Catálogo Biotecnologia Aplicada ao Setor Agrícola e Florestal - Patentes

Page 1

Biotecnologia Aplicada ao Setor Agrícola e Florestal PATENTES

PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDEOS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO PROBLEMA: Os surfactantes são moléculas anfipáticas que reduzem a tensão superficial das interfaces óleo/água e ar/água. Porém, a maior parte dos surfactantes no mercado é de origem química, que possui alta toxicidade, sendo nocivos ao meio ambiente.

SOLUÇÃO & DIFERENCIAL:

VANTAGENS:

A invenção refere-se a um processo de fermentação no estado sólido (FES) para produção de ramnolipídeos por cepas de Pseudomonas sp. O processo de produção por FES é uma alternativa para a obtenção biotecnológica desses importantes tensioativos, provendo uma forma de evitar a formação de espumas, além de diminuir os custos de produção por meio da utilização de substratos de baixo custo. A invenção também provê a extração, dosagem e purificação de ramnopolídeos produzidos pela tecnologia de fermentação em estado sólido.

APLICAÇÃO INDUSTRIAL/COMERCIAL: Entre as aplicações dos surfactantes, as duas que mais se destacam pelo alto potencial e importância são: a utilização em limpeza e derramamento de óleos e outros compostos hidrofóbicos e a recuperação de óleo em reservatórios. Nessas duas aplicações, normalmente são utilizados surfactantes químicos, mas os biossurfactantes são mais recomendados, uma vez que os químicos são inadequados para aplicação em biorremediação, pois podem causar efeitos ambientais tóxicos.

A produção de ramnolipídeos por fermentação em estado sólido apresenta duas vantagens, que são: a. evitar a formação de espuma (foaming), um sério problema da produção de surfactante biológico por fermentação submersa; b. diminuir o custo de produção através da utilização de resíduos agroindustriais e assim viabilizar a substituição das aplicações dos surfactantes químicos poluentes por biossurfactantes de origem bacteriana. Além disso, os biossurfactantes apresentam diversas vantagens em relação aos surfactantes de origem química, tais como: a. aceitabilidade ecológica, devido a sua baixa toxicidade e alta biodegrabilidade; b. efetivos em ampla faixa de temperatura e pH; c. podem ser produzidos a partir de fontes renováveis; d. podem ser mais eficientes que os surfactantes químicos.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Titular da Patente

UFPR

Número da PI

PI0701366-3

Data do Depósito

26/06/2007

Nome do(s) Inventor(es)

Nadia Krieger David Alexander Mitchell Doumit Camilios Neto Joel Alexandre Meira Luiz Pereira Ramos

ESTÁGIO DA TECNOLOGIA:

Projeto

Bancada

Piloto / Protótipo

Indústria

CONTATO: AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA UFPR

Mercado

Reprodução


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.