Revista Adoro ED 35 - Barreiras - Dezembro 2020

Page 62

SAÚDE BUCAL E QUALIDADE DE VIDA: EXISTE UMA RELAÇÃO? Você sabia que a sua qualidade de vida pode ser influenciada pelas condições da sua saúde bucal? Esse foi um dos temas que a dentista Marianna Bastos estudou durante o seu mestrado e residência. Buscando um diferencial em sua profissão, encontrou na Residência Multiprofissional, no Mestrado Acadêmico e, atualmente na Especialização, um campo vasto para a odontologia, a fim de agregar conhecimentos voltados para a prática clínica e cuidados com o paciente.

62

Retornando recentemente para Barreiras, após concluir sua formação, a profissional traz em sua bagagem diversas experiências e novos conhecimentos agregados. Sua graduação em Odontologia foi pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Ainda nessa instituição, tornou-se Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. Apaixonada pela docência e por ensinar e pesquisar, fez mestrado em Ciências da Saúde na UFU/MG, e sua pesquisa foi voltada para o estudo da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e saúde geral, ansiedade odontológica e saúde materna. Com especialização em endodontia pela Universidade Paulista (UNIP), em Goiânia, tem dedicado à sua prática clínica a realizar casos de tratamento endodôntico, incorporando novas tecnologias em seu tratamento buscando alcançar o sucesso clínico. A dentista compõe o corpo clínico de especialistas que atuará no Instituto Sponchiado, dispondo de profissionais capacitados a fim de oferecer um atendimento integral e multiprofissional aos seus pacientes. Respondendo à pergunta inicial, Marianna afirma que estudos demonstram haver uma pior condição de saúde bucal, com presença de cáries e gengivite, por exemplo, leva a uma pior percepção da qualidade de vida. Embora se tratar de um assunto recente, ele tem sido cada vez mais discutido e estudado, na busca de se oferecer uma atenção integral. A odontologia não poderia ficar de fora na construção da qualidade de vida, bem-estar e saúde da população. “O cuidado a ser oferecido pelo profissional, sob um olhar ampliado, não deve excluir os demais aspectos da vida do paciente. O mesmo vale para a qualidade de vida, que além de estar relacionada à saúde geral, é influenciada pelas condições saúde bucal. Isso ocorre porque muitas doenças sistêmicas levam a manifestações orais, assim como doenças bucais podem ser fatores de risco para problemas de saúde”, diz a dentista, que nas próximas edições da Revista Adoro abordará mais assuntos relacionados.

Dra. Marianna Bastos Endodontia e Saúde Coletiva CRO/BA 18659

Instituto Sponchiado Rua Guarujá, n 544, Renato goncalves, 77 3611.3082 / 77 99938.5395

@institutosponchiado @dra.mariannabastos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.