FI_SII_04

Page 1

Folha

informativa folha.informativa@aefp.pt Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Folha informativa II Série n.º 4

Editorial Que são difíceis os tempos que vivemos já todos sabemos. Basta ligar a televisão, abrir o jornal ou fazer as contas no fim do mês. Políticos e economistas parecem estar de acordo quanto às dificuldades que ainda estão para vir e à consequente necessidade de maior apoio social às famílias como forma de mitigar os números alarmantes do desemprego e o decréscimo do poder de compra. No presente ano lectivo mudaram as regras de atribuição de subsídios através da acção social escolar. A indexação daquele subsídio aos escalões do abono de família, para além de ter simplificado o processo, fez aumentar consideravelmente o número de alunos abrangidos. Uma medida que, contrariamente a muitas outras, merece o aplauso generalizado mas que coloca, na nossa perspectiva, sobre os alunos e respectivas famílias, a responsabilidade de utilizarem os subsídios de forma proveitosa. Afinal, falamos de dinheiros públicos disponibilizados pelo ME, mas que saíram dos bolsos dos contribuintes (todos nós!). «É importante que tenhamos consciência de que, uma vez reservada, a refeição é paga à empresa que opera na cantina. Além disso, toda a comida não consumida é obrigatoriamente destruída.» Lamentavelmente, todas as semanas acontecem na nossa escola dezenas de situações em que os alunos reservam almoços e não os consomem. Pelo facto de o fazerem de forma gratuita ou comparticipada (portanto, a muito baixo preço), acham-se no direito de reservar a refeição independentemente de terem a certeza de que vão comparecer. É importante que tenhamos consciência de que, uma vez reservada, a refeição é paga à empresa que opera na cantina. Além disso, por imposição do caderno de encargos, toda a comida não consumida é obrigatoriamente destruída. Aqui fica o apelo aos alunos e respectivas famílias no sentido de que usufruam de forma cívica dos benefícios sociais que lhe foram concedidos. O elevado número de situações já mereceu o reparo por parte Direcção Regional de Educação e a Direcção do Agrupamento vê-se na iminência de ter que penalizar os alunos, privando-os dos benefícios de que não souberam usufruir. Finalmente, neste primeiro número de 2009, gostaríamos de agradecer ao Professor António Bispo, a cujo empenho devemos a regularidade que tem sido possível manter na publicação da nossa Folha Informativa. Emanuel Vilaça Presidente da C.A.P.

Janeiro de 2009

O Natal nas Escolas do Agrupamento

E. B. 1 - Jardim-de-infância de Vale Covo

Este estabelecimento de ensino encerrou o primeiro período de aulas com uma actividade conjunta com toda a comunidade educativa. Os alunos reuniram em coro para cantarem canções alusivas à quadra natalícia, com a colaboração das docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular. Aproveitando o sentido da partilha que esta quadra proporciona seguiu-se um delicioso lanche conjunto, no recreio da escola, oferecido pelos Encarregados de Educação.

De seguida, pela chaminé desceu o Velhinho Barrigudo de Barbas Brancas que levou as nossas crianças à euforia total. Este vinha carregado de lindas prendinhas que distribuiu por todas as crianças, contribuindo assim para o enriquecimento do espírito natalício. No final, os alunos partiram para um pequeno período de merecido descanso, levando na bagagem uma pequena lembrança elaborada por eles para oferecerem aos pais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.