Machado- restauro

Page 1

Machado, A., Camargo, P., (2002), A Conservação de canhões de ferro submersos: possibilidades para os canhões da fortificação da Ponta da Trincheira, Ilha Comprida, Barra de Cananéia, SP, Trabalhos do Simpósio em Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais, Olinda.

Andreia Romão Machado1 Paulo Fernando Bava de Camargo2

Os trabalhos de campo e a análise dos restos de cultura material em muitas das pesquisas de arqueologia, acabam por tornar-se a pesquisa arqueológica em si (Andrade Lima, 1993: 229; Funari, 1998: 15; Barreto, 2000: 46-48), numa clara entrega ao fetiche do objeto, quando o que está em jogo é a construção do conhecimento e a compreensão de uma determinada realidade social pretérita. Essa demasiada importância dada ao objeto, no caso específico da arqueologia subaquática, faz com que muitas peças sejam retiradas da água e acaba por sobrecarregar os orçamentos com a conservação de peças que poderiam e deveriam permanecer dentro d’água, sem serem deslocadas de seus contextos arqueológicos. Mas não é raro o pesquisador se deparar com situações extremas, nas quais ele sabe que não deveria retirar os objetos de seu leito original, mas também não pode deixá-lo ali, correndo o risco desse artefato ou dos artefatos desaparecerem ou pela ação natural ou pela antrópica. O objetivo deste trabalho3 é propor hipóteses de diferentes métodos e técnicas de conservação para a artilharia de ferro que se encontra submersa a mais de 400 m 1 Conservadora e restauradora, Museu Municipal de Portimão, Algarve, Portugal. 2 Mestre em arqueologia; diretor do Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática (CEANS) da ong Instituto GAIA, Brasil.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.