Revista Circuito das Águas MG

Page 9

CAXAMBU

Foto: Divulgação

Caxambu tem legado histórico marcante e destaque no turismo Caxambu, em Minas Gerais, até o final do século XVII, era habitada pelos índios Cataguases. Aos índios nativos, segundo o historiador Antônio Maurício Ferreira, deve-se à origem do nome Caxambu, que na língua Tupy, falada por eles, significa “bolhas a ferver” ou “água que borbulha” (Catã-mbu). Há, entretanto quem diga que Caxambu deriva de duas palavras africanas Cacha (tambor) e mumbu (música). Pode-se ainda considerar a relação do nome com o formato do morro, que lembra o formato (cônico) de um tambor africano. Em 1714, o lugarejo era uma paragem conhecida como Cachambum. Nesta época, Minas Gerais pertencia à Capitania de São Paulo. Conta-se que haviam, no povoado, apenas duas fazendas: a Das Palmeiras e a Caxambu. Junto à Fazenda Caxambu foi construída uma capela em devoção a Nossa Senhora dos Remédios, e em torno desta surgiu o povoado que mais tarde passou a ser conhecido como Nossa Senhora dos Remédios de Caxambu, depois “Águas Virtuosas de Baependi”, em seguida “Águas Virtuosas de Caxambu, e finalmente, Caxambu”. Em 1861, o governador da Província decidiu tomar as primeiras providências para o melhoramento local tendo como objeto transformar Caxambu em uma estância hidromineral tão boa quanto as europeias.

Atraídos pela fama das águas, em 1868 chega a Caxambu a princesa Isabel, seu esposo Gastão de Orleans e Conde D’Eu. A princesa buscava a cura de uma suposta infertilidade. Durante sua estadia foi lançada pela princesa Isabel, a pedra fundamental da Igreja, com a promessa de sua construção, caso a herdeira viesse a engravidar. Através das águas a princesa curou-se da anemia e engravidou. A Igreja Santa Isabel foi construída e hoje é um dos principais patrimônios de Caxambu, sendo tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), juntamente com o Parque das Águas. CARTÕES POSTAIS SÃO PONTOS DE PARADA OBRIGATÓRIO Emancipada desde 1901, a cidade é um dos grandes polos turísticos do Estado. Possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Com 210.000m² de área, bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranquilos e revitalizantes. No município estão em destaque, inúmeros cartões postais. Impossível citar todas as opções. Mas sem dúvida, o Parque das águas, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral de alto poder diurético e desintoxicante é o maior exemplo de beleza turística da cidade. Um programa imperdível para quem vem a Caxambu, também é o passeio

de charrete visitando lugares como a Chácara das Rosas, a Porta das Águas, Fazendas, Horto, Cascatinha etc. Com valor histórico riquíssimo a Estrada Real também é uma boa opção. Ela constituiu-se como caminhos e trilhas abertos pelos bandeirantes para a exploração e escoamento de ouro e pedras preciosas para os portos do Rio de Janeiro e Paraty. É o maior projeto turístico da história de Minas Gerais e provavelmente do Brasil. Abrange 177 cidades, sendo 162 em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo. São 1.400 km de grandes riquezas e variedades de artesanato, culinária, arquitetura, atrativos naturais e históricos. A atual Igreja Matriz e a Igreja de Santa Isabel também não podem deixar de serem conhecidas, de estilo gótico, a primeira teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da velha capelinha de Nossa Senhora dos Remédios. Já a Igreja de Santa Isabel, em estilo neogótico é patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais. Tem como destaque um altar feito em madeira trabalhada onde fica a imagem de Santa Isabel de Hungria. Caxambu ainda conta com uma rede hoteleira de alto nível, preparada para receber qualquer tipo de turista. É uma cidade pronta para atender bem o visitante e sua população. Com uma economia ativa e sustentável é, sem dúvida um lugar bom para viver ou passar momentos de lazer inesquecíveis com a família.

CAMG - 9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.