Jornal da Gente - Edição 727

Page 1

13º salário antecipado

> O governo Lula anunciou o investimento de R$ 62,6 bilhões para antecipar o 13º salário de 30 milhões de segurados da Previdência Social e movimentar a economia do país, prejudicada pela herança econômica de Bolsonaro. A medida alcança aposentados, pensionistas e pessoas que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. > pág. 6

Inscrições abertas para projeto de apoio ao empreendedorismo artístico em Itapevi > pág. 4

Bebel denuncia fechamento de salas de aulas e escolas pelo govenador Tarcísio

> “Guardiões da Galáxia volume 3” chega às telonas p8 > Áudios interceptados pela PF provam que Bolsonaro é o capitão do golpe p3 Ano XIII • 6 de maio de 2023 • Distribuição Gratuita nº 727
> pág. 10
Divulgação Divulgação/PMI
Ricardo Stuckert

Big techs: civilização ou barbárie

O Brasil e o mundo clamam por uma legislação que possa conter a violência e as notícias falsas nas redes sociais. Responsabilizá-las pela veiculação de conteúdos criminosos, como os demais meios de comunicação, é um dever do Estado. A situação ultrapassou os limites do razoável. As redes sociais, que se esperava ser uma avenida da internet, para o aprimoramento da democracia, voltam-se contra ela e se tornam uma ameaça global.

A democracia está ameaçada por uma lógica de negócios predatória, de predomínio absoluto do interesse privado em detrimento do interesse público. Os clicks giram as rodas das fortunas, em ações nas bolsas. Ao mesmo tempo, esgarçam o tecido social ao servir de meio para propagação de desinformação e violência. Eleições estão sendo manipuladas por estruturas políticas e de comunicação gigantescas, sustentadas em fake news. Em 2018, tivemos uma eleição no Brasil dominada por uma campanha de desinformação e pregação explícita de violência, com a conivência das big techs, que não demonstram

nenhum compromisso civilizatório com a sociedade. O mesmo já aconteceu e está acontecendo em outros países.

Segundo pesquisa do Reuters Institute, durante a pandemia, o brasileiro apareceu como o povo mais preocupado do mundo com a propagação de informações falsas, (82% da população).

Um estudo das Nações Unidas concluiu que 34% das pessoas foram convencidas pela narrativa de que tratamentos alternativos curavam a Covid-19; alegações de que a pandemia foi planejada atingiu 32% dos brasileiros; efeitos colaterais do imunizante atingiram 34% do público analisado. Quanto à rejeição da vacina, chegaram a 18% e que o imunizante usaria microchips, a 15%. A barreira contra o imunizante, erguida por informações falsas, foi um dos fatores mais cruéis, que levou o país à perda de mais de 800 mil brasileiros na pandemia. Em grande parte, a responsabilidade pela desinformação, obviamente, é das big techs, que obtiveram lucros extraordinários com a monetização da proliferação de informações falsas.

O ambiente de ódio nas redes sociais, associado à disseminação do porte de armas no Brasil, encontrou lugar nas plataformas, multiplicando os índices de violência, de ataques bárbaros às crianças nas escolas, aumento dos casos de feminicídio, de suicídio e de conflitos generalizados na sociedade.

A difusão do neonazismo, condenado por todos os países, em algumas nações considerado crime, também encontrou lugar nas plataformas digitais, com apologia explícita e incitação direcionada a jovens nas redes sociais. Segundo a antropóloga Adriana Dias, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas, em três anos, houve um crescimento de 270%, de grupos neonazistas no Brasil, com expansão para as cinco regiões do país. Já são mais de 530 núcleos extremistas, com mais de 10 mil pessoas, que se comunicam pelas redes sociais fazendo apologia ao nazismo.

A União Europeia já aprovou lei que responsabiliza as big techs pela veiculação de conteúdo, instituindo o dever de cuidado. Baseado na lei da Alemanha, considerada uma lei

severa. Austrália, Canadá, Estados Unidos, entre outros países, também seguem o mesmo caminho, debatendo e votando leis que possam proteger a sociedade e preservar a democracia, assegurando o direito à informação correta e o dever das empresas de respeitar esse direito fundamental.

Não é razoável a veiculação de conteúdos musicais, audiovisuais e jornalísticos, nas redes, sem a devida remuneração pelas plataformas. Se são todos meios, os conteúdos terão que ser pagos. A negação do pagamento explica, em grande parte, os bilionários lucros das big techs.

O assédio do lobby das plataformas digitais a parlamentares, pela rejeição do projeto de lei, é inaceitável. Assim como é

charge

inaceitável a campanha abusiva das plataformas digitais contra o projeto de lei, com uso de fake news, qualificando o como censura e bloqueando os conteúdos de apoio à lei nas redes sociais. As ilegalidades na atuação empresarial, no abuso do seu domínio econômico, estão sendo enfrentadas em todo o mundo, pelas ameaças que representam à democracia, ao processo civilizatório e ao Estado Democrático de Direito. Se as autoridades representativas da sociedade não enfrentarem essa ameaça, o mundo pode caminhar para o caos na comunicação, movido por interesses exclusivamente privados das big techs bilionárias, enquanto seus donos, indiferentes, miram nos painéis das bolsas seus polpudos lucros.

EXPEDIENTE

Jornal da Gente é uma publicação semanal da empresa Panorama Jornalismo, Publicidade e Editora Ltda. Título registrado no Serviço de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Cotia, sob nº 040, Livro B-2.

Editor/Jornalista Responsável: Graziela Costa

Circulação: Itapevi, Jandira, Barueri, Santana de Parnaíba e Osasco

E-mail: jornaldagenteitapevi@gmail.com

Tiragem: 7 mil exemplares

Gráfica: Atlântica

Os colaboradores não mantêm vínculo empregatício com este periódico. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião deste jornal.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 OPINIÃO 2 ARTIGOS
O mais tradicional impresso de Itapevi

Prefeitura de Itapevi promove Campanha Maio Amarelo

> Brasil é o terceiro país com maior

número de mortes no trânsito em todo o mundo

Com o objetivo de prevenir e reduzir os acidentes de trânsito, a Prefeitura de Itapevi promove neste mês o Maio Amarelo.

Diversas ações serão realizadas, incluindo a exposição de faixas informativas nos semáforos, blitzes, distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes e instalação de antenas corta-pipas nas principais vias e avenidas do Centro da cidade. Palestras sobre educação no trânsito também serão promovidas em escolas da rede municipal de ensino e empresas de Itapevi.

Durante a campanha “No trânsito, escolha a vida”, será distribuída uma cartilha educacional para os alunos do 3º ano da rede municipal de ensino, com cerca de 4 mil exemplares. Além disso, a cidade também lançará uma campanha publicitária nas ruas e redes sociais, com foco nas principais vias de acesso, visando

INFRAESTRUTURA

sensibilizar os motoristas sobre os cuidados no trânsito.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo surgiu em 2014 e busca a cooperação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para debater o tema da segurança viária, com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, até 2030, 2,4 mi-

lhões de pessoas poderão perder a vida em acidentes de trânsito, tornando essa a quinta principal causa de mortalidade.

O Brasil é o terceiro país com maior número de mortes no trânsito em todo o mundo, ficando atrás apenas da Índia e da China, de acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, da OMS. As mortes decorrentes de acidentes de trânsito ocupam a oitava posição entre as principais causas de morte no país.

ViaMobilidade realiza obras de alargamento da passagem no Ambuitá

Em parceria com a Prefeitura de Itapevi, a concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da linha 8 de trem Diamante (Júlio Prestes /Itapevi), inicia obras de alargamento da passagem inferior sob a linha férrea na estação de Ambuitá. As obras ligarão a Rua Dr. José Alexandre Crosgnac à Estrada de Araçariguama e à Rua Sabrina das Dores. As intervenções devem levar cerca de 6 meses para serem concluídas. Para a realização da melhoria, serão realizadas interdições no trânsito coordenadas pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), os agentes de trânsito auxiliarão motoristas e pedestres sobre as mudanças. O bloqueio acontecerá na Avenida Dr. José Alexandre Crosgnac em um percurso aproximado de cerca de 8

quilômetros. Com a interdição, a rota para às Rodovias Engenheiro Renê Benedito da Silva e Castello Branco será sempre pela Estrada do Prado.

Obras

O projeto da ViaMobilidade tem a ideia de construir uma passarela de ligação entre os bairros Jardim Portela e Jardim Santa Rita, atravessando sobre a Linha 8 e outra que liga a continuação da Estrada do Prado à Rua São Paulo, em Ambuitá. Com a construção do viaduto, estão previstos o fechamento das passagens em nível da Estação Santa Rita e outras duas na região da Estação Amador Bueno, além da pavimentação em um trecho da Estrada do Prado.

PROFESSOR FLAÚDIO (PT)

LINHADIRETA

Áudios interceptados pela PF provam que Bolsonaro é o capitão do golpe

A Operação Venire, deflagrada na quarta-feira (3) pela Polícia Federal e que cumpriu mandados de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro (PL) e de prisão contra assessores e pessoas próximas ao ex-mandatário, levou aliados e apoiadores a construírem às pressas uma narrativa para tentar reverter a situação. Mas, essa é apenas a ponta do iceberg envolvendo Bolsonaro, e revelou algo muito mais grave.

Áudios de celular interceptados pela PF provam que um golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder, mesmo depois de ser derrotado nas urnas, era abertamente tramado entre o ajudante de ordens do ex-presidente, Mauro Cid, e o ex-major do Exército Ailton Barros, também chamado de “01 de Bolsonaro”. Segundo a jornalista Daniela Lima, da CNN, que revelou os áudios em primeira mão, trata-se de uma “prova cabal de que a discussão de um golpe de Estado, após a derrota de Jair Bolsonaro, ocorreu na antessala do ex-presidente da República”. Os áudios interceptados pela PF foram enviados na primeira hora de 15 de dezembro de 2022 pelo ex-major Ailton Barros para o então ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. Os dois foram presos na terça-feira (3) por causa do escândalo das vacinas. A estratégia do ex-ocupante do Palácio do Planalto é politizar a operação, jogando a responsabilidade para cima do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Mas, desta vez, não vai funcionar.

Antes de chorar na Jovem Pan, de falar em esculacho e perseguição política, ele declarou que não se vacinou nem deixou a filha Laura ser vacinada. Michele complementou dizendo que na família só ela foi vacinada. Mas não é isso que está sendo investigado, e sim a tentativa de inserir no sistema do SUS dados sobre uma vacinação dele, com duas doses de Phizer, que nunca aconteceu.

Vários crimes podem ter sido cometidos nestas operações. Os que se envolveram nela estão realmente encrencados, ainda que não fique provado que agiram a pedido ou mando de Bolsonaro. Como sempre, ele dirá que não tem nada a ver com isso. Como não teve nada a ver com as joias nem com a tentativa de golpe. Mas se não se vacinou e não tentou esconder o fato, por que impôs sigilo de 100 anos sobre seu cartão vacinal? Mais cedo ou mais tarde Bolsonaro será preso. Porque contemporizar com os crimes dele para evitar os estrilos da extrema direita também é crime, uma prevaricação sem tamanho.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 ITAPEVI 3
DIRETORIA
APEOESP
INTEGRA A
DA
> Até 2030, 2,4 milhões de pessoas poderão perder a vida em acidentes de trânsito Nabeel Syed/Unsplash
>Serão realizadas interdições no trânsito coordenadas pelo Demutran
Copos • Taças • Camisetas •
• Canecas Uniformes • Chaveiros • Imãs • Canetas • Carimbos Faixas •
PMI
Bonés
Banners personalizados e impressos em geral

Prefeitura abre inscrições para projeto de incentivo ao empreendedorismo de artistas

> As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 10 de maio

A Prefeitura de Itapevi, em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Cultura, anunciou a abertura de inscrições para um projeto de incentivo ao empreendedorismo cultural voltado para artesãos e artistas da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma presencial ou online até o dia 10 de maio.

O objetivo do projeto é capacitar os profissionais da área e fomentar o desenvolvimento regional através do empreendedorismo formalizado e sustentável. Os participantes terão a oportunidade de passar por treinamentos com especialistas em gestão empresarial do Sebrae, além de participar de palestras, cursos e atividades voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da economia criativa e artística.

Inscrições

As inscrições presenciais devem ser realizadas na Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados devem levar RG, CPF e comprovante de endereço. Para quem prefere se inscrever online, é possível rea-

lizar o cadastro pelo link https:// forms.gle/yGZbZdaQPsaQjTnGA.

Empreenda Rápido: Descomplique

O projeto, intitulado “Empreenda Rápido: Descomplique”, propõe seis encontros com duração de duas horas

cada. Os temas abordados serão Inteligência Emocional, Ideia de Negócios, Empreendedorismo, Formalização, Marketing e Finanças. As atividades acontecerão a partir do dia 15 de maio, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua Irineu Chaluppe, 65 – Centro.

> Objetivo do projeto é capacitar os profissionais da área

ESPETÁCULO

Para receber o certificado de participação, é necessário que os participantes tenham pelo menos 75% de presença nos encontros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-1871 Ramal 21 ou pelo e-mail capacitacoes.culturaitapevi@gmail.com.

COMUNIDADE

> Apresentações contaram com palcos a céu aberto

A Prefeitura de Itapevi realizou, nos dias 28, 29 e 30 de abril, o espetáculo Paixão de Cristo 2023 – “Os Mistérios do Amor e da Fé”. O evento aconteceu pela primeira vez na Arena de Eventos, na Cohab II, no Setor A. Com seis palcos de até 8 metros de altura, a experiência atendeu uma plateia presente de cerca de 6 mil pessoas nos três dias de apresentação e cerca de mais 2 mil nas transmissões ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.

As apresentações contaram com palcos a céu aberto em um espaço de 170 metros e recebeu mais de 200 participantes, entre artistas, bailarinos, músicos e colaboradores, além de contar com estruturas grandiosas, como: castelos, vilas de casas, templo, espelho d’água e muito mais.

Conselho Tutelar de Itapevi abre inscrições para novos membros

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itapevi anunciou a abertura das inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Serão disponibilizadas cinco vagas para a função de Conselheiro Tutelar, com início em janeiro de 2024. Os conselheiros tutelares são eleitos pela comunidade local e exercem um mandato de quatro anos. Eles trabalham em conjunto com outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, como o Ministério Público, o Judiciário e a rede de assistência social, para assegurar a proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O período de inscrições se estenderá até o dia 18 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento

Social e Cidadania, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter 21 anos de idade ou mais, ter concluído o Ensino Médio e residir em Itapevi há pelo menos um ano. Além disso, é necessário comprovar experiência mínima de dois anos na promoção, proteção ou defesa dos direitos da criança e do adolescente.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022
4
CIDADES
Marcelo Camargo/Agência Brasil
PMI Fotos: PMI
Paixão de Cristo de Itapevi reúne cerca de 6 mil espectadores

Lula se reúne com Conselhão: “Espaço para vocês ajudarem a construir o país”

O presidente Lula participou, na manhã desta quinta-feira (4), no Palácio do Planalto, da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão.

Com 246 integrantes dos 26 estados e do Distrito Federal, incluindo empresários, ativistas e representantes de minorias, o grupo foi recriado pelo governo Lula por meio de decreto assinado em 24 de março.

O objetivo é promover diálogos entre o governo federal e a sociedade brasileira, que passa a assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico e social sustentável e ao fortalecimento da democracia brasileira.

Durante este primeiro encontro, Lula frisou que o conselho carrega a força do diálogo franco e construtivo. “O retrato do Brasil que quero é um Brasil no qual o diálogo e a busca de consensos serão sempre mais fortes que o ódio”, disse.

O presidente ressaltou ainda que, para superar desafios como a fome e reconstruir o Brasil, é necessária a participação de todos, que devem contribuir não só com críticas, mas com proposições também.

“Aqui não é um espaço para as pessoas falarem do governo nem para as pessoas só fazerem diagnóstico. Aqui é um espaço para vocês ajudarem a governar este país. É o espaço para vocês dizerem como é que vocês querem. Essa reunião ilustra o que há de mais importante e verdadeiro na política”, afirmou (veja trecho abaixo e a íntegra do evento no fim da matéria).

Diversidade do Conselhão

Membro do Conselhão, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, desta-

cou a diversidade dos membros: mais de 40% são mulheres, e 30% se identificam como negros, pardos e indígenas.

“Nós sabemos o quanto era importante o Conselhão voltar. Recebemos mais de mil pleitos para estar no Conselho. Eu acho que esses pleitos, essa vontade e disposição de estar aqui (…) era um desejo que todos tinham de que a gente pudesse, na socieda-

de brasileira, voltar a dialogar”, analisou Padilha.

Para o ministro, o Conselhão é acima de tudo um espaço de diálogo com respeito às divergências. “Podemos ter pensamentos diferentes, propostas diferentes, visões diferentes. Aliás, a diversidade e a diferença foi um grande esforço nosso, do presidente Lula, na composição final dessa primeira lista.”

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 5 GERAL
Ricardo Stuckert > Lula, na primeira reunião do Conselhão: o diálogo deve sempre ser maior que o ódio > Primeiro encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável ocorreu nesta quinta-feira

Bolsonaristas temem que esposa de Mauro Cid leve o militar a fazer delação

> Grupo teme que Gabriela Ribeiro Cid pressione o marido a revelar o que sabe sobre o esquema fraudulento de cartões de vacinação

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) temem que Gabriela Ribeiro Cid, esposa do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-mandatário, possa “explodir a qualquer momento” e pressionar o militar a revelar tudo o que sabe sobre as fraudes nos cartões de vacinação de Bolsonaro e seu entorno. Cid foi preso preventivamente no âmbito da Operação Venire, deflagrada na quarta-feira (3) pela Polícia Federal (PF), que teve o ex-ocupante do Palácio do Planalto como um dos alvos centrais.

Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, Gabriela é vista como um “barril de pólvora” e uma “pessoa de temperamento forte”. Ela viajou ao menos três vezes para os Estados Unidos usando um cartão de vacinação adulterado por Cid.

Além do temor sobre uma possível reação de Gabriela que implique ainda mais o ex-mandatário no esquema investigado pela PF, aliados e interlocutores de Bolsonaro também mostram receio que Cid possa vir a delatar o ex-presidente.

Além disso, o estado de saúde física e psicológica de An-

derson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, também tem causado preocupação entre os bolsonaristas em função do risco que ele possa fechar um acordo de delação premiada acerca da intentona golpista do dia 8 de janeiro.

Torres está preso desde o dia

14 de janeiro, acusado de omissão durante os atos terroristas do dia 8 daquele mês, quando apoiadores de Jair Bolsonaro ocuparam temporariamente as sedes dos Três Poderes, em uma tentativa de tomar o poder do presidente Lula.

As investigações citam ain-

Governo Lula antecipa 13º salário para 30 milhões de segurados

O governo Lula anunciou o investimento de R$ 62,6 bilhões para antecipar o 13º salário de 30 milhões de segurados da Previdência Social e movimentar a economia do país, prejudicada pela herança econômica de Bolsonaro e pelas altas taxas de juros praticadas pelo Banco Central (BC).

da a ‘minuta do golpe’ encontrada pela Polícia Federal na casa de Torres. O documento previa um ‘estado de defesa’ na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar o resultado das eleições livres e justas que deram vitória ao presidente Lula.

Assinado pelo presidente Lula nesta quinta-feira, 5, o decreto determina o pagamento do 13º para dependentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em duas parcelas, sendo a primeira (50%) em maio, a ser paga a partir do 25, e a segunda (os outros 50%) em junho, a partir do dia 26.

A medida alcança aposentados, pensionistas e pessoas que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 6 GERAL
> Bolsonaristas temem que esposa de Mauro Cid ‘exploda’ e leve o militar a delatar Bolsonaro na prisão Foto: Alan Santos/PR/Divulgação
INSS

4 filmes para ver em família e celebrar o Dia das Mães

> Confira obras que homenageiam as mães e exploram temas como amor, família e união

Com o Dia das Mães se aproximando, muitas famílias estão procurando maneiras de celebrar juntos e criar memórias duradouras. Uma opção divertida e aconchegante é aproveitar o tempo em família assistindo a filmes que homenageiam as mães e exploram temas como amor, família e união. Confira:

“Mamma Mia!” (2008)

Esta comédia musical é uma homenagem divertida e alegre às mães e ao poder do amor. O filme segue a história de Sophie, que está prestes a se casar e decide convidar seus três possíveis pais para o casamento. Com a ajuda da

Ita Shopping sorteará ingressos para o show do Roupa Nova e Daniel

da que aborda a importância do amor, da confiança e do trabalho em equipe.

“Valente” (2012)

Esta animação da Pixar conta a história de Merida, uma jovem princesa que desafia as tradições e busca o seu próprio destino. O vínculo entre Merida e sua mãe, a Rainha Elinor, é explorado de forma tocante ao longo do filme.

“Valente” é uma história de amor e compreensão entre mãe e filha, que ensina a importância de valorizar a individualidade de cada um.

> Comédia musical,

Mia!” é uma homenagem divertida e alegre às mães

música pop dos anos 70, a história envolvente celebra a importância das mães e das famílias.

“Mamãe: Operação Balada” (2014)

O filme conta a história de

Emma, uma mãe solteira que tenta conciliar sua carreira como detetive com a criação de seus dois filhos adolescentes. Enquanto investiga um caso importante, Emma percebe que seus filhos estão crescendo rápido demais e que precisa encontrar um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. “Mamãe: Operação Balada” é uma aventura diverti-

“Uma Prova de Amor” (2009)

Baseado no best-seller de Jodi Picoult, este filme retrata a história de uma mãe, interpretada por Cameron Diaz, que enfrenta uma difícil decisão quando seu filho é diagnosticado com uma doença grave. Ela entra em uma batalha legal para ter o direito de tomar decisões sobre o tratamento médico do filho. “Uma Prova de Amor” é uma história poderosa sobre sacrifício e o amor incondicional de uma mãe.

O Ita Shopping Centro (Rua Leopoldina de Camargo, 260) está preparando uma ação incrível para celebrar o Dia das Mães, dentro da campanha “Que Sorte Ser Mãe”. Compras no valor de R$70 realizadas no shopping até o dia 13/5 garantem um cupom para concorrer ao sorteio de um par de ingressos para o show do Roupa Nova e Daniel, que acontecerá em junho, no Espaço Unimed. Todas as lojas participantes estão exibindo um cartaz da campanha em suas vitrines.

Os cupons devem ser depositados em uma urna localizada no hall do shopping, que será aberta para o sorteio no dia 14/5, em comemoração ao Dia das Mães. O sorteio será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Ita Shopping Centro. O regulamento completo da promoção pode ser consultado no site oficial do shopping, disponível em https:// centro.itashopping.com.br. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 11 9 8382-1313.

Workshop de Automaquiagem

O Studio Maria Bonita também preparou uma ação especial para a data. Na compra de qualquer procedimento realizado no espaço até o dia 13/5, os clientes ganharão um cupom para concorrer ao sorteio de 24 vagas no Workshop de Automaquiagem ministrado pela renomada maquiadora profissional Layane Vasconcelos. Os cupons podem ser depositados em uma urna localizada na própria loja. As datas e horários dos workshops serão divulgados em breve. Para agendar os procedimentos, basta entrar em contato pelo WhatsApp: 11 98259-5459.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 CULTURA 7
Av.
Fotos: Divulgação
Carolina de Abreu Paulino, 138 - Itapevi - SP
“Mamma
DIA DAS MÃES
> Show do Roupa Nova e Daniel acontecerá em junho, no Espaço Unimed

Em “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, o amado grupo de desajustados busca se estabelecer em Lugar Nenhum, mas não demora muito para que suas vidas sejam reviradas pelos ecos do passado turbulento de Rocket (Bradley Cooper). Ainda se recuperando da perda de Gamora (Zoe Saldana), após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita (2018), Peter Quill (Chris Pratt) reúne sua equipe para defender o universo e um companheiro de equipe.

CLICK DO JACARÉ (11) 9 9719.5066 - 94003.0683

Bruna

Marquezine critica seguidores por engajar rivalidade com Anitta

RECEITA

Bruna Marquezine fez um pedido aos seguidores na última semana. Ao notar alguns comentários na internet sobre comparações dela com Anitta, a atriz pediu que os fãs não participassem dessa linha de pensamento. “Não engajem essas bobagens não. Não respondam, não comentem. Ignorem 100%. Competição tosca entre 2 mulheres em pleno 2023”, disse a atriz.

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Meia xícara (chá) de água

1 xícara (chá) e meia de leite 200 mL de leite de coco

1 xícara (chá) de tapioca granulada

4 ovos

1 lata (ou caixinha) de leite condensado

MODO DE PREPARO

Em uma panela, derreta o açúcar e adicione a manteiga e depois a água. Quando estiver homogênea, despeje em uma forma de furo central e deixe esfriar. Hidrate a tapioca com o leite morno e deixe descansar por 30 minutos. Passado esse tempo, leve todos os outros ingredientes ao liquidificador e bata por 2 minutos. Adicione a mistura do leite com a tapioca, misture e coloque na forma reservada já fria. Leve para assar em forno baixo (160°C), pré-aquecido, coberto por papel alumínio por cerca de 40 minutos.

Nestlé

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022
Divulgação CINEMA SOCIAL FOFOCA RECEITA 8
Marvel VARIEDADES
ESTREIA
FOFOCA
Pudim de Tapioca
Procissão na Sexta-Feira Santa na Igreja Matriz de São Judas Tadeu, em Itapevi.
“Guardiões da Galáxia Vol. 3” estreia nas telonas

Itapevi libera vacina Bivalente para pessoas com mais de 18 anos

> Vacinas contra a Covid-19 e contra a Gripe podem ser recebidas simultaneamente

Todas as pessoas com mais de 18 anos de idade que tomaram pelo menos duas doses da Covid, sendo a última há pelo menos 4 meses, já poderão receber a dose de reforço Bivalente em Itapevi.

A vacinação acontece, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Parque Suburbano e Vitápolis, a aplicação das doses acontece até as 18h.

Vale lembrar que a dose de reforço já se encontra disponível para pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Influenza

A Campanha de Vacinação contra a Gripe também está acontecendo em Itapevi. Essa é

PREVENÇÃO

>Última dose deve ter sido aplicada há pelo menos 4 meses

Ministério da Saúde lança campanha de combate à malária

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Gripe podem ser recebidas simultaneamente, independentemente da idade. a 25° Campanha Nacional contra a Influenza.

A vacinação acontece em todos os 15 postos de saúde,

nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Saiba quais são os fatores de risco para o câncer de ovário

A data de 8 de maio marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, que aparece como segunda patologia ginecológica mais comum de acordo com dados de 2022 do Instituto Nacional de Câncer (Inca), atrás apenas do câncer de colo de útero.

Pela ausência de sintomas iniciais, o diagnóstico tardio é o grande desafio no tratamento de pacientes com a doença, elevando as taxas de mortalidade para até 70% entre as mulheres afetadas.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho, destaca, no entanto, que o avanço no mapeamento genético abre caminho para um controle com enfoque em outra abordagem: a prevenção.

“Hoje sabemos que a genética é um fator de risco predominante

> Câncer aparece como segunda patologia ginecológica mais comum

para o desenvolvimento do câncer de ovário e ter avanços para o seu mapeamento, além de contar com uma avaliação do histórico familiar das pacientes, permite que atuemos com mais efetivi-

dade na prevenção”, enfatiza o especialista. “Nesses casos, o tratamento ambulatorial com uso de anticoncepcionais orais se mostra como um eficiente fator de proteção”, acrescenta

O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Combate à Malária. A secretária federal de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, falou sobre as principais ações da pasta para tratamento dos pacientes e redução de casos. De acordo com a secretária, duas ações serão realizadas em busca da eliminação da doença até 2035. A primeira é o decreto para criação do Comitê Interministerial para concentrar ações na eliminação de doenças de determinação social, como a malária, assinado pelo presidente Lula. A segunda ação é a formação do Grupo de Trabalho na Região da Amazônia Legal como um plano estratégico.

Apesar da diminuição de casos de malária no Brasil, houve aumento de óbitos e aumento da proporção em área indígena e de garimpo a partir de 2020, de acordo dados divulgados pelo coordenador de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 SAÚDE 9
POLÍTICA SANITÁRIA
Divulgação/PMI Accuray/Unsplash

Bebel denuncia fechamento de salas de aulas e escolas pelo govenador Tarcísio

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT) diz que está em curso na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo mais uma “reorganização disfarçada” que, realizada de forma paulatina, implicará no fechamento de unidades escolares, a partir do sistemático fechamento de classes. Informada com a iniciativa do governador Tarcísio de Freitas, Bebel diz que iniciativa como esta do governo estadual já foi derrotada pelos professores, através de ações lideradas pela Apeoesp, que defende escola pública de qualidade. Atualmente, o governo estadual está tentando fechar 253 classes.

De acordo com a deputada Bebel, no ano de 2015, por exemplo, foi anunciada a chamada “reorganização escolar”, que fecharia 94 escolas em diversas regiões do estado e, numa previsão inicial, desmembraria outras 750 escolas de acordo com as idades dos estudantes (ciclo I do ensino fundamental, ciclo II do ensino

> Subsedes devem realizar atos nas Diretorias de Ensino, de acordo com Bebel

fundamental e ensino médio), o que causaria grandes transtornos para os estudantes, suas famílias, professores e funcionários. “Tão logo foi anunciada a reorganização, a Apeoesp não apenas denunciou o plano, como articulou um amplo movimento denominado ‘Grito pela Educação Pública de Qualidade no Estado de São Paulo’, reunindo dezenas de entidades

dos profissionais da educação, dos estudantes, da juventude, centrais sindicais e sindicatos, movimentos sociais para barrar o ataque”. Durante todo aquele processo, os estudantes ocuparam 213 escolas com apoio da Apeoesp e demais entidades, resultando no recuo do governo e cancelamento do plano em dezembro de 2015. “No ano de 2016,

OPORTUNIDADE

novamente tentou-se aplicar a reorganização, desta vez por meio do fechamento sistemático de classes e turnos para esvaziar determinadas unidades, justificando sua desativação. Novamente o plano foi denunciado e interrompido. Agora, o mesmo método volta a ser utilizado. Em 34 regiões do estado, já temos previsão ou concretização de fechamento de 253 classes. Com nossa denúncia e mobilização, dirigentes de ensino de algumas regiões adiaram a decisão para o segundo semestre, sem cancelarem a intenção”, conta.

Bebel diz que a Apeoesp está atenta, mobilizada e seguirá realizando e divulgando o levantamento da situação. “Estamos na luta para defender os direitos dos estudantes e dos profissionais da educação. As subsedes devem continuar informando por meio de presiden@apeoesp. org.br e realizar atos nas Diretorias de Ensino em que esteja ocorrendo fechamento de salas de aulas”, orienta.

Por Vanderlei Zampaulo

INVESTIMENTO

Lula anuncia R$ 2,44 bilhões para ensino superior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma recomposição de R$ 2,44 bilhões no orçamento do ensino superior. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), os recursos fortalecerão os orçamentos e também os investimentos das universidades e institutos federais.

“Isso será parte para recomposição do orçamento discricionário das universidades e institutos federais, parte para as obras, parte para ações importantes para estudantes e professores de todas as universidades”, disse o ministro.

Ainda segundo Camilo Santana, a liberação da verba foi discutida com entidades das instituições federais.

“Uma recomposição e fortalecimento dos orçamentos e investimentos das nossas universidades e institutos federais, que foram discutidos pelo nosso secretário e secretária com Andifes, com Conif, e que nesse momento estamos anunciando R$ 2,44 bilhões a mais nos investimentos das nossas universidades e institutos federais nesse país”, afirmou.

Até às 15h do dia 8 de abril, será possível realizar a inscrição para o vestibulinho da ETEC Itapevi. No total, há 120 vagas para os cursos noturnos de Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Logística. Os interessados devem acessar o

site www.vestibulinhoetec.com.

br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 33.

O candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato”, com o CPF e senha de segurança. As informações são de respon-

sabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.

Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet. O Centro Paulo de Souza, instituição responsável pela administração da ETEC (Escola Técnica) Itapevi.

ETEC Itapevi

A ETEC Itapevi foi inaugurada em fevereiro de 2020. O prédio fica localizado na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, s/nº, no Santa Rita, ao lado do CIS (Centro Integrado de Saúde) e do Centro de Hemodiálise.

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 Divulgação Divulgação/PMI > O valor da taxa de inscrição é de R$ 33
> Segundo
deputada, atualmente, o governo estadual está tentando fechar 253 classes
Inscrição
ETEC
10 EDUCAÇÃO
para o vestibulinho da
Itapevi pode ser feita até dia 8

Apae Itapevi vai inaugurar novos espaços em sua sede para atender seus assistidos

Até junho, a APAE Itapevi, ONG que desde 1985 trabalha no atendimento às pessoas com deficiências intelectual e múltipla e portadores de Transtorno do Espectro Autista, vai inaugurar novos espaços em sua sede (Travessa dos Cajueiros, 220), na Chácara Nova Itapevi.

Entre as melhorias está a construção de três salas de aula e banheiros na parte superior, instalação da plataforma de acessibilidade, espaço multiuso com cobertura tipo sombreador, horta comunitária, jardim sensorial, cobertura em acrílico da escada, além de pintura. Elas estão sendo feitas com verba própria e por meio de emendas parlamentares.

“Essa obra tem o objetivo de promover melhor acessibilidade interna, agregar novos valores às matérias ministradas, trazer ambientes de relaxamento, aumentar os valores culturais do aprendizado e transformar a entidade física em um local de alegria e congraçamento entre os 310 alunos atendidos”, explicou Raul José Franci, presidente da entidade.

Sobre a APAE Itapevi

A APAE Itapevi mantém alguns projetos para seus assistidos, entre eles, a Escola de Educação Especial Luz do Amanhã. A iniciativa conta com as aulas pedagógicas, em que possui uma equipe multidisciplinar composta por profissionais,

como psicólogo, fonoaudióloga e fisioterapeuta.

“São ministradas ainda várias atividades: artísticas e teatrais, horta comunitária, cultivada e cuidada pelos alunos, musicais, com coral dos alunos, capoeira, com a participação dos alunos em eventos a nível estadual, e educação física”, destacou Raul.

> Apae Itapevi trabalha no atendimento às pessoas com deficiências intelectual e múltipla e portadores de Transtorno do Espectro Autista

De acordo com o presidente, um outro projeto é o Criando Asas, com crianças de 0 a 6 anos, e o Projeto Oficinas, para os alunos que completam 30 anos.

“Temos muito orgulho de informar que mais de 40 ex-alunos da Apae de Itapevi estão no mercado de trabalho desde 2008, em grandes empresas, como McDonalds, B2W, Atacadão, Supermercados Extra e Barbosa”, destacou.

Mais informações sobre a entidade e como ajudar pelo site (apaeitapevi.org.br).

ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 11 ENTREVISTA DA SEMANA RAUL JOSÉ FRANCI
>
Áreas devem ser abertas até junho. ONG atua desde 1985 na cidade
Fotos: Divulgação
> Entre as novas áreas estão três salas de aula, banheiros, espaço multiuso, horta comunitária e jardim sensorial
ITAPEVI, 6 DE MAIO 2022 12
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.