20ª Edição - Revista Celebrar

Page 53

COLUNA

Com Justiça by Helrye Dias Parpinelli Zeferino

INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DA ADVOCACIA Advocacia é considerada uma profissão de extrema relevância à sociedade em virtude de ser uma atividade essencial para administração da justiça e por ter plena capacidade de postular os interesses dos cidadãos e intermediar relações para solucionar conflitos. É uma profissão que tem evolucionado nos últimos 10 anos. Essa insurreição no mundo jurídico marca principalmente a atuação e a postura da advocacia. Advocacia jurídica tradicional, hierárquica, centralizadora e conservadora está sendo transformada. A forma de advogar está completamente diferente de outrora devido a uma nova era que surge denominada “ADVOCACIA 5.0”.

Advocacia 5.0 tem por objetivo buscar o equilíbrio entre os seres humanos e a tecnologia em prol de soluções de conflitos por meio de alternativas digitais e inteligentes, uma vez que estamos sendo impulsionados no ritmo mais célere da história em relação à tecnologia, impactando todas as esferas da sociedade. E, diante dessas vastas tecnologias digitais, surgem apontamentos que profissionais da área jurídica poderão ser substituídos por ferramentas de automação: inteligência artificial (I.A.), internet das coisas e robóticas, plataforma de resoluções de conflitos online, e outras ferramentas que estão no mercado. Por outro viés, os clientes do mercado jurídico estão com senso crítico mais aguçado, são mais esclarecidos e conscientes das leis, e recorrem por escritórios com atendimento mais humanizado, personificado à sua importância e que tenha olhar com soluções mais rápidas focadas no caso/cliente. Nesse contexto, o novo profissional do Direito primará pelo senso de conexão social e interação com seu cliente. Trabalhará aliado à ética e à tecnologia, priorizando por meios adequados de soluções de conflitos, e sobretudo, tratará o cliente como ser humano integral, emocional, com 53 seus contextos e relações envolvidos no conflito. Esse perfil de profissional jamais conseguirá ser substituído por nenhuma tecnologia avançada. Desta maneira, a atuação da advocacia na era digital, advirá mais humanizada com foco no ser humano além do conflito; o advogado aproximará o Direito do cidadão através de novas características técnicas, autoconhecimento e postura ativa.

Helrye Dias Parpinelli Zeferino 19.446 OAB/MS Bacharela em Ciências Jurídicas, pelo Centro Universitário da Grande Dourados Pós-graduanda em Direito Processual Civil, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Sócia Proprietária do Duque Estrada, Luz e Zeferino Sociedade de Advogados S/S


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.