"Tecendo Palavras"

Page 6

Carta ao Diretor-geral da UNESCO sobre o direito à Educação.

Excelentíssimo Senhor Diretor-geral de UNESCO Venho por este meio falar-lhe sobre um tema muito importante: o direito à educação. Dados de junho de 2016 afirmam que 124 milhões de crianças não podem ir à escola em todo o mundo. Considero esta situação revoltante e frustrante. Atualmente, cerca de 29 milhões de crianças estão afastadas da escola devido a conflitos armados e às consequentes deslocações, incluindo toda uma “geração perdida” de crianças sírias. A guerra destrói a sociedade, deixando as crianças sem escola, sem casa, muitas vezes sem família, assim juntam-se a grupos armados. Nestes participam em todos os aspetos de uma guerra: disparam armas na frente de combate, servem de detetores humanos de minas, além de participarem em missões suicidas. Logo o futuro destas crianças encontra-se destruído. Como é que um jovem de um país ocidental onde reina a paz pode conviver com estas situações? Penso que, já basta de ignorar a realidade. Ela é cruel, injusta e trágica. Então cabe-me a mim dar um passo para que algo seja feito. Este foi o motivo, em conclusão, que me levou a escrever-lhe. É urgente que intervenha junto dos governos destes países, dos decisores políticos globais e dos agentes económicos para que se adotem medidas efetivas que terminem com estas guerras. Com os melhores cumprimentos Um jovem

Oficina de Línguas, grupo de alunos do 8º2 Esta atividade de escrita partiu de uma proposta apresentada no exame nacional de Língua Portuguesa, 3.º ciclo do ensino básico, 2006, 1.ª fase. Para esta atividade, a docente responsável pela oficina forneceu aos alunos textos de imprensa sobre a temática do direito à educação. Os alunos tomaram as suas notas, de seguida realizaram a planificação do texto e posteriormente fizeram a textualização. A carta que aqui se apresenta foi elaborada por todo o grupo que apresentava sugestões partindo do trabalho realizado individualmente.

Tecendo

| 6 | palavras


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.