Tipografia jéssica, nº13, 12º av1 2

Page 1

Tipografia

A minha tipografia favorita

Timberline é uma nova fonte manuscrita cheia de caracteres com linhas texturizadas e traços graciosos.

Timberline Icons é a combinação perfeita com essa fonte. Uma coleção de palavras-chave, ornamentos, swashes e doodles para personalizar seu layout.

Ele inclui recursos de opentype - alternativas estilísticas e um conjunto extenso de Ligaduras para adicionar à natureza realista da caligrafia.

Timberline Regular Fonts

Criador da tipografia Timberline

Ao misturar suas habilidades caligráficas com seu tipo de conhecimento, ele trabalhou para vários clientes em todo o mundo que valorizam sua forma de arte de assinatura. Desde 2008, Giuseppe Salerno é responsável pela Resistenza, o estúdio de design que ele co-fundou com Paco González. Suas características de estilo mais destacadas são tipos brushy, traços caligráficos e originalidade em tipos de letra. Giuseppe usa caligrafia como um método desenhado à mão para tipos de letra de script. A criação desses tipos de letra únicos adiciona estilo e paixão aos seus projetos de design gráfico, então decidimos perguntar-lhe qualquer coisa sobre ele e sua alegre aventura tipográfica.

"A arte da escrita entrou em minha vida muito cedo, sempre fui fascinado por manuscritos antigos e a imagem de uma bela mesa antiga, nela, pena e tinta. Foi muito atraente para mim. Tive a oportunidade de estudar Cancelleresca quando eu tinha 15 anos muito perto da minha cidade natal de Turim, na Itália. Nós éramos 3 estudantes, aprendendo a segurar uma caneta de nerga larga Speedball, entendendo como fazer fluir a tinta e lutar com papel e letras. Foi impressionante ver a nossa professora escrever com a Italic, eu sempre me lembro de seus movimentos de caneta lisos".

"A caligrafia não é uma forma de arte até que você gaste mais de 3 a 4 anos, antes disso, é apenas experimentar com traçados usando diferentes ferramentas. O conhecimento das letras é fundamental se quiser alcançar um nível de habilidade avançado ".

"A caligrafia é a mistura de todos os tipos de arte. Há muita coisa nesta forma de arte. Há matemática, geometria, espaçamento, expressionismo, sentimentos, regras, composição, papel, sujeira, confusão e ordem ".


"Hoje em dia estamos vivendo um grande renacido da caligrafia. As redes sociais estão espalhando esta arte, as oficinas estão sempre lotadas e tantos novos artistas talentosos estão chegando ".

"A caligrafia traz-lhe esse sentimento de paz e tranquilidade para a sua vida cotidiana e funciona muito bem para mim quando eu quero escapar da minha rotina digital".

"É divertido experimentar com ferramentas de caligrafia, construir sua própria caneta, tentando fazê-lo com bastões de madeira, latas, folhas, qualquer coisa que você possa pensar realmente e você também pode brincar com uma variedade de tintas".

Três dos mais importantes typeface designers O holandês Lucas de Groot é um dos mais importantes typeface designers de hoje. Graduou-se na Kabk em Haia, onde estudou Tipografia com Gerrit Noordzij.

Foi docente na Academia de Arte em DenBosch. Durante quatro anos trabalhou na agência de comunicação BRS Premsela Vonk, em Amsterdão; depois, trabalhou na MetaDesign, desenvolvendo trabalhos de identidade corporativa. Redesenhou as fontes da Volkswagen e da Folha de São Paulo. Junto com Silke Schimpf e Dmitri Sorokin fundou a FontFabrik em 1997. Estes seus colegas trabalharam em projectos para revistas, assim como em Corporate Typography. O seu trabalho mais conhecido é o clã de glifos Thesis, com 3 grandes famílias: TheSans, TheSerif e TheMix. Estes três grupos subdividem-se numa imensidão de variantes, pesos e cortes. Comum a todas as variantes é o desenho humanista. O clã de fontes Thesis tornou-se uma das mais aclamadas letras holandesas contemporâneas. A Calibri, um das «Seis C» do Windows Vista, é uma família sem serifa, de traçado contemporâneo, altura do x muito pronunciada, com extremidades ligeiramente arredondadas. Tem itálicos genuínos, versaletes e vários tipos de algarismos. As suas proporções permitem alcançar um forte impacto em linhas de texto compactas e também em corpos pequenos. Apesar da sua condensação, a Calibri apresenta boa legibilidade. Outra fonte de Lucas de Groot integrada no Windows Vista é a Consolas, que vem substituir a Courier. As suas fontes: Calibri e Consolas, AgroSans, LF Sun, LF Corpid III, LF Jesus Loves You All, LF Nebulae, LF Punten (em cima), LF Spiegel (para o famoso magazine alemão), LF Taz III, LF TheAntiqua, LF TheAntiquaSun, LF TheMix, LF TheSans, LF TheSansMono, LF TheSerif.

John Alvin, nascido em 1948, em Massassuchets (EUA), é um artista galardoado e reconhecido mundialmente pelas suas ilustrações, muitas delas das melhores do mundo dos posters de cinema. Formado no Art College of Design de Los Angeles, começou como freelancer, trabalhando pela primeira vez em cinema no filme de Mel Brook “Blazing Saddles”, de 1974. Desde aí, Alvin já trabalhou em mais de 125 filmes para editoras como New Line Cinema, Warner Bros. Entertainment, Disney Studios e Lucasfilm Ltd, nomeadamente em filmes como “Blade Runner”, “Cocoon”, “The Lost Boy”, “Predator”, “The Princess Bride”, “Gremlins”, “E.T The Extra-Terrestrial”, “The Lion King”, “Beauty and the Beast”, “Batman Returns”, “Batman Forever”, “Jurassic Park” e muitos trabalhos para a saga “Star Wars”. O seu poster para o filme “The Phantom of the Paradise” está exposto no Smithsonian Museum, como sendo um dos melhores posters do séc. XX.

Peter Behrens foi pintor, arquitecto e artista gráfico alemão. É considerado o primeiro designer freelancer. Foi um dos arquitectos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores do Werkbund.


Entre os membros do Deutscher Werkbund destaca-se o nome de Peter Behrens (Hamburgo, 1868 - Berlim, 1940), arquitecto e designer, que mereceu a reputação de ser o primeiro designer industrial e o primeiro a criar uma identidade corporativa.

Entre 1886 e 1889, Peter Behrens estudou na Kunstgewerbeschule em Hamburgo, na Kuntschule em Karlsruhe e na Düsseldorfer Akademie. Depois de frequentar a Escola de Belas Artes de Hamburgo, partiu para Munique em 1897, durante o período de renascimento das Artes e Ofícios na Alemanha. A partir de 1890 trabalhou como pintor e artista gráfico em Munique, influenciado pelo Jugendstil. Durante este período produziu gravuras, ilustrações e encadernações no estilo Jugendstil e em 1893 tornou-se membro fundador da Münchner Sezession (Secessão de Munique), um grupo progressista de artistas.

Em 1896 viajou até Itália e um ano mais tarde juntou-se a Hermann Obrist, August Endell, Bruno Paul, Richard Riemerschmid e Bernhard Pankok para montar as Vereinigte Werkstätten für Kunst und Handwerk (Oficinas Unidas) em Munique.

Em 1898 Behrens trabalhou na revista ilustrada Pan e desenhou as primeiras peças de mobiliário, que foram expostas no Glaspalast em Munique no ano seguinte.

Saído das fileiras do Jugendstil, Behrens acabou por acreditar na mensagem de Muthesius.

Trabalhou para a AEG (Allgemeine Elektricitäts Gesellschaft) no design de aparelhos electro-domésticos. E na comunicação visual e gráfica. Introduziu uma nova expressão para a arquitectura européia com a Fábrica de Turbinas da AEG - primeiro edifício alemão em aço e vidro (1908-1809) — e o complexo de apartamentos para os trabalhadores da AEG, em Henningsdorf (1910-1911).

Na AEG, Behrens fez design em todas as suas dimensões, • • • •

projectou uma moderna fábrica de turbinas (numa tipologia depressa imitada), recriou o logótipo e toda a identidade corporativa da empresa, encarregou-se da gráfica publicitária e fez design de produto. Produtos tais como ventoinhas eléctricas, chaleiras eléctricas, candeeiros e tantos outros.

Fontes: http://tipografos.net/designers/a-zdesigners.html http://www.typeroom.eu/article/giuseppe-salerno-will-explore-world-calligraphy-end https://www.fonts.com/font/resistenza/timberline/regular

Jéssica Costa, nº13, 12ºAV1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.