__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

C A PA

Atendimento humanizado para melhorar a autoestima dos pacientes


2


3


HECTARESDOURADOS.COM.BR

4 IMAGEM ÁEREA DO EMPREENDIMENTO - JANEIRO 2021

SUA QUALIDADE DE VIDA VAI GANHAR UMA NOVA MEDIDA DE GRANDEZA.

SEGURANÇA E TECNOLOGIA

PARQUE LINEAR PRIVATIVO

RESORT DE LUXO

PROFISSIONAIS RENOMADOS

Guarita blindada, vigilância por câmera, ronda 24 horas, energia subterrânea e cabeamento de fibra óptica.

7 hectares de parque com pista de caminhada e ciclismo de 7,5 km e praças contemplativas.

4 hectares com atrações especiais: tênis, piscina com borda de vidro sobre o lago, academia, squash e spa.

São Bento Incorporadora e assinado por autores de reputação internacional.


5

CON F IN R FAI R OAAO ND OSB R CO AA NM DE AN MTEO N TDOA SD A OABSR*A S * PISCINA PISCINA EXTERNA EXTERNA

CAFÉ & CAFÉ BRINQUEDOTECA & BRINQUEDOTECA

ADMINISTRATIVO ADMINISTRATIVO

SALÃO SALÃO DE FESTAS DE FESTAS

SQUASH & GOURMET SQUASH & GOURMET

ESPAÇOESPAÇO SAÚDE SAÚDE

BAR DABAR PISCINA DA PISCINA

GOURMET DO LAGO GOURMET DO LAGO

35% 35% 75% 75% 52% 52% 53% 53%

55% 55% 56% 56%

* a n d a m *eannt o d adme eonbt o r ad s ec o m b roa sr ecfoem r êon cr ei af e3r1ê ndcei aj a3n1e idr eo j2a0n2e1i r o 2 0 2 1

31% 31% 32% 32%


6


7


8


9

Rua Mato Grosso esq. c / Av. Weimar G. Torres


ÍNDICE COLUNA

Celebrou Inauguração Fast Escova Dourados

Maislaser by Ana Hickmann 34

16

Jeep Grandourados

50

Essence Care: a nova clínica de Dourados

20

40

Track&Field Dourados Celebra 01 ano

Sicredi Centro-Sul MS entrega doação para Hospital de Amor em Dourados Noite de Premiações ACED

74

Peroma Instituto de Psicologia HumanistaExistencial

31

48

COLUNA

Bita Celebra

Celebrar seu Estilo 54

18

78

Celebrar nosso Direito

Celebrar o Bem

63

22

Celebrar com Saúde e Beleza 82

Celebrar Com SFT Imobiliária

Celebrar com Valore Arquitetura 64

26

Celebrar Com Saúde e Beleza 83

Seu pet também Celebra

Celebrar com Lisiê

65

28

Celebrar Fit

84

Celebrar seu Lar Organizado

Celebrar a Saúde do Coração 68

32

Celebrar em Forma

85

Celebrar Nossa Cultura

Celebrar Com Saúde & Beleza

10

Celebrar a Maternidade

75

33

86

Celebrar o Agro

Celebrar Sua vida financeira

77

38

Acontece na Celebrar

Celebrar uma boa Leitura

91

Celebrar com Justiça

53

MATÉRIA

DE CAPA

O consultório odontológico da Dra. Nadja Araújo humaniza o atendimento para melhorar a autoestima dos pacientes.

59


MATÉRIA

ESPECIAL A climatização perfeita para seu ambiente

Que tal falar sobre Decoração?

13

43

Combinação de Ácido Hialurônico com bioestimulador de colágeno

58

Sua Casa, Seu Refúgio

24

Manter seu estofado limpo vai além da preocupação com a estética

52

Imobiliária Colmeia comemora 45 anos de história

69

Clínica Benessere Dourados

27

3 anos de Dr Shape Dourados e expansão para todo o Estado

55

70

Profissional que ajuda a trazer vidas e humanizar o nascimento

EDITORIAL

20ª edição da Revista Celebrar

Campanha da Regina Hamoud mostra que é possível humanizar as vendas

13

87 EXPEDIENTE DA REVISTA CELEBRAR Nome: Revista Celebrar Ano: 05- Edição: 20ª CNPJ: 23.559.491/0001 – 00 Capa: DRª NADJA ARAÚJO

C A PA

Atendimento humanizado para melhorar a autoestima dos pacientes

Tema: “Ser Humano” Periodicidade: Trimestral – fevereiro/março/ abril Tiragem: 5.000 exemplares (Gratuito) Distribuição: Gratuita + Assinantes Circulação: Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã Editora- chefe: Evânia Ribeiro Gerente comercial: Cristiano Almeida Jornalista responsável: Miriam Névola, DRT 660/MS Marketing digital: Agência Integre Diagramação: Agência Zoom7 Revisora ortográfica: Veranice Dalvesco Jurídico: Mara Silvia Piccinelle, OAB/MS 6622 Fotógrafo: Charles Aparecido

Matérias e anúncios: (67) 9 9614 – 2298 | (67)9 9812 – 0371 * As informações contidas em textos publicitários, imagens, artigos, colunas, matérias especiais e fichas técnicas de eventos são de inteira responsabilidade de seus autores e/ou responsáveis pela assessoria do evento.

11


EDITORIAL

20ª edição da Revista Celebrar Olá, amigos leitores da Revista Celebrar. Finalmente chegamos a 2021, ano que nos enche de esperanças de um renovo, de um recomeço, especialmente após um ano tão cercado de dúvidas, medos e ansiedades como foi o ano de 2020. Apesar do ano atípico, devemos levar em consideração o quanto aprendemos, com este ano que passou, e usar esses aprendizados para evoluirmos como SERES HUMANOS.

As marcas, empresas, produtos e serviços que entenderam isso, elevaram seus negócios a outro patamar. Transformaram clientes em fãs, e seguem inspirando outras pessoas e se diferenciando no mercado.”

A era é digital, podemos dizer que o maior avanço durante a pandemia foi o tecnológico; mas, nunca precisamos tanto do SER H U M A N O como agora.

Toque, contato físico, apertos de mãos, tudo nos foi roubado. Espero que só momentaneamente, e que esse “novo normal” não tire de nós o afeto. Ah, o afeto! Sentimento característico do ser humano, ele nos torna pessoas melhores. A possibilidade de sentirmos afeto, uns pelos outros, nos diferencia, nos torna o que realmente nascemos para ser. O mundo precisa de seres humanos afetuosos e, na era dos cancelamentos, está mais que na hora de nos colocarmos no lugar do outro. Isso nos torna HUMANOS.

12

As marcas, empresas, produtos e serviços que entenderam isso, elevaram seus negócios a outro patamar. Transformaram clientes em fãs, e seguem inspirando outras pessoas e se diferenciando no mercado. Meus amigos, em nossa primeira edição de 2021, trazemos um pouco mais sobre este tema com matérias e conteúdos que vão te inspirar nesse início de ano. Trazemos empresas, produtos e serviços humanizados, começando pela nossa capa, a dentista Nadja Araújo, que vai muito além de sua função, entregando um serviço humanizado a seus pacientes. Tudo isso aqui, é apenas um meio para algo muito maior! Cada edição da Revista Celebrar tem a missão de inspirar pessoas, através de nossos temas conceituais. Por trás de cada página, tem um ser humano, que deu o seu melhor, para sermos instrumento dessa mensagem. Vem com a gente.

Evânia Ribeiro e Cristiano Almeida


MATÉRIA

ESPECIAL

A CLIMATIZAÇÃO PERFEITA PARA SEU AMBIENTE A Climatizadores Brasil é uma empresa sul-mato-grossense que atende em todo o território nacional. Há mais 20 anos no mercado, tem como principal objetivo trazer mais conforto para você, para sua casa e para seu ambiente de trabalho. Somos referência em resfriamento evaporativo em Dourados e região, com equipamentos inovadores, de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental. Esse processo usa a evaporação da água para filtragem e resfriamento do ar, que é renovado no ambiente. Essa circulação do ar reduz a incidência e proliferação de vírus, fungos e bactérias. O ar sujo sai e o ar limpo, puro e renovado, entra no ambiente. Além de ecológicos, os Climatizadores Evaporativos trazem muita economia, reduzindo o valor da conta de energia em até 90% em comparação ao ar condicionado. Com fabricação própria e produtos 100% brasileiros, garantimos segurança e qualidade dos nossos produtos. Possuímos o melhor pós-venda e realizamos as manutenções no tempo correto, sem prejudicar o funcionamento do aparelho. Contamos com uma equipe especializada, altamente qualificada e treinada para oferecer as melhores soluções de acordo com a necessidade de cada cliente.

Telefone: (67) 3421-8080

Além da fabricação, venda e manutenção de Climatizadores Evaporativos, trabalhamos também com venda e manutenção de ar condicionado. Agilidade, transparência e confiança fazem parte da nossa marca. Conheça nossa loja, estamos localizados na Avenida Weimar Gonçalves Torres, 4007, Centro, Dourados-MS.

13


14


15


Celebrou INAUGURAÇÃO COLUNA

FAST ESCOVA DOURADOS Foi realizada, no dia 28 de janeiro, a inauguração da Fast Escova Dourados, uma marca que é mais que uma escovaria! É a ideia de que toda mulher merece estar linda todos os dias. A Fast Escova atende à real necessidade da mulher moderna, sem hora marcada e sem surpresa no valor da conta. Também possui sua linha de produtos próprios para realizar o tratamento em sua casa.

16


17

Tel: (67) 3038-4882 | WhatsApp: (67) 99894-1809 Av. Weimar Gonçalves Torres, n. 2.100-A, Centro, Dourados/MS


COLUNA

Bita

QUAL A ORIGEM DO JEANS? Você sabe quando o tecido mais democrático do mundo foi criado? Ele existe há mais tempo do que imaginamos, e passou por algumas transformações ao longo da sua história; mas, desde o princípio, o objetivo era que fosse um tecido resistente.

A Palavra Denim

Linha do Tempo da Calça Jeans

Alguns dizem que a primeira aparição do que veio a se tornar o jeans que conhecemos hoje foi na França, antes da Idade Média. A produção era feita na cidade de Nîmes. Daí surgiu DENIM, pois o tecido ficou conhecido como “tecido de Nîmes”.

A popularidade das calças jeans começou em 1930, com os cowboys do cinema americano.

A Palavra Jeans Outros registros contam que as primeiras fabricações de jeans aconteceram também na Itália. No século XV, Chieri, uma cidade em Turim, produzia um tecido azul (tingido com um corante obtido de plantas orientais chamadas Indigosfera e Isati Tinctoris – o que batizou o tom do jeans de azul índigo) que era exportado através do porto de Gênova. Esse tecido era usado na produção de velas de barcos e capas para as mercadorias do porto. Os franceses chamavam o tecido de “Bleu de Gênes” sendo “Gênes” Genova em francês. De Gênes, tornou-se jeans no inglês. Uma coisa é certa, Nîmes e Chieri eram concorrentes na produção desse tecido.

Em 1950, explodiu com o rock, de preferência com as barras dobradas, usado pela juventude rebelde de James Dean e Marlon Brando. As mulheres passaram a usar calça jeans nessa década. Em 1970, o item foi parar nas coleções de grandes estilistas, como Ralph Lauren e Calvin Klein. Em 1980, o movimento punk e Vivienne Westwood se encarregaram de incrementar a peça usando tesouras, apliques e água sanitária. Em 1988, o jeans foi parar na capa da Vogue pela primeira vez. Em 1990, o jeans tinha etiqueta de grifes como Gucci. Tom Ford enfeitou vários modelos com penas e cristais. Uma calça era vendida por três mil dólares e esgotava antes mesmo de chegar às lojas.

Levi strauss: Pulando alguns séculos, em 1853, o comerciante alemão Levi Strauss, chegou aos EUA durante a corrida do ouro na Califórnia para abrir uma mercearia. Ele vendia entre os produtos uma lona resistente, similar ao jeans. 18 Quase vinte anos depois, em 1972, ele percebeu que essa lona poderia servir de uniforme para os mineradores, que até então usavam roupas pouco resistentes. Ele se uniu a um alfaiate chamado Jacob Davis, e criaram a patente do vestuário de trabalho dos mineradores, que tinha rebites. Muitos registros contam que essa lona não era muito confortável e isso fez com que Levi Strauss voltasse à Europa em busca de um substituto. Ele voltou com o denim de Nîmes. O modelo mais antigo da calça 501 da Levi’s foi encontrado em uma mina do Deserto de Mojave e data por volta de 1890. Gostou das curiosidades? Leia mais sobre história da moda no meu Instagram @bitaconci


19


COLUNA

Celebrou

JEEP GRANDOURADOS

A Jeep, marca líder no segmento de SUVs, agora está em novo endereço para melhor atendê-los. Faça uma visita e aproveite para conquistar o Jeep dos seus sonhos! Av. Marcelino Pires, 4785 - Vila São Francisco Em frente ao Atacadão.

20


21


COLUNA

O bem

Sicredi Centro-Sul MS doa mais de 2.600 cestas básicas para famílias carentes de Dourados Reportagem: Miriam Névola Dourados sem ter onde morar, nem emprego.

“Muitos

chegam

aqui

sem sequer ter documento, com crianças, e só têm a roupa do corpo. Nós precisamos de doações. Essas cestas chegaram em boa hora, pois aumentou muito a quantidade de famílias pedindo ajuda”, relata Matias

dos

Santos,

pastor

e

presidente do Instituto. O

diretor

Centro-Sul Nesta edição da Celebrar, estamos falando bastante sobre o que realmente é SER HUMANO. E uma das coisas que melhor demonstra a humanidade é o amor pelo próximo. A coluna Celebrar o Bem sempre busca trazer empresas que visam também ao aspecto social e, mais uma vez, abrimos espaço para a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS que, entre diversos projetos, tem a ação anual “Uma Cesta de Amor”.

executivo MS

do

enfatiza

Sicredi que

o

sucesso da campanha se deve à

colaboração

dos

associados.

“Os alimentos foram doados por nós, colaboradores, e por nossos associados, que acreditam em nosso trabalho. Ficamos felizes e gratos por conseguir essa quantidade de alimentos que vai beneficiar tantas

O projeto começou em 2015, na agência Integração. “A ideia

famílias carentes”, agradece Giorgio

surgiu porque eu queria envolver os colaboradores no sentido

Martins Bonato.

de olhar para a necessidade dos outros e unir a equipe em prol de um objetivo comum, de fazer o bem. Então começamos a arrecadar cestas básicas”, lembra Vanira Karling, gerente da

22 agência.

No primeiro ano, foram 100 cestas doadas para entidades carentes de Dourados. “Mas fazer o bem vicia e aí não paramos mais. Foi crescendo, crescendo... E atualmente as outras agências aderiram ao projeto e estão com a gente nessa campanha. No começo éramos nós mesmos que entregávamos as cestas; mas, como aumentou muito o número de doações, precisamos terceirizar”, explica Vanira. A Celebrar acompanhou o encerramento das doações de 2020, que ocorreu em dezembro. Foram mais de 2.600 cestas básicas arrecadadas, as quais serão doadas para 30 instituições carentes. Entre elas está o Instituto Hayom, que apoia imigrantes venezuelanos e haitianos que chegam em


Os colaboradores, além de doar, vestem a camisa

Outra

do projeto e vão em busca de doações. “Ligamos

Presbiteriana Independente, que atende famílias

para os associados e pedimos, sabendo que

carentes. “Sempre tivemos uma lista mensal

estamos pedindo para pessoas que precisam. Muitas pessoas querem fazer o bem, querem ajudar e não sabem como; então, já esperam nossa ação porque sabem que aqui o destino é

instituição

beneficiada

foi

a

Igreja

de doação de cestas; mas, nesta pandemia, aumentou muito a procura por alimentos, então a doação do Sicredi veio em ótima hora.

certo, vai realmente para quem precisa. Então

É o segundo ano que participamos. Somos

nos tornamos instrumentos do bem”, afirma

muito agradecidos”, diz Donizete Moreia Lima,

Luciane Lorenz, gerente de negócios agro.

representante da IPI.

23


MATÉRIA

ESPECIAL

COMBINAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO COM BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO O HarmonyCa® é um produto inovador, trazido ao Brasil pelo laboratório USK. Em uma única seringa, o produto reúne o gel de Ácido Hialurônico e o bioestimulador de colágeno Hidroxiapatita de Cálcio. Ácido Hialurônico O Ácido Hialurônico é uma molécula que, naturalmente, já está presente no organismo humano, mas é gradualmente perdido no processo de envelhecimento. Na juventude, é comum que a pele seja rica em ácido hialurônico e, consequentemente, mais lisa e viçosa. Com o passar dos anos, sua produção é diminuída e, por isso, há maior ressecamento. Para reverter tais efeitos indesejados, o Ácido Hialurônico deve ser reposto ao organismo. Para tal, o procedimento de preenchimento consiste em aplicar o ácido abaixo da pele, no tecido subcutâneo (gordura) e próximo ao osso, com o objetivo de trazer volume e sustentar a área. O efeito é instantâneo, capaz de amenizar sulcos e redefinir o contorno, devolvendo o formato harmônico e jovem da face.

24

Hidroxiapatita de cálcio Hidroxiapatita de cálcio é um ativo sintético e seus principais componentes são o fosfato e o cálcio, importantes estimuladores de proteína, principalmente o colágeno. Trata-se, portanto, de um bioestimulador, substância injetável que promove geração de colágeno no organismo, responsável pela sustentação e firmeza da pele e dos tecidos subjacentes. Ademais, a substância é biocompatível e bioabsorvível, ou seja, é bem tolerada e absorvida pelo organismo, sem agredi-lo. Qual a indicação do uso desta combinação? O procedimento é indicado para quem deseja um aspecto rejuvenescedor, reposição de colágeno, efeito lifting e definição de contorno. Como funciona? O Ácido Hialurônico tem a função de hidratar, preencher e sustentar. Enquanto que a hidroxiapatita de cálcio estimula a produção endógena de fibras de colágeno, recuperando a firmeza da pele perdida com o envelhecimento. O resultado é uma aparência natural, jovem e duradoura. A durabilidade varia de 12 a 24 meses, de acordo com as particularidades da pele do paciente, área tratada, volume, hábitos e cuidados com a pele.


25


26


MATÉRIA

ESPECIAL

IMOBILIÁRIA COLMEIA COMEMORA 45 ANOS DE HISTÓRIA Empresa líder de mercado teve visão de futuro e preza pela qualidade no atendimento de 90, na região norte da cidade. “A gente acreditava que ali poderia se tornar zona urbana; antes era só mato, só chácara. Hoje ali estão os condomínios fechados”, conta Rui Júnior. Nos anos 2000, o investimento em locação de imóveis para estudantes foi outra aposta certeira. Dourados se tornava uma cidade universitária, atraindo milhares de novos moradores. Uma empresa que cresceu junto com Dourados. É possível traçar um paralelo nítido entre o desenvolvimento urbano do município e a história visionária da Imobiliária Colmeia. Na década de 70, ocorria uma forte migração de outros estados para esta região, que se mostrava próspera. Foi nessa época que Rui Barbosa mudou-se para as terras de Marcelino Pires. “Mesmo com pouca estrutura, “Nossa empresa tem eu enxergava que havia potencial em essa tendência, de Dourados”, lembra Sr. Rui. Em 1976, junto com seis sócios, Rui abriu a Imobiliária Colmeia, uma das primeiras da cidade. O município expandiu, a empresa conquistou mercado, os filhos de Rui cresceram. Então, em 1985, ele decidiu adquirir cotas dos sócios e tornar o negócio familiar. Foi nessa mesma década que um importante marco ocorreu em Dourados. O início da verticalização. “Percebemos que a cidade poderia crescer para cima e investimos em prédios. Nossa empresa tem essa tendência, de sempre olhar para frente e acabamos acertando. Vários investimentos que muitos achavam que poderiam não dar certo, pois eram ousados, foram grandes negócios”, relata Rui Júnior, que está à frente da imobiliária.

sempre olhar para frente e acabamos acertando. Vários investimentos que muitos achavam que poderiam não dar certo, pois eram ousados, foram grandes negócios”, relata Rui Júnior, que está à frente da imobiliária.

Atualmente, são três carteiras imobiliárias, administrando mais de dois mil imóveis. É líder de mercado em locação de imóveis residenciais e comerciais; a empresa conta também com uma das melhores estruturas para venda de imóveis e empreendimentos imobiliários de pequeno e grande porte. “A Imobiliária Colmeia está sempre atuante, olhando para o futuro e cada vez mais atenta à qualidade e à excelência no atendimento. Ficamos honrados com a história que construímos e também sabemos que precisamos continuar trabalhando para manter a confiança dos clientes, que merecem nosso melhor todos os dias”, enfatiza Rui Júnior.

27

Outra parte da história de Dourados que se cruza com a da imobiliária é a aquisição de terras, na década

Rua Camilo Ermelindo da Silva, n° 910 Centro - Dourados


COLUNA

com Lisiê

UMA NOVA MANEIRA DE CONSUMIR A humanidade vive profunda transformação, em todos os aspectos, inclusive na maneira como consumimos tudo, até a moda. Atitudes mais conscientes, desapego e boas escolhas são a tônica do momento e do futuro. E, para dar uma pincelada no que vai ser tendência para esta estação: - Acessórios vieram mais coloridos, formas abstratas ou modelos divertidos como chinelos felpudos, pantufas de náilon. Para quem está na dúvida em qual investir primeiro, fica a dica de que colares (principalmente gargantilhas) estão entre as peças mais “cotadas”. Mais bacana ainda, se misturar vários de cores e materiais diferentes. Ou com pegadas naturais, como as bolsas com tecido tramado. Do couro à palha, elas marcaram presença em quase todas as coleções de destaque da temporada. Nossa versão de “brasilidade” vem com as fibras de frutas como a de buriti.

28

-Estampadas, coloridas ou texturizadas são ótimo complemento para as peças mais sóbrias ou clássicas, como túnicas e alfaiataria. -Os blazers do verão 2021 colocam toda a atenção nos ombros, principalmente aqueles pontudos, como visto na Balenciaga e na Balmain. Vieram há mais de duas temporadas, mas continuam em evidência. Inclusive, são ótimos para quem quer ser notado na reunião (de trabalho ou com amigos) no Zoom. -As tramas também aparecem em outro modelochave da estação: as plataformas. Porém, as com solado de palha trançada ou de cortiça não são as únicas responsáveis pelo mood elevado do verão. Versões em borracha e cores vibrantes também prometem fazer sucesso. -Pingentes moldados no shape de peças icônicas ou no logo de marcas como Chanel, Maison Margiela e Prada são alternativas divertidas para a logomania nesta temporada. Outra questão: ao que tudo indica, estamos vivendo um período de transição em que vamos migrar para um modelo menos consumista e mais colaborativo; doar, alugar emprestar, compartilhar serão os verbos de uma nova economia. As pessoas têm hoje toda a informação de que precisam e isso dá um poder muito maior de decisão e de escolha. Um poder que não tinham antigamente. Essa é a beleza disso tudo. Consumo consciente está na moda!

Lisiê Irie é estilista e Consultora de Moda, formada pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), Marketing, pelo Richmond College(Londres), Artes, pelo Centro Pontevechio (Itália), Moda- nstituto Marangoni(Itália). Profissionalmente atuou em empresas como Cavalera, Colcci e Cris Barros. Atualmente faz vestidos de festas/noivas e consultoria de moda. @lisieirie Fone: (67) 98464-870 | Rua Izzat Bussuan, 1215, Dourados - MS


BOLD STUDIO

29

Do estilo clássico ao contemporâneo, a loja oferece artigos de mesa posta e utensílios de cozinha de alta qualidade e sofisticação.

Venha montar sua lista de casamento na Mesadetalhe.


30


COLUNA

Celebrou

TRACK&FIELD DOURADOS CELEBRA 01 ANO Track&Field Dourados oferece roupas esportivas, fitness e moda praia - adulto e infantil. Traz conforto e tecnologia, tendo como missão promover o esporte como parte essencial da vida das pessoas. No sábado, 06/02, a loja, que tem ganhado destaque entre os douradenses apaixonados pelo esporte e bem-estar, celebrou um ano de funcionamento. Confira as fotos.

31


COLUNA

A Saúde do Coração by Drª Isabela Pezzini Volpato Bohm - Cardiologista

SAIBA QUAL FOI A MAIOR CAUSA DE MORTALIDADE NA POPULAÇÃO EM 2020 Hipertensão arterial (HAS) é a patologia crônica responsável por aproximadamente 22,6% das mortes entre 30 e 69 anos no território brasileiro, de acordo com dados de 2017. Esta condição é definida pela elevação persistente da pressão arterial maior que 140 por 90 mmHg. Muitos são os fatores que influenciam a pressão arterial, podemos citar, fatores genéticos e hereditários, ambientais e sociais. A maioria dos casos são assintomáticos, costumando evoluir para alterações estruturais no coração e demais órgãos, levando consequências drásticas, como morte súbita, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. O tratamento é amplo e diversificado e não deve ser realizado apenas com medicamentos. A abordagem deve ser multiprofissional, abordando mudanças no estilo de vida. Podemos citar a redução no consumo de sódio, controle do peso, realização de atividade física, moderação no consumo de álcool e interrupção do tabagismo. Esta abordagem contribui para uma melhor adesão e sucesso no tratamento. A atividade física aeróbica (nadar, correr, dançar, etc.) deve ser estimulada e sabe-se que reduz os níveis pressóricos. Outras atividades podem reduzir a pressão arterial, são elas: hidroginástica, ioga, tai chi chuan, treinamento intervalado de alta intensidade. Deve-se realizar, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada. Os exercícios resistidos dinâmicos e isométricos de preensão manual (handgrip) também reduzem a pressão arterial.

32

Todos os indivíduos hipertensos, idealmente, devem realizar o teste ergométrico para avaliar a aptidão física e a resposta da pressão arterial desencadeada ao esforço. Outro objetivo importante é descartar doenças coronarianas e possíveis doenças cardíacas. Controle de estresse com a espiritualidade demonstraram redução da mortalidade e melhora da qualidade de vida. Dessa forma, o diagnóstico precoce de HAS e a identificação de lesões subclínicas associadas é de extrema importância para reduzir a mortalidade da população em geral. Um grande abraço a todos. Fiquem com Deus. Feliz 2021! Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia Isabela Pezzini Volpato Bohm Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba/PR Residência em Clínica Médica - Hospital Universitário da UFGD Residência em Cardiologia - Hospital Regional do Mato Grosso do Sul Rosa Predossian CRM MS 8202 // RQE 6215 // RQE 6214


COLUNA

Com Saúde & Beleza by Jessyka Matiussi Mendonça

SEJA A DIFERENÇA NA VIDA DOS QUE ESTÃO AO SEU REDOR Quando foi a última vez que você ousou fazer a diferença na vida de alguém? Quando foi que você parou, um pouquinho, o que estava fazendo para auxiliar um colega, amigo ou familiar? Muitas vezes, ficamos tão focados em alcançar nossas metas e objetivos profissionais, pessoais, em resolver nossos problemas, que deixamos de enxergar o outro e de oferecer nossa ajuda ao próximo. Estamos sempre em constantes mudanças; porém não podemos jamais deixar de lado aquilo que nos torna melhores, nosso lado humano. Por isso eu pergunto: você tem sido a diferença na vida das pessoas que estão à sua volta? Ou tem apenas vivenciado suas próprias preocupações? Talvez você esteja se perguntando: como posso fazer isso? Fazer a diferença na vida de alguém significa dar sempre o melhor de si naquilo que você já faz. Às vezes ficamos esperando a melhor oportunidade para fazer o bem.

QUANDO PODEMOS OFERECER O NOSSO MELHOR AO OUTRO, TAMBÉM ESTAMOS DANDO A ELE A OPORTUNIDADE DE CRIAR PARA SI NOVAS CHANCES, MUDAR E EVOLUIR COMO SER HUMANO.

Quando podemos oferecer o nosso melhor ao outro, também estamos dando a ele a oportunidade de criar para si novas chances, mudar e evoluir como ser humano. O mesmo ocorre com o indivíduo que busca fazer a diferença na vida das pessoas, uma vez que deste modo, ele cria uma corrente do bem, que pode inspirar e motivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Eu te convido para uma autorreflexão: comece a observar as pessoas à sua volta e note o que você pode fazer para deixar sua marca na vida delas. Quanto mais doamos, mais recebemos conhecimento, experiência, amor e temos chances de crescer. Não espere o dia, faça o dia. E o melhor dia é o “agora”. Qual é a sua profissão? Não importa o que você faz, mas como você faz. Seja útil às pessoas agora mesmo, onde estiverem. No mundo atual, podemos ser todos iguais, ou podemos ser pessoas diferenciadas.

Jessyka Matiussi Mendonça Psicóloga Clínica - CRP: 14/06316-3

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Pós-graduada em Psicologia Infantil e Adolescente

33


COLUNA

Celebrou

MAISLASER BY ANA HICKMANN A Maislaser by Ana Hickmann já é sucesso em Dourados. Com sua tecnologia inovadora e o tratamento garantido, a clínica oferece o que há de melhor em soluções de depilação a laser para todos os tipos de pele. Confira as fotos.

34


35


36


37


COLUNA

Sua vida financeira

COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: ASSEMBLEIA 2021 A Sicredi Centro-Sul MS, instituição financeira cooperativa,

Durante

está presente em 30 municípios da região centro e sul

Cooperativa

do Mato Grosso do Sul, e investe constantemente em

Sul MS também irá divulgar os

ações que permitam a participação de seus mais de 90 mil associados no cotidiano da instituição.

assembleias, Sicredi

a

Centro-

resultados financeiros e o valor da distribuição dos resultados,

Uma delas são as assembleias, reuniões realizadas

pois

pela Cooperativa, nas quais os associados - que,

Crédito

diferentemente das instituições financeiras tradicionais,

positivo é apresentado e os

são donos do negócio - podem votar e decidir os rumos da instituição financeira cooperativa.

no

próprios

Cooperativismo é

assim:

o

associados

de

saldo

definem,

em conjunto, qual será a sua

A Assembleia é um dos momentos mais importantes do

destinação. Só para ter uma ideia

nosso modelo de negócio cooperativo. Cada associado

da importância dessa decisão,

faz parte do Sicredi. E, juntos, formamos essa instituição

em 2020, o resultado positivo

que cresce e evolui a cada ano. A nossa Assembleia é o momento que escolhemos fazer a diferença, juntos, para avaliarmos nossos resultados e exercer nosso papel de

38

as

da Sicredi Centro-Sul MS foi de mais de R$ 110 milhões.

dono.

Por isso, convidamos nossos

Por conta da pandemia do novo coronavírus e de todo o

associados

cenário que estamos vivendo, a nossa Cooperativa Sicredi

contribuindo para que a nossa

Centro-Sul MS realizará a Assembleia 2021 em formato

Cooperativa cresça cada vez

digital, entre os dias 10 de fevereiro e 10 de março.

mais e para que, juntos, a gente

Nossos associados poderão votar nas nossas agências de atendimento e também pelo site: https://www.sicredi. com.br/assembleiadigital.

para

seguir

possa construir uma sociedade mais próspera. Procure a sua agência da Sicredi Centro-Sul

Neste ano, priorizamos a saúde e a segurança dos nossos

MS e converse com os nossos

associados e colaboradores, garantindo a participação

colaboradores para saber mais

deles nos debates e votações referentes ao nosso planejamento para o ano e perspectivas futuras. Mesmo em um cenário desafiador, conseguimos estruturar o formato das assembleias de modo que elas aconteçam e

detalhes de como você pode participar escolher

e

vamos,

como

juntos,

fortalecer

a

cumpram seu papel, que é de serem uma oportunidade

economia da nossa região. Um

para o associado exercer a sua principal função como

futuro mais próspero está em

dono do negócio.

nossas mãos.


39


COLUNA

Celebrou

Essence Care: a nova clínica de Dourados Essence

Care

traz

para

Dourados um novo conceito em beleza e estética. Espaço moderno e com requinte, além de profissionais treinados e capacitados para oferecer a seus clientes uma experiência de conforto e bem-estar. Também realiza

acompanhamento

nutricional

através

de

sua

proprietária, a Nutricionista Clínica

Karla

Brandão,

especialista em fitoterápicos e nutrição esportiva e estética. A clínica conta, ainda, com uma variedade de perfumes importados

masculinos

e

femininos e produtos estéticos voltados para exaltar a beleza feminina.

40


41


42


MATÉRIA

ESPECIAL

QUE TAL FALAR SOBRE DECORAÇÃO? Um assunto que ganhou força com a pandemia. Com o isolamento social, mudou a relação que as pessoas têm com seus lares. Passando mais tempo em casa, novos olhares sobre os ambientes surgiram, assim como novas necessidades, como o home office, por exemplo. Segundo o Google Trends, as buscas pelos termos “home office”, “trabalhar de casa” e “trabalho em casa” atingiram o nível mais alto na plataforma desde 2004. Como essa tendência vai persistir, é fundamental ter um espaço planejado para receber a rotina de atividades profissionais, com foco no conforto e na produtividade. Além disso, o isolamento social fez muita gente perder a conexão com a natureza, permanecendo mais tempo confinado. Com isso, a necessidade de ter um espaço verde em casa alcançou os níveis mais elevados durante a pandemia. O resultado foi uma busca maior por decorações priorizando o uso de plantas para transmitir leveza e bem-estar para os ambientes.

"Por que decoramos e qual a importância da decoração em nossa vida?"

Você já ouviu a expressão “a casa é o reflexo do seu interior”? É verdade: o ato de decorar vai muito além de apenas embelezar o ambiente. Na verdade, ele representa a materialização da sua personalidade no espaço. É uma forma de se apropriar dele e dizer: "é seu!" Em outras palavras, na canção de Dionne Warwick, "A house is not a home". Uma casa somente se transforma em um lar quando o espaço construído é habitado e personificado pelos seus ocupantes. O processo natural de domínio territorial se dá pela forma com que o indivíduo compõe o seu espaço privado, pelas cores, móveis e objetos que escolhe para concretizar o sonho de morar.

Dessa forma, o comércio de decoração de interiores vem numa crescente, alcançando proporções jamais vistas. “Dourados está muito bem servido no quesito decoração”, diz Ana Lucia Escobar, proprietária da Regalos Decor, que, no início da pandemia, ficou insegura, já que não tinha noção da instabilidade que isso poderia trazer. “Porém, fui surpreendida, tendo que investir em produtos, principalmente plantas permanentes”. Ela ampliou seu espaço para atender à demanda e, hoje, atende aos clientes de forma personalizada, oferecendo serviço de consultoria de decoração com especialidade em arranjos de plantas permanentes. Assim, conquistou seu espaço no mercado, atendendo Dourados e região.

Qual o papel da decoração no cotidiano de uma casa e na vivência das pessoas nesse espaço? A decoração traz conforto físico e psíquico aos seres humanos, possibilitando que usufruam do espaço de forma muito mais abrangente, O desempenho do espaço é outro quando ele possui um projeto de composição de interiores coerente e adequado aos moradores. Delimita de forma etológica os domínios territoriais, identificando o grau de pertencimento do espaço. Os valores estéticos propiciados pela decoração certamente melhoram em muito o nosso cotidiano: uma mesa de café da manhã bem arrumada em um espaço bem planejado, por exemplo, certamente nos conduz a um dia melhor. Como disse, certa vez, Stendhal: "A beleza é uma promessa de felicidade". Nada mais gratificante pra nós, equipe Regalos Decor, do que participar da realização dos sonhos das pessoas, levando para os ambientes não só decoração, mas promovendo a sensação de bemestar e felicidade das pessoas que ali ocupam. Ana Lucia Escobar Decoradora Designer Floral

Rua Ponta Porã, 2445, esquina com a Rua Hilda Bergo Duarte Vila Planalto - Dourados MS CEP: 79826-080 Telefone: (067) 3427-2429 @regalos_decor_dourados

@regalosdourados

67 9 9981-7427

43


44


45


PEROMA - Instituto de Psicologia Humanista-Existencial

46


47


Ana Laura Souza Silva Leite CRP: 14/08357-2 Especialização: Formação Plena em Gestalt-terapia pelo Instituto Granzotto (em andamento). Abordagem: Gestalt-terapia. Público: Crianças, adolescentes e adultos Especialidades: Relacionamentos, autoconhecimento, ansiedade.

ACna arL oalinurea BSoounzfiamSiPlviaerLeetittie

Cília Horácio Constância

Elisa Aline Avozani Lorini

CRP: 14/08237-2

CRP: 14/08629-0

(ESAP/PR).

Especialização: Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico (IPB/MG).

Especialização: Neuropsicopedagogia Institucional pela (UNINTER/MS).

AbPoúbrdlicaog: eCm ria: nA çabso, raddaog leescm entC esen e tara dudla tosna Pessoa - ACP.

Abordagem: Abordagem Centrada na Pessoa - ACP.

Abordagem: Gestalt-terapia.

CCRRPP:: 1144//0088335173-2-6

Especialização: Formação Plena em Gestaltdnadgaomgeinato) terE apsp iaepceialolizInasçtiã tuoto: N Ge raunrzoopttsoic(oep mea Abordagem: Gestalt-terapia

Especialidades: Relacionamentos; APuútobcloicnoh:ecInim faentoil; eAnasdieudlatod.e.

Público: Adolescentes, adultos e idosos.

Público: Crianças, adultos e idosos. Especialidades: Desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e ansiedade.

Gláucia Serio Pinheiro Silva CRP: 14/08249-0 Abordagem: Gestalt-terapia e Transpessoal. Especializações: Mestranda em Psicologia Clínica (Funiber/SC); Psicologia Transpessoal (Unyleya/Brasília). Facilitadora do método flor & ser de Lane Lucena(a cura por meio da escrita) e Hipnose Clínica. Público: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Especialidades: Ansiedade, relacionamentos afetivos e desenvolvimento infantil.

Especialidades: Autoconfiança, conflitos pessoais, relacionamentos, conflitos de casais e familiares.

José Américo Dinizz Jr.

Roseleila Martins Corrêa

Tatianne Marques de Souza

CRP: 14/08307-2

CRP: 14/08286-3

CRP: 14/08294-5

CRP: 14/08507-2

Especialização: Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUCRS); Mestrado em Ciências da Religião (UMESP/SP).

Especialização: Educação Especial (ISFAC/PR).

Especializações: Neuropsicopedagogia (ESAP/PR); Formação Plena em Gestaltterapia pelo Instituto Carioca de Gestaltterapia (em andamento)

Especialização: Formação Plena em Gestalt-terapia pelo Instituto Granzotto (em andamento).

Especialidades: Desenvolvimento do Autoconhecimento, Autoestima e Autoconfiança; Meditação, Enfrentamento ao Luto, Conflitos de Casal e familiares.

48

Abordagem: Gestalt-terapia e Psicologia Positiva Público: Pré-adolescentes e Adultos Especialidades: Ansiedade, Depressão e Relacionamentos.

Abordagem: Gestalt-terapia Público: Crianças,Adolescentes e Adultos. Especialidades: Transtornos de Aprendizagem Infantil, Ansiedade, Autoconfiança.

Abordagem: Gestalt-terapia Público: Adultos Especialidades: Autoestima, Relacionamentos e Conflitos Pessoais.

Yana Leticia Trento

Abordagem: Gestalt-terapia. Público: Adultos. Especialidades: Autoconhecimento, conflitos pessoais, relacionamentos.


Simplifique a gestão de Sua empresa com nosso software.

Temos uma solução completa para sua empresa lucrar com uma gestão de qualidade. Para oferecer o melhor em termos de software de gestão, é preciso atender à essencialidade das empresas de ponta a ponta. Por isso, a Coliseu Sistemas tem soluções específicas, especialistas e escaláveis para os diversos subsegmentos do setor de Varejo. Ferramentas que possibilitam controle total sobre as operações, redução de custos, maior proximidade com os clientes e muito mais.

Para quais atividades

Simplicidade Interfaces claras e simples, possibilitando que o cliente se adapte facilmente ao software.

Baixo Custo Menor preço de mercado para um dos mais completos softwares de gestão.

Fácil migração Migração entre sistemas com estrutura e planejamento, garantindo a segurança.

Segurança

Linha do tempo Informações detalhadas sobre os produtos, notas fiscais, estoque e muito mais.

Agilidade Ganhe tempo em suas rotinas! Cada segundo é importante para os nossos clientes.

Implementação

49

Rapidez, eficácia e segurança na implantação do seu sistema.

Parametrização

• Móveis

• Home Center

• Decorações

• Materiais de Construção

• Autopeças

• Distribuidoras

• Serviços

• Confecções

• Agronegócio

• Calçados

Sua Empresa Sempre Forte!

• Óticas

• Pet Shop

www.coliseusistemas.com.br

Acesso personalizado para cada setor ou funcionário, evitando o vazamento de informações

Software de alto nível de parametrização para melhor aderência a vários segmentos do mercado

Supe • Supermercados • Veterinária coliseu_sistemas (67) 3423-2227


COLUNA

Celebrou

SICREDI CENTRO-SUL MS ENTREGA DOAÇÃO PARA HOSPITAL DE AMOR EM DOURADOS Reforçando os princípios do cooperativismo e buscando se aproximar cada vez mais da comunidade em que está inserida, a Sicredi Centro-Sul MS firmou, novamente, a doação de 1% do resultado para o Hospital de Amor, polo Dourados. Este ano, o valor corresponderá a

50

R$ 1.107.533,00 e será destinado para custos de manutenção da unidade móvel e estrutura fixa do Hospital de Amor, que estão instaladas em Dourados. A entrega foi realizada na terçafeira, dia 09/02, na agência Dourados/Centro da Sicredi Centro-Sul MS.


51


52


COLUNA

Com Justiça by Helrye Dias Parpinelli Zeferino

INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DA ADVOCACIA Advocacia é considerada uma profissão de extrema relevância à sociedade em virtude de ser uma atividade essencial para administração da justiça e por ter plena capacidade de postular os interesses dos cidadãos e intermediar relações para solucionar conflitos. É uma profissão que tem evolucionado nos últimos 10 anos. Essa insurreição no mundo jurídico marca principalmente a atuação e a postura da advocacia. Advocacia jurídica tradicional, hierárquica, centralizadora e conservadora está sendo transformada. A forma de advogar está completamente diferente de outrora devido a uma nova era que surge denominada “ADVOCACIA 5.0”.

Advocacia 5.0 tem por objetivo buscar o equilíbrio entre os seres humanos e a tecnologia em prol de soluções de conflitos por meio de alternativas digitais e inteligentes, uma vez que estamos sendo impulsionados no ritmo mais célere da história em relação à tecnologia, impactando todas as esferas da sociedade. E, diante dessas vastas tecnologias digitais, surgem apontamentos que profissionais da área jurídica poderão ser substituídos por ferramentas de automação: inteligência artificial (I.A.), internet das coisas e robóticas, plataforma de resoluções de conflitos online, e outras ferramentas que estão no mercado. Por outro viés, os clientes do mercado jurídico estão com senso crítico mais aguçado, são mais esclarecidos e conscientes das leis, e recorrem por escritórios com atendimento mais humanizado, personificado à sua importância e que tenha olhar com soluções mais rápidas focadas no caso/cliente. Nesse contexto, o novo profissional do Direito primará pelo senso de conexão social e interação com seu cliente. Trabalhará aliado à ética e à tecnologia, priorizando por meios adequados de soluções de conflitos, e sobretudo, tratará o cliente como ser humano integral, emocional, com 53 seus contextos e relações envolvidos no conflito. Esse perfil de profissional jamais conseguirá ser substituído por nenhuma tecnologia avançada. Desta maneira, a atuação da advocacia na era digital, advirá mais humanizada com foco no ser humano além do conflito; o advogado aproximará o Direito do cidadão através de novas características técnicas, autoconhecimento e postura ativa.

Helrye Dias Parpinelli Zeferino 19.446 OAB/MS Bacharela em Ciências Jurídicas, pelo Centro Universitário da Grande Dourados Pós-graduanda em Direito Processual Civil, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Sócia Proprietária do Duque Estrada, Luz e Zeferino Sociedade de Advogados S/S


COLUNA

Seu Estilo by Due Multimarcas

NA DÚVIDA? VISTA-SE DE VOCÊ MESMA Essa é uma das frases que vem sendo amplamente postada no Instagram. Mas o que ela realmente quer dizer? Há um processo de autoconhecimento para “me vestir”? O que seria esse “ser eu mesma”?

Em vez de brigar com as últimas tendências da moda, faça seu guardaroupa trabalhar para você. Nós, mulheres, quase nunca estamos felizes com o que temos. Mulheres curvilíneas querem ter uma silhueta mais magra, meninas magras trabalham duro para construir músculos. Porém, às vezes basta prestamos atenção no shape do nosso corpo e usar roupas que nos caem bem, não importa o tipo de corpo que temos. Você só vai conseguir se vestir bem se vestir o seu corpo atual. Quem nunca comprou uma roupa para vestir quando emagrecer? Ou pela opinião de uma amiga que não tem o mesmo estilo que você? Com certeza essa peça de roupa está morando no seu armário sem nunca ter sido usada. Muda sem se mudar Transformar seu modo de se vestir pode afetar como você enxerga seu corpo, mesmo que seu corpo continue do mesmo jeitinho. Você pode, por exemplo, usar uma roupa que trabalhe seus pontos fortes e esconder seus pontos fracos. Encontrar seu estilo passa por aceitar o corpo que que você tem hoje e enxergar o que você tem de lindo agora.

54 Não é a roupa que irá mudar você. É trabalhar seu estilo em cima do que você é hoje que irá mudar a forma como você se relaciona com seu corpo e vai conseguir se vestir como nunca. Tire todas as roupas que não servem seu corpo de hoje ou aquela da opinião da vendedora, da amiga que não tem o mesmo estilo que você, faça uma limpa. Acredite, é libertador.

Seu armário precisa revelar o que você é hoje para ser um lugar de felicidade e não de quem você foi ou quem você vai ser. @duemultimarcas Endereço: Toshinobu Katayama 1322 Sala A, Dourados - MS Fone: (67) 99681-8682


MATÉRIA

ESPECIAL

CLÍNICA BENESSERE DOURADOS Em setembro de 2019, criamos a Clínica Benessere com o intuito de trazer o bem-estar aos nossos pacientes, com preço justo e qualidade, e também para realizar o sonho de ser dona do meu próprio negócio. No ano de 2009, eu me formei em Farmácia e, nesse meio tempo, especializei-me na área da beleza. Fiz uma pós-graduação em farmácia estética, cursos de aprimoramento e estou concluindo uma segunda pós em estética clínica avançada. Escolhemos este nome para a clínica, pois viemos de uma família de origem italiana; Benessere tem o significado de “bemestar”. Buscamos trazer para Dourados um novo conceito de centro estético, visando melhor hospitalidade e profissionalismo. NOSSA META É TORNAR-NOS REFERÊNCIA NO MERCADO DA ESTÉTICA E SAÚDE, UMA VEZ QUE UNIMOS REFINAMENTO, ELEGÂNCIA, AUTOESTIMA E BEM-ESTAR NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

Disponibilizamos tratamentos faciais, capilares e corporais, com profissionais altamente qualificados para atender com excelência, dedicação e atenção.

Também dispomos dos procedimentos de embelezamento minimamente invasivos, como a harmonização facial, na qual utilizamos botox, preenchimentos e fios de sustentação. No embelezamento, também possuímos procedimentos como design de sobrancelhas e alongamento de cílios. Nossa meta é tornar-nos referência no mercado da estética e saúde, uma vez que unimos refinamento, elegância, autoestima e bem-estar no atendimento ao público. Para melhor atender às mulheres empoderadas e aos homens modernos, a Benessere está localizada na região central de Dourados. Por: Dayane A Gonçalves Denadai

São realizados procedimentos corporais para celulite, flacidez e emagrecimento, para os quais contamos com o acompanhamento de uma nutricionista, aplicação de intradermoterapia, auxílio de aparelhos como eletrolipólise, radiofrequência, corrente aussie e plataforma vibratória. Também contamos com um profissional massoterapeuta que realiza, dentro desta prática, a quiropraxia, relaxamento muscular, bambuterapia e ventosaterapia. No capilar, contamos com tratamento de fortalecimento dos fios e queda capilar (alopecia androgenética, alopecia areata e eflúvio telógeno), com as técnicas de Intradermo capilar, microagulhamento e ozonioterapia. E, no facial, contamos tanto com tratamentos para manchas (senil, melasma, hiperpigmentação inflamatória) como para rejuvenescimento da pele. Fazemos os seguintes procedimentos: limpeza de pele, peeling físico e químico, microagulhamento, skinbooster, bioestimuladores e Intradermo facial. Rua Oliveira Marques, 1578, Jardim Central, Dourados - MS

Clínica Benessere SAÚDE E ESTÉTICA

(67) 3421-5555 (67) 99803-0045

55


56


57


MATÉRIA

ESPECIAL

CAMPANHA DA REGINA HAMOUD MOSTRA QUE É POSSÍVEL HUMANIZAR AS VENDAS Loja de Dourados transforma vendas de roupas em doações de alimentos E a Regina Hamoud decidiu dar continuidade.

No

restante

do

ano, teve ainda campanha de arrecadação de leite, brinquedos e dinheiro para o Hospital de Amor. “Quando você começa a se envolver com isso, de fazer o bem, você não consegue mais parar. É algo que te puxa. Sempre tem campanhas na cidade, é impossível fechar os olhos depois que você conhece essa realidade”, enfatiza Carol. Em 2021, a campanha recomeçará 2020 definitivamente foi um divisor de águas para o mundo. Transformou vidas, mudou mentalidades, abriu os olhos de muitas pessoas para fazer o bem pelo próximo. Algumas empresas fecharam, outras se fortaleceram e também tiveram aquelas que, mesmo em tempos difíceis, conseguiram ter sensibilidade para fazer além das próprias obrigações.

58

A loja de roupa feminina Regina ENTRE JULHO E AGOSTO, Hamoud foi uma delas. No ano FORAM ARRECADAS DUAS TONELADAS DE ALIMENTOS, passado, quando muitas famílias enfrentavam dificuldades QUE FORAM DISTRIBUÍDOS financeiras, as donas da loja PELO INSTITUTO FUZY ÀS decidiram criar uma campanha FAMÍLIAS CARENTES DE chamada: “Eu + Você = Todos DOURADOS nós”. “A ideia era que a cada peça de roupa vendida gerasse um quilo de alimento comprado por nós, que seria doado para famílias carentes”, explica Caroline Baldasso, gerente. A campanha começou no fim de maio e envolveu rapidamente as colaboradoras e clientes. “Um clima de solidariedade se instalou. Essa era uma das propostas. Porque nosso mundo da moda é muito cheio de glamour, a gente vive em meio a roupas e às vezes não paramos para enxergar o que está acontecendo à nossa volta. Quando abrimos os olhos para isso, conhecemos famílias que estavam passando necessidade muito perto da gente, em bairros aqui de Dourados. Isso choca bastante porque há muito a ser feito”, lembra Carol. Entre julho e agosto, foram arrecadas duas toneladas de alimentos, que foram distribuídos pelo Instituto Fuzy às famílias carentes de Dourados. “A gente não tem noção da realidade. Eles não vivem; eles sobrevivem. Fazer o mínimo já é bem-vindo. É importante o que a loja fez porque várias pessoas se juntaram. Se fosse uma pessoa sozinha, às vezes não conseguiria; então temos que dar continuidade”, disse Flavia Arruda, vendedora da loja, que participou da campanha.

em março. Será um ano em que a loja estará ainda mais humanizada. “Queremos continuar com essa mentalidade

e,

quem

sabe,

influenciar e inspirar mais empresas para que façam sua parte. Se cada um fizer um pouco, poderemos melhorar e ajudar muito as pessoas que precisam. É claro que ninguém é obrigado; mas seria muito bom, porque tem muito a ser feito”, conclui Regina Hamoud.


MATÉRIA DE

ESPECIAL CAPA

Reportágem: Miriam Névola

59

O CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DA DRA. NADJA ARAÚJO HUMANIZA O ATENDIMENTO PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DOS PACIENTES.


Conheça mais sobre o trabalho dessa profissional e os procedimentos que trazem uma proposta diferenciada para harmonização facial. A Dra. Nadja Araújo preza por valorizar a identidade de cada paciente e melhorar o belo que já existe. E isso também é personalizar o atendimento. Nesta edição, em que a Celebrar está falando tanto sobre SER HUMANO, essa profissional é um dos exemplos quando se trata de um assunto tão atual. Afinal, em um mundo que muitos procuram

padrões

de

beleza,

é

possível ficar bonito (a) sem perder sua essência? “Sim, é muito possível. No consultório, trabalho com outras especialidades dentro da odontologia, porém meu foco 60

sempre

foi

a

harmonização

facial. Eu sempre quis fazer algo diferente, ouvir o paciente e avaliar as possibilidades de resultados, sempre de maneira clara e franca. Percebo que, no momento que vivemos, as pessoas buscam o rosto que enxergam nos filtros do Instagram, e isso não condiz com a realidade, então procuro sempre valorizar os pontos fortes de cada indivíduo”, explica Nadja.


Dentro

da

harmonização,

a

profissional trabalha no processo de rejuvenescimento

e

embelezamento

da face, visando sempre à melhoria estética.

Dentre

destacam-se:

os

procedimentos,

redução

preenchimentos

de

faciais,

olheira, toxina

botulínica, emagrecimento facial, fios de sustentação, estímulo de colágeno para firmeza da pele, clareamento dentário. “Tudo que faço é de forma sutil e natural. Essa é uma característica do meu trabalho. Avalio cada paciente, as suas necessidades e, de forma muito carinhosa, demonstro o quanto é possível melhorar e que resultados conseguimos alcançar. Quero que eles saiam satisfeitos, mais confiantes”. Priscilla

Emy

Nishi

fez

botox,

preenchimento labial e bigode chinês, ficou muito satisfeita com o resultado. “Os

procedimentos,

melhoraram

minha

com

certeza,

autoestima,

me

senti com o aspecto muito melhor e de uma forma natural”, declarou. Roselaine Aparecida Insfran de Souza é outra paciente que também sentiu a autoestima elevada após o tratamento. “Fiz clareamento dos dentes, eram muito amarelos, eu tinha vergonha de sorrir. Depois do procedimento ficou muito bom, ela é uma ótima profissional”, concluiu.

61


62

@dra_nadjaaraujo

Ler QR Code

Cirurgiã-dentista - Harmonização facial - Realçar a beleza e devolver autoestima. 981474479 E-mail dra_nadjaaraujo@icloud.com Oliveira Marques, 1409, sala 302, Ed. Med Center, Sevilha Odontologia – Dourados/MS


COLUNA

Nosso Direito by Mara Silvia Piccinelle

IMPACTOS DA PANDEMIA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA A pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus, chegou e trouxe mudanças significativas na vida dos brasileiros, seja no campo empresarial, da saúde, das relações de trabalho, dentre outras. As diversas alterações legais aconteceram mediante Decretos, Medidas Provisórias, com mudanças e impactos durante o ano de 2020. Nas relações de trabalho, os empregadores foram autorizados a implementar o teletrabalho, antecipar as férias individuais, conceder férias coletivas, antecipar feriados, compensar as horas por meio de um banco de horas, inclusive efetuar suspensão do contrato de trabalho, dentre outras.

As multas de trânsito ocorridas durante a pandemia, mais precisamente depois de 20.03.2020, deixaram de ser enviadas, mas foram registradas no sistema informatizado do órgão autuador. O suposto infrator será notificado assim que tudo voltar ao normal; portanto, os prazos para apresentação de defesa ou recursos foram suspensos por prazo indeterminado. Também houve dilação de prazo para aberturas de inventário e partilha. Para aqueles que tinham adquirido passagens aéreas no mês de março/2020, a Medida Provisória 925/2020, fixou o prazo de 12 meses (contando da data do voo contratado), para reembolso do valor relativo a compras de passagens aéreas dos voos que foram cancelados e, em dezembro/2020, o governo prorrogou por mais 10 meses o prazo para que as companhias aéreas reembolsem de forma integral aos clientes. As instituições financeiras tiveram os horários de funcionamento e modalidade de atendimentos alterados. O serviço público permaneceu em funcionamento apenas com as atividades essenciais, em sua maioria com trabalho remoto. Por determinação do Conselho Nacional de Justiça, houve suspensão dos prazos processuais. As audiências e sessões dos Tribunais passaram 63 a ser realizadas por videoconferência e, muito embora houvesse Resolução do CNJ e Decretos Estaduais e Municipais autorizando o retorno de forma gradual, a experiência não foi satisfatória, pois os casos de contaminação aumentaram, culminando, em alguns Estados, no retorno para audiências telepresenciais. Muitos foram e serão os desafios enfrentados pelos operadores do Direito, que se viram no dever de estudar diuturnamente e se adaptar, inclusive, às novas plataformas de audiências virtuais. Mara Silvia Piccinelle OAB/MS 6622


COLUNA

Com SFT Imobiliária By André Terra – SFT Imobiliária

CONDOMÍNIO ROYALE PREMIUM: UM LUGAR ESPECIAL EM MARACAJU “Não existe beleza sem charme.” Christian Dior O Royale Premium é um lugar especial em Maracaju – marcado por inovação, charme e leveza. Escolher o Royale Premium

Resort bem

Condomínio

significa em

uma

morar

localização

privilegiada de Maracaju. Você vai viver com mais qualidade, sofisticação e bom gosto em um

condomínio

planejado

com tudo o que a sua vida merece. O Royale Premium é um condomínio especial! Viver é mais que morar! O Royale Premium - Condomínio

■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■ ■

Portaria com controle de acesso; Monitoramento 24 horas por câmeras; Muros com cerca elétrica; Piscina tropical adulto; Aquaplay infantil; Royale SPA Center; Royale Bar; Academia; Sala de pilates; Sauna - sala de massagem com sauna; Espaço gourmet - grill, estação fogo de chão; Salão de festas; Sala de jogos; Piscina tropical - piscina adulto com deck molhado; Piscina aquecida com hidro; Quadra de tênis com saibro; Quadra poliesportiva - Beach tennis; vôlei de areia; Royale Sport Grill; Pista de caminhada; Praça esportiva; Royale Kids - Playground; Royale pet - Pet place.

Resort tem tudo o que você

64

precisa para ter momentos inesquecíveis com sua família e amigos! O Royale Premium tem sofisticação e praticidade em espaços que mostram requinte em cada detalhe. Confira

os

ambientes

e

espaços do Royale Premium Condomínio Resort:

O Royale Premium – Condomínio Resort é o lugar perfeito para você viver bem! Saiba mais sobre o empreendimento Royale Premium – Condomínio Resort. Acesse o site da SFT Imobiliária, nossos corretores especialistas podem explicar as vantagens de você morar em um condomínio fechado! Essa é uma excelente opção para você viver com todo conforto e praticidade em Maracaju – com a toda classe, sofisticação e praticidade que a sua vida merece! SFT Imobiliária: seus sonhos, nosso compromisso!

R. Toshinobu Katayama, 1190 – Vila Planalto Dourados – MS, 79826-110 (67) 3038-7038 ou (67) 99234-1157​ contato@sftimobiliaria.com.br


COLUNA

Seu pet também by Kyara Marques

PET VILLE COMEMORA QUATRO ANOS COM HISTÓRIA DE SUCESSO E AMOR EM DOURADOS trabalha com entrega e doação. A proprietária confessa o que encanta e motiva sua equipe: “Eu admiro a alma de cada bichinho, fico espantada com o poder incrível que esses seres têm de transformar qualquer energia ruim em coisa boa e sei que meus funcionários também presenciam isso”, descreve.

Um desejo antigo, florescido da então administradora Kyara Marques Onda, poder trabalhar e conviver diretamente com os pets. Kyara atuava em outra área e, constantemente, se questionava se estava no lugar certo. Vivenciar um amor genuíno e se sentir bem na presença dos animais foi decisivo para ela mudar totalmente sua carreira profissional. “Eu sempre gostei muito de estar perto dos bichos, dos cachorros, gatos, desse mundo que sou apaixonada, e foi isso que me motivou a apostar nesse sonho”, conta Kyara. O Pet Ville dispõe de diversos serviços, como banho e tosa, loja completa e consultório veterinário, buscando não só atender às necessidades, mas também criando uma cultura de amor e respeito pelos animais.

65

São quatro anos atuando em Dourados, atendendo e recebendo de maneira única todos os clientes que passam por lá. Pet Ville é sensivelmente transparente e, no seu cotidiano, é comum presenciar a troca sincera que acontece ali. Kyara, assim como todos os colaboradores,

Kyara Marques Onda Formação Bacharel em Administração de Empresas, Farmacêutica, pós-graduação em Oncologia Multidisciplinar

Av. Marcelino Píres, 4130- Jardim Caramuru, Dourados MS Fone: (67) 3033-1233 Kyara Marques Onishi

kyaraonishi


66

67 3038-6044 | 67 99639-0363 RUA FIRMINO VIÊIRA MATOS, 1297 VILA PROGRESSO | DOURADOS-MS INSTITUTOCORPUSMS CORPUSMEUSPA.COM.BR


67


COLUNA

Seu Lar Organizado by Tati Godoy

A BUSCA POR MENOS É preciso muita coragem para eliminar o que não é essencial. É preciso coragem para assumir que estamos enrolados no meio de nossos excessos. Somos simples, nossa natureza é ser simples; então, por que a gente insiste em se perder no meio dos exageros? Hey! Ter coisas demais não traz mais felicidade, aliás, traz peso e culpa. O excesso de coisas deixa-nos curvados e sobrecarregados; algumas pessoas têm dores nas costas, peso demais, peso que assumimos.

Estabeleça limites; caso contrário, alguém fará isso por você. Pense: se você nunca arrumasse seu armário de roupas, como ele estaria ao longo dos meses ou anos? Cheio e seria uma bagunça. Organize suas roupas, comece pelo seu armário, retire o excesso. Use dois princípios:

À VISTA

somente o que você usa no dia a dia

GUARDE o excesso numa caixa, rotule por fora Abra a caixa de vez em quando e vá alternando as coisas. Esse exercício faz parecer que sempre temos coisas novas. Claro que a vida não é estática como um armário; novidades chegam a todo instante, demandas aumentam. Fique com poucas coisas extraordinárias, faça menos, tenha menos, mas faça melhor. Você vai ver que a vida ganha um novo sentido. Seguimos um propósito e não um fluxo, o caminho tem obstáculos, sempre terá; o propósito é o final da corrida. Então, para que bagagem demais? Morremos como nascemos. E, se disso sabemos,

68 por que esse fardo? Deixe-o no meio do caminho e não olhe para trás. Isso não é desistir; isso é soltar, deixar ir. Fique apenas com o trivial, você vai ver sua vida desenrolar, você vai ver sua vida ganhar sentido. Olhe à sua volta e verá o quão forte é, e como é capaz de controlar suas escolhas. Construa suas preferências.

Tati Godoy - Arquiteta, especialista no mercado institucional de higiene e limpeza, personal organizer e membro Goldem circle da NAPO (national association of professional organizer) sediada nos EUA, autora literária, livro “Diario de uma organizadora compulsiva e Diario de uma organizadora” palestrante e instrutora de cursos na área de Organizaçāo. Ja formou mais de 2.500 Personal Organizer pelo Brasil.


69


MATÉRIA

ESPECIAL

3 ANOS DE DR SHAPE DOURADOS E EXPANSÃO PARA TODO O ESTADO A

Dr.

Shape

em

orientações de uso dos produtos para

festa neste dia 30 de janeiro, quando

que tenham a melhor experiência em

comemorou três anos na cidade de

qualidade da saúde

Dourados.

Dourados

Sempre

esteve

pensando

nos

clientes, traz o que há de essencial para a saúde. Sabemos que a procura pela saúde e pela melhora dela vem

70 crescendo cada vez mais, principalmente após um ano dif ícil para nós, como o ano de 2020. A suplementação é muito mais do que imaginamos, ela nos proporciona

E, quando falamos em referência em suplementação e orientação de seu uso, a marca é destaque em toda a América Latina. A unidade de Dourados e Campo Grande elabora um papel diferenciado por ter esta responsabilidade com a saúde do cliente na hora da compra.

longevidade, corpo com mais energia,

O trabalho humanizado faz com que o

disposição e, consequentemente, menos

cliente se sinta totalmente à vontade

doenças e uma vida mais longa. E a Dr.

nas instalações e, com a orientação

Shape tem um papel importantíssimo

dos

na conscientização da população e dos

capacitados, os resultados f icam dentro

clientes que vêm até a loja e saem com

do esperado.

consultores

que

são

altamente

Dr. Shape Campo Grande: Shopping Norte Sul Campo Grande Dr. Shape Dourados: Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2185, Centro @drshapedourados @drshapecampogrande


71


72


73


COLUNA

Celebrou

NOITE DE PREMIAÇÕES ACED

A ACED realizou, no dia 27 de novembro de 2020, o encerramento do ano com a Noite de Premiações. O objetivo do evento foi homenagear empresas assíduas no Despertar para o Trabalho e os selecionados no Concurso de Fotograf ia para o calendário da ACED 2021. Conf ira a cobertura completa.

74


COLUNA

Nossa Cultura by Ricardo Câmara

O PERFUME DA FRONTEIRA NAS HISTÓRIAS DE JAMINHO

Os causos são da região entre as serras de Maracaju e Bodoquena, com espaço especial para Guia Lopes da Laguna, cidade onde o autor nasceu, se criou e ouviu a maioria das histórias descritas em seus nove livros publicados até o momento. Mas, a ênfase regional não diminui a importância da literatura de Jaminho. Pelo contrário, encontramos vestidas com as cores fronteiriças as grandes questões universais, os temas clássicos e a complexidade das relações humanas. Tudo envolto pelo som das polcas e dos chamamés. Viajando nas páginas de livros como Punhal Enluarado, Lá vai a chalana... e Guarânias dizem adeus, encontramos uma riqueza de detalhes que nos envolve com seus perfumes, sabores, sons, temperaturas e hábitos, que é um verdadeiro tesouro da identidade sul-mato-grossense. A experiência com a obra de Jaminnho é, sobretudo, sensorial. É impossível, para um leitor que vem das terras

onde o Brasil foi Paraguai, não se reconhecer imediatamente em suas histórias. Outra grande satisfação de sua leitura é a lembraça de momentos históricos tão importantes à nossa construção como povo e que sempre foi enterrada pelos representantes da cultura oficial. Romances entre as batalhas da guerra da Tríplice Aliança com o Paraguai, tramas em meio aos índios Kadiwéu, aventuras nas primeiras fazendas da região, suspenses com as excepcionais belezas naturais de Bonito. Os ervais, a guavira, a flora e a fauna como parte da rotina desses fortes. Os personagens são bugres, indígenas, imigrantes, mestiços, paraguaios, pantaneiros, enfim, toda a miscigenação de raças e culturas que habitam essas terras até hoje. O leitor não é poupado das terríveis cenas de brigas e assassinados, do sexo como fuga de vidas tão difíceis e atribuladas. A linguagem é a do contador de causos, que entremeia uma narrativa na outra para que o ouvinte não tenha dúvida do ocorrido e nem das circunstâncias que levaram ao fato. O espanhol, o guarani, o guaicuru e o português se mesclam para a fantasia não engolir a realidade. E em meio a páginas de lutas tão sangrentas, dificuldades tão ameaçadoras e afetos tão intensos, é um aconchego entrar na cozinha da casa da madrinha e esperar pela merenda de Tuvica.

Ricardo Pieretti Câmara, Doutor em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona Presidente da Fundação Nelito Câmara

A madrinha (...) Pediu pra Tuvica trazer um pacote pequeno de erva, mas primeiro colocou umas cinco colheres de açúcar num bulão alouçado e jogou umas duas brasonas que fizeram o cheiro do açúcar se espalhar pela cozinha; colocou três colheres de erva, mexeu mais um pouco e então despejou a água da chaleira de ferro que estava sobre o fogão. O chiado da brasa, do açúcar e da erva apagou o som das conversas. A mesa tava posta e arrumada pela invisível e ligeira Tuvica. As xícaras com pires de porcelana branca com motivos de rosas lilases, ramos e folhas pinceladas de dourado; eram grandes, nelas cabia quase meio litro do que fosse – chá, café, leite. A travessa com as chipas quentinhas, exalando leve olor de erva-doce. Madrinha pôs o coador sobre a xícara e coou o chá de Jamil. Ergueu o guardanapo e pediu que se servisse das chipas. Jamil pegou uma e ela ralhou! “Pega mais, mais umas três, quatro, sei que você gosta e tomamos mate que dá fome...”, comentou incentivando.

75 Foto: Jair Mauro

Um dos grandes prazeres da literatura é a possibilidade de viajar no tempo e no espaço e viver realidades distintas à nossa própria história. Esse prazer é potencializado se essas realidades trazem a nossa própria vivência e nos identificamos ao ambiente descrito e às situações relatadas. A obra de Jaminho consegue mexer com nossas memórias mais distantes, trazendo à luz o cotidiano da fronteira do Brasil com o Paraguai.

Extraído do conto Na ponte velha do Cachoeirinha, é lá, do livro Guarânias dizem adeus, ed. Telha, 2020, pág. 78


76


COLUNA

O Agro by Ângelo Ximenes

MAIS QUE UMA PROFISSÃO: UMA MISSÃO Nem o desejo de prazer, nem a vontade de poder: o que move o homem é a busca de um sentido para a sua vida. (Viktor Emil Frankl). O ser humano não pode ser considerado como uma realidade pronta, acabada e, sim, como um ser sempre em busca de autorrealização e crescimento, o que pode ser identificado com o seu processo contínuo de humanização. Todos nós, seres humanos, temos uma essência, uma razão pela qual sonhamos e desejamos, um objetivo a seguir na vida. Muitas vezes, pode parecer difícil, mas não é, pois está em nossa essência passar por todos os desafios ao longo da vida. Tudo em nossa vida é como deve ser. Muitas vezes nos questionamos por algo, mas tudo tem um porquê, todos nós temos uma missão neste universo. Humanizar é tornar as coisas mais simples, sem desmerecer ninguém, pois temos um compromisso de entregar o melhor de nós mesmos a cada dia. É o processo que confirma no homem aqueles traços que julgamos essenciais, como o exercício de reflexão e a boa disposição para com o próximo. Devemos buscar celebrar cada momento e cada dia vivido. Todo dia de nossa vida deve ser celebrado como único, como um presente. Todo amanhecer é um privilégio de cada um de nós, seres humanos. Na agricultura, podemos ver como tudo acontece no tempo certo. Podemos imaginar como uma semente tão pequena pode se tornar uma majestosa árvore. Pensar que tudo começa em uma semente antes de se transformar em alimento para nós. Por isso, quando estiver comendo o alimento, pense na pessoa que plantou. Mesmo que a cultura de cada região tenha seu manejo, observei, nesses anos de estudo e experiência, que mais pessoas são engajadas e com amor pela agricultura. Em um país como o Brasil, com diversas culturas e diferentes tipos de plantio e colheita, é necessário oferecer o melhor para todos. Os últimos séculos marcaram o desenvolvimento na atividade agrícola com altos níveis de tecnologia no campo. Tivemos uma considerável mudança em termos de produtividade e tudo isso, com a humanização e o avanço da mecanização, resultou em elevados níveis de produção. Ângelo Ximenes Engenheiro Agrônomo e sócio proprietário da Coperplan Presidente do Sindicato Rural de Dourados Diretor-Administrativo da Mútua/MS

77


COLUNA

A Maternidade by Miriam Névola

HUMANIZAR A MATERNIDADE Quando falamos em “Humanizar”, eu logo penso na maternidade. Não há nada nesse mundo que torne uma pessoa mais humana do que trazer uma vida ao mundo. E aí, começamos uma nova jornada. Passamos a ser mães, e mães recebem um olhar diferenciado sobre a vida. Coisas que antes pareciam ter tanta importância a gente se dá conta de que não são tão importantes assim. Nossas prioridades mudam e tudo que pensamos está em torno do bem daquele ser que acaba de chegar. Mas a maternidade também traz muitas situações desumanas. Comentários desnecessários, que podem machucar uma mulher, começam desde o hospital. “Você não produz leite”, “Você vai dar conta?” ... E, assim que recebe alta médica, mesmo estando num momento fragilizada com tantas coisas novas, tantos outros palpites desumanos vão cercar a vida dessa mãe.

78

No dia a dia, essa mãe se sente cansada porque fica horas sem dormir, porque não consegue mais ter tempo pra si, porque ainda tem de dar conta da casa, do marido, pensar em como será a vida profissional... Essa mulher está numa fase nova e tudo que ela precisa é ser acolhida, respeitada. Só que, muitas vezes, não é isso que ela recebe. Ela recebe julgamentos, palpites, intervenções, intromissões. Humanos sendo desumanos. Por isso, faço um apelo aqui. Sejam humanos com as mães. Quando uma mãe diz que está cansada, muitas vezes, ela não quer sua opinião. Ela só quer ser ouvida. Ou então, ela pode estar precisando de ajuda. Ajuda nos serviços da casa, com o bebê ou até mesmo ter um tempinho para apenas descansar. Temos que humanizar a maternidade e ser parceiros das mães. Quando uma mãe está bem, ela contagia o lar e o ambiente que a cerca. Dessa forma, com certeza, teremos um mundo um pouco mais humano. Textos como esse, você também confere em meu instagram @maejornalista


79


80


81

Agende uma visita.


COLUNA

com Saúde e Beleza by Dr. Antonio Passoni

ANDA CANSADO O TEMPO TODO? VEJA O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO. Você já acordou e sentiu que não descansou o suficiente? Neste artigo vamos comentar sobre alguns alimentos e hábitos que podem sugar sua energia.

AÇÚCAR: o grande campeão no roubo de energia. Muitos pensam que o açúcar dá energia, mas é o que mais tira. Ele atua no aumento de energia a curto prazo, porém é seguido por uma queda, ou seja, nosso corpo vai querer novamente alimentos açucarados e, assim, você entra num círculo vicioso de alta e baixa energia consumindo muitas calorias e, geralmente, sem vitaminas e minerais. CAFÉ: O café fornece estímulo para o cérebro e não para o corpo. O efeito da cafeína pode variar de duas a seis horas, dependendo da quantidade; mas, quando acaba esse efeito, a tendência é baixar novamente a energia. Ele pode sim ser inserido na dieta, porém em momentos adequados e sem açúcar, já que esse é um dos grandes vilões do cansaço. REFRIGERANTES / ENERGÉTICOS: eles contêm os dois problemas de que falamos: açúcar (ou adoçantes artificiais) e cafeína. Chás de ervas, sucos naturais sem açúcar ou água saborizada são as melhores pedidas para evitar o cansaço. ESTRESSE: o estresse causa um grande estrago, resultando também em baixa energia. Identifique a origem do estresse e trabalhe para diminuí-lo. Alimentar-se melhor e fazer atividade física já é um ótimo começo.

82 DORMIR TARDE: dormir é a maneira de o corpo se reiniciar e se reenergizar. Produção e regulação de hormônios são realizadas quando dormimos. Organize-se para ir para a cama em um horário adequado e não leve aparelhos eletrônicos junto. Seu organismo irá lhe agradecer. CONCLUSÃO: há momentos em que não estamos bem e precisamos redefinir nossa rotina e nossas escolhas. Não é tarefa fácil, mas não é impossível. Depende do que desejamos e do que estamos dispostos a abrir mão para conseguirmos algo diferente no futuro. O primeiro passo é ter informação e depois agir para mudar. Se você está se sentindo cansado e sem energia, tente mudar esses itens acima. Comece devagar, mas comece. Você irá se sentir melhor. Se quiser me contar como foi, entre em contato para contar sua experiência. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: ajpnutricionista@gmail.com Antonio Passoni - CRN 11585

Celular: (67) 9 8167 - 0880


COLUNA

Com Saúde e Beleza By Luiz Pablo

A NECESSIDADE DA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE Vamos falar sobre a importância da humanização na saúde?

resultado do tratamento, já que o paciente passa a confiar mais no terapeuta.

Todos nós vivemos como seres humanos neste planeta, mas nem sempre nos lembramos da importância de ter cuidado e empatia com o outro, seja em casa, com amigos ou no trabalho. Eu, como fisioterapeuta e profissional da saúde, tenho o dever e a responsabilidade de ajudar meus pacientes a terem uma melhor qualidade de vida.

O fisioterapeuta tem como principal instrumento as mãos, que, através do toque, cuidam, reabilitam, confortam e curam. E qual é o impacto da fisioterapia na qualidade de vida? Ela é capaz de reabilitar um paciente, de prevenir futuros desgastes e dores, e até trazer de volta a energia e a motivação de que o paciente necessitava para fazer as tarefas do dia a dia, e assim, se sentir independente, forte e com saúde.

A prática da fisioterapia humanizada, por exemplo, trata o paciente como um ser que precisa ser valorizado, conciliando as tecnologias da profissão com a empatia e o cuidado com o outro. É importante os profissionais da saúde lembrarem que, diante deles, não está apenas um paciente ou um objeto, e sim, uma pessoa com sentimentos, medos e buscando o melhor para a sua saúde. A fisioterapia é uma profissão da área da saúde que trabalha diretamente com técnicas de tratamento manual, interferindo diretamente na dor, corpo e mente do paciente. A importância de se atender o paciente de forma mais humana interfere no

Tudo isso é de grande impacto na vida de um ser humano. Há grande necessidade de o paciente ter confiança e receber apoio na sua saúde física, mas também na parte psicológica. Um atendimento de sucesso não depende apenas das técnicas usadas e sim, tratar o paciente como um todo, física e psicologicamente. Implantar a humanização alcança melhores resultados nos tratamentos, além de atrair e fidelizar mais pacientes.

83

Luiz Pablos - Fisioterapeuta (67) - 9 9302 - 2176 @luizpablosfisio

Pro Fitness Academia Dourados - Av.: Weimar Gonçalves Torres, 1345 - sala 01 Rio Brilhante - Rua Professora Etelvina Vasconcelos 919 centro (ao lado da previdência social).


COLUNA

Fit by Joanne Demamann

RECEITA: PÃO DE QUEIJO DE BATATA DOCE MODO DE PREPARO: Misturar tudo até ficar bem homogêneo e fazer as bolinhas. Assar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos ou até dourar bem. Quanto mais douradinho, mais gostoso fica. Dica: Fica uma delícia com geleia diet de goiaba. Após fazer as bolinhas, você pode

Misture em uma vasilha:

congelar

também

e,

quando quiser, é só tirar e ir

02 xícaras de batata doce cozida e amassada

direto ao forno. O pão de queijo amanhecido também fica uma

02 xícaras de polvilho doce

delícia

na

sanduicheira,

com

01 xícara de queijo minas frescal ou ricota

frango desfiado.

¼ xícara de óleo de girassol

Espero que gostem, e até a próxima edição com uma receita

01 colher sobremesa de sal

super saudável e nutritiva para

84 01 colher de sopa de parmesão ralado

vocês.

Olá! Sou Joane Demamann, blogger por acaso, empresária, dona de casa, mãe com muito amor; mas escolhi como profissão ser chef de cozinha, ou melhor, cozinheira mesmo! O que me levou a ter esse estilo de vida foi a paixão por musculação e alimentação, o que, consequentemente, me abriu portas para diversas parcerias, patrocínios e influências no mundo digital... E, unindo o útil ao agradável, ministro cursos de culinária fit e tenho uma produção de comidinhas e delícias saudáveis. joanedemamann

comercial

tanquinhofitalimentossaudaveis

Tanquinho Fit


COLUNA

em Forma by James Morais

COVID-19 X OBESIDADE Estamos

vivendo

várias

epidemias,

de

intolerância,

é um problema que nos acompanha

ignorância, fake news, cardiopatias, problemas metabólicos,

há décadas e vai continuar, mesmo

problemas mentais...

após passar a COVID-19.

Uma doença que vem crescendo de maneira descontrolada

Mas a mídia, aquela mesma que

e que causa um grande número de mortes é a OBESIDADE.

odeia os locais de prática esportiva,

Na epidemia da COVID-19, foi notada uma maior gravidade da doença e mortalidade em pessoas obesas. Nesse sentido, investigaram se a variação da mortalidade em diferentes locais estaria associada à obesidade. De acordo com as análises, levando em conta demais fatores, os países com mais pessoas acima do peso geralmente possuem maiores taxas de mortalidade por COVID-19.

UMA DOENÇA QUE VEM CRESCENDO DE MANEIRA DESCONTROLADA E QUE CAUSA UM GRANDE NÚMERO DE MORTES É A OBESIDADE

gosta de glamurizar a obesidade, uma doença que mata MILHÕES por ano, como se fosse somente uma questão estética, aceitação ou lacração. Seria importante

que

realmente

todas

as vidas importassem, como as das quase três milhões que morrem de obesidade por ano.

Isso

pode

ser

explicado por vários fatores, como o fato de o tecido adiposo liberar

substâncias

inflamatórias e

a

estar

obesidade associada

com redução da capacidade vital, aumento do risco de tromboembolismo, maior risco de diabetes e hipertensão, com o aumento da regulação do receptor ECA-2, que é porta de entrada do vírus em vários órgãos. Todos esses fatos nos fazem entender por que obesos são mais propensos a testar positivo para COVID-19 e têm um risco 3,4% maior de morrer da doença. Aqui devemos lembrar que os maus hábitos na alimentação e o sedentarismo, gerados pelo pânico e medidas restritivas, estão levando ao ganho de peso, o que pode tornar ainda maior o problema no curto e médio prazo. Vários autores destacam que a obesidade

Personal James Morais

@jamesmorais40

85


COLUNA

Acontece na by Ely Oliveira

CASAMENTO CIVIL Foi no sábado, 07 de novembro de 2020, na Fazenda GranDourados , propriedade dos avós do noivo, que Larissa Rolim e Bruno Uemura, cercados de amigos e familiares, trocaram a aliança para a mão esquerda. A noite foi pra lá de animada. A ambientação ficou por conta de José Nilton Pires e a culinária, do Buffet Luzly. A noiva estava radiante! Vestindo Reinaldo Lourenço, foi elogiada pelo bom gosto e elegância. Drinks: Malibu Bartenders Doces: Renilda Doces Finos Forminhas: Ayd Oshiro Pista: Dj Luciano Banda: V12 Musicista: Chicão Castro Fotos: Valdemir Ortega

86


COLUNA

Reportagem: Miriam Névola

Personalidade

87

BETHÂNIA

RIBAS MANZANO

PROFISSIONAL QUE AJUDA A TRAZER VIDAS E HUMANIZAR O NASCIMENTO


Ajudar alguém a trazer uma vida ao mundo. Essa é a profissão da Personalidade desta edição. A escolha não foi por acaso. Estamos falando sobre o que é SER HUMANO, sobre HUMANIZAR as relações. Então, quem melhor do que uma pessoa que auxilia tantas mulheres a darem à luz? E mais: uma ativista do parto humanizado? Estamos falando de Bethânia Ribas Manzano, médica, ginecologista e obstetra. Nascida e formada em Dourados, ou seja, fruto desta terra e aqui continua frutificando.

Durante a especialização, na residência médica, fui me apaixonando também pela obstetrícia e percebi que eu queria acompanhar as mulheres durante todas as fases da vida, inclusive nesse momento tão sublime que é o parto”, relata Bethânia. Para a médica, o que a fascina em atender mulheres é o conjunto. “Não é apenas a rotina ginecológica, nem apenas o parto. Esses atendimentos separados talvez não me causassem tanta emoção. O que impulsiona é o relacionamento. É o conjunto. É o que construo no dia a dia com cada paciente. Um vínculo é criado, isso é indescritível”.

“A adrenalina que sinto na hora do parto é divina. Eu vejo o agir de Deus em cada instante”.

O pai é médico e, quando adolescente, ela fugia do assunto, dizia que não seguiria a mesma profissão. Mas chegou um momento em que não conseguia se imaginar fazendo outra coisa. Entrou na 2ª turma de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados. “No final da faculdade, por gostar de cirurgia e de estudar a parte de hormônios, decidi que seria ginecologista.

Bethânia tem 38 anos e teve uma formação tradicional. Mas acompanhar o parto da irmã foi um divisor de águas em sua vida. “Além de ser minha irmã, então já tem um sentimento todo diferente, eu estava acompanhando o parto e vi que a


médica agia diferente. Ela era da linha humanizada. Naquele momento percebi que fazia muito sentido e eu precisava mudar”. A médica começou a estudar ainda mais e enxergou um novo cenário. Práticas desnecessárias que podem prejudicar mãe e bebê sendo realizadas. A partir de então, ela se tornou uma das ativistas do parto humanizado em Dourados. “Humanizar o parto é ter um olhar diferenciado. Não é uma mulher numa banheira, como muita gente acha. É muito mais que isso. É o ser humano buscando ser tratado com humanidade. Deveria ser o básico, mas infelizmente não é”. A obstetra perdeu as contas de em quantos partos já trabalhou. Até 2011 tinha passado de mil; depois parou de contar. “A adrenalina que sinto na hora do parto é divina. Eu vejo o agir de Deus em cada instante”.


PINGUE- PONGUE Ser humano é: “Respeito e Empatia.” Ser médica é: “Doação.” Ver uma criança nascer é: “DIVINO.” Uma música especial: “VIVA LA VIDA, Cold Play.” Uma viagem: “Fernando de Noronha.” Ser casada provações.”

é:

“A mais maravilhosa das

Família é: “Presente de Deus.” Três objetos sem os quais não fico: “aliança, brinco, protetor solar.” Um sonho ainda não realizado: “Maternidade.” O que me faz sorrir: “Uma palavra de carinho.” O que me faz chorar: “SAUDADE.” Nas horas de folga eu: “CELEBRO.” Fé: “A certeza de que Deus é o verdadeiro dono de nossa vida.” Uma frase: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Celebrar é: “PRECISO; agradecer e comemorar pelo que somos e temos!”

90


COLUNA

Uma Boa Leitura by Companhia dos Livros

COMO SER UM HUMANO MELHOR? Com apaixonada simplicidade, o filósofo Epicteto concebeu o primeiro e mais admirável manual do ocidente sobre como viver melhor – com sabedoria, dignidade

e

tranquilidade.

Epicteto acreditava que a meta principal da filosofia é ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente

os

desafios

cotidianos e a lidar com as invitáveis perdas, decepções e mágoas da vida. A arte de viver prega a liberdade pessoal e a serenidade e demonstra que virtude e felicidade estão Essas 93 reflexões de Epicteto, nascido em 55 d. C, formam o primeiro registro ocidental de um manual de como viver e ser melhor. Mesmo quem não estuda nada de filosofia pode compreender facilmente a profundidade e a extensão de ação de cada uma das pérolas registradas nesse livro. E, quando aplicadas à ação diária da vida, são garantia de leveza, humanidade e evolução. As reflexões são feitas de forma simples e clara, e servem de apoio para ajudar pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios cotidianos, desapegar-se dos desafios alheios e lidar com as inevitáveis perdas.

Rua Hayel Bon Faker, 3646 Fone: 67 99606-8261

estreitamente

relacionadas.

Nascido escravo por volta do ano 55 d.C. no Império Romano, Epicteto se tornou um dos grandes mestres do estoicismo e dedicou sua vida a responder duas questões fundamentais:

“Como

viver

uma vida plena e feliz?” e “Como ser uma pessoa com qualidades morais?”. Os 93 pensamentos reunidos neste livro trazem a essência de uma filosofia cujos méritos foram comprovados pelo tempo.

91


92


93

Revista Revista Celebrar, Celebrar, 0505 anos anos celebrando celebrando os os melhores melhores momentos momentos dada suasua vida! vida!

Vem Vemcom comaagente! gente!


Todos os sábados às 13h e reprise nos domingos às 09h

94

Na TV MS Record, pelo Canal Digital 38.1 / Net 26


Com: Com:

Evânia Evânia Ribeiro Ribeiro

95


A FM Cidade 101 está com você a qualquer hora e em qualquer lugar 96


97


98

Profile for Integre Criativa

20ª Edição - Revista Celebrar  

20ª Edição - Revista Celebrar  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded