiências inspiradoras em outros contextos pós catástrofe, serão propostas vivências desde o resgate da autoconfiança, reconexão com as águas internas e externas até o estimulo a criação de soluções conjuntas e formas de replica-las na comunidade. Dentro de uma perspectiva de fortalecimento pessoal e reestruturação de vínculos afetivos e cuidado com o meio ambiente.


Contatos +55 11 999421818 + 55 11 991336670 + 55 27 99869 5005 Facebook Alianรงa Rio Doce aliancariodoce@riseup.com ecooperante@yahoo.com.br www.aliancariodoce.weebly.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.