Trívio n.º 6, maio 2017

Page 8

8

DIA ABERTO DA ES CAMÕES - cont.

Depois de uma merecida pausa para almoço às três da tarde começava no auditório a cerimónia anual de entrega de prémios do XII Concurso Literário Camões e III Concurso Literário de Inglês, que enalteciam a frase: “A poesia está na vida” de Mário Dionísio. Pela mesma hora, no ginásio começava a demonstração de drones com voo sincronizado. E por forma a completar tudo o que acontecia ao longo do dia houve a divulgação do Curso de Técnico de Contabilidade (regime noturno), da Matemática e da Natureza, com posters e cartazes, de trabalhos de Aplicações Informáticas B, Oficina de Artes, Desenho, História e Cultura de Artes e Geometria Descritiva. Houve também a atividade Latim à Solta e visitas à Horta Camões. No Pavilhão desportivo, os alunos do Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva dinamizaram o torneio de basquetebol aberto 3x3. Nas caves, a turma 12.º A revelou o seu belo trabalho interdisciplinar no âmbito das disciplinas de Português e de Aplicações Informáticas. Esta exposição tinha o nome de "Jardim do Tempo", consistindo num jardim feito através de materiais orgânicos, iluminado a partir de lâmpadas LED. Um trabalho desafiante e deveras fascinante, que teve lugar nas caves da escola nos dias 3 e 4 de maio. A escola não parou é preciso dizer!

Por haver tantas opções estas foram restringidas a um certo número de alunos e, acima de tudo, as aulas continuaram! O dia aberto do Camões é muito interessante porque primeiro não mostramos a escola a quem não conhece mas reapresentámo-la a quem já está bem familiarizado com ela; segundo, porque nos aproxima enquanto uma comunidade, que se interessa pelo trabalho de cada um como aluno e que cresce e se inspira com toda a criatividade à sua volta e, por último, porque nos orgulha ser alunos da Escola Secundária Camões. Nós enquanto alunos somos muito diferentes, há inúmeras coisas que nos separam como o sítio onde nascemos, a língua que falamos, a cultura adotada, as disciplinas favoritas, etc., mas é neste dia que nos aproximamos uns dos outros, sem medos. O grupo de estrangeiros da nossa escola, com nepaleses, indianos, descendentes de japoneses, chineses foram eles que “saíram da caixa” e apresentaram cada workshop a si destinado. E é esta interculturalidade que é bonita nesta escola, sem preconceito, sem medos, sem muros. Da parte dos alunos, que venham mais

dias como estes onde somos reconhecidos e damos reconhecimento ao outro! Inês Santos e Joana Gato, 12ºH, ES Camões


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.