Figueiredo, A. - SIgs

Page 1

Os Sistemas de Informação Geográfica como ferramenta para a compreensão das estações arqueológicas: Análises intra e inter-site Alexandra Figueiredo Instituto Politécnico de Tomar Departamento de Território, Arqueologia e Património alexfiga@ipt.pt

Resumo Os usos dos sistemas de informação geográfica em arqueologia são importantes ferramentas que nos auxiliam na interpretação dos vestígios. Partindo desta prática pretendemos, com este artigo, explicar resumidamente e de um ponto de vista pedagógico, a metodologia a usar e as técnicas a ter em conta para o geoprocessamento de dados digitais e exposição das informações num sistema de análise geográfico.

1.

INTRODUCÃO

As novas tecnologias de informação aplicadas à arqueologia abarcam toda uma série de sistemas de análise relacionadas com as aplicações informáticas. Estes mecanismos que em todas as sociedades se vão gradualmente difundindo, em maior ou menor escala, conduzem a alterações no modo de produzir e apresentar os dados (Figueiredo, A. et alli 2009). As diferentes ferramentas de análise, onde integramos os modernos Sistemas de Informação Geográfica, quer desenvolvidos em softwares privados ou opensource 1, têm progressivamente alcançado as ciências humanas, criando uma relação interdisciplinar bastante coesa. O seu papel potenciador de análise é um dos principais factores do seu uso em Arqueologia (Figueiredo, 2007). 2.

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA: O QUE SÃO?

Segundo a empresa ESRI, que lidera o mercado neste meio, um SIG é um conjunto de quatro componentes básicas (E.S.R.I. 1995): • o hardware é o conjunto de dispositivos físicos e mecânicos de um computador, com capacidade suficiente para o processamento de dados e de armazenamento. • o software é um conjunto de operações e procedimentos que podem ser aplicados a determinado problema. São constituídos por programas onde uma sequência de instruções é seguida e redireccionada para um determinado fim ou informação. Esta sequência de instruções é sempre lógica e realizada na linguagem do computador, sendo interpretada e executada pelo dispositivo a quem é dado as instruções. Os dispositivos são circuitos complexos compostos por um processador e destinam-se essencialmente ao processamento de dados. • os dados geográficos são informações, designadas por atributos alfanuméricos computorizados que, ao serem introduzidos, se dispõem numa superfície referenciada geograficamente, podendo consistir elementos de varias categorias ou formatos. • o operador humano é o indivíduo que irá actuar com o programa através do hardware disponível para o efeito. No software, ele inserirá os dados espaciais e os relacionará com os dados descritivos 1

Exemplo de software SIG em opensource são os: P.MAPPER; MAPSERVER; OPENJUMP; QGIS; GRASS, etc.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.