Issuu on Google+

carros> pág. 10

gourmet> pág. 8 Aprenda a preparar um delicioso cheesecake de maracujá

Land Rover revela Range Rover mais longo

R$ 1,00

Ano I • Nº 48 • 6 de novembro de 2013 • www.gazetadeitatiba.com.br Edson Godoy/PMI

itatiba> pág. 3

Alunos da Emeb ‘Basílio Consoline’ assistem à palestra de acessibilidade A Comissão de Acessibilidade da Prefeitura de Itatiba visitou na última quinta-feira, dia 31 de outubro, a Emeb ‘Basílio Consoline’, no Bairro da Ponte, onde cerca de 20 alunos assistiram à palestra ‘Acessibilidade – O Respeito às Diferenças.

vinhedo> pág. 6

valinhos> pág. 7

esportes> pág. 12

Com tecnologia, abertura Sub 17 de de empresas cresce 30% basquete

abre playoffs contra Liberal Americana em Valinhos

Prefeito cobra conclusão de obras na Rod. Guilherme Mamprim itatiba> pág. 3

louveira> pág. 5

Prefeitura Produtores do Espírito Santo visitam cidade divulga lista de beneficiários de outubro A Prefeitura de Itatiba divulgou na Imprensa Oficial, edição da última quinta-feira, dia 31 de outubro, e na internet. A divulgação permite que as famílias acompanhem a liberação dos benefícios.

turismo> pág. 11

Ponto alto de viagem a Aracaju é o delta do São Francisco e a praia de ‘Tieta’


saúde

Gazeta de Itatiba e região

2

6 DE novembro de 2013

Relatório de ações e serviços de saúde, projetos realizados e em andamentos e comparativo 2012/2013 Serviços Públicos Próprios: 1- Em 2012 tínhamos 17 equipes de saúde da família e em 2013 passamos a ter 19 equipes de Saúde da Família com cobertura de 55% da população de Itatiba, em 12 Unidades de Saúde. 2-Inauguração do Centro de Especilidades Odontológicas – CEO – CISO : Espaço Amplo para atender as especialidades de Endodontia, periodontia, confecção de próteses dentárias e atendimento clinico. 3-Inauguração em julho de 2012 da Unidade de pronto Atendimento UPA, com estrutura para atendimento das urgências de adultos e crianças em espaços diferenciados e humanizados que vem aumentando sua produção gradativamente ao longo dos meses. 4- Inauguração do PSF – SAN FRANCISCO – “José Correa Belo “

Em 20 anos, ocorrência de AVC aumentou 25% na faixa entre 20 e 64 anos Um AVC pode ser provocado por um coágulo de sangue que reduz a circulação sanguínea cerebral (AVC isquêmico) Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) atingem um número cada vez maior de adultos com menos de 65 anos, sobretudo nos países em desenvolvimento - de acordo com dois estudos publicados nesta quinta-feira (24) na revista médica britânica The Lancet. Embora a ocorrência de AVC esteja tradicionalmente associada ao envelhecimento e continue sendo de fato mais frequente nas pessoas de mais idade, um amplo estudo com dados de 119 países mostra que o número de casos de AVC aumentou 25% em duas décadas na faixa etária de 20 a 64 anos. O percentual desse grupo subiu de 25% do total, em 1990, para 31%, em 2010. De acordo com o estudo, foram registrados mais de 16,9 milhões de casos de AVC pelo mundo, em 2010, o que corresponde a um aumento de 68% em relação a 1990.

Uma parte crescente do total de 11,6 milhões dos AVCs isquêmicos e dos 5,3 milhões dos hemorrágicos foi registrada nos países em desenvolvimento e nas pessoas com menos de 64 anos. Um AVC pode ser provocado por um coágulo de sangue que reduz a circulação sanguínea cerebral (AVC isquêmico), ou pela ruptura de um vaso sanguíneo dentro do cérebro (AVC hemorrágico). A hipertensão arterial é um fator de risco, assim como o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. Enquanto a taxa de mortalidade de ambos os tipos caiu sensivelmente (37%) nos últimos 20 anos nos países desenvolvidos, ela aumentou em 42% nas nações em desenvolvimento. Agora, esse grupo representa a maior fatia das 5,9 milhões de mortes observadas no mundo em 2010 - ou seja, 84% dos cerca de 3 milhões de óbitos por AVC

hemorrágico e 57% das 2,98 milhões de mortes por AVC isquêmico. Se a tendência se mantiver, o número de mortes pode dobrar até 2030, assim como o número de sobreviventes a um AVC (70 milhões em 2030, contra 33 milhões em 2010) alertam os autores desses estudo, dirigido pelo professor neozelandês Valery Feigin. Os especialistas afirmam também que, se nada for feito em termos de prevenção nos países em desenvolvimento, os casos de AVC continuarão a atingir um número crescente de pessoas jovens. Em comentário complementar a essa análise, Graeme Hankey, da Universidade da Austrália Ocidental, defendeu “estratégias globais, visando a reduzir o consumo de sal, de calorias, de álcool e do cigarro”.

Exercícios físicos podem melhorar o olfato de pessoas idosas Todos estão familiarizados com os estragos que o passar dos anos pode causar no corpo - mas poucos sabem que a idade também pode afetar nossa habilidade de sentir cheiros. Uma nova pesquisa sugere que um quarto dos adultos com mais de 50 anos têm o olfato prejudicado com o passar do tempo. Entretanto, nem tudo é má notícia: esse mesmo trabalho também descobriu que a atividade física regular pode prevenir o desgaste. Os resultados foram publicados dia 17 de Outubro no JAMA Otolaryngology- Head & Neck Surgery Journal e concluídos por pesquisadores da University of Wisconsin (EUA). O estudo incluiu cerca de 1.600 pessoas com idades entre 53 e 97 anos, que não tinham quaisquer problemas com o sentido do olfato no iní-

cio do estudo e foram acompanhados por até 10 anos. Os pesquisadores testaram a capacidade dos participantes para detectar oito odores, como chocolate e café, três vezes ao longo do estudo. A amostragem também respondeu questões sobre seus hábitos diários, como prática de exercícios. Durante o período de estudo, cerca de 28% das pessoas desenvolveram deficiência em seu olfato, e os resultados mostraram uma ligação entre atividade física e capacidade de cheirar, após o ajuste para idade e sexo. Segundo os autores, as pessoas que relataram se exercitar pelo menos uma vez por semana tiveram uma diminuição do risco de perda olfativa - quanto mais a pessoa fazia exercícios, menor era seu risco de desenvol-

ver o prejuízo. Não está claro como o exercício pode proteger o olfato de uma pessoa, mas a possível explicação seria que o exercício melhora o funcionamento do cérebro de forma geral, incluindo as áreas responsáveis por reconhecer odores, afirmam os cientistas. Terceira-idade: mudanças dessa fase afetam paladar, equilíbrio e até olfato Por muito tempo os idosos foram considerados sinônimos de invalidez, como se fossem velhinhos que não entendem muito bem o que falamos ou que não consegue fazer nada sozinho - mas isso está longe de ser verdade. Hoje vemos muitos homens e mulheres com mais de 60 anos que estão ativos, levando suas vidas com saúde e um sorriso no rosto.

Expediente Empresa Jornalística e Eventos Século XXI Ltda // CNPJ nº15.599.933/0001-14 / CCM: 25.700 / Insc. Estadual 382.073.710.119 // Diretora responsável: Wilma Frossard // COLABORADORES: Rafa Camargo, Laura Bortolossi, Paulo Savietto, Marco Fábio Frossard, Michell Michreki e André Martins // Telefone: (11) 9-9842.8629 // Jornalista Responsável: José Raimundo Santana de Almeida MTB 26.383 E-mail: w.frossard@uol.com.br Projeto gráfico e diagramação: Agência Impacto: (11) 4552-5976

As matérias assinadas e os informes publicitários são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião deste jornal.

Doris Panfletagem: Cel.: (11) 9 9851-2229

5- Inauguração do PSF IPÊ “ José Matiuzzo”. 6- Pretende-se inaugurar ainda neste ano o PSF PINHAL Serviços Públicos Terceirizados: 1- Renovação de Plano Operativo com Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, onde foram incluídos vários exames de media complexidade ( cintilogragria, broncoscopia, espirometria, ecocardiograma, Holter 24 hs., vitrectomia, estudo urodinâmico, biopsias, eletroneuromiografia, etc), Diversas cirurgias, como: artroplastia de joelho e quadril, cirurgia de reconstrução ligamentar, além das cirurgias de alta complexidade em Neurologia, Ortopedia e Vascular. 2- Licitação realizada para exames laboratoriais, onde foram contratados dois laboratórios a preço de tabela SUS com desconto e mudança da logística da coleta, onde a mesma ocorre na própria Unidade de Saúde. 3- Licitação de Clinica de Imagem e Diagnóstico para realização de exames de tomografia, ressonância magnética, mamografia e densitometria. 4- Chamada Publica para contratação de serviços de hemodiálise, sendo que a clinica Nefrologia Hemodialise Hipert.Med. Geral Preventiva Ltda iniciou suas atividades em Itatiba em agosto de 2012 atendendo atualmente 33 pacientes a preço SUS. Recursos Humanos 1- A Secretaria da Saúde atualmente está com quadro de 712 funcionários entre os vínculos municipal, estadual, federal, e terceirizados ( Santa Casa, KL,ABBC, Carrantos, APAMI e GF). Financiamento 1- Aplicação mínima obrigatória na saúde é de 15%, no 1º quadrimestre de 2012 foi de 27% e no 1º quadrimestre de 2013 foi de 36,68%. O município de Itatiba vem assumindo serviços de média e alta complexidade que seriam de financiamento do Estado e da União na questão ambulatorial e hospitalar, Ambulatorial: Tomografia, ressonância magnética, cintilografia, biopsias etc. Estamos tendo muita dificuldade na realização de cirurgias de Alta complexidade em ortopedia, próteses de quadril e joelho e em cirurgias de vitrectomia que tem um custo elevado por procedimento, inviabilizando ao município a sua execução. O teto MAC – Média e Alta Complexidade que o município recebe da União não é suficiente para o pagamento dos prestadores de serviços terceirizados, sendo que o município necessita de contrapartida alta para dar atendimento digno a toda a população, buscando atender os principio do SUS, (universalidade, equidade e integralidade).

Saúde,onde receberemos 180 mil reais cada, e serão construídas nos bairros: Colina, Afonso Zupardo e Nações. Obras já iniciadas com entrega prevista para Maio/2014 7- Construção de 05 Unidades de Saúde através do Projeto RENOVASUS, financiado pelo BID – Banco Internacional de Desenvolvimento, nos bairros: Jardim Nações, NR João Corradini, Vila Cruzeiro, Engenho d’Água, Jardim Virgínia 8- Reforma do CAPS II, através do Projeto RENOVASUS, financiado pelo BID – Banco Internacional de Desenvolvimento 9-Ampliação da UBS Tapera Grande, através do Projeto RENOVASUS, financiado pelo BID – Banco Internacional de Desenvolvimento 10- Adesão ao Programa Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), com 4 médicos disponibilizados para Itatiba, 2 deles em atividade 11- Adesão ao Programa Mais Médicos, com 2 médicos disponibilizados para o município, sendo 1 deles estrangeiro. Início do médico brasileiro previsto para 02 de Setembro e do estrangeiro para 16 de Setembro. 12- Núcleo de Promoção da Saúde e Prevenção das Violências – financiamento anual pelo Ministério da Saúde, 2012 iniciado a capacitação em Desenvolvimento Sustentável, conforme preconizado pela PNPS. 2013 – segundo módulo da capacitação, com elaboração de cartilha e folder informativo. Capacitação e reedição do Manual de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual em parceria com o CAISMI. 13- Emendas Parlamentares: recebemos duas emendas de 200 mil cada, para compra de equipamentos, dentre eles 04 veículos e uma ambulância, sendo que os veículos já chegaram e a ambulância está em fase de licitação. • Emenda Parlamentar de 200 mil para construção do PSF Central • Emenda parlamentar de 150 mil para reforma do PSF San Francisco “ José Correia Belo”. • Emenda Parlamentar de R$ 89.000,00 para compra de Ambulância. • Emenda Parlamentar de R$ 200.000,00 para aquisição de Equipamentos da Atenção Especializada – 3 consultórios oftalmológicos • Emenda Parlamentar de R$ 100.000,00 para aquisição de Equipamentos para a Atenção Básica • Emenda Parlamentar de R$ 360.000,00 para aquisição de UTI’s móveis Serviços Especializados 1- Imunização: Manutenção da cobertura vacinal tetra/pentavalente acima de 100%. 2- CAPS II e CAPS – AD – convenio com Desafio Jovem ( 10 pacientes mensais) 3- Saúde do Homem: Aumento das Cirurgias de Urologia, exames laboratoriais de PSA e Ultrassonografias de próstata e bolsa escrotal e biopsias. 4- Saúde da Mulher: O Programa de saúde da mulher tem como objetivo principal proporcionar rotinas de atendimento às MULHERES com relação á sua saúde nas diferentes fases de sua vida: Adolescência; Adulta e 3ª Idade. È trabalhado também em orientação e conscientização dos métodos contraceptivos definitivos ( Vasectomia e Laqueaduras) e planejamento familiar. Realiza orientação e exames de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama e atende os casos de violência sexual. Trabalha com excelência o pré-natal, sendo que a Proporção de nascidos vivos de mães com no mínimo 7 consultas de pré-natal é de 89%, sendo que a meta Brasil é de 65%.

Medicamentos: Os medicamentos advindos da Judicialização e Farmácia Social ( Não padronizados pelo Município) no 1º quadrimestre de 2012 foram gastos R$72.000,00 e no 1º quadrimestre de 2013 foram gastos R$ 96.000,00, sendo que este gasto vem aumentando drasticamente e o município que assume esta conta.

5- Saúde do Trabalhador: O município implantou o programa e está atuando em parceria com a UNICAMP e atualmente vem realizando o acompanhamento de 80 pacientes, alem de outras atividades, como capacitações, e busca ativa de pacientes de fazem uso de agrotóxicos e outros produtos químicos.

Produção Ambulatorial 1- Em comparativo entre o 1º quadrimestre de 2012 e 2013 somente na atenção básica (UBSs e PSFs) houve um aumento de 4mil consultas de 14 mil para 18 mil.

6- Farmácia: No 1º quadrimestre de 2013 foram atendidas 58mil receitas onde tivemos um gasto de medicamentos no valor de R$1.007.098,00, sendo que deste valor R$ 158.000,00 provem do Estado; R$ 524.000,00 da União e R$ 323.000,00 recursos próprios do município.

2- Na Atenção especializada tivemos um aumento no mesmo período de 2 mil consultas. Produção Ambulatorial 3- Em comparativo entre o 1º quadrimestre de 2012 e 2013 somente na atenção básica (UBSs e PSFs) houve um aumento de 4mil consultas de 14 mil para 18 mil. 4- Na Atenção especializada tivemos um aumento no mesmo período de 2 mil consultas. Projetos de Melhoria do Acesso e Qualidade do atendimento 1- PMAQ – Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade, fizemos a adesão de 19 equipes de PSFs, 02 NASF e 01 CEO. Estamos recebendo incentivo do Ministério da Saúde no valor de R$ 78 mil/mês. Todas as equipes foram homologada e a auto-avaliação será iniciada na segunda quinzena de Setembro/2013. 2- Requalifica UBS – recebemos um valor de R$ 1.408.000,00 para reforma das Unidades Básicas de Saúde – Reformas iniciadas nos PSF’s Harmonia, San Francisco e Nações. As outras reformas estão em fase final da licitação. 3- Qualis UBS- recebemos um valor de R$ 360.000,00 para ambiência, equipamentos já licitados em fase de entrega. 4- PSE- Programa Saúde na Escola – Adesão finalizada, são 11.110 educandos, 35 escolas e 19 equipes de Saúde da Família, 38 profissionais da saúde e 37 da educação, todos envolvidos no projeto. Valor do repasse será de 6 mil reais/ano para cada 1.000 alunos. Início das atividades previsto para Outubro/2013. 5- Rede Cegonha na Atenção Básica: iremos receber R$ 21,00 por consulta/gestante, além de balanças e detector fetal para todas as unidades. 6- Construção de 03 Pólos de Academias da

7- Centro de Fisioterapia: Temos uma produção atual de 14 mil atendimentos/mês, com o que há de melhor na reabilitação, incluindo hidroginástica e hidroterapia. 8- CTA- CTA- A equipe do CTA/SAE desenvolveu ao longo do ano de 2013 diversas atividades, visando a orientação da população quanto à prevenção das DST/AIDS, e o diagnóstico precoce das doenças infectocontagiosas. Foram feitos também distribuição de preservativos e folhetos informativos e ainda em parceria com todas as Unidades de Saúde realizou inúmeros exames de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Participou no mês de julho da Campanha Nacional de Mobilização a Prevenção de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Durante a campanha estendeu o horário de atendimento à população, abriu ao sábado e esteve realizando testes rápidos na praça José Bonifácio; contou com o auxílio de toda a rede municipal de Saúde que também esteve realizando os exames; totalizando o expressivo número a seguir: HIV - 1.029 testes; Hepatite B - 1.029 testes ; Hepatite C - 1018 testes; Sífilis - 1.001 testes. Durante a Campanha foram diagnosticados novos casos que foram encaminhados ao CTA/SAE para darem seguimento ao tratamento. Aconteceram também no primeiro semestre diversas ações de orientação a prevenção desenvolvidas pela Psicóloga Priscila, em parceria com as escolas do Município – Projeto TROP; palestras em empresas (Kromber, Nitrotec, etc), APAMI, Senai, Grupo de Mulheres Soropositivas em parceria com a ONG Visar etc; envolvendo a participação de mais de 500 pessoas. È efetuado uma continua busca dos sintomáticos respiratórios para diagnostico precoce da Tuberculose durante todo o ano, com a intensificação dessa ação no mês de março, sendo que nesse mês foram realizadas mais de 80 coletas de BK de Escarro; superando a média mensal. 9-A saúde bucal no município de itatiba Atualmente o serviço de odontologia visa desenvolver atenção integrada em saúde baseada em

ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação através das seguintes ações: Vincular a atenção em saúde bucal aos objetivos do Programa de Saúde da Família; Controlar os fatores de risco à saúde; Elevar a qualidade da atenção em saúde bucal prestada ao cidadão; Incrementar as atividades de prevenção em saúde bucal aos grupos populacionais; Complementar as práticas reabilitadoras; Diminuir a morbidade das patologias bucais; Diminuir a mortalidade por câncer bucal; Garantir o atendimento de urgência; Qualificar a atenção aos pacientes crônicos, aos pacientes portadores de necessidades especiais, às gestantes, às crianças menores de 01 ano, às crianças até 14 anos, aos adultos jovens e aos idosos tanto na reabilitação quanto nos grupos de promoção da saúde; CISO – Centro Itatibense de Serviços Odontológicos/ Centro de Especialidades - atendimento à pacientes que residem em áreas sem cobertura de UBS e PSF, e pacientes referenciados das UBSs e PSFs do município à atenção especializada, que abrange as seguintes áreas: Endodontia, Periodontia, Cirurgia Buco-Maxilo Facial, Prótese Total, Semiologia e Pacientes Especiais. Contem também 01 Laboratório de Prótese Dental. Atualmente o serviço de odontologia está assim estruturado:ESF 01- ABRAMO DELFORNO: 01 Equipe de Saúde Bucal – modalidade I (01 cirurgião dentista e 01 auxiliar de saúde bucal);ESF 02 e 03 - CECAP: 01 Equipe de Saúde Bucal – modalidade II (01 cirurgião dentista, 01 auxiliar e 01 técnico de saúde bucal);ESF 04 e 11 - CECI: 01 Equipe de Saúde Bucal – modalidade II;ESF 06, 07, 10 e 16 – SAN FRANCISCO: 02 Equipes de Saúde Bucal – modalidade I;ESF 08 e 12 - PORTO SEGURO: 01 Equipe de Saúde Bucal – modalidade I; ESF 09 e 13 - CENTENÁRIO: 01 Equipe de Saúde Bucal –modalidade I; ESF 14 - SANTA CRUZ: 01 Equipe de Saúde Bucal –modalidade I; ESF 15 - HARMONIA: 01 Equipe de Saúde Bucal –modalidade I; ESF 18 – IPÊ: : 01 Equipe de Saúde Bucal –modalidade I; 02 Equipes nas Unidades Básicas de Saúde – área urbana: UBS HARMONIA e UBS CRUZEIRO ; 03 Equipes para as Unidades Básicas de Saúde – área rural:UBS TAPERA GRANDE, UBS MORRO AZUL e UBS PIRES; 01 Equipe no CAC – Centro de Atenção à Criança - crianças de 0 a 12 anos; 10- CAISMI - Ações educativas: Foram realizadas capacitações de profissionais de saúde com o objetivo de qualificar a atenção à saúde da mulher, com foco na Linha de Cuidado da Gestante e de Puerpera; na prevenção do Câncer de Colo uterino, detecção precoce do câncer de mama, com a implantação do protocolo e saúde e produtiva com ênfase na adolescência e anticoncepção de emergência. Assistência e protocolo: Atendimento por equipe multiprofissional onde as pacientes são acompanhadas de acordo com sua patologia. Implantação de protocolos de mamografia, linha de cuidado da gestante e puerpera e planejamento familiar. Projeto Semente: O projeto Mãe Itatibense 11- CAC – Realiza ações e serviços diariamente voltadas a prevenção e promoção da saúde da criança, mantendo uma equipe multidisciplinar como: Psicólogos, fonoaudiólogos, Terapeuta ocupacional, enfermeira, médicos pediatras, desenvolvendo além do atendimento individualizado vários projetos como: Projeto semente 246 crianças acompanhadas; Viva Leite 212 crianças beneficiadas; Diabetes Juvenil 24 crianças acompanhadas, Asma e Primeirissima Infancia. RESUMO DE AÇÕES DO PRIMEIRISSIMA INFANCIA EM 2013: Em Janeiro houve o evento com Prefeitos (dos 9 municipios participantes) em Jundiaí, onde o nosso prefeito teve uma fala especial sobre o projeto no município de Itatiba; em Junho uma oficina de apoio Tecnico em São Paulo, com a participação do Dr. Simões, professora Fátima e técnicos das 3 secretarias envolvidas no programa; Em julho – Apresentação do Programa no Congresso Nacional de Secretàrios Municipais de Saúde em Brasília DF; Em 10 de julho o programa Primeirissima Infancia foi lançado pelo Governador de SP Geraldo Alkmin como “São Paulo pela primeiríssima infância”- o programa agrega agora 40 municípios, para os quais Itatiba vai ser “modelo”. No dia 30 de agosto da FMCSV vem ao município para a gravação de um vídeo com ações desenvolvidas em Itatiba – nas secretarias da Educação e Saúde. Ações na saúde já implantadas: criação de Espaços Lúdicas em todas as unidades de saúde da família e UBSs.; Criação de grupos de famílias para crianças de 0 a 3 anos no CAC; Criação do grupo de gestantes adolescentes no CAISMI; Criação do grupo de apoio a puérperas no CAISMI; retorno das atividades em grupos para gestantes e bebês nas unidades de Saúde da família.; Otimização das ações do SISVAN – agora com vigilância nutricional para todas as crianças de 0 a3 anos.; Estamos elaborando o plano de ações que será desenvolvido nos próximos 2 anos.; criação de políticas publicas voltadas para a primeira infância – Lei da Semana do bebe – já aprovada na câmara. A 2ª. Semana do bebê que aconteceu de 5 a 10 de Agosto deste ano, envolveu mais de 6.500 pessoas nas diversas atividades desenvolvidas. 12- Departamento de Vigilâncias em Saúde desenvolve ações de trabalha nas áreas de: VIGILÂNCIA SANITÁRIA: Divisão Administrativa; Divisão de Alimentos; Divisão de Engenharia Sanitária; Divisão de Farmácia;Divisão de Saúde Ambiental; Divisão de Odontologia; Divisão de Saúde do Trabalhador; Divisão de serviços de Saúde; Divisão de Educação Permanente. Vigilância epidemiológica; Programa de combate à dengue: agentes trabalhando aos sábados desde 2009. • Pequena melhora nos resultados nas casas fechadas. Insistimos com agendamento De visitas – baixa adesão • Psf: agentes também realizando visitas aos sábados ao menos três vezes ao ano Com resultados positivos, encontrando moradores no momento da inspeção. • Trabalho junto aos professores da rede local – formação de multiplicadores • Participação do coordenador nas reuniões dos conselhos locais de saúde. • Oferta de trabalho educativo em indústrias e demais segmentos – baixa adesão • Caminhão e funcionarios no trabalho do cata bugigangas : ação conjunta das Secretarias da ação social , obras e meio ambiente e saude, no período de maio a Agosto . Foram retirados 1,9 mil toneladas de materiais inserviveis e lixo. Nova ação foi inicida em 01 de novembro último. Centro de controle de zoonoses e endemias.


3

Gazeta de Itatiba e região

itatiba Alunos da Emeb ‘Basílio Consoline’ assistem à palestra de acessibilidade  6 DE novembro de 2013

A palestra foi ministrada por Denise Soares de Camargo e Joel Garcia Edson Godoy / PMI

A Comissão de Acessibilidade da Prefeitura de Itatiba visitou na última quinta-feira, dia 31 de outubro, a Emeb ‘Basílio Consoline’, no Bairro da Ponte, onde cerca de 20 alunos assistiram à palestra ‘Acessibilidade – O Respeito às Diferenças.  “É muito importante levar informações para os nossos estudantes para que eles adquiram ferramentas para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva”, ressaltou o Prefeito João Fattori.  A palestra foi ministrada por Denise Soares de Camargo e Joel Garcia, membros da Comissão. Desde o início do ciclo de palestras, no mês de maio deste ano, mais 1,5 mil alunos da rede municipal de ensino já puderam aprender mais sobre acessibilidade e respeito às diferenças. Serão visitadas até o fim de novembro todas as 26 escolas do município.  Nos encontros, são discutidas soluções para um ambiente mais inclusivo e, por meio de slides, os alunos conhecem exemplos de locais acessíveis com modelos de piso tátil e orientação em Braille para deficientes visuais, banheiros com corrimãos e rampas de acesso para cadeirantes, faixas de travessia elevada e guias rebaixadas.  Ao final do encontro, os

Lista de beneficiários de outubro é divulgada A Prefeitura de Itatiba divulgou na Imprensa Oficial, edição da última quinta-feira, dia 31 de outubro, e no endereço eletrônico http://www. itatiba.sp.gov.br/Acao-Social-Trabalho-e-Renda/bolsa-familia.html, a lista de beneficiários do Programa Bolsa Família do mês de outubro. O documento traz os nomes de todas as famílias incluídas no programa federal desde agosto de 2012 até agosto de 2013. A folha de pagamento é sempre divulgada, dando transparência ao programa.   A divulgação permite que as famílias acompanhem a liberação dos benefícios. Há casos em que as famílias mudam de endereço e/

A palestra foi ministrada por Denise Soares de Camargo e Joel Garcia, membros da Comissão  alunos recebem um folheto sobre o Itatiba Mais Acessível e um guia informativo a respeito das questões que envolvem as pessoas com deficiência, para que também possam compartilhar o que aprenderam com a comunidade. O guia é uma realização da Deputada Es-

tadual Célia Leão e sua divulgação tem parceria com a Prefeitura de Itatiba, por meio do Programa Itatiba Mais Acessível, Apae-Itatiba, Condef, Fundo Social de Solidariedade, Aicita, Conselho Municipal do Idoso, Instituto Phala e Instituto Passo a Passo.

Concurso Como forma de receber uma devolutiva do que foi explicado nas palestras, os alunos estão participando de um concurso que fará a escolha do mascote da acessibilidade. Os alunos são convidados a participar desenhando uma proposta de mascote e serão premiados em evento que ocorrerá neste mês de novembro.

ou número de telefone, sem informar à Caixa Econômica Federal, impossibilitando que os cartões sejam entregues e que os beneficiários sejam informados da liberação do benefício. É importante que as famílias beneficiárias procurem o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Centros Comunitários ou a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, conforme a proximidade do bairro, para informações sobre o benefício e o cartão. A Secretaria de Ação Social fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 677 – Bairro do Engenho. Mais informações pelos telefones 4524-0747 e 4524-1970.

Grupo de Hepatites se reúne nesta quinta-feira, 7 O Grupo de Hepatites da Prefeitura de Itatiba volta a se reunir nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, às 18h, no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na Rua Pompéia, 45 - Giardino D’Itália. Podem participar pacientes de toda a cidade, basta comparecer ao encontro. O objetivo é reunir pacientes portadores de Hepatites B e C em tratamento, ou não, para compartilhar ex-

periências, proporcionar ajuda mútua entre os participantes. Concurso Grupo de Hepatites Quinta-feira, dia 7 de novembro Horário: Das 18h às 19h Local: CTA - Rua Pompéia, 45 Giardino D’Itália. 4534-0832. Público Alvo: pacientes portadores de Hepatites B e C em tratamento ou não Informações: 4534-0832


4

Gazeta de Itatiba e região

itatiba

6 DE novembro de 2013

Documentários sobre Itatiba serão exibidos esta semana Há quatro anos que esses filmes não são exibidos O Cineclube ‘José Cesarini’ e a Prefeitura de Itatiba prepararam uma grande surpresa para a comemoração dos 156 anos de emancipação política de Itatiba. NesTa quarta-feira, dia 6 de novembro, às 20h, serão exibidos no Cineclube os documentários ‘Coroação da Rainha – Fazenda Santa Luzia’ e ‘Itatiba em seu primeiro centenário: 1875 – 1957’. Estes importantes registros da história itatibense corriam o risco de se perderem devido à ação do tempo e por isso há mais de quatro anos não eram exibidos. “Estes documentos históricos são tesouros inestimáveis. Trata-se de um grande presente para o povo itatibense”, comentou o Prefeito João Fattori. Os filmes serão reapresentados na Sessão Cult dE quinta-feira, dia 7 de novembro, às 20h. Há quatro anos que esses filmes não são exibidos. Os dois documentários sobre a cidade, gravados em película, 35mm, corriam o risco de desaparecerem, pois o processo de degradação (desplastificação) já havia sido iniciado. Era necessário realizar uma restauração para retardar o pro-

filmes: ‘Coroação da Rainha – Fazenda Santa Luzia’ e ‘Itatiba em seu primeiro centenário: 1875 – 1957’. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo intermediou a restauração, e após diversos orçamentos inviáveis, entrou com um pedido formal à Cinemateca Brasileira solicitando a recuperação gratuita das películas, destacando a importância dos filmes para a cidade. Os filmes recuperados, assim como cópias em DVD, foram entregues ao Cineclube no primeiro semestre deste ano e agora os itatibenses poderão mais uma vez rever essas cenas marcantes do passado da cidade.

cesso e possibilitar uma cópia do material em película, que manteria as imagens a salvo por mais algumas gerações. Em meados de 2009, o cinéfilo

Alan Duarte, responsável pelo Cineclube, obteve do recém-eleito prefeito João Fattori a promessa de que faria o possível para recuperar os dois

Ligue e anuncie

11 9.9842-8629

PRONATEC CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS

Invista em você, invista em seu conhecimento. Nós vamos mostrar do que você é capaz. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico

e Emprego traz ampla oferta de cursos de educação profissional e tecnológica realizados em parceria com o Senai. São cursos de curta duração e com certificado, uma grande oportunidade para o seu futuro. Essa é a

chance que você esperava para se tornar um profissional. As inscrições para os cursos devem ser feitas na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda - Av. Marechal Castelo Branco, 677 - Bairro do Engenho e no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa!

DIREITOS DO ALUNO

• Inscrição e estudo gratuitos no curso escolhido. • Ajuda de custo para transporte e refeição.

Auxiliar Administrativo

LOCAL DOS CURSOS

Escola Senai Luiz Scavone Rua Alfredo Massaretti, 191 Itatiba - SP - Tel.: 4487-4250 Mais informações: www.pronatec.mec.gov.br ou www.ssp.mec.gov.br/autocadastro

Modelista

Marceneiro

Serviço: ITATIBA 156 ANOS Exibição dos documentários ‘Coroação da Rainha – Fazenda Santa Luzia’ e ‘Itatiba em seu primeiro centenário: 1875 – 1957’ Quarta-feira, 6 de novembro, às 20h. Reprise na quinta-feira, 7 de novembro, às 20h Local: Cineclube ‘José Cesarini’ Rua Benedito Franco de Godoy 81 - Jardim Coronel Peroba Entrada gratuita Classificação: Livre

Cinco projetos voltados para crianças aguardam o auxílio da população através do IR O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itatiba já está recebendo doações para o FMDCA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pessoas físicas e jurídicas podem aproveitar parte de seu Imposto de Renda (IR) para ajudar cinco projetos desenvolvidos com crianças em Itatiba: ‘Colmeia’, da APAMI – Associação dos Patrulheiros Mirins de Itatiba; ‘Sentir, Falar e Aprender a Cavalo’, do Instituto Movimento Qualivida – Instituto Passo a Passo; ‘Quem ouve bem, aprende melhor’, do Instituto PHALA – Centro de Desenvolvimento para Surdos; ‘Crê-Ser’, do Lar Itatibense da Criança; e ‘Crescer’, da SIBES – Sociedade Itatibense Para o Bem Estar Social. “É importan-

te que a comunidade se envolva. Essa doação ao FMDCA é uma maneira que o cidadão tem de decidir onde será utilizado parte do imposto que paga”, lembra o Prefeito Fattori. Até 2013 a verba do FMDCA era destinada aos projetos aprovados pelo CMDCA conforme a ordem de chegada e a disponibilidade de recursos. Desta forma, nem todos os projetos conseguiam verba. Para 2014, a ideia é que os recursos do FMDCA sejam divididos de forma igual entre esses cinco projetos aprovados.  Como em todo ano, os contribuintes podem fazer doações de parte do seu Imposto de Renda ao FMDCA. Informações: (11) 4524-8766, no CMDCA ou pelo e-mail (cmdca@ itatiba.sp.gov.br).

Defesas Civis se reúnem em Itatiba para treinamento Nos dias 6 e 7, as Defesas Civis da região vão se reunir em Itatiba para um treinamento visando a Operação Verão. O encontro será no auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’. A ação visa a resiliência e tem como objetivo reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realiza, nos meses que antecedem a temporada de chuvas, treinamentos para a capacitação e avaliação dos Planos Preventivos de Defesa Civil empregados durante a Operação Verão – que compreende o período de 1º de dezembro

à 31 de março do ano seguinte. As palestras envolvem os diversos órgãos do sistema estadual de Defesa Civil, com foco nos agentes municipais, aqueles que atendem a emergência.   Durante o evento, temas como funcionamento do Centro de Gerenciamento de Emergência da CEDEC/SP, operação dos Planos Preventivos de Defesa Civil, noções meteorológicas, leitura de pluviômetros, reconhecimento das feições de instabilidade e preenchimento da Ficha de Vistoria Técnica, serão abordados por técnicos da Defesa Civil do Estado, Somar Meteorologia e Instituto Geológico.


5

Gazeta de Itatiba e região

itatiba Louveira

25 de 6 DEoutubro novembro dede 2012 2013

Produtores do Espírito Santo visitam propriedades do Turismo Rural de Louveira O roteiro seguido pela comitiva teve início no Sítio Santa Rita

do projeto de Fruticultura do Espírito Santo e estava composto por produtores de uva e vinho.  Acompanharam a equipe durante o passeio  nas propriedades de Louveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico  Louveira recebeu a visita Jailson  Marinho, o diretor  da de aproximadamente trinta divisão de Agricultura Daniel pessoas de diversas cidades Miqueletto, a turismóloga do Estado do Espírito Santo Rafaela Lorençon, além dos que estiveram no município, o consultores do Sebrae-Junno último dia 25, para conhe- diaí Alonso Luis da Silva e do cerem asnovidades tecno- Sebrae-ES Marcio Rosalém. lógicas na produção de uva O roteiro seguido pela niagara, o turismo rural e os comitiva teve início no Sítio produtos artesanais produ- Santa Rita, onde puderam zidos pelos agricultores lou- ver as técnicas utilizadas peveirenses.  A missão técnica los produtores no plantio das foi organizada em parceria uvas e também puderam copelos Sebrae/Jundiaí e Se- nhecer as peculiaridades de brae/ES, com o objetivo de  espécies como uva Shiraz, apresentar a realidade desta cultivadas nesta propriedaregião, as técnicas utilizadas de. O engenheiro agrícola na produção de uva, vinhos Daniel Miqueletto, que é proe o processamento de sucos dutor e proprietário do sítio “Escolhemos Louveira por fez a apresentação de todo ter características bastan- o processo utilizado na fabrite similares com as nossas, cação dos Vinhos Micheletto principalmente com as expe- e suas variáveis. O momento riências com a uva niagara, também foi de perguntas e que é originária daqui desta troca de experiências entre região”, disse o consultor do eles. Para Daniel Miqueletto Sebrae- ES,  Marcio Rosalém.  a experiência de receber um O grupo participante faz parte grupo técnico de produtores

é enriquecedora  “Com essa troca de informações durante a apresentação também aprendemos muita coisa, além disso  é um orgulho pra nós recebermos uma comitiva de produtores. Essa e outras visitas que temos recebido é reflexo do sucesso que a tecnificação da produção da uva niagara, aliada ao processamento de outras variedades

Campanha promove descarte consciente de sucata eletrônica Quem tiver televisores inutilizáveis, computadores, rádios, aparelhos celulares, dvd’s, pilhas, baterias entre outros materiais eletroeletrônicos, poderá descartar de forma consciente em um dos pontos de coleta da 2ª Campanha de Arrecadação de Sucata Eletrônica, que acontece no dia 10 de novembro. Durante o período das 8h às12h, integrantes da Secretaria de Gestão Ambiental, do Lions Clube e da Ecotronics Ambiental ficarão a postos na Praça da Igreja matriz de São Sebastião (Centro) e na Praça da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santo Antônio, para recolher as sucatas eletrônicas e encaminhá-la à destinação correta. A expectativa da Secretaria é aumentar a adesão e superar quantidade de três toneladas recolhidas na primeira edição da campanha, organizada em abril deste ano. “Buscamos sensibilizar a

população e estimular o cidadão louveirense para eles aderirem à política de descarte consciente dos materiais eletrônicos inutilizáveis”, diz a secretária de Gestão Ambiental de Louveira, Rose Skelton. “A sucata eletrônica, quando depositada incorretamente,

pode causar danos potenciais ao meio ambiente”, alerta. A 2ª campanha de Arrecadação de Sucata Eletrônica acontecerá paralelamente à Feira e Exposição de Artesanato, promovida a cada quinze dias pela Secretaria de Cultura de Louveira.

Mais de 2 mil pessoas participaram da festa em comemoração ao Dia do Funcionário Público Com um dia todo de festa, os servidores públicos de Louveira puderam celebrar o  Dia do Funcionário Público, ao lado dos familiares e amigos de trabalho. O evento, organizado pelos próprios funcionários, contou com uma comemoração especial com churrasco, chopp, refrigerante, pipoca, algodão doce, sorvete e muitos brinquedos para a diversão das crianças. A festa teve a participação de mais de 2 mil pessoas e aconteceu na Área de Lazer do Trabalhador, das 10h às 18h. Para o prefeito Finamore, a confraternização  é mais do que merecida, é uma forma de agradecer  o empenho de todos os profissionais do setor público “Sem a parceria, o trabalho e a dedicação diária dessas pessoas o município não seria o mesmo, pois eles estão a frente de muitos serviços essenciais e contribuem para o bom funcionamento da cidade nas suas mais diversas áreas”, afirmou o prefeito. Para a funcionária Nilva Felipe Paltranieri que participou da festa, o  dia do Funcionário Público foi muito bom  “Gostei muito de ter participado da confraternização, de ter pas-

sado esse tempo ao lado dos amigos, de conversar e de me divertir. A festa estava muito bem organizada, não faltou nada, foi excelente ”, disse  ela que trabalha na telefonia da Prefeitura. “Também satisfeito com a comemoração, Adilson Niero não economizou elogios “Foi ótimo, tudo estava muito bom e deu para me divertir bastante. Gostaria que a festa se repetisse mais vezes, fiquei feliz com essa homenagem a nós funcionários”, afirmou ele. Para Aureluce Pagotto Chicalhone, que trabalha como recepcionista, o bom foi rever os amigos “Adorei tudo. É muito gostoso

participarmos  de momentos de confraternização como este e podermos rever os amigos que trabalham em outros setores da Prefeitura que no dia-a-dia não vemos. Tudo foi muito legal e bem organizado”, encerrou. Os colaboradores da festa, comércios e empresas, doaram produtos para os kits que foram sorteados entre os servidores presentes. Foram entregues aproximadamente 60 prêmios.  O evento foi animado pela dupla sertaneja Tona & Alaor  formada por funcionários da própria Prefeitura e pela banda “Brasil in Conserto”.

de uva e ao desenvolvimento da atividade turística no meio rural tem trazido as pequenas propriedades familiares características do nosso município e de todo Circuito das Frutas. Louveira tem se tornado referência nesses temas”, ressaltou Miqueletto.O grupo pôde fazer degustação dos vinhos e produtos, momento em que fizeram uma rápida

confraternização e contaram um pouco da experiência do plantio no Espírito Santo. De acordo com Jandiro Gratieri, da cidade de Urania Alfredo Chaves- ES, os produtores de Louveira são privilegiados por contar com o apoio do poder público “Gostei de conhecer a realidade de Louveira que aliás, é muito parecida com a nossa. O diferencial é que

aqui a Prefeitura está de parabéns por dar apoio aos agricultores e lá ainda não temos  ajuda do poder público mas agora vamos nos unir e buscar este incentivo também”, disse. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jailson Marinho, aproveitou a oportunidade para falar aos participantes sobre a parceria que existe entre a Prefeitura e os produtores do município e as benfeitorias resultantes desse engajamento “Esta administração está cada vez mais engajada e com um olhar especial para a agricultura. Temos a vantagem que o prefeito Junior Finamore foi um agricultor e portanto conhecedor de todas as dificuldades e anseios deste setor, por isso vem lutando cada vem mais para o fortalecimento da agricultura no município tornando-o referência em todo o Circuito das Frutas. Isso nos encoraja a promovermos sempre mais ações para mantermos as características da cidade sem perdermos para a especulação imobiliária, muito pujante nessa região”, comentou Jailson. 

Primeira ‘Roda de Conversa’ com idosos encerra atividades

Despertar para os pequenos prazeres do cotidiano, compreender as mudanças sociais que alteraram radicalmente o contexto de vida ao longo das décadas, valorização de diversificados saberes, ensinar e aprender em um clima de amizade e acolhimento. Essas foram algumas das vivências de 10 idosos participantes do projeto psicossocial “Roda de Conversa”, realizada nos últimos três meses pelo Centro de Convivência do Idoso de Louveira. As atividades foram concentradas em 12 encontros semanais, planejados e mediados pela equipe psicossocial formada pela

assistente social Viviane Junta, pela psicóloga Paula Prete e pela estagiária de psicologia Sílvia Simões, com base nas demandas do ciclo de vida do idoso e do perfil deste público, atendido no serviço da secretaria de Assistência Social do município. O principal objetivo foi proporcionar condições para o empoderamento dos participantes, através de suas potencialidades. Passeio turístico Parte importante em comum da história de todos os participantes, o cenário rural, foi o lugar escolhido para a confraternização que finalizou o trabalho.

Com o apoio da Divisão de Turismo, no último dia 24, o grupo participou de uma versão reduzida do passeio agroturístico nas propriedades do Turismo Rural de Louveira. Na avaliação dos participantes, durante o encerramento, o projeto promoveu mudanças práticas e muito positivas em suas relações na vida diária e na maneira de pensar o mundo e sua condição de idosos. De acordo com as técnicas envolvidas, com o respaldo da secretaria de Assistência Social e do poder público municipal, foi um trabalho rico e proveitoso, que atingiu excelentes resultados junto aos usuários.


6

Gazeta de Itatiba e região

Vinhedo

6 DE novembro de 2013

Com investimentos em tecnologia, cidade detecta aumento de 30% de abertura de empresas De 2010 a até a primeira quinzena de outubro deste ano, Vinhedo constatou um crescimento de quase 30% no número de abertura de atividades econômicas no município, por empresas e profissionais autônomos. Os dados verificados pela Prefeitura demonstram a efetividade da ferramenta digital que a administração municipal criou especialmente para desburocratizar o processo de abertura ao início de atividades, a partir  de seu serviço de governo eletrônico (e-Gov) intitulado SIM-Empresa Fácil.  No ano anterior à disponibilização de sua ferramenta digital SIM-Empresa Fácil, a Prefeitura identificou, em 2010, o registro de atividades de 506 empresas e profissionais autônomos. Já em 2011, quando o serviço de e-Gov foi colocado em operação, o número de registros subiu para 705, mantendo-se elevado ainda em 2012, quando 701 empresas e profissionais autônomos se registraram no SIM para dar início às suas atividades econômicas na cidade. Até a primeira quinzena de outubro deste ano, 666 empresas e profissionais autônomos já registraram o início de suas atividades pelo SIM-Empresa Fácil.   Outro excelente resultado identificado pela Prefeitura – a partir das facilidades criadas com a ferramenta on-line – foi o aumento significativo entre os cidadãos que optaram por

ERICKLEITE_PMV

Entre os Microempreendedores Individuais (MEI), aumento foi de 89%; Prefeitura tornou processo de abertura mais fácil

Vinhedo: uma cidade digital

Para transformar Vinhedo em uma cidade digital, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, logo ao início de seu terceiro mandato como prefeito criou, em 2009, o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital.   A iniciativa inovadora tem permitido à administração municipal facilitar o dia a dia dos munícipes com a criação e a ampliação de acesso a mais serviços públicos, que permitem que tenham pela internet – na forma de e-Gov – 24 horas por dia, sete dias por semana, ferramentas de atendimento que podem ser acessadas pela internet, no sítio eletrônico da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), bastando ao interessado clicar em SIM Vinhedo Digital e digitar seu usuário e senha individuais de acesso. Ainda pelo SIM Vinhedo Digital, Vinhedo tem feito a inclusão infossocial da população ao disponibilizar acesso gratuito e ilimitado ao sinal de internet na cidade, beneficiando mais de 70% dos moradores. O acesso ao sinal e verificação de residência dentro da área de abrangência pode ser verificado pela internet, no sítio eletrônico http://consulta.vinhedo.sp.gov.br; ou diretamente nas centrais SIM Vinhedo Digital, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos bairros Centro (Rua José Matheus Sobrinho, nº 410) e Capela (Rua Antônio Amstalden, s/nº).

legalizar suas atividades econômicas individuais na cidade na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Enquanto que em 2010 foram registrados 21 microempreendores em Vinhedo, com o uso do SIM-Empresa Fácil este número subiu para 115, em 2011; e para 143, em 2012. Já em

2013, até a primeira quinzena de outubro, 192 MEIs formalizaram suas atividades em Vinhedo. O aumento foi de 89% em menos de três anos.     Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a evolução muito positiva identificada pela Prefeitura no número de atividades econômicas ini-

ciadas e formalizadas na cidade demonstra, de forma real, que o município já tem alcançado seus objetivos de eficiência em gestão a partir dos investimentos feitos pela Prefeitura no setor de cidade digital. “Exemplo disso é que pelo SIM Vinhedo Digital conseguimos melhorar e tornar mais

ágil este processo de cadastro correspondente à abertura e início das atividades econômicas, sobretudo porque otimizamos um processo que antes era demorado e burocrático ao contribuinte”, falou. Antes do SIM-Empresa Fácil, o contribuinte entrava com um processo de solicitação à abertura de empresa ou de atividade autônoma na Prefeitura, pedia a certidão de uso de solo e, posteriormente, o alvará de funcionamento. Todo o processo levava, em média 120 dias, para ser concluído. “Dependendo do setor de atividade, o solicitante precisava percorrer diversos órgãos para obter a certidão de funcionamento. Agora é tudo digital”, enfatizou a secretária municipal de Fazenda, Deise Serafim.   Como funciona   Com o SIM-Empresa Fácil qualquer pessoa que queira iniciar algum tipo de atividade econômica na cidade dá entrada e acompanha, pela internet, seus pedidos de abertura de empresa ou de início de atividade autônoma, evitando a necessidade de seu deslocamento até o Atendimento Cidadão, posto de atendimento físico da Secretaria Municipal de Fazenda.   Com base nas informações declaradas on-line, o SIM-Empresa Fácil analisa automaticamente a legislação de uso e ocupação de solo e o grau de risco das atividades econômicas informando

a viabilidade da abertura em Vinhedo. Após a finalização do processo eletrônico, a ferramenta digital envia os dados para o setor de tributação que valida ou não a declaração, também avisando os órgãos responsáveis pelas vistorias obrigatórias. Ao validá-las, o contribuinte é informado pela internet sobre a situação do processo e recebe, por e-mail, o número da inscrição municipal e o alvará provisório para funcionamento, com prazo de validade de 60 dias.  O alvará definitivo só é emitido após realização e aprovação nas vistorias obrigatórias, vinculadas à atividade econômica. Para usar o SIM-Empresa Fácil basta ao interessado acessar o sítio eletrônico da Prefeitura de Vinhedo (www. vinhedo.sp.gov.br) e clicar, à direita da página principal, na opção SIM - Soluções Integradas Municipal. Feito isso, o solicitante será direcionado ao Portal SIM Vinhedo Digital, no qual deve efetuar seu cadastro para obtenção de usuário e senha individual de acesso ao sistema.   Após o cadastro e feito o login no Portal SIM Vinhedo Digital, basta ao interessado clicar na opção SIM-Empresa Fácil para obter todas as informações à inscrição e preenchimento dos formulários necessários. Mais informações e esclarecimentos acerca dos processos também podem ser elucidados pelo e-mail: suportedeca@vinhedo.sp.gov.br.

Prefeitura de Vinhedo investe em tecnologia Fundo Social de Solidariedade recebe e em ferramenta digital de gestão escolar roupas, cobertores e armações de óculos

Como será agora

Com o uso do SIM, a validação de todos os dados do aluno da Rede Municipal de Ensino passa a ser feita a partir do CTM e de forma on-line. A maior mudança da interoperabilidade sistêmica beneficia os CEIs, que passam a ter informatizados todos os processos de gestão escolar, eliminando a realização de registros relacionados aos alunos na forma física.   No momento da matrícula e rematrícula, as EMs e CEIs buscam os dados do estudante direto no CTM. Caso verifiquem que estejam incompletos ou em desacordo com o apresentado pelo munícipe, o aluno (quando maior de 18 anos) ou seu responsável legal (quando o estudante tiver menos qye 18 anos) são orientados a fazerem a atualização  dos dados  em uma duas centrais SIM Vinhedo Digital.“Por isso, é importante que os moradores mantenham seus dados atualizados na Prefeitura, para que seu atendimento seja efetivo em todos os serviços públicos que buscarem na cidade. Esta atualização cadastral garante que nós, gestores municipais, tenhamos o perfil real do cidadão do Vinhedo e nos ajuda, consequentemente, na elaboração e na criação de políticas públicas cada vez mais eficientes ao seu atendimento”, falou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação. As duas unidades do SIM Vinhedo Digital atendem à população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro (Rua José Matheus Sobrinho, nº 410) e Capela (Rua Antônio Amstalden, s/nº). Excepcionalmente nestas terça e quarta-feira, dias 5 e 6, abrirão a partir das 13 horas, em virtude de um treinamento interno.

Para promover a melhora contínua do atendimento ao morador, fazendo uso de suas ações de cidade digital, a Prefeitura de Vinhedo capacitou diretores, secretários e oficiais das Escolas Municipais (EMs) e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) ao uso e consulta integral do banco de dados oficial da administração municipal, o Cadastro Técnico Municipal (CTM), à efetivação de matrículas e rematrículas na Rede Municipal de Ensino. O treinamento aconteceu na tarde do último dia 31, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Assistência Social, e reuniu mais de 60 servidores municipais.   O vice-prefeito e secretá-

rio municipal de Educação, Jaime Cruz, fez a abertura do treinamento e aproveitou o encontro para reforçar aos servidores o pioneirismo da ação de cidade digital criada pelo prefeito Milton Serafim – o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital – e enfatizou o quanto esta iniciativa agrega à melhoria e integração dos serviços públicos. “Passando a utilizar integralmente as ferramentas do SIM Vinhedo Digital também na educação, avançamos na gestão escolar e no entendimento das demais demandas de nossos alunos, pois agora, de fato, eles passam a fazer parte de um universo único de servi-

ços aos munícipes, sendo entendidos em sua totalidade e em todos os segmentos de atendimento”, falou. Dando sequência à capacitação, uma das profissionais envolvidas no SIM Vinhedo Digital, Catarina Medeiros, explicou como foi feita, pela Prefeitura, toda a interoperabilidade sistêmica que garante, agora, às EMs e aos CEIs que os processos de matrícula e rematrícula sejam bem mais eficientes à gestão escolar e, principalmente, ao morador. Aos presentes foram explicadas as etapas de desenvolvimento e apresentado o novo processo de matrícula e rematrícula, já a partir do uso do SIM Vinhedo Digital.

O Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, vinculado à Prefeitura, recebeu a doação de 50 caixas com roupas, cem cobertores e aproximadamente 50 armações de óculos em bom estado de conservação para serem doados às famílias carentes da cidade. O repasse foi feito pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que tem como presidente da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin.  No momento os itens doados para Vinhedo estão em triagem, para correta separação por gênero e tamanho, a fim de facilitar sua destinação. De acordo com a presidente do Fundo Social municipal, Claudete Palaro, o repasse do Fundo estadual foi feito a partir de uma solicitação feita pelo órgão municipal, que formalizou o interesse da cidade em receber os itens ao atendimento dos moradores que mais precisam. “São roupas e armações de óculos que atendem diferentes faixas etárias e que serão muito bem aproveitados por todas as famílias de Vinhedo que precisam dos itens e que não têm como comprá-los. Agradeço ao Fun-

O Fundo

O Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo é focado no desenvolvimento de ações sociais realizadas a partir das doações que recebe durante o ano todo, feitas por moradores e empresas da cidade na forma de produtos. Por sua atividade, recebe a doação permanente de peças de roupa em bom estado de conservação e de outros produtos e itens para destinação imediata às famílias carentes da cidade, que buscam auxílio no órgão. Os moradores que quiserem colaborar podem procurar a sede do Fundo Social, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Memorial do Imigrante. O endereço é Avenida dos Imigrantes, s/nº. Mais informações sobre doações também podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3826-2408. 

do estadual pelo repasse efetuado!”, falou.  Sobre os cobertores, apesar das temperaturas estarem em elevação em virtude da primavera e do verão, a presidente do Fundo Social municipal reforçou que vão estar à disposição para os mo-

radores que estejam em situação de vulnerabilidade. Ainda segundo Claudete, o Fundo também vai compartilhar com as entidades da cidade, que atendam famílias carentes, os produtos recebidos, a fim de ampliar para mais pessoas a doação recém-recebida.

Inscrições para as candidatas a promotoras das Festas da Uva e do Vinho vão até o dia 14/11 Prosseguem abertas as inscrições para a seleção de três promotoras para a 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho da cidade de Vinhedo. O prazo termina dia 14 de novembro e de acordo com a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a atividade do trio será na divulgação do evento e atividades durante a festa em traje a ser definido pela Comissão Organizadora. As Festas da Uva e do Vinho de Vinhedo começam dia 8 de fevereiro de 2014. Podem se candidatar brasileiras maiores de 18 anos

(completos até 31 de dezembro) e menores de 35 anos, com disponibilidade de horário de dezembro a fevereiro, com ensino médio (completo ou cursando, no mínimo) e residir em Vinhedo há pelo menos cinco anos. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vinhedo, na Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, das 8h30 às 16h30, apresentando os seguintes documentos: foto de rosto 10x15 colorida, foto de corpo 10x15 colorida, cópia do RG, cópia do CPF, cópia do comprovante de residên-

cia, cópia do comprovante de escolaridade e assinatura do termo de compromisso. O termo de compromisso, ficha de inscrição e regulamento podem ser impressos pelas candidatas entrando no site da Prefeitura da cidade – http://www.vinhedo.sp.gov. br/ . Clicar na Secretaria de Cultura e Turismo e os documentos estarão disponíveis do lado direito da tela. Um júri determinado pela Secretaria de Cultura e Turismo definirá as selecionadas. A primeira entrevista já está agendada: será dia 19 de novembro às 14h00. 


7

Gazeta de Itatiba e região

Valinhos

6 DE novembro de 2013

Prefeito pede agilidade ao DER para conclusão de obras na Rod. Guilherme Mamprim A solicitação foi de pronto atendida pelo diretor do DER O Prefeito de Valinhos, Clayton Machado, esteve nesta quarta-feira (30) no DER, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Barduchi. O motivo da visita ao diretor do órgão, o engenheiro Clayton Luiz de Souza, foi verificar o cronograma previsto para a finalização do complexo de obras que envolvem a conclusão da implantação do viaduto na SP 332 (Estrada Visconde de Porto Seguro), mais conhecida como Estrada da Boiada, sobre a Rodovia Comendador Guilherme Mamprim. O diretor do DER explicou ao prefeito que todos os esforços estão sendo concentrados para este fim. Atualmente, trecho das novas pistas construídas sob o viaduto, no sentido Centro da Comendador Guilherme Mamprim, é mantido interditado para a finalização da colocação de taludes. Neste caso, o prefeito solicitou a liberação das pistas prevendo o feriado de Finados, neste sábado, dia 2, quando o fluxo de veículos

deverá aumentar consideravelmente. A solicitação foi de pronto atendida pelo diretor do DER que considerou a liberação definitiva das pistas interditadas, uma vez que a continuidade dos trabalhos poderá ocorrer apenas com a interdição da calçada existente no local e em condições seguras. Rotatória do Etapa - O prefeito Clayton também expressou durante o encontro preocupação com o trânsito perigoso e intenso na rotatória em frente ao

Colégio Etapa, na Rodovia Comendador Guilherme Mamprim, especialmente nos horários de pico. No trecho, circulam milhares de veículos que seguem à Rodovia Anhanguera e bairros adjacentes, que fogem do pedágio pela Rua Eunice Baroni, no Country Club, ou circulam com destino a várias escolas. Neste caso, o diretor do DER explicou que há de fato necessidade de melhorias na rotatória, mas que estas dependem de execução de projeto a ser estabelecido. Ainda visando a segu-

rança no trânsito da Rodovia Comendador Guilherme Mamprim, o Chefe do Executivo solicitou melhorias viárias em outra rotatória, a localizada no Portal de acesso ao município pela Rodovia Anhanguera. No local, o trânsito é também intenso e há conflitos entre os veículos que atravessam as pistas em diferentes sentidos. Outra via que deverá receber atenção do DER, a pedido do prefeito, é a Estrada do Jequitibá. Na vicinal, que liga Valinhos a Itatiba, foram solicitados reparos no pavimento e reforço na sinalização.

Merenda escolar: Prefeitura de Valinhos suspende contrato e instaura sindicância   A Prefeitura de Valinhos publica nesta sexta-feira, na “Imprensa Oficial”, o Decreto 8.527/2013, editado no último dia 25 de outubro, que suspende a carta-contrato 88/2012, celebrada com a empresa Iotti Grife da Carne Ltda. para fornecimento de carnes para a merenda da rede pública. Com a decisão, estão suspensos, além da prestação de serviços, todos os pagamentos programados.  A informação é do secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Roberto Nava. Segundo ele, a suspensão tem o objetivo de apurar todas as dúvidas levantadas pelo Ministério Público, que fez citações sobre Valinhos na mídia regional durante investigação de contratos com empresa que fornece produtos para a merenda escolar na vizinha cidade de Vinhedo. 

Segundo o promotor Rogério Sanches, várias cidades da região teriam sido vítimas de cartelização (acordo entre empresas com a propósito de fraudar licitações). Em entrevista à rádio CBN, Rogério Sanches afirmou ainda que “Valinhos está na iminência de assinar um contrato semelhante para a distribuição de merenda com a empresa Cecapa”.  Embora o fornecedor citado não tenha participado dos pregões em Valinhos, a Prefeitura decidiu reavaliar todo o processo de contratação “no que se relaciona à participação de empresas, pois o procedimento licitatório correu no rígido cumprimento das normas vigentes”, explica Nava, frisando que o Tribunal de Contas do Estado já avalizou tecnicamente a lisura dos pregões.

Sindicância O contrato com a empresa fornecedora foi assinado há cerca de 40 dias. “Diante do que foi divulgado pela mídia na semana passada, o prefeito Clayton Machado entende que a Prefeitura tem obrigação de fiscalizar os contratos”, afirma Nava, ressaltando que a empresa Iotti Griffe da Carne já fornecia produtos para a merenda no governo anterior.  “A apuração será realizada através de sindicância administrativa conduzida por comissão sindicante composta por membros das Secretarias de Assuntos Jurídicos e Institucionais, de Licitações, Compras e Suprimentos e da Educação”, acrescenta o secretário Jurídico. Esta comissão tem 60 dias para emitir relatório conclusivo, que poderá culminar, caso sejam constatados indícios de irregularidade, no rompimento do contrato.

Com apoio da Prefeitura, Valinhos sedia Membros do Fotoclube Valinhos registram ‘Encontro de Rotarianos de Negócios’ beleza do município em roteiro de Agroturismo

Hewerton Salomão Honório

Valinhos sediou nesta quinta-feira (31) o ‘14º Encontro de Rotarianos de Negócios’, que pela primeira vez foi promovido fora da metrópole Campinas (sede das outras 13 edições do evento), no Hotel Fonte Santa Tereza. A ação contou com o apoio da Prefeitura e parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O prefeito Clayton Machado estava entre os mais de 100 participantes do evento, a maioria empresários, profissionais liberais, representantes de entidades de classe e do setor público. Também estavam presentes os diretores do Ciesp-Campinas (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Nunes Filho (titular) e José Henrique Toledo, o presidente da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos), Emerson Ferrari, e um dos mentores do encontro, o rotariano Sung Tien Lo, todos apoiadores do Encontro. “Esta ação em Valinhos é um dos exemplos que como estamos trabalhando para aproximar o empresariado do Governo Municipal. Também, buscamos desde o iní-

cio do ano atuar na desburocratização dos serviços para a instalação de novos empreendimentos no município”, ressaltou o prefeito. Coordenado pelo empresário do ramo imobiliário e rotariano, Leonardo Ferreira Tiroli, a atividade permitiu um ‘networking’ entre os participantes. “Eles puderam também trocar informações e serviços, tornando-se fornecedores uns dos outros, o que já ocorre com os participantes dos encontros realizados anteriormente”, destacou. “A pedido do prefeito Clayton Machado, a nossa

Secretaria tem desenvolvido uma série de ações para a atração de novas atividades na cidade e, principalmente, colocando a Prefeitura à disposição para um diálogo e conhecer as necessidades dos diversos setores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Barduchi. O evento contou também com a palestra ‘Desenvolvimento de carreira em um ambiente global’, ministrada por Mauro Gomes, conselheiro da Amcham- Campinas (Câmara de Comércio Brasil- EUA), e diretor executivo da IBM, em Hortolândia.

Membros do Fotoclube Valinhos participaram no último domingo, dia 27, do passeio de Agroturismo promovido pelo Departamento de Turismo, ligado à Secretaria de Cultura e Turismo. Juntamente com dezenas de outros visitantes do roteiro, os sócios do clube tiveram a oportunidade de visitar e fotografar os diversos atrativos turísticos da região agrícola do Macuco e Reforma Agrária. Na Adega ‘Tio Mário’, o destaque ficou para a plantação de uva e figo, cujas safras já estão iniciando. No Camping Macuco, os visitantes aproveitaram toda a área verde do espaço. Fizeram uma caminhada em volta do lago e vislumbraram a ducha natural do local. Na visita ao Sítio Kussakariba, o ponto alto foi conhecer todo o processo das plantações da goiaba ‘gigante’, de seriguela e goiaba roxa. Os turistas ainda puderam provar doces e produtos produzidos no local. Já no sábado, dia 26, o Fotoclube Valinhos participou de um passeio na Serra

Prefeitura de Valinhos oferece, em novembro, desconto de 80% em juros e multas de tributos atrasados No mês de novembro, os contribuintes com tributos atrasados junto à Prefeitura de Valinhos (IPTU, ISS e taxas) e o DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos), poderão obter descontos de 80% nos juros e multas. O benefício é válido para pagamentos à vista e está previsto na lei municipal nº 4.885, de 23 de maio deste ano, de autoria do prefeito Clayton Machado. Segundo o secretário da Fazenda, Vicente Marchiori, o desconto de 80% poderá ser obtido até o dia 29 deste mês e é válido também nos

casos de débitos ajuizados ou não, sendo que a concessão do benefício não será dada a quem tem processo já em execução na justiça. “A proposta desta lei é facilitar os pagamentos com a finalidade de contribuir para a recuperação das finanças municipais, sensivelmente comprometidas por mais de R$ 48 milhões em restos a pagar deixados pela gestão anterior e pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias)”, diz o secretário. De acordo ainda com ele,

do montante da dívida ativa, cerca de 52% representam cobranças em atraso de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e 30% de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O restante refere-se a taxas de melhorias, taxas diversas e Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). Novos prazos - Já aqueles que optarem por pagar os valores atrasados até 20 de dezembro obterão desconto de 75%. No caso do pagamento parcelado também haverá benefícios. Com pagamento de 50% do débito em até 12 par-

celas, a redução dos juros e multas será de 60%. No segundo caso, com 20% a 49,99% de amortização, e em até 24 meses, a redução será de 50%. Há ainda condições de reduções para débitos já parcelados, tanto de forma administrativa como judicial, e que poderão ser novamente parcelados em até 8 vezes, com redução de 50%, desde que haja amortização mínima de 30%. O benefício deverá ser solicitado junto ao Departamento de Execuções Fiscais, no Paço Municipal, no horário de expediente, das 9 às 16 horas.

dos Cocais, no Sitio Cocais Trilhas, onde os sócios vivenciaram uma manhã diferente em meio a natureza. Foi uma oportunidade para registrar a fauna e a flora existentes no local e aprender um pouco sobre a preservação da natureza. Os passeios integraram as atividdes em comemoração ao primeiro ano de fundação do Fotoclube, criado em 22 de outubro de 2012, com o objetivo de levar a fotografia realizada na cidade a um patamar artístico e cultural mais elevado, apoiando e divulgando o

desenvolvimento da arte fotográfica, disseminando conhecimentos fotográficos aos seus membros e à comunidade em geral, através de atividades culturais e educativas. Novo passeio - A última edição do Agroturismo neste ano será dia 24 de novembro. Os ingressos já podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) que será doado ao Fundo Social de Solidariedade em prol das famílias assistidas pelo órgão.

Parque Municipal recebe no próximo fim de semana a XII Exposição de Orquídeas Com o apoio da Prefeitura e da Associação dos Orquidófilos, o Lions Clube realiza no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’ a XII Exposição de Orquídeas de Valinhos no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, a partir das 9 horas, com entrada franca. Parte dos valores arrecadados com as vendas será destinada a ações assistenciais do município. A pessoa que quiser participar é só levar suas plantas ao

local da exposição no dia 8 de novembro das 9 às 12 horas. É inteiramente grátis e os expositores ainda poderão ter suas orquídeas premiadas. No domingo, dia 10, a partir das 10 horas, a Orquestra de Violas de Valinhos fará uma apresentação especial no local, sob o comando do maestro Robson. É uma excelente oportunidade de conferir e comprar lindas orquídeas e ainda ouvir belas canções.


gourmet

Gazeta de Itatiba e região

8

6 DE novembro de 2013

Cheesecake de Maracujá

Quiche Soft de Alho-Poró Ingredientes Massa: 2 xícara(s) de chá de farinha de trigo (250 g) 1 barra(s) de manteiga (200 g), 1 gema de ovo e 1 ovo inteiro Recheio: 1 e 1/4 colher(es) de sopa de manteiga sem sal (25 g), 300 grama(s) de alho-poró cortado em rodelas, 3 gemas, 150 grama(s) de queijo parmesão suave ralado, 100 grama(s) de queijo

gruyère ralado, 1 xícara(s) de chá de creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly (250 ml), 3 claras em neve e sal a gosto Modo de preparo Massa: Junte todos os ingredientes e amasse bem até ficar uma mistura homogênea. Depois, abra a massa e modele em uma forma de aro removível. Com a ajuda de uma faca,

retire o excesso, deixando uma altura aproximada nas bordas de 3 cm. Recheio: Aqueça a manteiga e refogue o alho-poró até ficar macio. E reserve. Em uma tigela funda, bata bem as gemas e acrescente o alho-poró refogado e os queijos. Adicione cuidadosamente o creme de leite batido, mexendo delicadamente de baixo para cima.

Junte, aos poucos, as claras em neve, também mexendo delicadamente de baixo para cima. Acerte o sal se julgar necessário. Montagem: Coloque o recheio na massa já preparada. Asse em forno preaquecido a 180ºC até dourar um pouco (aproximadamente 30 a 40 minutos) ou, então, quando um palito colocado no recheio sair seco.

Pão de leite de liquidificador Ingredientes 1 ½ tablete de fermento biológico fresco, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de leite morno, 1 ovo, ½ xícara (chá) de óleo de soja, 1 colher (chá) de sal e ½ kg de farinha de trigo Modo de preparo Bata no liquidificador os seis

primeiros ingredientes e despeje sobre a farinha de trigo que deve estar em outra tigela. Misture bem e despeje numa forma de pão, untada e enfarinhada. Deixe crescer por volta de 40 minutos e asse. Se preferir um pão mais doce aumente o açúcar em mais uma xícara.

Pão de Mandioquinha

Ingredientes Base da torta: 50 biscoitos maisena, 5 colher(es) de sopa de margarina sem sal, Ganache branco, 1 1/2 xícara(s) de chá de cobertura de chocolate branco e 1 lata(s) de creme de leite Recheio: 2 colher(es) de sopa de gelatina em pó sem sabor, 1/3 xícara(s) de chá de creme de leite e 1 xícara(s) de chá de requeijão Montagem: 1 2/3 xícara(s) de chá de gel de frutas sabor maracujá Modo de preparo Base da torta: Misture os biscoitos triturados com a margarina derretida até obter uma farofa úmida. Depois, forre o fundo de uma forma com aro de 25 cm de diâmetro. Em seguida, leve ao freezer por 10 minutos.

Retire e asse a 180°C por 10 minutos. Após esse tempo, retire e deixe esfriar. Ganache branco: Derreta o chocolate branco de acordo com as instruções da embalagem. Logo em seguida, misture o creme de leite e mexa até obter um ganache uniforme. Reserve. Recheio: Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem, e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes. Junte o ganache branco reservado e bata até obter um creme homogêneo. Montagem: Espalhe o recheio sobre a base e leve à geladeira por uma hora para firmar. Espalhe o gel de frutas por cima e alise bem. Com um pano úmido quente ou com um maçarico, aqueça o aro e retire-o. Sirva bem gelado.

Pão de batata Ingredientes 2 e 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo, 1 colher(es) de café cheia de fermento biológico fresco, 1 xícara(s) de chá bem cheia de purê de mandioquinha, 1 xícara(s) de chá de açúcar, 1 pitada(s) de sal, 1 ovo, 3 colher(es) de sopa de manteiga, 1 copo(s) raso de leite Modo de preparo Misture a farinha com o fermento e um pouco de água, faça uma massa e deixe descansar até dobrar de tamanho. Junte o restante dos ingredientes menos a manteiga e o leite. Bata a massa e adicione o leite aos poucos, até a massa ficar lisa e soltar do fundo da batedeira. Adicione a manteiga aos poucos e bata até a massa ficar lisa e brilhante. Retire da batedeira e divida a massa em seis ou oito partes iguais. Boleie a massa e deixe descansar por 30 minutos (cubra com filme plástico). Após o descanso, boleie a massa novamente e coloque as bolinhas dentro da forma untada com manteiga e farinha de trigo. Pincele o pão com ovos batidos e deixe descansar (cubra com filme plástico) até atingir o dobro do tamanho. Após o crescimento, leve para assar no forno médio pré-aquecido (180 ºC). Asse por aproximadamente 30 minutos.

Ingredientes 300g de batata cozida e amassada, 100g de açúcar, 15g de sal, 2 ovos, 60g de fermento biológico, 1 copo (americano) de leite, Farinha de trigo (o suficiente) e Gergelim para salpicar (opcional) Modo de preparo Faça uma esponja com o leite, o fermento e um pouco de farinha de trigo, deixe descansar por 15 minutos.

Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes. Sove bem a massa até que ela fique lisa e não grude nas mãos. Corte-a em pequenos pedaços e modele como desejar. Polvilhe farinha sobre o pão, já modelado, e deixe crescer por cerca de 25 minutos. Salpique geregelim, se desejar. Asse em forno alto por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Quadradinhos de uva, maracujá e cachaça Ingredientes 24 folhas de gelatina incolor sem sabor, 2 xícaras (chá) de cachaça, 1kg de açúcar, 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado, 1 xícara (chá) de suco de uva concentrado e Açúcar cristal Modo de preparo Coloque a gelatina e a cachaça em uma panela

média e deixe amolecer por 5 minutos. Leve ao fogo baixo, mexa até dissolver, junte o açúcar e mantenha no fogo por mais 10 minutos. Coloque o suco de maracujá em uma tigela e o de uva em outra, despeje  metade da gelatina sobre cada um, misture, transfira para 2 assadeiras médias molhadas com um pouco de água e

leve à geladeira por pelo menos 12 horas e por até 48 horas para firmar. Solte as gelatinas das formas (mergulhe rapidamente em água fervendo se estiver complicado), corte em quadradinhos, círculos ou algum outro formato com uns 2cm, passe uma ou mais faces pelo açúcar cristal e leve à geladeira por até 12 horas.


9

Gazeta de Itatiba e região

6 de novembro de 2013

As sugestões para os casamentos desta estação vem com criatividade sem par. A maioria das noivas estão apostando no estilo tomara que caia. Exige atenção, pois tal estilo não cai bem pra qualquer tipo físico. As flores estão de volta também na estampa dos vestidos. Sugestão para um casamento no campo. Exige ousadia. Chapéus também voltam com elegância total. Estilistas ensinam truques para que as noivas não se cansem durante a festa. Além dos vestidos o sapato é um item muito importante, pois o sapato da noiva exige conforto e que seja diferente. O brilho a noiva em seu dia especial começa pelos pés, com modelos bordados, confortáveis como o peep toe. Podendo ser transformados cobertos com tecido do vestido, e bordados. O sapato meia pata é tremendamente desconfortável aliás, poucas mulheres andam bem e com elegância com este tipo de sapato.Como a sola é rígida, o que impede a articulação principal do pé se dobre,eles atrapalham o andar e cansam muito. O peep toe calça bem todos os tipos de pés. Como não são totalmente fechados não escorregam e sustentam os pés. Não esquecer de que a cada prova do vestido, fazê-lo com o sapato que usará na cerimônia. Vem dos Estados Unidos moda de fazer sobressair os solados dos sapatos nas cerimônias. As descoladas já os usam e causam sucesso e comentários. Pode ser brancos com adesivo, o mais vendido, em strass ou perolas pequeninas com a frase “I DO”,(eu aceito)confirmando a resposta da noiva no altar. Por aqui as mais ousadas já aderiram a moda, com os adesivos “Agora vai” ou “Amor eterno” junto com minúsculos corações. Algumas sugestões de festas em salão, e no campo.

Perder peso aumenta libido nas mulheres, diz pesquisa

Bodas de quê? Conheça o significado dos aniversários de casamento ano a ano

Já entre os homens, sair com os amigos e limpar a casa ajudam a aumentar o interesse pelo sexo Estar confiante em relação ao corpo faz diferença na hora de uma mulher se interessar pelo sexo. Segundo levantamento feito por uma casa de espetáculos inglesa, a Mecca, emagrecer está entre os fatores que mais pode influenciar a libido feminina. Outros aspectos como ganhar dinheiro e lençóis limpos também ajudam. Já entre os homens, sair com os amigos aparece em destaque. Vinte e oito por cento dos homens afirmaram que voltam para casa pensando em seduzir a parceira. Dirigir um carro esportivo e uma vitória do time também aparecem como itens que aumentam o interesse pelo sexo. Mas a lista traz um item curioso: limpar a casa. Para chegar aos resultados, divulgados pelo jornal Daily Mail, foram entrevistadas duas mil pessoas na Inglaterra. Segundo a psicóloga Tracy Cox, ouvida pela publicação, a sensação de ganhar causa um acesso de adrenalina que pode deixar as pessoas mais empolgadas. “Ganhar é um tema

comum para ambos os sexos quando se trata de desejo sexual. Seja a vitória de um time até mesmo no bingo, o ganho pessoal leva à felicidade. Querer ganhar faz parte do instinto humano, é o que mantém a espécie viva. De uma perspectiva mais moderna, um indivíduo que compete e ganhar, atinge um status social mais alto, geralmente ganha mais dinheiro, atrair mais parceiros”, explicou. A relação com o sexo vem do fluxo de neurotransmissores. “Ganhar deixa o cérebro inundado de neurotransmissores que estão associados à sexualidade. As substâncias dizem ao cérebro para ficar excitado, resultando numa descarga de adrenalina”, disse Cox. A psicóloga ainda explica porque fazer faxina pode estimular o desejo nos homens. “Como a maioria não vê isso como trabalho deles, eles conseguem uma sensação de sucesso. Provavelmente pensam que têm mais chances de fazer sexo porque as parceiras vão ficar felizes”, disse.

Principais fatores que aumentam a libido nas mulheres 1- Emagrecer 2 - Lençóis limpos 3 - Ganhar dinheiro 4- Sair com as amigas 5 - Banho quente 6 - Sair com amigos do trabalho 7 - Cabelo novo 8 - Passar maquiagem 9 – Malhar 10 - Fechar um negócio ou atingir uma meta Principais fatores que aumentam a libido nos homens 1 - Sair com os amigos 2 - Lençóis limpos 3 - Banho quente 4 - Ganhar dinheiro 5- Vitória do time 6 – Emagrecer 7 - Malhar na academia 8 - Dirigir um carro esportivo 9 - Fechar um negócio ou atingir uma meta 10 - Limpar a casa

Do primeiro até o 80º aniversário de casamento, veja o nome e o que significa cada boda e mais: sugestões para comemorar as datas especiais Originário do latim, o termo boda (pronuncia-se bôda) significa promessa. O nome é usado nas celebrações dos aniversários de casamento, e cada ano tem um significado, representado por um material – pode ser um metal, uma pedra preciosa, e até flor – que simboliza a nova etapa na vida do casal. Conheça a lista com as bodas de casamento até 80 anos. 01º Ano de Casamento 02º Ano de Casamento 03º Ano de Casamento 04ª Ano de Casamento 05º Ano de Casamento 06º Ano de Casamento 07º Ano de Casamento 08º Ano de Casamento 09º Ano de Casamento 10º Ano de Casamento 11º Ano de Casamento 12º Ano de Casamento 13º Ano de Casamento 14º Ano de Casamento 15º Ano de Casamento 16º Ano de Casamento 17º Ano de Casamento 18º Ano de Casamento 19º Ano de Casamento 20º Ano de Casamento 21º Ano de Casamento 22º Ano de Casamento 23º Ano de Casamento 24º Ano de Casamento 25º Ano de Casamento 26º Ano de Casamento 27º Ano de Casamento 28º Ano de Casamento 29º Ano de Casamento 30º Ano de Casamento 31º Ano de Casamento 32º Ano de Casamento 33º Ano de Casamento 34º Ano de Casamento 35º Ano de Casamento 36º Ano de Casamento 37º Ano de Casamento 38º Ano de Casamento 39º Ano de Casamento 40º Ano de Casamento

Bodas de Papel Bodas de Algodão Bodas de Couro ou Trigo Bodas de Flores, Frutas Bodas de Madeira Bodas de Açucar ou Perfume Bodas de Cobre ou Latão Bodas de Coral, Barro ou Papoula Bodas de Ágata, Cerâmica ou Vime Bodas de Estanho ou Zinco Bodas de Aço Bodas de Ônix Bodas de Linho ou Renda Bodas de Marfim Bodas de Cristal Bodas de Safira ou Turmalina Bodas de Rosa Bodas de Turquesa Bodas de Água Marinha Bodas de Porcelana Bodas de Zircão Bodas de Louça Bodas de Palha Bodas de Opala Bodas de Prata Bodas de Alexandrita Bodas de Crisoprásio Bodas de Hermatita Bodas de Erva ou Lã Bodas de Pérola Bodas de Nácar Bodas de Pinho Bodas de Crisólita Bodas de Oliveira Bodas de Coral Bodas de Cedro Bodas de Aventurina Bodas de Carvalho Bodas de Mármore Bodas de Esmeralda

41º Ano de Casamento 42º Ano de Casamento 43º Ano de Casamento 44º Ano de Casamento 45º Ano de Casamento 46º Ano de Casamento 47º Ano de Casamento 48º Ano de Casamento 49º Ano de Casamento 50º Ano de Casamento 51º Ano de Casamento 52º Ano de Casamento 53º Ano de Casamento 54º Ano de Casamento 55º Ano de Casamento 56º Ano de Casamento 57º Ano de Casamento 58º Ano de Casamento 59º Ano de Casamento 60º Ano de Casamento 61º Ano de Casamento 62º Ano de Casamento 63º Ano de Casamento 64º Ano de Casamento 65º Ano de Casamento 66º Ano de Casamento 67º Ano de Casamento 68º Ano de Casamento 69º Ano de Casamento 70º Ano de Casamento 71º Ano de Casamento 72º Ano de Casamento 73º Ano de Casamento 74º Ano de Casamento 75º Ano de Casamento 76º Ano de Casamento 77º Ano de Casamento 78º Ano de Casamento 79º Ano de Casamento 80º Ano de Casamento

Bodas de Seda Bodas de Prata Dourada Bodas de Azeviche Bodas de Carbonato Bodas de Rubi Bodas de Alabastro Bodas de Jaspe Bodas de Granito Bodas de Heliotrópio Bodas de Ouro Bodas de Bronze Bodas de Argila Bodas de Antimônio Bodas de Níquel Bodas de Ametista Bodas de Malaquita Bodas de Lápis-Lazúli Bodas de Vidro Bodas de Cereja Bodas de Diamante Bodas de Cobre Bodas de Telurita Bodas de Sândalo Bodas de Fabulita Bodas de Platina Bodas de Ébano Bodas de Neve Bodas de Chumbo Bodas de Mercúrio Bodas de Vinho Bodas de Zinco Bodas de Aveia Bodas de Manjerona Bodas de Macieira Bodas de Brilhante Bodas de Cipreste Bodas de Alfazema Bodas de Benjoim Bodas de Café Bodas de Carvalho


10

Gazeta de Itatiba e região

6 DE novembro de 2013

Salão de Motos da China destaca estilo europeu e modelos grandes Arthur Caldeira/Infomoto

Range Rover mais longo A estreia do modelo será simultaneamente nos EUA e na China A Land Rover irá lançar a versão estendida do Range Rover e a nova versão Autobiography Black, situada no topo da linha e exclusiva para o Range Rover mais longo. A estreia do modelo será simultaneamente no Salão de Los Angeles (EUA) e no Salão de Guangzhou (China) e estará à venda na Europa a partir de março.

Com mais 20 centímetros de entre-eixos, o espaço interno do Range Rover cresceu 14 cm no espaço para as pernas. O carro vem com pacote espeicial de equipamentos e aproveita o espaço extra para os passageiros de trás permitindo que os bancos sejam reclinados em 17° ( 8° a mais). Outra novidade é o lançamento da versão Autobiogra-

phy Black, o modelo topo de linha do Range Rover. Nela, o utilitário esportivi ganha um console central extendido, bancos traseiros individuais e tela de 10,2 polegadas para os passageiros nos bancos traseiros. Entre outrositens, há também bandejas controladas eletricamente, revestidas de couro e com entrada USB para recarregar celulares.

Volkswagen já matou Jetta Variant; nova perua pode usar o nome Golf Claudio Luís de Souza/UOL

Nova geração da station wagon Golf Variant, conhecida como Jetta Variant no Brasil, é apresentada no Salão de Genebra 2013 DESCOLADA Concessionárias de São Paulo (SP) consultadas falaram mais que a montadora: informam que não recebem a Jetta Variant desde o início do ano e revelam que a nova geração é esperada para o ano que vem, já com o nome Golf Variant. Confrontada com esta informação, uma fonte ligada à Volkswagen negou a chegada do novo modelo ao país, sem dar mais detalhes. Embora pareça uma tentativa de esconder o jogo, apenas, a fala não deve ser de todo descartada por conta da desaceleração do segmento de peruas no Brasil. Em 2012, a Jetta Variant (1.197 unidades emplacadas no período) concorria diretamente apenas com a sueca Volvo V60 (73 unidades), ambas a anos-luz de distância da francesa Mégane Grand Tour (9.848). Atualmente, só apenas a V60 segue no mercado.   Até então, o Brasil importava a perua do México como o nome de Jetta Variant, em alusão ao sedã médio Jetta (também montado no país norte-americano) e numa tentativa de descolá-la do Golf 6, jamais vendido no Brasil -ainda que station e sedã (bem como o novo Fusca) compartilhem plataforma com a sexta geração do hatch. Este modelo da station começou seu ciclo em 2010, sendo vendido a R$ 83.990, valor elevado por conta da variação de câmbio e restrições a modelos de fora do Mercosul. Na tabela Fipe, o preço de referência é de R$ 91.400. No México, onde segue à venda, nome e preço são outros: em versão única (motor 2.5 de 170 cavalos e câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas), a perua Golf Sportswagen custa 278.550 pesos -- algo como R$ 46.940, sem impostos ou taxas. A perua média Volkswagen Jetta Variant está morta. Apresentada em 2010 com frente e componentes do Golf 6 (nunca vendido no Brasil), a station wagon zerou em vendas desde agosto e não é mais encontrada nem no configurador do site da montadora, nem no estoque das concessionárias. Desde janeiro, apenas 125 unidades foram importadas do México, segundos dados da Fenabrave (associação nacional de lojistas).  Rei morto, rei posto. Alguns vendedores deixaram escapar

aquela que pode ser a grande sacada da marca para 2014: trazer a nova geração ao país usando o nome Golf Variant. A estratégia é compreensível e consiste em pegar carona no marketing pesado que está sendo executado em torno da sétima geração do hatch, apresentada em setembro, apelidado de “The Best” (o melhor) pelo departamento de publicidade da Volkswagen e apontado como carro global. Confirmaria, também, a informação apurada em março, durante o Salão de Genebra,

de que a nova perua pode trocar de procedência e passar também ela (assim como o hatch) a ser importada da Europa (releia aqui). Oficialmente, a marca só confirma o término da importação mexicana. “A Volkswagen deixou de importar [a perua Jetta Variant] no início do ano e alguns concessionários ainda tinham unidades em estoque”, declarou a assessoria da marca, que se recusou a falar sobre a nova geração e o novo nome. “A Volkswagen não comenta projetos futuros”.

Urbanização Essa mudança é em par-

te fruto da urbanização da China. “Antes, as motos eram projetadas e vendidas como veículos utilitários. Como muitas pessoas saíram do campo e vieram para as cidades, as motos também mudaram”, afirma Wang Wei, diretor do salão chinês. Wei justifica a queda de 12,7% nas vendas internas -passando de 26.927.663 em 2011 para 23.650.688 no ano passado -- ao novo perfil do consumidor chinês. “Muitas lojas de motocicletas nas pequenas vilas rurais faliram. As pessoas vieram para a cidade e compram carros ou usam o transporte público e deixaram de comprar motos. Há ainda as bicicletas e os scooters elétricos, que são incentivados em muitas cidades como Pequim”. A J. Juan, fabricante espanhola de sistemas de freios, tem uma unidade de 25 mil m² em Zhejiang e já direciona 40% das suas vendas para modelos de 200 e 250 cc. “O consumidor chinês já tem casa e carro. Agora quer uma moto para se divertir”, revela o espanhol Oliver Saura, diretor geral da J. Juan na China, creditando ao desenvolvimento econômico o sur-

gimento de motores maiores nas motos chinesas. Muitos (e mesmos) Estilos A tendência fez com que os principais fabricantes chineses apostassem na nova fatia do mercado. A Jialing, um dos maiores grupos da China e dona da marca Traxx, que atua no Brasil, mostrou um novo modelo de 223 cc. A Loncin mostrou uma nova moto de 200 cc. A Lifan já conta com três motos de 250 cc em seu portfólio.”Essa é definitivamente uma tendência. Os jovens bem sucedidos querem uma moto maior”, diz o designer da Lifan, Jason Wang. Juntamente com as motos de 250 cc, estão surgindo novos estilos no gigantesco mercado de motos da China, o maior do mundo. Além das street de 250cc, muitas montadoras apostam agora em motos de uso misto com desenho aventureiro e mais tecnologia, como injeção eletrônica, freios a disco e acessórios originais de fábrica. É o caso da Zongshen (RX3) e da Lifan: “Nossos engenheiros estão aprendendo com os europeus”, revela Wang.

Seria esta a nova Kawasaki Z1000? Quanto mais nos aproximamos do Salão de Motos de Milão, que acontece de 7 a 10 de novembro, na Itália, mais especulações e fotos “teaser” de novos modelos aparecem no universo chamado internet. O site holandês oliepeil.nl publicou uma foto do que pode ser a Kawasaki Z1000 2014 que será apresentada durante o evento italiano, no começo do próximo mês. A marca japonesa já havia liberado um vídeo teaser (que você viu aqui) com uma série de imagens feitas à noite, na qual aparecem uma pantera negra, um vulto verde pela estrada e as palavras “The Call of The Wild” – O chamado da selvagem, em uma tradução livre. O modelo naked de 1000cc da Casa de Akashi não recebe atualizações há algum tempo e agora parece que realmente será renovado para 2014. Pela foto, podemos notar um design mais angular e agressivo, seguindo

Divulgação

Land Rover revela

Enquanto as vendas de motos na China apresentaram queda no último ano, a capacidade cúbica dos novos modelos tem aumentado. É o que comprovam os lançamentos apresentados na 12ª edição da Chinese International Motorcycle Trade Exhibition (CIMAMotor, que chamaremos aqui de Salão de Motos da China 2013), evento realizado em Chongqing, sudoeste do país, de 17 a 20 de outubro. Na única feira exclusiva para motos no país, as principais novidades não eram as motonetas ou motos de 125 cc, mais comuns na China. Neste ano, as estrelas eram motos de 250 e 300 cc. A feira até ganhou manchetes da imprensa especializada global por ter sido palco para a apresentação da nova Honda CBR 300R, uma evolução do modelo de 250 cc. “Cada vez mais tem aumentado o número de consumidores chineses que procuram uma moto para lazer”, justificou o diretor de operações da Honda na China, Sheiji Kuraishi. A Kawasaki também aproveitou a feira para lançar modelos nesse segmento. Com a dupla Ninja 250 (o mesmo modelo vendido no Brasil, mas com motor de 250 cc) e Z250, sua versão naked, a Kawasaki quer atrair o motociclista que não quer apenas um meio de transporte. Outro exemplo de lançamento para o “novo” motociclista chinês veio da japonesa Suzuki. A Inazuma 250, lançada no Salão Duas Rodas de São Paulo e na China chamada de GW 250, já ganhou uma versão semicarenada para o mercado asiático, além de uma linha de acessórios.

Primeira imagem “teaser’’ do que pode ser o modelo 2014 da naked Z1000 da Kawasaki, que será apresentado durante o EICMA 2013  as linhas das superesportivas da marca. O conjunto óptico dianteiro foi retrabalhado, as setas dianteiras não são mais incorporadas na carenagem lateral e a ponteira do escape agora é em material cromado. Nenhum detalhe mecânico ou ciclístico foi

revelado, mas a tendência é que a nova Z1000 seja equipada com o motor de 998 cm³ da ZX-10R. A equipe da INFOMOTO estará presente no Salão de Milão e trará as novidades direto da Itália com exclusividade para você, nosso leitor.

Honda mostra carro que estaciona sozinho A Honda trabalha em um sistema de baliza autônoma para carros. Ao contrário dos sistemas atuais, que pedem que o motorista freie e acelere, os carros da marca japonesa fazem isso sem que o condutor esteja dentro do veículo. Ao sair do carro, em uma área especial de um estacionamento, o veículo recebe informações de onde

há vagas no local, por meio das câmeras de vigilância. Com uma ordem do motorista, o veículo vai sozinho até a vaga e estaciona. “Se uma loja introduzir este sistema, os clientes podem deixar seus carros na frente da loja e o veículo vai para a vaga de estacionamento automaticamente. Então, quando o cliente sai

da loja com suas compras, pode apenas esperar na fachada do estabelecimento e o carro virá até ele. Esta é a situação que demonstramos aqui”, explica um dos engenheiros da Honda no vídeo que mostra o sistema. A Honda espera poder introduzir os sistemas nos carros e estacionamentos até 2020.


11

Gazeta de Itatiba e região

turismo

6 de novembro de 2013

Ponto alto de viagem a Aracaju é o delta do São Francisco e a praia de ‘Tieta’ Água, água por todos os lados. Aqui, doce; acolá, salgada; ao lado, em marolas; no horizonte, em barulhentas ondas. O amistoso encontro do rio São Francisco com o oceano Atlântico, marcando a fronteira entre Alagoas e Sergipe, é um espetáculo. E o passeio até lá é uma das boas opções de viagem curta disponível para o turista que visitar Aracaju (SE). Mas há outras, como o tour até a cinematográfica praia de Mangue Seco, que ganhou fama como cenário da novela global “Tieta”, inspirada em “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado. A praia fica no litoral norte da Bahia, mas está a apenas 75 km de distância da capital sergipana. Bem mais longo -e absolutamente imperdível- é o percurso até o cânion do Xingó. A viagem dura cerca de três horas, e o turista é recompensado com um delicioso banho nas águas verdes do lago, além de poder apreciar as formações rochosas que margeiam a água. FAROL DO CABEÇO A largura do rio chega a mais de mil metros, segundo conta o narrador do passeio de catamarã pelo delta do São Francisco. Em alguns pontos, parece até maior, é uma imensidão de água que dá até uma canseira: o viajante só vê o verde do mangue, lá longe, e o amarronza-

Rodolfo Lucena/Folhapress

A praia fica no litoral norte da Bahia, mas está a apenas 75 km de distância da capital sergipana

TERRA DE LAMPIÂO

do do rio. De vez em quando, uma areia branquinha que só ela nas margens alagoanas. Quem usa os serviços de agência turística partindo de Aracaju viaja até Brejo Grande para tomar o barco. Na van, o passeio não chega a ficar desconfortável, mas é um alívio descer depois de cerca de 90 minutos de estrada. Dá para tomar uma bebida no restaurante onde, mais tarde, será servido o almoço. Um pouco abaixo, na beira do rio, mulheres da comunidade local lavam roupas -o guia conta que há água encanada na cidade, mas que a população “prefere” fazer

O encontro das águas se vê de longe: a massa líquida do São Francisco, a espuma das ondas do Atlântico, tudo muito “mexido” para que o barco possa chegar com segurança. Mas não faz mal. Ali mesmo, na prainha, a água é quente, convidativa. Há que testar as pernas numa subida pelas dunas e também que circular por uma pequena feira de artesanato, em que bonecos de barro de Lampião e Maria Bonita se enfileiram nas barraquinhas. O passeio acaba bem antes de o turista cansar de não fazer nada. Em contrapartida, chega-se cedo de volta à cidade, no final da tarde -e ainda há muito o que aproveitar em Aracaju. Bem diferente é o espírito de quem retorna da viagem ao cânion do lago Xingó. É um passeio longo, cansativo, mas que vale a pena. O melhor, pelo conforto, é escolher uma agência que faça o tour de ônibus; as cerca de três horas de viagem podem ser ainda mais penosas nos bancos de vans. No percurso de mais de 200 km, tem-se uma visão menos praiana do Nordeste: campos crestados e vegetação pobre. O ônibus passa pelas impressionantes construções da hidrelétrica de Xingó. Gostoso mesmo, porém, é saltar na água tépida do “Paraíso Talhado”, uma área no cânion cercada por redes e boias. Há, partindo dali, um rápido tour de bote para os lados mais estreitos do cânion.

a lavação no São Francisco. A brisa que vem do mar alivia o calor durante o passeio. O barco passa pelo casario antigo de Piaçabuçu, na margem alagoana do rio,

e segue até o mar. Chega até o farol do Cabeço, passa perto de choupanas de uma vila inundada pelo rio e, finalmente, para numa prainha de areia fina.

Hotel Estância Santa Mônica, em Louveira, tem programação especial no feriadão O Hotel Estância Santa Mônica *em Louveira, interior de São Paulo,* *anuncia tarifas e programação para o último feriado prolongado de 2013. As atividades serão diversas, para adultos e crianças: Guerra dos Sexos, Caça ao Tesouro, Campeonato de Carteado, Gincana da Proclamação da República, jantares temáticos e com música ao vivo, show de mágica, aula de dança e muito mais. A programação completa está disponível no site do Hotel. Para o feriado de 15 de novembro o Estância Santa Mônica* montou pacotes com valores atrativos para seus visitantes. As suítes para o casal saem a partir de R$1.620,00, solteiro (no mesmo apartamento de um casal) fica a partir de R$810,00 e crianças até 4 anos não pagam estadia. No pacote está incluso pensão completa (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar), toda a

estrutura de lazer do Hotel e a programação citada acima. O check in será feito dia 14/11 e o check out no dia 17/11. A cidade de Louveira fica próxima a capital paulista e das cidades de Jundiaí e Campinas, o acesso é feito pela Rodovia Anhanguera, no quilômetro 71. Equipado com piscinas externas com toboágua e biribol, piscinas cobertas e aquecidas para crianças e adultos, saunas seca e a vapor, duchas e sala de massagem. Para esportes fora d’água também conta com quadras poliesportivas, playground e atividades de arvorismo (alguns desses itens são cobrados à parte). Reservas: 19) 3878-8808


12

Gazeta de Itatiba e região

esportes

6 DE novembro de 2013

Seleção sub 17 de basquete abre playoffs contra Liberal Americana em Valinhos A equipe recebe treinamento especial com um planejamento semanal

Basquete de Louveira vence mais uma no Metropolitano

Seleção Brasileira fará cinco treinos no campo em Miami A delegação da Seleção Brasileira viajará no domingo, dia 10 de novembro, saindo às 22 horas do Rio de Janeiro (voo AA904) e segunda-feira, dia 11 de novembro,  às 1h25 de São Paulo (voo AA 998). As chegadas em Miami estão previstas para 4h05 (7h05 de Brasília) e 7 horas (10 horas de Brasília), respectivamente. O primeiro amistoso será contra Honduras no dia 16 de novembro, no Estádio Sun Life, às 19h30 (22h30 de Brasília). Nos dias 12, 13, 14 de novembro, os treinos serão realizados no campo Alfonso, no

manini Pimentel, Guilherme Afonso Bartsch, Vinicius Domingos Perseghetti, Pedro Dalla Nora, Gabriel Pires Nascimento, Arthur Negrão Curci Silva, Pedro Vinicius Carvalho da Silva, Igor Nogueira Rodrigues Ferreira, Luiz Gustavo Pinto Salgado, Peter Nikolai Bjoern e Estevan Gustavo da Silva, sob o comando do técnico e professor da Secretaria de Esportes e Lazer, Rodrigo Ramos. “Nossos jovens atletas já

demonstraram neste campeonato que estão preparados para elevar o nome da cidade a uma posição de destaque. Parabéns ao professor Rodrigo e aos nossos atletas por defenderem tão bem nossa Valinhos, com tanta garra e dedicação”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni ‘Periquito’, ao ressaltar a importância do apoio dos jovens atletas para o futuro do esporte brasileiro.

Rafael Ribeiro / CBF

Um grande público é esperado na quarta-feira, dia 6 de novembro, no Ginásio Municipal para a primeira partida válida pelo playoff do campeonato da Associação Regional de Basquete (ARB) Iracemápolis entre a seleção sub 17 de Valinhos, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, e a equipe Liberal Americana. A partida tem início às 20 horas. Integram a equipe de Valinhos os atletas Lael Ro-

Os treinamentos da equipe de basquete acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 18 horas. A equipe recebe treinamento especial com um planejamento semanal, com avaliações das deficiências ocorridas nos jogos e o que precisa para melhorar o seu desempenho. Depois desse jogo, o próximo compromisso será em Americana, dia 8 de novembro, às 11 horas, no Ginásio Jardim São Pedro.

No ultimo sábado (26 de outubro), os atletas do Basquete Mirim de Louveira entraram em quadra mais uma vez pelo Campeonato Metropolitano de basquete. O time teve uma bela atuação e venceu a equipe do Tênis Clube de Campi-

nas pelo placar de 50-22. “A evolução do time se nota a cada partida e é fruto da dedicação e comprometimento de todos os atletas. Parabéns a todos eles”, disse o técnico Octavio Lafiaccola, ao final da partida.

Começam as decisões do Campeonato das Categorias Menores de Itatiba Terão início no próximo sábado, dia 9 de novembro, as finais do Campeonato Municipal Categoria Menor, realizado pela Prefeitura de Itatiba. As partidas acontecerão no Estádio Luiz Scavone. Jogam as categorias Sub9 e Sub13. A competição continua no próximo dia 23 de novembro com as finais do Sub11, Sub15 e Sub17. Confira a programação: Estádio FIU, às 16 horas (19 horas de Brasília). O treino do dia 15 será no local do amistoso, às 16 horas (19 horas de Brasília). Haverá atendimento à imprensa todos os dias antes dos treinamentos no próprio local. No dia seguinte da partida, o trabalho será às 16 horas (19 horas de Brasília) no JW Marriott Marquis Miami, onde a delegação ficará concentrada em Miami. Na manhã do dia 18, às 10 horas (13 horas de Brasília), a Seleção

fará mais um treino no campo Alfonso, no Estádio FIU. A viagem para Toronto, local do segundo amistoso de novembro, contra o Chile, será em voo fretado às 15 horas (18 horas de Brasília). A chegada está prevista para as 18 horas (21 horas de Brasília). Em Toronto, a delegação ficará concentrada no Hotel Intercontinental Toronto Centre. A partida contra o Chile será no Rodgers Centre Toronto às 20 horas (23 horas de Brasília).

Campeonato municipal de futebol categoria menores - finais Sábado, dia 9 de novembro – Estádio Luiz Scavone 8h 8h50 10h

Sub9 Sub9 Sub13

Operários/Lance SC x Itatiba EC AE Bandeirantes/C. Inicial x Juventude FS/CCF Itatiba EC x AE Bandeirantes

Sábado, dia 26 de novembro – Estádio Luiz Scavone 8h 9h 10h

Sub 11 Sub 15 Sub 17

Itatiba EC x EC Engenho Itatiba EC x AE Bandeirantes Itatiba EC x AE Bandeirantes

Valinhos sedia 3ª etapa do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo e espera 500 atletas Após o enorme sucesso do evento anterior, Valinhos foi escolhida para sediar a 3ª e última etapa do Circuito Bad Boy Open de Taekwondo, que será realizado no Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador José Ezequiel da Silva’ nos próximos dias 9 e 10, com organização total da Secretaria de Esportes e Lazer. São esperados cerca de 500 participantes, além da equipe chilena, cuja delegação de cinco combatentes chega a Valinhos no dia 8 para se preparar para o evento. Valinhos recebeu número maior de inscritos na 2ª etapa na comparação com a realizada em Americana. A expectativa da Secretaria de Esportes é superar a quantidade de atletas inscritos. Um dos destaques dessa edição em Valinhos é Débora Nunes, atleta olímpica que participou nas Olimpíadas de Pequim e é campeã mundial Militar 2011.

Débora deixou de lutar na Copa do Brasil, que vale pontos no ranking nacional, para enfrentar a mineira Jéssica Peralta na categoria até 67 quilos. Outra luta bastante aguardada, no encerramento do evento, será entre Rodolfo Veronezi, que já integrou a Seleção brasileira em eventos internacionais, e o chileno Carlos Valdebenito, medalha de bronze no Aberto da Coréia do Sul e berço do taekwondo. A delegação do Chile deve contar com Benjamin Gutierrez, categoria até 68 quilos, adulto; Diego Ortega, categoria até 51quilos, juvenil; Daniel Gago, categoria até 68 quilos, adulto; e Carlos Valdebenito, categoria até 58 quilos, adulto.   As duas primeiras etapas aconteceram em maio e setembro, respectivamente, em Americana e em Valinhos. O município volta a sediar o evento devido à exce-

lente infraestrutura. “É a primeira vez, em 13 anos, que a mesma cidade sedia duas etapas diferentes, o que comprova nosso trabalho e esforço para receber de braços abertos os atletas”, afirma o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni ‘Periquito’. O circuito encerra o calendário de 2013 com expectativa de um grande público. O destaque na terceira etapa é o Desafio Bad Boy Open de Taekwondo, que acontecerá juntamente com essa etapa final. Os campeões da categoria faixa preta que foram selecionados nas primeiras etapas se enfrentam no Desafio Bad Boy no domingo de manhã, das 9 ao meio-dia. A estratégia da organização é proporcionar um grande espetáculo aos presentes. Além das lutas, também haverá combates do Desafio Internacional Brasil X Chile de Taekwondo.


Gazeta de Itatiba_48