Trívio, n .º 5, março 2017

Page 3

3

A VISITA DE ANTÓNIO DAMÁSIO impacto que tem tido no mundo da ciência e do pensamento humano. Denominou-o de “ cientista filósofo “. Falou da presença subliminar de filósofos que se assemelhavam ao cientista, como Montaigne e Hobbes. Depois, da presença explícita de filósofos como Descartes e Espinosa. Da afinidade com filósofos como Pascal, Leibniz, Locke e Hume. Analisou e comparou Descartes e Damásio, assim como fez com Espinosa. No dia 23 de novembro último, tivemos de novo a alegria de receber na nossa escola o Professor Doutor António Damásio. Assumimos o papel de repórteres e vamos contar-vos como tudo aconteceu. Cerca das 10:40, o diretor iniciou um discurso de introdução ao professor António Damásio e ao Ministro da Educação.

11:48 – O patrono subiu ao palco e começou o seu discurso agradecendo a simpatia e o modo como a escola o recebeu. Elogiou o conservatório Musical de Loures, o poema de Kavafis e o diretor. O cientista falou durante o seu discurso com seriedade não deixando, porém, de mostrar o seu bom humor.

11:00 – Subiram ao palco os alunos do Conservatório de Música de Loures, que tocaram algumas peças de abertura, antes do discurso do Professor.

A propósito das suas palavras, a professora Maria Luísa Ferreira falou sobre os filósofos que o influenciaram e referiu Montaigne e Hobbes. Falou acerca da atualidade, do futuro, da inteligência artificial (que explorou bastante), da ciência atual e do seu próximo livro. Falou, também, do ensino universitário, da sua importância para o futuro e da importância que a educação tem em cada pessoa. No seu entender, as escolhas, a capacidade de julgar, de mudar pensamentos, a capacidade de pensar são potenciadas pelas aprendizagens que se fazem na escola. Falou, ainda, sobre o papel e importância da filosofia, dos filósofos e dos seus pensamentos, acabando o seu discurso às 12:10.

11:15 – Após o espetáculo, o diretor subiu ao palco e deu a vez a uma aluna para ela recitar o poema de Constantino Kavafis: “Ítaca”.

12:10 – Subiu ao palco um aluno da Escola Secundária D. Pedro V para perguntar ao neurocientista o que era a inteligência emocional.

11:25 – A professora de Filosofia Moderna, Dra. Maria Luísa Ferreira falou sobre a obra de António Damásio, que se tem dedicado a estudar, procurando mostrar alguns aspetos em que a sua filosofia de aproxima ou afasta de outros filósofos e as suas teorias. Elogiou o carácter, a sua célebre carreira e o

12:17 – Uma aluna do 12º ano de ciências da Escola Secundária António Damásio subiu ao palco e perguntou se o facto de o patrono ter nascido num país pequeno como Portugal o condicionou na sua maneira de pensar e na sua carreira.

10:45 – 5 minutos depois, o Ministro, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, subiu ao palco e falou acerca do patrono, da sua carreira como neurologista, cientista e político e da escola. Durante o seu discurso, elogiou o professor e a forma como os alunos da Escola Secundária António Damásio o receberam. No fim, o ministro falou ( dirigindo-se aos alunos ) sobre o futuro e encorajou-os a continuarem os seu estudos com trabalho e dedicação.

12:19 – Subiram ao palco 3 alunos da Escola Secundária António Damásio para perguntar o porquê dele ter estudado e se ter interessado pela área da neurologia e da ciência. 12:24 – A aluna que declamou o poema subiu ao palco para perguntar se era possível um transplante entre animais (na zona da cabeça e do corpo, nomeadamente o macaco) e se era

possível eles continuarem conscientes. Perguntaram também se achava que num transplante era a cabeça ou o corpo que continuava funcional. 12:33 – Dois alunos do colégio Pedro Arrúpe subiram ao palco para perguntar sobre a influência que as emoções tinham nas nossas decisões e se nos devíamos basear nelas. Também questionaram sobre o que mais fascinou o Professor durante a sua carreira e quais os conselhos que daria a alguém que queira seguir neurologia. 12:41 – Uma professora da Escola Secundária António Damásio subiu ao palco e perguntou qual o perigo das radiações emitidas pelos equipamentos eletrónicos para o cérebro. 12:45 – Vários alunos e uma professora subiram ao palco para entregar ao professor alguns presentes de agradecimento. A sessão terminou e o Professor António Damásio viu-se rodeado por muitos dos presentes, alunos, professores, convidados que o quiseram cumprimentar, pedir um autógrafo ou tirar uma fotografia. Do pavilhão, o Professor saiu para visitar a exposição de trabalhos de desenho dos alunos de Arte, que estava patente na Sala de Estudo. Ali se deteve, comentou e apreciou os trabalhos e já passava das 13,30h quando se despediu da sua escola. Se tudo correr bem, para o ano cá o esperamos para o receber com todo o carinho e entusiasmo. Nota: No dia seguinte, a comunicação social anunciou que o Professor António Damásio tinha passado a integrar o Conselho de Estado, a convite do Senhor Presidente da República. Este é mais um motivo para nos orgulharmos do Patrono que temos. Parabéns, Professor António Damásio! Leandro Melo, Maria João Moreira, Mariana Tareco, Rúben Silva, 11º de Humanidades, ES António Damásio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.