Page 1

PAROQUIAL

FEVEREIRO | 2013 | ED 01

INFORMATIVO

TEMPO DA QUARESMA

Preparação para a Páscoa

BOAS VINDAS

Nossa comunidade recebe o Pe. Eliano

Paróquias da cidade de Lorena

1

Horários de missas


2


INFORMATIVO

EDITORIAL

PAROQUIAL O Informativo Paroquial que chega em suas mãos é um embrião de um possível Informativo permanente da nossa paróquia. Não sabemos se vai vingar, contaremos com o empenho de pessoas que queiram escrever, pensar, idealizar, criar, bem como de pessoas que desejem patrocinar. Esta primeira edição tem um caráter quase que inteiramente informativo, criamos um conteúdo que interessa a todos os católicos da cidade de Lorena, com dados sobre todas as paróquias da cidade. Os próximos números, se houver, serão mais formativos. Este é um presente!

05 P R O M O T O R E S 06 C A S A M E N T O S

DE RUA

Saiba como participar

E BATIZADOS

Documentos e informações

08 Q U A R E S M A 12 M I S S A S E M L O R E N A

Mutirão de confissões e programação da Semana Santa

INFORMATIVO PAROQUIAL – Fevereiro de 2013 Editor: Pe. Pedro de Almeida Cunha Coord. Editorial: Carlos André Gonçalves Projeto Gráfico: Kallel Capucho Designer: Kallel Capucho Textos e Revisão: Pe. Pedro Cunha e Carlos André Gonçalves Créditos fotos: sxc.hu, istockphoto.com, googlemaps.com Jornalista responsável: Paulo Eduardo de Gois MTB 579228/SP Impressão: Gráfica Resolução Tiragem: 5000 exemplares Edição: Cabedalis Contato: Paróquia Cristo Rei – Rua Joaquim Cardoso Machado, 201 Vila Geny – Lorena – SP CEP 12604-110 - Tel 12-31527005

3

EXPEDIENTE

Conheça os horários e participe


BOAS VINDAS AO PE. ELIANO Nossa paróquia recebeu neste dia 01/02/2013 o Pe. Eliano. Vindo de São Paulo, da Comunidade dos Salvistas, ele chega para fazer uma experiência no Clero Diocesano. A comunidade paroquial do Cristo Rei o recebe com imensa alegria e com a certeza de que ele chega trazendo seus dons e talentos para edificar e construir entre nós o Reino de Deus.

PARÓQUIA CRISTO REI HORÁRIOS FIXOS Atendimento da Secretaria: De Segunda a Sábado das 13h às 19h. Contato: 3152-7005 e 3301-1066 Horários de Atendimento e Confissão: De Terça a Sexta das 16h às 18h Batizados: Domingos às 10h30 É indispensável fazer a inscrição durante a semana na Secretaria Paroquial. Na página 7 outras informações necessárias para o Batismo Casamentos: Sextas e Sábados – Combinar os horários na secretaria. (outras informações na página 6) Missas: Segunda, Quarta, Sexta às 19h15 (na quaresma a missa da Sexta será às 6h da manhã) Domingo – 8h, 9h45 (missa das crianças) e 19h15.

4

Visitas dos padres às famílias combinar dia e hora na Secretaria.


OS PROMOTORES DE RUA Promotor de Rua é uma pessoa da Vila Geny, morador de uma determinada rua que se dispõe ser a ponte de comunicação entre a paróquia e os moradores de determinado trecho de sua rua. Visita cada residência, faz o levantamento das necessidades pastorais e espirituais de cada família e encaminha junto ao pároco as soluções necessárias para cada necessidade. Este é um projeto lançado na quarta feira de cinzas de 2013 e que deverá ser, depois de aplicado e revisado, estendido para toda a paróquia. Começamos inicialmente na Vila Geny, serão necessários 52 promotores para cobrirmos toda a vila, cada promotor se tornando responsável por cerca de 2 ou 3 quarteirões devidamente designado pelo pároco. Se você deseja ser um Promotor de Rua procure o pároco e se torne uma pessoa capaz de gerar comunicação e intercâmbio entre a paróquia e os moradores da Vila Geny.

SEJA UM AGENTE DE PAROQUIAL Hoje temos em nossa paróquia mais de 200 agentes diretos, ou seja, pessoas que atuam diretamente na comunidade prestando serviços indispensáveis ao funcionamento paroquial. São coordenadores de grupos, pastorais, movimentos, ministros extraordinários da comunhão, irmãos do Santíssimo, membros da Pascom, membros da equipe litúrgica, músicos, festeiros, etc. A comunidade só funciona graças a essas pessoas e ao serviço permanente e esmerado de cada uma delas. A alegria de fazer parte de uma comunidade é poder servi-la proporcionando o bem comum.

5

SEJA UM AGENTE PAROQUIAL, PROCURE O PÁROCO. VENHA FAZER COM QUE A NOSSA PARÓQUIA SEJA AINDA MAIS VIVA E ATUANTE.


CASAMENTOS

6

De acordo com o n° 245 do Diretório dos Sacramentos de nossa Diocese: ‘‘O matrimônio é um pacto de amor, aliança matrimonial entre o homem e a mulher que se entregam um ao outro para o bem dos cônjuges e a geração e a educação da prole. Os noivos devem procurar a própria paróquia (do noivo ou da noiva) para ali realizar o processo matrimonial, com três meses de antecedência, via de regra, levando consigo os seguintes documentos: certidão de batismo atualizada (menos de 6 meses de expedição) certidão de nascimento; no caso de viuvez, apresentar cópia original da certidão de óbito do cônjuge; certidão de casamento civil ou documento do cartório de que deu entrada no casamento civil (se não for casar no civil este documento é dispensável, contudo precisa de autorização); Certificado de preparação para o matrimônio (quando o casal mora junto a tempos este certificado é dispensável). Marque na secretaria o dia e a hora para a celebração e agende na secretaria a entrevista com o pároco ou o vigário paroquial para o juramento no processo. O lugar próprio para a celebração do matrimônio é a paróquia onde uma das partes tiver domicílio. Fica vedada a celebração em espaços fechados e profanos (clubes, buffets...); quando se trata da legitimação de um casal, esta poderá ser feita em lugar reservado da Igreja ou na própria casa do casal, com a licença do pároco.’ Procure na Secretaria Paroquial o Diretório dos Sacramentos, ele contém todas as informações detalhadas e claras sobre o Sacramento do Matrimônio.


BATIZADOS

7

O Batismo é a participação no mistério pascal de Cristo (do grego, baptizein) e quer dizer mergulhar. O batizado renasce como filho de Deus e da Igreja, membro de Cristo e templo do Espírito Santo, livre do pecado original e de todos os pecados pessoais. O Batismo imprime um caráter indelével de pertença a Cristo, um sinal espiritual que nenhum pecado pode apagar. Quem pode receber o batismo: toda pessoa ainda não batizada. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo, independentemente da situação civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a sua formação cristã. Padrinhos - Cabe aos padrinhos, tanto quanto possível acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, com os pais, apresentar ao batismo o batizando. Os casais de segunda união que participam da vida comunitária e tem um testemunho de vida podem ser padrinhos. Os padrinhos não podem ser o pai nem a mãe do batizando. Devem ser católicos, fiéis aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos. Recomenda-se que sejam crismados, tenham vivência cristã e estejam em condições de assumir tal encargo. Um cristão não-católico, ao lado de um padrinho católico, pode servir de testemunha cristã de uma criança que vai ser batizada na Igreja Católica. A preparação para o batismo deve ser feita, de preferência, na paróquia da qual participam os pais e os padrinhos. A critério do pároco, podem ser dispensados da preparação: pais e padrinhos que habitualmente participam da vida litúrgica da comunidade; que já tenham feito a preparação em outra oportunidade, ou outro tipo de aprofundamento da fé.


QUARESMA A primeira coisa a ser dita a respeito desse tempo litúrgico é que a finalidade da Quaresma é ser um tempo de preparação para a Páscoa. Por isso é definida “como caminho para a Páscoa”. Esse tempo não é um período fechado em si mesmo ou um tempo “forte” ou importante em si mesmo. É, antes de tudo, um tempo de preparação para a Páscoa. O tempo quaresmal, como preparação para a Páscoa, se apoia em dois pilares: de um lado, a contemplação da Páscoa de Jesus; de outro, a participação pessoal na Páscoa do Senhor por intermédio do Jejum, da penitência, das obras de misericórdia e caridade e também pela participação nos Sacramentos especialmente o Sacramento da Reconciliação e o da Eucaristia. O tempo da quaresma é uma oportunidade para nos prepararmos para a grande festa da Páscoa. É um tempo propício para fazermos uma revisão de nossa vida, verificarmos nossos pecados e nos arrependermos. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quartafeira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa transformação e penitência. É um período de reflexão, de reparação e mudança de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho para Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, rezando, praticando a caridade para com o próximo e praticando boas obras. A Quaresma é um tempo especial para o perdão e a reconciliação. Um tempo oportuno para retirar de nosso coração a raiva, o ódio, o rancor, a inveja e investirmos no Amor fraterno para com os nossos semelhantes. Horários Especiais no tempo da quaresma Todas as sextas durante a quaresma a Missa será às 6h00 precedida de uma via sacra especial conduzida pelo Pe. Eliano. Nos demais dias os horários de Missa permanecem inalterados.

MUTIRÃO DE CONFISSÕES - CIDADE DE LORENA

8

07/03 – Paróquia São Pedro – Olaria 13/03 – Paróquia N. Sra. Aparecida – Industrial 14/03 – Paróquia Sto. Expedito – Novo Horizonte 15/03 – Paróquia Sto. Antônio – Santo Antônio 18/03 – Paróquia N. Sra. Fátima – Bairro da Cruz 21/03 – Paróquia N. Sra. Graças – Vila Nunes/ Vila Geny 22/03 – Paróquia N. Sra. Piedade – Centro Na Paróquia Cristo Rei Confissões de Terça a Sexta das 16h às 18h


Tempo de conversão para a PÁSCOA DO SENHOR

DOMINGO DE RAMOS 9h – Procissão de Ramos e Missa saindo da Praça para a Matriz de Cristo Rei. 19h15 – Missa (nesta Missa não haverá benção dos ramos). Segunda e Quarta às 18h30 - Via Sacra Eucarística e Missa às 19h15

QUINTA-FEIRA SANTA

9

10h – CATEDRAL - Missa dos Santos Óleos 19h15 – CRISTO REI - Missa do Lava-Pés (Dia do Sacerdócio) Após a Missa, trasladação do Santíssimo para o CCP e Adoração contínua até as 15h da Sexta-feira.


SEXTA-FEIRA SANTA 15h – Celebração da Paixão do Senhor. 18h – Procissão do Senhor Morto na Catedral SÁBADO SANTO 19h15 – Missa Solene - PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA. DOMINGO DE PASCOA Missa de Páscoa às 8h, 9h45 e 19h15

MENSAGEM DE PÁSCOA

10

É madrugada, há um silêncio no ar, por um instante, o soluço parou, a tristeza dormiu e o pranto cessou! Na barra do novo dia brilha sorridente o sol da alegria. O ventre da terra contraiu-se, a natureza gemeu em santo parto, o Pai é o parteiro presente, anjos e mulheres o auxiliam, os guardas, homens armados, cochilam frágeis e inofensivos. Poderosos: sacerdotes, Herodes, Pilatos. Com o remorso do crime, sofrem pesadelos. O túmulo rompeu-se e a pedra rolou! Eis que de pé, vitorioso renasce Jesus! Do infinito parto da Natureza e do Céu ressurge livre, vencedor, o Filho Amado. Ontem matado e enterrado. Tudo é surpresa e espanto, tudo é certeza e encanto, corre veloz a notícia feliz: ‘‘Jesus ressuscitou!” A vitória será sempre da Vida! E cada esforço, cada luta, cada gota de sangue derramado pela justiça não terá sido em vão. A última palavra será: Ressurreição!

Feliz Páscoa, queridos Paroquianos!


11


HORÁRIOS DE MISSAS CIDADE DE LORENA SEGUNDA 6h30 – Catedral 18h – Santuário São Benedito 18h30 – FATEA 19h - Catedral 19h15 – Cristo Rei

TERÇA 6h30 – Catedral 15h - Catedral 18h – Santuário São Benedito 18h30 - FATEA 19h – N. Sra. Graças 19h – N. Sra. Fátima 19h - Catedral 19h15 – Cristo Rei 19h30 – Santa Edwiges 19h30 – Vila dos Comerciários 20h30 - FATEA

QUARTA

12

6h30 – Catedral 7h – N. Sra. Fátima 16h – Lar São José 18h – Santuário São Benedito 18h – N. Sra. Fátima 18h30 – FATEA 19h - Catedral 19h – N. Sra. Graças 19h – São Pedro 19h15 – Cristo Rei 19h30 – Santo Antônio 19h30 - CECAP

QUINTA 6h30 – Catedral 7h – N. Sra. Fátima 18h – Santuário São Benedito 18h30 – FATEA 19h - Catedral 19h – N. Sra. Graças 19h – N. Sra. Fátima 19h – Santos Anjos 19h – N. Sra. Fátima 19h – Santo Expedito 19h15 – Cristo Rei 19h30 – N. Sra. Aparecida 19h30 – Santo Antônio 19h30 – São Roque

SEXTA 6h30 – Catedral 7h – N. Sra. Fátima 7h – N. Sra. Graças 17h – Santa Casa 18h – Santuário São Benedito 18h30 - FATEA 19h – N. Sra. Fátima 19h – São Pedro 19h - Catedral 19h15 – Cristo Rei 19h30 – N. Sra. Aparecida 19h30 – Santo Antônio

SÁBADO 6h30 – Catedral 16h – Lar São José 18h – Santuário São Benedito 18h – Santa Luzia – Vila Brito 18h – Santa Terezinha 18h30 - FATEA


19h – N. Sra. Fátima 19h – São Pedro 19h – Patrocínio de São José 19h15 – Cristo Rei 19h – N. Sra. Aparecida 19h30 – N. Sra. Graças 19h30 – Santo Antônio 19h30 – Santa Rita

19h – São Pedro 19h – N. Sra. Aparecida 19h – N. Sra. Fátima 19h – Santo Expedito 19h15 – Cristo Rei 19h30 – Santo Antônio 19h30 – N. Sra. Graças PREPARAÇÃO PARA O BATISMO

6h15 – Catedral 6h30 – Santo Antônio 6h30 – N. Sra. Fátima 7h – Santuário São Benedito 8h – N. Sra. Auxiliadora 8h – Santo Expedito 8h – São Sebastião 8h – Cristo Rei 8h – S. C. Jesus 8h – Catedral 8h – Santos Anjos 8h30 – Dom Bosco 8h30 – Santo Antônio 8h30 – São Luiz 8h30 – Santa Edwiges 8h30 – Sagrada aFamília 8h30 – Santa Terezinha (A.Barão) 9h45 – Cristo Rei –Crianças 10h – N. Sra. Graças – Crianças 10h – Catedral – Crianças 10h – N. Sra. Fátima 10h – Vila dos Comerciários 10h – CECAP 10h - São Pedro 16h – São Roque 16h30 – Oratório Vila Brito 17h – Santuário São Benedito 17h30 – São Judas 18h - Catedral 19h – Santuário São Benedito

Catedral - 2° e 4° Sabádos às 16h30 N. Sra. Fátima - 1° Sábado às 14h45 São Pedro - Última Quinta às 19h30 Cristo Rei - Último Sábado às 16h BATIZADOS Catedral - Domingo às 11h N. Sra. Fátima - 2° e 4° Dom às 11h30 N. Sra. Graças - 2° Dom às 10h Santo Antônio - Dom às 10h Santo Expedito - 4° Dom às 8h São Pedro - 1° Sábado às 17h Cristo Rei - Domingo às 10h30 CONFISSÕES N. Sra. Fátima: Qui das 9h às 11 e das 14h17h N. Sra. Graças: Qui Das 14h30 às 17h N. Sra. Aparecida: Sex das 14h às 17h Santo Antônio: De quarta a Dom às 19h Santo Expedito: Ter e Qui às 14h São Pedro: Sex das 14h às 17h Cristo Rei: Ter a Sex das 16h às 18

13

DOMINGO


ENDEREÇOS TELEFONES - SITES CÚRIA: www.mitralorena.com.br Rua Hepacaré, n° 28 - Centro - 12.600-340 - Lorena/SP curia@mitralorena.com.br - (12) 3153-1256

CATEDRAL - www.paroquiasenhoradapiedade.blogspot.com Pça. Baronesa de Santa Eulália, s/n - Centro - 12.600-180 - Lorena/SP cnsdapiedade@mitralorena.com.br - (12) 3153-1987

N. SRA. DAS GRAÇAS - www.pnsglorenasp.blogspot.com Av. Targínio Vilela Nunes, n° 105 - Vila Nunes - 12.603-000 - Lorena/SP pnslorena@hotmail.com.br - (12) 3153-5042

STO. ANTÔNIO - www.mitralorena.com.br/psalorena/ Pça Santo Antônio, n° 48 - Santo Antônio - 12.608-500 - Lorena/SP psantonio@mitralorena.com.br - (12) 3153-1954

N. SRA. APARECIDA - www.infomagnificat.blogspot.com Rua Sergipe, n° 751 - Cidade Industrial - 12.609-280 - Lorena/SP paroquia.nsaparecida@hotmail.com - (12) 31528728

SÃO PEDRO - www.mitralorena.com.br/pspalorena/ Rua Francisco Villela Nunes, n° 227 - Olaria - 12.607-160 - Lorena/SP (12) 3153-1664

N. SRA. FÁTIMA - www.mitralorena.com.br/pnsflorena/ Av. N. Sra. de Fátima, n° 832 - Bairro da Cruz - 12.606-340 - Lorena/SP pnsdefatima@mitralorena.com.br - (12) 3153-1708

SANTO EXPEDITO - www.mitralorena.com.br/pnsase/ Rua Caetano Gomes da Silva, n° 360 - Jardim Novo Horizonte - 12.605.650 Lorena/SP - (12) 3157-8570

CRISTO REI - www.mitralorena.com.br/pcrlorena/

14

Rua Joaquim Cardoso Machado, n° 201 - Vila Geny - Lorena/SP - 12.604-110 (12) 3152-7005


15


16

Informativo Paroquial - Paróquia Cristo Rei Lorena  

Informativo Paroquial - Paróquia Cristo Rei Lorena PROMOTORES DE RUA CASAMENTOS E BATIZADOS Q U A R E S M A MISSAS EM LORENA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you