Jornal A Laje - Edição Abril/Maio 2014

Page 1

Abril e Maio de 2014

Ano 4 – 30ª edição

I Encontro dos Atingidos

PARA ENTENDER A LAJE: MNPR: Movimento Nacional da População de Rua CDDH: Centro de Defesa dos Direitos Humanos FAS: Fundação de Ação Social CIAMP RUA: Comitê Intersetorial Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua UFPR: Universidade Federal do Paraná

I ENCONTRO DOS ATINGIDOS DISCUTE IMPACTO DA COPA DO MUNDO.........................pág. 2 MNPR MUDA DE SEDE....................................pág. 2 REALIDADE DAS RUAS É RETRATADA EM REPORTAGEM....................................................pág. 3 MORADOR DE RUA É CALUNIADO POR EMISSORA DE TV..........................................pág. 3 CONHEÇA QUEM FAZ A LAJE...................pág. 4 BOA LEITURA!

PARTICIPE DO MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO DE RUA Venha participar você também e ajude a fortalecer o Movimento! As reuniões do MNPR em Curitiba acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, 14:30h, na sede do Movimento (rua 21 de Abril, nº 119 - Alto da Glória).


I ENCONTRO DOS ATINGIDOS DISCUTE IMPACTO DA COPA DO MUNDO

Participantes do I Encontro dos Atingidos Nos dias 1 a 3 de maio, em Belo Horizonte, aconteceu o I Encontro dos Atingidos, que teve como objetivo discutir os impactos negativos causados pela preparação para a Copa do Mundo de 2014. O encontro reuniu representantes de diversos movimentos sociais das cidades-sede, além de representantes da África do Sul e Grécia, países que já sediaram esse evento. A organização foi feita pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa.

Ao longo dos três dias de encontro, militantes puderam trocar suas experiências e histórias de luta contra as violações dos direitos que vêm sofrendo com a realização do evento esportivo. Na intenção de preparar as cidades para a Copa, o governo tem feito ações de “higienização” urbana de forma bruta, abusiva, despreparada e desrespeitosa, em uma tentativa de esconder os problemas sociais. Pessoas em situação de rua, ambulantes, profissionais do

sexo, moradores da periferia e minorias têm sofrido maior violência por parte do Estado, comunidades são desapropriadas para dar espaço para as obras da Copa e a legislação está sendo alterada para criminalizar os movimentos sociais. Mesmo diante de tantas dificuldades, o Encontro deixou claro que as forças se somam e organizou estratégias de luta em comum, encerrando com a realização do ato “Copa sem povo? Tô na rua de novo!”.

MNPR MUDA DE SEDE

No dia 24 de abril, o MNPR saiu da sede no Largo da Ordem e, temporariamente, vai funcionar no Alto da Glória. A mudança da sede foi intermediada pela Secretaria de Justiça. O prédio antigo é um imóvel tombado, e por isso passou a ser propriedade da Secretaria da Cultura.

Procurados pela reportagem da Laje, a Secretaria da Cultura e o Departamento de Patrimônio Histórico não souberam informar qual será o futuro do local. O Movimento continua funcionando de portas abertas a todos na Rua 21 de Abril, número 119 - Alto da Glória.

Sede temporária do MNPR Fonte: Google Maps


MORADOR DE RUA É CALUNIADO POR EMISSORA DE TV

No último mês de abril, a Rede Massa, canal filiado da SBT, veiculou uma matéria caluniando o morador de rua Júnior, conhecido como Michael Jackson. A matéria afirmava que Júnior teria sido pago pelo secretário de saúde Adriano Massuda para atacar a equipe de reportagem televisiva, enquanto esta esteve na Unidade de Saúde do Hauer. Além disso, acusaram Júnior de ser perigoso e abusar mulheres na fila da Unidade, o que foi negado com todas as forças pelos trabalhadores do local. A atitude da Rede Massa é deplorável e tem tom de vingança. O que de fato aconteceu foi que, no dia 11 de abril, a equipe de reportagem do canal foi à Unidade de Saúde gravar uma matéria sobre superlotação. O local ainda não estava aberto e uma funcionária alegou não ter permissão para deixá-los entrar.

Imagem retirada do programa Tribuna da Massa A equipe tentou forçar a entrada no local. Júnior presenciou o conflito e, tentando defender a funcionária, atirou uma pedra contra o vidro do carro da emissora. No momento em que ele jogou a pedra, o repórter e as pessoas da fila correram atrás dele, o agrediram e chamaram a polícia. Júnior foi detido e liberado em seguida. Não foi registrado Boletim de Ocorrência. Os funcionários da Unidade de Saúde foram orientados pelo CEDDH a fazer uma nota de repúdio contra a Rede Massa e enviar à Defensoria Pública. Até o momento, não houve resposta.

REALIDADE DAS RUAS DE CURITIBA É RETRATADA EM REPORTAGEM Nos dias 14, 15 e 16 de abril, a população de rua de Curitiba foi tema do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil. A equipe composta pela repórter Ana Graziela Aguiar e pelos cinegrafistas André Rodrigo Pacheco e Alexandre Souza retratou o povo que vive nas nossas ruas, além dos centros de atendimento da FAS, que são considerados referência nacional em outras cidades. O frio, que tanto dificulta a vida da população de rua curitibana, também foi personagem da reportagem.

CAMPANHA DO AGASALHO Neste inverno, os integrantes do Ministério Público estão arrecadando roupas, calçados, agasalhos e cobertores para

a Campanha do Agasalho – Aqueça um coração, doe amor. Uma vez por semana, os itens recebidos são enviados para o MNPR, que vai redistribuí-los para as Casas de Acolhida em períodos de emergência. As Casas funcionarão 24 horas por dia durante o inverno, exclusivamente para atender a população de rua. As doações podem ser feitas até o dia 30 de julho, na sede do Ministério Público.

TV Brasil grava reportagem em Curitiba A equipe fez o mesmo trabalho em São Paulo, Goiânia, Salvador e Brasília. A intenção é mostrar a realidade das ruas das capitais brasileiras e suas particularidades. A reportagem completa tem previsão de ir ao ar no dia 10 de Junho, na TV Brasil, canal 09 da TV aberta.


CONHEÇA QUEM FAZ A LAJE O jornal A Laje é um projeto de parceria entre o MNPR e o NCEP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular, um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná que tem como objetivo ajudar a comunidade na produção de materiais de comunicação. O NCEP é formado por alunos dos cursos de Comunicação Social e muda sua gestão todo ano, devido aos novos ingressantes na faculdade. Como projeto de exten-

são, o NCEP é uma forma dos estudantes retribuírem à sociedade os custos de seus estudos em uma instituição pública e também proporcionar aos alunos uma experiência profissional em comunicação popular. A gestão atual d’A Laje é composta por seis alunos do curso de Jornalismo, ligados ao NCEP. Os novos membros são: Douglas Maia, Heloisa Nichele, Helena Salvador, Maria Miqueletto, Milena Alves e Vinicius do Prado.

FÓRUM DO MNPR É INAUGURADO

No mês de maio foi inaugurado um fórum que promete atender em grande extensão a população de rua. É o Fórum Estadual permanente da População em situação de rua, do Ministério do Trabalho, mais conhecido como Fórum do MNPR. As reuniões programadas para acontecer toda semana, na quarta-feira ou sexta-feira, contam com a participação da população de rua, de agentes políticos, e da sociedade civil. É um momento criado para que o povo da rua discuta seus problemas frente ao poder público, e ainda tenha acesso fácil à encaminhamentos para denúncias necessárias. Sendo mais um meio encontrado para a voz de nosso povo, é muito importante que se faça uma participação ativa e crítica no Fórum. Endereço: Rua Vicente Machado, 84, Centro. (Prédio do Ministério do Trabalho)

PARTICIPE D’A LAJE Mande sua opinião, comentário, sugestão ou contribuição para o jornal do povo da rua. Nosso endereço eletrônico é: jornalalaje@gmail.com

O jornal A Laje é uma publicação mensal produzida pela população em situação de rua de Curitiba através do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) da Universidade Federal do Paraná. Nossas reuniões são todas as terças-feiras, às 14h, na sede do Movimento (rua 21 de Abril, nº119 - Alto da Glória). Equipe: Amanda Filas, Amanda Pupo, Douglas Maia, Edson de Souza, Giulia Halabi, Helena Salvador, Heloisa Nichele, Mauricio Pereira, Milena Alves e Vinicius do Prado. Telefone: (41)3233-9431 e 3232-1576 Impressão: Sindiquímica- PR. Agradecemos ao Sindicato pelo apoio! Tiragem: 500 exemplares.

Acesse: www.jornalalaje.moradoresderua.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.