Revista Adoro ED 35 - Barreiras - Dezembro 2020

Page 1

DEZ 2020

1

A junção de três grandes nomes da arquitetura, engenharia e automação em torno de um projeto perfeito.

ARQUITETURA, ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO SAÚDE

EMPREENDEDORISMO

Barreiras ganha moderno centro médico e odontológico, especializado em diagnóstico por imagem. O IS será referência em cuidados com a saúde física e bucal.

Contrariando as estatísticas, a Modices da Chan expandiu do mundo virtual para loja física em Barreiras. Um empreendimento diferenciado para um público moderno.

NATAL

Festa tem que ter Adorno. Aproveite o sale da loja mais badalada da cidade. Decore a sua casa com peças exclusivas e faça um Natal surpreendente.

AGOSTO| DEZEMBRO 2020 | EDIÇÃO 33 35 BARREIRAS-BA 2020 | EDIÇÃO

Foto: João Menna


2


DEZ 2020

Foto: Iagor Manfredini

3

Rua: AbĂ­lio Farias, 203, Centro Barreiras - BA (77) 3612 8338 (77) 98857 7861 @colcci.barreiras


ÍNDICE

4

81

59

Ansiedade x Desgaste nos dentes

Instituto Spochiado. O mais completo centro de saúde de Barreiras

38 8

EXPEDIENTE Direção Comercial Carol Souza

56

Redação Catiane Magalhães Fotos Iagor Manfredini Design e Diagramação Gabriel Augusto Maternidade Segura

Revisão Aderlan Messias

O que é um projeto perfeito para você?

Cada um é para o que nasce

EDIÇÃO EXCLUSIVA BARREIRAS-BA Edição de Nº 35 Dezembro 2020 Tiragem 5.000 exemplares Contato 77 9 9993 8443 Instagram @revistaadoro


DEZ 2020

CARTA DA DIRETORA Caro leitor,

Foto: Iagor Manfredini

Dezembro chegou e, com ele, o tradicional balanço de fim de ano. Aquele momento em que avaliamos tudo ou quase tudo; em que renovamos a esperança e as metas. Ok, 2020 não foi um ano fácil, mas vencemos. Ele já está se esgotando, enquanto nós já estamos refazendo a nossa lista de planos e de prioridades. Foi um ano atípico, mas cheio de aprendizados e superações, em todos os sentidos. Por isso, se olharmos com carinho é possível perceber o lado positivo e o quanto crescemos como pessoas e profissionais. Sempre dá para tirar algo bom, não é? E você sabe qual foi a melhor coisa deste ano? É que, apesar do distanciamento físico, nós nos aproximamos ainda mais dos nossos leitores e parceiros. Seja por aqui, pelas páginas impressas, seja pelas páginas virtuais, que permitiram deixarmos todos muito bem atualizados sobre os principais assuntos que permeiam as áreas de saúde, educação, arquitetura, gastronomia, moda e cultura. O que é tendência no mercado regional, nacional e internacional nós trouxemos para você ao longo desse ano. E como nós adoramos uma superação, nós crescemos também enquanto revista, chegando a Luís Eduardo Magalhães com uma publicação inteiramente exclusiva para aquele mercado. Enfim, superamos, surpreendemos e diversificamos. Tudo isso em um ano de recessão. Graças ao nosso esforço e dedicação para nos aproximar de cada adorado leitor. Sim, estivemos mais próximos dos nossos parceiros e abrimos o leque de parceria, ampliando os serviços e produtos oferecidos. Agora não podia ser diferente. A última edição do ano está cheia de novidades, para você dar adeus a 2020 e receber 2021 bem informado e cheio de boas ideias. Nossa capa é estampada por um trio de profissionais que se uniram em torno de um único projeto para mostrar o casamento perfeito entre arquitetura, engenharia civil e automação. O resultado desta parceria de sucesso e com vencimento estabelecido você confere nas próximas páginas. Aliás, as próximas páginas estão recheadas de conteúdo interessante para você não passar em branco o período mais colorido do ano. Por aqui, a preparação para o Natal já começou. Selecionamos os melhores profissionais para dar dicas imperdíveis de presentes, decoração e até receitas infalíveis para as festas de fim de ano. Gostou? Vire a página! Boa leitura! E por falar em fim de ano, boas festas! E prepare-se, em 2021 nós vamos te surpreender ainda mais. Vem muita coisa boa por aí. Aguarde! Carol Souza.

5


6


7

DEZ 2020


8

CADA UM É PARA O QUE NASCE Texto: Carolina Marafiga Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Quando se fala em arte o primeiro pensamento de quem nunca esteve relacionado diretamente com ela é pensar nos clichês: pinturas e música clássica. Eu, aos quatro de idade, fiz a minha primeira peça de teatro na escola. Desde então eu sabia que aquilo me chamava de alguma forma. Minha personalidade sempre foi expansiva. Era a primeira a fazer graça na sala de aula. Os discursos e recitais sempre tinham a minha presença. A minha vida sempre foi voltada para a arte. Porque sim, teatro é arte. Cinema é arte. Meus pais, apesar de estarem relacionados à arte de alguma forma, sendo publicitários, relutaram em aceitar que a filha tentasse seguir uma carreira artística. “Ser atriz não dá dinheiro”. E não dá mesmo. Eu sou um ótimo exemplo de alguém que galga um lugar ao sol entre tantos outros talentos e não talentos que circulam entre escolas de atores, agências e teatros. A concorrência é maior que o vestibular de Medicina na USP. E não vai adiantar se matar de estudar ou fazer o melhor cursinho. A questão não é objetiva e matemática, é subjetiva e aleatória. Obviamente que quem estuda teatro e se dedica

sai na frente, mas a sorte, essa sorte de estar no lugar certo e na hora certa, é a soma que falta pro tal do “dar certo”.

nunca sou tão eu quando sou outra pessoa. Quando mergulho no psicológico e na emoção de um personagem.

“Dar certo” como artista é algo que nós, artistas, sabemos que existe, mas preferimos não falar. Porque, o que seria dar certo? Fazer novela na Globo? Na Record? No SBT? Uma série na Netflix? Na Amazon Prime (inclusive eu estou em uma série na Amazon Prime)? Seria fazer duas ou três peças de sucesso por ano, ganhando um cachê bom pelas apresentações e pelos ensaios? Seria fazer filmes, sempre estar sendo chamado? Muitas pessoas acreditam que o auge da carreira de uma atriz e de um ator é fazer novela na Globo. E, de fato, há uma estabilidade ali e um alcance da nossa imagem inigualável. Uma novela da Globo passa no posto de gasolina do interior do Acre. Mas, nós, artistas, queremos coisas distintas. Alguns podem não querer ir para a Globo. Outros podem sonhar com isso. O que temos em comum é a vontade de fazer a nossa arte. Precisamos do palco, da câmera, de um texto decorado, de um outro ser humano, fictício, que nos torne nós mesmos. Eu

Se você tem vontade de ser artista, se você tem um filho que sonha em ser ator, uma filha que faz vídeos pra internet, eu digo: não mine o sonho dessa pessoa. Faça o que tiver ao seu alcance pra incentivá-la. Eu tenho a sorte de ter pais maravilhosos que dividem esse sonho comigo e vibram a cada novo personagem que me é dado. Um pouco mais pra frente, quando a coisa apertar, chegar no período em que nada dá certo, em que o dinheiro não entra, que só os nãos aparecem na sua frente, eu deixo Fernanda Montenegro dar a dica: “Desista. Agora, se morrer porque não está fazendo isso, se adoecer, se ficar em tal desassossego que não tem nem como dormir, aí volte, aí venha aqui, mas se não passar por esse distanciamento e pela necessidade dessas tábuas aqui, não é do ramo!”. Ps: Minha série na Amazon Prime Vídeo se chama Velhas Amigas.

Carolina Marafiga Minuzzi @caro.marafiga


DEZ 2020

9

siga no instagram

dagemazevedoterapeuta


NO VIRTUAL E NO REAL, MODICES DA CHAN TRAZ UM NOVO CONCEITO DE LOJA FEMININA

Texto: Catiane Magalhães Foto: Iagor Manfredini

Em tempos em que muitas empresas anunciaram o encerramento das atividades, fechando suas portas, a Modices da Chan deu um salto, ampliando sua atuação do mundo virtual e abrindo a loja física. Desde o último setembro, o público feminino de Barreiras passou a conferir presencialmente as novidades do universo da moda que costumava ver (e comprar) pelo Instagram.

10

O empreendimento é a aposta da advogada e professora universitária Chandrélin Cantelle, uma apaixonada pelo mundo business e moda, que resolveu inspirar mulheres modernas, oferecendo a elas peças únicas, mesclando qualidade e conforto. A exclusividade vai além das marcas e modelos oferecidos. A empresária inaugura, na cidade, um novo conceito de loja. Diferente de tudo que você já viu, a Modices da Chan não é uma loja “de vitrine”. Aliás, o novo conceito insiste, inclusive, em não a deixar parecida a uma loja convencional, onde não há balcões nem vendedoras sufocando a cliente. O Show Room funciona em uma sala, no terceiro andar de um prédio, e remete ao ambiente de casa, decorado com sofazinhos. Toda mercadoria é exposta de forma que a cliente veja tudo e se direcione ao que mais gosta. Nada fica guardado em estoque, à espera de sugestão. “A ideia foi justamente criar um ambiente aconchegante e diferenciado. Logo na chegada, oferecemos água, para suavizar os lances de escada, e depois servimos o melhor café da cidade. É um ambiente tão acolhedor, que até os maridos, que costumavam achar futilidade

o momento da compra, gostam de acompanhar suas esposas. A máxima aqui é: “leve só o que você amar”. Isso porque entendo que só gostar de uma peça é pouco para justificar a compra. É preciso se apaixonar. Outro ponto importante é a pessoa ficar livre, sem pressão ou influência de vendedoras ávidas por comercializar”, disse a proprietária, ressaltando que as peças, em sua maioria, são atemporais, já que o intuito é oferecer modelitos que podem ser usados ao longo do ano e não em determinadas estações ou épocas. “Costumo mesclar as tendências do momento com as coisas clássicas, elegantes. Aquelas peças curingas no closet de qualquer mulher, pois entendo que peças subutilizadas apenas para preencher armário não compensam”, explicou.

looks diferentes e excelente custo-benefício. Ah! Personalizamos as roupas com as iniciais do nome da cliente. Tem coisa mais especial que isso?! Ajudamos a compor looks com peças que já têm no closet; indicamos o que fica melhor no corpo e fazemos combinações de cores inusitadas (super tendência). Agora a super novidade é a linha Modices Home e acessórios de pedra natural com detalhe em banho de ouro. Um Luxo! Estamos muito felizes. A primeira coleção de pedras esgotou em menos de 24h. Todos precisam garantir a energia dos cristais em seus lares e nos acessórios. Excelente para presentear pessoas especiais.

Sobre a ideia de empreender durante a pandemia, Chan falou que as vendas virtuais cresceram tanto, que não houve alternativa: abrimos o lugarzinho mais charmoso do mundo - Loft Modices da Chan. A demanda aumentou rapidamente, de forma surpreendente, porque as mulheres de Barreiras e região estavam precisando do nosso atendimento personalizado, com @modicesdachan


Foto: Iagor Manfredini

DEZ 2020

COSTUMAM DIZER QUE QUANDO NASCE UM FILHO, NASCE TAMBÉM UMA MÃE...

11

Para a Ninare, tudo vai muito além da peça, da tendência, do conforto. Nasce junto com ela, histórias que serão vividas, momentos que só a gravidez pode proporcionar. Nasce, aqui, um elo de amor e carinho de quem quer bem a você e a seu bebê. Enaltecemos todas as mulheres, especialmente àquelas que tiveram o ato de coragem em gerar vidas, em trazer luz para o ano novo que se aproxima. Ângela Oliveira

@ninaremodagestante

77 99700-6488 / 3611-6488 Rua Capitão Manoel Miranda, 974 Centro - Barreiras - Ba


EMPREENDEDORISMO NA VEIA Fotos: Iagor Manfredini Texto: Catiane Magalhães

12

Da informalidade à concretização do próprio negócio. Esse foi o caminho traçado e percorrido pelo jovem empresário Artur Miranda que, ao apostar no mercado da moda, começou vendendo réplicas, de porta em porta, e hoje é dono de uma loja multimarcas, oferecendo um mix de produtos originais, de grandes nomes nacionais e importados. A motivação, para chegar onde chegou, era uma só: a busca por credibilidade e reconhecimento.


DEZ 2020 Foto: Acervo Pessoal

“Quando se vende produtos falsificados, você não é visto de uma forma confiável. E não era essa imagem que eu queria para mim. Então, lutei muito para reverter essa situação. Até conseguir isso, eu levei vários nãos das marcas que eu queria representar, mas nunca desisti. Hoje, sou credenciado e autorizado por todas elas, sendo que de algumas eu tenho exclusividade de comercialização aqui na região”, contou. Sua loja, que funciona em casa, o que originou o próprio nome do empreendimento, teve tão boa aceitação, que ampliou o leque de atuação. O que começou apenas com

moda masculina se expandiu para moda feminina e infantil. Além de vestuário, Artur também comercializa calçados, acessórios e perfumes. “Da meia ao boné, nós oferecemos tudo. Costumo brincar que aqui o cliente entra nu e sai vestido, pois temos artigos dos pés à cabeça”, explica. Atualmente, ele trabalha com nove marcas, entre elas a Tommy Hilfiger, Calvin Klein, New Balance, Tommy, Reserva, Lilica Ripilica. A empresa tornou-se um exemplo de empreendimento familiar que deu certo. Além dele, as duas irmãs agregaram o negócio, cada um cuidando de um segmento específico. O

financeiro do negócio é gerido pela mãe e os três empregos gerados no balcão, com a parte de vendas, são ocupados por sobrinhos. “A minha atividade acabou empregando toda a minha família. Hoje, é daqui que tiramos todo o nosso sustento. Antes de tudo, eu agradeço a Deus por ter conseguido chegar até aqui. Não foi fácil, exige persistência e dedicação, mas vencemos”, diz ele, enquanto frequentava o Show Room das marcas, em Salvador, já escolhendo as peças da coleção de inverno. Agradecimento é mesmo a palavra que norteia Artur e a Casa das Marcas, pois 2020, apesar da pandemia, foi um ano muito bom comercialmente falando. Segundo o empresário, em todos os meses ele alcançou a meta de venda, sendo que nos últimos três ele superou. Os números alcançados ele atribui às vendas físicas, impulsionadas pelo digital, com o seu trabalho de blogueiro. O momento é tão positivo que Artur já planeja expandir o negócio, abrindo filiais em outras cidades do Oeste da Bahia, contribuindo, assim, não só para o fortalecimento da renda familiar, como também a economia da região, ao gerar mais postos de trabalho.

acasadasmarcas www.acasadasmarcas.com.br Rua Nezinho Pamplona, 607, Jardim Ouro Branco Barreiras/BA

13


PARECERIA QUE DEU CERTO Fotos: Erisney Ribeiro e Pedro Passos Texto: Catiane Magalhães

Depois do sucesso da Look Sotore, Serginho e Jefferson diversificam na moda e abrem dois novos empreendimentos.

14

Há 15 anos atuando no mercado da moda, dos quais sete são de muito empreendedorismo, trazendo para Barreiras grandes marcas e novidades em calçados e vestuário, o jovem empresário Sérgio Carvalho inaugura outras duas lojas na cidade: a Look Shoes e a Look Beach Wear, suas mais novas apostas para venda de calçados e moda praia, englobando moda fitness e moda íntima. Além dele, o seu sócio Jefferson Bezerra também estará por trás dos novos empreendimentos, reafirmando a parceria de sucesso estabelecida na Look Store, uma das lojas mais badaladas da cidade, que leva a assinatura dos dois, se tornando referência em requinte e bom gosto. Confira o bate papo com o empresário.


SÉRGIO CARVALHO (SC) – A carência do mercado. Percebemos que há demanda para isso, que o nosso público busca algo segmentado, e, na contramão da crise, resolvemos expandir, pois dentro da Look Storie, cuja proposta era trabalhar apenas com vestuário, acabamos agregando acessórios, tendo em vista a própria demanda. Os sapatos vieram de forma natural, para compor o look, mas a procura era tanta, que a loja não deu conta. Vimos, então, que já comportava uma loja exclusiva. RA – Isso significa que vocês estão muito confiantes no aquecimento do mercado, pós-crise.

SC – Nós tivemos um período delicado, logo no início da pandemia, com o fechamento do comércio, mas, desde que reabrimos, o fluxo de mercadoria voltou se normalizar e as vendas fluírem bem. Claro que adotamos todos os protocolos de segurança, no atendimento dentro da loja. Além disso, esse período reforçou uma tendência muito forte que é a venda online. E é justamente por isso que eu estou apostando mais uma vez no mercado de Barreiras e diversificando o leque de artigos que oferecemos, pois trabalhar com moda é trabalhar com beleza, com autoestima. As nossas clientes vão continuar consumindo. Isso me dá a segurança de querer expandir.

DEZ 2020

REVISTA ADORO (RA) – Vocês acabam de abrir dois novos empreendimentos em Barreiras, em um momento em que muitos empresários estão cautelosos, investindo menos, ainda em função da pandemia. Qual é a motivação?

RA – Não deixa de ser uma injeção na economia local, afinal, além de movimentar o comércio com as vendas, vocês vão gerar emprego.

15

SC – Sem dúvida. No período em que ficamos fechados em função da pandemia, mantive apenas uma funcionária. Agora, com a loja funcionando a todo vapor e com a inauguração das outras duas, teremos cerca de 12 pessoas empregadas. RA – O que te fez apostar em uma loja exclusiva em moda praia aqui em Barreiras? SC – Na verdade, não é exclusiva. Justamente por ser uma atividade sazonal, mesclamos com moda fitness e moda íntima, a fim de manter o fluxo o ano inteiro. Mas nós vivemos em uma cidade onde as pessoas frequentam rio, chácaras e também viajam bastante para o litoral. Demandam esses produtos, e tínhamos na cidade poucas opções de lojas segmentadas. RA – E o que vocês trarão de novo? Qual o diferencial?

SC – Teremos exclusividade de algumas marcas. Vamos oferecer grifes já conhecidas e outras nem tanto. O intuito é atender aos diferentes públicos, com produtos para diferentes bolsos e gostos. Uma coisa é certa: teremos linhas mais caras e outras mais em conta, mas não abriremos mão da qualidade. Esta é uma marca nossa.

@look.store.brrs

@look_beachwear

@look.shoes.brrs


ESSA NOTA É SOBRE 2020

Texto: Aline Macêdo Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Se você não aprendeu nada com tudo que aconteceu e continua acontecendo nesse interminável 2020, talvez seja preciso rever algumas rotas que estão sendo seguidas. Foi um ano para se reinventar em todas as áreas, em todos os momentos. O que falávamos sobre futuro, virou agora. E quem já vinha se planejando para o amanhã, ficou um passo adiante.

16

Descobrimos novas formas de viver em casa. Na verdade, fomos obrigados e obrigadas a isso. Tivemos ainda mais certeza da importância dos amigos, dos lugares, cheiros, sabores e cores que fazem parte das nossas vidas. Também nos deparamos com a dor da saudade. Nesse momento, não posso deixar de citar os eternos doutores e amigos José Davy Bessa e Brancildes Júnior, também Suzana Dourado. Descobri que o meu papel profissional vai muito além do que eu enxergava no dia a dia. Vi a Comunicação em sua essência além do mercado, ajudando cada cidadão num momento tão complicado, orientando e mostrando caminhos. Senti ainda mais orgulho do que faço. Percebi que o respeito é o grande Norte das nossas vidas. Que o amor nos faz caminhar juntos. Que a fé é fundamental, e a esperança não sai de moda, muito menos é clichê. Separados, sairemos juntos dessa. Um grande 2021 nos espera. Até lá.

Aline Macêdo CarambolaCom www.carambolacom.com.br aline@carambolacom.com.br


Fotos: Iagor Manfredini

17

DEZ 2020


EU INDICO

Vamos de quarentena cultural? Confirme a nossa indicação para série, filmes e livros. Vale lembrar que essas indicações estão entre os mais vistas de 2020.

DOCUMENTÁRIO

Professor Polvo O documentário original da Netflix sobre a vida marinha é um convite a um mergulho nas águas profundas dos oceanos, sem cair no lugar comum sobre as espécies que lá vivem. Com roteiro intrigante e apaixonante, a primeira produção sul-africana já conquistou a crítica e está sendo elogiadíssima. Ela é assinada por Pippa Ehrlic e James Reed, dupla que acompanha Craig Foster, fundador do projeto Sea Change, em suas aventuras durante um período mergulhando numa espécie de floresta subaquática de algas marinhas nas imediações da Cidade do Cabo. O documentário é pura poesia e se aproxima muito do trabalho realizado em Oceanos.

LIVRO

Mulheres que correm com os lobos Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Aborda 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam.

18

Quer ser o próximo a fazer indicações? Mande seu material pelo email: carol@adoroprodutora.com.br

SÉRIE

Desalma Assuntos sobrenaturais sempre despertaram sentimentos na humanidade. De medo à curiosidade, o fato é que temas como paranormalidade e bruxaria sempre têm audiência dentro e fora da telinha. E se você gosta desses temas e de séries nacionais, prepare-se para maratonar em “Desalma”, no GloboPlay. Escrita por Ana Paula Maia, a produção é uma revelação literária do terror, cujo enredo acompanha a história de três famílias descendentes de ucranianos que vivem no sul do país, e que lidam com fenômenos sobrenaturais. O elenco conta com artistas renomados, como Cássia Kis, Cláudia Abreu, Maria Ribeiro e Ismael Caneppele.

FILME

Rede de Ódio O nome é bastante sugestivo na era em que muitos usuários de redes sociais utilizam as ferramentas para espalhar fake News e promover a xenofobia, o racismo e outros tipos de preconceito. A história é fictícia, mas o enredo é bastante real e comum. Na trama, o protagonista faz do ressentimento uma vocação e a nova regra do jogo. Ele consegue emprego em uma empresa de Relações Públicas, famosa por casos de corrupção. Em seu novo trabalho, Tomek percebe que é ótimo nos jogos políticos das redes sociais e cria uma rede de ódio que consegue destruir a reputação de pessoas instantaneamente. É a arte imitando a vida...


19

@ shopping10barreiras

Fotos: Iagor Manfredini

DEZ 2020


GRAMATIQUE-SE “BOAS FESTAS” OU “BOAS-FESTAS”? As celebrações de fim de ano se aproximam, e quem nunca se pegou na dúvida sobre como escrever corretamente as mensagens de comemoração de fim de ano que atire a primeira pedra. Por isso, estou aqui para te ajudar a escrever corretamente e mandar bem nas redes sociais neste ano que se encerra. Então, vamos lá: a regra diz que devem ser escritos com inicial maiúscula os nomes de festas populares e religiosas, datas comemorativas ou históricas, feriados, comemorações cívicas e tradicionais. Ou seja, o correto é “Dia das Crianças”, “Dia dos Pais”, “Natal”, “Dia do Professor”. Mas atenção, apenas será maiúsculo o nome da data co-

Além disso, no que se refere a datas comemorativas, temos uma curiosidade a respeito do Ano Novo. Bom, você pode desejar um “feliz Ano-Novo” ou “feliz ano novo” e ambos têm significados distintos. No primeiro caso, com letra maiúscula e hífen, Ano-Novo representa a virada do ano, ou seja, ao escrever “feliz Ano-Novo” você deseja que a pessoa que recebe a sua mensagem tenha uma boa comemoração, uma boa virada de ano, um bom Réveillon. Mas, ao escrever “feliz ano novo”, assim tudo separado e minúsculo, você de-

seja que a pessoa que recebe a sua mensagem tenha um ano que se inicia (os 12 meses do ano) feliz, é o mesmo que “feliz novo ano”.

Fotos: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

20

memorativa, a data do calendário que representa o evento permanece em minúsculo. Por exemplo: “Todos os anos, comemora-se o Dia da Educação em 28 de abril”.

A mesma regra serve para “boas festas” ou “boas-festas”. Se você escreve “Boa noite, meus amigos! Desejo a todos boas festas”, quer dizer que você deseja que as festas a que seus amigos irão sejam boas, ou seja, boas é o adjetivo de festas e esse adjetivo serve para qualquer festa. Mas, se você opta por usar “boas-festas”, significa que você deseja que seus amigos tenham boas comemorações de Natal e Ano-Novo, ou seja, festas específicas, relativas às celebrações de fim de ano. Então é isso! Desejo a todos boas-festas e um incrível ano novo!

Carol Freitas é revisora, corretora e professora de gramática e redação. Formada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, é uma apaixonada pela nossa língua e suas regras e ensina português para quem cansou de errar pelo @aprendicomcarol.


DEZ 2020

OFFICE’S COWORKING: UMA COMUNIDADE PROFISSIONAL

Fotos: Iagor Manfredini Texto: Catiane Magalhães

Mais do que um aglomerado de mesas e cadeiras, que dão vida a um ambiente corporativo, o Office’s Coworking é um espaço comunitário, onde profissionais de diversas áreas de atuação têm a oportunidade de fazer networking e até parcerias. Além disso, o ambiente proporciona total comodidade e otimização, para chegar e usar, sem a preocupação de ter uma folha de pagamento que inclui custos com aluguel, condomínio, funcionários e despesas fixas como água, energia, telefone e internet. “Dispomos de três espaços distintos: salas de reuniões, salas privativas ou salas compartilhadas. Aqui, o usuário tem a vantagem de estar em um espaço múltiplo, propício para construir uma rede de relacionamento com outros profissionais. É só chegar e usar, sem se preocupar com a operacionalidade cotidiana, pois deixamos tudo em pleno funcionamento”, comentou a sócia Cristiane Pacheco. Segundo ela, quem utilizou o espaço aprovou a ideia. “Estamos bem localizados, em área nobre, e oferecemos um custo benefício muito bom. Nossos clientes estão todos muito satisfeitos”, garante.

Confira nos depoimentos abaixo como foi a experiência de alguns clientes: “Sou nutricionista Clínica e Esportiva, atualmente moro em Brasília e faço atendimentos uma vez por mês em Barreiras. Encontrei no Office’s Coworking um espaço especial e aconchegante para atender meus pacientes. Hoje, atendo em uma clínica em Brasília, mas sempre que preciso ir a Barreiras o Office’s Coworking me salva. Foi lá que encontrei o lugar perfeito para os meus atendimentos e os meus pacientes amaram essa experiência. O espaço conta com ambientes lindos decorados, Wi-Fi, recepção e cozinha, maravilhoso para receber os pacientes! Eu sou da área da saúde e o Office’s Coworking me representa.” Letícia Gasparetto - Nutricionista Clínica e Esportiva

“No Office’s Coworking encontrei o local ideal para atender meus clientes, com infraestrutura completa, excelente localização e amplo espaço para estacionamento, além de criar networking junto aos vários profissionais de diversas áreas que ali atuam” Tarcísio Alves - Advogado “Com todas as transformações que o mundo está vivendo, resolvemos mudar a nossa dinâmica de trabalho e para acompanhar essa nova fase nada melhor do que desenvolver nossos projetos em um espaço versátil, inovador e conectado como o Office’s Coworking. Aqui temos a flexibilidade que buscamos para atender nossos clientes, além de um espaço super agradável e bem localizado. Office’s Coworking para nós foi uma grande descoberta neste ano desafiador que exigiu ressignificação em todas as áreas de trabalho” PASEO – CENTRO EMPRESARIAL RENATO GONÇALVES - Rua Prof. Orlando Gomes, n. 1145, salas 01- Térreo - Renato Gonçalves Barreiras – Bahia office.scowba@gmail.com (77) 99801-9797 (77) 3611-5613

Dayse Andrade e Gabriela Costa Studio Casa Arquitetura e Interiores

21


22

@natali_miguel

Fotos: Iagor Manfredini


DEZ 2020

A maior variedade de itens de beleza, você encontra aqui Prancha Taiff Tecnologia com íons negativos que selam as cutículas dos fios, proporcionando cabelos macios e sedosos. Seu perfil de cerâmica protege o fio do contato com o alumínio, facilitando o deslizamento. Este modelo apresenta o sistema de Flutuação Orbital, que permite a movimentação dos perfis em diversos sentidos, tornando o processo de modelagem mais rápido, preciso e uniforme, além do Sistema Dual Transmission e PTC, que mantém a temperatura da chapa constante, garantindo que não haja oscilações durante o uso, conferindo mais saúde aos fios. Modelo ainda conta com cabo giratório de 3 metros, tem controle de temperatura no visor e é bivolt.

Secador Taiff Black Ion Tecnologia com íons negativos que selam as cutículas dos fios, proporcionando cabelos mais brilhantes, macios e sem frizz. Para facilitar o manuseio, o cabo tem 1,8m de comprimento, o que garante praticidade na hora da secagem e modelagem dos fios, além de vir acompanhado de bico direcionador de ar. Sua grade removível permite a limpeza com muito mais facilidade e agilidade.

Outros produtos de nossa linha:

(77) 99965-4476

@dantaseletro dantaseletrobrasil

23


PROTEÇÃO FINANCEIRA, O QUE É E COMO FUNCIONA Visualize-se como a sua própria máquina de fazer dinheiro. E se essa máquina de algum modo quebrar?

A proteção financeira entra em cena diante de alguma eventualidade para manter o seu padrão de vida, preservar o seu patrimônio e garantir que não haja comprometimento para a realização dos seus sonhos. Em países de primeiro mundo, ferramentas de proteção financeira são utilizadas por quase a totalidade da população. No Brasil, no entanto, ainda são poucas as pessoas com o privilégio do acesso às informações sobre tais ferramentas. VIDA

24

Diferente do que muitos pensam, seguro de vida não é apenas para casos de morte. Isso é coisa do passado. Seguro de vida de primeira linha traz proteção em vida. Voltando ao ponto em que você é a sua máquina de fazer dinheiro, me diga: E se a sua máquina estragar agora, que seja por seis meses, um ano, dois anos, ou mesmo pro resto da vida, como fica a sua situação financeira e da sua família? Quem pode manter para sempre o padrão de vida que você deseja? Você ficaria confortável nessa situação? O seguro de vida de primeira linha entra em cena nas seguintes situações: •Vida Longa – Viver demais sem um planejamento financeiro também pode ser um problema. Nossa capacidade produtiva tende a diminuir com o avançar da idade, e se hoje eu não planto, lá na frente eu não vou ter o que colher, e fatalmente dependerei financeiramente de alguém. Portanto, é inteligente e estratégico cuidar do futuro o quanto antes. •Invalidez – Um acidente ou uma doença pode tirar a capacidade produtiva provisoriamente ou para o resto da vida. Nesses casos, o seguro também pode entrar em cena, porque além da perda da capacidade produtiva, sabe-se que o custo de vida de uma pessoa doente ou inválida tende a aumentar de 25% a 50% em comparação ao custo de vida de uma pessoa saudável. •Doenças Graves – Esse seguro pode ser acionado diante do diagnóstico de alguma doença grave. Por mais que o plano de saúde seja excelente, ele cobrirá apenas despesas médicas. O custo de vida sobe com medicamento e despesas não cobertas pelo plano e a receita diminui, já que uma pessoa doente pode ficar de seis meses a dois anos sem conseguir trabalhar em virtude do tratamento. Sem a gestão de risco as contas passam a não fechar. Existem produtos no mercado que indenizam o diagnóstico de até 28 doenças graves como câncer, AVC, infarto, transplante de órgãos, Alzheimer e muitos outros.


DEZ 2020

•Ausência Precoce – A morte é uma certeza. A pergunta é: quando? No caso de uma morte precoce sem um planejamento financeiro, sonhos podem ser interrompidos e o padrão de vida da família comprometido. INVESTIMENTO TAMBÉM PRECISA DE SEGURO O seguro é uma ferramenta essencial para a estruturação do planejamento financeiro bem sucedido. Antes de investir, também é preciso providenciar produtos de proteção já que estratégias financeiras tendem a seguir o modelo de acúmulo X tempo. Planejando da forma correta, se torna apenas uma questão de tempo para o objetivo ser concluído, já que para os juros compostos multiplicarem o patrimônio são necessárias décadas. E quando estamos no meio do caminho para o objetivo de longo prazo, como aposentadoria, é importante não mexer nesse dinheiro. SALVANDO A APOSENTADORIA É comum casos de pessoas que guardaram dinheiro por 15 anos ou mais e devido a um problema de saúde usam desse recurso comprometendo a meta da aposentadoria no prazo planejado. Talvez nem consiga mais conquistá-la definitivamente dependendo da idade em que acontece o problema. RECURSO MAIS INTELIGENTE E BARATO PARA ARCAR COM IMPOSTOS O inventário é o processo de transmissão de bens quando alguém falece. Faz-se o levantamento de todo o patrimônio do falecido e dos seus herdeiros para que esse patrimônio seja transferido a eles. Além de burocrático, esse processo é muito caro.

25

Seu primeiro problema é a liquidez. Quando a pessoa falece, seu patrimônio é congelado. Ou seja, não é possível vender nada que esteja no nome dela ou movimentar o dinheiro que possa estar em conta bancária ou investido enquanto o processo de inventário não for finalizado. Isso pode ser um problema sério para a família porque pode faltar dinheiro para pagar as contas além do custo passivo que o patrimônio pode gerar. O segundo problema são os custos, já que o processo de inventário no Brasil pode custar em torno de 15% a 20% do patrimônio da pessoa que faleceu. Dificilmente as famílias possuem esse recurso líquido de imediato, o que comumente trava o processo de inventário podendo levar anos para ser concluído. E a família, por falta de recurso, fica sem acesso ao patrimônio que é dela por direito. É INTELIGENTE TER UM PLANO B A solução mais inteligente e mais barata para pagar o inventário é o seguro de vida. O valor da cobertura vai direto para a família em poucos dias e não entra no processo de inventário, além de ser isento de imposto de renda. Ele gera a liquidez necessária para esse processo e também para a família reestabelecer a vida depois da perda do ente querido. No Brasil existem empresas especializadas em seguros de vida personalizados. Com o acompanhamento de um profissional capacitado para cuidar do seu seguro e da sua família, todas as suas necessidades são de fato bem atendidas sem o comprometimento da sua renda. O modelo financeiro pizza sugere que seja destinado à gestão de risco de 3% a 5% do orçamento familiar mensal. É o seguro inteligente feito sob medida e que cabe no seu bolso.

LUIZE HESS - PLANEJADORA FINANCEIRA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE RISCO. @luizehess


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

COMO PROTEGER SEUS DADOS NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS? Texto: Catiane Magalhães

Com o advento da tecnologia, a nossa vida parece não funcionar mais sem um celular ou um tablet. Antes sabíamos os principais contatos telefônicos de cabeça. Hoje, quem é capaz de fazer uma ligação sem consultar a agenda telefônica? A dependência por esses dispositivos não está restrita à memória artificial. Esses itens tornaram-se obrigatórios para quase tudo que fazemos. É quase impossível encontrar alguém que não utiliza esses aparelhos, seja a trabalho ou para se relacionar virtualmente. Com tantas funções e utilidades, é inegável que os equipamentos móveis proporcionaram comodidade à vida das pessoas, substituindo a velha fila bancária pela facilidade de um clique. Hoje as soluções para quase todos os problemas estão na palma da nossa mão, ofertadas por App’s que oferecem facilidades “desinteressada”. Será mesmo?

26

A troco de que uma empresa investiria alto na programação de um aplicativo apenas para facilitar a sua vida, sem nenhum retorno? O interesse por trás dessa comodidade “gratuita” nada mais é do que formar um banco de dados, rastreando o perfil de consumo do cliente, para, então, oferecer propaganda despretensiosa na time line dos seus perfis ou nas abas laterais das suas páginas mais acessadas. Você já reparou que sempre que você pesquisa ou comenta sobre algo, esse mesmo serviço ou produto aparece com mais frequência na sua tela? Isso não é coincidência! Mas o impulsionamento de propagandas direcionadas é o menor dos problemas. O sequestro de dados pode gerar muitas complicações e até prejuízo aos usuários.

Aponte a câmera e siga o Instagram da Tech Fix e fique por dentro.

Rua: Coronel Magno, 596E, 1º andar, Centro, Barreiras - BA (77) 99966 7999

“Os dados pessoais são o novo petróleo. São uma fonte de riqueza que vai ser cada vez mais explorada”, classificou o diretor do instituto de Tecnologia e sociedade do Rio de Janeiro (ITS-RIO), Carlos Affonso Souza, que destaca que os brasileiros valorizam pouco a privacidade e a segurança de seus dados pessoais. O país inclusive lidera o ranking de vulnerabilidade de vazamentos de informações, segundo o Instituto. Para evitar esse tipo de problema, especialistas em segurança de dados aconselham os usuários desses dispositivos a atualizar com frequência o sistema operacional dos seus aparelhos, usar antivírus e baixar apenas aplicativos confiáveis. Os smartphones mais seguros do mercado: iOS (Apple) O sistema operacional desta marca é o mais seguro do mundo, devido às atualizações regulares que a fabricante envia, bem como o controle rígido dos aplicativos. PrivatOS (Silet Circle) Pouco popular, esse é um dos modelos de celular mais seguros do mundo. A marca foca no mercado corporativo e os aparelhos oferecem criptografia para as chamadas telefônicas, e-mails, mensagens de texto e navegação pela internet. Android É o sistema operacional mais utilizado no mundo inteiro. Em contrapartida, é o mais vulnerável quando o assunto é segurança.


DEZ 2020

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

27

Sua loja especializada da Apple em Barreiras


NATAL TEM QUE TER ADORNO

Fotos: Calan Sanderson Texto: Catiane MagalhĂŁes

28


“O Natal é uma das melhores datas comerciais, mas o nosso Natal aqui na loja é referência em qualidade e exclusividade. Por isso, é um dos momentos mais prazerosos para os nossos clientes, que se envolvem no clima natalino da decoração e na magia de escolher itens diferenciados e único.” Comentou a arquiteta e curadora da loja, Joana Franciosi.

DEZ 2020

Dezembro é o mês mais esperado por todos e os motivos são os mais diversos: as festas de fim de ano, as reuniões de família, os reencontros de amigos, as trocas de presentes, as férias e, claro, o saldo da sua loja preferida. Por isso, a Adorno Decoração e Design garantiu um estoque cheio de tendências e variedades para você deixar a sua casa como sempre sonhou e, ainda, presentear as pessoas especiais com itens exclusivos.

“Agradeço a todas as pessoas que contribuíram para que 2020 fosse um sucesso e gostaria de retribuir em forma de sorrisos e felicidade, ajudando a fazer o seu Natal surpreendente. Que venha 2021, com mais alegrias para todos”, finalizou.

Segundo ela, muitos clientes garantiram seus mimos ainda no mês de novembro, assim que as novidades estamparam as vitrines. Ainda assim, para aqueles que ainda não adquiriram seus adornos de fim de ano, ainda há tempo de conferir o mix de produtos os preços especiais.

29

“Faço questão de pesquisar e conhecer os produtos antes de oferecê-los. Quero proporcionar mais um Natal surpreendente às minhas clientes, incentivando-as a preparar a casa para festejar, já que esse ano foi bastante atípico e nós vencemos as dificuldades impostas por ele. Por isso, faço questão de que elas entrem no clima e sintam prazer em planejar cada detalhe e sonhar, pois estamos aqui para realizar”, diz.

EXCLUSIVIDADE Em Barreiras/Luís Eduardo Magalhães

@adornodesign


Fotos: Iagor Manfredini

30

Rua Dom Pedro II N°288 CENTRO @wederebinhomodernhair 77 3611-0007/3611-5022/ 99119.3395


DEZ 2020 Foto: João Menna

O QUE MEUS MELHORES CLIENTES ME ENSINARAM

31

Na minha atividade como arquiteto, diariamente, observo como o olhar diante da vida influencia a maneira com a qual meus clientes tomam suas decisões São empresários importantes e personalidades fantásticas que, quase sempre, acreditam na possibilidade da prosperidade ser alcançada por todos, por meio do trabalho. Convivendo com esses grandes indivíduos, percebi, em comum, além do arrojo, a crença de que a vida irá oportunizar tudo aquilo o que for necessário e merecido, a todos que, por meio do trabalho, buscarem. As pessoas com as quais convivi que fizeram os movimentos mais significativos em suas empresas, carreiras e vidas, mencionaram, usando diferentes palavras, que a escassez deve ser extinta de nossas vidas. Elas estendem que não é preciso viver acreditando que não haverá o necessário para todos. Este tipo de pensamento é infrutífero e tóxico, cria disputas e a sensação de que, nas interações, o outro quer tirar algo de nós, ou que temos de pensar em como podemos arrancar mais da outra parte. Esses meus clientes olham a vida com o olhar de abundância, acreditando que, a todos é oportunizada a chance de transformar sua realidade, por mais desafiadora que essas mudanças sejam. Eles confiam na ideia de que há o suficiente para todos, não sendo necessário tomar nada de ninguém. Depois dessas interações passei a querer, ainda mais, olhar o mundo pela ótica da prosperidade, da abundância e da beleza.

@cardosoarquitetura www.cardosoarquitetura.com.br contato@cardosoarquitetura.com.br


Foto: Iagor Manfredini

Foto: Uilian Peixoto

Foto: Iagor Manfredini

32

Foto: Iagor Manfredini


33

DEZ 2020


34

Rua Severino Vieira, 30 Centro - Barreiras-BA 77 3612-3799 / 77 98132-0190 natuzzieditions.com.br


DEZ 2020

ILUMINAÇÃO E MARCENARIA: O DIFERENCIAL DO ESCRITÓRIO SÉRGIO CAUS ARQUITETURA Fotos: Iagor Manfredini Texto: Catiane Magalhães

Em 2021 o arquiteto Sérgio Caus completa 10 anos de escritório, e coleciona em seu portfólio prêmios a nível nacional e grandes projetos que levam a sua assinatura. O maior desafio de cada projeto está em mesclar técnica, gosto refinado com funcionalidade. Com um traço mais arrojado, que mistura o contemporâneo e o clássico, ele faz um composé sofisticado e cheio de personalidade. Com um olhar inclinado ao mercado de alto padrão, ele vem revolucionando o cenário local a cada projeto de arquitetura e interiores. Pós-graduado em Iluminação e Design de Interiores, o profissional se destaca ao agregar a seus projetos formas diferenciadas de iluminar, seja em projetos comerciais ou residenciais. “Para os meus projetos, gosto de aplicar a iluminação das mais diversas formas e ousar na criação da marcenaria personalizada para cada cliente”, contou. Caus, que reinou absoluto em 2020, com um volume expressivo de trabalho em tempo de recessão, já planeja um 2021 cheio de novidades. Com a campanha recém-inaugurada, “Projeto Gourmet”, reúne clientes e parceiros para um encontro inesquecível em seu escritório, que conta com uma cozinha funcional e o slogan “o espaço mais pedido da casa + a experiência de recebê-los em nosso escritório”.

@sergiocaus 77 9 99898631 www.sergiocaus.com Rua D. Pedro II, 638 Renato Gonçalves - Barreiras BA

35


36


DEZ 2020

37

Luís Eduardo Magalhães - BA Av Enedino Alves da Paixão,4114 Barreiras-BA Avenida Ahylon Macedo, 1071, Morada Nobre (77) 3612-9150 @famamotorsmitsubishi


MATERIA DE CAPA

O QUE SERIA UMA CASA PERFEITA

38

PARA VOCÊ?

Foto: Uilian Peixoto

ARQUITETURA, ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO

Texto: Catiane Magalhães

Especialistas dizem que “perfeição” é quando os projetos arquitetônico, estrutural e automação se casam, ou seja, se completam, de modo a proporcionar o melhor resultado em estética e funcionalidade a cada cômodo e detalhe. Pensando nisso, três grandes nomes se uniram em torno de um único projeto, que inclui arquitetura, engenharia e automação residencial. Com assinatura de Jessica Nunes, Cerrado Engenharia e Smart Home, a obra, que transformou uma simples varanda em um espaço delicioso para reunir amigos e desfrutar dos prazeres gastronômicos, finalizou com 100% de aprovação e satisfação do cliente – maior indicador de qualidade de todo projeto bem executado.


DEZCAPA 2020 MATÉRIA DE

O sucesso do trabalho é atribuído à característica inovadora e ao traço arrojado, comuns aos três profissionais envolvidos no projeto. Mesmo trabalhando em áreas distintas, eles compreenderam que uma complementava a outra, e por isso mantiveram o diálogo em todas as etapas da obra, respeitando o espaço e a livre criação individual, mas atuando sempre conjuntamente, para que o resultado fosse surpreendente. E foi! A harmonia e aconchego do ambiente foram preservados, acrescentando a ele toques de requinte e sofisticação, potencializados pelo detalhe futurista, que oferece soluções a um clique, com um moderníssimo projeto luminotécnico, que permitiu a automação dos sistemas de luz e som. Tudo minuciosamente pensado para unir beleza e conforto. “Dialogávamos sobre tudo, desde mudança nas posições das tomadas até na cor dos acessórios, para que tudo ornasse bem. Sempre estávamos conversando, acionando um ao outro, tirando dúvidas e pedindo ou dando sugestões. Tudo com muito respeito, claro”, lembram. Nesse projeto grandioso, marcado pela junção de três grandes empresas, o desafio era integrar três ambientes (living, cozinha e varanda) de um apartamento de luxo, transformando em um espaço único e diferenciado.

Foto: Uilian Peixoto

“Imaginamos um espaço em que os clientes pudessem cozinhar, fazer um churrasco e bater papo, ao mesmo tempo. Por isso, pensamos em uma grande bancada de ilha”, contou a arquiteta Jessica Nunes que, na concepção do projeto, usou granitos, mármores e porcelanatos, de modo a permitir um elegante contraste entre si e entre metais dourados também utilizados na decoração. A integração entre os ambientes foi possível após a avaliação técnica da Cerrado Engenharia, que possibilitou a execução das modificações, incluindo a remoção de predes e substituição de revestimentos, sem nenhum dano estrutural.

Já as alterações elétricas atenderam ao novo projeto luminotécnico, a fim de permitir a automação de todas as luminárias e pendentes. O sistema desenvolvido pela Smart Home foi pensado especialmente na necessidade do cliente. “Ao adentrar no residencial, entregamos o que há de mais tecnológico e inovador, concedendo total controle da residência na palma da mão dos moradores. Não só a parte de iluminação, como também o sistemas de ar, Som, TV e outros, comandados também por reconhecimento de voz, ou seja, com apenas uma palavra você pode desligar todo o apartamento ou até mesmo iniciar uma rotina, tudo integrado em um sistema inteligente artificial americano (Amazon); camuflado sobre o teto, as centrais inteligentes deixam o ambiente mais futurista. É o que chamamos de casa inteligente”, explica o engenheiro especialista pelo projeto, que garante aos moradores a junção de conforto e economia.

39


40


DEZ 2020DE CAPA MATÉRIA Foto: Uilian Peixoto

41


Fotos: João Menna

ARQUITETA JESSICA NUNES

42

COM PROJETOS CONTEMPORÂNEOS E ELEGANTES, A ARQUITETA JESSICA NUNES CONTA UM POUCO SOBRE O SEU TRABALHO


DEZ 2020DE CAPA MATÉRIA Foto: Uilian Peixoto

DEDICADA AO TRABALHO E ATENTA ÀS SOLICITAÇÕES DOS SEUS CLIENTES, A ARQUITETA NOS CONTA UM POUCO SOBRE A PROFISSÃO E AS SUAS EXPERIÊNCIAS NO MERCADO

Quando um cliente procura um escritório de arquitetura, ele traz consigo uma grande expectativa em relação ao projeto que deseja realizar, procurando adequar o sonho às suas necessidades. Satisfazer todas essas necessidades do cliente, com um projeto arquitetônico completo e a assessoria até o final da obra, é a missão do profissional.

O QUE NUNCA PODE FALTAR EM UM PROJETO DE ARQUITETURA? Criatividade, funcionalidade, conforto, bem estar, beleza e, principalmente, superar as expectativas do cliente.

POR QUE OS SEUS CLIENTES PROCURAM OS SEUS SERVIÇOS? QUAL O DIFERENCIAL DO SEU TRABALHO? O cliente que procura o meu escritório normalmente vem por indicação de outros clientes, por conhecerem meu estilo e minha forma de trabalho. Busco sempre a excelência no atendimento, mantendo uma comunicação fácil e acessível com os clientes durante todo o processo de projeto e obra. Também atendo todos os fornecedores e prestadores de serviços, quando solicitados para esclarecer possíveis dúvidas. Conto com uma equipe qualificada, composta por duas arquitetas e duas estagiárias, e, com elas, ficamos a mil por hora, para nosso cliente se sentir sempre único. Temos como diferencial projetos com elegância, requinte e singularidade, além da forma da concepção, apresentação do projeto em maquete

3D, com todos os acabamentos necessários para a obra já pré-definidos, como: revestimentos, luminotécnico, marmoraria, marcenaria, louças, metais, espelhos, eletrodomésticos e móveis soltos.

seja entregue, atendendo todas as expectativas do cliente e, acima de tudo, adequando com o orçamento previsto.

A fim de proporcionar uma perfeita compreensão do projeto, as imagens são apresentadas aos clientes no modo renderizado, ou seja, em uma projeção que muito se assemelha a uma foto. Maquete eletrônica apresentada através de vídeos também são utilizados para apresentação dos meus projetos, dessa maneira consigo proporcionar mais clareza e uma perspectiva mais realista. Sempre invisto em tecnologia e inovação, e atualmente também faço uso do recurso mais moderno no mercado: a Realidade Virtual. Com o auxílio dos Óculos VR, apresento aos clientes as imagens em 360º, dando a ele a oportunidade de visualizar o resultado da obra antes mesmo de ela começar.

O estilo dos meus projetos, pelo qual as pessoas se identificam. A satisfação que faz meus clientes e fornecedores me indicarem e o reconhecimento das publicações em redes sociais, meu site e revistas.

Após a aprovação da proposta, todo o projeto executivo é elaborado e entregue impresso em formato A3 ao cliente e via online aos profissionais que irão executar. Isso evitará possíveis transtornos e facilitará a construção. Além de ser a realização de um sonho do cliente, cabe a nós traduzir aquilo que não consegue ser dito.

QUAL A SUA PROPAGANDA?

QUANTO CUSTA UM PROJETO ARQUITETÔNICO? Como cada projeto é personalizado de acordo com suas particularidades e metragens, os valores irão variar, com isso, cada um deve ser avaliado de forma individual para elaboração de um orçamento. Costumo dizer que o projeto arquitetônico é um ótimo investimento, pois construir uma obra com todo o processo planejado com um profissional que tem excelência nos serviços contribui para excelentes resultados, o que vai gerar grandes economias.

O QUE UM ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA DEVE OFERECER?

Arquitetura é traduzir aquilo que não se pode ser dito.

O QUE VOCÊ ACONSELHA A UMA PESSOA QUE DESEJA FAZER UM PROJETO ARQUITETÔNICO? Que ela faça um planejamento antes de começar uma obra, tanto financeiramente, quanto temporal, se atentando aos prazos, pois é fundamental que o tempo para criação seja respeitado, de forma que o projeto

www.jessicanunes.com.br

43


Fotos: João Menna

CERRADO ENGENHARIA

Jader Luiz, Sócio Proprietário e Engenheiro Civil graduado pela UFOB, com MBA em gerenciamento de obras. @jaderluiz.eng

44

CERRADO ENGENHARIA COLECIONA GRANDES PROJETOS NO OESTE BAIANO Com mais de 07 anos de experiência na área da construção civil, a Cerrado Engenharia é referência na execução de grandes projetos executivos no Oeste Baiano. Os trabalhos que são desenvolvidos contam com o que há de mais moderno nos ramos da automação e de interiores.


DEZ 2020DE CAPA MATÉRIA O Residencial Mônaco conta com seus projetos complementares desenvolvidos pela equipe da Cerrado. Toda a elaboração foi desenvolvida por profissionais capacitados, com auxílio de softwares conceituados do ramo.

Diante da experiência adquirida ao longo dos últimos anos, a Cerrado Engenharia teve a honra de ser convidada para a elaboração dos projetos complementares de uma das maiores obras verticais do Oeste Baiano, o Residencial Vancouver.

45

O mais novo lançamento da Solare Construtora passa agora a contar com a nossa equipe técnica na elaboração dos projetos complementares. Lançado no último dia 05 de novembro, o City House já consta com as obras iniciadas e a execução seguirá os projetos da Cerrado Engenharia.

O sucesso da cerrado engenharia baseia-se na escolha de softwares conceituados da área, capacitados com a plataforma BIM, permitindo a compatibilização de projetos e o baixo custo de execução.

(77) 9 8828-0577 www.cerradoengenharia.com Rua Coronel Magno nº 616, Sala 202, Centro, Barreiras - BA contato@cerradoengenharia.com


Fotos: João Menna

SMART HOME, AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

46

SMART HOME SUA EMPRESA ESPECIALISTA EM AUTOMAÇÃO Barreiras- BA recebe o seu primeiro Showroom de Automação Residencial e Comercial.

Reinaldo Almeida Empresário e Professor Pós-graduado em Engenharia de Sistemas Pós-graduado em Engenharia de Redes MBA em Negócios e Pessoas @reinaldoalmeid

Anos de experiência em multinacionais na área de tecnologia, com reconhecimento de projetos globais, o empresário, especialista em Engenharia de Sistemas, traz para Barreiras o que há de mais inovador e tecnológico para sua residência e empresa, um showroom completo para você arquiteto, designer e clientes capazes de construir seus projetos com especialistas no assunto.


DEZ 2020DE CAPA MATÉRIA

TECNOLOGIA, CONFORTO E ECONOMIA Nossos projetos de automação contêm o que há de mais sofisticado e tecnológico, tudo para garantir o máximo de conforto aos nossos clientes. Para sua empresa reservamos o que há de mais sofisticado, desde torneiras que se abrem sozinhas, a sistemas de som com padrões elevados de qualidade, tudo para entregar o máximo de conforto a seus clientes.

Com montagem própria, nossos Interruptores Touch ‘Smart’ são referências em sofisticação e tecnologia, com diversas cores e texturas, tudo para deixar sua casa mais elegante.

Com apenas um toque você é capaz de abrir todas as cortinas de sua residência fazendo com que os reflexos solares entrem de maneira confortável para iniciar o seu dia como um passe de mágica.

47

Em uma tela de 10 polegadas ou em seu smartphone você é capaz de comandar sua residência e empresa, som, câmeras, TV, ar, iluminação tudo sobre controle 24horas/7 de qualquer lugar do mundo.

Exclusividade nos projetos de sonorolização com produtos da marca JBL By Harman.

SHOWROOM - Centro Empresarial Atmosfera - Avenida Rui Barbosa Nº4101 - Barreiras - BA ESCRITÓRIO - Rua Coronel Magnum N606 Sala 202 Centro - Barreiras - BA

77 9 8109-0802 @smarthomebarreiras www.automacaosmart.com.br


“ A vida só é possível reinventada.da ” Cecília Meireles

48

APROVEITE A EXCLUSIVIDADE E FAÇA UM BRINDE AO FUTURO.

Feliz 2021!


DEZ 2020

49

INCORPORAÇÃO | CONSTRUÇÃO | VENDAS contato Siga nossas redes sociais

(77)

9.9199-3231

@construvale

construvaleincorporacoes

O projeto encontra-se aprovado na Prefeitura da cidade de Barreiras/BA, conforme Alvará de Construção nº. 071/2020. A incorporação encontra-se registrada no Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Barreiras/BA, sob o nº R-8-12369. As imagens são meramente ilustrativas, por tratar-se de um bem a ser construído. Os móveis, utensílios, equipamentos e objetos de decoração são apenas ilustrativos e não fazem parte do projeto.


MONTANDO A PRIMEIRA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

Uma carteira de investimentos diversificada proporciona melhor retorno e solidez Texto: João Marques Foto: João Menna

Para dar início à configuração de uma carteira de investimentos, é necessário ter traçado seu perfil de investidor, como já fora mencionado em artigos anteriores e no vídeo que está no Instagram da Revista Adoro, que varia desde conservador, moderado até arrojado, e para essa primeira fase, o mais recomendado é iniciar de forma cautelosa. Sendo assim, do capital que você disponibilizar para investir, disponha entre 70 a 100% em renda fixa, essa diferença se dá a partir do seu perfil. Muito importante para este capital que será investido é que ele não seja necessário para seu sustento, pois o que queremos são os proventos que virão a partir desses investimentos, daí ou você investe ainda mais com esse lucro, ou usa da forma como quiser. Logo, tenha noção de quanto precisa estar em suas mãos para que não retire este montante antes da hora.

50

Os produtos financeiros disponíveis são vários, eles podem ser divididos em dois tipos: renda fixa e renda variável. Na renda fixa, você já investe consciente do retorno que dará em um certo período de tempo, por isso o nome, dentro desta categoria temos alguns exemplos como: Poupança, onde você guarda seu dinheiro em uma conta de banco, e tem um retorno de acordo com o oferecido pelo banco, juntamente com a Taxa Selic, responsável por mudar a inflação, a partir das taxas de juros praticadas no Brasil. Portanto, o banco utiliza o seu dinheiro da forma como ele bem quiser, e lhe paga um retorno muito pequeno; Tesouro Direto, semelhante com poupança, porém aqui você empresta dinheiro para o governo ao adquirir um título público, o retorno é melhor um pouco, mas não deixa de ser pequeno, uma vez que ele também recebe influência da Selic, e varia conforme o prazo que você seleciona ao comprar o título; Letras de crédito, são títulos emitidos por bancos para incentivo aos ramos imobiliário (LCI-Letra de Crédito Imobiliário) e do agronegócio (LCA); CDB, Certificado de Depósito Bancário, é um empréstimo para uma instituição financeira, e a partir do prazo selecionado que você deixará seu capital a favor do banco, terá um retorno, quanto maior o prazo, maior o retorno, parece com a poupança, mas o rendimento é melhor. Esses exemplos possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é uma segurança a mais para o caso da instituição na qual seu dinheiro está investido falir, o Banco Central te ressarce em até R$250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil reais) por produto, ou seja, se tiver investido até esse montante

em poupança e cdb, de cada um você recebe o valor investido. Na renda variável existe uma infinidade de produtos, como estamos na saga de aprender aos poucos desde o início, vou falar somente de dois produtos aqui que gosto bastante, depois destrinchamos mais nessa modalidade: ações e FII’s Ações: compra de cota de empresa que tenha capital aberto na bolsa de valores, atualmente existem mais de 300 opções disponíveis, mas não ficamos limitados somente ao Brasil, você pode comprar cota de qualquer empresa no mundo desde que esteja numa bolsa da valores do seu país. O critério necessário aqui é identificar boas empresas, afinal ao adquirir uma cota, você se torna sócio daquela empresa, portanto deve filtrar bem onde vai investir. Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII’s) são cotas de imóveis, e aqui a diversidade é enorme, você pode adquirir cotas de hospital, shoppings, centros comerciais, e a partir disso, recebe dividendos como se fosse aluguel, ao escolher o fundo, você saberá em qual prazo receberá, pois tem fundos que pagam mensalmente e outros bimestral, semestral ou até anual. O interessante deste investimento é que você pode começar com um baixo valor, mínimo de 100 reais, e não passa por toda a burocracia que é comercializar um imóvel. Claro que existem muito mais produtos do que os citados para as duas fontes de investimentos, o que cabe ao investidor é sempre analisar a fundo as opções disponíveis para realizar seu investimento. Aqui já deixei uma boa base para vocês se aprofundarem nos detalhes de cada um, pois não caberiam tantas informações aqui, e se você for buscar por tudo que há no mercado, vai só analisar e não fazer o que tem que ser feito. Então, esse resumo, e abrir uma conta em uma corretora, é o que você precisa para dar início. É numa corretora que você compra vários desses produtos. Busque uma de confiança e que tenha a menor taxa de corretagem. Existem várias opções boas hoje no mercado. João Marques de Oliveira Neto Engenheiro civil, empreendedor, investidor investimentosaurum@gmail.com (61) 98158 6721 @auruminvestimentos @jmaarques


DEZ 2020

MULHER DE FIBRA E DE VIDRO...

Texto: Catiane Magalhães Fotos: Iagor Manfredini

A máxima popular de que mulher é sexo frágil nunca convenceu Elizângela Machado. Aos 23 anos de idade ela quis empreender e escolheu justamente uma área até então vista como território masculino: a de vidraçaria. As dificuldades encontradas pela frente foram, segundo ela, as inerentes a qualquer negócio, mas nenhuma atribuída ao gênero. O interesse em trabalhar na área veio quando ainda cursava o Técnico em Edificações e foi incentivada pelos mestres. Atuou, por três anos, como recepcionista em uma vidraçaria, que lhe deu bagagem para apostar no seu próprio negócio. Em 2006, sob o seu comando, nascia a Cristalis Design em Vidros, época que também começou a cursar Administração de Empresas, para gerir o próprio empreendimento. Passados 14 anos, a Cristalis é, hoje, referência no segmento. Sua atuação exemplar lhe rendeu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócio.

“O reconhecimento da sociedade faz com que desperte em mim o desejo de melhorar cada vez mais, enquanto empresa e profissional. E eu me orgulho muito dessa trajetória, por isso faço questão de dividir essa história com outras mulheres para que elas nunca duvidem do próprio potencial”, comenta.

o compromisso de encantar o público com criatividade e soluções efetivas, através da evolução constante e da oferta de produtos e serviços diferenciados”, conta, ressaltando que a realização do sonho pessoal refletiu na economia local, através da geração de emprego e renda.

Para ela, negócio não é um presente e sim uma conquista, que requer esforço e muita dedicação. Com uma tripla jornada, de mãe, esposa e empreendedora, ela soube dividir o seu tempo até chegar no pódio.

A luta foi grande, relembra a empresária, mas a recompensa foi animadora: seu aprimoramento e o reconhecimento dos clientes, além de benefícios pessoais como a melhora da autoestima e confiança. “Acreditar foi a palavra-chave na aliança entre motivação e coragem para empreender, essencial para quebrar paradigmas e ousar no sonho. O medo e a ansiedade eram proporcionais à expectativa, mas deu e está dando certo”, reafirma.

“Eu costumo dizer que eu e a Cristalis crescemos juntas, pois quando comecei eu era muito nova, com pouca experiência, mas procurei me qualificar para dar conta do recado. Estudei sobre empreendedorismo mas, principalmente sobre gestão, pois eu precisava entender como gerir uma empresa. E acho que aprendi bem, pois comecei com dois funcionários e hoje são 20. Minha empresa tem

51

Rua Dom Pedro II, número 619 - Renato Gonçalves 77 3611-5158/3612-3121 @cristalisdesign


52


53

DEZ 2020


Fotos: Iagor Manfredini

Foto: Acervo Pessoal

Foto: Acervo Pessoal

54

“ A execução do projeto de iluminação é de vital importância para o resultado final. Por isso confio e indico o Jean.” Ariely Vaz, Designer de interiores


DEZ 2020

.

55

Fone: (77)3628 3839 WhatsApp: (77)9 9965 9814; (77)9 9861 4094; (77)9 8137 0339 E-mail: artpocos@delcomaq.com.br

End: Av. Enedino Alves da PaixĂŁo, 4140, Santa Cruz I (ao lado da Mitsubishi Motors).


Fotos: Iagor Manfredini

MATERNIDADE SEGURA Quando se recebe a notícia da chegada de um filho, uma das coisas que mais causa preocupação em mães e pais é como lidar com as novidades trazidas pela maternidade. Nessa hora, a ajuda profissional faz toda diferença. Pensando nisso, a enfermeira Deyse Farias criou a Mamãe Segura Home Care, empresa sediada em Barreiras, especializada em treinamento de primeiros cuidados ao recém-nascido para pais, cuidadores/ babás, consultoria em amamentação e assistência ao bebê. Graduada em enfermagem desde 2007, Deyse é especialista em UTI Neonatal e Pediátrica, Saúde Pública e Programa de Saúde da Família. Há 8 anos presta assistência em UTI neonatal, cuidando de bebês prematuros e com patologias.

56


A Consultoria em Amamentação dá todo suporte à dupla mãe-bebê, focando na boa evolução do aleitamento materno, com orientações quanto à pega correta do bebê; posições favoráveis para amamentar; cuidados com a mama; modos de aumentar a produção de leite; ordenha e a solução de problemas. Os problemas mais comuns nesta fase são a dor ao amamentar; mastite; baixa produção de leite; fissuras no mamilo; obstrução de ductos e “empedramento”.

DEZ 2020

CONSULTORIA EM AMAMENTAÇÃO

As consultorias são realizadas em consultório, quando iniciadas antes do parto, com continuidade domiciliar e uma assistência personalizada, respeitando às necessidades de cada família.

LASERTERAPIA NO PÓS PARTO

A laserterapia é um recurso terapêutico moderno que pode ser utilizado no período de amamentação e no pós-parto. Ela possibilita a aceleração do processo de cicatrização em fissuras mamilares, lesões de períneo do parto vaginal e ferida operatória da cesariana, com resultado eficaz em curto prazo e método totalmente indolor.

57

CURSO DE GESTANTE

Curso teórico-prático destinado aos pais, às babás e aos cuidadores. Orienta e capacita quanto aos cuidados necessários com o bebê, abordando temas como banho; limpeza do coto; higiene oral; ocular e íntima; produtos de higiene adequados; manobra de desengasgo; troca de fralda; posições para arrotar e amamentar; mala de maternidade; e muito mais. Também disponibiliza o curso de ofurô e shantalla e o serviço de 1° furinho de orelha humanizado com uso de anestésico e materiais adequados para recém-nascido.

Atendimento: Clínica Satori Rua Campos Sales, 49, Renato Gonçalves Barreiras/ Bahia 77 998311794 @deysefarias.consultora


AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ POR INTEIRO, PORQUE BEM-ESTAR, AUTOESTIMA, BELEZA E SAÚDE ANDAM LADO A LADO Tratamentos: Endermoterapia e Intradermoterapia Protocolos individualizados. Perda de peso Gordura localizada Flacidez Estria Celutite

58 Tratamento para papada Alopecia (perda de cabelo) Melasma (tratamento para manchas na pele) Massagem modeladora (Método Amanda Fernandes)

Rossella Lindemberg Enfermeira Esteta @revivespaeestetica 77 9968.4464 77 3612.8003 End. Rua marechal Hermes, 617 Renato Gonçalves, Barreiras-BA Centro médico lindemberg

Fotos: Lucas Bomfim

REVIVE SPA & ESTÉTICA


DEZ 2020

JÁ IMAGINOU UM LUGAR QUE VOCÊ POSSA CUIDAR DA SUA SAÚDE E BEM ESTAR?

Inaugurado em novembro de 2020, o Instituto Sponchiado, ÍS, traz a Barreiras - BA e região um novo conceito em Odontologia e Medicina Premium. O ÍS é um projeto idealizado pelas irmãs Monique e Carine Sponchiado que contará com um centro especializado em reabilitação oral, harmonização orofacial, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, implantodontia, odontopediatria e ortodontia. Na área médica, contará com es-

INSTITUTO SPONCHIADO

59

pecialidades de ultrassonografia, cirurgia plástica, endocrinologia metabólica e nutrologia do esporte. Terá, também, a especialidade de nutrição, buscando assim promover um atendimento e tratamento diferenciado com uma equipe multidisciplinar.

Proporcionando aos pacientes uma estrutura ampla, moderna e completa, com tecnologia e recursos avançados, estará integrando exames de bioimpedância, exames de imagem como, raio-x panorâmico e escaneamento intra-oral, além de equipamento de ultrassom 3D, 4D e HDlive, de última geração.

O Instituto Sponchiado contará com um centro de treinamento , com salas de aula teórica e prática, com capacidade para 12 alunos.

@institutosponchiado 77 3611.3082 77 99938.5395

Rua Guarujá, n 544, Renato Goncalves, Barreiras-BA


Foto: João Menna

Foto: João Menna

FOCO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO Quem observa a maturidade profissional da Dra. Carine Bastos Sponchiado não imagina que a descoberta da profissão que abraçaria anos mais tarde teria surgido quando era ainda criança, em tempos de escola, na sua cidade natal, Barreiras. Filha do casal Mauri e Zulmira Sponchiado, Carine nasceu em abril de 1992 e aproveitou boa parte da sua infância nessa cidade, onde cursou o ensino fundamental, concluindo o ensino médio na cidade de Goiânia. Formada na Faculdade Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, Carine terminou o curso de medicina no ano de 2015 e, logo em seguida, ingressou na residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, no Hospital Beneficência Social Bom Samaritano, na cidade mineira de Governador Valadares.

60

Nesse período, Carine fez grandes amizades com excelentes profissionais que a ajudaram no amadurecimento de sua carreira. “Tive contato com pessoas maravilhosas que foram muito importantes para meu amadurecimento profissional, que me apoiaram e acreditaram no meu potencial, mesmo ainda começando na Radiologia”, diz ela.

Com cursos extracurriculares realizados em São Paulo nas áreas de medicina fetal, musculoesquelético, Doppler em Medicina Interna, Doppler Vascular e Biópsia guiada por Ultrassom, hoje a médica atua na realização de exames de ultrassonografia e laudando exames de imagem como radiografia, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. De volta à sua cidade natal em abril deste ano, Carine compõe, hoje, a equipe médica do Centro de Diagnóstico por Imagem - CDI, Hospital referência da região Oeste; e, agora, do Instituto Sponchiado - IS, projeto tão so-

Carine Sponchiado Radiologia e diagnóstico por imagem CRM/BA 35801

nhado e realizado juntamente com sua família. “O IS é, pra nós, a realização de um sonho, que atenderá Barreiras e região com serviço de excelência e tecnologia de ponta. Na área de ultrassonografia, atenderemos com equipamento de última geração, com qualidade excepcional de imagem, com reconstruções 3D/4D e HDlive, recursos diagnósticos estes cada vez mais utilizados, principalmente na ginecologia e obstetrícia, indo muito além do que apenas mostrar o rostinho do bebê, permitindo com uma definição e grau de detalhamento impressionante, por exemplo, acompanhar com imagens realísticas a evolução embrionária, a formação e desen-

volvimento dos membros, genitália e coluna vertebral, bem como auxiliar na detecção de malformações fetais, auxiliando, assim, no diagnóstico, desde os casos mais simples aos mais complexos.” Carine trará aos leitores da Revista Adoro, ao longo das próximas edições, assuntos importantes da área da Radiologia e Diagnóstico por Imagem, de forma descontraída e simples, oportunizando uma maior proximidade dos leitores com essa área da medicina.

@institutosponchiado @dracarinesponchiado 77 36113082 77 9 99385395


61

Reabilitação oral é a especialidade da Odontologia que atua de forma integrada avaliando Oclusão e Estética dental. Reabilita os pacientes com ausências dentárias ou com desgastes nos dentes, devolve Oclusão, função mastigatória, estética e principalmente devolve a autoestima e maior qualidade de vida.

tárias de porcelana sobre os dentes desgastados, restabelecendo dimensão vertical de oclusão (DVO), proporcionando oclusão mastigatória e o restabelecimento das medidas de sustentação vertical da face. Por isso antes de Harmonizar com preenchedores é importante fazer uma avaliação oclusal dos dentes.

As reabilitações são feitas com próteses fixas, parafusadas sobre implantes de titânio, sendo elas unitárias ou múltiplas, como as próteses Protocolos, que restabelecem de forma total os dentes ausentes.

Já na Harmonização Orofacial (HOF) temos como tratamento as lentes de contato dentais, que transformam os sorrisos de forma sútil é natural, com películas de porcelana que são cimentadas nos dentes naturais visando melhorar cor e anatomia dental.

Esta área da odontologia trata, ainda, o bruxismo e outras parafunções que levam a desgastes dentários a disfunções Temporo Mandibulares (DTM), que podem causar muitas dores ao paciente, sendo aliviadas através do uso da toxina botulínica (BOTOX) e de placa Miorrelaxante. De acordo com o grau de desgaste dental é realizado uma reabilitação com coroas uni-

A toxina botulínica (botox) e os preenchimentos faciais com ácido hialurônico são os principais aliados em uma mudança de autoestima e leveza na beleza, harmonizando face e sorriso. Referência na odontologia no oeste da Bahia, Monique Sponchiado Baggio, casada,

mãe da Angelina e Laura, formou-se no ano de 2011 na Universidade Paulista (UNIP) e em 2013 finalizou a especialização na área de reabilitação oral e estética pela Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE), e vem atuando desde sua formação na cidade de Barreiras-BA. Com vasta experiência e, pioneira, na área de transformar sorrisos de forma natural com Lentes de contato Dentais a reabilitação oral estética está em seu DNA. Hoje traz para sua cidade e região do este da Bahia um novo conceito na odontologia e saúde , com um empreendedorismo inovador, inaugura o Instituto Sponchiado, ÍS , que concentra os mais conceituados profissionais da área de saúde.

Dra. Monique Sponchiado CRO-Ba 13063 Especialista em Reabilitação Oral / Prótese e Estética OroFacial. INSTITUTO SPONCHIADO Rua Guarujá, n 544, Renato goncalves (77)36113082 ou (77)999385395

Foto: João Menna

DEZ 2020

Foto: João Menna

REABILITAÇÃO ORAL, HARMONIZANDO FACE E SORRISO


SAÚDE BUCAL E QUALIDADE DE VIDA: EXISTE UMA RELAÇÃO? Você sabia que a sua qualidade de vida pode ser influenciada pelas condições da sua saúde bucal? Esse foi um dos temas que a dentista Marianna Bastos estudou durante o seu mestrado e residência. Buscando um diferencial em sua profissão, encontrou na Residência Multiprofissional, no Mestrado Acadêmico e, atualmente na Especialização, um campo vasto para a odontologia, a fim de agregar conhecimentos voltados para a prática clínica e cuidados com o paciente.

62

Retornando recentemente para Barreiras, após concluir sua formação, a profissional traz em sua bagagem diversas experiências e novos conhecimentos agregados. Sua graduação em Odontologia foi pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Ainda nessa instituição, tornou-se Especialista em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. Apaixonada pela docência e por ensinar e pesquisar, fez mestrado em Ciências da Saúde na UFU/MG, e sua pesquisa foi voltada para o estudo da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e saúde geral, ansiedade odontológica e saúde materna. Com especialização em endodontia pela Universidade Paulista (UNIP), em Goiânia, tem dedicado à sua prática clínica a realizar casos de tratamento endodôntico, incorporando novas tecnologias em seu tratamento buscando alcançar o sucesso clínico. A dentista compõe o corpo clínico de especialistas que atuará no Instituto Sponchiado, dispondo de profissionais capacitados a fim de oferecer um atendimento integral e multiprofissional aos seus pacientes. Respondendo à pergunta inicial, Marianna afirma que estudos demonstram haver uma pior condição de saúde bucal, com presença de cáries e gengivite, por exemplo, leva a uma pior percepção da qualidade de vida. Embora se tratar de um assunto recente, ele tem sido cada vez mais discutido e estudado, na busca de se oferecer uma atenção integral. A odontologia não poderia ficar de fora na construção da qualidade de vida, bem-estar e saúde da população. “O cuidado a ser oferecido pelo profissional, sob um olhar ampliado, não deve excluir os demais aspectos da vida do paciente. O mesmo vale para a qualidade de vida, que além de estar relacionada à saúde geral, é influenciada pelas condições saúde bucal. Isso ocorre porque muitas doenças sistêmicas levam a manifestações orais, assim como doenças bucais podem ser fatores de risco para problemas de saúde”, diz a dentista, que nas próximas edições da Revista Adoro abordará mais assuntos relacionados.

Dra. Marianna Bastos Endodontia e Saúde Coletiva CRO/BA 18659

Instituto Sponchiado Rua Guarujá, n 544, Renato goncalves, 77 3611.3082 / 77 99938.5395

@institutosponchiado @dra.mariannabastos


DEZ 2020

NOVIDADE? INJETÁVEIS E SOROTERAPIA! O tratamento com injetáveis tem como objetivo otimizar o organismo como um todo, por oferecer terapeuticamente substâncias necessárias a cada indivíduo, diretamente na veia, intramuscular e no subcutâneo, promovendo uma absorção mais efetiva.

VOCÊS SABEM PARA QUE SERVE? OTIMIZACAO METABÓLICA; MELHORA DA ENERGIA; REDUÇÃO DO CANSAÇO; EMAGRECIMENTO; GANHO DE MASSA; AUMENTO DA IMUNIDADE; DETOXICAÇÃO/REGENERAÇÃO;

63

BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL; ANSIEDADE/COMPULSÃO; VIGOR; LIBIDO; MEMÓRIA E COGNICAO; DORES CRÔNICAS; DESINFLAMAÇÃO; ANTIOXIDACAO; REPOSICAO DE MINERAIS E VITAMINAS; TERMOGÊNESE; DOENCAS DEGENERATIVAS (ALZHEIMER E PARKINSON).

A soroterapia é indicada em todas as idades, desde que haja necessidade. No meu consultório, trabalho com infusões mais customizadas. Antes de tudo, faço uma investigação sobre a saúde do paciente, identifico deficiências nutricionais e defino que tipo de suplementação é necessária, não é uma receita de bolo igual para todos. O protocolo é montado individualmente, de acordo com a necessidade de cada organismo.

Aline Brassanini CRMBA 22403 @dra.alinebrassaninischulz (77) 99802 4197


Foto: João Menna

REALIZANDO SONHOS...

64

Tudo passa pela realização de um sonho. Foi acreditando nesse conceito que a trajetória profissional do Dr. Bruno Patel encontrou a cirurgia plástica. Quando, aos 14 anos de idade, deixou a casa dos pais, no interior do Paraná, para estudar na capital e começar a construir sua história na área da saúde. A principal certeza era a busca pela formação de qualidade, seguindo os preceitos e exemplos familiares. Em poucos anos, a medicina se tornou realidade e a conclusão do curso, em 2012, pela Faculdade Evangélica do Paraná, em Curitiba, uma grande alegria. Já era possível oferecer saúde e atenção ao próximo, realizando, assim, seu primeiro sonho. Em seguida, após percorrer o caminho da formação em cirurgia geral, na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, também no Paraná, dedicou-se exclusivamente à graduação e à prática da cirurgia plástica com ex-

celência. Recebeu o título de cirurgião plástico pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, um dos maiores e mais bem conceituados centros de formação na especialidade. Então, mais um sonho se concretizava. Vivendo na capital paulista por 4 anos, tendo a chance de exercer a profissão em grandes centros médicos e hospitalares, foi capaz de realizar o desejo dos seus pacientes enquanto cumpria o próprio objetivo como cirurgião: proporcionar melhora do bem-estar físico, psicológico e social por meio da cirurgia plástica. Hoje, já membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ele faz parte do fellowship em cirurgia das mamas no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC – e do corpo docente do Instituto Boggio, centro que se dedica ao ensino de cirurgi-

ões plásticos e dermatologistas sobre os cuidados com a pele por meio de preenchedores, toxina botulínica (Botox®), bioestimuladores de colágeno, entre outros. Em 2020, escolheu o Oeste da Bahia para exercer seu ofício, com intuito de contribuir com o desenvolvimento da medicina e da sua especialidade na região, juntamente com seus colegas. “Que os sonhos sigam se tornando realidade”, diz ele. Dr. Bruno Patel – Cirurgião Plástico CREMESP 186255 CREMEB 36113 RQE 19475 BARREIRAS-BA *Instituto Sponchiado (77) 3611 – 3082 | 99938 – 5395 LEM -BA *Clínica São Camilo (77) 3628 – 8650 | 99808 – 3151 SÃO PAULO - SP *Livance (11) 3230 – 4092 | 95325 – 9742


É muito importante mudar alguns hábitos que incluem a reeducação alimentar, a prática de exercícios e a escolha de alimentos e bebidas de forma consciente. Estabeleça metas, começando por pequenos passos. Dezembro já está batendo à nossa porta, mas ainda dá tempo de mudar alguns hábitos e fazer escolhas que vão melhorar não só aparência, mas principalmente a saúde .

Foto: João Menna

5 DICAS GERAIS PARA O VERÃO 2021:

Emagrecer, seja para o verão ou para a vida, requer disciplina e paciência. O emagrecimento não é uma “mágica” como prometem muitas dietas da moda, mas sim o resultado de um estilo de vida saudável.

DEZ 2020

AINDA DÁ TEMPO DE EMAGRECER PARA O VERÃO 2021? 1 DISTRIBUA AS REFEIÇÕES REGULARMENTE AO LONGO DO DIA Coma nos horários que seu corpo pede, respeitando a fome e saciedade. Cada um tem seu ritmo metabólico. Regule os horários de acordo com a sua rotina e necessidade, mas siga a mesma lógica. Não faça bagunça no seu metabolismo!

2 BEBA MUITA ÁGUA A hidratação é fundamental para manter o organismo funcionando de forma saudável. Recomenda-se consumir pelo menos 2 litros de água por dia, mas com o calor, a necessidade pode ser maior.

65

3 EVITE COMIDAS “PESADAS”, GORDUROSAS E FRITURAS Além de não serem opções saudáveis, no calor esses alimentos podem causar mal-estar e má digestão, pois a temperatura corporal aumenta, exigindo muito do nosso sistema digestivo.

4 REDUZA O CONSUMO DE SAL O cloreto de sódio presente no sal de cozinha aumenta a retenção de líquidos no organismo e também pode aumentar a pressão arterial. Dra. Rafaela Moraes S. Zuttion

5 PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, ou seja: 30 minutos por dia, se você se exercitar de segunda à sexta-feira.

Nutrição clínica e esportiva CRN5-13.311 Instituto Sponchiado 77 3611.3082 / 77 99938.5395 Clínica Renata Lopes 77 9997.7056 @rafaelamoraes_


Foto: João Menna

AVANÇOS NA IMPLANTODONTIA

66

A implantodontia é uma especialidade que busca substituir a perda de dentes por implantes, permitindo a reabilitação com próteses fixadas ao osso. A cada ano, avanços significativos das técnicas cirúrgicas e de reabilitação protética permitem aumentar a previsibilidade dos tratamentos e torná-los mais confortáveis no trans-cirúrgico e no pós-operatório. Essas conquistas científicas se destacam, principalmente, pelo desenvolvimento de substitutos ósseos de altíssima qualidade, tornando possível, em muitos casos que houve uma perda óssea acentuada, dispensar a necessidade de se utilizar osso do próprio paciente (enxerto autógeno). Sendo assim, não há necessidade de abordar

cirurgicamente duas áreas, uma que seria a área doadora e a outra a que receberia o enxerto, o que torna o tratamento muito mais agradável e com menor tempo de recuperação. Em outra área da implantodontia se destaca o desenvolvimento de técnicas operatórias que visam maximizar a utilização do osso remanescente do paciente, reduzindo o tempo de tratamento e o volume de enxerto ósseo necessário. Apesar de tudo isso, não existe um único tratamento que sirva para todos os pacientes. Cada caso necessita ser estudado e avaliado detalhadamente para que a melhor técnica seja aplicada.

Dr. Walter Suruagy Implantodontia e Cirurgia BucoMaxiloFacial CRO/BA: 10.891


DEZ 2020

HIPERPROLACTINEMIA: CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DESSE HORMÔNIO Texto: Rebecca Padilha Foto: Iagor Manfrendine

Prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio. Sua principal função é estimular a produção de leite pelas mamas durante a gestação e amamentação. Nessa fase há aumento fisiológico (normal) de sua produção. Quando a elevação dos níveis de prolactina (hiperprolactinemia) ocorre fora desses períodos ou no sexo masculino, é considerada patológica (anormal), pois inibe o funcionamento das gônadas: ovários e testículos. Além da galactorreia (produção de leite pelas mamas fora do período de lactação), os sintomas da hiperprolactinemia incluem diminuição da libido e infertilidade associada à irregularidade menstrual nas mulheres (podendo chegar à parada total da menstruação). Em alguns casos pode não haver sintomas, passando-se despercebida. Nos homens, pode levar a impotência sexual, piora da qualidade do esperma, e redução dos pelos corporais. Pode haver perda mineral óssea e até osteoporose em ambos sexos. As causas patológicas mais comuns da hiperprolactinemia são: - Adenoma (tumor) de hipófise- prolactinomas; - Hipotireoidismo primário; - Efeito colateral pelo uso de alguns medicamentos; - Síndrome dos ovários policísticos; - Estresse psicológico; - Insuficiência renal; - Traumas ou lesões na região torácica (próximas ao mamilo). O diagnóstico é feito com dosagem de prolactina sérica para confirmação laboratorial da hiperprolactinemia. Após, será necessário identificação da causa através de uma anamnese bem feita (questionário médico, identificando principalmente medicações em uso que podem elevar a prolactina), exame clínico, exames laboratoriais e de imagem (sobretudo a ressonância magnética de hipófise, caso suspeite de prolactinoma). O tratamento da hiperprolactinemia é feito pelo endocrinologista e dependerá da sua causa (retirada do medicamento que a está causando, correção do hipotireoidismo, etc). Já os prolactinomas são tratados com medicação oral e estas são capazes de normalizar os níveis de prolactina e de reduzir o tumor em 80% dos casos, dispensando, assim, a cirurgia. Já os 20% dos casos resistentes devem ser tratados por cirurgia transfenoidal (acesso via nasal).

67


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

68

Rua 26 de Maio, 533, Centro Barreiras - BA Av. JK, 3563, Edifício Torre 11, Sala 11A Luis Eduardo Magalhães - BA (77) 3611 0789/(77) 3628 6453


DEZ 2020

ESTEATOSE HEPÁTICA, VOCÊ SABE O QUE É?

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

A esteatose hepática, popularmente conhecida como “gordura no fígado”, é uma condição cada dia mais comum, a qual pode ocorrer na infância e maior incidência em mulheres. Estima-se que 30% da população brasileira apresente tal alteração. Caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, os hepatócitos. A esteatose hepática pode ser classificada em alcoólica, provocada pelo consumo excessivo de álcool (caracterizado como ingesta maior que 30 g de álcool/ dia para homens e 20 g / dia para mulheres); e não alcoólica. Dentro das causas não alcoólicas está a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), atualmente muito frequente em consultas médicas, associada a distúrbios metabólicos e cardiovasculares, como obesidade, resistência à insulina, hipertensão, dislipidemia (colesterol elevado) e diabetes tipo 2. Existem duas classificações de DHGNA: a primeira há apenas evidências de esteatose hepática, sem inflamação hepática (hepatite), denominada de esteatose hepática simples. Na segunda, ocorre acúmulo de gordura e sinais de inflamação hepática e/ou fibrose sendo denominada de esteato-hepatite não alcoólica (também chamada de NASH).

69

portadores de sobrepeso e obesidade, diabetes tipo 2 e dislipidemia, devem ser avaliados no que tange a essa patologia, uma vez que diagnóstico precoce é essencial tendo em vista a capacidade de regeneração que o fígado possui e quanto menor o dano, maior a chance de resposta ao tratamento.

Por muito tempo dizia-se que a esteatose hepática era uma doença benigna e que o paciente não precisava se preocupar. Entretanto, atualmente é sabido que a gordura é uma grande vilã por poder evoluir para cirrose, câncer de fígado e mais tardiamente, necessidade de transplante hepático. É uma doença inicialmente assintomática, sendo descoberta após exames de imagem, principalmente ultrassonografia de abdome. Já na esteato-hepatite, onde existe inflamação, o paciente pode apresentar sintomas leves, como fadiga e dor abdominal inespecífica.

Ainda não existem tratamentos medicamentos eficazes para eliminar a gordura do fígado e suas consequências. Sendo assim, o controle dos fatores de riscos, como: glicemia, colesterol e pressão arterial, associados a alimentação saudável e prática de atividade física regular é o melhor tratamento. Além disso, a perda de peso é essencial em portadores de obesidade e sobrepeso, para o controle da doença. Perda de 5 a 10% do peso original já verifica regressão parcial ou total dos depósitos de gordura.

Dessa forma, pacientes considerados grupo de risco para esteatose hepática, como

Prevenir é sempre melhor que remediar. Cuide-se!


MÃOS À OBRA!

Texto: Lícia Ledss Foto: Iagor Manfredini

70

Ao chegarmos ao final de um ano repleto de desafios, percebo que vivemos neste período grandes frustrações e grandes aprendizados. Muito embora possa parecer um ano perdido, um tempo para não se contar, um ano imperfeito, Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar dizia que, ao contrário, “Só o imperfeito pode evoluir. O perfeito já se estagnou, cristalizou-se. Portanto, só o imperfeito tem futuro”. Em tempos nos quais somos impulsionados à excelência, errar pode ser humano, mas tem sido mal visto nos ambientes escolares, de trabalhos e nas relações sociais. Aquele que erra parece não caber na lógica da perfeição. No latim, perfeito quer dizer feito, acabado, completo. Em outras palavras, o perfeito é algo pronto, que não evolui. Essa condição tende a nos levar à prepotência e à estagnação. Nesses termos, a perfeição não parece tão perfeita assim...

Portanto, ao revisitar tudo o que vivemos neste ano, podemos fazê-lo com um olhar cauteloso para as falhas. Os desacertos possibilitam nosso crescimento. É se abrir às possibilidades em meio à crise e ao caos, ainda que errando. É no reconhecer das faltas que nasce o esforço de cuidar, de acertar e ir além. Porém, para aqueles que fazem este movimento em busca da perfeição, tendem a uma profunda decepção por si mesmos, além de estarem receosos sobre aquilo que outros possam vir a pensar ou falar deles. Isso ocorre porque se privam do aprender com a vida, de extrair ganhos, mesmo quando as situações são duras.

tência. E, se é certo que seremos frustrados, que tal realizar alguma escolha enquanto nos recuperamos da queda? Falo aqui de decidir qual caminho tomar quando um ciclo se finda e outro está às portas. Onde, quando e por que devo, posso e quero ser melhor? Responder a este questionamento nos remete ao que não está pronto. Por isso, mãos à obra! Feliz 2021!

Em resumo: o erro é a oportunidade de melhorar, é o recurso que impulsiona o mover humano em direção ao entendimento de que teremos mais outros desafios, outros anos, outras perdas e outros erros. Isso faz parte de uma das garantias da nossa exis-

Rua: Guadalajara, 176 Centro, Barreiras - BA (77) 99970 5331 (77) 2103 8274 /licialedsspsicologia


Texto: Ronaldo Dutra Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

DEZ 2020

VOCÊ SABE O QUE É DRGE? A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é a condição que se desenvolve quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago e provoca sintomas desagradáveis e/ou complicações. É um dos diagnósticos mais comuns na gastroenterologia, pois se trata de uma afecção que afeta cerca de 12% a 20% da população brasileira.

Causas

Sintomas

Diagnóstico

Numerosos fatores podem contribuir para o refluxo se tornar patológico, merecendo destaque as aberturas ou relaxamentos transitórios do esfíncter inferior do esôfago. Esses relaxamentos ocorrem independentemente da deglutição e podem estar relacionados com hipotensão do esfíncter. Outra causa facilitadora da DRGE é a presença de hérnia de hiato, principalmente de grande tamanho.

Os sintomas da DRGE são divididos em dois tipos: típicos e atípicos. São considerados sintomas típicos:

O diagnóstico da DRGE se inicia com uma anamnese cuidadosa, capaz de identificar os sintomas característicos, bem como definir sua intensidade, duração e frequência. Devem ser observados fatores desencadeantes e de alívio, além de ser determinado o padrão de evolução da doença, assim como o impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Pirose: também chamada de azia, é a sensação de queimação na região central do peito, que pode irradiar da parte superior do estômago até o pescoço. Regurgitação: definida como a percepção do fluxo do conteúdo gástrico refluído para boca. As manifestações atípicas da DRGE são: Dor torácica não cardíaca (DTNC) Globus faringeus Asma Tosse crônica Fibrose pulmonar idiopátíca Apneia do sono

Com relação aos exames, a endoscopia digestiva alta (EDA) é o método de escolha para avaliar se há lesões causadas pelo refluxo. A pHmetria e a impedanciopHmetria esofágica são consideradas métodos diagnósticos específicos e sensíveis para diagnóstico do refluxo e sua correlação com os sintomas referidos pelos pacientes. São indicados para documentar a exposição ácida no esôfago.

71

Dr Ronaldo Dutra Fonseca Gastroenterologista CRMBA: 9428

Rua: Rua Guarujá 423, Renato Gonçalves (77)3612-8704 /(77)3613-2702/(77)99972-1977


INADEQUAÇÕES SEXUAIS Texto: Geilza Paraizo Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Tenho falado por aqui sobre algumas questões sexuais, contudo, quando o assunto é sexo, definir como “normal” ou “anormal” é uma variável que deve ser considerada. Para tanto, os aspectos sociais, biológicos e psicológicos devem ser avaliados. No aspecto biológico “normal” se manifesta de forma fisiológica, ou seja, o indivíduo já nasce com a capacidade de reagir aos estímulos eróticos. A apetência sexual ou desejo é uma das respostas que o corpo dá, assim como a excitação e o orgasmo. Dessa maneira, quando alguma dessas respostas sexuais estão bloqueadas, podemos considerar que o indivíduo está disfuncional.

72 Existem, ainda, padrões que definem a “normalidade” sociológica. Melhor dizendo, o que é “anormal” em uma época, pode ser “normal” em outra. Partindo do aspecto psicológico, o sexo “normal” é aquele apontado, na visão subjetiva de cada um, como o melhor para si ou para o casal, importando, assim, a satisfação pessoal ou a adequação de cada indivíduo. Desse modo, se a pessoa está satisfeita com seu comportamento sexual, e de sua parceria, consequentemente é conceituado “normal” ou adequado. Porém, se houver a insatisfação com a sexualidade ou com o desempenho sexual e/ou da parceria, essa será julgada inadequada ou “anormal” sexualmente. Segundo Cavalcanti e Cavalcanti (2019), adequação e inadequação dizem respeito aos aspectos psicológicos da sexualidade. Logo, a terapia das inadequações sexuais promove, simultaneamente, a adequação do indivíduo a si mesmo e a sua parceria.

Instituto Médico de Barreiras Rua Dom Pedro II, 648, Renato Gonçalves, Barreiras - Ba geilzap@yahoo.com.br @geilzaparaizo (77) 99945 5853 (77) 3611 7165 / (77) 99918 7165

Geilza Pinheiro Cantuária Paraízo Psicóloga & Sexóloga CRP: 03/6652


73

DEZ 2020


OBESIDADE: PORTA ABERTA PARA OUTRAS DOENÇAS... O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso (sobrepeso + obesos), o montante chega a 70 milhões, e ainda não obtivemos os dados após a pandemia.

Foto: Iagor Manfredini

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Ela é fator de risco para uma série de doenças, como: pressão alta, descontrole no colesterol, infarto do coração, “derrame” (AVC), diabetes, varizes, problemas respiratórios durante o sono, lesões em coluna e articulações, além das questões psicológicas como depressão e baixa autoestima. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado à genética, aos maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a condições metabólicas. O tratamento da obesidade é complexo e pode envolver vários profissionais: psicólogo, nutricionista, nutrólogo, endocrinologista, cardiologista, educador físico, fisioterapeuta, cirurgião do aparelho digestivo.

74

A cirurgia bariátrica ou metabólica é uma alternativa muito eficaz no tratamento da obesidade, quando o tratamento medicamentoso não foi suficiente. As técnicas pouco invasivas (por vídeo, ou seja, cirurgias através de furinhos) evoluíram bastante nos últimos 20 anos, aumentando a segurança e reduzindo o tempo de recuperação pós-procedimento. Por isso, na hora de emagrecer, procure um especialista capacitado para te atender da melhor forma que você merece.

Dr. Ageu Valverde Médico CRM- BA 18801 Cirurgião Geral RQE 19590 Cirurgião do Ap Digestivo RQE 19589 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Instituto Médico de Barreiras Elo Medical (Santa Maria da Vitória) Edifício Três Poderes, 1 andar, sala 106 (Luís Eduardo Magalhaes) Hospital Central Ortoclinica Telefones: 77 3611-7165 77 99918-7165 77 99974-3937 77 99906-9009 institutoqualitte@gmail.com @ageuvalverde Ageu Valverde


DEZ 2020

MEDICINA ESPORTIVA E ALTA PERFORMANCE Você sabia que existe uma especialidade médica chamada medicina do esporte? Essa área estuda a influência do exercício físico na saúde das pessoas, bem como a falta dele. Engloba atletas profissionais que buscam alta performance e esportistas amadores (desportistas). Conseguimos ajudar a alcançar seus objetivos. Seja para fins recreativos, de emagrecimento, saúde, bem-estar ou melhora da performance, reabilitação cardíaca. Além disso, o médico do esporte está capacitado para orientar o treinamento (junto com o Educador Físico), liberar o paciente conforme avaliação clínica e exames, bem como prevenir complicações e lesões. Um exemplo clássico é o ciclismo. Como qualquer esporte, bastante popular no oeste baiano, requer alguns cuidados. Longas distâncias percorridas exigem maior tempo de recuperação muscular, bem como melhor aporte hídrico e nutricional. Além disso, os atletas também precisam de orientação quanto à frequência do treino, o intervalo de repouso e suplementação personalizada conforme seu estado de saúde, o tipo e a duração do exercício.

75

Exames auxiliares na performance esportiva são aliados importantes. A Bioimpedância, por exemplo, mede a quantidade de músculos, gordura, e a taxa metabólica basal. A Dinamometria avalia a força muscular. Já o teste cardiopulmonar ou ergoespirometria avalia o condicionamento cardiopulmonar através da medida de consumo do oxigênio e gases expirados durante o exercício físico. Essa ferramenta é fundamental para medir e melhorar o desempenho do atleta, conforme o esforço máximo. É crucial ressaltar a importância da avaliação médica antes de toda e qualquer participação no esporte. Essa é uma recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), que zela pelo cuidado médico-paciente, segurança, prevenção de lesões musculoesqueléticas e eventos cardíacos súbitos. Agora, me diga: você já treina? Ou está começando agora? Retomou os exercícios pós-pandemia? O que você gosta mais: musculação? Ciclismo? Corrida? Treino funcional? Crossfit? Luta? Natação? Basquete? Futebol? Com carinho, Dra. Fernanda Vasconcelos Médica Clínica e Nutróloga, com especialização em Medicina do Esporte

@fer_vasconceloss Fernanda Vasconcelos Instituto Médico de Barreiras Elo Medical (Santa Maria da Vitória) Edifício Três Poderes, 1 andar, sala 106 (Luís Eduardo Magalhaes) Hospital Central Ortoclinica 77 3611-7165 77 99918-7165 77 99974-3937 77 99906-9009

Dra Fernanda Vasconcelos Médica CRM BA 36203 Clínica Médica RQE 19592 Nutróloga RQE 19593 Pós-graduada em Medicina do Esporte


Foto: Iagor Manfredini

CÂNCER DE PELE: PINTAS QUE MUDAM DE TAMANHO, FORMATO E COR SÃO SINAIS DE ALERTA A pele funciona como barreira protetora, entretanto, ela não é impermeável e alguns agentes externos podem ser absorvidos por ela, como por exemplo a radiação ultravioleta emitida pelo sol. O câncer é todo crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele, devido a mutações que, na maioria das vezes, são adquiridas ao longo da vida, durante o processo de multiplicação celular. Algumas lesões cancerosas se assemelham a pintas ou manchas, por isso de maneira geral é importante procurar um dermatologista toda vez que você notar alterações na pele, tais como: -Pintas ou sinais que mudaram de tamanho, cor ou forma; -Mudança na textura da pele;

76

-Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas; -Manchas que ardem, escamam, coçam ou sangram; -Pintas que doem.

PODE NÃO SER SÓ UMA PINTA. O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Cuide de sua pele. Ela é o maior órgão do corpo humano. Caso você note alguma dessas alterações em sua pele, agende uma consulta com médico dermatologista.


77

DEZ 2020


78

O SAPO E A ÁGUA FERVENTE Texto: Rosana Alcântara Foto: Iagor Manfredini

Conta-se que se colocarmos um sapo na água fria em uma panela e deixarmos que lentamente se aqueça, o sapo vai se ajustar à temperatura da água e não perceberá quando a água ferver e levá-lo à morte. Costuma-se dizer também que o que matou o sapo não foi a água fervente e sim sua incapacidade de decidir o momento de pular fora. O ano de 2020 é a nossa água fervente, no sentido de nos impor a mudança. Quem se reinventou, que percebeu que as estratégias eficientes e eficazes de antes não funciona mais tão bem, se adaptou, fez mudanças.

ESPECIALISTA EM CONTABILIDADE MÉDICA

77 99198 7708

Se adaptar, mudando, é diferente de se ajustar pra continuar sendo o mesmo. É preciso perceber que a água está esquentando e que é hora de pular, de mudar. Em nosso meio empresarial, repensar as estratégias de negócios, e gestão e inovar em 2021, é decidir pela redução de danos provocados pela pandemia e aumentar os ganhos, é escolher pular da panela antes que a água ferva. Olhe em volta e perceba o que pode e deve mudar em sua empresa. Escolha pessoas e parceiros que estão nessa mesma dimensão da mudança, de trazer o novo e o que está dando muito certo.

Não perder não é suficiente. É preciso ter ganhos e isso começa na percepção e análise do cenário, perpassa pelo desapego e se consolida nas escolhas legítimas e capacidade de saber e decidir quando pular. A hora da mudança é agora, é pra ontem! 2020 está acabando, mas 2021 continuará nos impondo a necessidade de mudar. “Nada é permanente, exceto a mudança” (Heráclito, pensador)


DEZ 2020

ENTRE OS ESPINHOS HÁ MUITAS POSSIBILIDADES... Texto: Patrícia Teubner Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

As comemorações de fim de ano podem ter significados diferentes para diferentes pessoas. Alguns vão encontrar motivos para festejar, confraternizando e comemorando a vida, o amor, as conquistas e a superação de muitos desafios. Outros, não conseguirão encontrar muitos motivos para comemorar, afinal 2020 foi um ano difícil, de muitas perdas e transformações que afetaram profundamente a vida de todos. Os tão esperados e alegres reencontros com familiares podem dar lugar também ao encontro com a dor da ausência e ao reencontro o com antigos conflitos não resolvidos. O sofrimento e o medo fazem parte da vivência humana, independente do desejo de fugir do desprazer. Às vezes espetamos os outros, às vezes somos espetados, e outras vezes, com sorte ou habilidade, conseguimos desviar do que nos desagrada. O fato é que, não é possível viver fugindo dos espinhos da vida ou viver sangrando por eles. Então, o que fazer? Perguntemos aos porcos-espinhos! Diz a lenda que, durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso, decidi-

Patrícia Teubner Psicóloga CRP 03/02616 Psicoterapia psicanalítica presencial e online Centro Médico. Rua Guadalajara, 176, 2º andar. Centro, Barreiras-BA. (77) 9.9967-5020 @patriciateubnerpsicologa

79 ram se afastar uns dos outros e começaram a morrer congelados. Então, precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos, porém, dessa vez, tomando cuidado com a distância, com aproximação o suficiente para se aquecerem sem se ferir muito. E assim, conseguiram sobreviver. Os problemas e conflitos estarão sempre presentes ao longo da vida. O que fazemos com eles é que fará a diferença. Relacionamentos exigem uma aproximação cuidadosa e respeitosa, com a delimitação de limites saudáveis. Encare os desafios dolorosos com prudência e sabedoria. Busque solu-

ções viáveis através do diálogo de da compreensão empática. Cultive sentimentos e memórias que te fazem bem. Pessoas e relacionamentos perfeitos não existem. Responsabilize-se com o que lhe cabe e mude o que for necessário. Afinal, as escolhas são suas e as consequências também. Possibilidades infinitas de ser feliz se renovam todos os dias.


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Foto: Iagor Manfredini

DRA. JOYCE ELIAS Graduada em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil ( CEULP-ULBRA), desde 2007, Pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar (FADBA), Pós-Graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional (CDCS), atuou como fisioterapeuta intensivista no Hospital do Oeste por oito anos ( 2007-2015). Após esse período sua trajetória profissional ganhou novos desafios, o sonho da tão esperada clínica de fisioterapia aconteceu na cidade de Luís Eduardo Magalhães -BA, em 2014. Trabalhando com Reabilitação Traumato-Ortopédica, na qual também é especializada, veio a oportunidade de atender pacientes no pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras, pelo Instituto de Cirurgias Plásticas Vênus, através do apoio de um cirurgião parceiro e amigo, Dr. João Luiz Santos, que foi seu grande incentivador e o primeiro profissional da área a acreditar no seu trabalho. Pioneira na Metologia MAC (Metodologia de Aceleração Cicatricial), em Luís Eduardo Magalhães- BA, ministrado por Dr. Marcus Vinícius, no Rio de Janeiro-RJ, no ano de 2019. Hoje conta com parcerias com renomados cirurgiões do oeste da Bahia, ao qual tem profunda gratidão pela credibilidade e confiança depositada no seu trabalho. Abordagem Fisioterapêutica Especializada em Cirurgia Plástica e Intercorrências e Complicações cirúrgicas. @joyceeliasfisioterapia

80

77 999410328/ 77 9998358312 Clínica de Fisioterapia Rua Pará, número 607, Centro, Luís Eduardo Magalhães-Ba.

DRA. MARA ALESSANDRA Dra. Mara Alessandra, fisioterapeuta na área de Dermatofuncional voltada ao Reparo Tecidual, possui vasta experiência em sua trajetória em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. A cirurgia plástica definitivamente a escolheu e em busca de identidade profissional aprimorou suas técnicas com cursos referenciados, trazendo excelência na abordagem pré, intra e pós-operatória de cirurgias. Além da atuação em intercorrências e complicações cirúrgicas com a Metodologia de Aceleração Cicatricial M.A.C. Alçou voos como palestrante nacional e internacional na Jornada de Fisioterapia Dermatofuncional em Cirurgia Plástica em Curitiba PR e em Santiago do Chile. Dra Mara se tornou referência na Abordagem Fisioterapêutica Especializada de pós-operatório de cirurgia plástica em Barreiras-BA, sendo a primeira fisioterapeuta a atuar no bloco cirúrgico e pioneira na Bahia com o M.A.C. “O reparo tecidual é minha verdadeira paixão, pois me oportuniza a atuar nos diversos segmentos da saúde, possibilitando novas parcerias com obstetra, odontólogos, ortopedistas, vasculares, entre outros”.

Abordagem Fisioterapêutica Especializada em Cirurgia Plástica e Intercorrências e Complicações cirúrgicas. @mara_alessandraporto (77) 99993-5345 (77)3611-8481 Instituto de Cirurgia Plástica Vênus (77)99801-5501 / (77)3611-4137 Clínica Avivah Barreiras - BA


DEZ 2020 Foto: Iagor Manfredini

ANSIEDADE X FRATURAS DENTAIS Se você não era uma pessoa ansiosa, certamente se tornou ou teve algum episódio de ansiedade neste ano atípico. É evidente que a ansiedade causada pela pandemia está afetando nossa saúde mental coletiva. Assim, é comum pessoas relatarem o aumento do grau de estresse, o que acarreta prejuízos à saúde física, psíquica e oral. Apesar desse aumento acentuado durante a pandemia, os consultórios odontológicos evidenciam há alguns anos esse aumento de pessoas ansiosas, com baixa qualidade de sono e sobrecarga diária de trabalho. Está cada dia mais comum relatos de pacientes que rangem ou apertam os dentes durante o sono, com dores na face e dentes trincados. Essa doença co-

nhecida como bruxismo evidencia como os dentes também têm sofrido os impactos desta carga de estresse e ansiedade. Os dentes naturalmente apresentam pequenas trincas e fissuras decorrentes da mastigação diária. Eles podem suportar apenas alguns traumas antes de eventualmente quebrar. Nós, dentistas podemos prevenir que esse estresse adicional pela ansiedade possa resultar em grandes fraturas que muitas vezes necessitam de tratamento de canal, coroa ou mesmo tratamentos dentais maiores. Se você já tem histórico de bruxismo ou passou a tê-lo, é importante buscar o acompanhamento do especialista, para garantir um sorriso lindo e, sobretudo, saudável.

Endodontia Microscópica e Cirúrgica

Endodontia microscópica especializada

Oral Clin - Odontologia Integrada

Rua Capitão Manoel Miranda, 822, Sala

Barreiras - Ba

305, 2º andar, Barreiras -BA

77 3611-6094 / 99129-8859

77 9 8115-6965 / 77 3611-2725

81


Um cotidiano cada vez mais agitado, as incertezas econômicas, o crescimento do desemprego e o isolamento social gerados pela pandemia do novo coronavírus têm aumentado significativamente os casos de Bruxismo e DTM na população.

Mas o que é Bruxismo? E DTM? Por definição, Bruxismo se caracteriza pelo hábito de ranger, comprimir ou encostar os dentes e pode acontecer tanto quando estamos dormindo (Bruxismo do sono) ou quando estamos acordados (Bruxismo em vigília). Já a DTM (Disfunção temporomandibular) engloba um conjunto de distúrbios que acometem a ATM (Articulação temporomandibular) e pode ser desde um problema muscular até um processo degenerativo. Os principais sintomas dessas condições incluem dor e sensação de cansaço na face, cefaleia (dor de cabeça), limitação da abertura bucal, travamento da mandíbula, desgaste dental dentre outros. É importante destacarmos que Bruxismo e DTM são condições distintas, embora possam estar associadas, e que o correto diagnostico é que direcionará o tratamento. tanto do Bruxismo quanto da DTM é multifato82 Arialcausa e pode envolver fatores anatômicos, psicossociais, presença de doenças reumatológicas, uso de alguns medicamentos, distúrbios respiratórios e do sono. O tratamento é conduzido por um cirurgião dentista, e por ser uma condição multifatorial, o acompanhamento por outros especialistas como neurologista, otorrinolaringologista, reumatologista, psicólogo e fisioterapeuta, por vezes, se faz necessário. A utilização de métodos pouco invasivos, como Laserterapia, Eletroestimulação, Biofeedback e uso de dispositivos interoclusais (placa rígida), tem mostrado ótimos resultados. Esse tratamento deve ser pautado no controle da dor e na mudança de hábitos, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. Todos esses tratamentos estão disponíveis com o Dr Alexandre Wisch na Monale Odontologia.

Dr. Alexandre Wisch CRO: 12.317 Especialista em cirurgia Buco-Maxilo-Facial DTM/Dor Orofacial Rua Café Filho, 228, Centro, Barreiras-Bahia (77) 99808-3881 @dralexandre_wisch

Foto: Iagor Manfredini

A PANDEMIA E O BRUXISMO


DEZ 2020

Lançamento do City House - Seu ritmo moderno de viver. O mais novo empreendimento da Solare nasce em Barreiras e irá ganhar o Brasil.

EQUIPE SOLARE CONSTRUTORA

EQUIPE REMAX WEST

HENRIQUE X SÓCIOS DIRETORES REMAX WEST

83

EQUIPE A3 IMÓVEIS

SOLARE CONSTRUTORA (SUZETE & FRANCISCO ANTÔNIO) COM PAULO MUCCINI

HENRIQUE X CLIENTE CITY

HENRIQUE X JÉSSICA NUNES

EXECUTIVOS GRUPO HORITA LÉO MANO E LÚCIO FELICIANE X LUÍZA MIRANDA E PAULO MUCCINI SOLARE CONSTRUTORA


GEOBIOLOGIA: LIMPEZA E HARMONIZAÇÃO ENERGÉTICA A Geobiologia é uma terapia espiritual que tem como objetivo realizar uma limpeza profunda nos campos físico, astral, emocional e espiritual de pessoas e nos campos energéticos de ambientes. Esse processo atua neutralizando ou transmutando as energias nocivas que podem estar prejudicando a vida no Planeta, quer ela esteja atuando em uma pessoa, ambiente, animal ou situação. A Geobiologia Espiritual auxilia a restaurar o Propósito de cada lugar e de cada Ser, através da reconexão com sua própria espiritualidade e com sua própria essência.

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Benefícios da Geobiologia: - Melhora na dificuldade profissional e pessoal; - Melhora na saúde física; - Redução de dores; - Aumento de energia; - Maior qualidade de sono; - Mais consciência nas decisões e escolhas; - Controle das emoções; - Brigas e discussões; - Tensão e dificuldades de concentração; - Nervosismo e estresse;

84

Quais os tipos de Geobiologia Espiritual? No Espaço Terapêutico Sonia Calazans Terapias Holísticas & Práticas de Espiritualidade temos quatro tipos de Geobiologia Espiritual: Geo Pessoal – Indicada para situações na qual a pessoa tem diagnosticado depressão crônica, fobias, traumas recentes como luto e assédio, tendências suicidas, transtornos de pânico e emocional. Geo Amorosa – Indicada para situações na qual a pessoa está insatisfeita com suas relações amorosas pessoais, familiares e profissionais. Geo Financeira – Indicada para situações na qual a pessoa está insatisfeita com sua relação com o dinheiro. Quando se vibra na escassez e não na abundância. Quando se está envolvido em caso de justiça ou processos jurídicos. Geo Ambientes – Indicada para situações na qual o ambiente tem característica doentia seja por construções antigas, aterramento, energia de entes desencarnados ou adquiriu através das pessoas que ali vivem ou trabalham e que acabam transpondo isso para o ambiente residencial ou comercial.

Como acontece a Geobiologia Espiritual para pessoas?

Como sei que preciso recorrer a Geobiologia Espiritual?

A Geobiologia Espiritual é uma terapia espiritual e de libertação assim como de ajustes emocionais, pois trata as dores da alma e do coração. Ela ajuda na (re) visão que cada um tem de si até então, revendo as versões das histórias de vida e ajudando a clarear essas visões para que novos passos possam ser dados.

Quando sentir que há um bloqueio na fluência da vida como um todo em aspectos pessoais, amorosos e financeiros.

Baseado no princípio de que as memórias e as programações mentais e espirituais se encontram nos corpos sutis, é feito um processo de relaxamento profundo e uma elevação de frequência energética através de técnicas e procedimentos testados e seguros. Esse estado proporciona um contato com os mentores espirituais de cada um que conduzem todo o percurso facilitado pela terapeuta. E através de técnicas como Radiestesia, instrumentos específicos, cânticos vibracionais, palavras de comando e elementos da natureza como defumações, ervas e águas especiais, promove-se a limpeza, a purificação e a harmonização energética da pessoa. É um trabalho ancorado e sustentado por uma egrégora linda e forte.

Aparecem problemas diversos no dia a dia sem perspectiva de soluções. Sensação de estar amarrado, sem saída. Cada passo dado à frente parece que dois foram dados para trás. Aquela impressão de “falta de sorte”. E esse “bloqueio” pode ser uma ampla gama de negatividade oriunda de diversas fontes, inclusive da própria pessoa. Quanto mais vibrarmos no negativo, no medo, na ansiedade e na desconfiança, mas nos sintonizamos com as frequências de baixa vibração. E isso acontece sem percebermos, muitas vezes. O modo de vida atual nos conduz a uma rotina que exige muito de cada um de nós e a sensação é que estamos sempre em falta ou faltando um pedaço. Maravilhoso, não é mesmo? Conheça mais sobre este trabalho.

(77) 3613 3274/(77) 99834 3556


85

DEZ 2020


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

COMO ANDA A GESTÃO DE PESSOAS DA SUA EMPRESA? A gestão de pessoas é um setor tão importante quanto as outras áreas da empresa. O capital humano hoje é o desafio constante que eleva a lucratividade dos empreendimentos, por isso é tão importante investir na administração de pessoas de maneira assertiva e sustentável. Criar e estruturar um setor de gestão de pessoas são consideradas, nos dias atuais, regras, visto que tem por objetivo desenvolver e colaborar para capacitação e envolvimento de todos dentro da empresa. Por isso a administração do capital humano é fundamental, afinal, elas lideram, motivam, inspiram e constroem o melhor caminho para conquista de objetivos condizentes com a missão da empresa. Muitas pessoas acreditam que o setor de RH serve apenas para questão de folhas de pagamento, contratações e demissões, isso ocorre porque o gestor fica apenas focado em finanças e operações esquecendo o mais importante: a gestão estratégica de pessoas.

86

Essa gestão tem a finalidade de conectar as iniciativas de RH com desafios de curto médio e longo prazo da empresa, possibilitando medir e apresentar os resultados dessas iniciativas, contribuindo para o desempenho do negócio. Uma das principais tarefas do planejamento estratégico de pessoas é em colocar a pessoa certa no cargo certo, através de um recrutamento seletivo responsivo e adequado. Além disso, o setor de RH deve reconhecer e gerar motivação dentro das equipes, fomentando o endomarketing. Com isso, é possível deixar as pessoas engajadas com o propósito da empresa. A gestão estratégica de pessoas é realizada através de um diagnostico que podemos implantar ficha de cargos e salários, ferramenta de avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional entre outras métricas, possibilitando proporcionar salários competitivos eficiência no processo de contratação, retenção de talentos, evitando, assim, o desperdício de recursos. É possível ainda proporcionar maior controle das expectativas, satisfações e motivação pessoal e profissional, já que as demissões de colaboradores e corte de custos não são as únicas soluções para maximização dos lucros. Ter pessoas engajadas vai elevar o poder da sua empresa, bem como aumentar os lucros tornando seu negócio sustentável. Invista no maior capital da sua empresa, o capital humano. Procure um de nossos consultores e comemore os resultados.

Ana Cristina Marçal

Yago Araújo de Queiroz

@destaqueconsultoria

Advogada – OAB/BA 48.552

Contador – PA-021217/O

(77) 99834 7168/99971 0006

Administradora – CRA/BA 12.285

Especialista em Controladoria, Finanças e

Especialista em Marketing e Finanças

Tributos

Consultora Financeira e Gestão Empresarial

Consultor Contábil e Empresarial


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

DEZ 2020

87

/karlakimura

@studiokarlakimura

77 99974 0191

Rua Silva Jarim, 52, Centro, Adoro Produtora. Barreiras - BA.


CADERNO DE VIAGENS

Imbassaí-BA Amanda Borges e Caio Pimentel, Pousada Capitu.

Claudia Campos, Luccas Siqueira, Marília Passos, Jonas de Azevêdo, João e Danny Sambüc

Boipeba Henrique, Pedro, Anna Rezende, Victoria Siqueira, Leonardo Menezes, Lícia, Maurício, Luís Stefano, Lívia.

Hotel Fasano , Angra dos Reis-RJ Dr. Felipe Diniz e Dra. Michele Cardoso

Maldivas Caio e Thailla

Salvador Gladiston, Alessandra Corado, Rossane Andrade, Sérgio Carvalho e Jefferson Bezerra

Campos do Jordão Renata e Vinicius

88 Guarajuba- BA Luísa Helena Corado

Iberostar Selection Praia do Forte Jessica Nunes, Luis Felipe, Neidja, Ananda e Felipe Novais

Campos do Jordão Bié e Karol

Central Park. New York Michele Walker e Bernardo Castro


DEZ 2020

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

REFAZENDO A ROTA

89

Texto: Vanessa Viana Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Em tempos de mudanças rápidas, com as incertezas de um futuro próximo de um ano novo que se inicia, até onde os ajustes de rota podem me afastar ou me aproximar dos meus objetivos? É importante refletir sobre os nossos objetivos. Existe um momento em que precisamos abrir mão de alguns hábitos e esquecer aquele velho caminho que leva sempre aos mesmos lugares. Sabe aquela máxima “mesmos caminhos, mesmos resultados?” Então, é sobre isso que precisamos refletir: que rota eu preciso alterar hoje? Esse deve ser um desafio constante, de analisar e traçar novas rotas, redescobrindo caminhos em busca dos sonhos e projetos profissionais. Steve Jobs disse: “algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem, é selecionar cuidadosamente”.

Hoje, te convidamos a traçar o mapa deste novo ciclo que se inicia e, talvez você precise dizer “não” para alguns caminhos já testados anteriormente. E para te ajudar nessa construção, trouxemos algumas dicas para você. Vamos lá? § Faça uma autorreflexão e anote o que você deseja conquistar nos próximos meses, seja na sua vida pessoal, casamento, finanças, emocional, carreira... Enfim, onde você quer chegar? § Quais os passos você precisa percorrer para te levar a esse destino? Esse é o momento do planejamento. § Trace um plano de ação: aqui é importante traçar o caminho cuidadosamente, com detalhes, pois ele irá te ajudar a não desistir diante do primeiro obstáculo e a seguir firme rumo ao teu objetivo. Não importa se é uma viagem de férias,

ou um novo caminho para chegar àquele lugar que você quer visitar, ou a alameda que te levará às suas conquistas pessoais e profissionais. O importante aqui é primeiro saber onde você quer chegar, pois em seguida, com o planejamento e plano de ação em mãos fica muito mais fácil tomar decisões, alterar rotas e mudar, se necessário. Boa viagem e um bom ano de muitas conquistas.


CUIDADOS NECESSÁRIOS NA COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS Texto: Edith Cavalcante Foto: Iagor Manfredini

A compra e venda de imóvel parece ser algo simples, mas esconde muitos detalhes os quais devemos prestar atenção, por isso sempre alerto quanto a necessidade de tomar alguns cuidados durante a negociação.

90

É preciso fazer um estudo dos documentos do imóvel, do vendedor e do comprador, a não análise dessa documentação, pode no futuro gerar, inclusive, a nulidade da compra e venda do imóvel, o que certamente trará, além de frustração, a perda financeira. Uma das prevenções a serem tomadas é observar a certidão da matrícula do imóvel, com o intuito de verificar, por exemplo, se o vendedor, de fato, é o proprietário pois, se ele não for, como poderá transferir a propriedade do imóvel? Outras observações são quanto à existência de ônus no imóvel, como a hipoteca, a alienação fiduciária ou até mesmo um contrato de locação com cláusula de vigência registrado na matrícula do imóvel, assim como também o estado civil do vendedor. E ainda a verificação quanto a existência de débitos vinculados ao imóvel, se há dívida condominial e/ou tributária.

Edith Maria Melo Cavalcante Advogada Imobiliarista edithmelo_@hotmail.com (77) 9 9996 6480

São diversos documentos que precisam ser analisados para verificar a viabilidade do negócio, de maneira a evitar vícios e garantir segurança jurídica a compra e venda. Entendendo as partes pela celebração do negócio, o mesmo é formalizado através do Contrato de Compra e Venda do Imóvel, que é o instrumento utilizado para garantir a existência e as condições pactuadas do negócio. Contudo, ressalto que o Contrato de Compra e Venda não é documento capaz para realizar a transferência da propriedade. Para a concretização da transferência da propriedade imobiliária é necessária a lavratura da Escritura Pública de Compra e Venda e o seu consequente registro no Cartório de Registro de Imóveis. Só após o registro na matrícula do imóvel é que o comprador torna-se proprietário podendo, a partir desse momento, opor direito real à terceiros e exercer legalmente os seus poderes de dono do imóvel.


DEZ 2020

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

TORNE-SE REAL

“Ah, sim! Tu me moldaste por dentro e por fora; tu me formaste no útero da minha mãe. Obrigado grande Deus – é de ficar sem fôlego! Corpo e alma sou maravilhosamente formado!” [Salmos de Davi 139]

Uau! Essa é a expressão máxima de ser você por inteiro – é de ficar sem fôlego! O convite a “tornar-se real” é a volta para dentro de si. Este ano de 2020 foi marcado pelo chamado de “ver vendo”, não apenas vivermos como visitas em nossa própria vida, ao contrário, assumi-la na plenitude do modo que fomos projetados: “maravilhosamente!”

91

Você já parou para pensar quão extraordinária é a sua vida e que, por vezes, estamos procurando fora o que se encontra dentro de nós? Tornar-se real é viver de acordo com a sua singularidade. É ver o mundo cheio de amor em vez de cheio de medo. Reconhecer-se com tudo o que traz dentro de si – o seu verdadeiro eu. Ser real é, também, ser responsável por suas escolhas, ser coerente com seus motivos, viver sua verdade. O diretor cinematográfico norte americano Shadyac afirmou em uma entrevista: “O meu caminho é diferente do caminho de outra pessoa... Eu simplesmente me encontrei nas minhas necessidades”.

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Já se encontrou com você e com suas necessidades? Esse encontro perpassa em ser coerente com seus motivos é a arte de viver de acordo com seus valores pessoais, crenças e comportamentos, dos quais preza e lhe conferem significado e satisfação.

@adnachrisostomocoach /adnachristomocoach (77) 99141 0521

Viver o “Ser Real” está imbuído da coragem de ser imperfeito, de ser vulnerável e de sair da mentalidade da vergonha e da culpa, do “eu deveria, eu poderia, eu queria”. É agir em direção ao seu propósito de vida. Atingir esse nível do real é também alcançar a autoconsciência ou a consciência plena, ser agente da sua vida, assumir o controle do seu próprio de-

senvolvimento, de sua carreira, seu espírito criativo, sua coragem e sua curiosidade. Ser autor de sua própria história. Ser real é liberar-se de narrativas que não cabem mais, é perdoar e receber perdão, é aceitar todo o seu “eu”, as “boas” e as “más” emoções, o pacote inteiro com amor, coragem e flexibilidade. Tornar-se real, como afirma David, é: “abandonar a ideia de ser destemido, caminhando, em vez disso, diretamente para seus temores, tendo seus valores como guia, em direção ao que importa para você”. Lembrando que coragem não é ausência de medo, coragem é caminhar no medo.

91

Uma forma incrível de vencer o medo, é permitir que o amor seja a voz que lhe defina. “Deus é amor. Quando passamos a habitar permanentemente no amor, vivendo uma vida de amor, vivemos em Deus e Deus vive em nós... No amor não há medo. O amor amadurecido expulsa o medo” [Primeira carta de João 4. 17 e18]. Concluo lhe fazendo o convite: entre nesse novo tempo, nessa nova estação, de forma real, amorosa, singular, sem fingimento e atuação. Viva a vida em sua plenitude e aproveite cada momento da jornada. Viva o real, um passo de cada vez, e de modo extravagantemente amoroso(a) e honesto(a) consigo mesmo(a). Feliz Novo Começo! Torne-se Real! “O Eterno refez toda a minha vida depois que depositei diante dele todos os cacos. Quando resolvi acertar as coisas, ele me permitiu um novo começo. O Eterno reescreveu o roteiro da minha vida quando abri o livro do meu coração diante dele”. [Salmos de Davi 18]


HOME OFFICE X DIREITO DO TRABALHO X PRIVACIDADE: COMO CONCILIAR? Fotos: Acervo Pessoal

Por mais que a palavra “desafio” dentro do ambiente empresarial soe quase como pleonasmo, um evento fortuito como uma pandemia não é esperado. No entanto, diante de adversidades, a empresa não tem muita opção, se não, adaptar e continuar operando para manter sua sobrevivência (e dos demais envolvidos), quando sua atividade e natureza do negócio permitirem. Com a pandemia, muitas companhias de diversos portes tiveram que realizar a migração parcial ou integral de suas atividades para o home office com objetivo de garantir a continuidade dos negócios, mas como se adaptar de uma maneira a evitar riscos com os direitos do trabalhador, a sua privacidade e as informações/ dados pessoais?

92

Presente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), hoje o Teletrabalho é conhecido como “home office” ou “trabalho remoto” e consiste na prestação de serviços preponderantemente fora do espaço físico da empresa, com utilização de tecnologia da informação e comunicação. Para adoção do home office deverá haver concordância do empregador e empregado, bem como, realizado um aditivo no contrato individual de trabalho.

Logo, em contrato escrito, a empresa deverá tratar sobre a responsabilização pela aquisição, fornecimento, manutenção de equipamentos tecnológicos, infraestrutura e o reembolso das despesas arcadas pelo funcionário, podendo fazê-lo através de comodato. Quanto à infraestrutura de tecnologia necessária ao desempenho do trabalho, deverá ser fornecida pela empresa. No entanto, caso não possua os equipamentos tecnológicos da informação e/ou infraestrutura, e não consiga fornecê-los, torna-se ainda mais útil a definição de políticas internas com regras claras nas empresas, como por exemplo, a política de BYOD (“Bring Your Own Device” ou “traga seu próprio dispositivo”).

utilizados como ferramentas de trabalho podem ser monitorados pela empresa, desde que afastada qualquer expectativa de privacidade para o empregado, através da informação clara e transparente, ao contrário da hipótese de equipamentos tecnológicos de propriedade do funcionário, pois mesmo que utilizados como ferramentas de trabalho, não podem ser monitorados pela empresa, sob pena de violação da privacidade do funcionário. Em linhas conclusivas, mencionou o filósofo muçulmano Al-Jahiz em meados do século IX: “Os fatores ambientais influenciam nos organismos fazendo com que desenvolvam novas características para assegurar a sobrevivência, transformando-os assim em novas espécies.”

Para fins de jornada de trabalho, será considerado o tempo que o empregador estiver à disposição. No regime de teletrabalho não há pagamento de horas extras, exceto, se o empregador criar um meio de controle de jornada, neste caso estará condicionado ao pagamento das horas extras realizadas.

Portanto, a regra é antiga e reforçada por Charles Darwin por meio da Teoria da Evolução e aplicada ao cenário empresarial contemporâneo, em que, ao final, a empresa mais resiliente às mudanças é que sobreviverá, transformando-se em novas espécies.

Agora, segundo orientação do Tribunal Superior do Trabalho, equipamentos tecnológicos de propriedade corporativa

Aylon Estrela é advogado e sócio-fundador do escritório Estrela Neto Advogados & Associados, sediado em Brasília/DF.

@estrelaneto.adv www.estrelaneto.com.br


93

DEZ 2020


Muitas vezes nos apegamos a fatos, circunstâncias, pessoas e emoções, ignorando completamente algo que é tão certo quanto à própria morte: a transitoriedade. Já se apaixonou alguma vez? Eu já me apaixonei várias vezes. Rebobine as memórias, teve um tempo que você sentia que aquela pessoa era o amor da sua vida, o ar que você respirava, a luz que te iluminava. E, passado algum tempo (em alguns casos, até pouco tempo), aquela mesma pessoa se tornou indiferente e se pudesse até desconhecer, desconheceria.

94

E aquele projeto profissional que fazia todo o sentido? Aquela fase que sua empresa estava voando? Aquele momento em que a sua carreira decolou? Economia estável, promessas de um futuro próspero e a conquista da paz mundial. E daí veio a pandemia da covid-19, esfregando na cara de todos que não há garantias nessa vida. Mas, diferente do que a maior parte das pessoas pensa, o que nos faz sofrer não são os acontecimentos, nem as pessoas e tampouco as emoções – eles só são o que são e fazem parte dessa vida. Na real, o que alimenta essa dor é o nosso apego ao que mudou e já não é mais, a nossa identificação com cada fase, como se a nossa existência dependesse daquilo (e não depende). O que nutre a dor e a transforma em sofrimento é a resistência ao fluxo natural de todas as coisas. Tudo vai mudar. Resistir é inútil, não conseguimos impedir. Observe os momentos mais dolorosos da sua vida: não aceitei que o relacionamento acabou; não aceitei que não havia mais condições de manter meu negócio aberto; não aceitei que a pandemia jogou um balde de água fria em todos os meus planos. A aceitação liberta tanto quanto o apego acorrenta. E não aceito porque sou bom, ou porque sou espiritualizado, ou porque sou zen. Aceito porque sou inteligente, porque o apego e a resistência não mudam o fluxo do mundo, mas travam completamente

o fluxo da minha vida. Aceito porque trabalhar com o que tenho gera muito mais frutos do que lamentar o que perdi. Aceito porque uma mente resiliente é criativa, boa em encontrar soluções e em conectar pessoas. Seguir em frente não significa negar ou rejeitar as experiências vividas, mas honrá-las e reconhecer todas as lições que trouxeram. É olhar para trás e para os nossos planos frustrados com amor, na confiança de que algo muito melhor e maior está por vir. Seguir em frente é compreender que não temos o controle da maior parte das coisas e isso não nos torna reféns, mas felizes dançarinos da música que a vida toca. Então, meu amor, viva intensamente cada momento, desde as maiores conquistas e até a dor de cada perda, porque independente do que você pense, sinta ou faça a respeito, TUDO ISSO SIMPLESMENTE VAI PASSAR! Com carinho, Tati.

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

NÃO SE APEGUE. TUDO MUDA O TEMPO TODO


95

DEZ 2020


Fotos: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

96

IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DA COVID 19 NA GESTAÇÃO


Durante a gestação, a mulher passa por um período com diversas alterações fisiológicas e transformações psíquicas, que resultam em uma maior sensibilidade. Tudo muda: seu corpo, agora gerando uma outra vida, toma outros contornos e seu estado emocional se equilibra entre uma verdadeira montanha-russa de sentimentos ambivalentes, contraditórios, que por vezes parece infinita. Estar gestante durante a pandemia da COVID-19 torna-se um DUPLO DESAFIO, porque traz novas preocupações e uma necessidade urgente de se adaptar a um cenário ainda desconhecido. Gestantes representam um grupo da população com particularidades, principalmente ligadas às suas alterações fisiológicas e imunológicas. Tendo em vista esse cenário, muitas mulheres têm receio dos problemas que possam ocorrer durante o período da gestação e no momento do parto, como a possibilidade de transmissão vertical do vírus e as consequências que essa transmissão pode ocasionar no bebê. Sobre isso, os estudos ainda não são conclusivos: há aqueles que sinalizam a possibilidade do aparecimento de sintomas semelhantes ao da mãe infectada no recém-nascido; e outros que referem à impossibilidade de rompimento da barreira placentária (HOFFMANN et al., 2020). Diante de diversas informações e incertezas da ciência sobre os possíveis riscos de

infecção, é compreensível apresentarem medo e insegurança, no entanto devemos ficar atentas a esses sentimentos de ambivalência para que não interfira na saúde mental e bem-estar emocional durante o período gestacional, pois, uma gestação permeada por ansiedades e inseguranças pode ser potencialmente um terreno fértil para o aparecimento de doenças psicossomáticas, além do desenvolvimento de vários transtornos psiquiátricos, dentre eles a depressão pós-parto. Mesmo entre pacientes com sintomas comuns de gripe, o estresse, o isolamento social e o medo devido à semelhança das condições apresentadas pela doença, podem gerar sofrimento mental e piorar os sintomas psiquiátricos ou até mesmo intensificar os sintomas daquelas com transtornos psiquiátricos pré-existentes.

possam desencadear adoecimento emocional mais comuns que elas possam vir apresentar, que são: ansiedade, ataque de pânico, culpa, insônia, perda de apetite e falta de concentração. O olhar sensível e a escuta qualificada são essenciais para reconhecer a mulher nessa situação e, a partir de então, encaminhar para uma equipe multiprofissional. “Fui diagnosticada com Covid -19 com 29 semanas de gestação, no inicio um turbilhão de emoções e inseguranças tomou conta de mim, no entanto com o acompanhamento qualificado e assistência integral de profissionais capacitados e apoio incondicional da minha família e amigos, pude passar por esse momento fortalecida e sem nenhuma consequência materno-fetal.

“Em tempos de pandemia onde o receio e o medo do desconhecido está aflorado em todos, na gestante não é diferente, ou melhor, a gestação já é um momento especial onde todos os sentimentos estão aumentados e nós profissionais de saúde, principalmente obstetras temos a obrigação de um atendimento seguro, acolhedor, disponível e esclarecedor, um pré-natal disciplinado, seguindo os protocolos devidos, tornando um momento seguro, mesmo que incerto e fazendo com que o medo e a insegurança não influencie esse momento gestacional que já é um turbilhão de emoções”, disse, Dra Adriana Barreto e Dr Peres Barreto Médicos Especialistas em Ginecologia e Obstetrícia. A fim de auxiliar na redução dos impactos psicológicos do COVID -19 na gestação, faz-se necessário que tanto as gestantes quanto os(as) profissionais de saúde estejam atentos(as) aos sinais e sintomas que

DEZ 2020

O novo coronavírus, SARS-COV-2, agente etiológico da Covid-19, identificado na China no final de 2019, tem se propagado no mundo inteiro de maneira rápida, vulnerabilizando, dentre outros grupos, as gestantes.

97

@fabiolavianbomfim

Foto: Arte Fotografia

Toda gestação é um grande desafio para a mulher. Encare essa pandemia como mais um desafio que você e seu bebê conseguirão superar” Fabíola Vian Bomfim Sou Fabíola Vian de Abreu Bomfim, Casada com Tarcilio Junior, Mãe de Lara(13), Lucca(06) e Liz (02 meses), Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de Violência – CRAM e Psicóloga da Escola Adventista de Barreiras.


Depois de um ano desafiador como foi 2020, é chegada a hora de traçar novas metas para que 2021 seja um ano de realizações. Isso exige concentração, planejamento, foco, autocontrole e boa capacidade para tomada de decisões. Um processo que pode parecer complexo, mas treinar o cérebro com uma metodologia inovadora garante a performance necessária para realizar os objetivos do próximo ano.

mular suas conexões neuronais. Para isso existe a ginástica cerebral, uma atividade lúdica com base em conceitos da neurociência, que estimula os neurônios e tira o cérebro da zona de conforto. De acordo com estudos científicos, o cérebro precisa de novidade, variedade e desafio crescente – isso garante a neuroplasticidade cerebral, capacidade da nossa mente criar e fortalecer conexões neurais.

O primeiro passo é fazer o cérebro descansar. Sobrecarga no trabalho, estresse, ansiedade e falta de descanso afetam não somente o psicológico como também nossas habilidades cognitivas como concentração e raciocínio lógico. A ansiedade, principalmente, é uma grande inimiga nesse processo. Ela pode comprometer o funcionamento cerebral e afetar a capacidade de planejamento e de adoção de soluções criativas para os desafios do dia a dia.

No curso do Método SUPERA, escola de ginástica para o cérebro inaugurada em novembro de 2019, em Barreiras, pelos empresários Felipe Jacobsen e Ana Caroline Tavares, são utilizadas diversas ferramentas que estimulam a mente, como jogos de tabuleiro, ábaco, jogos online, livros de desafios lógicos e dinâmicas de grupo.

O segundo passo para manter o bom funcionamento do cérebro e garantir performance em todas as áreas da vida é esti-

Foto: Karla Kimura

98

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

2021?

SEU CÉREBRO ESTÁ PREPARADO PARA O ANO DE

mória, raciocínio lógico, autoestima, autoconfiança, trabalho em equipe e elaboração de estratégias. Tudo é uma questão de treino. E você pode começar agora! Seu cérebro vai estar cada vez mais preparado para enfrentar novos desafios e atingir seus objetivos estabelecidos para 2021. Garanta um cérebro renovado para o próximo ano e conquiste muito mais!

São mais de 170 mil alunos no Brasil, pessoas de todas as idades que adotaram a prática da ginástica para o cérebro como uma alternativa para estimular as habilidades cognitivas e socioemocionais. Os alunos desenvolvem habilidades como foco, me“Eu adoro o SUPERA. Quando a escola chegou em Barreiras, fiquei bem animada em fazer o curso, para trabalhar a mente, a memória e a concentração. Meu intuito era melhorar meus resultados no trabalho, nos estudos e a minha produtividade. Passei o ano todo de 2020 no Supera e percebi um aumento muito grande na produtividade e alcance de metas. Mesmo com um ano tão atípico, consegui me manter focada e produtiva e com a sensação de lidar melhor com os desafios que apareceram e, hoje, me sinto encorajada para os desafios de 2021. Além de conquistar tudo isso, o método do Supera é muito divertido. Os exercícios e as tarefas são muito legais de fazer, as aulas são momentos de muito aprendizado, descontração e diversão. Eu recomendo muito o curso do Supera. É um tempo de boa qualidade fazendo coisas tão bacanas que nem parece que você está estudando ou se preparando.” Priscila Walker, nutricionista, 33 anos, aluna SUPERA Barreiras (BA)


DEZ 2020

Foto: Iagor Manfredini

99

BARREIRAS | ITABUNA | VITÓRIA DA CONQUISTA | LUÍS EDUARDO MAGALHÃES @zhagaiamenswear

/zhagaiamenswear


100


DEZ 2020 SABOR INIGUALĂ VEL.

Rua: Ruy Barbosa, 938 Vila Regina, Barreiras - BA (77) 3612 6584 (77) 99810 7995 @therockburgerbar

101


A NECESSIDADE DA EXPANSÃO É O PEDIDO DOS MILHARES DE ASSOCIADOS DO OESTE BAIANO

102

A pedido da comunidade do oeste baiano, a cooperativa Sicredi União MS/TO e oeste da Bahia vai ampliar sua rede de atendimento. Buscando atender do grande ao pequeno produtor; da pessoa física à pessoa jurídica, o Sicredi irá inaugurar mais quatro novas agências: a segunda na cidade de Luís Eduardo Magalhães, que já está prevista para meados de dezembro de 2020. Também a construção da segunda agência de Barreiras e mais duas novas agências, a pedido da população e em estudo pela Cooperativa. Poderá também iniciar a construção em Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia. É o oeste baiano sendo fortalecido pelo cooperativismo, porque com o Sicredi, gente que coopera cresce.

É a mão amiga que os produtores têm para fortalecer seu agronegócio, e quando a população, empresários e produtores se unem pelo agro, lembram logo de quem tem a força para fortalecer a lavoura, facilitando o crédito para o plantio e colheita, assim fortalecendo o agronegócio na região. Não tenha dúvida, seja um associado e vamos unir forças para o nosso oeste baiano. A expansão é uma necessidade para o fortalecimento dos produtores e da comunidade, e a Sicredi União MS/TO e oeste da Bahia acredita nessa região e quer cada vez mais crescer junto.

@SICREDIUNIAOMSTO SICREDI UNIÃO MS/TO FALE COM SEU GERENTE SAC - 0800 724 7220 OUVIDORIA - 0800 646 2519 DEFICIENTES AUDITIVO OU DE FALA - 0800 724 0525 SICREDI.COM.BR SERVIÇOS POR TELEFONE - 3003 4770 CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS (CUSTO DE UMA LIGAÇÃO LOCAL) DEMAIS REGIÕES - 0800 724 4770


103

DEZ 2020


CARICANECA, UM PRESENTE QUE EMOCIONA A caricatura é um presente que emociona e desperta carinho e gratidão em que a recebe. Se você quer dar um presente único, personalizado, realmente especial, dê uma caricaneca da Karaca Primos! Se você quer homenagear, demonstrar reconhecimento e admiração por alguém, dê uma caricaneca ou outro de nossos produtos com a caricatura, da Karaca Primos! Nós somos a KaracaPrimos especialista em caricaturas.

104

DRA. VANESSA GURGEL- Dermatologista “A minha caricanecas da Karaca primos, me acompanha sempre nas minhas consultas. Foi um presente da minha contadora, Rosana Alcântara contabilidade em homenagem ao meu 1 ano de constituição da minha empresa e eu super amo minha caneca com minha caricatura. ”

JUVENAL DIAS – Diretor de ensino do Colégio e Curso Gauss “Receber uma imagem sua é sempre um presente especial. Mostra o olhar do outro sobre você. A equipe da Karaca Primos-caricanecas é especial ao fazer esse trabalho materializado na caneca, o carinho e o cuidado com essa representação. É um presente que emociona profundamente todos que têm o privilégio de receber. ”

DRA. FERNANDA BRUNO – Ginecologista “A caricaneca é realmente um presente muito especial e único, porque traz sua imagem em forma de arte. Além de funcional e linda, dar um ar mais alegre e descontraído para meu consultório. ”

MARIA JÚLIA - A prima caçula da Karaca Primos “ Ser criança é um espetáculo, a gente se diverte pra karaca, ainda mais quando é hora de tirar as fotos, porque a minha caneca com minha caricatura vem cheia de chocolate, aí é só festa e o meu sorriso fica super doce. ”

@caricanecasbarreiras 77 9 9943-6716


DEZ 2020

UM DOCE NATAL... Texto: Catiane Magalhães

Se tem uma coisa que todos concordam é que Natal é sinônimo de mesa farta e gostosa. E se tem delícia, tem Doce Lar. A “casa mais doce” de Barreiras preparou um cardápio natalino de dar água na boca. Referência na cidade em brownie, ela apostou na junção da massa da qual é especialista com a de panetone, resultando no brownietone, seu lançamento para os festejos de fim de ano. A iguaria é oferecida em quatro deliciosos sabores: brigadeiro com castanha, doce de leite com nozes, prestígio e duo (creme patissèrie com ninho), com ingredientes produzidos artesanalmente, pela própria marca. “Tudo feito por nós, com muito carinho e doçura. Até o doce de leite que utilizamos no recheio é caseiro e não industrializado. Prezamos pela qualidade, sabor e pelo frescor dos nossos produtos”, comentou Ana Paula, curadora da Doce Lar.

105

Além do sabor inigualável, os doces ganharam embalagens especiais. “Investimos em caixas temáticas, para entrar na magia de Natal, que é uma época tão gostosa, tão familiar”, conta. Segundo a empresária as expectativas são as melhores, pois além de preparar um cardápio caprichado, ela se organizou também para oferecer o que há de melhor, de forma a proporcionar um natal diferenciado a seus clientes. As agendas para encomendas ficam abertas até o dia 20 de dezembro. Após esta data, os clientes vão depender da disponibilidade dos produtos para a pronta entrega, na loja física da Doce Lar, que funciona, há quase 3 anos, no bairro dos Bandeirantes, em um espaço harmonioso e aconchegante: a residência da proprietária. “É uma proposta diferente. Nós recebemos em casa mesmo, o que originou o nome do negócio, onde produzimos os doces”, enfatiza, destacando o sucesso do empreendimento.

Rua Acerola, n 434,Bandeirantes f.c.terra@outlook.com @docelardelicias 77 99844 9193


CADERNO DE VIAGENS

VOCÊ AINDA TEM CHANCES DE CONHECER UM DOS LUGARES MAIS LINDOS DE TODO TERRITÓRIO NACIONAL. O JALAPÃO, NO ESTADO DE TOCANTINS, CONTA BELAS PAISAGENS E MUITA AVENTURA PARA VOCÊ QUE BUSCA DESCOBRIR NOVOS HORIZONTES. E O MELHOR DE TUDO: COM VALORES LÁ EMBAIXO

JALAPÃO NATIVO (5 DIAS E 4 NOITES) 1º DIA

106

Lagoa do Japonês Almoço Local Pedra Furada Jantar Hospedagem em Ponte Alta

Cânion Sussuapara Comunidade Quilombola do Rio Novo Prainha do Rio Novo Almoço Local Dunas do Jalapão Jantar Hospedagem em Mateiros

4º DIA

Fervedouro Macaúbas Fervedouro Veredas Fervedouro Bela Vista Almoço Local Praia São Félix Pousada São Félix Jantar Hospedagem em São Félix

3º DIA

2º DIA Fervedouro dos Buritis Fervedouro do Buritizinho Almoço Local Cachoeira dos Buritis Cachoeira do Formiga Jantar Hospedagem em Mateiros

5º DIA

Fervedouro Alecrim Cachoeira das Araras Almoço Local

JALAPÃO CONFORT (4 DIAS E 3 NOITES)


Lagoa do Japonês Almoço Local Pedra Furada Jantar Hospedagem em Ponte Alta

DEZ 2020

1º DIA

2º DIA

Cânion Sussuapara Comunidade Quilombola do Rio Novo Prainha do Rio Novo Almoço Local Dunas do Jalapão Jantar Hospedagem em Mateiros

3º DIA

Fervedouro dos Buritis Fervedouro do Buritizinho Almoço Local Cachoeira dos Buritis Cachoeira do Formiga Jantar Hospedagem em Mateiros

JALAPÃO ESSENCIAL (3 DIAS E 2 NOITES)

4º DIA

Fervedouro Macaúbas Fervedouro Veredas Fervedouro Bela Vista Almoço Local

107 1º DIA

Pedra da Balisa Fervedouro do Buriti Fervedouro do Rio Sono Almoço Local Dunas Jantar Hospedagem em Mateiros

2º DIA

Fervedouro Ceiça Fervedouro Buritizinho Almoço Local Cachoeira dos Buritis Cachoeira do Formiga Jantar Hospedagem em Mateiros

3º DIA

Fervedouro Macaúbas Fervedouro Veredas Fervedouro Bela Vista Almoço Local

Remarcação garantida sem multa até 2021; Pagamento em até 10x sem juros; Protocolos operacionais de segurança COVID-19. Vamos te ajudar a entender como funcionam os pacotes da Serras do Jalapão Ecoturismo: Eles podem ser utilizados em longos períodos do ano, dentro de um intervalo predeterminado, baixa e alta temporada, feriados e eventos especiais. Após a confirmação do pagamento do pacote, com cartão de crédito. Saídas de Barreiras-Ba e Palmas-To

77 8808-2237

@jalapaoserras


NO PARAÍSO... Soraya Mendes e Poliana Nascimento

Carol e Rapha

Isadora Rocha e André Carlos

Mariane e Toinho

108

Leandro e Mably

Situado no município de Santa Maria da Vitória, mais precisamente na Estrada Correntina-Inhaumas, o Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras tem se revelado uma grata recompensa aos que buscam ficar mais próximo da natureza. Lugar ideal para descansar ou descontrair com a prática de esportes, o lugar tem atraído cada vez mais baianos e turistas oriundos de vários estados da federação. Fazendo jus ao nome, aqui é um pedacinho acessível do céu.

Marina Arêdes

BR 135 - Localidade do Brás Santa Maria da Vitória - BA (77) 9 9990 7820 @paraisodascorredeiras /hotelfazendaparaisodascorredeiras Yasmin Zancheta e Igor Leonardo


109

DEZ 2020


110


111

DEZ 2020


112


113

DEZ 2020


114