Adoro Revista Ed. 34 - Barreiras - Outubro 2020

Page 1

OUT 2020 SUPERAÇÃO Dra. Aline Brassanini conta como é sua tripla jornada e exibe sua melhor forma física sendo motivação para seus seguidores e pacientes.

DRA. ALINE BRASSANINI SAÚDE

Mulheres, se toquem! Este é o mês dedicado no combate ao câncer de mama. Aproveitem a campanha “Outubro Rosa” e façam o autoexame!

CULINÁRIA

Cozinhar é mesmo uma arte, mas cozinhar em grande estilo, só com as panelas Staub, queridinhas dos Chefs do mundo inteiro. Uma exclusividade da Adorno, em Barreiras e LEM.

INFRAESTRUTURA

Saiba como a posição geográfica do oeste baiano tem contribuído para o crescimento da energia solar na região. A Delcomaq faz grandes apostas no setor.

AGOSTO 2020 | EDIÇÃO 33

1

BARREIRAS-BA | OUTUBRO 2020 | EDIÇÃO 34

Foto: João Menna


2


OUT 2020

Foto: Iagor Manfredini

3

Rua: AbĂ­lio Farias, 203, Centro Barreiras - BA (77) 3612 8338 (77) 98857 7861 @colcci.barreiras


09 18 Empreendedorismo: transforme algo igual em uma peça exclusiva

Você sabe empregar a crase corretamente? Gramatique-se

4

114 96 Bolsonaro assina ordem de serviço da Fiol em Barreiras

Direito: Usucapião Extrajudicial e a regularização da propriedade

59 Quebrando tabus: saiba tudo sobre orgasmo feminino

EXPEDIENTE Direção Comercial Carol Souza Redação Catiane Magalhães Fotos Iagor Manfredini Design e Diagramação Gabriel Augusto Revisão Aderlan Messias

EDIÇÃO EXCLUSIVA BARREIRAS-BA Edição de Nº 34 Outubro 2020 Tiragem 5.000 exemplares Contato 77 9 9993 8443 Instagram @revistaadoro


OUT 2020

CARTA DA DIRETORA

Oi, amores! Tudo joia? Que tal aproveitarmos o mês de outubro para soltar a eterna criança que habita dentro de nós? E quando digo isso, eu me refiro à pureza, à ingenuidade, ao sorriso fácil e ao brilho no olhar. Sabe aquela alegria genuína de quem ganha um brinquedo novo? É disso que estou falando: de leveza e esperança. Assim está a nossa edição: linda e leve! Recheada de boas notícias e conteúdos, para você vibrar na mesma frequência. Aliás, por falar em criança, nenhum adjetivo traduz tão bem a infância como superação, não é verdade? É nesta fase que aprendemos a superar os nossos medos de cair, para aprender a andar firmemente. E desde então, temos que nos superar a cada dia. Superação é a nossa meta e também a nossa manchete. Você vai conhecer a história fascinante da Dra. Aline Brassanini, médica endrocnologista que superou vários desafios, e tornou-se inspiração para muitas mulheres, como boa forma física e emocional, já que a autoestima influencia em todos os fatores da vida feminina. E por falar em feminino, esta edição traz um “time” de mulheres emponderadas, falando dos mais diversos e atuais temas, desde política até saúde. E o melhor: saúde física, oral e psíquica, com nossas articulistas médicas, dentistas e psicólogas. Mas nem tudo aqui gira em torno do mundo rosa das meninas. Cada vez mais temos ganhado leitores masculinos. Para retribuir o carinho e a confiança em nós depositados trouxemos, ainda, uma matéria exclusiva para eles: “Seja um homem de atitude. Vá ao médico!”. Aproveitando a campanha do novembro azul, nós também incentivamos os homens a cuidarem de si. Falar de saúde é mesmo muito importante, mas não abrimos mão dos outros temas, e mantivemos a diversidade de conteúdo em Moda, Arquitetura e Urbanismo, Empreendedorismo, Agronegócio, Infraestrutura, Educação, Gastronomia... Enfim, está esperando o quê? Vire a página e comece a sua viagem no mundo da informação. Falando em viagem... uma grata surpresa: o aeroporto de Barreiras será ampliado para que nos sejam ofertados voos para mais destinos. Então, se ligue no nosso caderno de viagens e já comece a escolher o roteiro do seu próximo passeio. Boa leitura!

5 5


6

N O V O

S E N S E

ATIVE SEU DESEJO.

ESQUENTE SUA PAIXÃO.


OUT 2020

7

Com ativador de desejo, Coffee Sense provoca a excitação dos sentidos e aquela sensação do primeiro encontro.


A ARTE EM MEIO AO CAOS Texto: Carolina Marafiga Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Eu sou atriz e profissional do audiovisual. Ponto. Algumas vezes, em uma conversa, quando falo minha profissão, ouço a pergunta: “mas você trabalha com o quê?”. Apesar dessa pergunta doer no fundo do coração de qualquer artista, ela não está de todo errada. Eu, por exemplo, trabalho como promotora de eventos nos intervalos dos trabalhos como atriz. Eu me formei em 2015 e desde então venho tentando me encaixar nesse mercado precário e fechado que é o mercado artístico no Brasil.

8

Essa construção de mercado se dá por alguns fatores como, por exemplo, a falta de incentivo tanto de políticas públicas quanto de políticas privadas. Temos leis de incentivo como a Lei Rounet, que, quando bem usada, ajuda bastante. Existe uma lei desde 2011, a Lei 12.485, que obriga canais por assinatura a exibir pelo menos três horas e meia de conteúdo nacional em suas grades. Canais como HBO, Fox e Warner começaram a buscar produtoras como a Gullane, O2 Filmes e Conspiração para realizar produções audiovisuais 100% brasileiras. Isso abriu precedentes para que a Netflix, por exemplo, visse que produzimos produtos audiovisuais de qualidade e quisesse investir aqui. Apesar da nossa evolução, temos um caminho grande a ser percorrido para que as oportunidades sejam justas e vastas e o mercado seja estabilizado. Porém, havia uma pandemia no meio do caminho. Desde março fechamos teatros, paramos filmagens de séries, filmes e novelas, centenas de profissionais do teatro ficaram sem trabalho. Eu vi uma das melhores companhias de teatro brasileira pedindo ajuda para se manter em pé. E olha que estou falando sobre o lado financeiro, mas como diz aquela frase “as pessoas sempre dizem como é difícil ser artista, mas ninguém considera o quanto é difícil para o artista não ser artista”, ficamos impossibilitados de realizar aquilo que mais amamos fazer: arte.

Fomos buscar outros meios de nos manter ativos e achamos na internet uma luz em meio à escuridão. Surgiram grupos como o Contíguos, do qual fiz parte, em que realizávamos leituras dramáticas e saraus poéticos semanalmente, companhias como Os Sátyros e Grupo Tapa entraram em cartaz com peças on-line através da plataforma Zoom ou exibindo ao vivo pelo YouTube, alguns cobrando ingressos, outros fazendo gratuitamente. Fiz parte também do espetáculo Lockdown exibido pelo YouTube e cobramos “pague o quanto puder”, ainda doando metade da arrecadação para uma ONG. Nós fizemos o que nos foi possível para manter acesa a chama da arte em nós. É difícil ser artista. Ganhamos pouco ou nada. Precisamos desesperadamente de público e de repente, há seis meses, as luzes do teatro se apagaram. As portas se fecharam e não há correria atrás das

câmeras antes do diretor gritar ação. Estamos voltando aos poucos, com todos os cuidados, mas apesar disso, a retomada é lenta, pois o perigo ainda existe. E você que ficou em casa, assistiu à filmes, assinou a Netflix, a Amazon Prime ou a Globo Play, se você percebeu como a sua série favorita, o seu filme de herói, a novela amada, se você percebeu a falta que esse tipo de entretenimento faz, você entendeu que o mercado artístico e audiovisual brasileiro é importante e precisa continuar existindo. Nós, atores, produtores, técnicos de teatro, sonoplastas, assistentes de direção, de arte, de fotografia e figurinistas, nós sempre vivemos em meio ao caos. A arte sobrevive, sempre. Só não precisava ser tão difícil.

Carolina Marafiga Minuzzi @caro.marafiga


OUT 2020

EMPREENDEDORISMO

FASHION

9

Foto: Iagor Manfredini

Desde criança apaixonada por moda: tendências, estilos e autenticidade sempre fizeram parte do seu mundo. Giovanna Lopes, natural de Barreiras, aos 22 anos, durante a pandemia, e após fechar um ciclo com a marca Colcci, abriu seu próprio negócio. Lança, de forma criativa e inovadora, sua marca exclusiva de personalização de itens de moda, por enquanto, tênis e jaquetas. Sua meta é fazer de suas peças itens únicos que reflitam a personalidade de seus clientes. A Giovanna Lopes Store é pioneira no trabalho artístico 100% manual de customização de peças, com bordados e apliques exclusivos, tornando cada peça especialmente única. O carro-chefe da marca é o tênis All Star, atemporal por natureza, ganha personalidade com os toques da @giovannalopestore (com muita criatividade e dedos furados), tornando-se verdadeira joia repleta de história. Na sequência vieram as jaquetas em estilo boho: item obrigatório de uma fashionista. E muitas novidades ainda por virem. Aguardem!

COMO FUNCIONA: Nossas peças são todas desenhadas e bordadas à mão, de acordo com a personalidade, estilo de vida e temperamento do cliente. Você poderá escolher entre as duas opções: trazer seu tênis novo ou usado para ser feita a arte personalizada ou já será entregue novinho e personalizado. Lembre-se: seu tênis será único no mundo. Temos jaquetas à pronta entrega, novas e/ou jaquetas para serem personalizadas.

giovannalopestore 77 99942-1054


Foto: Acervo Pessoal

UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL: POTENCIAIS DA MENTE 10

Vou te contar um mito que um professor de filosofia que tive narrou para falar sobre “círculo vicioso”. Dizia que, uma certa vez, uma mulher teve uma visão do céu e do inferno. Na visão do inferno, havia uma mesa cheia de alimentos, somente comida da melhor qualidade. Pessoas estavam sentadas ao redor. A característica estranha das pessoas era que tinham braços muito longos que não se dobravam. Quando pegavam o alimento, não conseguiam colocá-lo na boca. Por mais que tentassem, não conseguiam se alimentar. Assim, mesmo com o alimento mais delicioso e nutritivo à frente, as pessoas estavam famintas, zangadas e desesperadas. No céu, ela viu exatamente a mesma mesa, com a mesma abundância de alimento. Em torno da mesa, as pessoas sentadas com as mesmas características que no inferno, braços longos que não se dobravam. A diferença era que ali, em vez da luta inútil para se alimentar, as pessoas usavam seus longos braços para alimentar umas as outras. O termo “círculo vicioso’’ é conceituado como uma sucessão de acontecimentos e consequências que sempre resulta em uma situação que parece sem saída. Em algumas ocasiões, quando contei essa estória, disseram-me que “no mundo real’’ não é possível. Nesse “mundo real’’ onde todos estão cuidando dos seus próprios interesses, os egoístas se alimentam enquanto os humildes passam fome. Mas esse ponto de vista não

está correto, seja como fato ou como base para ação pois, atos de gentileza, compaixão, amor, honestidade e generosidade são como alimento pelo qual todos anseiam. Na presença de alguém ou algum lugar da natureza que nos permite uma experiência de amor e de compaixão, somos tocados e nos lembramos. Em sua ausência, nos alimentamos de substitutos de baixa qualidade: conflitos, vícios emocionais, excitação constante. Insumos que nos entorpecem ou nos levam a um estado de distração. A necessidade de termos de aproximar dos outros, como expressão natural de nossa natureza interior, é mascarada e temporariamente esquecida. Os círculos viciosos se nutrem justamente deste looping distraído da mente. Por exemplo, um homem chega em casa irado por causa de algo que aconteceu no seu trabalho. O cachorro animado vai recebê-lo na porta, e ele o chuta. O cachorro foge do homem e persegue o gato, que, na correria, derruba uma vela. A vela inicia um incêndio, e o homem fica mais irado. O círculo vicioso descreve a reação a um problema, que cria um novo problema e aumenta a dificuldade de resolver o problema original. Mas, assim como existe um círculo vicioso, existe também um círculo virtuoso, em que uma circunstância dá origem a uma outra que subsequentemente dá suporte à primeira. Assim, conhecemos alguém que vive uma vida inspirada, alguém que é gen-

til, amoroso, paciente e generoso. Em sua presença nós percebemos o quão profundamente respondemos a essas qualidades, e as sentimos como uma necessidade. Essa percepção nos desperta para a presença dessas mesmas qualidades dentro de nós. Compreendemos nossa própria natureza mais profundamente. Isso nos leva a uma maior capacidade de gentileza, amor e compaixão, que por sua vez traz uma maior compreensão, levando-nos a viver de maneira inspirada. Trata-se de uma espiral ascendente de inspiração, compreensão e capacidade crescente de servir. Existe o potencial para uma mente nova dentro de nós - uma mente aberta para a compreensão que vem do viver inspirado. Não é a mente do ego, mas aquela mente superior que há dentro de cada um de nós. Além das fronteiras do nosso mundo cotidiano, está algo maior, um mundo novo cuja expansão abarca todos os seres. É nossa tarefa remover as barreiras.

Nanda Carvalho é administradora e terapeuta integrativa. A escrita afetuosa também faz parte do seu propósito diário de conduzir pessoas e empresas a aperfeiçoar suas relações intrapessoais e interpessoais.


OUT 2020

11

siga no instagram

dagemazevedoterapeuta


12

@look.shoes.brrs @look.store.brrs


OUT 2020

13

@look.shoes.brrs @look.store.brrs Foto: Iagor Manfredini


ENTRE O AMOR E A RAZÃO, EXISTE UMA PESQUISA ELEITORAL Texto: Aline Macêdo Foto: Iagor Manfredini

A largada foi dada e cada um seguirá o seu caminho na disputa eleitoral. E não tem jeito, o que baliza o trajeto sempre é a pesquisa. Em qualquer área da Comunicação ela faz a diferença. A política não é divergente nesse quesito. E antes que você torça o nariz e resmungue sobre fatos ou erros, preciso dizer que discutir erros não será o principal ponto dessa coluna. Podemos até falar sobre isso numa próxima. O que eu posso afirmar agora é que se for para botar na balança a “precisão x imprecisão” dos institutos ao longo de tantos anos, a gente sabe bem o resultado.

14

Nesse momento, eu quero mesmo é destacar a importância da pesquisa qualitativa no início dos trabalhos e da quantitativa no decorrer da campanha. A pesquisa qualitativa explora oportunidades, apresenta estratégias e conteúdos que serão fundamentais. A quantitativa é a mais comum, a que vemos na TV e sites, apresenta dados para análise e serve para observar numericamente os votos e outras informações. Isso ajuda a mensurar o trabalho que está sendo realizado, especialmente nas eleições deste ano em que a pandemia do novo coronavírus está impondo restrições de contato e o cenário geral virou uma incógnita. Quem entra de cabeça no certame eleitoral precisa realizar a pesquisa. Os profissionais responsáveis pela Comunicação não trabalham com adivinhação, eles agem com razão, com base nos números e no que ouvem nas entrevistas com diferentes grupos. Já a equipe do candidato, normalmente inclui doses generosas de amor. O que é completamente aceitável em função da convivência no dia a dia. Porém, uma campanha bem sucedida muito dificilmente será desenvolvida sem equilíbrio. Por isso, entre o amor e razão, existe uma pesquisa eleitoral. Ela vai mostrar a melhor forma de aliar o trabalho das equipes. Também, vai destacar coisas que passavam desapercebidas, oportunidades para crescer, o que manter e o que mudar. E o crucial: economiza tempo. Se tem algo que todo candidato precisa ter certeza, é que bem como na comunicação do cotidiano feita nas agências, manter o controle do cenário faz a diferença. Portanto, escolha um instituto de credibilidade e realize a pesquisa. Afinal, quando o ônibus estiver em movimento você vai ver como é ruim não ter onde se segurar.

Aline Macêdo CarambolaCom www.carambolacom.com.br aline@carambolacom.com.br


Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

15

OUT 2020


EU INDICO

Vamos de quarentena cultural? Confirma a nossa indicação para série, filmes e livros. Vale lembrar que essas indicações estão entre os mais vistas de 2020.

SÉRIE

16

Quer ser o próximo a fazer indicações? Mande seu material pelo email: carol@adoroprodutora.com.br

Anne with an E Doçura, delicadeza, beleza, imaginação. Esses são alguns dos adjetivos que podemos atribuir a série Anne With An E, que faz parte do catálogo da Netflix, e que talvez seja uma das coisas mais bonitas que você encontrará no menu do site. A história é baseada na série de livros “Anne de Green Gables”, da autora canadense L. M. Montgomery, literatura mundial – sobretudo para crianças e jovens leitores. Apesar de a história da jovem Anne ser fictícia, ela traz consigo alguns aspectos da vida real da autora. A mulher perdeu os pais ainda bebê, quando tinha 21 meses, e passou a ser criada pelos avós. A jovem Anne, por sua vez, é órfã, e também é adotada por um casal de idosos, que decide cuidar dela. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

SÉRIE

Cobra Kai Se você era fã de Karatê Kid, franquia iniciada na década de 1980, então não deixe de assistir a série Cobra Kai, que é uma continuação direta da franquia que muitos assistiram ao longo dos anos pela Sessão da Tarde e que com o tempo se tornou uma espécie de clássico para o gênero. Para matar a saudade, a obra conta com o retorno de diversos personagens, incluindo o protagonista e o antagonista. Ambientada 34 anos depois do filme original da franquia Karatê Kid, a série Cobra Kai acompanha um um Johnny Lawrence (William Zabka) fracassado, que busca redenção, ao reabrir o infame dojo Cobra Kai, reacendendo assim a sua rivalidade com o agora bem-sucedido Daniel LaRusso (Ralph Macchio). Apesar de bem-sucedido, LaRusso também está enfrentando outras questões em sua vida, já que tem lutado para manter o equilíbrio em sua vida sem a orientação de seu mentor, sr. Miyagi.

DOCUMENTÁRIO

O Dilema das Redes Quanto tempo você fica conectado às redes sociais? O conteúdo que você consome te deixa mais informado ou limitado? Isso te aproxima ou distancia de pessoas e do mundo real? São vários os questionamentos, afinal, cada vez mais as pessoas (de diferentes faixas etárias e classes sociais) passam mais tempo no mundo virtual. Quem nunca terminou um relacionamento ou, ao menos, brigou com o companheiro por causa de uma postagem? Quem nunca discutiu política ou acreditou em uma fake News? Os efeitos nefastos disso não são novidade. Agora, eles são mostrados por quem mais entende. Ex-funcionários de Facebook, Google, Twitter e Instagram revelam, no documentário, de que forma as redes sociais e seus algoritmos estão deixando as pessoas viciadas, semeando a discórdia e minando a democracia. O filme nos mostra como os magos da tecnologia possuem o controle sobre a maneira em que pensamos, agimos e vivemos. Frequentadores do Vale do Silício revelam como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade e sua forma de enxergar a vida

LIVRO

A Bailarina de Auschwitz Com o título original The Choice, a obra foi publicada no Brasil como A Bailarina de Auschwitz, livro que relata a história da própria autora, Edith Eger, quando foi enviada ao campo de concentração com apenas 16 anos. Após superar o trauma, ela foi aos Estados Unidos e se tornou uma terapeuta. Uma leitura que pode ajudar muitas pessoas a superar seus próprios conflitos ou, ao menos, a lidar melhor com eles, ressignificando-os, já que a obra é uma espécie de guia para processar traumas – uma espécie de manual de como lidar com situações difíceis. Convém lembrar que é uma história real, memórias da própria autora.


17

Foto: Carlos Oliver

OUT 2020


GRAMATIQUE-SE A TEMIDA CRASE Texto: Carol Freitas

Crase, colocá-la ou não? Essa é uma pergunta que amedronta muitos usuários da Língua Portuguesa, principalmente os vestibulandos e concurseiros que precisam conhecer de perto as regras e seus usos. Bom, o que muita gente faz é sair decorando os casos em que a crase deve ou não ser usada, o que eu considero o modo mais difícil de aprender, pois, afinal de contas, sem compreender a lógica, você apenas reproduz o que lhe disseram. Por isso, amigo leitor, vou introduzir a CRASE para você nessa edição. A primeira coisa que você precisa saber com relação a ela é: a crase não é o acento. O acento se chama “acento grave”, assim como temos o “acento agudo” e o “acento circunflexo”. A crase é o evento, é a fusão de duas letras e o acento é indicativo dessa fusão. Ou seja, onde antes existiriam dois “A’s”, passa a existir apenas um e o acento grave que indica a crase.

18

A segunda informação é: a crase ocorre com a presença de um A preposição + um A que pode ser artigo ou inicial de palavra (geralmente pronomes demonstrativos), por isso, em sua maioria, a crase ocorrerá antes de palavras femininas. Pense comigo: quem colocaria um artigo feminino antes de palavra masculina? Você concorda? Não faz sentido! Bom, além disso, se temos um A preposição + um A artigo, não faz sentido também colocarmos o acento indicativo de crase antes de palavras no plural, a menos que o artigo também esteja no plural. Dois exemplos bem clássicos pra você visualizar os dois casos são: “Bom dia à todos” (todos é um pronome indefinido, ou seja, não tem gênero, qual a lógica em colocar um artigo feminino? O A que existe nessa frase é apenas preposição, portanto, não há uma fusão, não há crase) e “Não posso atender a expectativas dos outros” (expectativas está no plural, então o A que existe na frase é apenas preposição, não há um AS que concorda com o substantivo no plural. Então não há fusão, não há duas vogais se transformando em apenas uma). Antes de aprender quando usar ou não, considero importante entender o porquê das coisas, afinal de contas, a curiosidade humana é o que move o mundo. Quantas vezes você já se sentiu paralisado na escrita sem saber se há ou não crase? Compreendendo os princípios você pode até errar, mas vai pensar mais a respeito. Até a próxima! Carol Freitas é revisora, corretora e professora de gramática e redação. Formada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia, é uma apaixonada pela nossa língua e suas regras e ensina português para quem cansou de errar pelo @aprendicomcarol.


OUT 2020 Foto: Iagor Manfredini

19

Rua Coronel Magno, Nยบ 801, Renato Gonรงalves (77)998229256 ( 77)36110076 @glamspaurbano


ESCRITÓRIO COMPARTILHADO: UMA TENDÊNCIA DE SUCESSO O coworking, num significado muito simplista é o compartilhamento de espaço físico entre os usuários, sejam empresas ou profissionais autônomos. Seu conceito vai muito além de dividir um espaço físico, para ser considerado uma cultura de compartilhamento de ideias, de flexibilização do trabalho, criando um organismo moderno para os profissionais e estudantes das mais diversas áreas. Os usuários, na sua maioria são engajados em causas sociais, ambientais e estabelecem novas formas de trabalhar, mais econômicas, minimalistas e sustentáveis e, dessas relações, surgem novos negócios.

20

Em 2020, em virtude da pandemia global do coronavírus, houve uma maior procura por escritórios compartilhados. Descaracterizando a destinação inicial para jovens profissionais, agora, o movimento atinge a todos, em virtude da redução de custos, flexibilidade e desburocratização dos contratos.

Nesse cenário, os advogados e sócios no escritório de advocacia Rosângela Queiroz Martins Araújo, Cristiane Gabriel Pacheco e Luiz Antônio Fabro de Almeida resolveram empreender em Barreiras e região, trazendo para cá a cultura do coworking.

O Office’s Coworking tem uma proposta contemporânea, compatível com o perfil do profissional moderno, que poderá direcionar seu cliente, oferecendo privacidade e utilizar o endereço e telefone para agendamentos.

O Office’s Coworking é o primeiro escritório compartilhado de Barreiras, criando oportunidades de convivência, troca de informação e experiência, além de networking para profissionais liberais e estudantes.

Tem como estratégia que o coworker (aquele que utiliza o espaço) sinta que ele também é seu escritório, assim, quanto mais tempo utilizar, maior é o desconto oferecido, a possibilidade de costumizar seu ambiente, gerando valores de grupo e relacionamentos duradouros.

A CEO Rosângela, comenta que trouxe esse modelo da experiência vivenciada na advocacia em Brasília, em que a maioria dos advogados que conheceu possuem salas em coworking:

Pesquisas apontam a maior produtividade quanto se está em ambiente corporativo e muitos usuários relatam a dificuldade do home office. Então o Office’s é a melhor e mais econômica opção.

“a advocacia das grandes cidades está altamente concentrada em coworkings, porque são ambientes adequados e livres de burocracia. O advogado pode dedicar 100% do seu tempo para a profissão, sem desviar atenção para pagamento de contas, balanços, recursos humanos e tantas outras necessidades administrativas”.

Segundo a sócia Cristiane: “as pessoas primeiro descobriram que o home office funciona, mas tem limitações, porque o espaço das casas não é apropriado, tem crianças, outros familiares, não é possível atender clientes; mas o coworking oferece tudo que precisa: privacidade, atendimento, interação, novos negócios e baixo custo”.


OUT 2020 O Office’s dispõe de um ambiente propício para atendimento de clientes, produção e estudo, com toda estrutura para desenvolvimento da criatividade e capacidade produtiva dos profissionais.

1. Sala de Reuniões: mesa de reuniões com 7 lugares, Smart TV, central telefônica, climatização, iluminação adequada, internet, multipontos de energia, café expresso 3 Corações. 2. 4 Salas Individuais para atendimento privativo, todas climatizadas, com internet, central telefônica e decoração. Duas salas permitem a personalização do espaço, conferindo identidade ao usuário. 3. Área de Trabalho Compartilhada: com 12 lugares, ambiente confortável, moderno e dinâmico, climatizado, com internet, central telefônica e multipontos de energia. 4. Copa equipada com geladeira, micro-ondas, cooktop elétrico, filtro de água e cafezinho, chás e biscoito.

“o escritório compartilhado representa uma economia de 70% da despesa usual de um escritório convencional, além de um aumento da produtividade e maior relacionamento, o que acaba sendo um custo muito pequeno. É importante experimentar para ver quanto a vida profissional pode ser simplificada e produtiva”, explica o sócio Luiz Antônio.

Foto: Carol Souza

5. Recepção, com atendimento, central telefônica, cópias, impressões e scanner.

O coworking é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa. Conhecido como um movimento cultural global que altera as relações de trabalho, com propostas flexíveis e dinâmicas para fomentar maior produtividade, o escritório compartilhado é considerado um favorecedor da produtividade e da criatividade, uma vez que o networking promovido entre os usuários é uma das principais vantagens desse modelo de negócios.

PASEO – CENTRO EMPRESARIAL RENATO GONÇALVES - Rua Prof. Orlando Gomes, n. 1145, salas 01- Térreo - Renato Gonçalves Barreiras – Bahia office.scowba@gmail.com (77) 99801-9797 (77) 3611-5613

Cristiane Pacheco - Rosângela Queiroz - Luiz Antônio

21


22

Tamires Dourado LetĂ­cia Camile Bruna Martins


VITORIA SILVA

OUT 2020

Foto: Acervo Pessoal

STUDIO CAPELLI, A BELEZA EM UM SÓ LUGAR Foto: Acervo Pessoal

Texto: Catiane Magalhães Foto: Iagor Manfredini

Em italiano Capelli quer dizer cabelo. E para confiar as suas madeixas você precisa ter boas referências. Em Barreiras, o Studio Capelli é autoridade em tratamentos e estética capilar. Com um leque de serviços, que vai desde coloração (com destaque para os loiros platinados e, mais recentemente, para os morenos iluminados, bastante requisitados ultimamente) à reconstrução dos fios, o salão, que leva a assinatura das sócias Tamires Dourado, Bruna Martins e Letícia Camile, todas hair stylist e que se especializaram em extensões. Com um público 100% feminino, com faixa etária de 20 a 35 anos, a grande vedete do studio são os alongamentos confeccionados e mantidos pelas profissionais. Agora, elas vão além e lançam um método próprio: o impercept, adesivo extensivo, que não danifica o cabelo e, como o próprio nome propõe, fica imperceptível, dando um ar de naturalidade às madeixas mais longas.

Foto: Pericles Monteiro

VITÓRIA ALENCAR

Outra novidade trazida pelas especialistas é que seus produtos poderão ser adquiridos por consumidoras do mundo inteiro. O Studio Capelli vai lançar um site para vender tanto a matéria-prima (cabelo) quanto as extensões já prontas para serem aplicadas,* e também produtos profissionais de grandes marcas. O foco da página é direcionado aos profissionais do segmento (cabeleireiros), mas o consumidor final também pode fazer a compra online. As sócias garantem o envio para todo território brasileiro.

23

“Nosso carro-chefe são mesmo os serviços de cabelo, sobretudo de extensão e coloração, mas o nosso studio reúne todos os serviços de beleza, dando mais conforto, segurança e comodidade às nossas clientes, que dispõe de tudo em um único lugar, e com a qualidade da nossa marca”, disse Tamires, enumerando os serviços de manicure e pedicure, design de sobrancelha, make, e penteados. “Inclusive arrumamos noivas e formandas”, ressaltou citando a crescente demanda por esses serviços também. Pensando na segurança do cliente, a empresa adotoutodos os protocolos de segurança, dispondo de tapetes sanitizante, termômetros para aferição da temperatura do cliente, álcool gel e álcool 70% para higienização das mãos e objetos compartilhados, além da criação de ambientes externos (não fechados) e da redução e controle do fluxo de clientes no mesmo horário.

Foto: Aila Alcantara

CAMILA CRUZ

“No ato do agendamento, nosso sistema envia automaticamente uma mensagem para saber se a cliente teve algum sintoma ou contato com pacientes que tenham testado positivo. Casoconfirmado,fazemosaremarcaçãodohorário.Nossosprofissionaisestãodevidamente equipados com máscara e luvas, e fazemos a frequente sanitização do espaço, tudo para garantir a mesma qualidade e segurança de sempre”, explicou.

www.capellishop.com.br @capellistudiobrs 77 99900-7604 77 2103-8095 @capellishopbrs 77 99860-5005 CAROL SAMPAIO

Rua Esaú Nunes de Jesus Numero 45, Jardim Ouro Branco.


NOVO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DO IPHONE DENUNCIA APLICATIVO ESPIÃO

Texto: Catiane Magalhães

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Uma pergunta recorrente entre os usuários de iPhone é sobre um pontinho que aparece na parte superior direita da tela do aparelho. A dúvida sobre a funcionalidade e tonalidade (ora laranja, ora verde) do dispositivo é comum na maioria dos proprietários do aparelho. Os donos de iPhone não estão acompanhando o ritmo frenético de atualizações de modelos e configurações, e têm recorrido às redes sociais para tentarem ficar informados. Com a chegada do iOS 14, muitos usuários estão estranhando o fato de que, de uma hora para outra, começou a aparecer um ponto laranja ou verde no alto da tela do iPhone.

24

Já a luz laranja indica o microfone ligado, ou seja, algum app está escutando o que está em torno de você. Isso pode ser utilizado para gravar uma ligação telefônica ou conversa ao FaceTime. Porém, se aparecer sem que você esteja realmente usando o microfone, desconfie. Identifique o aplicativo que faz isso e desabilite o microfone para ele em Ajustes > Privacidade > Microfone. Como identificar o aplicativo? Você pode ver qual aplicativo usou recentemente sua câmera ou microfone, puxando a Central de Controle. No alto, você verá o nome do app que usou o recurso pela última vez.

Alguns clientes e amigos, por exemplo, já me procuraram tentando resolver o que para eles parecem ser um problema. Se você também percebeu essa alteração e ficou confuso, fique tranquilo! Essa é só mais uma função de privacidade do iOS, sistema operacional da Apple. A marca implementou para que o usuário sempre soubesse quando um aplicativo está usando a câmera ou o microfone do aparelho. Quando utilizamos a webcam de um computador, uma luz se acende. Da mesma forma, cada vez que está ligada, no iOS 14 isso também é indicado, com uma luz verde no alto da tela. A intenção é que o usuário sempre saiba quando a câmera está sendo usada, para evitar que aplicativos mal intencionados filmem você ou o seu ambiente sem que você saiba. Se a luz verde estiver acesa sem que você esteja usando a câmera (frontal ou traseira), desconfie. Se identificar o aplicativo que faz isso, desabilite a câmera em Ajustes > Privacidade > Câmera.

Aponte a câmera e siga o Instagram da Tech Fix e fique por dentro.

Rua: Coronel Magno, 596E, 1º andar, Centro, Barreiras - BA (77) 99966 7999


OUT 2020

25

Sua loja especializada da Apple em Barreiras


26

Cozinhar é uma arte, mas cozinhar em grande estilo é só com Staub, linha de panelas francesas que faz sucesso no mundo inteiro e se tornou a queridinha dos grandes chefs de cozinha, por conservar dois importantes elementos na culinária: temperatura e sabor original dos alimentos. A arquiteta Joana Franciosi uniu duas paixões (decorar e cozinhar) e incluiu a marca no leque de produtos oferecidos na Adorno. A loja, de sua propriedade, mantém a exclusividade de venda da Staub em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Com variedade de design e cores, as panelas podem sair do fogão e forno e irem direto para mesa, sem fazer feio. Pelo contrário, sua estética foi pensada para ornar uma boa mesa e deixar o momento da refeição ainda mais agradável e prático. Quebrando os padrões, elas estão disponíveis em formatos nada convencionais – desde as tradicionais redondas, às famosas Cocottes, até modelos ovais, além de caçarolas, grelhas, frigideiras e mais – ideal para o preparo de um menu bem diversificado.

JOANA FRANCISOSI TRAZ A REVENDA DA STAUB E ZWILLING PARA O OESTE BAIANO Texto: Catiane Magalhães Fotos: João Menna


OUT 2020 Além de lindas, as panelas são funcionais. Feitas em ferro fundido, elas proporcionam um cozimento de forma lenta e completa – o que realça o sabor de cada ingredientes e do prato como um todo. Staub também é a panela de gerações, conhecida pela sua durabilidade. “Ela é de ferro, mas tem muita tecnologia, possui um tratamento especial na esmaltação e possui os pontinhos na tampa que permitem que o vapor caia de forma lentamente durante o cozimento e preserve os sabores. As pessoas têm que conhecer de perto e se apaixonar”, contou Joana, que utiliza o modelo em sua casa.

27 Versátil, a marca permite, ainda, que seus produtos vão do freezer ao forno, pois aguentam altas e baixas temperaturas possibilitando inúmeras receitas. Além das panelas, a Adorno trouxe também as Alemãs Zwilling e Schott Zwiesel, (zwilling) com mais de 285 anos de mercado e referência mundial na gastronomia no quesito “cortes” e a Schott possui a maior tecnologia na produção de cristais com titânio e tem atualmente a produção mais avançada e ecológica do mundo. Dispomos assim também de uma vasta linha de acessórios, como taças e copos, facas profissionais, afiadores, conchas, pegadores, abridores de vinho, entre outros.

@adornodesign

EXCLUSIVIDADE Em Barreiras/Luís Eduardo Magalhães


ESTRELA GUIA, VIGILÂNCIA E SEGURANÇA PRIVADAS, COMPLETA 18 ANOS. Texto: ASPP-Assessoria Publicitária Foto: Reprodução

28 A Estrela Guia completa 18 anos, num momento de grandes transformações e desafios, que todo esforço e determinação foram cruciais para conseguirmos driblar os obstáculos que uma pandemia nos impõe.

escolta armada e segurança pessoal com profissionais treinados e capacitados dentro dos mais rígidos critérios, para prestar o melhor serviço e proporcionar a tranquilidade que você precisa.

A experiência que adquirimos com o tempo fez toda a diferença. Fizemos os ajustes necessários para manter a empresa nos trilhos, com segurança para nossos colaboradores, clientes e parceiros. Em nenhum instante perdemos de vista o sonho que nos trouxe até aqui, que sempre foi criar a maior empresa de segurança e prestação de serviços do oeste da Bahia: a Estrela Guia. Pioneira na região e genuinamente barreirense.

A Empresa, atende todos os requisitos da legislação vigente, no âmbito Municipal, Estadual e Federal. Ela aposta no seu potencial. Vem expandindo seu raio de atuação para o Piauí e Tocantins, e mantém o seu know-how como premissa para crescer. Oferece mão de obra treinada e qualificada, para que você se preocupe apenas em maximizar os lucros da sua empresa.

A Estrela Guia é a empresa terceirizada mais qualificada da região, prestamos serviços de portaria, recepção, limpeza, segurança patrimonial, segurança armada, serviços gerais (office boy) para fazendas, condomínios, empresas e residências. Temos ainda,

Em um mundo globalizado, onde as vantagens da terceirização são muitas, a Estrela Guia se destaca dando aos seus clientes, liberdade para focar no que realmente interessa: o próprio negócio. Deixa para nós todas as responsabilidades que envolvem a prestação de serviços, como sele-

Dep. Comercial 77 98109-0410 Dep. Financeiro 77 98109-0177 Setor Operac. Plantão 77 98102-6444 Setor Operacional 77 98102-1031 Av. Alberto Amorim, 988, São Pedro, Barriras-Ba

ção, admissão, treinamentos, supervisão, ações essenciais para contratação de mão de obra. Apesar do detalhamento que a prestação de serviços requer, a terceirização de serviços tem pontos positivos que fazem toda diferença: - Proporcionar pessoal qualificado para serviço, buscando agregar ao resultado final. - Aumentar o lucro da sua empresa com redução de custos. - Eliminar a ociosidade e aumentar a produtividade. - Cobertura de faltas, férias e licenças sem qualquer custo adicional. - Eliminação de gastos com recrutamento, seleção e treinamento de pessoal. - Seguro contra acidentes. - Preços acessíveis Há 18 anos nascia uma estrela, de brilho próprio e luz para iluminar tudo que for importante pra você...


OUT 2020

OUTUBRO ROSA: “MULHERES, SE TOQUEM” Texto: Catiane Magalhães Foto: Acervo Pessoal

Ivy Guirao

Os principais monumentos públicos do Brasil receberam, no início do mês, uma coloração especial. A iluminação com tons rosados anuncia a abertura da campanha “Outubro Rosa”, mês de conscientização e combate ao câncer de mama – doença que acomete uma em cada 12 mulheres no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia, esta é a principal causa de mortalidade por câncer entre no público feminino e a quinta causa de morte por câncer, em geral. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo da doença não acomete apenas mulheres, embora seja raro o câncer de mama entre os homens. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, apenas no Brasil, cerca de 66.280 novos casos sejam diagnosticados por ano, o que representa um risco de 61,61 casos por cada 100 mil mulheres – número maior do que a média nacional, que é de 55,2/100 mil. As estatísticas assustam, mas nem tudo é má notícia. O diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. A campanha Outubro Rosa, criada na década de 1990, visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao

tratamento da doença. Além de fomentar a procura por médicos, a campanha incentiva as mulheres a fazerem o autoexame, que ajuda a identificar nódulos. O público-alvo é, normalmente, mulheres com idade a partir de 50 anos, mas o câncer de mama também acomete mulheres mais jovens, como é o caso da engenheira agrônoma Ivy Guirao, que, aos 34 anos, descobriu um tumor na mama direita, na região próxima a axila. A descoberta se deu durante o banho, enquanto ela se apalpava. Com histórico familiar (as duas avós tiveram câncer de mama), Ivy conta que não negligenciou. Mesmo imaginando ser alguma alteração de glândula, ela buscou ajuda médica. A confirmação veio com os exames, seguida do início do tratamento. “Fui admitida no HRT, em Brasília, e tenho muita gratidão pelo SUS. Meu protocolo previa quatro radioterapia vermelha, as quais eu já conclui; e 12 brancas, que estou na metade. Sou a paciente mais nova da unidade, mas nada disso não me abate, eu chego lá cheia de esperança e motivação”, disse. Desde o diagnóstico Ivy estuda o caso, pesquisando sobre o tema e trocando experiências com outras pacientes. “Eu ouvi muitos depoimentos, mas penso que cada caso é um caso. Em momento algum eu deixei me abater. Pelo contrário, eu estou espiritualmente

curada, pois entendi o recado que Deus quis passar para mim. Não encarei a doença como algo destrutivo, porque eu me vejo renascendo a cada dia. Eu sou abençoada em ter a oportunidade de lutar pela a minha vida. Muitas pessoas não têm essa chance”, ressaltou. Otimista e bem-disposta, a engenheira agrônoma conta que só lembra que está doente quando se olha no espelho e percebe a falta de cabelo. “Eu levo uma vida normal. Busquei terapias alterativas para conciliar com o tratamento convencional, faço atividade física e tenho uma alimentação saudável. Saio pouco em função da pandemia, mas cuido e brinco normalmente com os meus filhos”, relata, ela que ainda vai passar por uma mastectomia e pela administração de remédios pelos próximos cinco anos. Ivy lida com a doença com muita leveza e deixa um recado para as mulheres: “se cuidem, se toquem, estejam atentas aos sinais que o corpo emite e não deixe de procurar ajuda. Aquelas que forem diagnosticadas não recebam isso como uma sentença destrutiva. Estejam confiantes e busquem o tratamento, pois a medicina está muito avançada e a gente não está sozinha”, observa.

29


30

PRONTO PARA A CHEGADA DO BEBÊ Planejar um quarto infantil é uma experiência inesquecível para qualquer casal. Preparar aquele espaço para o novo morador exige a atenção aos detalhes. Neste projeto, com o layout limitado por conta dos pontos de TV e ar-condicionado existentes, a arquiteta Jessica Nunes conseguiu colocar todos os itens necessários para o bom funcionamento de um quarto de bebê: berço, poltrona de amamentação, cama da babá e cômoda com trocador. Cada detalhe foi muito bem pensado para esse cantinho. Os grandes destaques do quarto são os elementos lúdicos do papel de parede e os pendentes de nuvem que certamente irão encantar o bebê.


OUT 2020 Foto: Mauro Eduardo Lima

Projeto realizado por Jessica Nunes, em parceria com a arquiteta Laryssa Barcia

31


PENSANDO EM DECORAR A CASA PARA FIM DE ANO? PASSE NA ENCAIXEEVERSÁTIL E SE SURPREENDA

O novo normal aumentou o nosso tempo de permanência em casa, seja nas áreas comuns, seja naquele cantinho reservado para o home office – fator que aumentou a procura por conforto e bem-estar residencial, aquecendo fortemente o mercado de móveis e artigos decorativos. A elevada demanda refletiu na redução da oferta, isso porque algumas fábricas estão com dificuldade em acessar matérias-primas, além de prolongar o prazo de entrega do produto final. Grandes nomes desse mercado já anunciaram o fechamento da agenda de entrega para este ano. Já prevendo esse “boom”, a Encaixe Versátil se antecipou e renovou o seu estoque de produtos das melhores marcas disponíveis no mercado. Além de garantir a entrega dos itens para o final de ano, a loja de Barreiras vai ofertar o melhor preço, já que os pedidos foram feitos antes da virada de tabela. “Fizemos boas negociações com as fábricas parceiras e garantimos produto e preço bom. Hoje, temos pronta entrega da maioria dos produtos da nossa loja, e o melhor: nosso cliente pode fazer suas aquisições para final de ano, com os preços antigos, já que esses foram reajustados recentemente devido à elevada procura, conforme estabelece a lei de mercado”, frisou Josa Alvin, proprietária da Encaixe Versátil. A Encaixe Versátil está pronta para atender você.

Texto: Catiane Magalhães Fotos: Acervo pessoal

32

Josa Alvim

Rua Severino Vieira, 30 Centro - Barreiras-BA 77 3612-3799 / 77 98132-0190 natuzzieditions.com.br


OUT 2020 Este ano o escritório Sérgio Caus lançou a campanha Projeto Gourmet – espaço destinado a encontros e reuniões unindo bom papo e gastronomia, na cozinha montada exclusivamente para isso, no próprio escritório. No local, o arquiteto receberá convidados para cafés, drinks e jantares. Para Caus, a aproximação com o cliente reflete no melhor desenvolvimento do projeto, que precisa ter a essência do cliente com a identidade do profissional. Acompanhem nas redes sociais a divulgação desta campanha.

Foto: Iagor Manfredini

33

@sergiocaus 77 9 99898631 27 9 81268631 Barreiras-BA Vitória - ES


NICÉIA BENVINDA “ARQUITETURA É TUDO QUE VEJO, SINTO E ME FAZ VIBRAR DE EMOÇÃO”. Com escritório consolidado e reconhecido em Luís Eduardo Magalhães e no Oeste Baiano, a arquiteta Nicéia Benvinda conta com 10 anos de atuação na área da construção civil. Iniciou na arquitetura como sócia do arquiteto Ronaldo Silva, no escritório RS Arquitetura (LEM), onde juntos projetaram grandes obras na cidade, tais como: g7 informática, Verdurão, Dantas Eletro e residências, com traços arrojados e projetos bem elaborados. Há 4 anos comanda seu próprio escritório, que também leva seu nome. Como profissional dedicada, a arquiteta busca constantes desafios na elaboração de projetos diferenciados com ênfase em Arquitetura Residencial e comercial . No que se refere à arquitetura residencial, a arquiteta se deslumbra ao atender famílias, pois compartilhar e realizar sonhos é enobrecedor, segundo ela. A valorização da funcionalidade dos espaços e a beleza das fachadas são destaques em seus projetos. O predomínio dos estilos neoclássico e contemporâneo nas residências demonstra o perfil arrojado da arquiteta que não repete fachada, mas que consegue deixar seus traços evidentes em suas obras. Possui projetos construídos em cidades baianas e interior de São Paulo. Isso demonstra o reconhecimento pelo seu estilo de arquitetura e assessoria aos clientes mesmo distantes.

Para mim cada cliente é unico, especial e trás consigo sua historia e sonhos, por isso é muita responsabilidade minha projetar sua casa, local que eles irão compartilhar momentos felizes.

Foto: Jessica Sanderson

34

@niceiabenvinda.arquitetura arquitetaniceia@gmail.com (77) 9 9986-7568 Nicéia Benvinda Arquitetura Rua 31 de março, 138, sala 111 Jardim Paraiso, Luís Eduardo Magalhães - BA.


35

OUT 2020


eclipse cross sport

36


OUT 2020

37

Luis Eduardo MagalhĂŁes - BA Av Enedino Alves da PaixĂŁo,4114 Barreiras-BA Avenida Ahylon Macedo, 1071, Morada Nobre (77) 3612-9150 @famamotorsmitsubishi


38


MATÉRIA OUT 2020 DE CAPA

SUPERE SEUS LIMITES. VOCÊ TAMBÉM PODE.

A palavra superação é o verbo de ação da vida pessoal e profissional da Aline Brassanini Schulz. Mesmo com uma intensa agenda de atendimentos clínicos cuidando dos outros, a jovem médica mantém uma rotina cronometrada, para também cuidar de si. Dona de um corpo escultural, quem a vê pode até pensar que isso lhe custa dedicação exclusiva à academia e uma dieta altamente restritiva. Ledo engano! Doutora Aline leva uma vida “normal”, permitindo-se, por vezes, alguns prazeres gastronômicos. Tudo na “dose certa”, como costuma dizer. Sim, para cuidar do corpo e da mente, ela frequenta a academia, mas sem exageros, pois segue a premissa de que “menos é mais”. Assim, opta sempre pela qualidade em detrimento da quantidade. “Quando estou no foco do emagrecimento eu sou mais rígida na dieta, mas agora, por exemplo, me permito comer o que tenho vontade, de vez em quando, e, eventualmente, beber um vinho. Isso porque eu otimizo meu metabolismo”, disse ela, que é mãe de dois filhos e está na sua melhor forma física. “Eu nunca tive o corpo que tenho hoje, nem mesmo antes da gravidez”, observa.

Aline já passou por vários transtornos com o peso e confessa que quando estava com sobrepeso tentou diversos tratamentos mirabolantes, sem sucesso, mas hoje exibe um corpo que é o seu próprio cartão de visita. Com abdômen bem definido e pernas e braços torneados, ela serve de motivação para os pacientes que chegam ao seu consultório querendo perder peso e ganhar massa magra. “Não existe uma fórmula mágica que se aplica para todos. O protocolo é individual, e pode incluir mais do que um método, unindo suplementação; nutrição emocional e comportamental; otimização metabólica; detoxicação; alimentação saudável; e reposição de vitaminas, minerais e hormônios, mas eu sempre alerto que é um tratamento que não depende só de mim. Eu sou o estímulo, mas depende mesmo do paciente, que muitas vezes chega frustrado por já ter tentado outros métodos e não ter alcançado o resultado. Por isso, às vezes eu tenho que ser mais do que endocrinologista, mais do que nutróloga, preciso atuar no emocional, trabalhar a ansiedade e mudar o comportamento do meu paciente. É bem mais profundo do que simplesmente passar um remédio e uma dieta”, salienta.

Texto: Catiane Magalhães Fotos: João Menna

39


Além de médica e incentivadora dos seus pacientes – a maioria das mulheres entre 30 e 50 anos –, Aline cuida da casa, do marido, dos filhos, e ainda se dedica à espiritualidade, reservando um tempo para Deus, a quem declara como centro dos seus ideais. Como a maioria das mulheres, ela é multifuncional, atuando em três turnos de trabalho, fora e dentro de casa. E ainda assim ela tem tempo para cuidar de si. Ela treina cinco vezes por semana, revezando aeróbico e musculação, mas, ao contrário do que muitos pensam, não mais do que uma hora por dia. “Eu faço questão de participar da vida dos meus filhos, de levá-los à escola; de preparar o jantar, que é comida de verdade; e fazer atividades com eles. Para tanto, eu optei por não dar plantões e nem trabalhar aos finais de semana. Assim, posso exercer plenamente as minhas funções de mãe, médica, cristã, dona de casa, esposa e cuidar de mim. Então, se todos se organizarem e estabelecerem prioridades sobra tempo para cuidar de si e fazer o que gosta”,

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

40

Em meio à correria para dar conta de tantos afazeres, Dra. Aline salienta que falta de tempo e cansaço não são desculpas plausíveis para adiar o processo de emagrecimento. “O reconhecimento de que precisamos de ajuda não nos torna desmerecedores do sucesso consigo mesmo. Precisamos de ajuda. Eu precisei. Permita-se! Você merece cuidar de você, merece se dar a chance, merece investir em si mesmo, merece viver com saúde”, disse. “A maioria dos meus pacientes relatam as mesmas coisas: falta de tempo; cansaço; falta de coragem; baixa libido; sintomas de déficit hormonal, como a mulher na menopausa e o homem na andropausa; dificuldade em obter resultados; dietas e treinos sem respostas significativas, etc... E, como falei, o tratamento é a junção de vários fatores, mas devolver ao corpo aquilo que está faltando faz toda a diferença. Às vezes é só uma questão de falta de vitaminas, de suplementar aquilo que está faltando ou até mesmo de uma reposição hormonal para o que eu chamo de otimização metabólica. Isso ajuda muito a dar qualidade de vida ao meu paciente, traz energia, ânimo, disposição, vida”, completou entusiasmada.

Para ela, é possível trabalhar as falhas individuais de cada metabolismo de modo a facilitar a perda de peso, bem como melhorar o humor e até mesmo tratar falhas importantes hormonais. “Hormônio é vida”, define a especialista em emagrecimento e alta performance. Implantes – Entre as formas disponíveis para a reposição hormonal estão os implantes, que são o grande atrativo de seu consultório. Além de suprir as deficiências de hormônios femininos e masculinos, esses dispositivos auxiliam no emagrecimento, performance, energia e na longevidade além de tratarem doenças como a endometriose. “Não é só uma questão de estética, mas de qualidade de vida, pois ele dá mais disposição e ânimo para malhar, ajudando a transformar o corpo, melhorando humor, libido, trata endometriose, mioma, síndrome do ovário policístico e alto fluxo menstrual, aumentando a autoestima e dando qualidade de vida”, diz a médica, enumerando os benefícios. Segundo ela, os resultados, quando o paciente é bem disciplinado e alia alimentação saudável com exercício físico, começam a aparecer antes do primeiro mês. “Mas volto a dizer: não se pode tratar as coisas isoladamente, ou seja, ficar no emagrecimento sem se preocupar em tratar o organismo como um todo: desinflamar, desoxidar , repor vitaminas e minerais, mudar o que está bagunçado, ou seja, colocar a ‘casa’ em ordem. Enfim, tratar as causas do problema e não o problema em si”. Conhecido também como “chip da beleza”, os implantes hormonais estão na moda e têm ganhado cada vez mais adeptas. Mas a profissional alerta: “a indicação não pode ser para a beleza, o reflexo no corpo e na vida são consequências, a principal indicação é a falta hormonal que é avaliada através de exames e queixas individualizadas. Do contrário, pode apresentar efeitos colaterais, a exemplo de ganho de peso, aparecimento de acne e queda de cabelo, mas se o paciente fizer a sua parte o resultado é certo”, garante a médica, que também aderiu ao método.

“Precisamos de ajuda. Eu precisei. Permita-se! Você merece cuidar de você, merece se dar a chance (...)”


OUT 2020 Foto: Tarcy Araújo

41

“Não tem idade para reposição hormonal, até mesmo uma adolescente pode sofrer com as alterações hormonais e merecer tratamento. Homens se beneficiam demais da reposição, porque quando percebem algum sintoma de déficit hormonal, os níveis de testosterona já estão muito baixos, dignos de reposição. Mulheres na menopausa ganham vida com os implantes, pois há falha na maioria dos hormônios após o climatério”, salienta. Protocolos injetáveis também têm despertado interesses, já que são grandes auxiliadores no emagrecimento, na performance, no humor e na longevidade. “Eu analiso as falhas nutricionais de cada

indivíduo e formulo o que será importante para nutrir cada organismo, através de fórmulas de soroterapia e protocolos intramusculares. Na composição coloco ativadores metabólicos, energéticos, antioxidantes, aminoácidos, protetores cardiovasculares, vitaminas, minerais, enzimas... Enfim, faço um protocolo individualizado de acordo com o que meu paciente necessita. Dessa forma consigo trabalhar o paciente com um todo, desde o emagrecimento até aquele paciente que precisa de um tratamento específico como alzheimer, parkinson, esteatose hepática e até mesmo o próprio processo de envelhecimento”, diz.

CRMBA 22403 @dra.alinebrassaninischulz (77) 99802 4197


ESPECIAL É MORAR AQUI!

1

APARTAMENTO POR ANDAR 3 a 4 vagas de garagem (livres) 1 depósito privativo por unidade

42

236

m2

3 ou 4 Suítes

PRIVATIVOS

TORRE ÚNICA

25

pavimentos + Subsolo

contato

(77)

9.9199-3231

O projeto encontra-se aprovado na Prefeitura da cidade de Barreiras/BA, conforme Alvará de Construção nº. 071/2020. A incorporação encontra-se registrada no Cartório de 1º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Barreiras/BA, sob o nº R-8-12369. As imagens são meramente ilustrativas, por tratar-se de um bem a ser construído. Os móveis, utensílios, equipamentos e objetos de decoração são apenas ilustrativos e não fazem parte do projeto.


OUT 2020 PISCINAS

ACADEMIA

GARAGE BAND / BOATE

BRINQUEDOTECA

CINEMA

SALA DE JOGOS

MINICAMPO

ESPAÇO GRILL

PRAÇA DA FONTE

SPA

SALÃO DE FESTAS

43


44

COMO MUDAR OS HÁBITOS PARA POUPAR E INVESTIR Texto: João Marques Foto: João Menna

O primeiro passo nunca é o mais fácil, mas é extremamente necessário Agora que você já sabe que poupança não é o lugar onde verá seu dinheiro se multiplicar, vamos a dois pontos muito importantes para dar início em sua jornada de investidor: mudança de hábitos, caso nunca tenha poupado e/ou investido algum dinheiro. Para quem está acostumado a ver seu dinheiro todo ir para a fatura do cartão, contas de casa, lazer, e não sobrar praticamente nada ou até estar no vermelho, o que é normal para a maioria dos brasileiros, fica difícil entrar na cabeça como será possível guardar, e muito menos investir algum dinheiro. E essa é a parte mais difícil do início, mas tudo que vale a pena, é necessário sacrifício, então mãos à obra: Comece a adaptar seus gastos para afetar somente entre 70 a 80% do que recebe, no máximo! É aqui que muita gente já se perde, pois você terá que reduzir um pouco o seu padrão de consumo, mas é a semente de hoje que dá o fruto amanhã. Cuide bem dessa semente. Em seguida, separe de forma automática 10% de sua renda (salário, proventos, lucro, etc.), e comece a guardar esse dinheiro, pode ser até em casa ou numa poupança por exemplo, o intuito é você se acostumar a separar um dinheiro todo mês e não tocar nele. E separar esse percentual não interessa se tem dívidas ou não, sempre guarde esse valor todo mês.

pessoas físicas e/ou jurídicas para realizar pagamentos mensais com esse percentual, até o dia em que tudo estará quitado, e como você já estava acostumado a utilizar somente aqueles 70% para suas contas de casa e lazer, poderá separar agora esse montante para investir, e ver seu capital se multiplicar. Sobre onde e como investir, acompanhe os próximos capítulos! Para recapitular o início da sua jornada: Entre 70 a 80% será para gastos de casa/lazer; 10% para reserva de emergência; entre 10 a 20% para investir ou pagar dívidas. Claro que não precisa ser exatamente nesta proporção que citei para sempre, o ideal é começar assim, e aos poucos ir diminuindo os gastos, e aumentando o capital investido, para criar um efeito bola de neve, porém, ao seu favor. O intuito aqui é fazer o dinheiro trabalhar para você, e poder usufruir os frutos que os juros compostos do capital investido lhe retornarão ao longo da vida, e não você trabalhar somente para pagar contas. O incentivo já vai aqui para quem tiver dificuldade em começar ou manter esse ritmo: Tudo que se torna fácil, foi difícil no início. E só será possível usufruir do dinheiro como seu servo quem começar a tratá-lo bem.

E o que fazer com os outros 10 a 20%? INVISTA, caso você não possua dívidas! Caso esteja com dívidas pendentes, faça acordos com as

João Marques de Oliveira Neto Engenheiro civil, empreendedor, investidor investimentosaurum@gmail.com (61) 98158 6721 @auruminvestimentos @jmaarques


OUT 2020 Mansão Cecília Meireles.

45

COMO CRIAR ESPAÇOS QUE DESPERTEM SENTIMENTOS? Texto: Leandro Cardoso

Aqui na Cardoso Arquitetura idealizamos projetos que tragam forte carga emocional. Entendemos que grande parte dos sentimentos humanos estão conectados à percepção do espaço pelo qual somos envolvidos. Dessa forma, no momento do projeto, consideramos que a interação que haverá com o ambiente contribuirá para a formação do mundo interior de cada usuário. Construímos narrativas multissensoriais, de forma que a interação com o espaço possa ser con-

duzida através de estímulos que proporcionem uma experiência inigualável. Nossos projetos são inundados de encantamento na dose certa para que lhe permitam uma vivência agradabilíssima. Buscamos tocar as camadas mais sutis do indivíduo, permitindo que cada usuário construa suas próprias conexões com os locais idealizados. Nossa missão é despertar os sentimentos mais nobres, as emoções mais elevadas e as melhores formas de se viver.

@cardosoarquitetura www.cardosoarquitetura.com.br contato@cardosoarquitetura.com.br

Foto: João Menna


46


47

OUT 2020


ENERGIA SOLAR É A NOVA APOSTA DA DELCOMAQ Texto: Catiane Magalhães Foto: Reprodução

48

Com uma posição geográfica favorável à alta incidência solar, a Bahia tem atraído cada vez mais investidores para aproveitar a abundância de raios. Não por acaso o maior parque de energia solar da América Latina fica no oeste baiano, na cidade de Bom Jesus da Lapa. Barreiras também já abriga grandes usinas fotovoltaicas. Preocupada com a sustentabilidade do planeta, a DelcomaQ, empresa genuinamente barreirense, que atua com perfuração de poços artesianos e irrigação, resolveu diversificar a sua atuação, apostando na chamada “energia verde” ou não poluente e, atualmente, inseriu no seu portfolio a ENERGIA SOLAR. “Atuamos, desde 1993, com excelência em serviços e produtos ligados à agropecuária, atentos a movimentação do mercado, resolvemos expandir e apostar na energia solar,

por ser uma fonte renovável, limpa e barata, aqui na nossa região. Temos muita incidência solar e esses raios podem ser utilizados de diversas formas, a mais prática delas é através de painéis fotovoltaicos, com os quais é possível realizar a conversão direta em eletricidade para uso doméstico, comercial, rural ou industrial. É possível também o armazenamento da energia para ser utilizada também durante à noite”, comentou o porta-voz da marca, Thiago Quinteiro, ressaltando que a empresa atua com ética e de acordo com as normas ambientais, oferecendo produtos e serviços com rapidez, qualidade, inovação e focada na satisfação de seus clientes.

de irrigação, qualidade está sempre aliada à sustentabilidade. Com matriz em Barreiras, a DelcomaQ conta também com uma loja de apoio na cidade de Luís Eduardo Magalhães, que dão suporte a toda região oeste da Bahia, celeiro produtivo e destaque nacional pela alta produtividade agrícola, nas culturas de soja, algodão, milho, café e fruticultura.

Com quase três décadas de atuação no mercado, a DelcomaQ construiu a sua imagem como empresa séria, prezando sempre pela qualidade. No ramo da energia renovável, assim como em poços artesianos e sistemas

Fone: (77)3628 3839 WhatsApp: (77)9 9965 9814; (77)9 9861 4094; (77)9 8137 0339 E-mail: artpocos@delcomaq.com.br


OUT 2020

EdifĂ­cio: OX Tower Porto Alegre - RS

Foto: Erisney RIbeiro e Pedro Passos

49

raphasangalli@gmail.com (77) 98164 1227 @sangalli_arquitetura

Raphael Sangalli - Arquiteto CAU - A97023-9


50

O CLUBE DE VANTAGENS TUDO EM DOBRO CHEGA A BARREIRAS Texto: Catiane Magalhães Foto: Iagor Manfredini

Sucesso absoluto no Paraná e em plena expansão para outros seis estados brasileiros, a Bahia se prepara para receber o “Tudo em Dobro” , um mecanismo incrível, que estimula o consumo de produtos e serviços no comércio e incentiva também os consumidores a saírem de sua rotina, fortalecendo, assim, a economia local neste período de recessão pós pandemia. Barreiras foi escolhida como a primeira cidade baiana para entrar nesse rol de vantagens para empresários e consumidores, tendo Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Ilhéus como as próximas cidades a receberem a franquia. Com coquetel de lançamento marcado para 12 de novembro, a população bairreirense poderá adquirir seu bloco recheado de ofertas em dobro, ao melhor sistema pague um e leve dois. Cerca de 50 empresas devem aderir a parceria, entre elas estarão os melhores restaurantes, salões de beleza, bares, hamburguerias, cafeterias, clínicas de estéticas, lavanderias, lava car, pet shops, entre outros serviços ou produtos. Os parceiros são selecionados a dedo, para garantir o rigoroso critério de qualidade. O criador da marca, o empresário Juliano Garcia terá como sócia franqueada em Barreiras a também paranaense Kika Minosso.

Juliano traz consigo a expertise de já ter implantado, com sucesso, o Tudo em Dobro em outras cidades, e se uniu a Kika para expandir a ação aqui no oeste da Bahia, começando por Barreiras e, em seguida, chegando também à vizinha Luís Eduardo Magalhães. “Estamos em um momento difícil, em que as empresas precisam de fluxo, e os consumidores de ofertas que o motivem a sair da rotina. Precisamos unir o útil ao agradável, comtemplando as duas partes”. Cada empresa pode disponibilizar até três ofertas em dobro de seu cardápio de produtos ou de serviços, e recomendamos que seja sempre o que há de melhor na casa, pois quanto melhor a promoção, maior a adesão. O cliente anuncia que tem o Tudo em Dobro em mãos, solicita dois produtos ofertados no “voucher” e, na hora de pagar a conta, apresenta a oferta e paga apenas um dos itens solicitados , sem custo adicional. A vantagem para a empresa é que ela terá inúmeros novos clientes dentro do seu estabelecimento, consumindo outras coisas além das ofertas, muitas vezes estará também conhecendo a casa e fazendo a propaganda entre amigos. Já o cliente que adquirir o bloco, poderá economizar mais de R$ 10mil se utilizar todas as ofertas do Clube dentro do prazo de validade do bloco, que é de 6 meses”, explicou Juliano, o mentor do projeto.

A franqueada Kika Minosso conta que ao conhecer o projeto, no Paraná, se encantou e não pensou duas vezes em trazê-lo aqui para a região. Para ela, esse é o momento ideal para fomentar o consumo dentro da própria cidade, a fim de evitar que ainda mais empresas se fechem ou demorem a retomar a normalidade. “Existem algumas regras básicas para o consumo, uma delas é que os “vouchers” valem apenas para consumo dentro dos estabelecimentos e a outra, é que as ofertas devem ser utilizadas por duas ou mais pessoas. Assim, garantimos o fluxo de pessoas nas empresas parceiras que, além de conhecerem o local, podem consumir outros produtos”, contou. Segundo ela, o valor do bloco com aproximadamente 150 ofertas será de R$ 100 e as próprias empresas parceiras serão ponto de venda. A ideia é fazer com que os consumidores passem a frequentar locais diferentes e terem novas experiências. Com o Tudo em Dobro é assim: você tem as melhores ofertas em dobro, nos melhores dias e nos melhores estabelecimentos da cidade. Fiquem atentos, pois os blocos são limitados e quase tudo que é bom, dura pouco. Para mais informações, acessem no Instagram @tudoemdobrobarreirasba.


OUT 2020

Foto: Iagor Manfredini

51

BARREIRAS | ITABUNA | VITÓRIA DA CONQUISTA | LUÍS EDUARDO MAGALHÃES @zhagaiamenswear

/zhagaiamenswear


EMPREENDEDORISMO NA VEIA 52

Texto: Marta Souza Foto: Iagor Manfredini

A versatilidade de Giovani Mani em desenvolver várias atividades profissionais realmente é uma característica de empreendedor, que busca o novo e exerce o seu poder de ação para que as coisas aconteçam e os resultados sejam positivos. Dentre os diversos ramos que atua, há cerca de dois anos vem operando no negócio de cosméticos e perfumaria, época em que trouxe para Barreiras e região a representação dos produtos da Amakha Paris, com a certeza de que seria algo promissor, após analisar o crescimento do mercado de beleza em todo país. A empresa Amakha Paris nasceu em março de 2017, com sede em São Bernardo do Campo/SP. A marca trabalha pelo sistema de marketing de rede e com um pouco mais de três anos de existência já contabiliza mais de 1,1 milhão de consultores; mais de 500 produtos no portfólio; 95 fragrâncias de perfumes fabricados com essências importadas inspiradas em perfumes de grife, com hidratantes contendo a mesma fragrância; linha capilar de uso profissional e diário; óleos corporais; linha de nutrição, maquiagem e coloração capilar. O trabalho realizado pela empresa em âmbito nacional motivou Giovani a desenvolvê-lo em Barreiras com o intuito de propiciar não só o desenvolvimento no comércio regional, mas também para trazer oportunidades às pessoas de uma forma concreta e ocasionando melhoria na qualidade de vida familiar, principalmente nesse momento tão difícil de pandemia. Giovani afirma que o melhor nesse negócio é representar uma empresa que tem como missão projetos similares aos que ele acredita: “Todos os dias eu me deparo com a transformação de vida que as pessoas conquistam oriundas das oportunidades propiciadas pelo que a empresa oferece” diz Mani. Giovani Mani Médico Veterinário CRMV 1955 Empresário e Advogado OAB 42657 Corretor de imóveis CRECI 18.499 (77) 99971 0833 @giovanimani @amakhabarreiras

A projeção para os próximos anos realmente é de crescimento, tendo em vista que a empresa em Barreiras vem alcançando suas metas de forma superior ao esperado. Assim como a Amakha nacional, que de maio a junho de 2020 teve um crescimento de 27% no número de consultores e, em julho de 2020, foram 60 mil novos cadastros, com certeza a nossa região está contribuindo de maneira significativa para esses números. “Exerço a atividade do empreendedorismo, que é realmente algo que me fascina. Participo do crescimento do comércio local e o melhor, levo oportunidades para famílias que desejam transformar suas realidades com prosperidade, exercendo um trabalho com dignidade”, fala Giovani.


53

OUT 2020


FERRITINA ALTA: PRECISO ME PREOCUPAR? Texto: Rebecca Padilha Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Tenho recebido em meu consultório muitos pacientes com ferritina alta. A maioria me relata que já diminuiu o consumo alimentar de ferro. Mas será que há necessidade? A ferritina é o reservatório de ferro em nosso organismo, e está presente principalmente no fígado, baço, medula óssea e músculo cardíaco. O que a maioria não sabe é que a ferritina é uma proteína que também se eleva em diversas condições como infecções, processos inflamatórios e alguns cânceres. O aumento da ferritina em 90% dos casos NÃO tem relação com excesso de ferro no organismo. Os outros 10% estão relacionados ao aumento da absorção do ferro pelo intestino pela Hemocromatose, uma doença rara, em que o excesso de ferro se deposita em diversos tecidos causando danos em vários órgãos. A obesidade e a síndrome metabólica são doenças que cursam com aumento da atividade inflamatória no organismo, por isso tais pacientes podem ter aumento da ferritina em seus exames. Como quase metade da população está acima do peso, conseguimos entender em parte essa “epidemia” de ferritina alta. Quais outras situações em que encontramos ferritina elevada sem sobrecarga de ferro?

54

Causas comuns: ° Doenças hepáticas (esteatose ou hepatites virais) ° Abuso de álcool ° Obesidade ° Síndrome metabólica ° Infecções (inclusive infecção pelo COVID-19) ° Câncer ° Insuficiência renal ° Condições inflamatórias agudas e crônicas ° Causas menos comuns ° Tireotoxicose (excesso de hormônio tiroidiano) ° Infarto agudo do miocárdio Nos casos de ferritina elevada, a avaliação da saturação da transferrina (grau de ocupação de ferro na proteína que o transporta no sangue) deve ser sempre avaliada em conjunto. Se saturação alta, sugere excesso de ferro no organismo. Se normal ou baixa, teremos que pensar em todas essas outras causas de elevação de ferritina.


OUT 2020 Foto: Clei Cavalheiro

ODONTOLOGIA DIGITAL: AS VANTAGENS DAS INOVAÇÕES AO SEU ALCANCE Texto: Valkyria Cerutti

A Odontologia Digital tem mostrado eficácia e relevância como solução para diversos tratamentos, através de ferramentas virtuais, que tornam a experiência do paciente no consultório mais agradável, além de permitir melhores resultados. Estamos vivendo na era digital, e nada mais natural do que aproveitar essas soluções mais modernas no tratamento odontológico dos pacientes. Os sistemas digitais trazem maior previsibilidade e precisão para o tratamento, ainda melhoram a experiência do paciente, reduzindo o desconforto durante os tratamentos e também diminuindo o tempo de espera para concluir um procedimento. As tecnologias digitais vão desde à fotografias que podem ajudar no diagnóstico e no planejamento de um tratamento, radiografias com menor índice de radiação, anestesia computadorizada sem dor e uma das mais modernas que é o escaneamento digital feito em consultório, que possibilita a captação de imagem da arcada dentária sem a necessidade da desconfortável moldagem, podendo ser usado para diferentes fins, como: trabalhos protéticos de todos os tipos, trabalhos sobre implantes, planejamento estético possibilitando uma simulação virtual antes de qualquer intervenção, planejamento de placas estabilizadoras para o tratamento de bruxismo, além de outras.

55

Como funciona:

Escaneamento Intrabucal Através de um scanner o dentista consegue captar imagem dos dentes e estruturas adjacentes com alta precisão. Essas imagens são enviadas para o computador, onde o profissional pode analisar as características do paciente minuciosamente. Também é possível fazer a simulação do tratamento a ser realizado de forma bastante precisa. Impressão 3D Essa ferramenta é utilizada para a confecção de peças de restaurações dentárias, ou seja, depois que o projeto foi desenhado no computador, ele pode ser impresso por meio de uma impressora 3D.

Foto: Iagor Manfredini

Muito tem se falado sobre o futuro da Odontologia e suas condutas, pois a cada dia surgem novas soluções e tecnologias para facilitar a vida dos dentistas e também dos pacientes. E é nesse cenário que surge a Odontologia Digital.

Valkyria Cerutti Fonseca Cro-Ba 8019 Especialista em odontologia estética- ABO Especialista em Protese dentária -ABO Especialista em Implantodontia - Instituto Aria Especialista em reabilitação e protese. -ABCD

Rua: Rua Guarujá 423, Renato Gonçalves (77)3612-8704 /(77)3613-2702/(77)99972-1977


“EMPURRÃO”, O MAIOR PRESENTE QUE SE PODE OFERECER AOS FILHOS Texto: Patrícia Telbiner Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

O mês das crianças é uma ótima ocasião para se falar da relação entre pais e filhos. Em um contexto sociocultural que valoriza o consumismo, a superproteção, a permissividade, o hedonismo e tantos outros valores e comportamentos questionáveis, vemos a Síndrome do Imperador em muitas crianças. Elas tornam-se mestres indiscutíveis das famílias, submetendo os outros membros às suas necessidades e caprichos, com comportamentos autoritários, agressivos e baixa tolerância à frustração, desenvolvendo precariamente a empatia, o amor, a culpa, a cooperação, o perdão e a compaixão. Se nada for feito para mudar essa realidade, o que se pode esperar quando forem adultos?

56

A águia, com sua sabedoria instintiva, tem muitas lições a nos ensinar. Uma delas é o empurrão que dá em seus filhotes em direção ao abismo, o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Após crescerem em um ninho confortável e seguro, alimentados e protegidos no alto das montanhas, os filhotes crescem e se fortalecem. Chega então um momento crucial: a águia empurra gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho, já não tão confortável. Seu coração maternal se acelera com as emoções con-

flitantes, sente a resistência dos filhotes e pensa: “Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?” “E se justamente agora isto não funcionar?” Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. Apesar do medo, a águia sabia que precisava fazer o seu papel mais importante: ensiná-los a voar. Sua missão se completaria com o empurrão. Enquanto os filhotes não aprendessem a voar, não compreenderiam o privilégio que é nascer uma águia. O empurrão era seu supremo ato de amor. E então, um a um, ela os precipitou para o abismo… E eles voaram! O que significa o “empurrão” com o qual os pais deveriam presentear os filhos? Ajudá-los a descobrir suas asas, sua autonomia com respeito, empatia, tolerância, amor, compaixão e cooperação. É momento de refletir sobre o lugar e a função dos pais na vida das crianças, em uma educação com firmeza, amor, autoridade, diálogo, respeito, limites, carinho, cuidado e proteção, construindo vínculos fortes e afetuosos, que todos possam crescer e se desenvolver em harmonia.

Patrícia Teubner Psicóloga CRP 03/02616 Atendimento presencial e online. Centro Médico. Rua Guadalajara, 176, 2º andar. Centro, Barreiras-BA. (77)9.9967-5020 @patriciateubnerpsicologa


OUT 2020

ORGASMO Texto: Geilza Paraizo Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

O Orgasmo, no aspecto biológico, é um ato respondente, como todos os reflexos, e existe uma variabilidade individual bem extensa. Além de prazer, os batimentos cardíacos aceleram, o ritmo da respiração aumenta, o que faz com que aumente a pressão sanguínea e as contrações musculares involuntárias. Considerando a subjetividade, o orgasmo pode ser sentido de forma profunda e agradável, com intensidades variáveis, de acordo com os estímulos e as questões existenciais vivenciadas por cada indivíduo. Não se deve comparar orgasmos, porque cada um é único e, além disso, cada pessoa pode sentir de forma diferente. Normalmente eles não irão ocorrer da mesma forma e na mesma intensidade todas as vezes. A mulher pode ter vários orgasmos em sequência em uma única relação, isso se os estímulos forem frequentes. Já o homem, precisa de um tempo, chamado período refratário, em que o pênis fica em estado de detumescência após o relaxamento. Somente após esse tempo, que é variável de uma pessoa para outra, com a continuação de estímulos é possível repetir a experiência. Após o orgasmo, o cérebro libera uma maior descarga de dopamina, serotonina e ocitocina, que são os hormônios que estão ligados ao prazer, bem-estar e relaxamento, o que podem provocar o bom humor. É uma sensação de prazer psicofísico. O Orgasmo é o maior reforçador do desejo erótico. Sendo assim, as pessoas anorgásmicas (que não sentem orgasmos) têm uma tendência a diminuírem o desejo sexual.

Geilza Pinheiro Cantuária Paraízo Psicóloga & Sexóloga CRP: 03/6652

Instituto Médico de Barreiras Rua Dom Pedro II, 648, Renato Gonçalves, Barreiras - Ba geilzap@yahoo.com.br @geilzaparaizo (77) 99945 5853 (77) 3611 7165 / (77) 99918 7165

57


SEJA HOMEM DE ATITUDE.

VÁ AO MÉDICO Depois do Setembro Amarelo, do Outubro Rosa, a sociedade médica se prepara para o Novembro Azul. O mês é dedicado à campanha de conscientização dirigida aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, ficando atrás apenas o de pele. O câncer de próstata é também a segunda causa de morte por câncer no público masculino, perdendo apenas para o de pulmão.

Dr. Paulo Henrique - Urologista CRM - 11025

58

Segundo estatística do Inca (Instituto Nacional do Câncer), um a cada 41 pacientes afetados pela doença virá a óbito. Esse número tem relação direta com o estágio da doença quando diagnosticada e, claro, com a busca pelo tratamento. Quando descoberto e tratado precocemente, são altas as chances de cura, conforme aponta a mesma estatística. “As consultas preventivas devem fazer parte do universo do homem, assim como já fazem do das mulheres. Mas, infelizmente, nós ainda não temos essa cultura. Há, inclusive, um dado relevante apontando que nós homens vivemos cerca de sete anos menos que as mulheres. Isso se deve a vários fatores, mas principalmente pelo hábito de não procurar frequentemente o médico e evitar doenças que poderiam ser prevenidas. Por isso, o mês de novembro é o momento que a gente não pode desperdiçar, do ponto de vista de estimular a procura dos homens em cuidar da saúde”, adverte Dr. Paulo Henrique Costa, Urologista. Sócio na Clínica Instituto Médico, o também urologista Glauber Paraizo atribui a pouca procura à falta de informação e ao preconceito. “Os países latinos, de modo geral, são mais conservadores em relação ao exame da próstata. Ainda hoje existe o estigma, mas, felizmente, tem diminuído bastante, e estamos vendo essa realidade mudar”, disse ele, relatando que cresceu o número de consultas e exames nos últimos anos.

Dr. Glauber Paraizo- Urologista CRM - 13973

Segundo o especialista, há uma maior procura por ajuda médica entre os homens mais velhos. “Isso se deve ao papel da família em incentivar e falar da importância. Paradoxalmente, os mais jovens estão mais receosos, devido à falsa informação de que o exame de toque afeta a virilidade masculina, o que não é verdade”, ressalta.

Quando há suspeita da patologia, um exame de sangue denominado PSA é solicitado, mas os médicos advertem que ele não descarta o toque. “São exames complementares, para uma avaliação mais precisa, porque uma alteração no PSA não necessariamente pode ser um indicativo de câncer, mas sim de uma doença benigna. O toque é mais preciso porque a célula tumoral modifica a anatomia do órgão. Se isso for observado, o profissional vai solicitar a biopsia, que é o exame de confirmação. Quando diagnosticada em sua fase inicial, a doença apresenta mais de 90% de chance de cura”, informaram os especialistas. Apesar de não descartar a doença, os exames periódicos são necessários, porque podem diagnosticar precocemente, já que, quando os sintomas aparecem (dificuldade de urinar ou esvaziamento incompleto da bexiga), normalmente a doença já está avançada, o que reduz as chances de um tratamento curativo. Na maioria dos casos, o tratamento recomendado é a cirurgia, podendo esta ser a retirada parcial ou total da peça afetada. A depender do estágio, pode ser indicada a radioterapia, hormonioterapia e, em alguns casos, cujo avanço é muito lento, é recomendada apenas a observação ativa, ou seja, o monitoramento sem nenhuma intervenção, já que o câncer vai se desenvolver lentamente e não incomodará o paciente. De acordo com Dr. Paulo Henrique e Dr. Glauber, alguns fatores interferem no surgimento da doença: obesidade, dieta rica em gordura, tabagismo e histórico familiar são alguns deles. “Há, ainda, estudos que apontam que o câncer de próstata tem mais prevalência em indivíduos da raça negra, porém, com grau de agressividade menor. Já os homens brancos são menos acometidos, entretanto, quando são, normalmente a doença é mais severa”, contam. A busca pelo serviço aumenta consideravelmente no mês de novembro, mas é disponível o ano inteiro. É recomendado que todos os homens, a partir dos 50 anos de idade, façam as consultas e exames de rotina. Mas, se houver algum fator de risco, o ideal é que a visita ao médico seja antecipada em cinco anos.

Texto: Catiane Magalhães Foto: Iagor Manfredini


59

OUT 2020


SEM MOTIVAÇÃO PARA 60 EMAGRECER? Texto: Rafaela Moraes Foto: Uilian Peixoto

Motivação para emagrecer é algo que todos desejam ter, não é mesmo? Se houvesse um comprimido de motivação, com certeza seria muito utilizado. Porém, ele não existe. E, para piorar, há muitos mitos em torno da motivação.

São nesses momentos que surgem os pensamentos sabotadores e distorcidos: “Nunca vou conseguir emagrecer” ou “É difícil demais para mim”, “Não quero mais continuar”. Cuidado para não cair nessa armadilha de novo!

Se você já tentou emagrecer, provavelmente tenha ficado super empolgado na primeira semana e feito tudo certinho. Mas, com o passar do tempo, foi tomado pelo desânimo.

O desânimo costuma vir com força quando realizam-se dietas radicais e restritivas, pois ninguém consegue sustentá-las por muito tempo, diferentemente de um plano alimentar baseado na abordagem da reeducação alimentar e individualidade.

É comum, até mesmo normal, que os problemas e as circunstâncias do dia a dia muitas vezes nos levem a crer que não conseguiremos seguir em frente.

Rafaela Moraes S. Zuttion Nutricionista CRN5-13311

dieta não deve ser sinônimo de sofrimento, pelo menos aqui não será. É normal se sentir cansado e sobrecarregado, e também ter dúvidas a respeito da própria capacidade. O ponto é que existem dois caminhos para solucionar o desânimo: deixar-se abater ou reagir fortemente. Então, reaja fortemente! Lembre-se de que você é capaz e que a tendência é que, com o tempo, se torne cada vez mais fácil e natural seguir o plano alimentar.

Dessa forma, se você está fazendo uma dieta e está se sentindo desanimado e incapaz, saiba que não precisa ser assim,

Rua Princesa Isabel, 471 Centro, Barreiras, BA @rafaelamoraes_ (77) 9997 7056


OUT 2020

HIPNOSE: O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTA PRÁTICA? Texto: Edson Rodrigues Foto: Iagor Manfredini

Não, não se trata de um milagre, mas sim de uma técnica que ajuda as pessoas a usar o poder da mente. Se utilizada da maneira certa, ela é capaz de muitas coisas. A hipnose é um método terapêutico, ou seja, um tratamento reconhecido pelos Conselhos Federais de Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. É um fenômeno neurológico capaz de alterar o estado normal das pessoas acessando estados emocionais e reeducando o cérebro. Todas as pessoas podem ser hipnotizadas? Algumas pessoas podem ser hipnotizadas com mais facilidade do que outras, porém, todas têm a possibilidade de experimentar. Segundo alguns especialistas, é sempre importante o indivíduo querer, pois é ele que estará no comando.

A técnica trabalha com a ideia de que cada pessoa já tem tudo o que necessita para sua recuperação. O profissional só precisa ensiná-la a utilizar essas ferramentas corretamente. Dessa forma, para que consiga aplicar a técnica, o hipnoterapeuta precisa estar atento às pistas, por meio das reações não verbais dos pacientes. Quais são os benefícios da hipnose? Os benefícios da hipnose são inúmeros e vão desde tratar simples medos, como de escuro e de trovão, até problemas mais complexos, como ansiedade, depressão, fobias, síndrome do pânico, vícios, transtornos sexuais masculino e feminino, gagueira, fibromialgia e outros. Como a hipnose pode ser usada para tratar doenças? Durante uma sessão de hipnoterapia, a

(77) 3613 3274/(77) 99834 3556 Edson Rodrigues Especialista em Hipnose e Reprogramação Mental

61

atenção do paciente está focada. Ele consegue se conectar com o subconsciente, e é nesse momento que é possível superar traumas, fobias e até mesmo doenças. O objetivo é fazê-lo relaxar, mas mantendo a mente ativa. Dessa forma, é possível processar certas informações e promover a ressignificação daquele trauma. Tudo é feito de forma gradual, até o momento da recuperação clínica do paciente. Dependendo da doença, mesmo que haja a necessidade de medicamentos, a hipnose pode ser realizada conjuntamente e atuar como uma forte aliada.


TOXINA BOTULÍNICA: ALÉM DA ESTÉTICA, É USADA PARA FINS TERAPÊUTICOS Texto: Michele Walker Foto: Jessica Sanderson

A Toxina botulínica (mais conhecida como Botox) é muito utilizada para tratamentos estéticos de rugas e linhas de expressão (linhas verticais entre as sobrancelhas, pés-de-galinha nos cantos dos olhos, linhas horizontais na testa, reposicionamento das sobrancelhas e nas bandas do músculo platisma), e pode ser, também, terapêutica, como nos casos de hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo), bruxismo e cefaleia (dor de cabeça). Ela age bloqueando a condução neuromuscular inibindo a liberação de acetilcolina de forma reversível. Causa relaxamento muscular, ação antinociceptiva (dor), atua no sistema nervoso autônomo (glândula sudorípara e outras) e tem efeitos diretos e indiretos sobre o sistema nervoso central.

62

O tratamento consiste em injeção nos músculos subjacentes para imobilizá-los. O procedimento atual é bem tolerado, rápido e a recuperação é mínima. A toxina começa a fazer efeito 7 a 14 dias depois e esse efeito perdura por cerca de 3 a 6 meses até desaparecer gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Os efeitos colaterais são mínimos e estão relacionados com a injeção local. Edema ou dor podem surgir em torno do local da injeção. Alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. É o caso do músculo que levanta as sobrancelhas e dos músculos da linha do sorriso, uma vez que eles são necessários para as expressões dessa região e até para comer.


OUT 2020

PSICOLOGIA PARA ALÉM DO CONSULTÓRIO Texto: Larissa Lorentz Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Ainda se tem a imagem do psicólogo apenas como clínico, que auxilia pessoas com problemas emocionais, porém a atuação pode ir muito além disso. Gostaria, hoje, de apresentar algumas áreas de atuação que eu desenvolvo trabalhos. Acho importante desmitificar a imagem do psicólogo somente como clínico ou, ainda, alguém que cuida somente de doenças mentais. Mesmo na clínica desempenhamos um papel na promoção do crescimento pessoal. Em 2020 completo 10 anos de formação. Ao longo desse tempo foquei muito na área de avalição psicológica, auxiliando pessoas e empresas a compreenderem o seu perfil cognitivo e psicológico. Atualmente, além da área clínica, realizo as seguintes avaliações psicológicas:

Avaliação psicossocial: A avaliação psicossocial é obrigatória em casos de trabalho em altura e espaço confinado. Mas o que é avaliação psicossocial? É uma avaliação psicológica que visa avaliar as funções cognitivas e psicológicas com intuito de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Deve ser feita periodicamente, por um profissional psicólogo habilitado.

Avaliação psicológica para porte/ posse de armas de fogo: Para obtenção do porte ou posse de armar de fogo bem como do CR de atirador desportivo, é necessário passar por uma avalição específica realizada por um psicólogo credenciado à Polícia Federal. Sou credenciada e realizo essa avaliação.

63 Avaliação psicológica para processos seletivos: Com intuito de selecionar de forma mais eficaz os colaboradores, são utilizados instrumentos de avaliação psicológica, os quais são de uso exclusivo de psicólogo. No Brasil, o uso de testes psicológicos constitui função privativa do psicólogo, conforme dispõe o Art. 13 da lei nº 4.119/62: Visa investigar raciocínio lógico, atenção concentrada, inteligência e, sobretudo traços de personalidade, como agressividade, impulsividade, relacionamento interpessoal, relação com figuras de autoridade, produtividade, dinamismo, entre outras, com o intuito de classificar os colaboradores inserindo-os na função que melhor se adéquem. Tem como objetivo maior colocar o “homem certo na função certa”, evitando dessa forma custos futuros desnecessários com treinamentos e encargos trabalhistas.

Avaliação psicológica para obtenção de CNH: Apenas psicólogos especialistas em psicologia do trânsito e credenciados a uma clínica do trânsito credenciada, ao Detran, podem realizar esse tipo de avaliação.Sou especialista na área e credenciada à clínica do Trânsito. A psicologia tem muito a contribuir com a sociedade como um todo.

Avaliação psicológica para levantamento de perfil: Assim como em processos seletivos os testes psicológicos, bem como entrevistas por competências, podem ser usados para conhecer o perfil dos colaboradores que já estão atuando na empresa, visando aprimoramentos ou avaliar possíveis promoções, quando se conhece o perfil do colaborar fica mais fácil otimizar resultados. Pode ainda sem realizada em busca de autoconhecimento na área clínica.

(77 ) 98832-0303 Rua 19 de maio, 213- Centro, Barreiras-BA Clínica PrevLabor


TRANSTORNOS DO SONO Texto: Alexandre Rizkalla Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

A insônia é a perturbação mais comum do sono. Atualmente, é uma das principais queixas dos pacientes da saúde mental quando chegam aos nossos consultórios. Sabemos que ela está associada ao aumento de morbidade e mortalidade quando temos pacientes com problemas cardiovasculares, psiquiátricos e em acidentes, aumentando de forma progressiva ao funcionamento dos trabalhos e laborativos. Em pesquisas recentes, dados atuais mostram que existem várias causas do distúrbio do sono, assim como temos tratamentos eficazes e pontuais. Vimos aumentar esse contexto em 2020, ano atípico, em que todos fomos pegos de surpresa, com total alteração de rotina e isolamento social e afetivo. Costumamos dizer que devemos seguir à risca a HIGIENE DO SONO, a qual focamos a diminuição de estímulos como cafeína, nicotina e álcool; a flexibilização de horários, sempre respeitando o ciclo individual do sono, assim como com grande sucesso as terapias comportamentais. Somente após essas alternativas efetivadas podemos lançar mão da farmacoterapia quando temos agravamento de situações agudas e com necessidade imediata de sintomas negativos. Cito, aqui, algumas dicas pontuais de como melhorar seu sono:

64

1

2

Evitar bebidas alcoólicas e cafeinadas à noite;

3

Fazer atividades relaxantes como tomar um banho morno;

6

Evitar o uso de tablets e celulares na cama;

Jantar ou fazer um lanche entre 2 a 3 horas antes de dormir;

7

Leitura antes de dormir são excelentes;

5

4

Manter o ambiente de dormir sempre silencioso, escuro, climatizado e confortável;

Fazer exercícios regularmente pela manhã;

8

9

Não ficar na cama sem sono;

Ir para a cama sempre no mesmo horário, habitue-se!

Rua 26 de Maio, 533, Centro Barreiras - BA Av. JK, 3563, Edifício Torre 11, Sala 11A Luis Eduardo Magalhães - BA (77) 3611 0789/(77) 3628 6453


65

I

H

´

´

OUT 2020


66

FISIOTERAPIA QUE VAI ALÉM Excelência em fisioterapia no pós-cirúrgico Texto: Mara Alessandra e Joyce Elias Foto: Iagor Manfredini

Dra. Mara Alessandra e Dra. Joyce Elias, ambas fisioterapeutas e especializadas no Reparo Tecidual, atuantes no pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras, vêm proporcionando aos pacientes do oeste da Bahia tratamentos altamente especializados com abordagens imediatas e tratamentos em fibroses, aderência cicatriciais, além da atuação em intercorrências, complicações cirúrgicas entre outros. Essa parceria profissional iniciou-se em 2014, através do apoio de um cirurgião plástico, parceiro e amigo, Dr. João Luiz Santos, que foi o grande incentivador para a formação de uma equipe de fisioterapia para reabilitação de seus pacientes no pós- cirúrgico. A união, a amizade, o respeito mútuo entre as fisioterapeutas, no segmento da fisioterapia clínica , resultou em uma sincronia de atendimentos altamente especializados, nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Esse engajamento profissional tornou-se possível também a parceria e o respeito de outros grandes cirurgiões plásticos que atuam na região. Certificadas e pioneiras na Metodologia de Aceleração Cicatricial (M.A.C), pelo Instituto Celulare que certifica profissionais no Brasil e no Chile, desenvolvido pelo PHD Dr. Marcus Vinícius e Dra. Aline Ronis, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Segundo o Instituto Celulare, que proporcionou a formação a Dra.

Mara Alessandra e Dra Joyce Elias, O M.A.C vem trazer modernas ferramentas do reparo tecidual, as correlacionando clinicamente com as doses específicas, com fotofármacos e marcadores celulares, fazendo com que o fisioterapeuta clínico direcione melhor a soberania clínica, relacionando a instrumentação do exame, imagem e rotina bioquímica. A tecnologia em associação a algumas técnicas de tratamento, fez com que o método de aceleração cicatricial fosse um sucesso no tratamento dos pacientes pós-operados em cirurgias plásticas e reparadoras. A Abordagem Fisioterapêutica Especializada em Cirurgia Plástica Estética e Reparadoras é baseada em um plano terapêutico e um vasto arsenal de técnicas, associada a experiência clínica com protocolos individualizados para cada paciente de acordo com a fase de cicatrização e técnica cirúrgica. Visa otimizar resultados estéticos e funcionais, atuando na prevenção tratamentos de intercorrências e complicações pós-cirúrgicas. Possibilitamos a FISIOTERAPIA DE EXCELÊNCIA, que promove resultados satisfatórios e acelera o processo de reabilitação do paciente. Um pós operatório, independente da cirurgia requer prática clínica e nunca técnicas isoladas. Invista em sua cirurgia. Faça fisioterapia!


SET 2020 OUT

67

Dra. Mara Alessandra e Dra. Joyce Elias são fisioterapeutas referência no pós-operatório de cirurgia plåstica nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e no Oeste da Bahia. Possuem vasta experiência na abordagem fisioterapêutica em pós-cirúrgicos e intercorrências e complicaçþes. Pioneiras na Metodologia de Aceleração Cicatricial, se tornaram especialistas no reparo tecidual, somando novas parcerias nos diversos segmentos da saúde.

Abordagem FisioterapĂŞutica Abordagem FisioterapĂŞutica Especializada em Cirurgia PlĂĄstica e IntercorrĂŞncias e Complicaçþes cirĂşrgicas. @mara_alessandraporto (77) 99993-5345 (77)3611-8481 Instituto de Cirurgia PlĂĄstica VĂŞnus (77)99801-5501 đ&#x;“ž(77)3611-4137 clĂ­nica Avivah Barreiras - BA

Especializada em Cirurgia Plåstica e Intercorrências e Complicaçþes cirúrgicas. @joyceeliasfisioterapia 77 999410328/ 77 9998358312 Clínica de Fisioterapia Rua Parå, número 607, Centro, Luís Eduardo Magalhães-Ba.


10 PONTOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DIABETES

Texto: Milena Carvalho Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina, ou falha da sua ação no organismo, ou resultante de ambos os mecanismos. Considerado um problema de saúde pública, em crescente crescimento e com grande impacto social-econômico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que glicemia elevada é o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura, superada apenas por pressão arterial aumentada e uso de tabaco.

1

Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns o diabetes tipo 2 que corresponde 90 a 95% de todos os casos, prevalente na população adulta. Já o diabetes tipo 1, segunda causa de diabetes, 5 a 10% dos casos sendo uma doença mais prevalente em crianças.

2

68

O diabetes tipo 2 está relacionado à predisposição genética. Porém, pode ser desenvolvido também por maus hábitos de saúde: sedentarismo, obesidade e má alimentação.

3

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune decorrente da destruição das células total das células que produzem a insulina. A causa ainda pouco conhecida mas o que sabemos é que existem fatores genéticos que são desencadeados por fatores ambientais, por exemplo, infecções virais, e ativam a resposta imunológica.

4

O diagnóstico de diabetes é feito utilizando valores de glicemia de jejum (maior ou igual a 126 mg/dl em duas ocasiões) ou após a ingestão de uma quantidade específica de glicose (colhendo-se a glicemia 2 horas depois com valor maior ou igual a 200 mg/dl) ou hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5% ou glicemia aleatória com valor maior ou igual a 200 mg/dl, na presença dos sintomas clássicos.

5

Os sintomas clássicos do diabetes incluem excesso de sede (polidipsia), excesso de urina (poliúria), excesso de apetite (polifagia) e perda de peso inexplicada. Mas é importante ressaltar que mais da metade dessas pessoas não apresentam sintomas típicos de diabetes.

6

O tratamento do diabetes tipo 1 é realizado através da insulina. Já o tratamento do tipo 2 usamos medicações orais, e se necessário, pode ser realizado insulinoterapia também.

7

Além do tratamento medicamentoso, é de suma importância aos dois tipos, a prática regular de atividade física, pelo menos 150 minutos por semana e alimentação saudável.

8

Não existem alimentos proibidos. O que existe são alimentos cuja ingestão deva ser limitada e também outros alimentos cuja ingestão possa ser mais liberal. Sempre que possível, recomenda-se que a conduta alimentar seja definida por um profissional da nutrição.

9

Pacientes com sobrepeso e obesidade devem ser orientados à perda de peso, lembrando que perdendo 5 a 10 % do excesso de peso já existe melhora metabólica e de qualidade de vida.

10

O diabetes não tem cura, mas pode ser adequadamente controlado por pessoas bem informadas sobre a doença e que seguem rigorosamente as orientações recebidas. É muito importante acompanhamento médico regularmente, de preferência com endocrinologista.


OUT 2020

AVALIAÇÃO METABÓLICA COM A MÉDICA NUTRÓLOGA DRª FERNANDA VASCONCELOS

Texto: Fernanda Vasconcelos Foto: Iagor Manfredini

A Nutrologia é uma especialidade médica que encanta por atuar em todas as fases da vida, promovendo saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida. O médico nutrólogo examina e avalia o paciente como um todo, desde o sono, o treino, a alimentação e os exames laboratoriais. Investigamos a falta ou o excesso de nutrientes no organismo e reflexo disso na saúde. O sucesso dos tratamentos vai além do plano nutrológico, e passa antes por uma análise completa, que envolve história clínica, exame físico, mental, composição corporal e avaliação metabólica. Não podemos esquecer também do histórico médico do paciente: distúrbios hormonais, psiquiátricos, alergias, intolerâncias alimentares, entre tantos outros que impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida. Todos esses fatores são considerados no atendimento médico da especialidade. A maior procura é para redução da massa de gordura corporal, e assim controlar ou evitar o surgimento de doenças crônicas como: hipertensão, gordura no fígado, diabetes, colesterol alto... E para isso, utilizamos dois exames complementares no consultório: - Bioimpedância, para avaliar a composição de todo o corpo, nível de gordura, massa muscular, óssea, quantidade de água, taxa metabólica basal, entre outros. - Dinamometria, para avaliar força muscular e comparar o resultado dos exercícios;

Exemplos do campo de atuação: 1. Tratamento do excesso de gordura corporal; 2. Prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, metabólicas e relacionadas aos nutrientes; 3. Orientação nutrológica na prática esportiva.

A qualificação do especialista é a garantia da formação adequada e reconhecida para o atendimento de excelência.

Dra Fernanda Vasconcelos Médica CRM BA 36203 Clínica Médica RQE 19592 Nutróloga RQE 19593 Pós-graduada em Medicina do Esporte @fer_vasconceloss Fernanda Vasconcelos (77) 99920 6262 (11) 97076 3937 (77) 36117165 Locais de atendimento: Ortoclínica Hospital Central Instituto Médico - Clínica Médica Multidisciplinar

69


CONTADOR ESPECIALISTA FAZ TODA DIFERENÇA Texto: Rosana Alcântara Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Quando você contrata o um contador, o que você espera não é somente pagar contas, impostos que chegam e por vezes nem sabe o que é, e o porquê está pagando. O que realmente você está buscando é segurança, zelo, clareza nas informações, e acima de tudo o conforto de que no fim do dia de trabalho poderá descansar, tendo a confiança de que não será surpreendido por uma fiscalização, colocando em risco a ESTABILIDADE FINANCEIRA, pelo qual estudou, trabalhou duro e abdicou de muitos momentos na vida. Por isso a escolha de um contador faz a diferença, mas a escolha de um especialista faz ainda mais.

70

Rosana Alcântara contabilidade especialista em contabilidade médica. Atua há mais de duas décadas, proporcionando aos nossos clientes a segurança que eles precisam.


71

OUT 2020


DR. AGEU E A CIRURGIA POR VÍDEO Texto: Ageu Valverde Foto: Iagor Manfredini

A vídeocirurgia ou cirurgia videolaparoscópica surgiu na Europa, na década de 80, quando foi realizada pela primeira vez uma retirada de vesícula viliar (colecistectomia), com o auxílio de uma câmera de vídeo e sem a necessidade de realização de uma grande incisão. A videocirurgia é uma técnica que apresentou um grande avanço nos últimos anos, possibilitando a realização de uma série de intervenções cirúrgicas, sem grandes cortes, apenas com furos.

72

Quais as vantagens da cirurgia por vídeo? - A dor no período de recuperação é muito menor, já que é feita através de furinhos na pele, e desta forma, o paciente retorna mais precocemente à vida normal. - Tempo de internação menor, reduzindo o risco de infecção e outras complicações hospitalares. - Melhor resultado estético.

Quais as cirurgias que podem ser feitas por vídeo? - Cirurgia de redução de estômago (Cirurgia Bariátrica ou contra a obesidade) - Retirada da vesícula biliar (colecistectomia) - Cirurgias de esôfago (Refluxo e megaesôfago) - Correção de hérnias: inguinal (virilha), hiatal (refluxo) - Cirurgias do intestino grosso (cólon) - Cirurgias ginecológicas - Tumores do Aparelho Digestivo (Cânceres)

Como é a cirurgia por vídeo? Em geral, o cirurgião realiza de 3 a 6 pequenos furinhos (incisões), por onde entra uma microcâmera, as pinças e demais instrumentos. A imagem tem aumento de 20 x, otimizando a precisão e a segurança do procedimento. É necessário anestesia geral nesse tipo de cirurgia. Via de regra, nos casos de Cirurgia bariátrica, o paciente volta para casa no segundo dia após procedimento.

A qualificação do especialista é a garantia da formação adequada e reconhecida para o atendimento de excelência.

Ortoclínica Dr. Ageu Valverde Hospital Central Médico CRM- BA 18801 Instituto Médico - Clínica Médica Cirurgião Geral RQE 19590 Multidisciplinar Cirurgião do Ap Digestivo RQE 19589 (77) 36117165 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia (11) 97076 3937 Bariátrica e Metabólica (77) 99920 6262 institutoqualitte@gmail.com @ageuvalverde Ageu Valverde


OUT 2020

O OUTRO LADO DA COVID-19 Texto: Catiane Magalhães Foto: Reprodução

73 Após 12.354 casos notificados, desde o mês de março até o primeiro dia de outubro, alguns indicativos levam a crer que o novo coronavírus vem perdendo terreno, após ter atigido seu momento mais agressivo. Nesse período 4.725 pessoas foram oficialmente confirmadas, por Teste Rápido e RT-PCR, como contaminadas pela Covid-19. Destes, 4.427 se recuperaram e 83 perderam a vida.

Os negócios têm retomado, aos poucos, as atividades. Academias, bares, restaurantes, transportes e tantos outros setores severamente impactados pelo novo coronavírus, reprogramam seus planos. Os sentimentos de sobrevivência e de recomeço dão o tom nos empreendimentos que voltaram a abrir suas portas. Com isso, se não é visível o aumento de empregos, pelo menos se observa a queda das demissões.

Em meio à frieza destes números, encontramos perspectivas de melhorias num futuro próximo. Uma delas revela o número de casos descartados, com 6.538 exames que apontaram resultado negativo. Outra, apresentada nos boletins emitidos pela gestão municipal da saúde, indica que a média de casos confirmados diariamente, por infecção do novo coronavírus, caiu pela metade desde a segunda quinzena de setembro. Os internamentos hospitalares foram reduzidos a sete, na data mais recente mencionada.

De alguma forma, as pessoas estão se mostrando cansadas da situação vivida nos últimos meses, provocada pelo novo coronavírus. Mas é, ainda, imprescindível continuar observando o comportamento do vírus e suas consequências. O que não se pode ignorar é o direito de renascer, florescer e fazer a vida valer a pena, que é natural de cada um.

Na vida cotidiana já é possível notar que as pessoas estão tentando retomar a rotina, com alguns elementos novos trazidos pela pandemia. O álcool em gel e a máscara, por exemplo, vieram para ficar. Mesmo quando tudo isso passar, não vai mais ser motivo de estranheza o uso desses materiais. Serão itens opcionais, não estranhos.

Entre as lições ensinadas involuntariamente pela Covid-19, destaca-se a que trata da adaptação à nova realidade, que muitos chamam de ‘novo normal’. Esse manual, que não está escrito, nem certificado, nos diz que o momento de sobreviver já passou. Agora é hora de aprender a viver e conviver.


QUAL O CAMINHO DO SENTIDO DA VIDA? Texto: Lícia Ledss Foto: Iagor Manfredini

É comum que se questione sobre o significado desta ou daquela situação. Quando temos algum rebaixamento de humor, sobressaí a necessidade de entender qual é sentido da vida. Assim, é iniciada uma jornada a caminho de si mesmo, de responder ao “quem sou eu?”, de pesquisar valores pessoais e de realizar escolhas responsáveis frente à liberdade que a vida nos oferece. Buscar o sentido da vida constitui em mergulhar sobre a essência do viver. Um sentido pode ser algo grandioso, mas também pode ser uma atitude simples em favor da vida. Falo aqui do que fazemos e nos coloca em utilidade com a nossa existência e a de outros. Nem um significado pode ser conferido a nós, caso a nossa vida seja desvinculada daquilo que construímos com as pessoas. Somos seres sociais.

74do, o poder e o prazer são os principais eixos da moti-

Viktor Frankl diz que “quando o sentido não é encontravação comportamental, governam a vida das pessoas e, por sua vez, as levam ao absurdo e à experiência do vazio existencial.” Portanto, vemos uma humanidade vazia em suas compulsões, uma juventude que banaliza a vida, uma infância superprotegida que torna as crianças intolerantes às perdas e uma vida adulta nunca satisfeita. Então, vive-se uma corrida por influência e prestígio. Somos vendidos pelo Instagram e pela impressão de ali ter prazer e poder. Somos distraídos pela busca da felicidade, sendo que uma das garantias que temos é a de que iremos sofrer. Em outras palavras, nos anestesiamos na busca por ter e ser mais. Estamos presos ao “ser feliz é a minha meta”, ignorando os sofrimentos dos quais não pudemos evitar. É preciso dizer sim à vida em todas às circunstâncias, inclusive naquelas em que sentimos que a existência parece não ter sentido. Uma reflexão: o que você precisa fazer antes de morrer? Na sua resposta pode estar o seu sim à vida.

Rua: Guadalajara, 176 Centro, Barreiras - BA (77) 99970 5331 (77) 2103 8274 /licialedsspsicologia


OUT 2020

CUIDANDO DO SEU SORRISO Texto: Hugo Bastos e Iãçama Dourado Foto: Iagor Manfredini

Por trás de um sorriso bonito e bem tratado há, quase sempre, o cuidado de profissionais que se dedicam não só à estética mas, sobretudo, à saúde bucal. Afinal, dentes verdadeiramente bonitos são dentes saudáveis e fortes. Em Barreiras, os dentistas Hugo Bastos e Iãçama Dourado, ambos Especialistas em Endodontia – ramo da odontologia que trata as doenças e lesões que afetam a polpa e a raiz dentária – oferecem o que há de melhor e mais moderno no diagnóstico e tratamento em Endodontia. Os profissionais, que atendem em consultórios distintos, investiram e continuam investindo em tecnologia, conhecimento e capacitação para sempre oferecer um trabalho de EXCELÊNCIA, cumprindo protocolos criteriosos baseados em ciência e realizados com rigor, garantindo a eficiência, a eficácia e a longevidade do tratamento. Assim, cumprem com o objetivo maior do ENDODONTISTA: SALVAR DENTES.

Iãçama Dourado

Hugo Bastos

Fez graduação em Odontologia na Unirg – Universidade de Gurupi - TO. É especialista em Endodontia pela USP-Ribeirão Preto-SP, e desde então se dedica à prática nessa especialidade da odontologia. Com o objetivo de se aprimorar na área, participou de cursos Avançados em Endodontia como microscopia operatória, tomografia cone beam aplicada à endodontia, resolução de complicações endodônticas, dentre outros.

É cirurgião-dentista, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Endodontia pela ABO-BA e mestrando em Endodontia na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas-SP. Há 17 anos se dedica somente a essa especialidade. Foi o pioneiro em Endodontia Microscópica no oeste da Bahia, sendo o primeiro Endodontista a possuir essa tecnologia em Barreiras, após ter realizado o curso de Microscopia, no Instituto de Microscopia Operatória de Santos-SP – referência nacional nesta área.

É professora adjunta do curso de aperfeiçoamento em Endodontia em Barreiras. Há 3 anos resolveu inovar e investiu no microscópio operatório, tecnologia que tem aumentado o índice de sucesso e previsibilidade nos tratamentos endodônticos. Antenada às atualizações profissionais, participou, recentemente, em Belo Horizonte, de capacitação para realizar uma técnica exclusiva de endodontia guiada para casos de calcificação pulpar, aumentando o arsenal de conhecimentos e tecnologias, bem como a oferta de melhor tratamento para seus pacientes.

Foi coordenador do primeiro curso de Aperfeiçoamento em Endodontia em Barreiras, tendo a oportunidade de treinar e capacitar colegas dentistas em Endodontia Automatizada. É professor convidado de diversos cursos de pós-graduação no Brasil e palestrante de importantes congressos nacionais e internacionais. Promove cursos individuais e personalizados em Endodontia Avançada em seu consultório, recebendo alunos de várias partes do Brasil e do exterior. Em Barreiras, trabalha na Oral Clin, na Av. Ruy Barbosa, 261, no Centro.

Endodontia Microscópica e Cirúrgica Oral Clin - Odontologia Integrada Barreiras - Ba 77 3611-6094 / 99129-8859

Endodontia microscópica especializada Rua Capitão Manoel Miranda, 822, Sala 305, 2º andar, Barreiras -BA 77 9 8115-6965 / 77 3611-2725

75


QUER SABER COMO SUA EMPRESA PODE CRESCER? Texto: Rosana Alcântara Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Aposte na elaboração e execução do PLANO DE NEGÓCIOS e comemore os resultados.

Se você pensa em abrir um novo negócio ou se já tem sua empresa montada, com certeza sua intenção é que tudo dê certo. Para que isso ocorra, é necessário fazer um bom planejamento. Para ajudá-lo nisso existe o plano de negócios, pois através dele você poderá concluir se sua ideia é viável e assim buscar informações mais detalhadas sobre seu ramo, concorrentes, fornecedores, sobre os produtos ou serviços que irá oferecer a seus clientes e principalmente sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. O plano de negócio te ajudará a responder a seguinte pergunta: Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio? Quanto mais se conhece o mercado e o ramo que pretende atuar, mais viável será o seu plano. Afinal, as informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquisar e conhecer a fundo tudo sobre a área em que deseja atuar ou que já empreende, lhe dará autonomia de decisões. Essas informações podem ser obtidas em jornais, revistas, livros, pesquisa de campo, entre outros.

76

O plano de negócio não deve ser um instrumento rígido, pois é preciso atualiza-lo conforme o negócio e na medida em que o mercado for mudando, ou seja, quanto mais detalhado e centrado em pesquisas consistentes for o plano de negócio melhores serão seus resultados. Além disso, o plano deve ser executado de maneira organizada, pois deve ser consultado frequentemente para execução das etapas. Um plano de negócio bem estruturado pode ser eficaz para atrair novos sócios e investidores no estabelecimento de parcerias com fornecedores e clientes, ser apresentado à parceiros financeiros ou até mesmo solicitações de financiamentos. Vale destacar que o maior usuário do plano de negócio é do gestor da empresa que seguirá as etapas sequenciais de execução, diminuindo possíveis erros e gastos desnecessários. A preparação de um plano de negócio é uma tarefa que exige dedicação, comprometimento e pesquisa, sendo fundamental para o sucesso do empreendimento. Contacte um de nossos consultores e faça um bom plano de negócio, garantindo o sucesso em sua carreira empreendedora. Afinal, se tem investimentos não podemos ter erros.

Ana Cristina Marçal

Yago Araújo de Queiroz

@destaqueconsultoria

Advogada – OAB/BA 48.552

Contador – PA-021217/O

(77) 99834 7168/99971 0006

Administradora – CRA/BA 12.285

Especialista em Controladoria, Finanças e

Especialista em Marketing e Finanças

Tributos

Consultora Financeira e GestãoEmpresarial

Consultor Contábil e Empresarial


OUT 2020

77

/karlakimura @studiokarlakimura (77) 99974 0191 Rua: Silva Jarim, 52, Centro Adoro Produtora. Barreiras - BA.


KARACA PRIMOS E O NOVO NORMAL Texto: Karaca Primos Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Um novo normal. É o que estamos vivenciando nesses tempos de pandemia. Um novo normal na forma de ver a vida, de se relacionar, de aprender, de ser e também de trabalhar.

mas aprendizagens e habilidades foram antecipadas, eram para mais tarde, mas nesse novo normal, todos precisam se reinventar e se adaptar às transformações do mundo.

Para a Karaca Primos, a mudança foi enorme. Impactou a vida dos primos: não poder ir à escola, ver os amigos, sair de casa... Mas tudo tem um lado bom e, no fluxo das mudanças, a criação da Karaca Primos trouxe uma oportunidade de crescimento. Algu-

Os primos da Karaca estão experimentando e desenvolvendo habilidades novas que, a partir desse novo normal no mundo, serão essenciais no mercado, como capacidade de produzir no home office, de desenvolver e manter uma rotina eficiente, dominar tec-

nologias que ampliam o diálogo e a proximidade dos clientes. Enfim, eles estão se saindo bem, estão correspondendo às expectativas. Seja lá o que for que esse novo normal ainda vai trazer, os karaca primos aceitam o desafio de ser uma empresa de jovens empreendedores de sucesso, nesse novo contexto. Vocês ouvirão muito ainda sobre esses primos, esses karacas primos.

ISAC

EDU

MASCOTE

VENDEDOR

78

DOM

GABI

ADMINISTRADORA

EMPREENDEDOR

ERIKA

ADMINISTRADORA

IAN

EMPREENDEDOR


OUT 2020

O COACHING COMO FERRAMENTA PARA O SUCESSO Texto: Gouveia e Viana Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Resultado. Todos nós, como pessoas comuns, profissionais ou empresas, buscamos esse “fruto”. Como podemos alcançar essa conquista? Com foco, ação e evolução contínua. Podemos lhe proporcionar esse avanço através do Coaching. Confira a seguir o depoimento da nossa coachee Ana Paula, que está vivendo sua segunda experiência conosco.

“Hoje quero falar contigo sobre o processo de Coaching e o que ele significou na minha vida. Eu sou a Ana Paula, sou mãe, esposa, sou cristã e trabalho em uma empresa coordenando uma equipe. Meu primeiro contato com o coaching foi no ano passado, e após concluir o primeiro pacote de 12 encontros, já pude perceber progresso em minha vida pessoal e profissional, tanto que retornei recentemente e já estou fazendo coaching novamente. Neste processo eu consegui olhar para dentro de mim, em um processo de autoconhecimento, que inclusive eu já tinha iniciado com a leitura de alguns livros, mas que pude perceber que os resultados mais efetivos foram conquistados agora, uma vez que tenho um Coach me acompanhando, que me ajuda a enxergar melhor os aspectos da minha personalidade e caráter, lançando desafios e acompanhando os resultados no meu processo de mudança. O que eu conquistei foram melhorias nos meus relacionamentos, como por exemplo, em casa com meu filho e meu marido, onde me tornei uma pessoa que escuta melhor, está mais atenta ao que está acontecendo ao meu redor. Na minha profissão, o relacionamento com a minha equipe melhorou, se tornando mais próximo e humanizado. Enfim, superei meus medos, minhas limitações e conquistei muitos benefícios, de forma que se você precisa dar um impulso em seus objetivos, fazer algumas mudanças na sua vida pessoal e profissional, eu recomendo que procure a Gouveia e Viana”. Ana Paula Rosa dos Anjos Se você também deseja alcançar melhorias, seja na sua vida pessoal, profissional, financeira e até mesmo no seu negócio, a Gouveia e Viana, através das ferramentas de coaching e com foco em ações práticas, irá contribuir com o aumento do desempenho, produtividade, entre outros benefícios a serem conquistados. E lembre-se: a diferença entre quem você é e quem você quer ser... É o que você faz! Vamos lá?

79


GINÁSTICA CEREBRAL É ESSENCIAL PARA MANTER A QUALIDADE DE VIDA A prática, que vem ganhando cada vez mais adeptos, mantém a memória ativa, ajuda a prevenir doenças e aumenta a autoestima Manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos com frequência são fatores imprescindíveis para garantir uma boa qualidade de vida. Mas isso não é suficiente e é preciso ir além. Os cuidados com a saúde mental também precisam entrar na fórmula da vida saudável e ativa, principalmente para aqueles que já passaram dos 60 anos. É aí que entra a ginástica cerebral. Reunindo atividades variadas e desafiadoras que ativam os neurônios, ela fortalece as conexões e preserva a massa cinzenta, mantendo funções cognitivas como raciocínio, atenção e memória. De acordo com o educador de ginástica cerebral, Felipe Jacobsen, do SUPERA - escola de ginástica cerebral de Barreiras - podemos comparar os exercícios para o cérebro às atividades físicas. Quanto mais você exercita o corpo, mais saudável e mais forte ele fica. O cérebro, quanto mais estímulos recebe, mais ativo e ágil ele se torna.

80

“Se o cérebro não é estimulado, ele vai perdendo conexões sinápticas e, consequentemente, ficando mais lento”, diz o educador e também gestor pedagógico da unidade. Segundo ele, “essa perda tem um reflexo muito negativo na vida de pessoas de todas as idades, principalmente nas daquelas que já passaram dos 60 anos e que sofrem com as falhas de memória naturais à idade”. O caráter preventivo da ginástica cerebral também se estende às doenças neurocognitivas, como o Alzheimer. Um cérebro que realiza atividades variadas com frequência adoece menos. Ginástica cerebral é sinônimo de longevidade, autonomia por mais tempo e qualidade de vida. Além disso, é uma terapia antiestresse, que gasta energia e evita perda de autoestima. O ideal é esforçar-se e encarar novos desafios diariamente. Mesmo depois de tantos anos de vida, por que não aprender a tocar um instrumento diferente? Ou estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões e escrever? Nunca é tarde demais! Tire seu cérebro da zona de conforto e conquiste uma vida plena e muito mais feliz.

“Procurei o SUPERA com a expectativa de ter mais atividade cognitiva e ampliar conhecimentos. No decorrer do curso, posso avaliar positivamente o SUPERA comprovando a eficácia nos resultados. Obtive melhora significativa na minha concentração, raciocínio lógico, memória e criatividade. Habilidades tão importantes para a saúde mental e qualidade de vida! Eu recomendo, a todas as pessoas, que acreditem que seu cérebro pode ser desafiado a aprender sempre e cada vez mais.” Benê Campos, aluna SUPERA Barreiras.

O Método SUPERA é uma rede de mais de 400 escolas espalhadas por todas as regiões e estados do país. Em novembro de 2019, foi inaugurada a unidade de Barreiras pelos empresários Felipe Jacobsen e Ana Caroline Tavares. Ao todo, a rede já treinou mais de 170 mil alunos de todas as faixas etárias, levando-os a experimentar a emoção de pensar e agir de forma inovadora, após desenvolver o potencial do cérebro e garantir performance e qualidade de vida. “O cérebro precisa ser trabalhado e depois de uma certa idade vem o comodismo. O SUPERA mostra que somos capazes e que não devemos parar nossa mente. Hoje eu me lembro mais das coisas e consigo fazer melhor as minhas atividades. Se eu esqueço de algo, consigo rapidamente me lembrar. Isso para mim é fruto do trabalho do SUPERA, que se torna ainda mais importante a partir dos 60 anos.” Olíbia Souza Barbosa, aluna SUPERA Barreiras.


OUT 2020

PRÉDIO HISTÓRICO NO CENTRO ANTIGO VAI ABRIGAR ACADEMIA BARREIRENSE DE LETRAS Texto: ABL - Academia Barreirense de Letras Fotos: Acervo Pessoal

Com 15 anos de existência, a Academia Barreirense de Letras (ABL) está na expectativa de receber, em breve, as chaves da sua sede, no antigo paço municipal, situado na praça Duque de Caxias (do Coreto), no Centro Histórico da cidade.

“Todo esse trabalho pode ser acompanhado pelo canal no YouTube da Academia Barreirense de Letras”, pontuou Rigonato , lembrando que a entidade está construindo um portal, tem página no Facebook, no Instagram e mantém grupos de WhastApp.

O prédio está em reforma, com projeto que resguarda a fachada e contempla um espaço pensado para a implementar as ações da entidade, criada com o fim de incentivar e apoiar a arte e a cultura, metas que as sucessivas diretorias vêm implementando.

A ABL tem recebido constante espaço em veículos de comunicação regionais, como portais, blogs, emissoras de rádio e TV, jornais e revistas, importantes parceiros para propiciar a divulgação das ações da entidade, realizadas na grande maioria das vezes em parceria com outras iniciativas de cunho artístico e cultural.

O compromisso de reformar e entregar para usufruto da Academia, foi assumido ainda no ano passado pela gestão municipal e reforçado este ano com o início das obras, que estão dentro do contexto da requalificação do Centro Antigo de Barreiras. Todo processo contou com apoio de algumas lideranças locais e membros da entidade. O atual quadro da ABL é composto por 30 membros efetivos e vários colaboradores. A comemoração dos 15 anos da entidade foi cancelada por causa da pandemia, conforme o presidente Valney Rigonato.

81

EM AÇÃO - Já em tempos de pandemia e dentro da linha de eventos 100% virtuais, a academia participou no mês de julho da 39ª Semana da Cultura/ 3ª Feira Literária Portuense em Porto Nacional no Tocantins com oito escritores e mais de vinte livros lançados.

“Devido ao perfil dos nossos confrades e também a nossa consciência enquanto instituição de cultura, ainda estamos com boa parte das nossas atividades suspensas”, disse.

Em 2020 (antes da pandemia) foram lançados pelos membros da entidade: ‘Versos e Rimas’, 2ª edição, de Raimundo Corado; ‘ABC do Cordel, Além de Rima, Métrica e Oração’, de Zeca Pereira, bem como os relançamentos ‘Cantiga D’Amor-Menino’ (poesias) e ‘A Poesia da Mensagem Angolana e a Mensagem da Poesia Afro-Brasileira’, de Antônio de Pádua.

Entretanto, salientou que a produção literária não parou. “Os confrades continuam escrevendo poesias, cordéis, romances e outros gêneros literários. Deste modo, em tempos tão difíceis que exigem cada vez mais posicionamento das instituições ligadas às questões culturais, a ABL busca inovar e superar os desafios com o trabalho coletivo e parcerias”, enfatizou.

Vale também o registro do lançamento do e-book ‘Entre caranguejos e tatus: a leitura e a escrita do mundo vivido por estudantes da EJA em Barreiras’, de Dalziza Barbosa e Valney Rigonato, o e-book ‘Bálsamos para a existência’ de Ananda Lima e a novela ‘O prefeito que acabou com a eleição e se declarou rei’ de Roberto de Sena.

Como forma de manter os vínculos entre seus membros e com a comunidade artística e cultural, o projeto ABL em Tempos de Pandemia, transmitido via redes sociais, tem proporcionado encontros virtuais com prosas literárias entre autores que compõem o quadro da própria ABL e convidados.

Outras produções estão no prelo, como o romance ‘Sava’, da escritora Nadir Xavier de Andrade; ‘Vamos falar sobre as flores’ de Solange Tavares da Cunha e os livros de poesia ‘Poemas de uma mulher para um homem ou vice-versa’, de Márcia Rasia e ‘A Caverna de Jomapawi’ de Paulo Medrado.

Mais notícias da academia nos seguintes canais: /academiaABL @academiabarreirense Endereço da futura sede da Academia Barreirense de Letras Rua Ruy Barbosa, 41, Centro, Barreiras.


82


83

OUT 2020


É POSSÍVEL REGULARIZAR A PROPRIEDADE DO MEU IMÓVEL ATRAVÉS DA USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL? Texto: Edith Maria Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

A resposta é sim, é possível. A usucapião extrajudicial é um dos meios existentes para a regularização da propriedade, que permite aquele que detém incontestavelmente a posse do imóvel por determinado tempo a obter a sua propriedade formal. O meio mais comum para aquisição do imóvel é mediante escritura pública de Compra e Venda, levada a registro no Cartório de Registro de Imóveis, porém, não raras as vezes, a propriedade do imóvel não consegue ser concretizada dessa maneira, seja porque a compra e venda foi realizada através de um “contrato de gaveta”. O vendedor não é o proprietário que consta na matrícula do imóvel. O vendedor está em local incerto e não sabido, ou porque o imóvel não possui matrícula. Enfim, existe uma infinidade de motivos.

84

Diante de tais situações pode o possuidor do imóvel utilizar-se da usucapião, judicial ou extrajudicial, para regularizar a propriedade do imóvel, desde que preenchidos os requisitos legais para tal fim, sendo indispensável em ambas possibilidades o acompanhamento por advogado. Mister informar que a usucapião extrajudicial tramita tão somente no Tabelionato de Notas e no Cartório de Registro de Imóveis, garantindo ao interessado a propriedade do seu imóvel com segurança jurídica, de forma célere, econômica e eficaz. Pode requerer a usucapião toda pessoa física ou jurídica que ocupe o imóvel de forma mansa e pacífica, e por tempo ininterrupto, mediante a apresentação de documentos que demonstrem a posse do imóvel usucapiendo e o tempo que o ocupa de acordo com o tipo da usucapião. Ressalto que a negativa da usucapião extrajudicial não impede a propositura da usucapião judicial, e ainda mais, a legislação permite que em caso de existência de usucapião judicial, o interessado pode tentar a usucapião extrajudicial, mediante suspensão ou desistência da usucapião judicial, devendo ser analisado em cada caso a melhor estratégia. A regularização da propriedade do imóvel, mediante a usucapião, traz ao possuidor o título de proprietário, que lhe permite e garante o exercício da propriedade, como por exemplo vender o imóvel, dar em garantia, conseguir financiamento junto as instituições bancárias, dentre outros atos que somente quem é dono pode praticar.

Edith Maria Melo Cavalcante Advogada especialista em Direito Público e Direito Imobiliário, e atuante em Direito Civil, Consumidor e Trabalhista. Barreiras (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) edithmelo_@hotmail.com (77) 9 9996 6480


85

OUT 2020


A IMPORTÂNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NA CULTURA EMPRESARIAL Texto: Aylon Estrela Foto: Acervo Pessoal

Após muitas idas e vindas, o Senado Federal enfim aprovou, em 26 de agosto deste ano, a data da entrada em vigor da maior parte das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), qual seja, em setembro de 2020.

86

A Lei nº 13.709/2018 foi inspirada no regulamento europeu (General Data Protection Regulation) que entrou em vigor em maio de 2018 e atraiu atenção de diversas operações que utilizam os dados pessoais como ferramenta principal ou acessória da empresa, ainda mais quando o assunto envolve vazamento de dados em grandes corporações e das multas milionárias. Logo, é comum a preocupação dos empresários em adequar seu modelo de negócio diante das implicações que a nova Lei trará consigo, além do prazo para adaptação e fiscalização da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Vale estimular uma visão mais amplificada e menos míope da nova Lei, ainda mais quando esta traz desdobramentos sobre direitos fundamentais, com o respeito a privacidade, tema reiterado nos últimos meses, devido os reiterados casos de vazamento de dados. Dessa maneira, inicia-se uma nova consciência pelos consumidores em se preocupar mais com a destinação de seus dados pessoais, considerando padrões de privacidade e proteção de dados como requisitos/valores a serem levados em conta ao contratar produtos ou serviços de uma empresa, e consequentemente, esta empresa obterá vantagens competitivas frente aos concorrentes que não adotarem. Além dos benefícios ao público alvo, estar em conformidade com a Lei na contratação entre empresas também trará ganhos competitivos, pela razão que ao estar adequado, possibilita excluir a responsabilidade solidária por dano na cadeia de fornecedores, bem

como aos riscos reputacionais relacionados ao tratamento indevido de dados, como no vazamento de dados. Fora as características concorrenciais, a LGPD possibilita uma repaginada interna nas empresas para que redefinam uma nova forma de coleta de dados pessoais, uma vez que o modelo atualmente adotado por grande parte das empresas é na coleta sem critérios e sem refletir a real necessidade que essas informações guardam com seu modelo de negócio O intuito primordial da LGPD é promover transparência no tratamento de dados e privilegiar a autodeterminação informativa de seus titulares. No entanto, aquelas empresas que olharem essa nova legislação de maneira mais estratégica poderão identificar os diversos efeitos colaterais positivos e usufruir de benefícios que promoverão uma evolução e aprimoramento de seus negócios de maneira lícita, ética e responsável. Portanto, o norte para se guiar diante da LGPD não é somente através das penalidades, como da multa de até 2% do faturamento da empresa, grupo ou conglomerado e limitada ao total de R$50.000.000,00 por infração, ou na proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados, mas também na adoção de medidas inovadoras e preventivas que respeitem os titulares/consumidores, bem como a pessoa jurídica perante a sociedade como um todo.

www.estrelaneto.com @estrelaneto.adv www.estrelaneto.com.br

Aylon Estrela é advogado e sóciofundador do escritório Estrela Neto Advogados & Associados, sediado em Brasília/DF.


OUT 2020

TEMPO E ESTAÇÃO “HÁ UM TEMPO CERTO PARA TUDO”. ECLESIASTES DE SALOMÃO Depois da pergunta mais importante: “Quem sou eu?”, vem as seguintes: “Onde estou?” Qual o tempo e a estação em que estou vivendo? Essas perguntas são essenciais para o pleno desenvolvimento e maturidade do ser humano. Bem como, o direcionamento ao próximo passo: “Aonde quero chegar?” Compreender o ‘tempo e a estação’, leva a um lugar de sabedoria, de clareza, de verdade e de equilíbrio, pois, se há um reconhecimento de que “existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu”, flui uma reconexão pessoal com a nossa essência hoje, para encarar o futuro com mais valor e significado. A capacidade em identificar e discernir o tempo, fortalece e equilibra o Ciclo de Renovação. Ensina-nos que a vida é medida por ciclos e não por realizações lineares. Esse processo acontece de dentro para fora, com o autogerenciamento, lugar em que está o portal da vida e a força exponencial. O Ciclo de Renovação é contínuo e transformador, o poder encontra-se em discernir, em qual fase se encontra e, assim, ampliar as possibilidades de aprendizagens, o alinhamento das atitudes, o estabelecimento de estratégias adequadas e o conhecimento da realidade interior. O que, consequentemente, permite um melhor planejamento para o próximo período da estação. A busca de enxergar e respeitar a sincronia que há em cada tempo e em cada estação, vem cheia de aventuras e desventuras, alegrias e tristezas. Sendo, também, o lugar em que se encontra a sabedoria do bem viver. Salomão sabiamente afirma: “Há o tempo de nascer e a época de morrer... tempo de chorar e tempo de rir... tempo de buscar e tempo de desistir.., tempo de ficar quieto e tempo de expressar o que se sente”, o que reflete domínio emocional. Texto: Adna Chrisostomo Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

Aprender e lidar com cada ‘tempo e estação’, é fonte inesgotável de saber, pois, de fato viemos a essa vida para crescer e aprender. E quando absorvemos um ensinamento em nossa alma, a vida nos traz uma nova experiência. Esse é o Ciclo de Renovação, um processo evolutivo. No entanto, se a lição não é aprendida, ela se repete, sob vários formatos. Àquelas lições que ainda não assimilamos, nos são dados novos tempos de aprender. Por isso, “não existe nada mais importante do que entender como a realidade funciona e aprender a lidar com ela”, Ray Dalio

87

Deixo então algumas perguntas de sabedoria com você: Qual é o tempo e a estação de sua vida, agora? Qual a sabedoria, o ensino e o discernimento que esse tempo lhe apresenta? Qual o preparo você está obtendo para o novo tempo e estação? E o que é preciso desistir (parar de insistir), para que o novo tempo se estabeleça e um caminho de paz e prosperidade o alcance? Pense nisso! Há sim, um tempo certo para tudo, porém, diante dessa verdade lhe encorajo a nunca abdicar da esperança e nem do seu propósito na vida. O momento certo, é hoje e a hora, é agora! Desfrute a jornada, veja sob nova perspectiva, alinhe sua mente e coração, compreenda o ‘tempo e a estação’, aceite e viva o processo rumo a vida abundante. Sendo assim, finalizo com as palavras de sabedoria de Salomão: “Compreendi que não pode haver felicidade para o homem a não ser a de alegrar-se e fazer o bem durante toda a sua vida”. Esse é a maior lição em compreender e viver de modo harmônico o ‘tempo e a estação’. Vamos juntos nessa jornada de equilíbrio e renovação?!

@adnachrisostomocoach /adnachristomocoach (77) 99141 0521


O QUE VOCÊ PRATICA TODO DIA? Texto: Tati Lauck Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

88

Você já fez essa reflexão? Qual é o comportamento que repete todo santo dia, várias vezes por dia? Não se esqueça que nos tornamos especialistas naquilo que praticamos com afinco. É diretamente proporcional, quanto mais fazemos qualquer coisa, melhor e mais habilidosos ficamos naquilo. E você, meu querido leitor, o que tem praticado? Conheço pessoas que praticam sofrimento. Elas pegam as dores, que são inevitáveis e fazem parte da existência, e fazem dela um ritual. Alimentam, nutrem, e procuram minunciosamente elementos que as entristecem nas coisas mais simples da vida. Tem outras que praticam o medo, e de tanto praticar, enxergam perigo em uma janela aberta, em um corredor escuro, no fim de um relacionamento, em mudanças, circunstâncias, em tudo fazem da hora que acordam até a hora que vão dormir – e isso gera uma ansiedade sem tamanho. Daí você pode ler isso e pensar: “mas nada disso é uma ameaça real!” Você não enxerga porque não é um especialista, oras bolas. Especialistas veem detalhes. Algumas são viciadas na ira, na raiva. Praticam-na religiosamente e, para elas, um bom dia, irrita; o time perdeu, irrita; o tempo virou, irrita; o vento soprou, irrita. Isso é resultado de muito esforço. Somos obrigados a reconhecer que alguém assim tem muita disciplina. Há ainda, quem é perito em reclamar.

Você conhece alguém assim? Encontra em situações triviais motivos para dizer que está incorreto, ou está ruim, ou está cansado, ou está caro, ou está quente, ou está frio, ou está chovendo, ou está ensolarado, ou tem muita coisa para fazer, ou não tem nada para fazer. Em um Natal feliz em família, sem nenhum defeito aparente, vai perceber que faltou sal no salpicão pelo segundo ano consecutivo. “Sério, não dá para aguentar isso! Qual será o problema do responsável pelo salpicão?” Se não fosse trágico, os viciados em reclamar seriam cômicos. Há alguns anos, tomei consciência do poder dos nossos hábitos de pensar, sentir e agir, e foi aí que o jogo virou. Percebi o quanto eu e a maior parte das pessoas que conhecia praticavam aquilo que fere e intoxica, e comecei a ter outros rituais e vícios a partir de então. Comecei a praticar sorrisos e foi uma coisa muito louca, quanto mais eu sorria, mais tinha vontade de sorrir, mais as pessoas sorriam perto de mim e me deixavam ainda mais sorridente do que eu já estava. Além de me tornar especialista, fiquei completamente viciada e nem conto para vocês o que constatei: é extremamente contagioso. Revolvi também apreciar elementos de valor e beleza no meu dia a dia constantemente, como parar e observar o meu filho dormindo, olhar o sol nascendo e se pondo. Comecei a agradecer pela cama

que eu durmo (ela é tão quentinha e aconchegante). Comecei a olhar familiares, amigos, pessoas conhecidas ou não, e focar naquilo que elas têm de maravilhoso. Pratiquei, ainda, falar sinceramente para todas elas o quanto as admiro – pensa em uma especialidade que dá frutos. E a prática de meditar, silenciar a mente, me conectar comigo e com o mundo? Elas me trouxeram até aqui, nesse momento que estou falando isso para você. Comecei a exercitar a felicidade de forma consciente e agora ela já se tornou automática, como qualquer outro hábito, e isso mudou completamente a minha vida e a de todos a minha volta. Fiz e recomendo. E agora volto a te perguntar: O QUE VOCÊ PRATICA TODO DIA? Com carinho, Tati


89

OUT 2020


90

BARREIRAS ENTRA NOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO Texto: Catiane Magalhães Foto: Marca Studio Criativo

O modal ferroviário vai agilizar o escoamento da produção agrícola da região O presidente Jair Bolsonaro veio à região oeste da Bahia para assinar um termo de compromisso e parceria entre a Construtora Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (Valec) e o Exército Brasileiro, para construção de um trecho de 18 km da ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL). Esse trecho integra o lote 6, que fica próximo à cidade de Correntina. Ovacionado por seguidores que o aguardavam no aeroporto de Barreiras, ele cumprimentou seus apoiadores e seguiu de helicóptero para o canteiro de obras em São Desidério. Acompanhado dos ministros Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, e general Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, o chefe do executivo nacional participou da cerimônia e fez um breve discurso sobre a obra. Lá foi recepcionado por representantes das principais entidades do agronegócio, como Aiba, Abapa, Aprosoja, Faeb, Fundação Bahia, SPRB E SPRLEM. Os agricultores comemoraram a assinatura do termo, já que a ferrovia vai ajudar no escoamento da produção agrícola da região. “Atualmente con-

tamos apenas com o modal rodoviário para fazer o transporte dos grãos e da fibra do oeste até o porto. Com a ferrovia vamos desafogar o trânsito de veículos pesados das rodovias e dar mais agilidade no processo de exportação das commodities e de importação dos insumos”, ressaltou o presidente da Aiba, Celestino Zanella, que na ocasião entregou ao presidente da República um ofício contenda outras demandas do setor. O prazo do convênio assinado pelo presidente Bolsonaro é de 24 meses, com investimento de R$ 115 milhões. Mais de 300 militares e civis vão trabalhar nas obras de infraestrutura e da superestrutura da ferrovia que no total, terá 1.500 km de extensão entre Barreiras, no oeste baiano, e o Porto Sul, em Ilhéus. Segundo a Valec, empresa ligada ao Ministério dos Transportes e responsável pelas obras da FIOL, a meta é de que, até o final de 2022, 85% da obra tenha sido concluída. Quando finalizada, a FIOL deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.


OUT 2020

VOANDO ALTO... Texto: Catiane Magalhães Foto: Reprodução

Barreiras poderá receber novos voos após reforma do aeroporto A capital do Oeste se prepara para receber mais pessoas e também para proporcionar maior mobilidade àqueles que vão viajar, tendo aqui como ponto de partida. Barreiras finalmente terá um aeroporto maior e mais moderno, como há tempos vinha sendo pleiteado. O projeto de ampliação das pistas de pouso e decolagem e da construção de um terminal de passageiro que atenda a demanda local vai sair do papel. O anúncio foi feito recentemente pelo Ministério da Infraestrutura, que autorizou o governo do estado a licitar a obra do aeroporto Dom Ricardo Weberberger. Segundo publicação, o investimento é da ordem de R$ 45 milhões e será financiada com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que serão voltados para elaboração dos projetos e na execução das obras, conforme informou o titular da pasta, ministro Tarcísio Gomes de Freitas. O anteprojeto, que serve de referência para a continuidade da elaboração dos projetos, prevê a adequação do aeroporto para operação para aeronaves de maior porte, a exemplo de Boeing, modelo 737-800. Com isso, aumenta a expectativa de a cidade aumentar a oferta de voos para mais destinos e, consequentemente, reduzir um pouco as tarifas. O objeto do termo de compromisso entre o ministério e o governo estadual é a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e taxiway, construção do novo terminal de passageiros, além da aquisição de equipamentos e serviços complementares no Aeroporto de Barreiras. De acordo com o ministério, haverá necessidade de complementação de recursos, com possível aporte de contrapartida pelo governo baiano de cerca de R$ 19,2 milhões, que elevarão os investimentos para R$ 64,2 milhões. O edital elaborado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) estima os custos dos estudos complementares, projetos e planos em torno de R$ 1,1 milhão, com prazo de seis meses para entrega dos produtos, após a ordem de serviço.

91


ÁGATHA- EDUCADORA PARENTAL Texto: Ágatha Pinho Foto: Carol Souza

Desde que engravidei da Alice venho estudando sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase nas habilidades socioemocionais e na moralidade. Mãe de primeira viagem, desejava proporcionar uma educação e uma introdução alimentar leve e efetiva para minha filha. Então, fez-se necessário ter uma certificação com a renomada fonoaudióloga Aline Padovani, que tive a honra de ter como mentora em Disciplina Positiva na Alimentação, e o Curso Avançado em Introdução Alimentar ParticipATIVA e Desmame Liderado por Bebês 2.0. BLW são as primeiras letras do desmame Baby-Led, que em português significa o “desmame guiado pelo bebê”. Ele é uma abordagem utilizada na fase da introdução alimentar, que vai de 6 meses a 2 anos de idade. Nesse período o bebê começa a desmamar, ou seja, o bebê para de se alimentar exclusivamente de leite materno ou fórmula infantil, e passa a ter outros alimentos ocupando esse espaço. No BLW, o bebê se alimenta com as próprias mãos da oferta de alimentos em formatos e texturas rápidas, e tem o seu desenvolvimento, ritmo e autonomia respeitados.

92

A prática se popularizou no Brasil no final de 2018 através da tradução do livro Desmame conduzido por bebês, das autoras Gill Rapley e Tracey Murket. Tenho muito orgulho em fazer parte do grupo de mães brasileiras pioneiras a adotarem o BLW como meio de introdução alimentar. Então, quando iniciamos a introdução de alimentos sólidos, pude compartilhar em meu perfil do instagram “Descobertas da Alice”, uma bebê de 6 meses comendo com suas próprias mãozinhas. Com 9 meses ela já comia de garfo. Os estudos e certificações que fiz buscando conhecimento para oferecer uma boa introdução alimentar à Alice me proporcionaram ajudar outras mães e cuidadoras a guiar seus filhos para serem comedores competentes. Mas eu queria mais: oferecer uma boa base de educação para minha filha sempre foi meu objetivo de vida maior, conheci a querida Fernanda Lee e tive a honra de tê-la como mentora, foi então que me tornei Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association, pois ao conhecer e me debruçar sobre a sua filosofia e ferramentas me identifiquei por completo, vendo um lindo encontro entre ela e as teorias do desenvolvimento moral e socioemocional, possibilitando um casamento propício ao trabalho de construção de ambientes democráticos e éticos. Tudo que eu sonhava para minha filha. A Disciplina Positiva é um programa fundado na filosofia e nos ensinamentos de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida. Disciplina Positiva é baseada nos livros escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos coautores como a Lynn Lott, ensinando habilidades sociais e de vida para crianças, adolescentes e adultos. Estudos afirmam que as crianças são “programadas” desde o nascimento para firmarem indexados com os outros, e as crianças que sentem pertencentes à sua comunidade, âmbito familiar e instituição de ensino tendem a apresentar menos comportamento inadequado. As crianças precisam desenvolver habilidades ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem-sucedidos. Definimos o termo “bem-sucedidos” da seguinte maneira: cidadãos felizes e contribuintes para o bem do meio em que vivem.

Disciplina Positiva é baseada no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, com mais de 50 ferramentas para ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para cumprir os avanços mais sadios. Quando simplificado como ferramentas de Disciplina Positiva o dia se torna mais leve, sendo mais prazeroso se relacionar com todos os que nos cercam. Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os “erros são ótimas oportunidades de aprendizagem”. Aprendemos observando. Nós adultos podemos e iremos errar, mas com uma Disciplina Positiva aprenderemos ferramentas para reparar nossos erros e focar em soluções. Atuo como orientadora parental junto aos pais escutando e mediando conflitos e os desafios enfrentados, sugerindo alternativas respeitosas com agrupamento de grupo e individual, refletindo, analisando e sugerindo instrumentos construtivos, consultoria a escolas e educadora em alimentação, trazendo um olhar mais leve para pais e cuidadores em relação a introdução alimentar, orientando como lidar com seletividade e birras. Alice sempre foi minha motivação a buscar conhecimento, e eu sou grata por poder compartilhar tudo que aprendi com outras mães, pais e cuidadores. Vou finalizar com uma frase que me toca muito: não quero paz apenas em minha casa, quero que a paz seja privilegio de todos. “Segue sendo meu sonho criar a paz no mundo através da paz nos lares e salas de aula. Quando tratamos as crianças com dignidade e respeito, e lhes ensinamos habilidades valiosas de vida para formar um bom caráter, elas derramarão paz no mundo”. Jane Nelsen.

@agathafsp 77 999251421 Atendimendo online e presencial. (presencial - Office’s Coworking).


93

OUT 2020


CADERNO DE VIAGENS Texto: Gabriela Earl Fotos: Acervo Pessoal

94

Meu nome é Gabriela Earl, nascida no Brasil, metade americana, mudei para Omaha, Nebraska em 2005. Me formei em Relações Internacionais pela Universidade de Omaha. Há 7 anos trabalho em uma multinacional; 6 anos e meio na área de irrigação e há pouco tempo me mudei para a área de energia solar trabalhando com Supply Chain. Amo viajar e conhecer outras culturas. Passei um mês no Japão em 2007, três meses na Colômbia em 2009. Morei na Flórida por dois anos. Em 2017 me mudei para Espanha, e lá trabalhei por dez meses. Enquanto morei na Espanha, aproveitei para conhecer vários países na Europa (Espanha sendo minha queridinha!). Há menos de um ano me tornei empreendedora, trazendo para Omaha um pouco do sabor da moda brasileira. Nesta edição falarei sobre viagens em tempo de COVID. Saudades de viajar, né minha filha (flho)? Em tempo de pandemia essa frase viralizou como meme na internet. Tudo isso porque muitas pessoas estão ansiosas por fazer suas viagens. Mas será que não tem alternativas bacanas bem perto de você e possíveis mesmo em dias de COVID? Muitas vezes só o fato de você estar perto da natureza e respirando ar puro já pode ser uma incrível viagem para recarregar as energias. Infelizmente, no Brasil, nosso turismo nacional ainda precisa de muitas coisas para ser mais difundido e admirado. Temos um turismo caro e com pouca infraestrutura em grande parte do nosso país.


São mais de 50 parques nacionais espalhados pelos Estados Unidos. Todos com estrutura e com belas paisagens para curtir a natureza. E mesmo dentro das cidades, são criados parques com lagos artificiais para que as pessoas possam curtir a natureza e praticar esportes.

ricanos viajarem. Nossos índices de covid são altos mas as viagens não pararam. Eu tenho priorizado fazer pequenas viagens e recarregar minhas baterias de home office. Perto da natureza acabei me surpreendendo de como o fato de mesmo viagens curtas terem feito muito bem para mim.

OUT 2020

Nos EUA, eles realmente investem no turismo nacional. A questão do patriotismo estadunidense permeia todas as esferas, inclusive a do turismo. Aqui temos vários parques nacionais que possibilitam viajar. Road trips, que são viagens de carro, são super comuns. Isso acontece porque temos boas estradas e gasolina barata. Esses fatores estimulam o turismo interno mesmo com uma pandemia acontecendo.

Se para você está difícil fazer uma viagem, pense nisso: que tal procurar algo perto de você para ter uma experiência diferente das quais você está acostumado? “Todas as viagens são lindas, mesmo as que fizeres nas ruas do teu bairro. O encanto dependerá doteu estado de alma.” Ribeiro Couto Until next time, Gaby Earl

Também é bem comum por aqui os Camps que recebem os motorhomes. Por isso, mesmo com a situação caótica dessa pandemia foi possível para muitos ame-

95

Bruna Ramos Morro de Sao paulo

Luan Zunino e Lety Gaspareto Pirenopolis - GO

Pablo, Juliana, Carla, tino, Rebeca, Pedro, Camila, Gustavo, Kall e Amanda

Claudir Possato e Betina Possato - Ilhéus BA

MAIS GENTE POR AÍ


A TRILHA SONORA DA VEZ É: “OUVI DIZER QUE EXISTE PARAÍSO NA TERRA”...

Texto: Catiane Magalhães Fotos: Acervo Pessoal

PAULO HENRIQUE E DIRCE

Sim, existe e ele tem endereço certo: Situado no município de Santa Maria da Vitória, mais precisamente na Estrada Correntina-Inhaumas, o Hotel Fazenda Paraíso das Corredeiras tem se revelado uma grata recompensa aos que buscam ficar mais próximo da natureza. Lugar ideal para descansar ou descontrair com a prática de esportes, o lugar tem atraído cada vez mais baianos e turistas oriundos de vários estados da federação. Fazendo jus ao nome, aqui é um pedacinho acessível do céu.

96

CARLOS, BRUNA, LORENZO E VICCENZO

BR 135 - Localidade do Brás Santa Maria da Vitória - BA (77) 9 9990 7820 @paraisodascorredeiras /hotelfazendaparaisodascorredeiras

AMANDA RISDEN, FABIENE SILVA, SIMONE OLIVEIRA E SIMONE CARNIEL


D’GUST SHOW

OUT 2020

O SABOR CONTEMPORÂNEO QUE ELEVA O SEU PALADAR.

Foto: Erisney Ribeiro e Pedro Passos

97

@_dgustt (77) 99804-0102.


CUPOM

98

PEÇA NO APP MAIS FOMINHA DA CIDADE!

20

OFF

ADORO

BAIXE O

%

VÁLIDO PARA O PRIMEIRO PEDIDO NO APP


OUT 2020

99

Av.: Benedita Silveira ,50 Barreiras-BA (77) 3611 3820 (77) 98117 7773 www.docurabuffet.com.br @docurabuffet


100