Hotelaria | Guia para a Segurança e Saúde no Trabalho

Page 14

ENQUADRAMENTO JURÍDICO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Todos os riscos têm que ser avaliados em relação a todos os trabalhadores e em igualdade de tratamento, isto é, avaliar os riscos a que estão expostos homens e mulheres mas atendendo às diferenças de cada sexo, bem como as tarefas diferentes que executam ou em condições diferentes.

A seguir indicamos uma metodologia simples, de entre outras, de avaliação de riscos baseada em sete passos. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE RISCOS Identificar os riscos

Identificar todos os perigos ou combinações de perigos susceptíveis de causar lesões; Identificar os indivíduos que estejam ou possam vir a estar em perigo; Ter em conta todos os trabalhadores, por ex. da limpeza, cozinha, recepcionistas, manutenção…, trabalhador a tempo parcial, trabalho temporário, subcontratados e outros; Considerar o trabalho efectivamente executado e o contexto de trabalho real; Não fazer suposições quanto à exposição a riscos com base unicamente na descrição das funções. A avaliação dos riscos deve ser efectiva

Avaliar os riscos

Estimar (qualitativa ou quantitativamente) o risco em causa; Estudar a possibilidade de eliminar o risco, se tal for possível; Tratar de igual modo os riscos para a saúde e para a segurança; Na classificação dos riscos ter em conta o género. Os riscos a que estão expostos homens e mulheres são diferentes de acordo com as suas características biológicas e biométricas; Definir as medidas adequadas para evitar ou reduzir os riscos. Incluir na avaliação de riscos, de forma sistemática, os riscos psicossociais tendo em conta: • O interface casa trabalho e os horários de trabalho dos homens e das mulheres; • A progressão na carreira; • O Assédio; • O stresse emocional; • As interrupções previstas e a realização de tarefas em simultâneo.

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.