Jornal Chapa Renovando Compromissos

Page 1

jornal chapa_FINAL.pdf 1 17/03/2017 21:58:10

Componentes da chapa Renovando Compromissos nº680- PED 2017:

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Diretório Airton Cano Ajamar Dos Santos Pereira Alan Roberto Ferreira Alberto Alves De Souza Aldenice Soares De Araujo Correia Aline Crocco De Souza Aline Prado Bezerra Angela Maria Alves Antonio Carlos Monico - Mônico Aparecida De Fatima Gebara - Fátima Grana Benedito De Paulo Felipe Benedito Marcos Da Silva Benedito Osvaldo De Lima Camila Da Costa Augusto Carlos Augusto A. dos Santos - Carlinhos Cicero Bezerra Da Silva - Cicinho Claudemi Jose De Sales - Marcelinho Claudemi Jose De Sales Junior Claudynne Jessica Silva Sales Cleide Etelvina Tameirao Cristiane Eloiza Mota - Tita Daglair Postigo Pucinele Denise Lenhari Zirondi Diorai Leao Da Costa Driele Karine Almeida Da Silva Edgard Aparecido De Moura Eliad Dias Dos Santos Erich Ulbrich Fabiano Luiz Avamileno Fernando De Barros Noe Fernando Donizeti Ulbrich Francisca Trajano Dos Santos - Cida Trajano Hortencia Ribeiro Nunes Ivanira Tenorio Feitosa Jacinto Esequiel De Medeiros Jaqueline Dias Pereira Jenifer De Paula Ferreira

Jessica De Santana Carvalho Andrade Jimmi Pereira Da Silveira Bastos Joao Wagner Sussai Jose Braz Cunha Jose Gonçalves Machado Junior Jose Igor Costa Dos Santos José M. V. da Silva - Marquinhos da Gamboa Jose Maria De Albuquerque - Zé Maria Juliana Peron Ruas Julio Neri De Almeida Lazaro Aparecido Do Prado - Casão Luci Paulino De Aguiar Olivieri Lucia Helena Rufino Dos Santos Luiz Carlos Da Silva - Prof. Luizinho Luzia Arlete Gois Bento - Arlete Maitee Cipriano Sant Anna Marcelo De Souza Guilhem Dorador Marcelo Furlan Ribeiro Marco Antônio De Almeida Marcos Vinicius Valentim Da Silva Maria Da Penha Cipriano Sant'ana - Penha Maria De Fatima De Carvalho - Fátima Carvalho Maria De Lourdes V. De Oliveira - Lourdinha Maria Ercilia Guimaraes - Neca Maria Jose Vieira De Santana Carvalho - Mana Marta Regina Domingues - Martinha Norberto Gomes Correia Nubia Caroline De Araujo Lima Odete Gomes Machado Patricia Debora Lopes Galvao Potira Juliana Ulbrich Rafael Monico Silva Ricardo Haacke Suppion Roberto Barbosa E Sousa Robson Rogerio Cypriano Rodrigo Prado Rosana Aparecida Da Silva Rosangela Das Graças Carlos - Rose Carlos

Sandra Carvalho Rodrigues Sonia Maria Pazetto Gouveia Soninha Sthefanie Dias De Souza Tatiane Aparecida Da Silva Thiago Augusto Merces Thiago Carraro Barizon Thiago Roberto Do Prado Valdete Alves Brito Valeria Cristina B. Da Silva Ortega Vanderlei Pereira Vera Lucia Rodrigues Mendes Willians Bezerra Zita Ligia De Oliveira Alves - Ligia Comissão De Ética Alex Bezerra Da Silva Ana Lucia Sanches Anderson Aparecido Sanches Aparecida Ivanir Monico Silva Claudineia Da Silva Roberto Cleia Maria Da Silva Jose Antonio De Souza Nelson Tsutomu Ota Nestor Donizetti De Moura Roitman Cypriano Rosangela Da Silva Neto Teresa Santos Conselho Fiscal Cicero De Carvalho Santos Jose Nilson Dos Santos Leandro Moreira Da Cruz Maria Das Gracas Pereira Maria De Lourdes Felix De Lima Maria Teresa De Oliveira Monico

Dia 09/04, participe do PED!

das 8h às 17h na Câmara Municipal de Santo André. Vote conosco em: Chapa Delegação Estadual - CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL/SP - Nº 480 Presidente PT de Santo André - PROF. LUIZINHO - Nº 580 Chapa PT Santo André – RENOVANDO COMPROMISSOS - Nº 680 Coordenação Macro ABCDMRR - CARLOS GRANA - Nº 780 Chapa Macro ABCDMRR - UNIDADE NA LUTA - Nº 880 Apoiamos para PRESIDENTE do PT ESTADUAL/SP o companheiro LUIZ MARINHO, que será eleito no Congresso Estadual.

Tese

Nossa Chapa

Informações

A militância que apoia a Chapa Renovando Compromissos ao PED 2017 reafirma a defesa do caráter de massas, democrático, socialista e solidário que anima a existência do PT. Leia mais (p.2)

Conheça os componentes ao Diretório, Comissão de Ética e Conselho Fiscal da chapa “Renovando Compromissos”. Leia mais (p.4)

Seu voto no PED é importante para o Partido dos Trabalhadores. Participe! Leia mais (p.4)

Entre em contato: https://www.facebook.com/renovandocompromissos/


jornal chapa_FINAL.pdf 2 17/03/2017 21:58:10

tação daqueles que mais precisam de políticas inclusivas. Essa perseguição sistemática contra o PT desde a sua origem encontrou no segundo mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff seu ápice: após uma articulação jurídico-midiática inédita no Brasil, junto da maioria dos deputados e senadores brasileiros, a presidenta eleita sofreu um golpe de Estado que levou ao impeachment, nos conduzindo a uma trágica ruptura da democracia brasileira que até hoje gera consequências.

Introdução

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

A militância que apoia a Chapa Renovando Compromissos ao PED 2017 reafirma a defesa do caráter de massas, democrático, socialista e solidário que anima a existência do PT, e sua vocação para transformar a sociedade sempre na defesa dos excluídos e de um pensamento libertário. A relação de dominação sobre a maioria de nosso povo, baseada nas imposições ideológicas de classe, gênero, raça, administradas pelo Capital e seus representantes, requer de nós, do PT, coragem e ousadia. Desde a sua fundação, em fevereiro de 1980, o Partido dos Trabalhadores sofre com a perseguição das classes dominantes, sejam elas a imprensa hegemônica, o empresariado e o judiciário. Mesmo assim, ao longo dos 37 anos do PT, crescemos e ganhamos a preferência da população brasileira, não por acaso estivemos 13 anos no posto máximo do poder executivo, quando fizemos uma verdadeira revolução social no país. Contudo, sobretudo depois do início da Operação Lava-Jato, um sentimento anti-petista foi despertado em parcela da população em um contexto de instabilidade econômica, de rechaço da redução da distancia entre pobres e ricos promovida por nossos governos, e de incitação ao ódio pela grande mídia brasileira. Esses fatores foram preponderantes na simplificação da realidade a fim de tornar o PT a causa única dos problemas no Brasil. Em Santo André não foi diferente. Os partidos de oposição à administração petista usaram do ódio e da criminalização do PT e dos movimentos sociais, com o respaldo inegável da mídia local e nacional, para tecerem ataques ao governo, seus representantes e principais quadros. Não raro o programa da oposição se confundia com a única missão de tirar o PT do poder na cidade. Esse sentimento de ódio dá à política uma lógica maniqueísta que nada mais faz do que tirar o foco dos principais problemas e adiar ainda mais suas soluções: uma reforma política séria e comprometida com a democracia e a represen2

O sentimento de ódio repercutido e interiorizado na sociedade encontrou alvo nas minorias. Não raro nos deparamos com situações de racismo, machismo, xenofobia e homofobia que parecem se multiplicar. Por isso é momento de reconstruirmos as relações internas e fazermos oposição incansável aos nossos inimigos de classe.

Neste momento de crise, devemos nos debruçar mais sobre o governo de Carlos Grana, que consolidou uma série de avanços sociais e que, infelizmente, correm o risco de serem retirados. Alguns dos exemplos de inovações foram a criação da Secretaria de Política para as Mulheres, bem como o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os negros, sendo uma das ações a criação do Centro de Referência da População Negra “Januário de Camargo”, à juventude e os idosos e idosas, a criação do Orçamento Participativo Criança, entre outras ações.

Nossos compromissos

7- Realizar seminários temáticos para formação de nossa militância que sejam descentralizados, levando as discussões aos bairros da cidade. 8- criar um coletivo na secretaria de movimentos populares e também na secretaria de políticas públicas, para, junto dos setoriais com representatividade na Executiva do PT municipal, formular propostas de políticas públicas e pautas de reivindicações sociais. 9- Conduzir o PT como partido de oposição, realizando uma vigorosa disputa de hegemonia contra o retrocesso e a perda de direitos em nossa cidade e no estado de São Paulo. 10- Construir na cidade instrumentos regionalizados de diálogo, tendo por base as 10 regiões eleitorais, organização e mobilização, para debater temas, levantar bandeiras regionais/locais e criar espaços de articulação, formação e disputa ideológica-política-cultural.

A tarefa estratégica do PT

Neste contexto, é papel do PT, além de manter em pauta seu legado de conquistas para a população, fiscalizar e pressionar o atual governo municipal, e mobilizar a população para que nenhum direito seja suprimido e outros sejam ampliados.

É nesse contexto de ataques ao estado de direito, que o PT tem a dura tarefa de se reorganizar em meio a uma crise econômica nacional e internacional e uma situação de instabilidade institucional no país.

Para tanto, nós, militantes da Chapa Renovando Compromissos, propomos uma profunda renovação na condução e nas práticas do nosso próximo Diretório e Executiva Municipal:

11- Fortalecer a Frente Brasil Popular na cidade para a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, através de intensa participação e mobilização social em especial, neste momento, as reformas trabalhista e da previdência.

A partir da direção do PT nacional até as municipais, devemos repactuar nossa relação com os movimentos sociais de base na defesa dos direitos conquistados e entender que a população tem outras demandas frente aos novos desafios colocados. A atual conjuntura política exige que nos organizemos para 2018, quando novamente o PT estará na cena eleitoral defendendo nosso Projeto Político, com nossa maior liderança: Luiz Inácio Lula da Silva

1- Passado o PED, fazer um planejamento com todo o agrupamento eleito para de forma democrática e transparente, traçar as ações para o próximo biênio.

12- Criar um plano de comunicação retomando o jornal do PT e a utilização de todas as mídias possíveis.

Nosso legado Temos um brilhante legado do PT para defender em Santo André. Os Prefeitos Celso Daniel, João Avamileno e Carlos Grana deixaram uma herança de conquistas e avanços à cidade, sobretudo para as regiões mais pobres. O marco desses avanços se deu sob as bases do “Modo Petista de Governar”, que, a partir de Celso Daniel, instituiu o Orçamento Participativo como um canal direto com a população, ouvindo demandas e propondo soluções conjuntas. Tal prática resultou em políticas públicas inovadoras e inclusivas e em mais de 300 obras concluídas em nossas gestões, em toda a cidade e em todas as áreas.

2- nossa chapa tem o compromisso de indicar para o Diretório Municipal no mínimo 50% de pessoas que nunca ocuparam cargos de direção no DM; 3- o mesmo critério anterior vale para a Executiva do Partido; 4- defendemos que a próxima direção, em conjunto com os parlamentares, criem condições para que os/as dirigentes do partido possam ter dedicação integral às suas tarefas;

13- Atuar para que o PT de Santo André contribua efetivamente com os debates, estratégias e mobilizações definidas pelo PT Estadual e Nacional. Por fim, o PT deve ser uma ferramenta de difusão de nosso legado, defesa de nosso projeto político e de diálogo com todos os setores da sociedade. Reafirmamos o nosso compromisso total com a paridade entre mulheres e homens nas direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias, com as cotas étnico-raciais e de juventude. Por um PT forte, democrático e de massas!

5- defendemos o recadastramento e a atualização do banco de dados dos filiados do PT municipal. 6- Traçar um plano de formação permanente de nossa militância e simpatizantes do PT com vistas a ampliar as adesões, filiações e mobilizações em torno do Projeto Político do PT. 3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.