Fevereiro 2021
Fact Sheet
Sexualidade em Linha
Educação Sexual Educação Sexual
Olá, Este mês trazemos à discussão o tema da Educação Sexual (ES). Trata-se de um tema familiar para ti, certo? Afinal de contas é um assunto muito falado, embora a sua discussão, nem sempre reúna consenso. Mas o que sabes ao
Educação Sexual não formal
certo sobre isso? Achas que é uma
versus Educação Sexual formal
temática importante a desenvolver nas escolas? A pergunta fica no ar para
A ES é um processo que se desenrola ao longo da vida, não a
reflexão, mas deixamos-te alguns factos
partir do momento em que se iniciam as relações sexuais, e
e considerações sobre este assunto que
acontece
te poderão ajudar e quem sabe até, a
espontânea, por vezes não é suficientemente esclarecedora e
teres
no
eficaz. Apesar das boas intenções, os/as amigo/as, os meios de
reconhecimento da sua importância e
comunicação, a internet, nem sempre representam recursos e
valorização! Clica aqui
informações fidedignas. Por isso deves estar atento/a pois
um
papel
mais
ativo
em
diferentes
contextos.
A
educação
informal
e
frequentemente os mitos acabam por se sobrepor à realidade. Repara! Não está em causa a relevância de pais e mães falarem com os filhos/as sobre puberdade, relacionamentos, sexualidade. Sentes-te confortável em abordar estes assuntos com os teus pais? Se sim, excelente! Mas o mundo e a sociedade estão em constante mudança. São várias as solicitações e os desafios que jovens como tu enfrentam. É por isso que é importante que os profissionais de saúde, os professores/as e, de uma forma geral, aqueles que estejam munidos de formação especifica com base em orientações técnicas e conhecimento científico, possam ter um papel ativo neste processo.
Conceito de Educação Sexual O conceito de ES tem evoluído ao longo dos tempos bem como o foco da sua intervenção. Na atualidade, a educação sexual compreensiva do inglês Comprehensive Sexual Education (CSE) é um conceito que reflete uma abordagem multidimensional (física, psicológica, emocional, social, relacional,..) e para além de englobar conteúdos sobre reprodução, comportamentos sexuais, riscos e prevenção de doenças, oferece a oportunidade de apresentar a sexualidade de uma forma que também inclua os seus aspetos positivos, como o amor e as relações baseadas no respeito mútuo e na igualdade, compreender e garantir a proteção dos direitos dos/as jovens ao longo da vida. Pretende também a discussão sobre como fatores sociais, económicos, culturais e outros podem interferir com a expressão e vivência da sexualidade, gerando maior vulnerabilidade, desigualdades de género e de poder e, ao mesmo tempo, fomentar atitudes não sexistas, atitudes não discriminatórias face a diferentes expressões e orientações sexuais, pessoas portadoras do VIH/Sida, deficiência ou com dificuldades de desenvolvimento.