__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

C A PA


2


D OURADOS AV. WEIMAR GONÇALVES TORRES N. 2.100-A, CENTRO - DOURADOS/MS (67) 3038-4882

3


4

Tecnologia inovadora feita para pele brasileira. Viva uma experiência Maislaser


5

Visite-nos!

Acesse o QrCode e ganhe 3 sessões!

(67) 3021-6443 (67) 99213-0584 Av. Weimar Gonçalves Torres, 2833 Jardim Tropical, Dourados - MS

Dourados


6


7


ÍNDICE MATÉRIA

ESPECIAL

5 ANOS

Celebrar 5 anos

12

27

Beleza pós-pandemia de Covid

Fios de sustentação, fios de pdo, lisos e espiculados, entenda tudo sobre esse maravilhoso tratamento

A esperança no agronegócio 58

Hospital dos Olhos Dourados

19

A esperança está viva

42

Esperança na Área médica 22

68

A nutrição moderna trazendo sucesso ao paciente

A esperança que nasce da fé

Hospital dos Olhos Dourados, há 6 anos o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.

Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi ponto de partida para o início de um grandioso projeto que nasceu com o propósito diminuir as limitações que ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

Há 6 anos, o Hospital dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, ao longo destes seis anos já foram mais de 275 mil atendimentos realizados, entre exames consultas e cirurgias, através de um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia.

50

78

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região. Hospital dos Olhos Dourados há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 - www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | @hospitaldosolhosdourados | hospitaldosolhosdourados

COLUNISTAS

Celebrar uma Boa Leitura

Celebrar em Forma

45

18

Celebrar com SFT Imobiliária

66

Celebrar Nossa Cultura

24

48

Celebrar com Lisiê

Celebrar com Saúde e Beleza 72

Celebrar com Saúde e Beleza

30

51

Celebrar Fit

73

Celebrar com a Chef

Celebrar seu Lar Organizado 62

32

Bita Celebra

76

Seu Pet também Celebra

Celebrar sua Vida Financeira

8

Celebrar o Agro

77

63

34

Celebrar seu Estilo

Celebrar com Justiça

Celebrar Nosso Direito

65

36

Celebrar a Maternidade

80

MATÉRIA

DE CAPA

Protocolos e tecnologias que, aliados a um estilo de vida saudável, buscam proporcionar mais equilíbrio entre saúde, beleza e bemestar.

56


COLUNA

Celebrou Dondoline

Inauguração Growve 67

81

MARCIA REGINA MARTINS ALVARENGA Conheça a história da enfermeira que conquistou o mundo acadêmico.

84

EDITORIAL

21ª edição da Revista Celebrar

10

EXPEDIENTE DA REVISTA CELEBRAR

C A PA

Nome: Revista Celebrar Ano: 05- Edição: 21ª CNPJ: 23.559.491/0001 – 00 Capa: Instituto Idepe Tema: “Esperança” Periodicidade: Trimestral – Maio/Junho/Julho Tiragem: 5.000 exemplares (Gratuito) Distribuição: Gratuita + Assinantes Circulação: Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã Editora-chefe: Evânia Ribeiro Gerente comercial: Cristiano Almeida Jornalista responsável: Miriam Névola, DRT 660/MS Marketing digital: Agência Integre Diagramação: Zoom7 Agência Revisora ortográfica: Veranice Dalvesco Jurídico: Mara Silvia Piccinelle, OAB/MS 6622 Fotógrafo: Charles Aparecido

Matérias e anúncios: (67) 9 9614 – 2298 | (67)9 9812 – 0371 * As informações contidas em textos publicitários, imagens, artigos, colunas, matérias especiais e fichas técnicas de eventos são de inteira responsabilidade de seus autores e/ou responsáveis pela assessoria do evento.

9


EDITORIAL

Esperança que nos move Olá, meus amigos leitores! Sejam bem-vindos à 21ª edição da Revista Celebrar. A Celebrar completa, nesta edição, 05 anos; parece que foi ontem que nossa 1ª edição chegava por aqui! Quantos caminhos percorremos, quantas alegrias, quanto suor e lágrimas, quantas dúvidas e incertezas, mas, sabemos que tudo isso faz parte do caminho. Não poderíamos celebrar esta data com um tema mais propício do que o desta edição, que traz, em suas páginas, “Esperança”. Esperança é ter convicção da realidade de algo que se espera. Esperança significa confiança, expectativa ou perspectiva. A esperança nos alimenta, dia após dia. A esperança é um presente de Deus para os homens, é nela e na fé que nos mantemos firmes em momentos difíceis!

Nós temos esperança! Esperança de estarmos fazendo o nosso melhor a cada edição, de trazer em nossas páginas inspiração, boa leitura e informações de qualidade. Esperança de fazer a diferença na vida das pessoas através de nossa mensagem. E essa esperança nos move!

10 Como é bom acordar todos os dias e esperar em algo maior do que em dificuldades. Nós esperamos em tudo que nos move! Esse mover é sempre em busca de trazer a melhor experiência possível a você, que sempre recebe a Revista Celebrar com tanto carinho. Agradecemos a cada leitor, a cada colaborador, a cada parceiro e anunciante que nestes 05 anos está com a gente, nos movendo, e tornando nossas esperanças uma realidade a cada nova edição.

Cristiano Almeida e Evânia Ribeiro - Gerente Comercial e editora da Revista Celebrar


11


5 ANOS

12

REVISTA CELEBRAR CHEGA AOS 5 ANOS CONSOLIDADA NO MERCADO E COM LEITORES FIÉIS por Miriam Névola

Uma data especial para toda a equipe da Revista Celebrar. Nesta edição, completamos 5 anos. Um tempo importante e significativo para qualquer empresa. Afinal, sabe-se que, no Brasil, segundo o IBGE, 60% dos empreendimentos fecham antes de completar essa idade. Mas a Celebrar segue firme e forte. A cada nova edição, renova o compromisso, com clientes e leitores, de trazer conteúdo que agrega à vida das pessoas. Esse é um dos motivos apontados para o sucesso da revista.


CONVERSAMOS COM AQUELES QUE ESTÃO SEMPRE ATENTOS A CADA PASSO DA CELEBRAR. O que será que faz com que a Revista seja tão aguardada? Qual o motivo de tanto sucesso? Com a palavra, alguns de nossos clientes e leitores.

Claudia Carlesso Deriggi, proprietária da MesaDetalhe, foi a primeira capa da Revista Celebrar. A empresária dá sua opinião:

A revista Celebrar, desde sua primeira edição, já veio com uma proposta inovadora, e o seu grande sucesso se dá pelo fato de que ela não apenas traz notícias dos eventos, mas sim conteúdos com dicas de fornecedores e profissionais. E mais, além de ser impressa, traz uma interação via rede social.

O Instituto Idepe está pela 3ª vez na capa da Revista Celebrar. A médica Cristiane Fernandes Dias Moreira Caetano relata o porquê de investir na revista:

“Nossa parceria com a revista Celebrar vai além da divulgação da nossa marca; permite-nos conviver com uma equipe sensacional, que procura oferecer a Dourados e região um conteúdo atual e de excelente qualidade. Um dos melhores meios de comunicação que podemos encontrar na nossa região.

13

A São Bento Incorporadora faz questão de estar presente em todas as edições. Victor Messias explica o motivo:

A Celebrar é muito mais do que uma revista, ela é um acontecimento, uma experiência. O ecossistema que Evânia e Cris criaram nestes 5 anos é vivo e conecta pessoas: de clientes a lojas e prestadores de serviço que estão na revista física, quanto amigos que ficam para a vida toda em eventos que a Celebrar realizou, acompanhou ou patrocinou. Não poderia haver nome melhor. São 5 anos celebrando, e sabemos que não para por aí. Vida longa à Celebrar!


EM NOSSAS REDES SOCIAIS, OUVIMOS TAMBÉM LEITORES. Pessoas que a cada trimestre aguardam ansiosamente a nova edição. Gente que guarda e coleciona cada Celebrar.

“Há 5 anos a Celebrar vem trazendo qualidade em seus conteúdos, através de suas páginas. Mostrando o que há de melhor em nossas vidas, em nossa cidade”, relatou @ju_hernandes

“A melhor revista que Dourados -MS já teve, bem produzida e com reportagens excelentes e ótimas dicas. Sou fã número 1 dessa revista maravilhosa”, parabenizou @silvanaalenxar.

14

A Revista Celebrar é uma revista trimestral distribuída em Dourados, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã. Também tem a versão online, no

site interativo, e é ativa nas redes sociais. O jeito multiplataforma e inovação constante fazem e continuarão fazendo da revista um marco na comunicação de Mato Grosso do Sul.


Em agosto, vem aí a 22ª edição da Revista Celebrar "Pequenos traços que projetam grandes sonhos"

15

PRÓXIMA CAPA COM:


HECTARESDOURADOS.COM.BR

O SONHO ESTÁ SE TORNANDO REALIDADE.

16


SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE

UM PRODUTO IDEALIZADO POR: POR: UM PRODUTO IDEALIZADO SHOWROOM: SHOWROOM: AV. DOM AV. DOM REDOVINO, REDOVINO, 1015 -1015 DOURADOS - DOURADOS INFORMAÇÕES: INFORMAÇÕES: (67) 99951-0622 (67) 99951-0622 – (67)–3420-5600 (67) 3420-5600

17


COLUNA

Celebrar

EM FORMA by James Morais

TREINO NO CICLO MENSTRUAL A ideia não é dizer treine no período menstrual ou não, mas conhecer o período e ajustá-lo ao treinamento. Até porque, a qual mulher estamos nos referindo, uma atleta de alta performance, uma atleta recreativa ou uma iniciante de atividade física. O ciclo menstrual é dividido em períodos: folicular, ovulatório e lútea. Vamos considerar um ciclo menstrual de 28 dias, o qual se inicia no primeiro dia da menstruação. Essa fase dura uns cinco dias e inicia a produção de estrogênio, que regula o comportamento feminino e está ligado à produção e ação da serotonina, que é ligada à qualidade do sono, humor e apetite. Nessa fase, o estrogênio ainda é baixo e tem a questão da cólica e o próprio fluxo em si; então há uma queda no ânimo.

18

Em torno de seis dias pós-menstruação, começa o aumento de estrogênio e o retorno do desempenho. Tem-se, então, um aumento da potência, resistência aeróbia e força, ficando nítida a oportunidade de apertar os treinos RESUMINDO:

CICLO MENSTRUAL - DESEMPENHO:

Menstrual / fraco Pós-menstrual / ótimo Ovulatório / bom Pré-menstrual / ruim

Personal James Morais

@jamesmorais40

(carga máxima). No período de 12º a 22º dias do ciclo menstrual, diminuem a coordenação e a força, devido à queda de estrogênio e ao aumento da progesterona. Por volta de 16º dias, retorna a capacidade do período menstrual. Por último, a fase lútea, que dura em torno de seis dias. É o período em que cai bruscamente a concentração de progesterona; então, fica nervosa MASTALGIA, retenção e constipação. Nessa fase o treinamento deve parar? Não, nessa fase o treinamento vai liberar neurotransmissores, como serotonina, noradrenalina e dopamina, ajudando a driblar os sintomas.


MATÉRIA

ESPECIAL

BELEZA PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 Beleza, esse atributo do ser humano admiravelmente mutável, deve sofrer uma guinada em seus conceitos. O meio ambiente, o clima, a economia, os costumes e fatos históricos em muito influenciam o que consideramos belo. Certamente, a musa dos anos 40 não faria sucesso nos Reels do Instagram, assim como Anita não seria classificada como furacão em uma revista de moda nos anos 20. Pensadora que sou, quero tentar prever como vamos nos cuidar no futuro. O skincare passará a ser nosso ritual? Como vamos evitar os sinais indesejados do envelhecimento? Nos exercitar? Creio que a busca por uma aparência verdadeira e natural seguirá o sonhado abandono das máscaras. Algumas das mudanças nos hábitos durante a pandemia foram marcantes. A epidemia de Maskne, acne causada pelo uso de máscaras, a alopecia ou queda de cabelo causada pelo estresse foram problemas mundiais, pessoas do mundo todo se queixaram disso. O sobrepeso e até mesmo a obesidade foram fenômenos preocupantes, sem contar raízes brancas, cabelos cortados em casa, sobrancelhas esbanjando pelos. Tudo isso foi motivo de muitos memes na internet, comentários, risadas e confirmou que o meio realmente comanda nosso cotidiano cuidado com a aparência. Muitos profissionais passaram a se apresentar nas telas de computador ou tablets e passaram a enxergar (e ler comentários maldosos), desesperados, suas rugas, manchas ou olheiras, lembrando que fazer selfies foi a atividade mais frequente entre internautas pesquisados em 2020. Tenho aconselhado as pessoas a usarem o tempo livre em casa, sem muitos eventos, para buscar a

CRM MS 2413 Rua Olinda Pires de Almeida, 1780 Celular: (67)99972-1216

mentoria nos autocuidados, buscar o bem-estar, relaxar, meditar, buscar uma espiritualidade genuína. Acredito que temos que entender os porquês dessa crise mundial de saúde. Eu ressalto algumas novidades boas como, estando em casa por mais tempo devido ao home office, existe forma de se reaplicar o filtro solar mais vezes, o que levará ao controle do envelhecimento e da incidência do câncer de pele. Isso sem falar que já vemos manchas e melasmas amenizados pela proteção física que a máscara traz. Em qualquer tempo livre, as pessoas aplicam máscaras capilares e buscam por vídeos de automassagem nos canais de busca online. Eu mesma passei a me exercitar muito mais do que antes da pandemia. Outras pessoas também comentaram sobre esse upgrade no sedentarismo. Uma característica interessante no último ano foi a expectativa de naturalidade. Os excessos nos preenchimentos, de forma inteligente, migraram para estimuladores de colágeno, ganhando uma pele mais elástica e firme. Acho isso um ganho que deve perdurar. Tomara! Um caso curioso foi o de uma pessoa que antes planejava harmonizar uma parte da face, mas desistiu, pois iria alterar um traço facial que era uma espécie de marca familiar, herdada de sua mãe, recentemente falecida de Covid. Vejam que fatos históricos impactam mesmo a autoimagem. Concluo afirmando que dá sim para 19 se cuidar na pandemia, o que não podemos aceitar seria viver sem esperança, ela nos motiva, nos traz autoconfiança, nos move. Espero ansiosa por esse novo conceito de belo.


20


21


MATÉRIA

ESPECIAL

ESPERANÇA NA ÁREA MÉDICA A esperança quase sempre nos faz pensar que, juntamente com a fé e o amor, formam virtudes da vida. A falta de segurança e a incerteza geram pensamentos negativos e, muitas vezes, sintomas que “simulam” inconscientemente algumas patologias; isso reflete diretamente em tratamentos médicos. Quem não espera fecha definitivamente as portas para a vitória, pois esta só é possível quando existe uma abertura de sua mente.

procuram sempre expandir sua visão e conhecer melhor o ser humano enfermo. Assim, teremos aquilo que é o desejo de todos: uma medicina bela e eficiente, caridosa e reconhecida, trabalhosa e recompensada; difícil, mas, acima de tudo, que leve alívio àqueles que sofrem, vida onde há incerteza e consolo onde este se faz necessário.

Por isso, devemos acreditar no possível. É possível ter sucesso no tratamento de pacientes graves, amenizar a dor física e oferecer melhor qualidade de vida; mas, para isso, é preciso ter uma relação de confiança entre médico e paciente, além da esperança de melhora. Só vê acontecer aquele que espera e que continua esperando, não obstante todas as dificuldades que possa encontrar no caminho da procura. Esperar é caminhar, indo sempre adiante, quaisquer que sejam as dificuldades que se levantam em nossos caminhos.

22

Na minha rotina como médica, vejo diariamente pacientes que esperam por melhora, seja física ou mental, e claramente os que caminham com esperança têm resultados mais adequados. Vale ressaltar também que a relação entre médico e paciente deve ser de confiabilidade. A boa relação não acontece por acaso. Ela é construída por pacientes que têm esperança e que aderem ao tratamento, além de profissionais que

CRM 7093/MS RQE 5656 @dra.marianapicollimachado Rua Oliveira Marques, 2067 – Dourados / MS Fone: (67) 3421-1081 e (67) 99893-6325 E-mail: marianapicolli01@hotmail.com


COLUNA

Com Justiça by Helrye Dias Parpinelli Zeferino

DIREITO E SUA CONEXÃO COM A ESPERANÇA A esperança está conectada com o direito para representar o direito de justiça. Sem o Direito, a vida em sociedade em constante processo de contestação, onde a lei do mais forte imperaria sempre, num verdadeiro caos e desesperança.

O Direito nasceu junto com a civilização. Mesmo que mergulhemos no passado, sempre vamos encontrar o Direito, ainda que em estágio rudimentar, regulando as relações humanas. Assim, onde está o homem, está o Direito. Regras de procedimento, disciplinadoras da vida em sociedade, recebem o nome de Direito.

É o instrumento de organização que auxilia alcançar o bem comum a todos. É o meio para a subsistência e sobrevivência de qualquer sociedade do mundo.

A finalidade do Direito se resume em regular as relações humanas, a fim de que haja paz e prosperidade no seio social, impedindo a desordem e os crimes. Sua verdadeira função é ocasionar harmonia às relações sociais, resolver os conflitos com o mínimo de desgaste e sacrifícios. A busca para a solução de conflitos deve ser coordenada e harmoniosa, deve usar critérios justos e equitativos de acordo com as convicções prevalentes da sociedade. E, quando falamos em Direito, estamos falando do mundo das leis e da justiça, e o profissional do Direito deve ser qualificado não apenas para nos orientar dentro de ste complexo emaranhado de normas, ou para nos ajudar a resolver conflitos, mas também, em conjunto com outras profissões, propor intervenções legislativas que enfrentem os principais problemas brasileiros. Nesse sentido, o Direito possui importante missão:

Serve como instrumento para gerar a paz, esperança, ordem, solidariedade e harmonia coletiva nas diversas relações sociais.

Helrye Dias Parpinelli Zeferino 19.446 OAB/MS

Bacharela em Ciências Jurídicas, pelo Centro Universitário da Grande Dourados Pós-graduanda em Direito Processual Civil, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Sócia Proprietária do Duque Estrada, Luz e Zeferino Sociedade de Advogados S/S

23


COLUNA

Com SFT Imobiliária By André Terra – SFT Imobiliária

CONDOMÍNIO PORTO UNIQUE: ÚNICO, FEITO EXCLUSIVAMENTE PARA VOCÊ

Neste conteúdo da Celebrar, você vai conhecer as vantagens de morar no condomínio fechado Porto Unique: uma excelente opção de condomínio fechado em Dourados - feito exclusivamente para você! Venha morar bem em um condomínio fechado único – feito para você viver bem todos os dias.

Confira quais são os espaços do Porto Unique – Condomínio SPA Resort:

O Porto Unique – Condomínio

Portaria – controle de acesso para sua segurança e privacidade;

SPA Resort está em uma das

Piscina tropical com prainha – diversão todos os dias do ano;

melhores localizações da cidade

Spa, sauna e coffee bar;

de Dourados para que você viva

Sala de massagem;

com

Steak House – ambiente planejado para você receber amigos e familiares;

Espaço Romaza Tratoria – para você ter momentos inesquecíveis pertinho do

versatilidade

e

conforto

todos os dias.

forno à lenha;

Para saber mais, acesse nosso site

24 ou contate a Central de Vendas da SFT Imobiliária: (67) 99234-1157. Nossos corretores especialistas estão à sua disposição. Els têm todos os detalhes sobre o Porto Unique – Condomínio Spa Resort – um lugar único feito para você.

Salão de festas – a vida pede grandes comemorações com toda sofisticação;

Espaço Boliche Place – entretenimento perto de você – ampla sala de jogos;

Aquaplay infantil – diversão em um espaço preparado para as crianças;

Praça da criança – brinquedos em um espaço exclusivo e lúdico;

Casa na árvore – toda magia e encanto de uma linda casa na árvore;

Brinquedoteca – um espaço inovador preparado para as crianças;

Pomar – contato com a natureza no seu tempo livre.

R. Toshinobu Katayama, 1190 – Vila Planalto Dourados – MS, 79826-110 (67) 3038-7038 ou (67) 99234-1157​ contato@sftimobiliaria.com.br


25


26


MATÉRIA

ESPECIAL

FIOS DE SUSTENTAÇÃO, FIOS DE PDO, LISOS E ESPICULADOS, ENTENDA TUDO SOBRE ESSE MARAVILHOSO TRATAMENTO Com o passar dos anos, começamos a diminuir (ou até mesmo perder um pouco) da produção de colágeno no nosso organismo, o que significa que estamos dando início ao nosso processo de envelhecimento. A perda da firmeza da nossa pele é decorrente desse fenômeno e acarreta diversas consequências bastante indesejadas, como a flacidez facial e as ptoses (acentuamento do sulco nasogeniano, o famoso “bigode chinês”, formação do sulco mentoniano, “bochechas de buldogue”, etc.). E, apesar de não haver uma fórmula milagrosa para impedirmos a ação do envelhecimento, felizmente possuímos alguns procedimentos que podem nos auxiliar a retardar ou até prevenir esses processos, como os bioestimuladores de colágeno, entre eles destacam-se os Fios de Sutura. Os fios são responsáveis por promover um efeito de sustentação dos tecidos (lifting) e estimular neles a produção de colágeno.

materiais temporários, como os fios de sustentação de PDO (polidioxanona), que são biocompatíveis, absorvíveis e estimuladores de colágeno, pois trazem resultados bastante satisfatórios, sem comprometer a saúde do nosso paciente. Dentro dessa categoria de fios, ainda possuímos uma subcategoria, que se trata do Modelo de fio: fios lisos, fios espiculados (com garras), fios em cones, fios parafuso, etc., cada qual com uma determinada finalidade. Os fios lisos, por exemplo, são os fios mais simples, que atuam de forma mais superficial, apenas estimulando o colágeno e melhorando a qualidade da pele, porém não são capazes de promover LIFTING. Já os fios espiculados/cones, além de apresentarem um efeito rejuvenescedor, são capazes de promover uma suspensão dos tecidos caídos.

Hoje, existe no mercado, uma infinidade de tipos e modelos de fios, e isso pode acabar trazendo um pouco de confusão para alguns pacientes. De forma geral, existem dois tipos de fios: os absorvíveis (fios silhouette e fios de pdo) e os nãoabsorvíveis, ou seja, os permanentes (fios russos, fios de ouro, fios búlgaros) - e a diferença entre essas duas categorias é o tipo de material do qual o fio é composto. No consultório, não utilizamos fios permanentes, pois estes materiais são bastante rígidos (passíveis de arrebentar devido à inelasticidade). Podem causar nódulos de caráter inflamatório, além de apresentarem riscos de sofrer deslocamento ou causar deformidade. Preferimos trabalhar com

CRO 7208 Rua Oliveira Marques, 1409, sala 302, Edifício Med Center CEP: 79.805-020 Sevilha Odontologia Telefone: (67) 99189-4088

27


28

CONDIÇÕES CONDIÇÕES ESPECIAIS ESPECIAIS PARA PARA PRODUTOR PRODUTOR RURAL RURAL E CNPJ E CNPJ


29

*Condições válidas para Jeep Compass Sport T270 Automático Flex 2021/2021, cor verde recon, sem opcionais, no valor à vista a partir de R$139.990. Condição válida até 02/06/21 ou enquanto durar o estoque. Imagem meramente ilustrativa. Consulte as condições especiais para Produtor Rural e CNPJ.

(67) 9 9332-1938 | (67) 3033-9393 Av. Marcelino Píres, 4785 - Vila Sao Francisco, Dourados - MS


COLUNA

com Lisiê

O NOVO FORMATO DO CASAMENTO Em ressonância com o momento em que vivemos, nossas prioridades foram alteradas. Surgiram novas necessidades, enquanto outras se tornaram supérfluas. O sonho de unir a vida ao grande amor foi reinventado quanto à data, horário, número de convidados, local da comemoração e, sim, até o vestido da noiva. O casamento atual é o mesmo na essência: romantismo, sobriedade, alegria, genuína emoção. As regras, porém, agora são efêmeras. E, um item tão importante e cheio de personalidade como o vestido de noiva também iria sofrer mudanças em 2021.Os vestidos de madrinhas e convidadas também estão passando por transformação. As noivas estão abandonando a ideia de que só pode usar certos tipos de vestidos em certos ambientes. Tudo vale em 2021! Tivemos uma grande inspiração, que foi a Princesa Beatrice, que usou o vestido da sua avó, a Rainha Elisabeth II (com algumas adaptações).

30 Isso reflete diretamente o tempo

que passamos longe de nossas famílias. Essa conexão entre as gerações. Eu, pessoalmente sempre sugiro, à noiva ou à convidada, usar uma peça (ou joia) de família. Em 2020, os casamentos foram

Simplicidade

Beatriz e Rainha Elizabeth II

adiados. Em 2021, alguns alterados e outros feitos em outro formato. Menores, mais intimistas e minimalistas, com looks mais descontraídos, mais naturais. Por outro, neste mesmo tipo de casamento, outras escolherão looks com mangas exageradas, cores vivas e camadas de diferentes texturas, estampas e sapatos descolados. Os enfeites são os elementoschave: rendas, laços, penas, lantejoulas, pregas, laços, pérolas e franjas. Eles estão em vestidos, véus, capas e nos acessórios de cabelo.

Capas

Em relação ao buquê, em 2021, veremos menores. Eles são bonitos e delicados, e seu tamanho menor permite que o foco fique no vestido de noiva ou nos acessórios complementares. Uma nova maneira de dizer o Sim! Seguem algumas imagens com algumas das tendências para os casamentos em 2021/2022.

Mangas

Lisiê Irie é estilista e Consultora de Moda, formada pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), Marketing, pelo Richmond College(Londres), Artes, pelo Centro Pontevechio (Itália), Consultoria de imagem - Análise de cores (Instituto Marangoni) - Itália, Profissionalmente atuou em empresas como Cavalera, Colcci e Cris Barros. Atualmente faz vestidos de festas/noivas e consultoria de moda. @lisieirie Fone: (67) 98464-870 | Rua Izzat Bussuan, 1215, Dourados - MS


31


COLUNA

Seu Lar Organizado by Tati Godoy

ORGANIZE SUAS IDEIAS COM OS MAPAS MENTAIS O Mapa mental é uma ferramenta criada por Tony Buzan para gestão de informações e conhecimentos, muito eficaz na elaboração dos processos mentais e organização de ideias. Excelente para fixar conteúdo na memória, podem-se criar manuais, livros e até palestras. Através de textos, símbolos e desenhos, as informações são organizadas de forma muito parecida com o desenho de nossos neurônios. A forma com que lemos um mapa mental é muito diferente da forma com que lemos um livro tradicional (linear). Quando recebi o diagnóstico de TDAH, procurei meios de me manter focada nas leituras de uma forma diferente, que tivesse mais aproveitamento e produtividade no que estava produzindo; afinal de contas, eu queria terminar de escrever meu livro, e a falta de atenção me atrapalha muito. Até que descobri os mapas mentais e passei a transferir para o papel o que eu estava estudando, de forma lúdica e divertida. Melhorou muito a minha concentração a princípio; logo mais percebi que eu tinha evoluído, pois já estava produzindo meus próprios conteúdos da forma como eu mais gostava, desenhando! A criatividade que levamos conosco é desenvolvida se praticada, e os mapas mentais tiram a nossa preguiça de pensar e nos fazem raciocinar de uma forma muito leve e supereficiente. Então, isso me levou a acreditar que eles seriam a melhor ferramenta para organizar os nossos pensamentos, ideias e até sonhos. Hoje, o mapa mental é uma forma que tenho de expressar meus sentimentos, capítulos dos meus livros, projetos e rotinas. Enfim, adaptei-me e ganhei qualidade de vida! Pois vencer o TDAH e manter-me focada como uma pessoa normal é um sentimento de vitória e conquista. Por isso falo tanto dessa ferramenta que me ajudou a ser mais produtiva. Os melhores materiais e ferramentas você encontra nos Livros do Tony Buzan e em aplicativos no iOS e Android, Mind map e MindMeister.

32

Tati Godoy - Arquiteta, especialista no mercado institucional de higiene e limpeza, personal organizer e membro Goldem circle da NAPO (national association of professional organizer) sediada nos EUA, autora literária, livro “Diario de uma organizadora compulsiva e Diario de uma organizadora” palestrante e instrutora de cursos na área de Organizaçāo. Ja formou mais de 2.500 Personal Organizer pelo Brasil.


L A S E R D E S I G N A Lif Decor traz novidades no segmento de decoração de ambientes em Dourados. Com máquinas de corte e gravação a laser, a Lif Decor visa realizar projetos nos quais a criatividade não tem limites. Nossos prossionais e equipamentos são capazes de criar todo tipo de peça para incrementar o resultado nal do seu ambiente. Trabalhamos com matérias primas como aço inox, aço carbono (ferro), madeira, acrílico, vidro, couro, entre outros, cortados com máxima precisão e acabamento.

Veridiana Mayer chefe de criação da Lif Decor

Divisórias de ambientes, pergolados, esculturas, quadros e placas de metal personalizados são exemplos da amplitude de nossos trabalhos. O céu é o limite para aqueles que buscam inovação e produtos com um diferencial. Traga sua ideia e projetaremos todo o ambiente, decorado, montado e personalizado de maneira criativa e com acabamento de qualidade. Dourados agora tem a possibilidade de atender aos mais criativos clientes, para todos os ambientes e locais desejados. Venha conhecer nosso trabalho! Precisão e qualidade, com máximo desempenho, são o compromisso da Lif Decor Laser Design. Conheça nossa página no Instagram:

@lifdecordourados Entre em contato:

(67) 3424-0034

33


COLUNA

Sua vida financeira by Vanira Karling

SICREDI CENTRO-SUL MS REALIZA DISTRIBUIÇÃO DOS RESULTADOS PARA ASSOCIADOS São mais de R$ 110,7 milhões de resultados em 2020, que voltam para a comunidade, incentivando o desenvolvimento local. A Sicredi Centro-Sul MS, instituição financeira cooperativa que preza pela transparência na gestão e pelo relacionamento, proporciona um modelo diferenciado para os seus associados. E um destes diferenciais cooperativistas é a distribuição dos resultados produzidos a cada ano com seus associados. Em 2020, a Sicredi Centro-Sul MS obteve o resultado de R$ 110,7 milhões, correspondente ao saldo positivo nas operações financeiras realizadas por todos os associados da Cooperativa durante o ano. E, no final do mês de março, a Cooperativa creditou na conta dos associados o valor referente à divisão dos resultados, proporcional ao volume de suas operações realizadas no exercício de 2020. Esta decisão ocorreu de acordo com a deliberação dos próprios associados durante a Assembleia Geral Ordinária. Conforme a aprovação, as divisões do resultado foram reditadas 50% do valor em conta poupança e 34 50% em cota capital. Entre o grande destaque, temse novamente a poupança, em que se manteve a decisão dos associados em distribuir 2% sobre o saldo médio da poupança, o que representa quase 100% do rendimento médio anual. Já para os depósitos a prazo, também foi aprovada a distribuição de 2% sobre o saldo médio, o que representa também

uma rentabilidade próximo a 100% do CDI líquido (descontado o IR) de 2020. Além disso, os associados da Cooperativa já haviam recebido mais de R$ 5,5 milhões referentes aos juros do capital em dezembro de 2020. O restante desta distribuição, de acordo com definições estatutárias e aprovação em Assembleia, foi destinado à Reserva Legal, utilizado para dar mais solidez à Cooperativa, ao Fundo de Expansão e Contingência e ao Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), usado para prestação de assistência aos associados, seus familiares e aos colaboradores. Além disso, também, foi direcionado 1% do resultado para o Fundo Social, o que representa mais de R$ 1,1 milhão, que serão direcionados para projetos voltados à área de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Segurança, reforçando o comprometimento social da Cooperativa. E, mais 1% foi doado para o Hospital de Amor, para custeio de manutenção da unidade móvel que está percorrendo os municípios da região, trabalhando no diagnóstico e prevenção do câncer.

Vanira é gerente da agência Integração localizada na Av. Marcelino Pires, 4130, em Dourados.


35


COLUNA

NOSSO DIREITO by Mara Silva Piccinelle

DIREITO DO CONSUMIDOR EM TEMPOS DE PANDEMIA É comum, nos dias atuais, nos depararmos com o fechamento temporário das lojas físicas em razão da pandemia. Com isso, instaurou-se insegurança entre o consumidor e as empresas, surgindo dúvidas de como agir; mas o Código de Defesa do Consumidor, que já alcançou mais de 30 anos de sua edição, tem papel fundamental na relação entre consumidores para dirimir possíveis dúvidas ou descumprimento contratual. Muitos consumidores que se viram obrigados a cumprir as determinações de isolamento e

haviam contratado viagens, festas de formaturas, etc., tiveram que recorrer ao judiciário a fim de repactuar as cláusulas contratuais por força do artigo 6º do mencionado Código, até porque muitos não tiveram sucesso com as tratativas amigáveis. “É fato que, com o fechamento das lojas físicas, o comércio virtual ganhou força total, mas isso não muda as obrigações com os consumidores habituados às lojas físicas, que, por sua vez, têm obrigação de fornecer informações detalhadas sobre o produto”.

Inclusive, nas compras online é garantido ao consumidor o direito de arrependimento e possibilidade de devolução do produto no prazo de 7 dias, contados do recebimento

36

do produto ou da contratação. A Lei 14.046/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais para atenuar os efeitos da crise decorrente da pandemia da Covid-19 nos setores de turismo e de cultura, trouxe a possibilidade de negociações para evitar cancelamentos de contrato e devolução de valores. Infelizmente, alguns segmentos, aproveitando-se da pandemia e consequente vulnerabilidade do consumidor, valeram-se de vantagem indevida ao impor aos produtos e serviços vantagens excessivas, que poderão ser objetos de rescisão contratual. O cenário, ainda, é de incertezas em todos os segmentos. O impacto econômico é mundial; por isso, o equilíbrio entre o consumidor e as empresas é crucial, até porque ninguém foi preservado, mas a imposição de prejuízo somente para uma das partes gera conflito. Instaurado o conflito, será necessário buscar o profissional da área de sua confiança.

Mara Silvia Piccinelle OAB/MS 6622


37


38


39


40


41


Hospital dos Olhos Dourados, há 6 anos o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama. Diminuir distâncias e aumentar as possibilidades e soluções em saúde, este foi ponto de partida para o início de um grandioso projeto que nasceu com o propósito diminuir as limitações que ainda existiam na realização de procedimentos cirúrgicos, exames e demais soluções na área da Oftalmologia.

42

Há 6 anos, o Hospital dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, ao longo destes seis anos já foram mais de 275 mil atendimentos realizados, entre exames consultas e cirurgias, através de um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia. O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região. Hospital dos Olhos Dourados há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333 - www.hospitaldosolhosdourados.com.br (67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | @hospitaldosolhosdourados | hospitaldosolhosdourados


Olhar é cuidar, é se interessar, observar e atender. É diminuir distâncias e ampliar possibilidades

Hospital dos Olhos Dourados há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama. CONSULTAS

PROCEDIMENTOS

Rua Melvin Jones, 1190, Vila Progresso - Dourados - MS

(67) 3033-9292

(67) 9.9823-9184

WWW.HOSPITALDOSOLHOSDOURADOS.COM.BR

EXAMES

CIRURGIAS

43


Uma empresa de sucesso se constrói com grandes parceiros; por isso, na terçafeira, 20/04, o Presidente da Hoya Vision Care Brasil esteve na Ótica Bela Center firmando seu compromisso de mais de 29 anos. A Hoya possui hoje, no Brasil, dois laboratórios da mais alta tecnologia existente no Japão e entrega todos os seus produtos com precisão total. Faça uma visita à Ótica Bela Center para saber mais sobre as lentes e ter a garantia de uma visão perfeita, com o melhor preço de Dourados.

44

R. Hayel Bon Faker, 2929 Centro, Dourados - MS Telefone: (67)3421-3690 (67)98449-3690


COLUNA

UMA BOA LEITURA by Companhia dos Livros

LUFE GOMES: ESPIRAL DE MUDANÇA O poder da transformação pessoal e profissional Fomos todos surpreendidos pela pandemia. Medo, restrições, perdas materiais e emocionais, tudo isso em um turbilhão que nos fez olhar com mais atenção para nós mesmos, nossas escolhas, nossas rotinas, resumindo, para quem somos. Muitos de nós confrontaram essa descoberta, o “quem somos” de hoje, com o “quem queríamos” ser, e perceberam que tinham sede de mudanças. Mas mudar nem sempre é fácil. Neste livro, leve e autobiográfico, Lufe se abre para o leitor e mostra como trabalhou cada aspecto das mudanças que queria para si, e como elas o tornaram uma pessoa melhor. O que você vai ler foi vivido na pele, experimentado na prática, intensamente, o próprio autor como cobaia, forçado a enfrentar todos os medos. Este livro vai conduzi-lo a uma intensa viagem de despertar pessoal e profissional. E sabe o que é mais surpreendente? O livro foi escrito há mais de uma década, mas estava guardado na gaveta, esperando a hora certa! Nada é por acaso. Ao decidir publicálo, Lufe passou pelo processo de releitura, e ficou impactado ao perceber que tudo o que escreveu dez anos antes, de fato, aconteceu na vida dele, simplesmente por ter seguido os ensinamentos que agora compartilha conosco. Boa leitura! Mantenham-se seguros, e na melhor companhia. Companhia dos Livros Livraria

Rua Hayel Bon Faker, 3646 Fone: 67 99606-8261

45


46

6767 3038-6044 | 67 99639-0363 3038-6044 | 67 99639-0363 RUA FIRMINO VIÊIRA MATOS, 1297 RUA FIRMINO VIÊIRA MATOS, 1297 VILA PROGRESSO | DOURADOS-MS VILA PROGRESSO | DOURADOS-MS INSTITUTOCORPUSMS INSTITUTOCORPUSMS CORPUSMEUSPA.COM.BR CORPUSMEUSPA.COM.BR


47


COLUNA

NOSSA CULTURA by Ricado Câmara

MANOEL DE BARROS E GUIMARÃES ROSA, O ENCONTRO. Um dos maiores mistérios da literatura brasileira envolve as encharcadas terras de Mato Grosso do Sul. Teria o escritor Guimarães Rosa encontrado Manoel de Barros de fato ou essa seria mais uma criação de nosso poeta maior? Muitos pesquisadores se debruçam para responder essa pergunta, mas até aqui só há hipóteses. A história é a seguinte: Em uma das viagens à Nhecolândia, precisamente em 1952, Manoel teria estado com o Rosa. Esse encontro foi relatado em revista de literatura e sempre foi objeto de interesse de literatos. A viagem de Rosa pela região deu origem a seu conto Um certo vaqueiro Mariano, que, para muitos, é o embrião de sua obra-prima, Grande Sertão Veredas. Sobre o episódio, o poeta falou na revista Bric-à-Brac em 1989. Com detalhes, comentou suas conversas e conselhos dados ao colega mineiro. Escreveu:

48

… vi poucas notas da viagem de Rosa ao Pantanal. Quis saber, ele, ainda, de meus receios sobre as confusões com o exótico. Falei, falei demais espichei. Dei a entender que se estava olhando o Pantanal só como uma coisa exótica. Um superficial para só se ver e bater chapa. Mesmo os que cantavam em prosa e verso ficavam enumerando bichos, carandás, aves, jacarés, seriemas; e que essa enumeração não transmite a essência do pantanal, porém só sua aparência. Havia o perigo de se afundar

no puro natural etc. Precisamos de um escritor como você, Rosa, para frear com a sua estética, com a sua linguagem calibrada, os excessos de natural. Temos que enlouquecer o nosso verbo, adoecêlo de nós, a ponto que esse verbo possa transfigurar a natureza. Humanizá-la. i Vários estudiosos acreditam que esse encontro teria sido um divisor de águas na trajetória dos dois escritores. Rosa publicara parte de seus relatos de viagem no Diário de Minas, em 1953. Na crônica, fala de lugares comuns na obra de Barros, como o Porto da Manga, o rio Paraguai. Diz Guimarães Rosa: Ao Pantanal Ou – de como se devassa o Éden. Igual a todo éden, aliás, além e cluso. Mesmo em Corumbá, primeiro ouvimos quem nos dissuadisse: - “À Nhecolândia? Aquilo não existe. É o dilúvio...” Mas existia, e se. Seu povo sendo rápido, exato, enfrenteiro. Um estava na cidade; pensada nossa viagem para a outra manhã, o nhecolandês tomou, de momento, um aviãozinho, e foi sobrevoar o Pôrto da Manga, onde, sob sinais, deixou cair, prêso a uma pedra, um bilhete, com o “plano” do itinerário. Desde aí, linha e linha, tudo se obedeceu.ii Nas anotações de Rosa, o universo de Barros. As linguagens irmãs do escritor mineiro e do poeta sul-mato-grossense se encontraram no ambiente e no modo de falar dos homens pantaneiros. Mas o contato físico entre os dois autores ficou

envolto em várias dúvidas e versões. Em vida, Manoel não falava mais do assunto. Dava uma risadinha, dissimulava e escapava das interrogações. Os amigos mais antigos afirmavam com certeza: uns diziam que o encontro aconteceu de fato; outros juravam ter ouvido pela boca do próprio poeta, que nunca existira. Quem poderia resolver a questão seria o irmão de Manoel, Abílio de Barros. Também escritor e fazendeiro. Quando procurado em 2019, o irmão caçula do poeta havia perdido muito da memória. Quem socorreu a dúvida foi Dona Carolina, esposa de Abílio, que, ao invés de esclarecer a situação, acrescentou um pouco mais de mistérios no enredo. Segundo ela, Guimarães Rosa em sua famosa viagem, vivera as situações relatadas por Manoel; mas, na verdade, tudo se passara com Abílio. Foi a ele que o escritor mineiro fizera todos os questionamentos para entender a paisagem e o homem pantaneiro. Manoel gostara muito da história contada pelo irmão e se apropriara dela. A conclusão de todo esse impasse é que o encontro aconteceu de fato. Se não foi de forma física, foi na linguagem, na imaginação. A prova é a contribuição recíproca que se vê na obra dos dois grandes escritores. Ademais, como diz o velho Manoel de Barros, “Tudo o que não invento é falso!”

¹ revista Bric-à-Brac. Nº 03, Brasília DF. Editores, Luis Turiba, João dos Reis Borges, Lúcia Miranda Leão e Luís Eduardo Resende. 1989 apud Um livro que surgiu de um encontro entre Guimarães Rosa e Manoel de Barros, Paulo Ribeiro, página web São Paulo Review. saopauloreview.com.br ² Rosa, João Guimarães, Ao Pantanal, apud Ave Palavra, Livraria José Olímpio Editora. 1970. pág. 170

Ricardo Pieretti Câmara, Doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona Presidente da Fundação Nelito Câmara


Escaneie o QRCode e faça já o seu pedido!

O nosso diferencial?

Chama-se Qualidade!

São 5 sabores em carreteiros! Criados pela casa Entre em contato e faça seu pedido (67) 99848-3373 @domcarreteirodelivery

49


MATÉRIA

ESPECIAL

A NUTRIÇÃO MODERNA TRAZENDO SUCESSO AO PACIENTE Nunca se ouviu falar tanto sobre nutrição como no último ano. Os hábitos da vida moderna, como, rotina de trabalho intensa, alimentação baseada em comidas industrializadas, atividade física sem regularidade ou não existente, estresse vêm aumentando cada vez mais os riscos de desenvolvermos doenças relacionadas aos hábitos errados.

Em tempo de pandemia, ficar em casa se tornou algo mais comum, e as saídas, sejam para reencontrar amigos ou fazer atividade física, ficaram cada vez mais escassas. Uma das alternativas que nosso corpo encontra para amenizar esses sintomas de estresse relacionados a maus hábitos gerais é a ingestão de alimentos mais calóricos.

fazer sua manutenção com mais frequência. A ingestão de alimentos saudáveis, uma boa suplementação de acordo com sua necessidade e a inclusão de hábitos como boas noites de sono, atividade física regular, tem um grande impacto no bom funcionamento do corpo.

Uma boa orientação durante a avaliação nutricional O excesso de peso se tornou algo comum na população do paciente facilita a ele manter esta constância dos mundial, gerando reflexos de saúde pública como aumento hábitos saudáveis. O profissional deve, além de tudo, de casos de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e até praticar principalmente a empatia, colocar-se no lugar do paciente e saber das dificuldades, 50 mesmo câncer. dos hábitos e, principalmente, das A nutrição é tratar o corpo de dentro para deficiências nutricionais, para que seja fora, ingerindo nutrientes necessários para Em que a Nutrição elaborado o melhor e exclusivo plano que o corpo tenha um equilíbrio interno e pode contribuir alimentar para a otimização de seus desenvolva suas atividades de forma eficiente. para que tenhamos resultados. Podemos comparar nosso corpo com um qualidade de vida? caminhão, que foi projetado para carregar Como meus pacientes buscam um EM TUDO. 10 toneladas, mas que, com o tempo, vamos resultado definitivo, procuro sempre adicionando quilos e ele, por ter uma força a a melhor estratégia individualizada mais, acaba levando. Porém, com o tempo, este a fim de que eles, após o término do motor começa a apresentar problemas devido ao excesso tratamento, mantenham a boa saúde e alcancem com de carga que foi levando; é quando se torna necessário sucesso o estado corporal desejado.

Amanda Guimarães

Dr. Shape Campo Grande: Shopping Norte Sul Campo Grande Dr. Shape Dourados: Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2185, Centro Amanda Guimarães @drshapedourados @drshapecampogrande


COLUNA

Com Saúde e Beleza By Luiz Pablos

SER FISIOTERAPEUTA É TER NAS MÃOS A ESPERANÇA QUE MOVIMENTA A VIDA Nos dias de hoje, uma das coisas mais importantes de que precisamos para sobreviver, que nos faz levantar da cama e esperar que tudo isso melhore, é ter esperança. Esperança de que o mundo, nossa mente e corpo irão se curar, de que as guerras irão cessar e de que o amor e a coragem irão prosperar. Assim como o mundo, nosso corpo nunca para. Precisamos sempre cuidar da nossa saúde e buscar maneiras de manter nosso corpo e mente em movimento, mesmo com dificuldades.

um tratamento fisioterapêutico tem na vida de uma pessoa. Nós não desistimos. Para a fisioterapia, a palavra desistir não existe. Para todo paciente, o tratamento traz a esperança da recuperação e de descobrir uma nova vida, na qual é possível esperar por dias bons, confortáveis e com o alívio das dores que impedem a alegria de viver. A cada amanhecer, a esperança de melhorar nasce junto. A fisioterapia nunca desampara. Ela é a arte de devolver a vida e a vontade de viver às pessoas.

A fisioterapia é uma grande mestre em devolver a esperança para as pessoas. Pois, além de ajudar a prevenir dificuldades que poderíamos ter com o nosso corpo, a fisioterapia reabilita, devolve o movimento e a energia necessários para acordarmos de manhã e lutarmos por um dia melhor, com muito mais força. Independentemente das limitações físicas ou fases da vida, a fisioterapia está ali, pronta para ajudar. É uma companheira que traz resiliência e dá a vontade de viver para as pessoas. 51

A fisioterapia planta a esperança nas pessoas, até mesmo em pacientes de cama ou com dores crônicas, ela proporciona uma qualidade de vida diária, focada nos cuidados e perseverança. Eu, como fisioterapeuta e com tanto amor pela minha profissão, sou consciente da importância que

Luiz Pablos - Fisioterapeuta (67) - 9 9302 - 2176 @luizpablosfisio

Pro Fitness Academia Dourados - Av.: Weimar Gonçalves Torres, 1345 - Sala 01. Rio Brilhante - Rua Professora Etelvina Vasconcelos 919, Centro (ao lado da previdência social).


52


53


Tratamento corporal

Seja bem-vindo a uma nova realidade dos tratamentos corporais. Protocolos e tecnologias que, aliados a um estilo de vida saudável, buscam proporcionar mais equilíbrio entre saúde, beleza e bem-estar.

Existem procedimentos estéticos que, associados aos bons hábitos alimentares e a exercícios físicos, podem ajudar a melhorar os contornos corporais, tratando a gordura localizada, melhorando a textura da pele e a flacidez, além de promover hipertrofia muscular. Podem ser tratadas, também, as estrias e a celulite. CM SLIM® O CMSlim® é um aparelho que utiliza a tecnologia HIEMT® (High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer), na qual um campo eletromagnético gerado através de ímãs promove contrações musculares supra máximas, que atuam no desenvolvimento muscular, através do

54

aumento do número e do volume das fibras musculares. Pode, ainda, atuar na gordura e melhorar o contorno corporal. Pode ser realizado no abdome, glúteos, coxas, panturrilhas, bíceps e tríceps. É uma revolução quando se trata de treinamento personalizado – cada pessoa possui suas particularidades e precisa adequar seu treinamento através dos programas exclusivos. Cada programa tem a duração de 30 minutos e é dividido em diferentes etapas: alongamento, aquecimento, série de exercícios e relaxamento, como se fosse um treino completo na academia.


O protocolo inicial com o CMSlim conta com 8 sessões de 30 minutos, que podem ser realizadas de 2 a 3 vezes por semana, com intervalo de 48 horas entre as sessões. Inclusive, pode ser combinado também com outros tratamentos e tecnologias, como por exemplo, drenagem linfática manual e criofrequência. A tecnologia é extremamente versátil, indicada para aumentar a performance de atletas, ajudar quem está no início das atividades físicas, reabilitar, auxiliar na postura e no equilíbrio.

postural, podendo aliviar dores de coluna ocasionadas por má-postura. Em idosos e pessoas com sarcopenia (redução da massa muscular do corpo), este aparelho pode contribuir para a reabilitação e desenvolvimento dos grupos musculares mais importantes. Em pacientes obesos ou com sobrepeso, também o ganho de massa muscular auxilia na perda de gordura, porque o tecido muscular tem maior gasto energético do que o tecido adiposo, aumentando o gasto energético basal. Essa tecnologia pode, também, auxiliar no tratamento da diástase do músculo reto-abdominal, que ocorre frequentemente após gestações e contribui para o aspecto globoso e de flacidez do abdome. ULTHERA® - HIFU (high intensity foccused Ultrasound). O Ulthera® tem tecnologia de ultrassom que aquece as camadas mais profundas da pele até 4,5mm, no lugar exato para estimular a formação de colágeno, retardar a flacidez e melhorar a elasticidade da pele. Ao contrário de lasers, que penetram na pele de fora para dentro, o Ulthera ® ignora a superfície da pele e age especificamente nos tecidos profundos estruturais da pele. Usando a tecnologia de ultrassom, Ulthera realmente funciona de dentro para fora, para sustentar e tonificar a pele de forma não invasiva.

O desenvolvimento da musculatura do abdome e dos glúteos, que fazem parte dos músculos do “core” (musculatura de sustentação do corpo), melhora o tônus

Pode ser aplicado no interno dos braços, coxas e abdome, tratando a flacidez e a celulite.

55


BHS 156 FULL® O BHS 156 FULL® é um equipamento que alia a Radiofrequência, Criofrequência e a Ultracavitação de alta frequência (2,9 MHz, a 55 watts). A CRIOFREQUÊNCIA © é uma terapia exclusiva desenvolvida pelo Departamento Médico da BODY HEALTH e é a única que age através da sinergia do frio de até -10 graus e 1.050 watts de onda eletromagnética. É a evolução da radiofrequência, já que apresenta mais potência que uma radiofrequência convencional. Sua tecnologia apresenta uma ponteira ultra gelada, que resfria a pele a menos 10 graus enquanto o calor da Radiofrequência atinge as camadas mais profundas da pele estimulando a formação de novas fibras de colágeno e elastina e a quebra da gordura. Essa nova tecnologia produz vários choques térmicos, proporcionado uma tensão instantânea da pele levando a resultados contra a flacidez e gordura em menos tempo.

Gordura localizada: a intradermoterapia se apresenta como uma opção terapêutica, levando ativos capazes de combater diretamente as células gordurosas nas regiões de acúmulo de gordura. Para um resultado eficiente, contudo, é preciso que a avaliação seja feita por um médico, capaz de analisar o paciente de forma integrada e em toda sua complexidade fisiológica, prescrevendo o protocolo de tratamento mais adequado, que resulte em melhora na estética e na saúde. No tratamento do abdome, por exemplo, podemos abordar: A flacidez cutânea, utilizando bioestimuladores de colágeno como ácido poli-l-láctico (Sculptra®) e hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e tecnologias como a criofrequência e o ultrassom microfocado (Ulthera®).

Essa terapia é indicada para as pessoas que desejam eliminar gordura localizada, flacidez corporal, e celulite. Não raro o procedimento é eficaz para o tratamento destas necessidades simultaneamente.

A gordura localizada, utilizando a tecnologia de criofrequência e a intradermoterapia com a aplicação de ácido desoxicólico.

ESTIMULADORES DE COLÁGENO (SCULPTRA®, RADIESSE®)

A flacidez muscular, utilizando a tecnologia de campo eletromagnético (HI-EMT®) do CMSlim®.

Uma vez aplicados corretamente na região a ser tratada, os estimuladores de colágeno agem estimulando a proliferação de fibroblastos (as células estruturais básicas da derme, responsáveis pela produção de colágeno pelo organismo), diminuindo significativamente a flacidez.

Nos glúteos e coxas, observamos com CM Slim®, além da melhora funcional, tendência ao levantamento do bumbum, pela hipertrofia muscular, contribuindo na melhora estética da flacidez. Podem ser obtidos resultados melhores quando são associados os bioestimuladores de colágeno. A celulite pode ser tratada com a associação de técnicas como, bioestimuladores de colágeno, CM Slim® intradermoterapia, preenchimento e criofrequência.

No corpo, pode ser utilizado para melhorar a flacidez e a celulite na região das coxas, glúteos e abdome (após emagrecimento, parto ou após lipoaspiração, por exemplo) e também na parte interna dos braços (o famoso “tchauzinho”).

56

estímulo da produção de colágeno e de novas fibras de sustentação pela pele.

INTRADERMOTERAPIA O conceito de intradermoterapia consiste na infiltração de medicamentos na derme ou no tecido subcutâneo (camada profunda da pele), por intermédio de uma agulha muito fina e delicada. O principal objetivo do método, que teve origem na França, é proporcionar uma alta concentração de fármacos de eficiência comprovada, diretamente nas zonas que se deseja tratar. Tratamento da celulite: com a intradermoterapia, os medicamentos injetados na região irão agir diretamente nessas células inflamadas, melhorando significativamente o seu aspecto. Tratamento da Flacidez: a combinação de medicamentos injetados nas regiões afetadas visa ao

Nos braços, o CMSlim®, pela hipertrofia do bíceps e tríceps, além do ganho funcional e melhor definição muscular, observamos melhora da flacidez. Podem ser obtidos resultados melhores quando são associados os bioestimuladores de colágeno e Ulthera®. Nas panturrilhas, observamos melhora funcional e maior definição muscular com o CMSlim®.


O CMSlim é o estimulador muscular mais avançado e intenso do mercado.

A REVOLUÇÃO NOS TRATAMENTOS CORPORAIS

57

DRA. CRISTIANE F. D. M. CAETANO MÉDICA - CRM-MS 6019 | DIRETORA TÉCNICA - RQE 4514

67 3423-2103 www.institutoidepe.com.br

idepems

idepedermatologista

Rua Hilda Bergo Duarte, 1226 - Dourados/MS


MATÉRIA

ESPECIAL por Mirian Névola

A esperança no Agronegócio Como o setor tem impulsionado a economia do país em tempos de crise

58


Do campo vêm bons ventos! Do campo vêm boas notícias! Do campo vem esperança! Em meio à pandemia, o agronegócio não parou e conseguiu manter a economia do país ativa e com bons índices de crescimento. Em geração de empregos, teve o melhor resultado dos últimos 10 anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

4 milhões de hectares. “O agronegócio é extremamente importante para a economia. Não tem como parar, pois lida com ser vivo, então não tem lockdown. É um sustentáculo para o nosso país; por isso as perspectivas para o setor são muito favoráveis. Além das pesquisas avançando fortemente, há muito investimento”, avalia Angelo Ximenes.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisou os dados do Caged e ressaltou que os bons resultados revelam o dinamismo do setor em 2020. “Apesar da alta dos custos de produção, tem demonstrado resiliência frente à crise”, afirma a entidade. O setor também seguiu exportando para cerca de 170 países. Em Mato Grosso do Sul, a agricultura não para de crescer. Já são 3,7 milhões de hectares em produção de grãos. E a perspectiva é que aumente ainda mais, pois municípios que eram tradicionais em pecuária estão migrando para soja e milho. O presidente do Sindicato Rural de Dourados acredita que, até o próximo ano, o Estado alcance

59

Ângelo Ximenes - Agrônomo e Presidente do sindicato rural de Dourados.


Exemplo do avanço no setor rural é a Coamo, que, desde 2004, vem realizando grandes investimentos aqui em Mato Grosso do Sul. São 14 Unidades no Estado, nas regiões de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Itaporã, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Itaporã, no atendimento aos mais de 3.200 cooperados. Agora, adquiriu mais uma estrutura. “O planejamento estratégico é bemestruturado na Coamo e vem sendo responsável pela implantação bemsucedida de vários projetos e benefícios”, afirma o presidente Executivo da cooperativa, Airton Galinari. A Coamo Agroindustrial Cooperativa está produzindo farelo, óleo bruto e óleo refinado de soja também em Dourados, no Mato Grosso do Sul, em duas novas

60

Airton Galinari - Presidente Executivo da Cooperativa

e modernas indústrias de processamento de soja e refino de óleo de soja, e agregar valor à produção dos associados. As novas indústrias de óleo e refinaria de óleo de soja foram construídas à margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó, com investimento superior a R$ 780 milhões e capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas. “Com as indústrias de Dourados, somadas aos outros dois parques industriais, a Coamo ampliou a capacidade de processamento de soja para 8.000 toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado”, informa o engenheiro químico Divaldo Correa, superintendente industrial da Coamo.


61


COLUNA

Com a chef By Daniele Francisconi

PLANT BASED: ALIMENTAÇÃO BASEADA EM VEGETAIS A recomendação deste tipo de alimentação é realizar refeições que contenham ingredientes frescos, ou seja, mais vegetais e alimentos minimamente processados e corte total dos industrializados. Ela é uma forma inteligente de se nutrir e de viver de forma mais sustentável. Afinal, os alimentos de origem vegetal são riquíssimos em nutrientes e elementos fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e causam um impacto mais positivo no meio ambiente.

Foi feito um estudo recente ao redor do mundo em algumas regiões onde pessoas longevas vivem mais de 100 anos e são muito saudáveis. Cientistas, antropólogos e médicos descobriram algumas coisas em comum entre essas pessoas, que as ajudam a obter saúde abundante e longevidade. Além de praticar o movimento consciente e diário com o corpo, ter uma atitude positiva em relação à vida, valorizar os momentos entre família e amigos e ter fé, essas pessoas têm como base alimentar

As fibras e água existentes nesses alimentos fazem a

consumir alimentos de origem vegetal em maior quantidade. Elas consomem: verduras, feijões e lentilhas (leguminosas), castanhas, nozes, sementes, grãos, chás de ervas. Algumas regiões consomem pouquíssima quantidade de alimentos de origem animal como leite e derivados e peixes. Ou seja, se queremos construir uma saúde abundante, uma vida com mais significado, disposição e energia, precisamos começar a consumir mais alimentos de origem vegetal e nos inspirar nessas pessoas que sabem como viver a vida de forma saudável.

faxina necessária no nosso organismo para ajudá-lo a desintoxicar, além de nos hidratar. Se pararmos para 62 pensar, veremos que muitas doenças hoje se devem à falta de fibras na dieta, o que gera prisão de ventre, câncer no intestino, intoxicação. Devem-se, também, à desidratação (baixo consumo de água e alimentos ricos em água), que causa muitos desconfortos, como dores de cabeça, enxaquecas, letargia, falta de clareza mental, etc.

R. João Rosa Góes, 958 - Centro, Dourados - MS, 79804-020 Fone (67) 3038-5008 restaurantefeitoamao

(67) 9 9972-9277


COLUNA

Seu pet também by Kyara Marques

O PAPEL ESSENCIAL DOS PETS DURANTE A PANDEMIA Que os amigos de quatro patas são maravilhosos, a gente já sabe; o que não imaginávamos é que eles seriam aliados poderosos em tempos de Covid-19. Em pesquisa recente, na Espanha, dados destacam a importância do vínculo entre as pessoas e seus animais de estimação. O estudo foi publicado na Journal of Veterinary Behaviour e aponta que os bichanos trazem benefício para a saúde emocional, mental e física.

pesquisa, reflete que “mais uma vez, os animais estavam lá cumprindo seu papel, mas as pessoas tinham uma tarefa pendente: entendê-los melhor”. E você, está cuidando do seu melhor amigo? Dê atenção ao seu bichinho, ele é leal e precisa de atenção.

Essa conexão entre os pets e seus tutores são doses diárias de afeto e esperança. Letícia Braga, acadêmica de Nutrição, conta que cuidar dos seus bichos proporciona alegria e vida. “Eles foram e são essenciais nessa pandemia, cuidar deles me faz muito bem”, divide. Mariana Gedro, publicitária, descreve como essencial a relação com os pets, “Perigo e Camomila, meus dois cachorros (adotados durante a pandemia) me ajudaram muito. Nesses meses, a gente sente essa energia tão densa pairando no ar. Eles, de alguma forma, aliviam isso”, relata Gedro. Renisson Baronceli, psicólogo, explica que a presença de um animal é um aconchego para a saúde mental. “Os benefícios são inúmeros, desde a companhia, que é uma aliada contra a solidão, até a melhora em quadros depressivos”, explica. Baronceli também lembra que é natural do ser humano o sentimento de querer cuidar. “Quando assumimos o papel de cuidador dos nossos pets, amenizamos essa vulnerabilidade, essa impotência diante da pandemia, porque podemos sentir que protegemos algo”, esclarece. Jaume Fatjó, diretor da cátedra Fundação Affinity Animais e Saúde e um dos responsáveis pela

Kyara Marques Onda Formação Bacharel em Administração de Empresas, Farmacêutica, pós-graduação em Oncologia Multidisciplinar

63

Foto: Assessoria

Av. Marcelino Píres, 4130- Jardim Caramuru, Dourados MS Fone: (67) 3033-1233 Kyara Marques Onishi

kyaraonishi


64


65


COLUNA

Celebrar

O AGRO by Ângelo Ximenes

A ESPERANÇA VEM DO CAMPO “A esperança é o sonho do homem acordado” (Aristóteles). Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. Como falar de esperança neste período de pandemia? A busca pela esperança, em tempo de pandemia, é um grande desafio para a população mundial, que busca caminhos para manter a luz do sentimento vivo para, assim, superar a crise que surpreendeu o século XXI. O véu de incertezas que cobre o mundo é como a letra de uma canção, que diz: “Quando estou em alto mar e as ondas vêm me agitar, a minha fé começa a fraquejar... só preciso esperar a tempestade acalmar”. O dinamismo da esperança está presente no mais profundo de cada ser humano. Há exatamente um ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como pandemia e, com isso, depois de meses de caos e esforços, os países se organizaram para enfrentar a doença que mudou a convivência social. Com ela, vieram as recomendações de distanciamento, limpeza de superfícies e uso de máscaras, que se tornaram as principais medidas de prevenção. A esperança é, em tempos de crise e sempre, o guia que irá nos nortear. No caso da pandemia, a esperança é o sentimento que ajuda a criar alternativas, encontrar saídas e nos impulsiona a nos reorganizarmos como sociedade e como indivíduos. Por isso, é muito importante que ela nos leve mais em direção a uma mudança, do que à resignação e ao conformismo. Nossa esperança também tem vindo do campo, que todos os dias continua a produzir alimentos de qualidade para a população. O agro 66 é a prova de que, com coragem, força e foco, vamos superar tudo isso e as coisas que desejamos vão acontecer. Este momento de pandemia mostrou que, se o Brasil tem um produto mundial, esse produto é o agro, portanto, é nesse sentido que devemos centrar nosso esforço. Eu creio que o caminho para seguirmos no período pós-pandemia seja este: nos posicionarmos cada vez mais como um fornecedor global de alimentos, de biocombustíveis e de outros produtos agro, como o papel e a celulose e outras cadeias produtivas em que o Brasil é extremamente competitivo, como a soja e o milho.

Ângelo Ximenes Engenheiro Agrônomo e sócio proprietário da Coperplan Presidente do Sindicato Rural de Dourados Diretor-Administrativo da Mútua/MS


COLUNA

Celebrou

INAUGURAÇÃO DA GROWVE No último sábado, 17/04, foi inaugurada, em Dourados, a Growve, um novo conceito de café cuja missão é nutrir com excelência o corpo e o espírito humano, oferecendo uma experiência gastronômica por meio de produtos de qualidade, sustentáveis e em um local aconchegante e acolhedor. O nome “Growve” deriva de duas palavras da língua inglesa - “grown” que significa crescer, desenvolver-se e “grove” significa bosque - que nada mais é do que a transição de floresta para planícies. A ideia da junção dessas duas palavras é representar essa transição de vida, para uma vida mais saudável, respeitando o eu corpo e suas devidas necessidades. “O espaço também é pensado para que possamos utilizá-lo para trabalhar, estudar, para quem quer vir tomar um cafezinho e já realizar uma reunião, por isso contamos com um espaço acolhedor.” O cardápio é todo pensado neste propósito, com receitas desenvolvidas pela empresa, com a realização de muitos testes. Há diversas opções sem lactose, veganas, e todas elas são livres de glúten. “O mais importante, gostaríamos de cuidar de você, como ser humano em todos os quesitos: na saúde, como corpo, mente e alma. Por isso, nossos produtos são saudáveis e maravilhosos. Quem experimenta se apaixona”, afirma Mariana Ximenes.

67


A

Conheça histórias de quem lutou para vencer a Covid-19.

68

ESTÁ VIVA!

por Miriam Névola


“Nunca desistir” “Você é a prova de que nunca devemos desistir de ninguém na UTI”, foi a frase que um médico disse após encontrar Denis Levatti. Em janeiro de 2021, durante uma viagem para o Nordeste, teve o primeiro sintoma, mas não se deu conta de que poderia ser Covid-19. “Sentia muitas náuseas, mas esse não é um sintoma que falam muito de quem está com Covid, então não imaginei que pudesse ser”, conta Denis.

Denis é gerente de marketing, muito organizado e planejado. A confusão mental o deixou com a sensação de estar perdido. Precisou colocar tudo no papel. Na agenda do mês de fevereiro, está escrito algo, como “lutando pela vida”. Essa entrevista foi feita em março, quando Denis estava no início da recuperação. Fisioterapia, filmes, livros e xadrez eram seus maiores aliados para conseguir voltar à vida normal.

Na volta para Dourados, no avião, a situação se agravou, desmaiou. Fez o teste, deu positivo, voltou para casa, continuou passando mal. Quando chegou ao hospital, o pulmão já estava 50% tomado. Internou. Ficou 35 dias no hospital, 15 deles intubado na UTI. “Tudo isso que estou te contando, não lembro. Foi minha esposa que relatou. É algo muito louco porque não lembro, não parece que aconteceu e, ao mesmo tempo, sei que aconteceu, sei que foi muito grave”, relata. Nas páginas do mês de fevereiro Denis escreveu: “Lutando pela vida”

Em plena recuperação, Denis enxerga o lado bom disso tudo. “Não tenho morbidades. Não aquelas que todos dizem. Mas percebi que o que me enfraqueceu foi a estafa. Estava cansado, o corpo estava no limite devido a muito trabalho. Perdi o controle da minha vida. Dei mais espaço pro trabalho do que eu deveria, deixei os afazeres tomarem conta de mim e da minha família. Hoje enxergo que estava errado. Agora a dinâmica mudou. Minha família em primeiro lugar. Voltei a trabalhar; o trabalho é importante pra mim, senão piro, mas cada uma com suas devidas proporções”, avalia. Denis ficou entre a vida a morte. A esposa e o filho também contraíram a doença; porém, sem maiores complicações. As notícias só vinham por telefone. “Foram longos dias de angústia; então eu demorei para entender como era a dinâmica das notícias. Inicialmente me avisaram que elas viriam por telefone e somente uma vez ao dia. E era pra aguardar em casa, mas não disseram a que horas seria. Não podia visitar; então imagine como fiquei”, conta a esposa Ana dos Santos. Mas a boa notícia chegou! Denis foi curado e voltou para casa. Porém, quem tem COVID-19 sabe que não é tão simples assim. “Eu acho que se fala pouco do pós-Covid e isso é muito grave. Eu tive sequelas que estou tratando. Precisei usar cadeira de rodas. Fiquei com confusão mental. Tive pesadelos durante muitas noites”, enfatiza.

Denis é uma das provas de que é possível ter esperança. “Eu fiz as pazes com Deus. Enquanto eu estava internado, existiam amigos fazendo campanhas de oração pela minha vida. De alguma forma eu sentia que tinha algo maior cuidando de mim. Esse alguém tenho certeza de que é Jesus Cristo”. Agora ele dá valor a coisas simples, como andar de bicicleta. “Foi uma experiência única, peguei a bicicleta do meu filho, saí andando e sentindo o vento no rosto. Tudo isso me torna grato. Sou grato a Deus e, principalmente, à minha esposa, Ana; essa mulher enfrentou tudo por mim. Ela também estava com Covid, mas estava cuidando de mim. Também preciso agradecer à empresa onde trabalho. No fim de 2020, troquei de emprego e deixei para formalizar o vínculo no início do ano. Ou seja, não tinha nada assinado, nenhum compromisso formal. Mesmo assim, a empresa assumiu todas as responsabilidades da minha internação e tratamento. Isso me faz acreditar que tem pessoas boas, que há esperança”, finaliza.

69


“Sou um milagre” “Os médicos disseram que sou um milagre”, conta Andrea Pagnoncelli, que ficou 52 dias no hospital, sendo 40 dias na UTI, por conta da Covid-19. “No início, não percebi o que era; senti dor de cabeça, mas, como tenho enxaqueca, pensei que era isso. Depois vieram vômitos, alteração de paladar, mas segui minha vida normalmente. Foi só quando eu estava no pilates, que não tinha força para fazer exercícios e começou a me dar falta de ar, que procurei o hospital”, lembra.

Chegando lá, testou positivo e estava com 30% do pulmão tomado. Internou em hospital particular de Dourados, mas o caso agravou e não tinha vaga em UTI. “Para o nosso desespero, não tinha UTI disponível aqui na cidade; então resolvemos ir para São Paulo. Foi uma luta conseguir vaga naquele dia e fazer a remoção via aérea.”

70

Andrea passou Natal, aniversário do marido e ano novo internada. “Eu estava apagada, não lembro de nada. É uma doença traiçoeira, porque não tenho nenhuma morbidade. Foi se agravando muito rápido e tive Tromboembolismo Pulmonar. Tive duas paradas cardíacas e tiveram que fazer um procedimento superinvasivo, chamado ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea)”. Os médicos disseram para a família que, de cada 10 pessoas que passam por esse procedimento, apenas duas sobrevivem. “Eu sou um milagre. Só tenho a agradecer a Deus e à Nossa Senhora, que nunca desampara. Estou tendo uma ótima recuperação. Também agradeço a meu marido, que não desgrudou de mim durante toda essa batalha, nos piores momentos. Sou muito sortuda de tê-lo em minha vida. À minha família, que em nenhum momento deixou de acreditar em minha recuperação. A fé e a esperança foram maiores”, conclui Andrea.


“Bênçãos para todos” “Minha vó tem 94 anos e a Covid pouco mais de um ano. Quem você acha que se saiu melhor nessa?”, postou Andreia Deus, neta de Benedita de Paula Marim. Mas Benedita quer que a gente coloque aqui na revista o nome de que ela gosta, como sempre foi chamada, então vamos lá. Essa é a história da Dona Nega, de 94 anos, que contraiu o Coronavírus em dezembro de 2020, mas foi curada.

A idosa de 94 anos esqueceu-se de muitas coisas. Mas a frase que costuma falar desde moça não saiu da memória: “Bênçãos para todos os que são meus. Bênçãos para todos”.

Ela mora em Eldorado, cidade do extremo sul de Mato Grosso do Sul, mas foi internada em Dourados. Foram 12 dias no hospital. Os pulmões estavam 72% tomados. Os médicos avisaram que, no dia seguinte, teria que ir para a UTI caso não reagisse às medicações. O dia amanheceu e Dona Nega estava melhor. Houve sequela pós-Covid na memória recente. Está confusa e esquece muitas coisas. Mas o curioso é que melhorou em outro aspecto. A idosa tinha dificuldades para andar. Depois da doença, está caminhando normalmente, sem ajuda. Mesmo com a idade avançada, Dona Nega, que sempre foi uma mulher forte e ativa, faz questão de continuar com suas tarefas como lavar e pendurar a própria roupa.

71

Dona Nega também é exemplo de esperança no quesito “vacina”. Já tomou as duas doses e pretende viver muito. O filho, Anestardo de Paula, com quem ela mora, brinca: “Acho que o céu esqueceu da senhora”, ela responde: “Tomara que esqueça por muito tempo”.

É com essa frase que concluímos essa reportagem. Na esperança de dias melhores e de “bênçãos para todos”.


COLUNA

Com Saúde e Beleza by Dr. Antonio Passoni

SISTEMA IMUNOLÓGICO E O CORONAVÍRUS Em época de pandemia, além dos cuidados de higiene, do uso de álcool em gel nas mãos, uso de máscara, não tocar olhos, nariz e boca, não compartilhar objetos e manter a distância entre as pessoas, existem também certos cuidados para melhorar nossa imunidade: Dietas equilibradas melhoram sua imunidade, aumentam sua disposição e o ajudam a dormir melhor. Abuse de legumes e folhas, maneire nos pães, arroz, massas, evite doces, refrigerantes, álcool, comidas gordurosas e frituras. Lembre-se, comer BEM não significa comer MUITO. Probióticos como iogurte, Yakult e Kefir melhoram o funcionamento intestinal favorecendo a absorção de nutrientes. Algumas vitaminas e minerais são muito importantes para melhorar nossa imunidade. Veja alguns exemplos:

VITAMINA C:

VITAMINA D:

ZINCO:

Atua como um poderoso antioxidante e protege contra os danos induzidos pelo estresse oxidativo.

Uma boa parte das pessoas tem deficiência de vitamina D. Uma ótima maneira de adquirir esta vitamina é a exposição ao sol; porém, para quem já está com deficiência, deverá ser feita uma complementação oral prescrita pelo médico. 

É um componente vital para nosso sistema imune. Sua deficiência torna a pessoa mais suscetível a infecções virais.

Fontes: brócolis, couve, caju, goiaba, mamão, manga, acerola, kiwi e abacaxi.

Fontes: carnes, peixes e frutos do mar, ovo, leite, fígado e queijos.

Fontes: carnes vermelhas, ostras, semente de abóbora e girassol, leguminosas, como feijão e lentilha, oleaginosas, como amêndoa, amendoim, castanha do Pará, castanha de caju e gérmen de trigo. 

FIQUE HIDRATADO: beba de 8 a 10 copos de água todos os dias. A hidratação ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

72

NÃO COMPROMETA SEU SONO: um sono restaurador de 7 a 8 horas é a melhor maneira de ajudar seu corpo a aumentar a imunidade.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS: fazer exercícios regularmente aumenta sua imunidade. Comece com 30 minutos e vá aumentando conforme melhorar sua resistência. Enquanto a batalha contra a pandemia da Covid-19 é travada por nossos profissionais de saúde, devemos fazer a nossa parte, limitando nossa exposição ao vírus, permanecendo em casa, distanciando-nos socialmente, comendo de forma saudável, hidratando-nos e seguindo o protocolo básico de higiene. Lembrando que essas dicas não combatem o vírus, elas melhoram nosso sistema imune. Qualquer sintoma, procure seu médico de confiança. 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: ajpnutricionista@gmail.com Antonio Passoni - CRN 11585

Celular: (67) 9 8167 - 0880


COLUNA

Fit by Joane Demamann

BOLO FIT DE IOGURTE, BORA FAZER!

Bata no liquidificador: Misture em uma vasilha: 1 copo de iogurte natural 200ml; 1/2 copo de óleo de coco ou de girassol; 3 ovos grandes; 1 e 1/2 copo de farinha de trigo integral ou de aveia; 1 xícara de adoçante culinário ou açúcar mascavo.

Modo de Preparo: Bata bem. Por último, acrescente uma colher (de sopa) de fermento em pó e misture. Unte uma forma com manteiga e polvilhe eritritol, ou o adoçante em pó que preferir, e canela. Despeje a massa do bolo e leve para assar em forno a 180 graus por cerca

73

de 40 minutos. Se quiser incrementar, coloque pedaços de goiabada diet antes de assar.

FICA DIVINOOOO... Olá! Sou Joane Demamann, blogger por acaso, empresária, dona de casa, mãe com muito amor; mas escolhi como profissão ser chef de cozinha, ou melhor, cozinheira mesmo! O que me levou a ter esse estilo de vida foi a paixão por musculação e alimentação, o que, consequentemente, me abriu portas para diversas parcerias, patrocínios e influências no mundo digital... E, unindo o útil ao agradável, ministro cursos de culinária fit e tenho uma produção de comidinhas e delícias saudáveis. joanedemamann

tanquinhofitalimentossaudaveis

Tanquinho Fit


74


75


COLUNA

Bita

CURIOSIDADES SOBRE PERFUMES Com origem no Egito, os perfumes foram criados, mais ou menos, no ano 2000 a.C. Desde o início, foram um símbolo de prestígio e eram usados pelos faraós. Muitos anos depois, o perfume ficou conhecido na Europa, durante o Renascimento, e assim nos acompanha até hoje. Nesta edição, quero compartilhar um pouco sobre a ligação entre perfumes e moda.

Perfumes e marcas O primeiro perfume ligado a uma marca de moda foi feito por Paul Poiret, costureiro francês que fez fama no início século XX. Em 1911, Poiret criou a linha de perfumes Rosine, homenageando o nome de sua filha mais velha. A marca produziu várias fragrâncias, todas vendidas em frascos e caixas cheios de estilo, cores e texturas.

Alta Costura

76

O importantíssimo Chanel Nº 5

Para uma marca ser considerada membro permanente da Haute Couture, ela precisa atender a alguns pré-requisitos e, entre eles, está ter um perfume com seu nome. Alguns exemplos: Chanel Nº 5 de Chanel, Miss Dior de Dior, Classique de Jean Paul Gaultier, L’Interdit de Givenchy e Réplica de Maison Margiela.

Uma década depois do primeiro lançamento da linha Rosine, de Poiret, Coco Chanel apresentou ao público o perfume que se tornaria o mais famoso do mundo: Chanel Nº 5. O nome foi escolhido sem grandes pretensões, a amostra escolhida para comercialização era a número cinco. A fragrância se tornou a preferida de Marilyn Monroe e obra de Andy Warhol. Foi o primeiro perfume a ser anunciado no intervalo do Super Bowl e a ter um homem estrelando sua campanha (levando em conta que é um perfume feminino). Um ponto interessante é que, desde a criação, seu frasco teve mínimas alterações.

Gostou das curiosidades? Saiba mais sobre História da Moda no meu Instagram @bitaconci


COLUNA

SEU ESTILO by Due Multimarcas

COMO TER UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE Organize seu guarda-roupa de modo que você visualize facilmente tudo que tem. Faça um limpa, prove tudo e separe o que precisa de um conserto, o que vai para doação e a famosa roupa que você não usa mas tem dó de se desfazer dela. Só coloque de volta o que está te servindo e que você realmente usa. Você vai se surpreender com a quantidade de roupas que vão ficar de fora.

Prove, analise e, se possível, fotografe. Aí vem a parte talvez dolorosa; mas, na verdade, libertadora para que você consiga se vestir bem e ter um guarda-roupa inteligente. Selecione 05 peças, de todas as que você não consegue se desfazer, para voltar para o armário; as outras, doe ou venda. Acredite, você não vai usar e estão te impedindo de visualizar o que você já tem e te fazendo comprar peças que não se encaixam. Uma dica para que você consiga selecionar o que volta e o que vai embora é fazer um desafio diário de usar as peças que estão sempre paradas; as que você não conseguir encaixar na semana toda são as que precisam ir embora. Tchau, tchau para elas.

77

Coloque somente uma peça por cabide. Quanto mais peças estiverem penduradas, maior a visualização. Deixe as gavetas para roupas de ficar em casa, pijamas, roupas íntimas e o que não pode ser pendurado no cabide, como tricôs e roupas de malha, pesadas, que podem deformar. Tudo limpo, organizado e de fácil visualização? Então crie uma lista daquilo que precisa, em ordem de prioridade, e, quando for às compras, questione-se: “Essa peça combina com aquilo que já tenho? Onde vou usar? Eu amei?”

@duemultimarcas Endereço: Toshinobu Katayama 1322 Sala A, Dourados - MS Fone: (67) 99681-8682


MATÉRIA

ESPECIAL

A ESPERANÇA QUE NASCE DA FÉ Texto por: Pe. Fernando Lorenz

Num tempo em que passamos por tantas dificuldades, somos chamados a refletir sobre a esperança e suas possíveis contribuições para superar este tempo de provação que a humanidade enfrenta. A virtude da esperança nos torna perseverantes em meio às tribulações e nos estimula a fazer a travessia para uma nova sociedade pautada na cultura da vida. De fato, “é do deserto que vêm os grandes homens da história”. Ao atravessar o deserto, o povo de Israel teve a oportunidade de purificar-se de tantas idolatrias, ilusões. Toda a Sagrada Escritura é permeada pela virtude da esperança que provém do dom da fé.

78

Num mundo marcado por tantas mortes, sofrimentos, é possível que haja esperança? O que a fé cristã tem de atual para esse tempo sombrio que atravessamos? É possível fazer emergir uma nova sociedade dos escombros dessa pandemia à luz da esperança cristã? Tantos mitos presentes em nossa sociedade, mas que são incapazes de gerar esperança. Numa perspectiva bíblica, a esperança é um distintivo dos cristãos, dado que acreditam que a sua vida não acaba no vazio. Quando o futuro é certo, torna-se possível o presente. Aqui nos damos conta de que o cristianismo não é apenas uma comunicação de realidades que se podem saber, mas uma comunicação que gera fatos e muda a vida. A esperança cristã não se reduz a publicidade, ou simplesmente a um “marketing” religioso, ou um mero conteúdo para alcançar seguidores. Ela é uma virtude performativa que nos sustenta em meio às dificuldades do tempo e abre-nos para um novo futuro. No Antigo Testamento, podemos destacar diversos conteúdos da esperança em forma de promessas, de tal modo que as noções de promessa e de aliança são centrais para expressar os objetivos da esperança. O povo de Israel movia-se pela esperança de uma Terra Prometida e pela vinda do Messias, e tantas outras promessas contidas no Antigo Testamento.

No Novo Testamento, temos a realização, a plenitude das esperanças messiânicas, com a encarnação do Filho de Deus, que sofreu, morreu e ressuscitou. Inaugurase aqui um novo tempo, o tempo da liturgia, o tempo da Igreja que, pela ação do Espírito Santo, nos insere no mistério de Cristo. Assim, a esperança é tida como abertura do ser humano ao Mistério da Trindade A esperança verdadeira surge, não de um racionalismo estéril, nem de um idealismo platônico, nem de um “messias” político, nem de um “coach” bem intencionado, caso ele exista; mas de uma Pessoa, um verdadeiro filósofo, que nos ensina a arte essencial de viver e de morrer, um verdadeiro pastor que conhece o caminho que passa pelo vale da morte e, por isso, tem a


possibilidade de indicar o caminho para além dela; esse sim é um verdadeiro mestre de vida. Mesmo na estrada da solidão, onde ninguém pode me acompanhar, caminha comigo, servindo-me de guia. Ele mesmo percorreu esta estrada, desceu ao reino da morte, venceu-a e voltou para nos acompanhar. Dele não apenas nasce a esperança, mas Ele é a esperança que nos salva. O entrelaçamento entre fé e esperança nos faz dar um salto qualitativo no que se refere ao conceito de fé que predomina na sociedade. Entende-se de modo limitado a fé como expressão de uma atitude interior, porém ela nos dá algo. Dá-nos algo da realidade esperada. Como nos afirma Bento XVI, na sua Carta Encílica Spe Salvi, sobre a Esperança Cristã, a fé atrai o futuro para dentro do presente. O presente é tocado pela realidade futura. Conforme nos diz a Carta aos Hebreus, “a fé é a posse antecipada daquilo que se espera” (11,1). O que esperamos? Ou ainda,

De fato, a fé confere à vida uma nova base. Por que será que os primeiros cristãos suportaram as perseguições, o confisco dos seus bens e o martírio? Isso se deu porque a fé lhes deu a esperança de um dom bem maior, que eles já possuíam, mas que ainda esperavam: a vida eterna. Mas será que as pessoas, hoje, querem viver eternamente? Ou querem apenas viver no presente? Ou ainda, o que é, na verdade, a vida? E o que significa a “eternidade”? O mundo parou, o vírus nos tirou da anestesia do consumismo, da indiferença, do individualismo e nos fez pensar no outro. Fomos obrigados a nos isolar em nossas casas para proteger uns aos outros. Agora sofremos como os refugiados e imigrantes que não podem cruzar as fronteiras. A fé, em tempos de pandemia, nos mostra a esperança de “um novo céu e de uma nova terra”. A esperança é a âncora da alma, que não nos deixa sucumbir; mas, se cairmos, saberemos que será para aprendermos a nos levantar.

o que já possuímos, mas ainda esperamos? @padre_fernando_lorenz

79


COLUNA

A MATERNIDADE by Miriam Névola

ESPERANÇA DE UMA MATERNIDADE MENOS CANSATIVA A vida de todos está de pernas para o ar. Mas, em especial, a das mães. Com aulas on-line, muitas, sem ter com quem deixar os filhos, tiveram que parar de trabalhar ou trazer o serviço para dentro de casa. A rotina mudou. Está puxada! Cansativa! Mães estão exaustas. E ninguém está satisfeita por estar cansada. Estamos cansadas de estar cansadas porque até estar cansada todo dia cansa. É uma carga emocional pesada. Gerenciar uma família não é simples. Será que esses dias difíceis estão perto do fim? Será que essa será uma realidade permanente? Será que teremos que nos acostumar com essa vida? Eu creio que não. Eu tenho esperança de que a vacina vai nos ajudar e nossas crianças poderão voltar às aulas presenciais. Poderão retornar aos parques e aos cinemas. Mas uma coisa é fato. Não seremos mais as mesmas. E isso é bom. Nesse mais de um ano de pandemia tivemos chance de perceber o quanto estivemos ausentes da vida diária de nossos filhos. Quanto tempo ficamos longe de nossos lares.

80

Agora podemos valorizar o quanto uma simples respiração vale ouro. Estamos tendo a oportunidade de aprender a enxergar as pequenas alegrias da vida. Você escolhe se quer viver olhando os aspectos negativos ou positivos. Eu optei por ver o lado bom. A valorizar meus cachorros correndo pela grama. A curtir a gargalhada da minha filha. A sentir o cheiro da chuva na terra. A acariciar a barba do meu marido. A sentar com a família na varanda ao som do violão. Coisas simples que, por estar sempre fora de casa, a gente não fazia mais. A esperança está pertinho da gente. Basta abrir os olhos e enxergar. A maternidade pode ser leve, permita-se!

Textos como esse, você também confere em meu instagram @maejornalista


Celebrou

COLUNA

DONDOLINI

Há 3 anos instalada em Dourados, apresenta, em primeira mão, a nova coleção outono/inverno 2021. Produtos incríveis, com estilo e alta qualidade. Dondolini, moda, conforto e amor às crianças, sempre de portas abertas para receber vocês!

81


82

‘‘


83

#Kumonnolar


COLUNA PERSONALIDADE

84

MARCIA REGINA MARTINS ALVARENGA MULHER, NEGRA, DOUTORA, PRÓ-REITORA, MÃE SOLO... Conheça a história da enfermeira que conquistou o mundo acadêmico. por Miriam Névola


Senti-me em casa nessa entrevista. É que, logo no início, descobri que ela é de Santos; então, já caímos na gargalhada falando que pão francês se chama “média”

e água sanitária é “Cândida”, hehehe! Marcia Regina Martins Alvarenga é uma mulher daquelas que merecem ser chamadas de poderosas. E o mérito é todinho dela.

Explico: Tem pós-doutorado pela USP, é pró-reitora de extensão e cultura da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), autora de livros, mãe solo e muitas outras funções e habilidades que você vai descobrir ao ler esta reportagem.

trabalhava em laboratório. Nenhum dos pais completou o ensino médio, mas sabiam que, para os filhos evoluírem, essa seria a prioridade. “Eu e meu irmão estudamos em escola particular. Não sei como meu pai pagou, ou se tínhamos bolsa. Mas sei que ele fazia questão de termos o melhor estudo. Na época, eram poucos negros em escola particular. Eu só me lembro de mim, meu irmão e um colega”, lembra Marcia. A pauta racial sempre esteve presente, mas nunca foi 85 uma grande questão para Marcia. “Ser negro na nossa escola era exceção. Existia racismo sim, mas não lembro de nenhum grande episódio que tenha me marcado. A não ser um caso que minha mãe conta. Estávamos no bonde (sim, eu sou do tempo em que o bonde não era apenas histórico em Santos) e, na viagem, um menino chamou meu irmão de “negrinho”. Ela diz que, para defender meu irmão, eu peguei a mochila do menino e joguei pela janela. Eu não lembro, mas acredito porque meu irmão sempre foi mais quieto, e eu com essa minha personalidade”, conta.

Não foi fácil chegar até aqui. Nasceu em 1959, em Santos, em uma família de classe média/baixa. O pai trabalhou em um pouco de tudo para criar os filhos; foi feirante, taxista, vendedor, entre outras funções. A mãe

Marcia passou a infância e adolescência estudando na Baixada Santista. Em 1990, após formada em Enfermagem, mudou-se para a capital paulista, onde entrou para a docência. Fez doutorado e pós-doutorado.


Em 1999 soube que, em Mato Grosso do Sul, tinha uma universidade nova que estava contratando professores. Mudou para o estudo e foi aprovada como docente no segundo concurso da UEMS. Desde então, não parou mais. Alçou novos desafios dentro da universidade, envolveu-se em projetos de extensão, como a criação da “Universidade aberta à melhor idade”, e, em 2015, assumiu a pró-reitoria. “Eu imaginava que chegaria ao doutorado, era uma meta, então eu sabia que ia chegar lá. Mas não tinha pretensão de cargo administrativo. Mas foi muito bom. Está sendo uma experiência positiva”.

86

Na vida pessoal, Marcia também se difere da maioria. Nunca quis casar. “Eu brinco com minha mãe, que ela me criou para ser independente, eu sou obediente. Nunca quis casar, mas queria ser mãe”. E Marcia realizou mais esse sonho. Adotou sua filha Luana com 5 anos. “Foi tudo muito natural. Um dia comentei com uma amiga que eu adotaria uma criança. Dias depois, ela me liga falando: ‘Conheci a filha que você vai adotar’. A Luana tem atraso mental e teria que passar por tratamentos. A família que estava com ela não tinha condição. O processo de transição de guarda foi tão simples que eu acredito que era para ser mesmo”. Hoje Luana tem 36 anos. As duas são companheiras uma da outra. Quando pergunto qual sonho Marcia ainda não realizou, a resposta vem com mais uma de suas risadas gostosas e espontâneas. “Olha, acho que está tudo certo. Já plantei árvore, já escrevi livro, já tive filha. Não tenho do que me queixar”, conclui.


PINGUE- PONGUE Ser professora é: “Aprender, aperfeiçoar e compartilhar, sempre.” Ser enfermeira é: “Realização, compromisso e estudo”. Uma grande conquista: “Doutorado e todas suas implicações profissionais”. Uma paixão: “Cães e pássaros”. Três objetos sem os quais não fica: “Óculos, chinelos e lenço de papel”. Uma viagem: “Roma”. Uma festa: “Meu aniversário de 15 anos”. Família é: “Segurança e respeito”. Um sonho ainda não realizado: “Aprender a tocar um instrumento”. Uma música especial: “Mais uma vez (Renato Russo e Flávio Venturini)”. O que a faz chorar: “Filmes baseados em história real”. O que a faz sorrir: “Amigos, família, trabalho, meus cães, o céu, muitas coisas”. Nas horas de folga eu: “Assisto a filmes...” Fé: “Nos amigos”. Esperança: “De que a vida vai melhorar”. Uma frase: “Faça o melhor na condição que você tem, enquanto não tiver condições melhores para fazer melhor ainda! (Mário Sérgio Cortella).” Celebrar é: “Estar em família, com amigos e ter a Luana (filha) todos os dias”.

87


FM FM CIDADE CIDADE 101.9 101.9 SEMPRE SEMPREPERTO PERTOEEOCÊ OCÊ FF FM FM CIDADE CIDADE 101.9 101.9 SEMPRE SEMPREPERTO PERTOEEOCÊ OCÊ FM FM CIDADE CIDADE 101.9 101.9 SEMPRE SEMPREPERTO PERTOEEOCÊ OCÊ FM FM CIDADE CIDADE 101.9 101.9 SEMPRE SEMPREPERTO PERTOEEOCÊ OCÊ FM FM CIDADE CIDADE 101.9 101.9 SEMPRE SEMPREPERTO PERTOEEOCÊ OCÊ FM FM CIDADE CIDADE 101.9 101.9 SEMPRE SEMPREPERTO PERTOEEOCÊ OCÊ

88

www.fmcidade101.com www.fmcidade101.com


FM CIDADE 101.9

89


vestibular 2021 CURSOS

90

É PRA

VOCE!

PRESENCIAIS SEMIPRESENCIAIS EAD

INSCREVA-SE JÁ

unigran.br

Profile for Integre Criativa

21ª Edição - Revista Celebrar  

21ª Edição - Revista Celebrar  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded