Revista Adoro ED 39 - BARREIRAS - AGOSTO | SETEMBRO - 2021

Page 1

AGO | SET 2021 Conheça um pouco da história e visão da startup de comunicação que nasceu em Barreiras e hoje se lança para conquistar outros espaços.

ÔPA! ON FIRE! PROTEÇÃO DE DADOS

DE VOLTA À ROTINA

DESTINOS DE RÉVEILLON

Núcleo de Proteção de Dados com Certificação Global voltado para adequação da LGPD chega à Barreiras.

É hora de retomar a rotina de atividade física da criançada: a Escola Flamengo Barreiras está de volta.

Pensando em viajar no final do ano? Confira dicas de lugares imperdíveis no Brasil e no exterior.

BARREIRAS-BA | AGOSTO | SETEMBRO 2021 | EDIÇÃO 39

1


2

77 99961-6412 @vittorinomarcenaria

www.revistaadoro.com.br


3

Foto: Rui Rezende

AGO | SET 2021


⸀ 瘀椀瘀漀

䌀伀一吀刀伀䰀䔀 ㄀㔀䜀䈀

㤀䜀䈀 ⬀ 㘀䜀䈀

瀀愀爀愀 甀猀愀爀 挀漀洀漀 焀甀椀猀攀爀

瀀愀爀愀  爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀

圀䠀䄀吀匀䄀倀倀 䔀 䰀䤀䜀䄀윀픀䔀匀 䤀䰀䤀䴀䤀吀䄀䐀伀匀

4

刀␀

Ⰰ㤀㤀

刀攀搀攀

䤀䐀䔀䄀䰀 嘀䤀倀

⼀洀猀

www.revistaadoro.com.br

⠀㜀㜀⤀ 㤀㤀㤀㐀㌀ⴀ㘀㈀㜀㈀

䀀爀攀搀攀椀搀攀愀氀瘀椀瀀

䰀漀樀愀 嘀椀瘀漀 攀洀 䈀愀爀爀攀椀爀愀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 刀甀愀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀  䜀甀椀漀洀愀爀  倀漀爀琀漀Ⰰ  㐀㈀㌀Ⰰ  䌀攀渀琀爀漀Ⰰ  䌀䔀倀 㐀㜀㠀 ㄀㈀㐀⸀ 䄀漀 氀愀搀漀 搀漀 䐀漀洀 儀ᤠ 䌀栀漀瀀瀀⸀


AGO | SET 2021

5

Rua Abílio Farias, 203, Centro, Barreiras - BA (77) 3612 8338 (77) 98857 7861 @colcci.barreiras


Foto: Divanildo Silva

6

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

CARTA DA DIRETORA

Sabemos que a pandemia acelerou a transformação digital e vários hábitos do nosso dia a dia, na vida pessoal e profissional. O que antes seguia um padrão e fazia total sentido, agora já não faz mais.

Porém, para as startups, o ato de se reinventar a todo tempo já era uma prática vivida, a tal chamada “Mentalidade de Startup”. Essa mentalidade se desenvolveu em muitos empresários, empreendedores e profissionais com os desafios da nova realidade. É uma sinergia de disrupção que transborda em alta velocidade, revolucionando a cultura da gestão corporativa e as próprias tomadas de decisão no dia a dia. E toda essa temática tem tudo a ver com a capa desta edição, que traz a OPA! Conteúdo, uma startup que atua com comunicação e criatividade, e que mesmo com

todas as incertezas e desafios enfrentados desde 2015, transformaram o incerto num combustível extraordinário para criar. O incerto também esteve presente na vida de Priscilla Dourado, que mudou a sua forma de fazer negócio e hoje segue prosperando e crescendo cada vez mais com o seu serviço de delivery.

Para Erika Porto, a transformação digital que já vinha acontecendo, ganhou total sentido com a pandemia e hoje ela acredita que seu modelo de negócio on-line é o que realmente faz sentido para a sua forma de empreender. A esperança também tem sido renovada, com a redução diariamente dos casos de COVID-19, o que proporcionou a Escolinha de Futebol do Flamengo a, enfim, reabrir suas portas.

Em contraponto a toda essa celeridade e transformações que estamos vivenciando na vida profissional e pessoal, lembramos que o mês de setembro está chegando, e que a pauta de saúde mental também precisa de destaque. O aprendizado que temos com a realidade que vivemos hoje, é de que precisamos ter atenção e cuidado com o ser humano, assim como cultivar um equilíbrio entre o profissional e o pessoal, promover ambientes colaborativos e abertos, incluir diversidade e inovação digital, para construir uma cultura única e que preze pelo todo, pela comunidade. Com este recado eu me despeço e convido você a apertar os cintos e embarcar nesta edição. Beijos, Carol Souza

7


ÍNDICE

88

DESTINOS PARA O RÉVEILLON

Listamos alguns destinos incríveis para que você possa se planejar com uma certa antecedência e tornar esse final de ano incrível.

118

8

30

ADORO TE AJUDAR

75 motivos para não cometer suicídio.

DESAFIOS

Conheça um pouco da história de Renata Lopes, uma mãe, médica, esposa e empreendedora, que equilibra diversas atuações e vive o sonho de ter o seu próprio negócio.

28

31 EMPREENDEDORISMO ADORO VIAJAR

Chile ou Argentina? Descubra um destino que proporcionará tudo o que os dois países oferecem e muito mais!

www.revistaadoro.com.br

Conheça a trajetória de Erika Porto, que com os desafios que surgiram profissionalmente reinventou-se, inovando com um modelo de negócio digital.


AGO | SET 2021

58 CAPA

Conheça um pouco da trajetória e visão da OPA! Conteúdo, startup de comunicação e criatividade que nasceu em Barreiras e vem inovando desde 2015.

96 36

9

RADAR GASTRONÔMICO

Confira 3 restaurantes brasileiros que você poderá desfrutar de uma experiência única e que certamente não encontrará facilmente nos guias de viagem.

EDIÇÃO EXCLUSIVA BARREIRAS-BA Edição de Nº 39 Agosto|Setembro 2021 Tiragem 5.000 exemplares Contato 77 9 9993 8443 Instagram @revistaadoro Site www.revistaadoro.com.br

44

EXPEDIENTE Direção Comercial Carol Souza Redação Carol Freitas Juliana Tito Fotos Divanildo Silva Design e Diagramação Gabriel Augusto Matheus Sapucaia Revisão Aderlan Messias

DE VOLTA À ROTINA

É hora de retomar a rotina de atividade física da criançada: a Escola Flamengo Barreiras está de volta

NUTRIÇÃO CONSCIENTE

A importância de transformar a sua rotina num estilo de vida mais saudável.


EXPERIÊNCIA LOOK STORE - ELEGÂNCIA E BOM GOSTO EM BARREIRAS Fotos: Divanildo Silva Texto: Redação

O Grupo Look, formado pelas lojas Look Store, Look Shoes e Look Beachwear, chegou em Barreiras com o propósito de mudar completamente a ideia que as pessoas têm das compras em lojas. O objetivo dos jovens empresários Jefferson Bezerra e Sérgio Carvalho, que dividem a parceria de sucesso, é trazer não apenas as grandes marcas e principais tendências do mundo da moda para a cidade, mas criar uma experiência de compra diferenciada, em que a humanização do atendimento e o relacionamento com o cliente são os elementos mais importantes.

10

Jefferson está à frente da Look Store, primeira loja de roupas do Grupo Look inaugurada em Barreiras. O cuidado com o cliente, a descontração da experiência em loja, a qualidade e requinte das peças e a diversidade de marcas disponíveis para todos os tipos de bolsos tornaram a loja uma das grandes referências da região quando o assunto é atendimento, qualidade e bom gosto.

@look.store.brrs @look.shoes.brrs @look_beachwear

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

Para o empresário, estar cada vez mais próximo do público é o que explica o sucesso e crescimento da loja. “O conceito da Look Store é ser uma loja em que nós possamos atender a todos os públicos com entusiasmo e com amor”, conta. Por isso, oferecem um atendimento cuidadoso, em que a atenção está voltada para cada cliente. “Você não quer só entrar, comprar o produto e ir embora. Você quer interagir, conversar, e quer um atendimento mais humanizado, onde as pessoas consigam se relacionar entre si. Até porque hoje é tão difícil isso, né?”, diz. O Grupo Look entende que criar vínculos é a chave para dar continuidade ao objetivo do empreendimento de humanizar as relações no comércio e criar momentos inesquecíveis para todos que se interessem por looks diferenciados e elegantes. Assim, entre as peças disponíveis na loja estão grifes consagradas e outras ainda não tão conhecidas, justamente para agradar todos os tipos de bolsos e gostos, com a tão conhecida qualidade Look Store.

11 Afinal, seja em situações do dia a dia ou em ocasiões especiais, se sentir bem com a própria roupa pode aumentar, e muito, a autoestima, além de proporcionar momentos ainda mais incríveis. E nada melhor do que aliar a hora de compra à boas experiências. Por esse motivo, toda cliente é muito bem-vinda: a que compra muito, a que compra pouco e até a que não vai comprar, mas gosta de visitar o empreendimento para conversar com a equipe Look. O cenário de acolhimento do público, com o conceito da loja, é tão positivo que, mesmo durante a pandemia e em momentos de retração do comércio, o Grupo Look expandiu e inaugurou duas novas lojas em Barreiras: a Look Shoes e a Look Beachwear. Para o empresário, a expansão prova a riqueza do comércio de Barreiras, que ainda é pouco explorado, e deixa expectativa de ainda mais crescimento. “Ainda temos muito o que crescer em loja, em vários aspectos. Aqui é uma cidade muito abençoada e eu tenho certeza de que a gente vai crescer muito”, afirma.

Trajetória Natural de Barreiras, Jefferson Bezerra sempre se interessou por tudo que envolve o universo da moda, mas acabou trilhando um caminho diferente no início da carreira e se tornou corretor financeiro. Quando decidiu trabalhar com lojas, descobriu seu verdadeiro propósito. “Eu amava vender, amava mostrar roupas, amava ler sobre moda, saber o que era tendência e o que não era”, conta. Hoje, aos 29 anos, o empresário acumula uma bagagem de 10 anos de experiência com vendas, sendo boa parte deles dedicados ao ramo das roupas, sapatos e acessórios. Mesmo com uma equipe de vendas, Jefferson faz questão de acordar com um sorriso no rosto para acompanhar o dia a dia da Look Store, conhecer as clientes e manter contato. “Eu amo essa relação entre pessoas, poder me relacionar e conversar sobre vários assuntos e poder conhecer pessoas de várias personalidades, jeitos e formas diferentes”, afirma. Essa troca é o grande diferencial que Jefferson agrega ao Grupo Look. “Eu acho isso muito bacana, e acho que é isso que as pessoas buscam no comércio hoje”, finaliza.


IP IPHONES E ACESSÓRIOS

Foto: Divanildo Silva

12 A IP IPHONES E ACESSÓRIOS é um empreendimento iniciado on-line desde o ano de 2019, e como loja física desde 2020. Com uma ampla variedade de produtos Apple, tendo em vista aparelhos, relógios e todos os tipos de acessórios, também implementamos neste ano produtos XIAOMI, uma das empresas do segmento de tecnologia que mais crescem mundialmente. Tendo como proprietária Iana Paula, de 24 anos, natural de Barreiras, trabalhamos com capas, películas e assistência técnica. Estamos localizados na rua 26 de maio, número 86, Centro. Para mais informações, entre em contato pelo número (77) 98129-9303 ou pelo Instagram, através do IG @ianapaula_iphones. IP IPHONES E ACESSÓRIOS, o melhor lugar para encontrar os melhores aparelhos e acessórios para você!

@ianapaula_iphones

77 9 8129 9303

Rua 26 de maio, n 86, centro, Barreiras-BA

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

Foto: Divanildo Silva

13

AT E N D I M E N T O EM DOMICÍLIO

77 9 91940046 @williannealvesmakeup


CHEFLERA:

TRATAMENTOS ESTÉTICOS INOVADORES PARA AS SUAS NECESSIDADES Fotos: Divanildo Silva

A Cheflera é uma franquia de Estética e Cosméticos que busca e desenvolve soluções inovadoras para seus clientes. E é pensando nisso, que estamos sempre procurando novas tecnologias e conhecimentos para melhor desenvolver e propor tratamentos específicos e adequados a suas necessidades. Visamos uma abordagem mais integral do paciente, com um olhar para o indivíduo como um todo, trabalhando de forma interdisciplinar utilizando tratamentos que foquem na saúde. Nosso foco é trabalhar uma Estética Integrativa, em que o profissional utilizarará sua percepção e conhecimento técnico para determinar tratamentos personalizados e exclusivos de acordo com as necessidades e particularidades de cada cliente. Sabemos que nosso corpo é submetido a grandes adversidades do dia a dia, como toxinas promovidas por gases da atmosfera, alimentos ultra processados e uma série de mudanças químicas que vão ocorrendo em nosso organismo. Tudo isso são fatores que interferem diretamente nas disfunções estéticas.

14

O trabalho do profissional está em conhecer o poder de associação dessas práticas, com o objetivo de indicar um tratamento completo, com profissionais especializados, visando tratar o indivíduo por dentro e por fora. Por isso, a estética integrativa se apresenta como terapias complementares, menos agressivas do que os tratamentos convencionais, capazes de enxergar o cliente e suas alterações estéticas sob um aspecto global, que leva em consideração um contexto emocional, mental, espiritual e físico.

Os tratamentos estéticos mais buscados na Cheflera são para celulite, gordura localizada, estrias, manchas de pele e envelhecimento precoce. Essas disfunções possuem causas diferentes e, devido a esse fato, é de extrema importância que o profissional saiba exatamente as causas fazendo uma anamnese estética detalhada. Nossa clínica conta com os tratamentos nutricionais e estéticos mais modernos do mercado e protocolos exclusivos que aliam equipamentos e instrumentos modernos, como Ozonioterapia e Lipoenzimática (aplicação de enzimas), associados a técnicas desenvolvidas para potencializar os resultados. Além dos procedimentos já citados, estamos sempre em busca de novidades que irão otimizar nossos resultados. Agende uma avaliação. Estamos te esperando! @cheflerabarreiras

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DE TRICODINIA Foto: Erisney Ribeiro

Você sente dor ou ardência no couro cabeludo? Tem bastante queda de cabelo? Se a resposta for sim, saiba que esses sintomas fazem parte da Tricodinia, também conhecida como síndrome da disestesia cutânea. O tratamento é composto por shampoos, loções e medicamentos via oral, aliados a Laserterapia, que age como anti-inflamatório, diminuindo a Tricodinia, fortalecendo e estimulando o crescimento de novos fios, trazendo assim, alívio e bem-estar a pacientes que sofrem com a inflamação do couro cabeludo. Identificou alguns dos sintomas da Tricodinia? Agende uma consulta! Trabalhamos com tecnologias que facilitarão o processo do seu tratamento, além de proporcionar melhor qualidade de vida. Estamos te esperando. Dagem Azevedo Terapeuta Capilar

15


Foto: Divanildo Silva

Por trás de todo óculos existe uma mulher forte 16

www.revistaadoro.com.br

@oticavisalis 77 9 99535364 Rua Café Filho Nº 144, Centro, Barreiras-BA


17

@look.shoes.brrs Foto: Gustavo Lopes

AGO | SET 2021


CEBRAC: 3 ANOS DE EXCELÊNCIA NA PREPARAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS Fotos: Divanildo Silva e Eliúde Valverde

Estamos muito felizes e honrados com o nosso aniversário de 3 anos na cidade de Barreiras, é um marco importante para a Educação da nossa região Oeste. E para comemorar esses três anos de sucesso e acreditando no potencial da cidade, fizemos a inauguração da nova ala da unidade.

18

O 2º piso está todo novo com mais cinco novas salas para os cursos de Atendente de Farmácia e Cuidador de Idosos. Dois cursos na área de Saúde, que mesmo hoje vivenciando uma pandemia demanda e demandará muitos profissionais para absolver novos postos de trabalho. De acordo com um estudo da USP (Universidade de São Paulo), que saiu recentemente, até 2030, o Brasil terá a 5ª população mais Idosa do mundo. Ou seja, precisaremos cada vez mais de profissionais nessa área, sem contar o crescimento exponencial da área de saúde em nossa cidade.

E AS NOVIDADES DO CEBRAC NÃO PARAM! Estamos ganhando também mais uma sala para o curso de inglês, que é um outro curso fundamental para a nossa região, pois há uma necessidade forte do idioma no Agronegócio, com exportações e importações, e até mesmo para o próprio segmento de Turismo do Oeste baiano, com tanto potencial a ser explorado. O nosso curso de Inglês, que é um grande destaque no mercado, combina uma metodologia inovadora com duas abordagens de ensino das mais eficientes atualmente: abordagem comunicativa e abordagem Lexical, que prepara de forma diferenciada para os testes internacionais de Proficiência. Os alunos saem falando fluentemente a língua inglesa. Estamos ganhando ainda uma sala Auditório para 80 pessoas, em estilo de Arena, muito moderno para os treinamentos de nossos alunos através de oficinas, palestras, workshop, e muito mais, tudo pautado na metodologia de construção interativa, inovadora e empreendedora. E por fim, construímos também uma sala de reunião executiva, para os nossos alinhamentos e treinamentos de capacitação do nosso time.

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

19

Patrícia Almeida @blog_superbonita Digital Influencer Aluna Cebrac

katila Lima @katilaoficial Digital Influencer Aluna Cebrac

Luana França @luanafrancam Digital Influencer Aluna Cebrac

CEBRAC LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Lembrando, da nossa unidade em Luís Eduardo Magalhães, que é onde tudo começou há 7 anos, nas duas unidades de Barreiras e Luís Eduardo, já contribuímos e ajudamos a preparar mais de 5 mil alunos, tanto para o mercado de trabalho regional, quanto para a vida, como verdadeiros cidadãos brasileiros. Unidade Luís Eduardo Magalhães @cebrac_lem (77) 99953-2233 (77) 3639-8072 Unidade Barreiras Larissa de Souza Castro @laricastro_makeup Digital Influencer Aluna Cebrac

Ana Clara Costa @anaclara_nouguer Digital Influencer Aluna Cebrac

@cebracbarreiras (77) 99988-7426 (77) 99817-6025 (77) 3611-2898


Foto: Divanildo Silva

EXCLUSIVIDADE PARA QUEM AMA PRESENTEAR: CONHEÇA A LOVE BRANDS BARREIRAS Texto: Redação

Presentear é uma demonstração de carinho. Seja para alguém querido ou para si mesmo, escolher algo especial, diferente e exclusivo tem tudo para ser uma experiência prazerosa. Mas se engana quem pensa que escolher um presente é apenas sobre comprar um produto para alguém. Esse é o momento de olhar para o outro e transformar momentos comuns em ocasiões memoráveis. A Love Brands, representante exclusiva das marcas Balonè, Puket e Imaginarium em Barreiras, completou, em julho, os seis anos de inauguração da franquia na cidade. A loja combina três marcas sólidas e reconhecidas no mercado pela qualidade de produtos para criar uma só, oferecendo aos clientes as principais tendências em bijuterias, pijamas e presentes. A franquia chegou à cidade em 2015 para realizar o sonho de Aline Lopes e Jahilton Lopes de abrir um negócio, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento de Barreiras e região. Parceiros no empreendimento e no casamento, o casal apostou na Love Brands para aproximar marcas já consagradas do público barreirense, que encontra uma diversidade de opções quando o assunto é presentear. A Puket existe há 33 anos e se consolidou como referência no mercado ao lado da Imaginarium, inaugurada há 30 anos, e a Balonè, que carrega um vínculo de 14 anos com o consumidor brasileiro. “Sempre fomos apaixonados por essas marcas, e esse amor a gente faz questão de mostrar e passar para nossos queridos clientes”, conta Aline. Para a empresária, a união do atendimento acolhedor e intimista com os produtos criativos, divertidos e exclusivos são os grandes diferenciais da franquia.

20

Dos pijamas coloridos para toda a família às bijuterias que acompanham as novidades do mundo da moda e decorações inovadoras para quem ama presentear e ser presenteado, a Love Brands Barreiras reúne “marcas que exprimem alegria, cor, vida e qualidade garantida”, diz. Mesmo em momentos tão desafiadores, a franquia segue com o objetivo de continuar trazendo o que há de mais novo e exclusivo para Barreiras. “A loja sempre estará de portas abertas para receber nossos queridos clientes com um atendimento diferenciado e diversidade de presentes para você e para quem ama”, conclui Aline.

Rua Marechal Hermes, 238, centro @lovebrandsbarreiras (77) 9 9840-8202

www.revistaadoro.com.br


21

AGO | SET 2021

Foto: Divanildo Silva


ADORO ASTROLOGIA

FASES DA LUA Você sabia que as fases da lua podem impactar diretamente sobre as marés, a agricultura e até mesmo no humor das pessoas? As compilações sobre os efeitos deste satélite estão na base da Astrologia. Cada fase lunar é própria para algum objetivo. Aprenda a usar as fases da lua para planejar os eventos na sua vida!

Texto: Carol Escobar Fotos: Reprodução

#ADORODICAS

LUA NOVA 22

LUA CRESCENTE

HUMOR: bom momento de prazer em estar mais com você. Em geral, as pessoas sentem menos ansiedade.

HUMOR: momento de agitação maior, com estímulos internos e externos para agir com resultados rápidos.

FAVORECE: é hora de cuidar das próprias questões como comprar roupas, passear, cultivar a beleza. Inícios, com o plantio de sementes de coisas importantes na vida, como comprar uma casa ou iniciar um curso. É mais interessante se pensarmos em começos duradouros, lembrando porém, que o período é promissor, mas precisará de tempo para se consolidar.

FAVORECE: eventos e lançamento de projetos em que se espere resposta mais rápida e mais imediata. Pede mais iniciativa, energia e proatividade. Portanto, mãos à obra!

DESFAVORECE: não é hora de estados de espírito nostálgicos e presos ao passado, já que é tempo de novo, nem de dependências emocionais excessivas. Cada pessoa vai precisar ter seu espaço. BELEZA: ótimo momento para renovar o visual. Bom para começar procedimentos de beleza de longo prazo, como também atividades físicas. RELACIONAMENTOS: momento é dado mais ao individualismo, não é a fase ideal para casamentos, mas não chega a ser negativa. Afinal, tem sintonia com começos e vai se encaixar com as relações com espaço para sua autonomia. DINHEIRO E CARREIRA: bom para começar uma poupança, comprar imóveis para investimentos e empreendimentos que dependam mais de iniciativa individual do que de uma colaboração.

www.revistaadoro.com.br

DESFAVORECE: não é a fase ideal para comprar frutas, verduras, legumes e flores com o objetivo de durar mais tempo. Na beleza, evite tinturas e depilação (não vão durar muito). Não é, também, um momento para passividade e falta de posicionamento. BELEZA: é hora de fazer um corte para crescimento de cabelo (renovação), dietas e procedimentos para ganho de peso ou de massa muscular, como iniciar suplementação do que estiver faltando no seu organismo. A energia física também estará ampliada para malhar. RELACIONAMENTOS: há boa atmosfera de entrosamento, ainda que com algumas possíveis divergências contornáveis. Pode ser bem interessante conhecer alguém neste período. É uma fase positiva para casamentos, associada à ampliação, colaboração e crescimento. DINHEIRO E CARREIRA: boa para lançamentos, marketing e promoção de produtos e projetos, contratação de pessoas com um perfil proativo, acordos, negociações e pedidos de um aumento salarial.


AGO | SET 2021

LUA MINGUANTE HUMOR: momento de reflexão e recolhimento. FAVORECE: boa fase para tratamentos de saúde e cirurgias, que terão melhor eliminação do inchaço e cicatrização. Boa fase para atividades em que se queira sigilo e término de etapas como demitir alguém, fechar uma empresa ou preparar a troca de uma sede, para fazer uma abertura em um período mais favorável para começos de Lua nova, por exemplo. DESFAVORECE: não é favorável para eventos, a não ser que se queira um público restrito e selecionado, com pouco alcance. Também não ajuda começos importantes e lançamentos. Flores em botão e frutos verdes vão demorar para desabrochar ou amadurecer. BELEZA: favorável para tinturas, manutenção de alisamentos, depilação e limpezas de pele. Corte de cabelo para manter curto e fazer dieta e procedimentos de emagrecimento. RELACIONAMENTOS: ficam em clima de introspecção. Carinho e intimidade podem substituir maior atração física. Não favorece, porém, celebração de casamentos, pois é uma energia de final, a não ser que se queira uma cerimônia discreta/sigilosa para poucos convidados. DINHEIRO E CARREIRA: boa época para avaliações e preparações para novo ciclo. Ideal para fazer fechamentos, como concluir um projeto. Nas finanças, é positivo para negociar o pagamento de dívidas, redução de juros ou um plano de economia.

LUA CHEIA HUMOR: fase boa para ficar mais sociável, mas também é uma fase mais volátil e com tendência à ansiedade. FAVORECE: fase lunar “campeã” para eventos com o público, pois as pessoas estão mais sociáveis e extrovertidas. Entretanto, há também mais descontrole emocional, com aumento de acidentes e maior agitação nas emoções. DESFAVORECE: não é a hora para ações que possam impactar e causar algum tipo de polêmica, como demissão ou pedido de divórcio. Nas cirurgias, há tendência a maior agitação e também inchaço. Também não é um bom momento para procedimentos que envolvam uma redução, como iniciar dietas, tanto pela ansiedade gerada como pela tendência à retenção de líquido. BELEZA: é a melhor fase para hidratar a pele e o cabelo. É ótima também para quem deseja cortar o cabelo e obter mais volume. RELACIONAMENTOS: o período guarda ambiguidade para casamentos e relacionamentos, pois há abertura para os relacionamentos e é a fase em que estamos mais em busca da outra pessoa. Atração e paquera ficam em alta. Entretanto, se não houver equilíbrio emocional de uma ou ambas partes, há maior chance de briga e divergência. Festa de casamento e Lua de mel serão animadas. DINHEIRO E CARREIRA: ótima fase para eventos, promoções e comércio. Negociações terão que levar em consideração o outro para serem bem-sucedidas. Nas finanças, tenha cuidado com a “gastação”, as compras por impulso e algum endividamento podem acontecer no período.

23


Fotos: Divanildo Silva

24

O Studio Capelli, salão de beleza comandado pelas irmãs Tamires Dourado, Bruna Martins e Letícia Camile, oferece um leque de serviços para cabelos femininos, que vai desde coloração, com todas as escalas de cores, de moreno iluminado a loiro platinado, à tratamentos exclusivos que trazem brilho e saúde aos fios.

www.revistaadoro.com.br

E para quem quer alongar as madeixas, esse é o lugar certo! Com método próprio, chamado impercept, o procedimento não danifica o cabelo e traz um ar de naturalidade que faz toda a diferença. O espaço ainda oferece manutenção, fazendo com que o alongamento dure por mais tempo de maneira saudável.


ESTÁ CHEIO DE

AGO | SET 2021

O STUDIO NOVIDADES LINHA KIONE

Tamires Dourado Proprietária e Diretora Geral Cabeleireira

Agora distribuidor de uma nova linha de produtos, a Kione, o salão que já atua com a comercialização para profissionais com um preço diferenciado e oferecendo todo o suporte para o manuseio de produto, também inicia a comercialização da linha para consumidores finais. A manutenção em casa contará com produtos eficazes e de qualidade, para que você concilie os cuidados no salão com os seus momentos de tratamento em casa.

NOVO SITE O novo site (www.capellishop.com.br) está vindo aí! Para facilitar a comunicação e as vendas no e-commerce, o site está sendo preparado para proporcionar uma experiência ainda melhor e de que qualquer lugar do país. Você também poderá se inscrever na newsletter e receber promoções e descontos direto no seu e-mail.

Letícia Camile Sócia e Diretora de Marketing Cabeleireira

CURSO VIP DE MEGARRISTA E para completar as novidades, vem aí o curso presencial VIP de Megarrista! Com carga horária de 15 horas, a ser realizado em setembro, a especialização em confeccionar extensões adesivas de três técnicas, ensinará como colocar o mega hair, manutenções necessárias, materiais e ferramentas para aprender e já começar a trabalhar. A especialização ainda oferecerá apostila, assistência e certificado de conclusão de curso. Para contemplar os interessados, independentemente da localidade que estejam, o curso também será ofertado na modalidade on-line, com a mesma programação.

Bruna Martins Sócia e Diretora de Produção Megarrista / Cabeleireira

25


QUAL O MOTIVO PELO QUAL A SUA EMPRESA EXISTE? 2.

Nós chamamos de Razão Social.

NÃO OBSERVÂNCIA DO MERCADO; NÃO MAPEAMENTO DO NICHO; NEM IDENTIFICAÇÃO DO “AVATAR”; FALTA DE FOCO EM PESQUISAS

Segundo o Wikipédia, Razão Social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. Trata-se da denominação e da assinatura pelas quais é conhecida uma empresa comercial, seja ela uma sociedade limitada ou sociedade anônima. Essa, sem dúvida, é uma excelente descrição sobre razão social, mas podemos ter um ponto de vista mais profundo sobre a essência do termo em questão, pois entendemos que razão social é o motivo pelo qual uma empresa apresenta soluções para um público específico, definindo o conceito para que fique mais próximo dos nossos objetivos. O Brasil é um grande polo de empreendedorismo. A maioria dos brasileiros deseja ter seu negócio próprio, mas o que falta para concretização do sonho de milhares de empreendedores? Bem, o que falta é a definição do objetivo, ou seja, a clareza sobre o que de fato será necessário para sua empresa prosperar. Qual o porquê dela existir, e por quem existirá.

26 As empresas surgem normalmente por dois motivos: O primeiro moti-

vo é manifestado por uma habilidade do empreendedor, adquirida por experiências vividas ou por uma fonte de conhecimento a que ele teve acesso, seja essa fonte da sua ancestralidade ou de relações sociais. Trago o exemplo das empresas que surgem pela receita de alguma comida tradicional da sua família, ou por ter trabalhado em uma empresa de determinado ramo, e que capacitou esse empreendedor a desenvolver as habilidades necessárias para execução desse negócio. O segundo motivo é quando observamos uma dor/ demanda de algum público e então enxergamos uma oportunidade e nos preparamos para apresentar soluções para esse público. Nos dois modelos de formação de negócio se faz necessário ter um objetivo definido. Por esse motivo, apresentamos a nossa definição de razão social, a qual muitos chamam de propósito. Segundo a pesquisa do IBGE de 2017, a cada 10 empresas 6 fecham em cinco anos de atividade. O dado mais alarmante é que de 10 pequenas empresas, 8 fecham as portas no primeiro ano, segundo o levantamento do SEBRAE de 2018.

1.

FALTA DE PLANEJAMENTO

3.

DESCUIDO COM AS FINANÇAS; NEM GARANTIA DE SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO

4.

FALTA DE PREPARO PARA A ROTINA DO NEGÓCIO

5.

AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO, DEIXANDO TAREFAS E OBJETIVOS SEM EXPLICAÇÃO, OU QUE COBRANÇAS E FEEDBACK CAUSEM TENSÃO

OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA O FECHAMENTO DESSAS EMPRESAS SÃO ESSES LISTADOS

6.

ESTAGNAÇÃO, UM ACOMODAR-SE, COPIANDO UM MODELO JÁ EXISTENTE

7.

AUSÊNCIA DE ESPÍRITO EMPREENDEDOR; FALTA MINDSET EMPREENDEDOR

8.

DESMOTIVAÇÃO

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

LE FLEUR: O LUGAR CERTO PARA ENCONTRAR O SEU BUQUÊ DE NOIVA Uma das produções mais importantes para mim, na visão de florista, é o buquê de noiva. É muito gratificante quando a Le Fleur é escolhida para fazer parte deste momento tão especial que é um casamento.

Por outro lado, a responsabilidade é de igual tamanho. Pois no dia da cerimônia, tudo tem que sair perfeito, principalmente o buquê, item de destaque que acompanha a noiva em todas as fotos. Sempre que nos procuram para criarmos um buquê, gostamos de bater um papo, entender a personalidade e o estilo que a noiva procura, além de checar algumas fotos que sirvam de inspiração. Deixamos claro que as fotos de referência são apenas um norte, pois cada buquê é feito de forma muito cuidadosa com as flores da estação, e, nenhum sai igual ao outro. Para mim, aqui está toda a graça: a certeza de que seu buquê será único, especial para você. Aqui na Le Fleur nossa prioridade é a satisfação do cliente, nesse caso, da noiva. Nos preocupamos em buscar flores resistentes ao clima da região e que vão aguentar todo o evento. Procuramos entender o estilo de cada casamento e adaptar o buquê que poderá ter um estilo clássico, bucólico, desconstruído, cascata, dentre outros diversos tipos. Além disso, não podemos esquecer de outro destaque da cerimônia: o noivo. Fazemos lapelas que ornam com o buquê da noiva, promovendo uma harmonia ainda maior. Para escolher o buquê ideal para o seu casamento, escolha a Le Fleur!

Em breve. Atmosfera Hall, Rua Ruy Barbosa, Nº 1401, Barreiras -BA @le_fleur_brs 77 9.9818-3456

27


Por Diego Brandão

CHILE OU ARGENTINA? Fotos: Acervo Pessoal

28

Tanto para quem não quer perder muito tempo em viagens longas como aquelas com destino à Ásia ou Oceania, quanto para quem não quer viajar convertendo dolorosamente tudo em dólar e euro, ou ainda para quem quer experimentar uma cultura diferente mas tem medo de viajar para algum lugar onde o bom e velho “portunhol” não possa resolver sua vida, Chile ou Argentina são dois clássicos. Se você já escolheu o Sul do nosso continente como seu próximo destino, geralmente surgirão novos, e quase óbvios, questionamentos: Buenos Aires ou Santiago? Churrasco ou vinho? Tango ou neve? O que eu quero hoje, com esse texto, é te convencer de que você não precisa escolher entre eles. Que existe um destino que te oferece tudo isso e muito mais, e

www.revistaadoro.com.br

que inclui os dois países numa viagem só. A belíssima PATAGÔNIA! A Patagônia é uma região entre Chile e Argentina, que vai desde os Lagos Andinos até o Cabo Horn, no arquipélago da Terra do Fogo, ao extremo sul do continente, mas não é desse extremo sul com fama de “fim do mundo gelado” que estou falando. O lugar que quero relatar tem vulcões, montanhas lindas para esquiar ou fazer trilhas, dependendo da estação do ano que você escolher para ir, tem cerveja, vinhos e uma gastronomia riquíssima, além de estradas para roadtrip tanto de carro como de bicicleta. O lugar é tão cheio de opções que pode te oferecer desde piscinas de águas termais quentinhas, a rafting de nível 4, feito num rio congelante.


AGO | SET 2021 Os destinos dos quais estou falando são Pucón, no Chile e Bariloche na Argentina. Ambas as cidades com aproximadamente 350km de distância de uma para outra e que são separadas pelos Andes, que inclusive embelezam ainda mais o roteiro, afinal, atravessar ele para ir de um destino ao outro é simplesmente um show à parte. Escolhi mochilar por lá no verão, logo após passar o réveillon em Valparaíso, no litoral chileno, e apesar de ter perdido a chance de curtir a neve de verdade, aproveitei a temperatura agradável, que de dia tem uma média de 20°C, e o cenário surpreendente que surge com o derretimento daquele mundarel de gelo, fez a minha escolha parecer muito assertiva. Pucón te fará se sentir na Europa, que cidade linda! Ela é daquelas que tem cheiro de cidade de veraneio, é cheia de restaurantes e bares que oferecem diversificada gastronomia e noite agitada, e ainda possibilita um passeio à beira do lago Vilarrica, onde é possível contemplar de um lado um lindo pôr do sol, e do outro o Vulcão de mesmo nome, soltando sua fumacinha o tempo todo. Mas fique tranquilo, apesar do Vulcão Vilarrica ser um dos vulcões mais ativos da América, o Chile possui um rigoroso monitoramento dos seus mais de 2000 vulcões espalhados pelo país. Então, você vai poder curtir ele com segurança, tanto ao pé dele quanto lá no topo! Sim, é possível escalar

esse vulcão que fica a 2847 m acima do nível do mar. Apesar de serem 4 ou 5 horas de escalada, você não precisa ser nenhum atleta olímpico para dar conta desse rolê, até porque, se você desistir no meio do caminho, tudo bem, a forma de descer é fácil e prazerosa: escorregando sentado pela neve, igual a um tobogã, só que bem mais gelado. De Pucón para Bariloche, você deverá percorrer a uma estrada cheia de lagos, montanhas e cenários que vão te dar vontade de fotografar a viagem toda. No meio do caminho, já em solo Argentino, você poderá dormir uma noite em San Martin de Los Andes, cidade minúscula localizada entre montanhas e que, sem dúvida, é a cidade mais charmosa da região. Chegando em Bariloche você descobre onde os argentinos tiram férias quando não querem ir para o nosso Brasil. Bariloche é uma cidade preparada para receber turistas o ano todo. Gastronomia, vinhos e os cenários surpreendentes. Na lista de programas que não podem faltar estão o Circuito Chico e os Cerros Catedral e Otto. Não digo que o óbvio de escolher como roteiro Buenos Aires ou Santiago sejam escolhas ruins, mas com o tempo a gente aprende que o óbvio pode ser confortável e agradável, mas o surpreendente é o que transforma a experiência de viajar em algo inesquecível.

Diego Brandão é administrador e empreendedor, além de mochileiro especialista em perrengues. Desbravador obstinado que acredita no poder que cada experiência tem de transformar sua vida definitivamente. Bora mochilhar!

@DIBRANDAO Email para sugestões: brandao.diego@gmail.com

29


ADORO TE AJUDAR

MOTIVOS PARA NÃO COMETER SUICÍDIO. 1 - tomar banho de chuva outra vez

39 - dormir

2 - ouvir um eu te amo

40 - acordar e sentir o cheiro do café

3 - poder dizer isso de volta

41 - estalar o corpo

4 - roubar um chocolate

42 - usar meias engraçadas

5 - passar um dia na rua longe de casa

43 - tirar nota máxima em algo

6 - viajar para conhecer alguém

44 - fazer algo que você realmente queira

7 - tomar banhos quentes

45 - passar o dia sem fazer nada

8 - ver pessoas sorrindo

46 - ver vídeos durante a madrugada

9 - mudar a vida de alguém

47 - virar o travesseiro para o lado frio

10 - superar uma decepção

48 - ter um animal de estimação ou fazer companhia ao que tem

3012 - ouvir a sua música favorita pela vigésima vez

11 - assistir filme com amigos por ligação de vídeo

49 - chorar no ombro de alguém 50 - dar um abraço apertado

13 - dormir em uma ligação

51 - se fantasiar no halloween

14 - achar fotos antigas

52 - assistir aos fogos queimando no ano novo

15 - conhecer novas pessoas

53 - seu próximo aniversário

16 - conseguir algo de valor

54 - olhar as nuvens

17 - plantar algo e ver crescendo

55 - andar de barco

18 - fazer uma tatuagem

56 - encontrar um lugar no mundo onde você se encaixe

19 - aprender a cozinhar

57 - mergulhar

20 - tirar fotos engraçadas

58 - ir a festas

21 - cantar em um karaokê

59 - experimentar a vida

22 - dançar livremente como se ninguém estivesse assistindo

60 - cometer erros

23 - cantar no chuveiro

61 - o simples fato de estar vivo quando tantos já não estão mais

24 - fazer a própria versão de uma música

62 - ver a si mesmo se recuperando

25 - ter piadas internas

63 - ser uma inspiração

26 - assistir a beleza dos raios durante uma tempestade

64 - VOCÊ É IMPORTANTE

27 - se apaixonar

65 - VOCÊ faz outras pessoas felizes

28 - olhar pela janela do carro

66 - só existe um de você em todo o mundo

29 - sentir o cheiro do mar

67 - suas cicatrizes sararão

30 - jogar videogame

68 - existe uma solução

31 - curtir seus avós

69 - você nunca estará só

32 - fazer memórias

70 - a tendência é melhorar

33 - sentir a brisa em um dia quente

71 - seus amigos

34 - mudar o corte do cabelo

72 - seus irmãos

35 - encarar seus medos

73 - seus pais

36 - fazer algo que valeu a pena

74 - peça ajuda, você não esta sozinha (o)

37 - ajudar alguém

75 - o mundo não seria o mesmo sem você.

38 - ler teorias da conspiração

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA INSPIRADORA DE ERIKA PORTO Fotos: Divanildo Silva

Texto: Juliana Tito

Sempre dizem que temos as melhores ideias no momento de caos. Para Erika Porto, essa sentença faz bastante sentido. Desligada do seu último emprego no final de julho de 2019, Erika viu no empreendedorismo uma saída para a sua vida profissional. Foram muitas as dúvidas até chegar a um produto que realmente transparecesse algo que gosta, além de ter viabilidade de execução. Roupas e bijuterias foram algumas das ideias que brotaram, porém, ao pensar em calçados, percebeu que era o negócio ideal. Tudo começou a ganhar vida quando veio à sua mente o Festival de Primavera de Negócios e Entretenimento de Barreias. Mesmo com pouco tempo até o evento e com quase todos os estandes fechados, Erika conseguiu um espaço, onde fez o lançamento da sua marca de sapatos e foi um sucesso instantâneo.

Qualidade, tendências, conforto e preço são o foco da empresária, que ao empreender, teve muitos aprendizados. “Isso me trouxe uma evolução imensa. Aprendi a acreditar em mim, investir nos meus sonhos e ser a líder da minha própria jornada. Todo o apoio do meu marido, Cassio Porto, também foi primordial para que este sonho saísse do papel. Não sou de Barreiras, mas me sinto como se fosse, pois dos meus 38 anos, moro 30 aqui. E hoje eu penso que o meu negócio ainda terá força para ultrapassar não somente a nossa cidade, como crescer pelo país. Temos que sonhar alto e pensar positivo, além de correr atrás, pois as coisas realmente acontecem”, ressalta. Agora que você conhece um pouco da trajetória da Erika Porto, para conferir as novidades semanais da loja on-line, basta acessar o Instagram da marca ou enviar um Whatsapp.

Infelizmente com a pandemia, no começo deste ano a empreendedora precisou fazer uma pausa, como muitos empresários. Mas neste momento tudo já está a todo vapor novamente. Para quem tem interesse em conferir os produtos, Erika explica que toda a venda é feita on-line. “Tenho produtos para pronta entrega no Instagram, os quais são enviados no mesmo dia para o cliente, a depender do horário solicitado. Também há a possibilidade de levar os produtos em casa, entregar em cidades vizinhas, assim como enviar pelo correio para qualquer localidade do país”.

@erikaporto_oficial (77) 99916-6080

31


AGO | SET 2021

NOSSA GRATIDÃO! No início de julho, nós do Grupo Marabá tivemos a satisfação de homenagear os 10 colaboradores que foram destaque em diversas lojas e funções do grupo, durante o mês de junho. Agradecemos imensamente a dedicação, paixão e esforço de todos vocês. É uma grande honra tê-los em nossa equipe.

32

www.revistaadoro.com.br

@grupomaraba Grupo Marabá Grupo Marabá www.grupomaraba.com.br


33

AGO | SET 2021


CASA COM CARINHO: ESTILO E CONCEITO PARA RECEBER E DECORAR

Texto: Redação

Foto: Divanildo Silva

Receber visitas em casa é um momento super especial, e apresentar uma mesa harmoniosa e uma casa bem decorada podem deixar a ocasião ainda mais aconchegante. Para aproximar os apaixonados por decoração desse diferencial, a Casa Tua, loja de artigos de decoração que, em italiano, significa “sua casa”, está com inauguração marcada em Barreiras para o final de setembro. A proposta do empreendimento é inovar no mercado com estilo e conceito, trazendo coleções exclusivas com o que existe de mais novo em tendência e decoração para os lares barreirenses.

34

Empresária, influenciadora digital, soteropolitana e defensora do “tudo sem frescura”, Mylla Gregorutti chega à cidade com marcas que são referência no assunto. “Barreiras tem um público exigente e de muito bom gosto, estou trazendo para os meus clientes tudo que faltava. Farei surpresa para a inauguração com lindas coleções, inclusive para o Natal”, conta. Com 15 anos de experiência na bagagem, Mylla já foi consultora de coleção e tendência para diversas empresas que trabalham no ramo. Aos 43 anos, vai abrir a loja na cidade que tem como segunda casa graças ao marido, que é natural de Barreiras. Toda a preparação para a loja vem com homenagem em dose dupla: para a fa-

mília do marido, que tem descendência italiana, e para a cidade de Barreiras. “O símbolo da loja vai ser a flor de algodão, porque o algodão é tão representativo aqui. Então ficou um símbolo lindo”, diz. E, cada vez mais, o atrativo vem provando que não é necessário gastar muito para montar uma mesa elegante. Criatividade, inspiração e cuidado com o planejamento são os elementos mais importantes. Para a empresária, “não é porque a gente vai oferecer um jantar que a mesa tem que ser formal. Ela tem que ser uma mesa com carinho para que o convidado se sinta bem”. Então quando o assunto é mesa posta, a inovação é super bem-vinda para criar uma decoração do zero. “Se você não tem flores, pega uns temperinhos na geladeira. Vamos fazer um arranjo com tomate, com pimentão, com manjericão, com alecrim, que fica tão lindo”, sugere. Apaixonada por falar sobre o universo da decoração, Mylla Gregorutti compartilha dicas e inspirações sobre o assunto no perfil da loja no Instagram, que trará todas as novidades da inauguração em primeira mão. “Eu realmente gosto de compartilhar, isso é uma coisa minha, eu sou assim. Sabe quando vem da alma? Então a loja é só um complemento disso”, finaliza.

Rua Capitão Manoel Miranda, Renato Gonçalves. n° 810 Barreiras•Bahia. (ao lado do laboratório Labem) Tel: 77.9906-2345 @casatuadecor_

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

Novos conteúdos, a Doçura de sempre.

Siga-nos no Instagram

35


RADAR GASTRONOMICO

SELEÇÃO DE RESTAURANTES IMPERDÍVEIS EM TRÊS CAPITAIS BRASILEIRAS Por Juliana Tito

Comer bem, definitivamente, é uma das melhores coisas da vida. Mas ter uma experiência única, com comida de qualidade e serviço diferenciado é melhor ainda, não é mesmo? Selecionamos alguns restaurantes localizados em três capitais brasileiras, em que você poderá desfrutar de uma experiência à parte e provavelmente não encontrará tão facilmente nos guias de viagem. Só não esqueça de fazer a sua reserva com antecedência, pois são locais bastante concorridos. Agora vamos aos escolhidos desta edição!

36

SUSHI VAZ – SÃO PAULO Para amantes da culinária japonesa autêntica, não tem forma melhor de se sentir no Japão do que no Sushi Vaz, em São Paulo. Num local simples e inusitado, ao lado de uma galeria na Avenida Paulista, você se transporta para o Japão por meio do cenário e do cardápio. Nada de cream cheese ou hot roll. O lugar trabalha com peixes frescos, que chegam diariamente de diversas partes do mundo, como Canadá, Estados Unidos e até mesmo Japão. Para usufruir de uma experiência ainda mais marcante, escolha o omakase. Nesta opção você irá saborear uma sequência de peixes e mariscos frescos escolhidos especialmente pelo chef. Serão disponibilizadas duas versões, não deixe de provar o Omakase com atum bluefin, um dos peixes mais apreciados e caros do mundo. Endereço: Avenida Paulista, 1941, Bela Vista – São Paulo Instagram: @sushi_vaz

www.revistaadoro.com.br


Com uma estrela Michelin desde 2015, e considerado um dos 50 melhores restaurantes da Améria Latina e um dos 100 melhores do mundo, o Lasai no Rio de Janeiro é um restaurante cosmopolita, com uma gastronomia inédita, leve e vibrante.

AGO | SET 2021

LASAI – RIO DE JANEIRO

Com técnicas modernas e ingredientes brasileiros cultivados em hortas próprias e de pequenos agricultores do Rio de Janeiro, oferece pratos com frutos do mar e carnes de extrema qualidade, acompanhados de legumes e verduras. A sazonalidade da horta dita as mudanças no menu promovendo sempre novidades, com preparações inéditas. Você optará por duas sugestões de menu-degustação. Prepare-se para surpresas como vieira com tutano e rabanete ou cavaquinha com batata doce, palmito e agrião. Endereço: Rua Conde de Irajá, 191, Botafogo – Rio de Janeiro Instagram: @restaurantelasai

ZOI RESTAURANTE – FORTALEZA Que tal uma viagem pela culinária grega e mediterrânea sem sair do Brasil? No Zoi Restaurante, localizado em Fortaleza, isso é possível. Ainda sem deixar de lado toques especiais regionais. Desde a estrutura aos pratos extremamente bem elaborados, com ingredientes frescos e leves que valorizam o natural e o orgânico, o restaurante oferece uma experiência gastronômica única às margens da Lagoa do Colosso. Escolha entre clássicos que são a cara do local, como a lagosta grelhada acompanhada de purê de jerimum tostado e tapioca, tentáculos de polvo grelhado ao azeite negro acompanhado de hommus temperado com especiarias ou com mix de batatas marinado. Para quem não resiste a uma sobremesa, sorvete de manjericão! Endereço: Avenida Hermenegildo Sá Cavalcante s/n – Edson Queiroz Instagram: @zoi.restaurante

RECADO

Ao conferir alguma das sugestões, não esqueça de marcar a @revistaadoro no Instagram. Queremos saber como foi a experiência! E aguarde mais opções de restaurantes pelo Brasil e pelo mundo nas próximas edições.

37


38

BARTIRA SUNSET: ACONCHEGO LITORÂNEO EM BARREIRAS

Fotos: Romário Pacheco e Acervo Pessoal Texto: Juliana Tito

www.revistaadoro.com.br

Que tal aproveitar um espaço totalmente litorâneo, com traços fortes da Bahia e de Salvador, sem precisar percorrer cerca de 864 km para aproveitar uma atmosfera envolvente, regada de comidas saborosas e drinks refrescantes? Sim, essa é a experiência que o Bartira Sunset oferece aos clientes, que por sinal, já são fiéis. A agenda para o final de semana é liberada sempre às quartas-feiras, e as reservas não demoram muito a esgotar. O sábado e o domingo são os dias mais disputados e contam com a participação frequente das atrações Ki Dueto e Bosco Fernandes. A liberação de quantidade de pessoas e medidas de segurança estão mudando gradativamente, de acordo com as evoluções relacionadas ao Covid-19. O local, sem dúvida, vem se consagrando como point da cidade. Com diversidade musical ao vivo e de qualidade, de quinta-feira a domingo, ao som do melhor do MPB, Bossa Nova, Sertanejo, Axé e outras vertentes, o ambiente segue animado, composto de um cenário super instagramável, com espaços para as mais diversas fotos, tendo direito até a fazer três pedidos com a fitinha do Senhor do Bonfim – contemplando a tradição popular baiana.


AGO | SET 2021

INSPIRAÇÃO Ao chegar no local, realmente a sensação é de uma atmosfera de litoral, é uma viagem a um cenário praiano sem sair da cidade e ainda aproveitando o delicioso clima proporcionado por uma das belezas naturais mais lindas da região, o Rio de Ondas. De acordo com Bartira Holanda, proprietária do espaço, a sua inspiração veio de algumas viagens pelo litoral baiano, em lugares como Barra Grande, Morro de São Paulo e Ilha dos Frades, assim como pela vontade de trazer para Barreiras um empreendimento que fomentasse o turismo, numa atmosfera diferenciada, que valorizasse a região. Muitas cores, itens de decoração que remetem a Bahia e ao litoral, e claro, as fitinhas do Senhor do Bonfim compõem o cenário localizado às margens do Rio de Ondas para uma excelente refeição ou happy hour entre amigos e familiares.

INVESTIMENTO Mesmo tendo sido inaugurado recentemente, no mês de junho, o Bartira Sunset já começou a trazer mudanças e investimentos que refletem e fazem do serviço uma experiência de excelência. A WS GOLD Consultoria, que trabalha com soluções em operações hoteleiras e alimentos e bebidas, chefiada pelo Wellington Santos, foi contratada para capacitar e aprimorar ainda mais os garçons e auxiliares de cozinha.

Wellington Santos (consultoria WS Gold), Bartira (proprietária), Antônio Lázaro (chef), Bárbara Gomes (gerente)

NOVIDADES O espaço também conta com a contratação de um novo chef, Antônio Lázaro, vindo diretamente de Salvador. O profissional tem passagens por hotéis, resorts e restaurantes da capital baiana e do litoral norte, como Resort Rio Quente Costa do Sauípe, restaurante Brasas Grill, Pirâmide Palace Hotel, Hotel Deville Prime e Hotel Resorts Costa dos Coqueiros. Dentre as novidades incorporadas ao local, jantares harmonizados, confraria, cursos de vinhos e cervejas artesanais, além do Luau Bartira Sunset, são algumas das novas atrações que podem ser conferidas no espaço. Há também a possibilidade de reservar lounges para aniversários e comemorações em geral. Agora que você já sabe de tudo isso, programe a sua viagem ao litoral baiano sem sair de Barreiras. Para obter mais informações sobre dias e horários de funcionamento, entre em contato pelos números: (77) 991158900 ou (77) 981091001.

39

@bartirasunset Avenida da Integração, n° 800. Bairro Morada Nobre.


A pandemia ocasionou a reinvenção de muitos negócios, para Priscilla Dourado não foi diferente. Com uma rotina de muitos eventos a toda semana, a quarentena fez com que ela pensasse numa solução para continuar faturando, sem deixar de lado a sua paixão pela comida. Priscilla aproveitou para evidenciar toda a sua experiência com hambúrgueres, a qual desenvolve desde 2012, por meio de cursos e prática em grandes eventos do Centro-Oeste da Bahia. Assim decidiu que o seu delivery de hambúrguer, que já existia há quatro anos e era uma renda extra, seria a sua principal atividade. O delivery Priscilla Burguer Gourmet passou a ser o foco total dos negócios e a ganhar outras vertentes de produção, como o lançamento do delivery no almoço, em junho de 2020, que conta com pratos extremamente saborosos, feitos com todo o cuidado para uma clientela fiel.

40

Feijoada, filé acebolado, panqueca, galinhada, mocotó a baiana, lasanha, parmegiana e fígado acebolado são algumas das produções semanais, que trazem novidades todos os dias, pois Priscilla Gourmet é sinônimo de comida fresca e aconchegante ao paladar. Para quem gosta de uma refeição completa, Priscilla também oferece deliciosas sobremesas, como o “Copo da Alegria”, receita própria, que conta com creme moça, oreo, creme belga e brigadeiro. Não há quem resista, é um sucesso total! E tem novidade vindo aí: confiram alguns dos novos lançamentos de hambúrguer que estão chegando.

Atendimento todos os dias da semana Almoço: 11 às 13h Hambúrguer: 17h às 0h @priscillahamburguer 77 99821-5891 77 98124-8010

www.revistaadoro.com.br

PRISCILLA BURGUER GOURMET Texto: Juliana Tito Foto: Divanildo Silva


AGO | SET 2021

O AMOR ESTÁ NO JANTAR

Fotos: Divanildo Silva

Dizem que o dia mais romântico do ano é o tradicional 12 de junho, Dia dos Namorados. Mas, para os casais verdadeiramente apaixonados, qualquer dia pode se tornar romântico, repleto de amor e, (por que não?), uma data para celebrar ou criar novas memórias e experiências a dois. É partindo dessa premissa que criamos o restaurante São Valentim. Um novo conceito em gastronomia para você aproveitar bons pratos ao lado da pessoa que você ama enquanto dividem o dia, a casa e a vida.

QUEM SOMOS NÓS?

41

Nós somos Carol e Lincoln, um casal tão apaixonado, que o amor transbordou e se transformou em um restaurante. Lincoln é gastrônomo de formação e por paixão. Formado em Gastronomia pelo UniCEUB, nosso chef pensou com muito carinho em cada prato que chegará até a sua mesa. Carol é professora por formação e nossa Diretora de Comunicação. Apaixonada pelas relações sociais, ela é a responsável pelo atendimento e pela nossa comunicação externa. Juntos, estamos preparando muitas novidades e experiências para vocês criarem novas e boas memórias a dois.

Peça pelo delivery: 77 98864.6453 @saovalentimb


ARTE ARTE

Foto: Divanildo Silva

BORGES MADUREIRA

CARTUNISTA

ARTE, HUMOR, AMOR E UMA PITADA DE CRÍTICA Texto: Juliana Tito | Ilustrações: Borges Madureira

Borges Madureira – cartunista, diagramador, fotógrafo e desenhista – começou a sua trajetória no desenho em meados da década de 70, quando visitava a casa de um primo e o observava desenhando. Com a curiosidade aflorada pela habilidade de seu primo, Madureira passou a desenhar em casa, intercalando seus momentos de teste e desenvolvimento de habilidades com estudos mais aprofundados, onde aprendeu sobre traços de luz e sombras.

42

O cartunista teve passagem por diversos lugares atuando em diferentes frentes, e percorrendo o caminho que deu origem a um leque de trabalhos criativos e cheios de identidade. Seu primeiro personagem, o Rap, nasceu em 1991, quando trabalhava no Jornal Novo Oeste, onde ficou por oito anos produzindo tirinhas. A sua passagem de 10 anos por Brasília, que teve início em 2001, originou a realização de um curso de animação em 3D, a sua atuação em gráficas e o curso de Diagramação do Senai, aperfeiçoando ainda mais a sua experiência na área. A inspiração dos seus desenhos vem da vida cotidiana e das coisas que o rodeiam, tendo como principal norte levar um pouco de humor para quem consome sua arte. Cartuns, telas, animações, peças em madeiras e argilas são algumas das suas produções, que hoje são comercializadas em sua página no Facebook (www.facebook. com/borges.madureira). Além do lado artístico, o Madureira também marca presença no Vox Podcast, um programa de entrevistas com as pessoas mais influentes da cidade, que nasceu de um grupo de amigos da Faculdade de Audiovisual. Para o futuro, Madureira sonha em desenvolver um estúdio de animações em 2D em Barreiras e contribuir ainda mais para as produções locais no seu segmento. @madureiraborges

77 98101 9274 borgesmadureira2010@gmail.com

www.revistaadoro.com.br

@


Texto: Redação

Já está mais do que claro que precisamos falar sobre os dois temas. Desde o lançamento da série de televisão americana 13 Reasons Why, em 31 de março de 2017, a produção atraiu uma enxurrada de críticas negativas, mas muitas delas foram pelo fato de tratar o assunto abertamente. Só no Brasil, são registrados aproximadamente 12 mil suicídios anualmente, no mundo. Esse número cresce para 1 milhão de pessoas. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. E o que esse cenário mostra? A falta do diálogo sobre suicídio, assim como a falta de diálogo sobre saúde mental, colabora para uma barreira de comunicação que pode ocasionar perdas irreparáveis

ENCONTRE AJUDA

Se você acha que está passando por problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade: - O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e atua na prevenção do suicídio, de forma voluntária e gratuita, para toda pessoa que queira conversar. O contato acontece em total sigilo, por telefone, no número 188, ou pelo site (www.cvv.org.br/) através de e-mail e chat 24 horas. Todos os dias da semana. - A campanha Setembro Amarelo, além de promover a conscientização, conta com uma lista de psiquiatras preparados para atuarem nestas questões. A lista pode ser conferida no www.setembroamarelo.com.br. - Não deixe de conversar com familiares, amigos ou um profissional de confiança.

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO Com o objetivo de conscientizar a população ao redor do tema do suicídio, além de colaborar na prevenção à vida e redução dos números de suicídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza desde 2014 a campanha nacional intitulada de Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a campanha promove atuação durante todo o ano.

TODA

VIDA

IMPORTA.

AGO | SET 2021

SETEMBRO AMARELO: POR QUE FALAR SOBRE SUICÍDIO E SAÚDE MENTAL?

43


A pandemia originou algumas pausas no funcionamento da Escola, que desde julho voltou a todo vapor. Hoje são cerca de 100 alunos, que frequentam aulas três vezes por semana, distribuídas de segunda a sábado, e aprendem, além da técnica, valores essenciais para o seu crescimento.

44

MAIS QUE UMA ESCOLA PARA DESENVOLVER TALENTOS, UM LOCAL QUE PREPARA CIDADÃOS Texto: Juliana Tito

“O bom da metodologia da Escola Flamengo é que os meninos são ensinados a serem receptivos com os colegas, a terem igualdade entre eles, a respeitar o próximo e a ter disciplina. Não é só uma questão de profissionalizar futuros talentos e sim prepará-los para quaisquer que sejam as suas escolhas. Seja como atleta profissional ou não”, destaca Katia. O acompanhamento é feito de maneira direta e cuidadosa. Os proprietários sabem os nomes de todos os alunos, assim como os dias que frequentam as aulas. Alguns dos benefícios de se tornar um aluno da escola são: a possibilidade de participar de torneios internos, entrada como mascote em campeonatos profissionais em que o Flamengo joga, Copa Fla, Disney Cup, relatórios de evolução, seguro acidente, palestras educativas e muito mais.

Destaques

Novidades

Hoje são 230 unidades da Escola Flamengo, sendo considerada a maior rede de escolas de futebol do país. A Escola Flamengo Barreiras é a única escola oficial do Clube de Regatas do Flamengo no Oeste da Bahia.

- Hoje a escola conta com dois campos e comporta até 300 alunos. A expectativa é a criação de mais um campo para oferecer ainda mais possibilidades de aulas.

Dentre os maiores destaques estão a possibilidade de os alunos treinarem em outras escolas do Flamengo ao redor do Brasil; encontro entre alunos de todas as franquias para conhecerem o Maracanã e terem um dia de “atleta profissional”, possibilidade de alugar os campos para partidas de futebol entre amigos; assistir aos jogos do Flamengo no local.

www.revistaadoro.com.br

- Em novembro está prevista a visita de um olheiro para análise de talentos locais.

Matrículas Despertou o interesse? A escola recebe meninos e meninas de 4 a 17 anos e está com matrículas abertas. Entre em contato agora mesmo pelo (77) 36110585 / 99926-8404 e acompanhe o Instagram para saber das novidades em primeira mão: @escolaflamengobarreiras

Foto: Divanildo Silva

Torcedor nato do Flamengo desde criança, Iahia viu na Escola Flamengo uma forma de colocar em prática o seu desejo, tendo uma representação ainda maior por se tratar de uma franquia do seu time do coração. Em março de 2020 nasceu a Instituição, que no seu primeiro dia já teve 40 alunos matriculados.

ESCOLA FLAMENGO BARREIRAS:

Com o lema “raça, amor e educação”, a Escola Flamengo Barreiras tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de habilidades com a bola, lançando futuros talentos, assim como na formação de cidadãos. Tudo começou com a necessidade de uma escola de futebol que suprisse todas as expectativas pessoais no desenvolvimento dos próprios filhos, assim como as perspectivas de pessoas ao redor. Foi assim que surgiu o interesse de Iahia Naas e Katia Naas em abrir uma escola de futebol que fizesse a diferença.


45

AGO | SET 2021


SAÚDE INTEGRAL CONTRIBUI PARA A SUA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL Fotos: Acervo Pessoal

Muito além da simples ausência de doenças, a saúde integral contempla as esferas da saúde física, mental e financeira. Já parou para pensar em como tudo isso está conectado? Essas são as dimensões do bem-estar humano que precisam estar em equilíbrio para vivermos bem. Responsabilidades da vida pessoal e profissional tendem a nos deixar sobrecarregados e esgotados. Mas precisamos nos cuidar. A nossa boa relação com o todo é fundamental para vivermos melhor, visto que a saúde física, emocional e financeira são dependentes e complementares entre si. De acordo com a constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade. Além disso, o acesso à saúde e a cuidados de saúde é um direito fundamental do ser humano que deve ser assegurado.

46

Para saber se você está realmente saudável, é importante analisar a sua saúde física, mental e financeira.

SAÚDE FÍSICA

É a dimensão mais básica do bem-estar humano, representada por um corpo em pleno funcionamento, livre de doenças, bem nutrido e ativo. Segundo a última pesquisa nacional de saúde, realizada em 2019 pelo IBGE e Ministério da Saúde, apenas 32,4% dos brasileiros consomem as porções indicadas de frutas e hortaliças, enquanto 30,1% praticam o nível recomendado de atividade física, ou seja, ainda há um longo caminho pela frente para que a saúde física seja prioridade nos hábitos dos brasileiros.

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

SAÚDE MENTAL É sinônimo de qualidade de vida emocional, ou seja, o equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida, reconhecendo sempre seus limites — inclusive, buscando ajuda quanto necessário De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde publicados em 2019, em todo o continente Americano, o Brasil é o país que apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%). Além disso, o país já foi considerado o mais ansioso do mundo pela OMS com 18,6 milhões de brasileiros sofrendo de transtorno de ansiedade em 2019.

SAÚDE FINANCEIRA E por último, mas não menos importante, temos a saúde financeira, essencial para o bem-estar humano visto que essa dimensão influencia todas as outras áreas da vida no nosso modelo econômico. Isso porque boa parte das necessidades humanas dependem de dinheiro para serem atendidas, desde os recursos para cuidar do corpo e da mente até as condições para melhorar a sociabilidade, por exemplo. A falta dele, por outro lado, não apenas limita o acesso do ser humano a uma vida mais saudável, como causa problemas de saúde. Uma pesquisa do SPC Brasil de 2020 constatou que oito em cada dez inadimplentes sofrem com impactos físicos e emocionais por conta das dívidas atrasadas. Estas são algumas das consequências do endividamento:

EQUILÍBRIO HOJE E NO FUTURO Como podemos ver, o grande desafio do bem-estar humano é manter a saúde integral equilibrada. Considerando a importância da base financeira para todas as outras dimensões de saúde, cuidar das finanças é um investimento importante para garantir uma vida realmente saudável, visto que traz:

• Paz e tranquilidade para fazer planos de longo prazo para você e sua família; • Certeza de que seu dinheiro está sendo utilizado da melhor forma e todo o seu esforço profissional está valendo a pena; • Segurança financeira para o futuro com a construção de um patrimônio sólido; • Recursos para cuidar da saúde física, principalmente lá na frente, quando você mais precisar; • Consciência leve por se programar para não depender somente da aposentadoria pública ou de familiares no futuro. Viu como suas decisões financeiras podem influenciar a saúde física, mental, social e outras áreas que você nem imaginava? Não escolhemos o que vamos passar, mas escolhemos como vamos passar. Agora que você entendeu todas as dimensões, lembre-se delas quando for escolher seus investimentos e planejar seu orçamento.

Vale lembrar também que saúde financeira não é sobre ter ou não ter dinheiro. O conceito vai muito além. Uma pessoa saudável com suas finanças é organizada, consegue suprir suas necessidades essenciais, ter momentos de lazer e poupar para realizar seus planos. Além disso, ela tem uma reserva financeira que a protege de emergências e se prepara para a aposentadoria.

Luize Hess – Planejadora Financeira, especialista em Gestão de Risco. www.luizehessplanejamentofinanceiro.com @luizehess

47


VENDA MAIS ATRAVÉS DO SELO DE QUALIDADE Foto: Divanildo Silva

O que é um selo de qualidade e quais suas vantagens? O selo de qualidade é uma certificação emitida a empresas que têm o objetivo de comprovar a qualidade do seu atendimento, sua eficiência, suas práticas sustentáveis, padronização entre outras. Em razão disso, a empresa que adquirir essa certificação de qualidade deverá atender às exigências da certificadora DESTAQUE CONSULTORIA, visto que, uma certificação não pode ser ganhada ou comprada, mas sim conquistada.

48

Além da comprovação de qualidade da empresa, adquirir um selo de qualidade gera inúmeras vantagens. Quanto mais uma empresa consegue mostrar aos seus clientes, colaboradores e fornecedores o quanto ela se esforça em oferecer o melhor, mais ela ganhará sua confiança. Ademais, a certificação gera um diferencial competitivo que agrega valor ao negócio.

MAS AFINAL, O QUE O SELO DE QUALIDADE DA

DESTAQUE CONSULTORIA OFERECE? O selo de qualidade certifica qualidade do atendimento, padronização, valorização do colaborador, aprimoramento de estratégias de endomarketing e implantação de regras através da normatização do código de ética.

Por ser uma certificação, sua emissão exige o cumprimento de determinados requisitos. Para tanto, a Destaque Consultoria possui metodologia própria e singular com parâmetros eficazes capazes de mensurar e avaliar o nível de maturidade empresarial em termos de qualidade e padronização. Por isso, o selo de qualidade não é ganhado ou comprado, mas é conquistado. Os requisitos para obter a certificação, no que se refere à qualidade do atendimento, por exemplo, são avaliados por meio de implantações de padronizações de setores e ainda através do cliente oculto, quando contamos com uma pessoa contratada por nossa empresa para avaliar a qualidade do atendimento. Cliente oculto é apenas uma das nossas métricas de avaliação.

www.revistaadoro.com.br

O selo de qualidade é um diferencial que agrega valor às empresas, coloca sua marca à frente de seus concorrentes e gera valor para os clientes e colaboradores. O resultado é que todos saem ganhando, tanto os clientes, com o ótimo atendimento padronizado, quanto os colaboradores, que têm seu trabalho reconhecido e respeitado por todos e ainda a empresa, que obtém mais lucro pela sustentabilidade desse modelo de negócio. Neste caso, a roda gira em perfeito estado e a lucratividade vem como consequência de uma equipe engajada fazendo o que gosta, gerando mais resultados e atraindo mais clientes através da fidelização.

Selo

Qualidade DESTAQUE 2021


AGO | SET 2021

S E RV I R E DECORAR: CARRINHOS DE CHÁ UNEM DESIGN E FUNCIONALIDADE Muito utilizado nas décadas de 50 e 60, o carrinho de chá segue presente em inúmeros projetos. Inclusive, com o estilo retrô em alta, essa charmosa peça ganhou novas formas de uso e versões assinadas por designers renomados, ressaltando ainda mais sua versatilidade e importância na decoração. O tamanho compacto dos carrinhos também permite que a peça funcione como um verdadeiro coringa nos ambientes, otimizando o espaço. Devido ao seu alto apelo estético ele pode ser utilizado como bar, substituir a mesinha lateral da sala de estar, o aparador ou até mesmo as mesas de cabeceira.

49 Os carrinhos de chá são algumas das apostas da Encaixe Versátil, a loja de móveis e decoração que reúne solidez e credibilidade de mais de 25 anos e oferece produtos de padrão elevado, com design diferenciado, conforto e elegância. Além disso, A loja está investindo na compra antecipada de produtos para o mobiliário a fim de garantir a pronta entrega e atender as necessidades dos clientes e profissionais da área já para este fim de ano. São produtos assinados, com design diferenciado e qualidade impecável que tornarão os seus ambientes ainda mais charmosos e repletos de identidade. Faça uma visita à Encaixe Versátil e se apaixone pelas novidades!

Rua Severino Vieira, 30, Centro, Barreiras-BA 77 3612-3799 77 98132-0190


DE PAI PARA OS FILHOS

50

Surpresa, alegria, euforia, arritmia...muitos são os sentimentos que Vandson Barbosa descreve ao falar sobre o momento da notícia de que seria pai. Além disso, a emoção de uma nova aventura e das responsabilidades também fazem parte desse momento, que é um mix de sensações. Vandson é contador, empresário no segmento da contabilidade e CEO da Consultcont Contabilidade e um dos desafios da paternidade é conciliar todas essas obrigações com a atenção dedicada aos três filhos: Adriano (de 20 anos), Matheus (de

www.revistaadoro.com.br

12 anos) e Estella (de 7 anos). “Tento lidar sempre com equilíbrio e sabedoria”, conta Vandson. Aos 49 anos, o “pai de 3” afirma que “ensinar com o bom exemplo é a melhor forma para presentear o mundo com pessoas de valor. Fui criado com os valores do cristianismo, são esses valores que repasso aos meus filhos”. Em resumo, o que ele quer para os filhos? “Que sejam felizes, muito felizes, super felizes. Hoje e para sempre”, finaliza.


AGO | SET 2021 Fotos: Divanildo Silva

51

BARREIRAS | ITABUNA | VITÓRIA DA CONQUISTA | LUÍS EDUARDO MAGALHÃES @zhagaiamenswear

/zhagaiamenswear


DA BAHIA PARA TODO O BRASIL

STARTUP DIOXD RECEBE CERCA DE R$ 1,4 MILHÃO DE FUNDOS E INVESTIDORES DO AGRO. Fotos: Divanildo Silva

A startup Dioxd, desenvolvedora de uma tecnologia capaz de aumentar em até 12% a produtividade da soja e do feijão, recebeu um aporte de cerca de R$ 1,4 milhão da AgroVen e da GR8 Ventures para investir na sua expansão no mercado. A Dioxd faz parte do grupo de 10 startups aceleradas pela Cyklo Agritech (BAHIA) em 2020, seu primeiro ano de operações. “Com o investimento, a Dioxd poderá fazer sua tecnologia chegar a um maior número de agricultores do Ma-to-pi-ba e das demais regiões produtoras agrícolas”, pontua o CEO da Cyklo Agritech, Pompeo Scola. Com sede em Luís Eduardo Magalhães (BA) e em Londrina (PR), a Dioxd desenvolveu uma tecnologia de aplicação de gás carbônico no tratamento de sementes de soja e feijão. A inovação é resultado de sete anos de pesquisa do CEO da Dioxd, o estudante de agronomia João Barboza. Durante a aceleração na Cyklo Agritech, a tecnologia da Dioxd passou por todos os testes de campo, com aval de universidades e da Kasuya Inteligência Agronômica, empresa de engenharia agronômica da região do Matopiba.

52

Conforme João Barboza, o aporte da AgroVen e da GR8 Ventures possibilitará a Dioxd reforçar os investimentos no aperfeiçoamento do software de controle de temperatura, umidade e concentração de CO2, usado nas aplicações nas sementes de soja e feijão, e em ações de marketing. Num primeiro momento, assinala o CEO da Dioxd, a meta é fortalecer a atuação no Matopiba e, numa segunda fase, ampliar as operações para SP, MG, PR e MS. Os clientes da DIOXD são SEMENTEIRAS (cerca de 800 em todo o Brasil), REPRODUTORES DE SEMENTES (oficialmente são pelo menos 2.200 produtores que reproduzem sementes) e muitos (muitos mesmo) PRODUTORES RURAIS que atuam na cultura do FEIJÃO e da SOJA por este Brasil a fora, e é claro, aqui na Bahia. “Além de ampliar nossa perspectiva de inserção no mercado, o investimento que a Dioxd recebeu da AgroVen e da GR8 Ventures significa o coroamento de um trabalho iniciado na escola, quando eu tinha 13 anos”, lembra João Barboza. “Agora, com o apoio da Cyklo, onde passamos por um período de nove meses de aceleração e tivemos um aporte inicial de R$ 200 mil, chegamos a um estágio promissor para o nosso plano de negócios”.

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021 João Barboza - CEO da Dioxd De acordo com João Barboza, o valor de mercado da Dioxd passou, com aporte dos investidores, de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para cerca de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais). Com o aporte recebido pela Dioxd, já são três as startups da SAFRA 2020, que receberam investimentos após sua aceleração na CYKLO AGRITECH. As outras duas startups que já atraíram investidores, informa Pompeo Scola, foram a SSCROP, voltada à gestão de fazendas, e a APROXIMA GRÃOS, plataforma de comercialização de grãos. A exemplo da Dioxd, cada uma delas passou a ter seu VALUATION pós investimento ao redor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).

Tainam Silva - Mídias Digitais

Josi Prado - CEO Agro Insigth

“Embora seja um mercado de VENTURE CAPITAL (capital de risco) nossa expectativa é de devolver 4 vezes o capital investido nesse primeiro fundo e para isso precisamos que todas as STARTUPS do BATCH 2020 tenham o crescimento do seu VALUATION inicial”, argumenta Pompeo Scola. Sediada na Bahia desde 2019, a CYKLO AGRITECH já acelerou 20 startups até agora. No censo das STARTUPs feitas pelo PROJETO RADAR AGTECH, a Bahia conta com 25 STARTUPs, onde a fatia importante vem sendo desenvolvida pelo CYKLO. Vale a pena conferir no site da aceleradora (WWW.CYKLOAGRITECH.COM).

53

Com aporte de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) no seu primeiro fundo de investimento (2020 e 2021 ), a aceleradora espera devolver aos cotistas um valor ente R$ 10.000.000,00 e R$ 20.000.000,00 até o final de 2025 com a venda das participações (EQUITY) que a aceleradora detém quando desenvolve uma startup. Neste caso, são 10 STARTUPs a cada safra de aceleração, o que ajuda a pulverizar o risco de concentração de valor em uma única aposta. Com o primeiro fundo foram desenvolvidas 20 Startups. Otimista, a CYKLO AGRITECH se prepara para uma nova rodada de investimentos em SETEMBRO DE 2021. O novo fundo terá aporte total de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) e contará com 25 COTISTAS ao todo. “Com este novo fundo estaremos investindo em mais 40 startups, 10 em 2022, 10 em 2023, 10 em 2024 e 10 em 2025”, explica Pompeo Scola. Serão 40 Startups aceleradas em 4 anos. Diferente dos fundos de investimento (que se aporte a cota à vista), a CYKLO receberá o aporte dos investidores ao longo dos 4 anos de operação (o que representa um valor mensal de menos de R$ 9.000,00 reais por mês para cada investidor/cota), evitando flutuações importantes no fluxo de caixa de seus investidores. Mais informações podem ser obtidas com a CYKLO pelo WhatsApp: (11) 982596066.

Gabriel Xavier Ferreira - CEO da Kalliandra

Atualmente outras duas STARTUPs da SAFRA 2020, a KALLIANDRA e a AGRO INSIGHT (que foram aceleradas na Cyklo) também estão negociando com fundos e investidores a possibilidade de receberem novos investimentos. Para o CEO da Cyklo, Pompeo Scola, isso é muito relevante pois sinaliza aos nossos investidores (que são na sua maioria produtores e empresários do AGRO) quanto à construção de valor das startups e potencial de retorno financeiro.

Rua Rondônia, 151, Centro, Luís Eduardo Magalhães-Bahia


Foto: Divanildo Silva

54

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

200 EXEMPLARES DISTRIBUÍDOS.

55


56

www.revistaadoro.com.br


57

AGO | SET 2021


MATÉRIA DE CAPA

58

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

“AO INFINITO E ALÉM... ...O bordão icônico do astronauta Buzz Lightyear do filme de animação Toy Story foi uma maneira divertida que encontrei para representar a essência do que enxergávamos na Ôpa! quando tudo começou. No início dos nossos vinte, vinte e poucos anos de idade, já no final da faculdade, estávamos como Buzz, no auge da nossa prepotência, cheios de ideias interplanetárias e vivendo com tudo um momento que parecia não haver nada que pudesse nos impedir de alcançar o infinito. E hoje, para a nossa felicidade, não sei se muita coisa mudou em relação a isso.”

É com essa fala de Esdras Góes, Cofundador e Sócio da Ôpa!, que iniciamos a contagem regressiva para uma viagem através do universo da criatividade, do marketing e da comunicação. Coloque seu capacete, aperte o cinto e seja bem-vindo(a) a bordo dessa startup que com competência conquistou o seu lugar em Barreiras, no Oeste da Bahia, e hoje se lança para conquistar novos espaços.

59


MATÉRIA DE CAPA

MIRAR O INFINITO NUNCA É FÁCIL 60

Fundada no ano de 2015 na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia, a Ôpa! Conteúdo atua na área de comunicação e criatividade, e como toda startup enfrentou em sua trajetória cenários e condições de grandes incertezas, em especial, o fato de atuar no setor de publicidade e propaganda estando geograficamente deslocados dos grandes centros. Essa condição exigiu muita ousadia e disposição para quebrar paradigmas e contribuir com a maturidade na compreensão de um mercado de eixo local-regional sobre os benefícios, e até mesmo sobre a necessidade de uma comunicação profissionalizada. Esse foi um dos grandes desafios enfrentados nos primeiros anos de atuação da empresa. Para Gustavo Ribeiro, Cofundador e Sócio da Ôpa!, a incerteza deve ser interpretada como oportunidade que fortalece e estimula.

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021 “Foi assim que buscamos ressignificar esse conceito, enxergando o incerto como um estimulante para a capacidade extraordinária do ser humano de estar criativo. Nós na Ôpa! sempre valorizamos mais o verbo ‘estar’ do que o verbo ‘ser’ quando associado à criatividade, não acreditamos que alguém seja categoricamente criativo, como se a criatividade fosse um traço genético ou um superpoder, afinal, compreendendo que todos os seres humanos são capazes de Arte, a criatividade mais parece um estado, cuja frequência pode e deve ser estimulada, buscando caminhos para o conhecimento e para as resolutividades. E foi isso o que sempre fizemos”, disse Gustavo. O fato de nascer em Barreiras, uma cidade do interior do Nordeste, possibilitou à Ôpa! crescer em um mercado que se molda e se define ao mesmo passo em que desenvolve, e poder contribuir com esse processo é motivo de muito orgulho. “Para nos posicionarmos como uma empresa criativa, inovadora e resolutiva, fomos estimulados a usar a criatividade para muito além dos âmbitos conceituais, estéticos ou técnicos da comunicação, a gente precisou criar alternativas, qualificar profissionais, motivar marcas, instituições e pessoas para fazer as coisas acontecerem. E poder contribuir com o desenvolvimento de Barreiras é algo especial para nós, algo que queremos fazer sempre”, completou.

Esdras Góes e Gustavo Ribeiro | Imagem: Ôpa! Conteúdo

61


O mundo não vai parar de se conectar e quanto mais digital tudo estiver, maiores e mais velozes serão as reações em cadeia, tornando mais perceptíveis os chamados efeitos borboleta ou dominó. Um acontecimento ou fato que antes seria considerado isolado, hoje é intensificado com a sua repercussão, influenciando e impactando decisões por todos os lugares em um ritmo e imprevisibilidade sem precedentes.

62

Adroaldo Weisheimer, Esdras Góes e Gustavo Ribeiro | Imagem: Ôpa! Conteúdo

Coexistir nesse momento da história é como estar em um foguete que após cruzar a atmosfera se encontra incapaz de retroceder, ultrapassando um ponto que já não existe outra opção se não navegar na velocidade da luz por um universo desconhecido, onde novas informações são compartilhadas a cada instante, interferindo cada vez mais em nossas escolhas, hábitos, cultura e em vários outros aspectos da vida humana.

www.revistaadoro.com.br

Essa condição globalizada de imensuráveis fluxos de informações e suas consequências dita uma dinâmica de mercado que exige cada vez mais dos profissionais da área de comunicação e criatividade competências para lidar com essa realidade, que a cada milionésimo de segundo fica ainda mais interconectada e complexa. Ela exige adaptações quase que simultâneas desses profissionais e manobras de mercado cada vez menos óbvias ou antecipáveis.

É na vanguarda desse universo que empresas e startups como a Ôpa! precisam navegar, atuando não só para contribuir com a alta performance mercadológica das marcas que atendem, mas também direcionando e estimulando pensamentos e ações sobre o propósito dessas marcas e o seu papel de responsabilidade com os consumidores, com a sociedade e com o mundo. É nessa perspectiva que Adroaldo Weisheimer, Sócio da Ôpa!


AGO | SET 2021

MATÉRIA DE CAPA

63

Adroaldo Weisheimer | Imagem: Ôpa! Conteúdo

Conteúdo, enxerga as possibilidades de crescimento e expansão para a empresa no setor. “Cuidar da comunicação institucional e comercial de uma marca é responsabilidade que exige estar dentro do negócio do cliente, pesquisar continuamente o seu mercado, estar de fato presente em seu dia a dia e assumir riscos em conjunto. A melhor maneira de se alcançar com solidez objetivos como lucratividade ou expansão é construindo uma marca relevante. E para isso é necessário muito mais do que suprir necessidades ou resolver problemas.

Construir uma marca relevante é contribuir com toda a cadeia produtiva e ecossistema em que se atua, se posicionar com responsabilidade e coerência discursiva, e acima de tudo, se comprometer através de ações concretas com o mundo e com as futuras gerações. É nisso que acreditamos na Ôpa! e é com esse pensamento que estamos nos projetando para ampliar nossa capacidade e raio de atendimento. Queremos fazer ainda mais”. Com essa afirmação, Adroaldo, que há mais de 04 anos acompanha de perto o trabalho da Ôpa! enquanto cliente e en-

trou em 2021 para o quadro societário, mostra como soma a sua visão à de Esdras e Gustavo na condução da empresa, onde atua sobretudo no planejamento estratégico e na expansão da marca para novos mercados. Para os três sócios proprietários, o grande valor da empresa está nas pessoas que nela trabalham, nos astronautas dessa espaçonave que flutuam ideias criativas e sonham em conjunto cada vez mais alto.


A EXPERIÊNCIA DENTRO DA NAVE 64

Embora na amplitude do universo tudo esteja acontecendo em um ritmo absurdamente veloz, estar na Ôpa! é compartilhar de uma atmosfera leve, alegre e convidativa, onde elementos das áreas da comunicação, publicidade, audiovisual e tecnologia se conectam através dos ambientes e das pessoas, transmitindo de diversas maneiras a essência artística, inovadora e realizadora da marca, possibilitando para quem convive em seus espaços a experiência agradável de no dia a dia desfrutar naturalmente de vários momentos que oxigenam a rotina e estimulam a criatividade, a interação e a produtividade.

Garantir um ambiente de trabalho descontraído e ao mesmo tempo altamente produtivo não é uma particularidade da Ôpa, na verdade essa metodologia é um padrão experimentado com sucesso há anos por empresas inovadoras como o Google ou Facebook espalhadas pelo Brasil e por todo o mundo, se tornando esse um dos grandes diferenciais competitivos que empresas que lidam com criatividade e resultados podem ter.

Robsley Miranda, Diretor Audiovisual e Produtor Musical

www.revistaadoro.com.br

Luam Romero, Editor e Computação Gráfica


MATÉRIA DE CAPA

AGO | SET 2021

Rodrigo Ribeiro, Diretor de Fotografia e Filmaker | Dione Henrique, Assitente Audiovisual

65

Luana Castro - Gestão de Mídia | Nayara Góes - Administrativo e Financeiro

Atenta a essa tendência, a startup barreirense investiu em conforto e em experiências, oportunizando, por exemplo, que um integrante da equipe que goste e prefira ir de bicicleta ao trabalho, tenha a possibilidade de tomar uma ducha relaxante quando chegar e depois conversar sobre algum projeto com colegas enquanto tomam um café ou jogam uma partida de sinuca ou videogame. Por trás de toda essa liberdade e conforto, existe muito mais que o simples posicionamento de uma empresa composta em sua maioria por jovens, na verdade, os investimentos e o lifestyle da Ôpa! são parte de um projeto institucional de valorização das experiências, que visa não só contribuir para um melhor desempenho na entrega dos produtos e serviços, mas também garantir uma existência mais saudável para a marca e para as pessoas que se relacionam com ela diariamente. Leonardo Carvalho, Social Media Uanderson Rodrigues, Diretor de Arte e Fotógrafo


o p m e t Éde faz!er s i ma

66

www.revistaadoro.com.br


67

AGO | SET 2021


68

www.revistaadoro.com.br


69

AGO | SET 2021


CELERIDADE E COMODIDADE: INVENTÁRIO PELA VIA EXTRAJUDICIAL Foto: Divanildo Silva

O inventário extrajudicial possui algumas vantagens. Ao optar por ele, os herdeiros garantem celeridade na sua tramitação, a possibilidade de fazer em qualquer cidade e a redução das despesas.

70

O inventário consiste na partilha dos direitos e dos bens, imóveis e móveis, deixados pelo falecido, oportunizando a transferência da propriedade para os herdeiros. Caso existam débitos, esses também devem constar. Para processar o inventário extrajudicial é preciso que haja consenso entre as partes, ou seja, as partes devem estar de comum acordo quanto a partilha dos bens deixados pelo “de cujus”. Um ponto interessante é que no inventário extrajudicial pode ser feita a partilha apenas dos bens que não sejam objeto de divergência entre os herdeiros. Podendo os imóveis objeto de conflito serem partilhados posteriormente, mediante a sobrepartilha, assim como também os bens descobertos após o encerramento do inventário. Outro requisito é que não exista menores e incapazes, havendo o inventário deverá ser processado pela via judicial. É necessário também que as partes estejam assistidas por advogado (a), o que garante segurança jurídica para o ato.

www.revistaadoro.com.br

Também é requisito a inexistência de testamento, o falecido não pode ter feito a declaração de vontade. Existindo o testamento, o inventário só será processado na via extrajudicial, se ele estiver caduco, revogado ou houver prévia decisão judicial permitindo a tramitação do inventário em cartório. Os herdeiros devem se atentar para o prazo de abertura do inventário, que não pode exceder a 02 (dois) meses. Ultrapassado esse período incidirá multa e juros sobre o valor dos bens a serem partilhados. Existe também a possibilidade do inventário que tramita pela via judicial migrar para a extrajudicial, basta, para isso, que os requisitos

indispensáveis para o processamento na via extrajudicial sejam preenchidos. Assim, os herdeiros que iniciaram o inventário na via judicial pôr na data da sua abertura não preencherem os requisitos do inventário extrajudicial, podem, quando esses forem completados, desistir do processo e optar pela sua tramitação no cartório. O inventário extrajudicial garante aos herdeiros a partilha de forma rápida, eficaz e econômica. Desse modo, sempre que os requisitos forem preenchidos podem os herdeiros eleger a via extrajudicial.


AGO | SET 2021

SOFISTICAÇÃO E ESTILO NA MELHOR LOCALIZAÇÃO DA CIDADE Já imaginou morar em um dos condomínios mais completos de Barreiras, na região mais requisitada da cidade? Essa é a oferta certa para você! Localizado no bairro Renato Gonçalves, o apartamento disponível para venda no Condomínio Palazzo Vittoria é um empreendimento que despertará sensações incríveis sempre que você chegar em casa. Sofisticação em cada detalhe: O apartamento conta com 258 m² distribuídos em quatro suítes, sendo uma delas master composta de closet, sala de estar conjugada com varanda, sala de jantar, sala de TV, lavabo, cozinha com ilha e área gourmet, área de serviço, dependência com banheiro e todos os móveis. Tudo isso projetado pela arquiteta de grande renome na região, Jéssica Nunes. No condomínio você vai encontrar: HALL E RECEPÇÃO; SALÃO DE FESTAS; ESPAÇO KIDS; ÁREA GOURMET INTERNA; ACADEMIA; ÁREA GOURMET EXTERNA; PISCINA ADULTO SEMI OLÍMPICA, INFANTIL E BAR MOLHADO; QUADRA POLIESPORTIVA; PERGOLADO; PLAYGROUND INFANTIL; GUARITA DE ACESSO, PORTÃO DE PEDESTRE ELETRÔNICO E PORTÃO PARA ACESSO DE VEÍCULO COM FECHAMENTO RÁPIDO; 2 ELEVADORES.

71

Agende uma visita a esse grandioso e imponente apartamento. Aguardamos a sua visita! Foto: Divanildo Silva

Mariana Eloi

77 98104.7221 @ebertonborges.imoveis CRECI 25239

77 99984.2351 @marianaeloi_corretora CRECI 23435

Foto: João Menna

Eberton Borges

Projeto arquitetônico. Jessica Nunes


ARQUITETURA POR AMOR

72

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021 A partir de agora o Escritório Jessica Nunes Arquitetura e Interiores abre as portas em um local sofisticado, repleto de materiais nobres, tecnologia e móveis de design assinado pensado especialmente para você transformar o seu momento e sonhar ainda mais alto pelo seu bem-estar. Conheça esse lugar, que muito mais que um escritório de arquitetura é onde começa o seu sonho.

73


Fotos: Moov Produtora

74

www.jessicanunes.com.br

Rua 24 de Outubro, 184, Centro. Barreiras-BA

www.revistaadoro.com.br


75

AGO | SET 2021


HOTEL FAZENDA PARAÍSO DAS CORREDEIRAS

Foto; Raphael Sangalli

Você sabe por qual motivo escolhemos o nome de Paraíso para o nosso lugar?

76

Porque aqui, no mesmo lugar, você vai encontrar a beleza natural do cerrado, com toda a riqueza da sua flora. A felicidade dos pequenos animais silvestres que habitam o nosso espaço.

Os sons calmantes e revigorantes das águas em movimento. O local perfeito para a prática de muitos esportes. A segurança para seus filhos se socializarem e brincarem em liberdade.

77 99151 5718

Além de uma estrutura impecável e integrada, para te oferecer conforto e aconchego. Venha para cá!

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

SÉRGIO CAUS ARQUITETURA: 10 ANOS DE PROFISSIONALISMO, EVOLUÇÃO E CONQUISTAS Texto: Redação Foto: Erisney Ribeiro

77 Desafios, aprendizados e muito trabalho. Assim foram marcados os 10 anos de atuação do arquiteto Sérgio Caus. Ao longo desta década, o escritório venceu desafios fundamentais para amadurecer o ideal de projeto e alcançar sonhos que hoje se tornaram realidade. Liderado por um profissional visionário, que faz da Arquitetura um estilo de vida, hoje o escritório se consagra como uma marca que transmite credibilidade e inovação aos clientes e parceiros. Prêmios Durante os últimos anos, muitas conquistas colaboraram para a consagração do escritório. Dentre os prêmios mais marcantes estão: Melhor Ambiente Comercial, Casacor 2013 PrêmioArt et Décor- Arquiteto Revelação 2014 Meu Banheiro preferido Deca, Casacor 2015 Segundo melhor ambiente Casacor 2016 Prêmio Gold revenda Hunter Douglas 2016

Projeto Gourmet O Projeto Gourmet, lançado no ano passado, acontece semanalmente e visa proporcionar um momento de confraternização e vivência com os clientes. Uma experiência única e personalizada, que fortalece as relações e colabora para um serviço ainda mais diferenciado. Livro OCA 2021 O escritório recebeu o convite para participar do Livro OCA 2021, produção a nível nacional, referência no mercado editorial de Arquitetura no país. O lançamento da edição especial em comemoração aos 20 anos do livro contará com uma noite de autógrafos em Barreiras, com um seleto grupo de convidados. Nova sede Evoluir é preciso! E como resultado do crescimento dos últimos anos, o novo escritório, que tem previsão de lançamento para janeiro de 2022, fará parte do empreendimento comercial lançado no bairro mais desejado da cidade, o Atmosfera Mall. Um espaço inovador e sofisticado, para proporcionar um atendimento ainda mais exclusivo aos clientes.

Terceiro melhor ambiente, Casacor 2017 77 9 99898631 @sergiocaus www.sergiocaus.com Rua D. Pedro II, 638 Renato Gonçalves Barreiras BA


78

www.revistaadoro.com.br


79

AGO | SET 2021


3

DICAS PARA VOCÊ DECORAR A SUA SALA

Fotos: Acervo Pessoal

Organizar a decoração da sala pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Por isso, nós da Anjos Colchões & Sofás estamos aqui para ajudar você a transformar o seu ambiente.

SALA PEQUENA Sofá fixo é confortável? Com certeza! Além disso, ele é ideal para quem tem ambientes e salas mais pequenas. O DG 2012, por exemplo, é o modelo perfeito para quem quer ter muito conforto para acomodar a família em uma sala menor, sem atrapalhar a circulação de pessoas pelo cômodo. Outra dica legal é usar espelhos na sua sala, pois eles causam uma ilusão de que o ambiente é “maior”.

80

APARADOR QUE DIVIDE AMBIENTES

Outra dúvida muito comum é como decorar ambientes integrados, uma vez que muitas pessoas buscam, através da decoração, distinguir cada um deles. Os aparadores da Anjos são perfeitos para isso, pois além de trazerem beleza ao cômodo, eles combinam perfeitamente com os nossos diferentes modelos de sofá. Hoje, na decoração, os móveis não precisam estar sempre combinando. O importante é que haja harmonia.

SALA COM SOFÁ DE COURO

Modelos que nunca saem de moda, os sofás de couro sempre roubam o protagonismo dos ambientes. Uma dica valiosa é trabalhar com cores quentes, utilizando uma luminária para ressaltar o modelo, além de utilizar mantas de tricô para mesas de centro em carvalho natural, fazendo um jogo harmônico de texturas. Um elemento que combina perfeitamente com o couro são peças em metais, por isso, sinta-se livre para utilizar objetos na decoração com esse acabamento.

DICA BÔNUS: COMO USAR CORES NA DECORAÇÃO? Uma dica importante é: escolha cores mais neutras para a parede e cores secundárias para os sofás, poltronas e itens de tapeçaria. Aposte em cores mais vivas nos objetos de decoração.

www.revistaadoro.com.br

@anjoscolchoesbarreiras_ (77) 3612-8690 Av Cleriston Andrade, 1241 - São Miguel - Barreiras (Próximo a Câmara dos Vereadores)


81

AGO | SET 2021


82

www.revistaadoro.com.br


83

AGO | SET 2021


Foto: Divanildo Silva

84

www.revistaadoro.com.br


Espelhos e vidros possuem um papel fundamental para trazer profundidade, amplitude e estilo ao pensar num espaço, ainda mais quando falamos de banheiros, quartos e salas. O vidro também tem sua importância para a cozinha, é um item que podemos explorar em diversas partes como armários e cristaleiras. Mas muitas vezes ao pensar numa reforma, as pessoas se apegam muito às decisões maiores e acabam deixando um pouco de lado os detalhes. Mas, e se eu te disser que os detalhes são tão importantes quanto as decisões maiores? Percebam que na imagem abaixo, os perfis dourados dão o toque especial para que o ambiente fique ainda mais sofisticado

CHARME, ACONCHEGO E VERSATILIDADE PARA A SUA CASA

AGO | SET 2021

Tem algo mais gratificante do que sentir que a nossa casa é de fato um refúgio aconchegante e o melhor cenário para recarregar as nossas energias do nosso dia a dia? Com a pandemia, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e ter atenção aos detalhes contribuem para um ambiente ainda mais agradável.

Projeto: Jessica Nunes | Fotos: Erisnei Ribeiro.

85 Foto: Iagor Manfredini

Portanto, ao pensar em um ambiente para a sua casa, dê atenção às particularidades. E lembre-se: a Cristalis é exatamente o que você precisa para fazer com que o sonho de ter um ambiente versátil, que transpareça a sua personalidade e que se torne o seu refúgio, se concretize.

Foto: Erisney Ribeiro


86

FRAGRÂNCIA MARCANTE E PELE SEQUINHA COMPRE PELOS NOSSOS CANAIS OFICIAIS SEM SAIR DE CASA

www.revistaadoro.com.br

REVENDEDOR

encontre.boticario.com.br

WHATSAPP

0800 744 0010


AGO | SET 2021

87 I N S PI RA D O NA MULHER N O RD ESTINA

Imagens meramente ilustrativas. Na compra de 1 item da marca Cuide-se Bem ganhe 10% de desconto, 2 itens 20% e 3 ou mais itens ganhe 30% de desconto. Promoção válida para compras realizadas de 09/08/2021 a 29/08/2021 ou enquanto durarem os estoques para os estados de AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE. Exceto estojo e combos ed.limitada. Sujeita à disponibilidade de estoque. Promoção não cumulativa com outras promoções.


ADORO VIAJAR

88

DESTINOS PARA O RÉVEILLON 2022 Final do ano chegando, e com ele aquela vontade imensa de viajar! E você? Já sabe para onde ir? Listamos alguns destinos interessantes para que você possa se planejar com uma certa antecedência e tornar esse final de ano incrível! Texto: Juliana Tito | Fotos: Reprodução

www.revistaadoro.com.br


Que tal sair um pouco do tradicional? Listamos dois destinos no Nordeste não tão convencionais para inspirar a sua

AGO | SET 2021

VIAGENS PELO BRASIL viagem de final de ano.

FLECHEIRAS Localizada no litoral cearense, entre Fortaleza e Jericoacoara, a praia é um destino para quem procura sossego, mas sem deixar de lado passeios para todo tipo de programação, com direito até a esportes radicais. O Kite-surf, por exemplo, é palco de adeptos profissionais e iniciantes, devido ao forte vento local que colabora para prática desse esporte. Restaurantes à beira-mar e pelas ruazinhas da cidade oferecem uma comida saborosa, com pratos típicos locais e preços bastante convidativos. Nas lojinhas de produtos locais você encontrará roupas e acessórios de praia, cachaças, castanhas e doces diversos, além de lembrancinhas locais. Há opções de hotéis, pousadas e casas de veraneio facilmente encontradas pelo Airbnb (www. airbnb.com.br). Para chegar ao local, é necessário ir de avião para Fortaleza e alugar um carro no aeroporto, ou contratar um transfer saindo do local. Há também a opção de ir de carro até lá, curtindo o itinerário com algumas paradas por praias da Bahia até o Ceará. Para aproveitar o local, quem não optar por ir de carro ou alugar, há transportes de bugres na região.

89

IMBASSAÍ Quem decide ir para o litoral norte baiano, geralmente escolhe destinos como Praia do Forte, Costa de Sauípe e Guarajuba. Mas para fugir dos destinos disputados e curtir uma praia que ainda preserva um lado rústico, Imbassaí é uma ótima opção. No centrinho do povoado você poderá curtir restaurantes, bares animados, que costumam ter música ao vivo aos finais de semana, barracas de praia, além de um encontro do rio com o mar. Lojas de artesanato também fazem parte do cenário local. Atividades como caiaque, voo panorâmico, surf e stand up paddle são algumas das atividades locais. Para quem gosta de trilhas, há ainda a opção de ir até a Vila de Diogo, localizada a 5km, e seguir a trilha de 20 minutos que leva até a praia de Santo Antônio, digna de uma vista de tirar o fôlego. Inúmeras opções de pousadas, hotéis, resorts e até mesmo casas de veraneio são facilmente encontradas. Tem para todo gosto! Para chegar ao local, basta ir de avião para Salvador e contratar um transfer ou alugar um carro e seguir viagem. Também há a alternativa de fazer todo o percurso de carro. É interessante estar motorizado no local para aproveitar melhor as atrações locais e próximas.


90

Espaçolaser Barreiras Rua Professora Guiomar Porto, 571, Centro, Barreiras. @espacolaserbarreiras Espaçolaser LEM Rua Clériston Andrade, 643, Sala 03, Centro, Luís Eduardo Magalhães. @espacolaserlem.ba

www.revistaadoro.com.br

Foto: Blad Meneghel


91

AGO | SET 2021


DOR: DO SINTOMA, À DOENÇA Foto: Divanildo Silva

Tratar a dor é um desafio na vida de qualquer médico. Quando este sintoma se torna a própria doença, o desafio torna-se ainda maior. Sim! Você não leu errado. O sintoma Dor pode se tornar a própria doença, causando repercussões diretas e negativas sobre a vida das pessoas. Isso é tão verdade que a doença DOR já está inclusa e devidamente codificada na classificação internacional de doenças (CID) e a área de atuação (DOR/ Intervenção em Dor) é reconhecida mundialmente como subespecialidade responsável no tratamento de dores de difícil manejo. A definição de DOR, revisada em 2020 pela Associação Internacional para o estudo da Dor (IASP), mostra o quão complexo é o assunto: “Dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”. Tal definição apresenta um enunciado conciso e inequívoco, abrangendo as mais variadas experiências de dor, sua diversidade e complexidade, aplicável a todas as condições de dor, sobretudo, definida pela perspectiva da pessoa que sente a dor. Nesse contexto, e com o avanço da medicina em diversas modalidades de tratamento, o médico intervencionista da dor apresenta-se como o profissional com formação adequada para levar alívio aos pacientes, seja através da coordenação do manejo clínico multi e interdisciplinar e/ou procedimentos intervencionistas minimamente invasivos.

92

Este profissional é um médico com treinamento especial em avaliação, diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de dor (nociceptiva, neuropática, mista), reunindo um conhecimento profundo a respeito do assunto, prescrevendo de forma individualizada e realizando procedimentos que auxiliam no tratamento, ajudando o paciente a viver melhor, retomando a sua funcionalidade, produtividade e qualidade de vida. Ademais os procedimentos realizados por esta especialidade podem diminuir significativamente a dependência do uso crônico de medicações (como antinflamatórios, opioides e corticoides) e postergar ou mesmo evitar cirurgias maiores. Quando procurar o especialista? Algumas das situações em que você pode procurar um especialista em dor são: - Casos em que as dores aparecem ou persistem após tratamento clínico ou cirúrgicos prévios; - Quando há indicação de cirurgias maiores (por exemplo: em coluna, joelho, quadril e ombro) e o paciente deseje avaliar outra possibilidade terapêutica, menos invasiva; - Em pacientes acometidos por dores de origem oncológica; em dores causadas por patologias crônicas como a fibromialgia artrite e artrose; - Em casos de cefaleias de origem mecânica/muscular, (conhecidas como cervicogênicas). Viva Melhor. Viva sem Dor.

www.revistaadoro.com.br

DR JURACY BARBOSA MÉDICO ORTOPEDISTA, ESPECIALISTA NO TRATAMENTO INTERVENCIONISTA DA DOR. CRM-BA 32048 RQE: 15543 RQE: 19824 TEOT 15924 Agendamentos: Hospital Cotefi (77) 9 9848-2000 www.drjuracybarbosa.com.br @drjuracybarbosa


93

AGO | SET 2021


94

LASER NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO Foto: Divanildo Silva

Os lasers de baixa potência, quando utilizados em tratamentos endodônticos com efeito terapêutico, promovem reparação tecidual, modulação da inflamação e analgesia. Quando utilizados em associação com agentes fotossensibilizadores, os lasers apresentam índice de redução microbiana na faixa dos 99 a 100%. Essa associação de uma fonte de luz com um agente

fotossensibilizador para morte microbiana é chamada de terapia fotodinâmica, também conhecida pela sigla PDT (Photodynamic Therapy). A PDT é utilizada na Odontologia, em sua grande maioria, aplicada a patologias relacionadas a bactérias, fungos e vírus. A técnica vem se consagrando como promissora devido sua eficácia e a ausência de efeitos colaterais.

A grande maioria dos problemas relacionados a tratamentos endodônticos estão ligados à anatomia de difícil acesso ou presença de canais secundários, locais onde a descontaminação é mais restrita. Portanto, para uma máxima eliminação de bactérias de modo prévio, mesmo em áreas de difícil acesso, a terapia fotodinâmica é uma terapia complementar para se obter sucesso no tratamento endodôntico.

Endodontia microscópica especializada Rua Capitão Manoel Miranda, 822, Sala 305, 2º andar, Barreiras -BA 77 9 8115-6965 / 77 3611-2725

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

JÁ PEDIU DESCULPAS A SI MESMO HOJE? … PELOS MACHUCADOS CAUSADOS POR ACEITAR MENOS DO QUE VOCÊ MERECE?

Foto: Erisney Ribeiro

Se desculpe pelos erros e/ou escolhas do passado e compreenda que você não tinha a maturidade que tem hoje. Não se julgue, não se condene. Tudo o que sua versão de hoje precisa é de compaixão e empatia. Pare agora! Pare de olhar para o que passou com essas lentes tão críticas. Isso não vai te ajudar em nada! Sabe o que pode te ajudar? Tente identificar o que está te machucando, onde os seus erros, as suas escolhas estão lhe causando sofrimento. E uma vez que você identificou onde errou e o que não pode repetir, o melhor a fazer é encher a alma de gratidão pelos aprendizados e tocar o seu barco! Se esses seus erros e/ou escolhas não mudam, não querem mudar, MUDE VOCÊ! Você não é o que lhe aconteceu! Você é o que decide se tornar! Sei que não é fácil olhar para trás e ter a consciência de que talvez tenha sido feito de trouxa, isso causa revolta, dor, constrangimento, raiva, eu te entendo. Talvez você doou o que tinha de melhor e ofertou a alguém recebendo, de volta, o pior dele. Cada um oferece o que tem, e você ofertou o que tinha de mais sagrado, o seu amor. Se não foi valorizada, a culpa não é sua! Não permita que essa experiência a transforme numa eterna ressentida, numa eterna amargurada. Parece clichê o que estou te dizendo agora, mas não. É fato! Tente observar a situação por uma outra perspectiva. Você adquiriu muitos aprendizados com os seus desacertos. Os seus dissabores contribuíram para a construção da pessoa que você é hoje: mais seletiva, observadora, prudente e, consciente da sua capacidade de superação. Te convido nesse momento a fazer as pazes com o seu passado. Não é justo você ficar se crucificando. Você fez o que estava ao seu alcance, e agiu conforme entendia que era certo. Sabe, muitas vezes nos colocamos em situações em que o amor nos aprisiona, e por medo de ficarmos sozinhos ou não termos a sensação de ser amados, aceitamos qualquer coisa que surge no caminho. Então, não aceite menos do que você merece, independente da pessoa em si ou pela situação que você se encontra. Ser infeliz é uma escolha, mas a felicidade deve ser uma meta quando estamos em um relacionamento com alguém. Por conta disso que não deve se ligar com qualquer um que possa te afastar disso. Nesse momento que você está lendo esse texto, estou te convidando a um momento de reflexão e mudança. Você está conquistando o direito de recomeçar, isso é o que importa. Evite se lamentar pelo tempo aprisionado no sofrimento! Se ficar focado na mágoa, você não terá condições emocionais de se refazer. Redefina seus limites! Expresse as suas emoções! Não aceite menos do que você merece! Se ame, se valorize!

E se estiver difícil sozinha (o), busque ajuda profissional! Faça terapia e alcance a sua melhor versão!

Clínica Cognitiva Psicóloga Clínica (77) 9.9837-4303 Psicóloga Escolar (77) 9.99637017 Violência Doméstica @psifabiolavianbomfim

95


NUTRIÇÃO CONSCIENTE Foto: Erisney Ribeiro

Muita gente acredita que a mudança brusca de hábitos alimentares é uma boa saída para conquistar um objetivo de emagrecimento a curto prazo. Porém, independentemente do motivo que você busca um plano alimentar, o ideal é que você faça gradativamente, transformando a sua rotina num estilo de vida mais saudável. Até mesmo para quem precisa tratar uma patologia, quando introduzimos aos poucos determinados alimentos e excluímos outros, faz com que o processo seja menos doloroso e com maior chance de se tornar eficaz. A prática, de forma contínua, colabora para novos hábitos do seu dia a dia. Um programa alimentar saudável não é algo que precisamos somente por um determinado tempo. É uma ação que precisamos para a nossa vida.

COMO MELHORAR O SEU PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO?

96

Cuidar da sua alimentação é uma forma de autocuidado. Ao fazer suas compras, priorize cores, foque em uma diversidade de frutas, verduras, leguminosas e hortaliças. Tenha em mente a importância de cozinhar a sua própria refeição, assim saberá exatamente o que você está ingerindo. Por mais que seja tentador comprar comidas pré-prontas e industrializadas, lembre-se que cozinhar é uma arte e um ato de amor a sua própria saúde.

POR QUE ESCOLHER UMA NUTRIÇÃO CONSCIENTE?

Na Nutrição consciente trabalhamos o autoconhecimento, o respeito pelo seu corpo e os seus limites, promovendo uma mudança dos seus hábitos, em busca de uma transformação na sua rotina, para ter mais saúde e qualidade de vida. Essa é uma linha que eu busco para os meus pacientes, de priorizar esse autocuidado. Trabalho diariamente para que a nutrição consciente possa chegar a mais pessoas cada vez mais. Agende uma consulta, em Barreiras ou Luís Eduardo Magalhães, para traçar o plano ideal para os seus objetivos. E lembre-se, a sua saúde sempre em primeiro lugar! Maria Goreti Molinari CRN 5 6699 - Nutricionista, Pós-graduada em Nutrição Esportiva goreti_nutri Atendimentos em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

PSICOTERAPIA EM FOCO Angústia, tristeza, medo, intolerância, preocupação e ansiedade são alguns dos sentimentos que cercam a vida das pessoas. Possivelmente uma dessas emoções já tenhamos sentido nesses dias tão difíceis que a pandemia nos trouxe. O imenso número de pessoas com esses sofreres, visto e materializado em registros nos serviços de saúde mental, nas clínicas psiquiátricas e psicológicas comprovam essa triste realidade. Nesse contexto, podemos ainda enumerar diversas outras situações que agravam essa realidade, como a exigência do mundo em função do “ter”, a competitividade latente imposta, a individualidade, a dificuldade de enfrentar nossas frustrações e a ausência de intencionalidade na construção de relações saudáveis. Todas essas variáveis agravam o que já não se encontra bem e que por si só já poderiam gerar sofrimento e adoecimento.

É comum depararmos com compreensões, muitas vezes equivocadas do processo terapêutico, que se fazem presentes fantasias de que se trata de algo sempre agradável, sereno, tranquilo e suave. A psicoterapia como processo de autoconhecimento, instiga a descoberta de si por meio do auxílio de um especialista, o psicoterapeuta, via de regra um (a) psicólogo (a). Se conhecer, aprender sobre si mesmo, se explorar, se descobrir e se ouvir não são processos sempre agradáveis e suaves. Em muitos momentos o sujeito adentra em situações de dúvidas e angústias que anteriormente vinham sendo camufladas. É necessário explorar fatores de si mesmo que nem sempre são considerados “bonitos” e aceitáveis socialmente, deparar-se com contradições, repensar sobre vivências pessoais, rever relações “tóxicas”, ressignificar experiências dolorosas, compreender situações em busca de transformá-las, fechar ciclos que ainda se mantém abertos por falta de coragem, posicionar-se de forma mais autêntica e autônoma. O processo psicoterapêutico, quando desenvolvido com qualidade, traz uma prazerosa vivência de crescimento pessoal. É possível reduzir ansiedades, compreender e reduzir sintomas depressivos, adotar posturas mais responsáveis, realizar escolhas mais conscientes, ampliar autoestima, desenvolver aceitação de si e construir relações interpessoais mais saudáveis.

97

Fotos: Divanildo Silva

Como horizonte de enfrentamento dessas fragilidades, a psicoterapia tem como objetivo proporcionar ao indivíduo o seu próprio aprendizado a partir do seu olhar para si. O entendimento de que todos somos seres imperfeitos e falhos, mas que podemos enfrentar nossos sofrimentos a partir do autoconhecimento. Desse modo, uma melhor compreensão e entendimento de suas relações proporcionando uma vida mentalmente mais saudável.

LORRANY VIEIRA LOPES Psicóloga (CRP – 03/10082) @psicologalorranyvieira (77) 99845-7180

CRISTIAN MORALES Psicólogo (CRP – 03/7603) @psi.cristianmorales (77) 98140 -3719


Jefferson Moreira Batista Enfermeiro COREN-BA 421549

Dr. Alexandre Rizkalla Médico Psiquiatra CRM 21387 BA RQE 12180

Juliana Silva Vieira Farmacêutica Clínica CRF 9436 BA

INSTITUTO EQUILÍBRIO TRAZ NOVO CONCEITO DE SAÚDE DA MENTE E BEM-ESTAR

98

Fotos: Divanildo Silva

Além da prescrição de fármacos e psicoterapia, opções de nutracêuticos injetáveis adentram como recurso complementar em tratamentos de saúde mental Com protocolos de tratamento avançado, a psiquiatria vem aprofundando estudos na área da Nutripsiquiatria como campo para novas opções de tratamentos, visto que pesquisas revelam que algumas alterações psíquicas, tais como a depressão, desordem bipolar, ansiedade e outras, são influenciadas diretamente por padrões nutricionais. A relação entre dieta, função encefálica e tratamento de doenças relacionadas ao sistema nervoso central tem sido objeto de pesquisa nos últimos anos. Os alimentos que comemos estão associados ao humor, comportamento e cognição. Evidências emergentes e convincentes indicam a nutrição como fator crucial para a alta prevalência e incidência de doenças neurodesenvolvimentais/neuropsiquiátricas/neurodegenerativas. A ausência de componentes nutricionais in-

www.revistaadoro.com.br

fluencia na aceleração do processo de neurodegeneração e neuroinflamação, assim como a microbiota intestinal exerce influência nas alterações neurológicas e psiquiátricas. E, por mais que tenhamos os compostos nutricionais inseridos em dietas habituais, eles não são disponíveis na quantidade necessária para um efeito funcional em alguns organismos, e, dependendo do paciente, precisamos trabalhar com alguns nutracêuticos. A Nutripsiquiatria compreende a importância da terapia endovenosa de nutrientes/soroterapia, como recurso complementar para a resposta dos pacientes ao tratamento que é preconizado pelo profissional que o acompanha. Compostos extranutricionais atuam na promoção e manutenção da saúde e podem ser inseridos, conforme a necessidade de cada paciente, mediante exames clínicos/laboratoriais e protocolos individuais. Os efeitos da soroterapia para a saúde mental são clinicamente relevantes, além de resultar melhoria cognitiva e reduzir riscos de demências.

Os protocolos de terapias injetáveis necessitam de acompanhamento multidisciplinar para suporte integral as demandas existentes, para isto, contamos com profissionais qualificados, não somente da área de saúde mental, como psiquiatra e psicólogas(o), mas também Farmacêutica que responsabiliza-se pelo ciclo de medicamento, armazenamento, controle e dispensação de medicações; Enfermeiro para triagens, coleta de exames, administração de medicamentos e monitoramento do estado de saúde dos pacientes; e outras parcerias com profissionais da área de nutrição e demais especialidades clínicas.


AGO | SET 2021

MUITO PRAZER, BARREIRAS! SOU FLÁVIA RIZKALLA, PSICÓLOGA CLÍNICA Foto: Divanildo Silva

Sempre falo que eu sei para que nasci. Nasci para ser filha, ser neta, ser irmã, ser amiga, ser mãe de Miguel e casada com Alexandre. Mas, profissionalmente eu nasci para cuidar do outro e ser psicóloga. E disso nunca tive dúvida. Eu respiro transformações, cuidados, mudanças e o potencial que os pacientes têm e às vezes nem conhecem. Sou exigente, estudiosa e busco a excelência em tudo que faço. Não sei ser metade. Gosto muito e me identifico com as palavras de Clarice Lispector quando ela diz: tenho felicidade o bastante para ser doce, dificuldades para ser forte, tristeza para ser humana e esperança suficiente para ser feliz. Não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre. Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser. E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério. Sou uma só. Sou um ser. A única verdade é a que vivo. Sinceramente, eu vivo! E por estar viva em um tempo de muitas mortes, após 13 anos morando em Luís Eduardo, atendendo na Clínica Equilíbrio - LEM e desenvolvendo projetos que são cases de sucesso, estou oficialmente desde julho atendendo e administrando as Clínicas de Barreiras / LEM. Com a pandemia minha prioridade é cada minuto ficarmos juntos, eu e minha família. Como boa Potiguar e Nordestina que sou, estou amando Barreiras, uma terra de gente de alma leve, sorriso no rosto e disponibilidade de acolher. GRATIDÃO. Tenho uma equipe fantástica, composta de profissionais da área de psicologia nas duas clínicas, e um médico, o Dr. Alexandre Rizkalla, que nos inspira a sermos sempre profissionais criteriosos. Sou Psicóloga formada há 19 anos pela Universidade Potiguar, com especialização na área Clínica e Hospitalar. Estou à disposição de Barreiras e continuo atendendo em Luís Eduardo. Aguardo você para um café na nossa clínica, que está inovando na Saúde da Mente & Bem-Estar. Flávia Rizkalla CRP 03/22309 Psicóloga Clínica @flaviarizkalla

99


HÁ TEMPO PARA TUDO Foto: Divanildo Silva

Há tempo de plantar e há tempo de colher o que se plantou. Há tempo para tudo. Há tempo para o reconhecimento e para a honra. A honra tem vários significados, dentre eles: apreciação, estima, olhar favorável, respeito, Valorização. Reconhecimento. Esse é exatamente o princípio poderoso que traz consigo muito além do que palavras poderosas, mas, pensamentos e atos de honra. E nesse sentimento, a Rosana Alcântara Contabilidade dá as boas-vindas a nova sócia Grasielle Marques, fruto de sua competência, comprometimento, e acima de tudo, com lealdade. Trabalhando conosco desde 2013, agora junto com Erika Alcântara serão às gestoras da carteira de Planejamento Financeiro, para um novo ciclo de grandes realizações, pois o reconhecimento está diretamente ligado ao entendimento, que tudo o que você precisa em sua vida, já faz parte dela; simplesmente aguarda seu reconhecimento. O momento chegou!

PORTANTO, DAI A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO (...), SE HONRA, HONRA!

www.revistaadoro.com.br

100


Desde pequena, meus pais me ensinaram a administrar o dinheiro, ou melhor, a renda financeira. Desde muito cedo compreendi que tudo, quando bem administrado, pode render mais do que a gente espera. Assim que O planejamento financeiro é o processo para completei 18 anos, comecei a trabalhar no alcançar a saúde financeira. Ele tem o papel setor financeiro da Rosana Alcântara Contafundamental de guiar a pessoa de onde ela bilidade e isso tem contribuído para entenestá para onde ela quer chegar, através do der melhor a dificuldade das pessoas em se processo de formulação de estratégias efi- organizarem financeiramente. cazes, ajudando a entender a implicação de cada decisão financeira. Nem todos têm a oportunidade de aprender isso desde criança e acabam não conseguinPensando em todos os benefícios de ser do se organizar financeiramente. Leituras saudável financeiramente, foi criado dentro autodidatas sobre a área são importantes, do Grupo Rosana Alcântara a Carteira Plane- mas não dão suporte suficiente para a tomajamento Financeiro, que tem como objetivo da de decisões acertadas sobre seu dinheiro, auxiliar e facilitar a vida das pessoas e suas especialistas sim. famílias, de profissionais, especialmente dos Médicos - cuja vida é muito corrida sempre Grasielle Marques – 31 anos, casada com - na conquista de todos os seus projetos fu- Neucione Macedo, contadora com registro turos, de forma segura e equilibrada, com a no CRC/ BA, formada pela UNEB, com mais tranquilidade e a assessoria necessária para de 10 anos de experiência contábil, e planeplanejar sua vida financeira e programar a jadora financeira pessoal formada pela Acarealização de seus sonhos, pois nós faremos demia GFAI. essa programação por e para você. Nem sempre fui organizada financeiramenA Carteira Planejamento Financeiro do Grupo Ro- te, aprendi depois de muitas dores, conceisana Alcântara é composta pelas profissionais tos básicos como a importância de poupar Erika Alcântara e Grasielle Marques, habilitadas e de fazer compras de forma planejada. No pela Academia de Planejamento Financeiro – casamento, entendi como a sintonia da vida GFAI, uma das mais renomadas do mercado. financeira do casal pode nos fazer alçar voos mais altos e um bom planejamento pode nos Erika Alcântara – 21 anos, estudante do cur- proporcionar a conquista de objetivos imeso de Direito, trabalho há 4 anos no setor fi- diatos, como os de médio e longo prazos. nanceiro da Rosana Alcântara Contabilidade, também trabalho no financeiro da PIGNUS O curso de planejamento financeiro me proAssessoria e na GLAF, ambas assessorias de porcionou o conhecimento e a apropriação advogados. E para melhor me especializar na de técnicas e metodologias necessárias para área me formei em planejamento financeiro ajudar mais pessoas a alcançarem seus obna Academia GFAI. jetivos financeiros.

AGO | SET 2021

Já parou para pensar em ter uma vida financeira saudável, que te possibilite conquistar seus objetivos de curto, médio e longo prazos? Você sabe como chegar lá?

101


SAÚDE ALÉM DA ESTÉTICA:

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO DIAGNÓSTICO AO EMAGRECIMENTO CLÍNICO, CIRÚRGICO E EMOCIONAL

102

Foto: Divanildo Silva

Essa é a proposta da equipe multidisciplinar do Instituto Sponchiado: atendimento complementar em busca da melhora da qualidade de vida, com responsabilidade, conhecimento e planejamento. O trabalho é feito por uma equipe formada por médicos, nutricionista, psicóloga, e tem como objetivo a promoção de saúde, emagrecimento, longevidade, performance e bem-estar.

Gonçalves,

Juntos, esses profissionais propõem um tratamento com atenção integral no qual uma ação é complementar a outra em vista do mesmo propósito. Trabalho feito de forma personalizada e única, que são observadas tanto a questão da alimentação, quanto os aspectos psicológicos, comportamentais e biológicos. Faça-nos uma visita. Te guiaremos a alcançar seu objetivo de forma saudável, efetiva e segura.

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

VOCÊ SABE O QUE É INCOMPETÊNCIA ISTMO CERVICAL (IIC)? Fotos: Reprodução

Foto: Divanildo Silva

A Incompetência Istmo Cervical (IIC) é uma entidade clínica caracterizada pela fragilidade, inerente ou adquirida, das fibras musculares na região do colo uterino, o que provoca uma incapacidade de sustentar o concepto até o final da gestação, determinando abortos tardios e partos prematuros, tornando-se uma gravidez de alto risco.

O quadro clínico característico é de histórico de perdas gestacionais, quase sempre na mesma época da gravidez, que começam com dilatação do colo do útero, seguido de rotura da bolsa amniótica, com expulsão rápida do embrião/ feto associado a pouca dor e pouco sangramento e concepto vivo e sem malformações. Na gestação, o diagnóstico se faz pela anamnese e eventual dilatação do colo uterino fora de trabalho de parto. O ultrassom durante a gestação pode mostrar a bolsa amniótica entrando pelo canal do colo, produzindo a imagem em dedo de luva ou em ampulheta. Essas cirurgias devem ser realizadas, quando possível, entre 12 e 16 semanas de gestação, após o ultrassom morfológico de primeiro trimestre descartar grandes malformações do feto.

Cabe ressaltar que o colo curto (< 25 mm) não faz diagnóstico de IIC, e que o comprimento curto do colo só auxilia no diagnóstico de IIC quando já houver história de prematuridade prévia. Uma vez diagnosticada a IIC o tratamento deverá ser a cerclagem, que consiste em um procedimento cirúrgico, com o objetivo de manter o colo fechado, a fim de impedir a sua dilatação antes do final da gestação e assim evitar um parto prematuro.

103


Foto: Divanildo Silva

Olá, minhas estrelas! Hoje o assunto é a naturalidade de uma HARMONIZAÇÃO FACIAL. Será que é possível manter a naturalidade mesmo após o procedimento? A resposta, com certeza é SIM, e eu vou mostrar! Ter uma harmonização natural está relacionado diretamente a uma boa qualidade do produto aplicado, técnica de aplicação e a avaliação que é realizada previamente no paciente para saber as quantidades necessárias.

104

Lembrando que cada paciente precisa de um tratamento individualizado e específico, pois cada rosto possui suas singularidades.

VEJAM QUAIS AS DIFERENÇAS: - A toxina botulínica funciona paralisando os músculos, prevenindo, desse modo, o aprofundamento das rugas. Corrige os famosos “pés de galinhas”, além de erguer o olhar, arquear sobrancelhas e prevenir rugas nas testas, proporcionando uma testa mais firme e lisa. - O ácido hialurônico preenche sulcos faciais, como o “bigode chinês”, a fim de harmonizar a assimetria da face. É uma substância natural que preenche a região aplicada e também auxilia na hidratação da pele e no estímulo à produção de colágeno. Ameniza rugas e marcas de expressão, ajuda no contorno facial e pode ser utilizado no preenchimento de olheiras, boca, sulcos profundos periorais e hidratação tecidual como é realizado na técnica de Skinbooster.

Para melhores resultados e retardar o envelhecimento precoce, os procedimentos são realizados com os Preenchedores de Ácido Hialurônico e Botox. Associando as duas técnicas, porém as áreas que atuamos são distintas para cada produto. Toxina botulínica e ácido hialurônico são dois excelentes aliados na hora de cuidar da nossa aparência. Mas, mesmo eles tendo objetivos semelhantes, como prevenir e diminuir os sinais de envelhecimento, se tratam de produtos totalmente diferentes. Não apenas na composição, mas também por agirem de forma distintas e serem aplicados em áreas diferentes. Dra Monique Sponchiado CRO/BA 13063, especialista em reabilitação oral e estética orofacial. Desde 2013 atua em Barreiras-BA arquitetando sorrisos e transformando vidas. Hoje o Instituto Sponchiado traz um novo conceito de atendimento com uma ampla equipe multidisciplinar e tecnologias que oferecem aos clientes maior conforto e comodidade.

Gonçalves,

www.revistaadoro.com.br

Foto: Divanildo Silva

HARMONIZAÇÃO FACIAL, POR DRA. MONIQUE SPONCHIADO


AGO | SET 2021

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: POR QUE CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DA GESTANTE? Foto: Divanildo Silva

A gravidez é um período fisiológico em que as mulheres passam por mudanças em seu estado de saúde, e a falta de cuidados durante a gravidez pode causar efeitos negativos para as mães e seus filhos. Além disso, esse período é carregado de crenças e mitos acerca da saúde da gestante e de seu bebê. Quantas vezes já ouvimos que grávidas não podem ir ao dentista e que não devem realizar nenhum procedimento durante a gestação? A atenção e assistência à gestante, na área odontológica, é um desafio, pois ela é vista, muitas vezes, como prejudicial e contraindicada, explicando o baixo índice de comparecimento ao consultório odontológico e predispondo as mulheres a situações de risco à saúde bucal. O período gestacional é um momento oportuno para que a futura mãe possa desenvolver novos hábitos, prevenindo doenças bucais nela e em sua família. Recuperar a qualidade de saúde bucal da gestante reflete em oferecer isso também a seus filhos. Cada gestante deve ser avaliada individualmente, por um profissional capacitado, quanto à sua saúde geral e ao período gestacional em que se encontra.

*Entre as mudanças fisiológicas que podem acontecer nas mulheres, alterações na cavidade bucal durante a gestação são comuns e levam a implicações sistêmicas, como risco para o parto prematuro (< 37 semanas) ou bebês de baixo peso ao nascer (<2.500g). Além disso, foi mostrado que a gravidez pode exacerbar problemas bucais, como a cárie dentária e a doença periodontal. Essas alterações impactam a qualidade de vida geral e à saúde bucal das gestantes. A qualidade de vida relacionada à saúde bucal tem se mostrado pior em mulheres grávidas do que em mulheres não grávidas. Além dos problemas bucais, a ansiedade também é um fator que causa impacto na qualidade de vida. A ansiedade odontológica ainda é considerada como uma barreira do acesso das gestantes à assistên-

105

cia odontológica e para a manutenção da saúde bucal. O grau de ansiedade odontológica causa um impacto negativo na qualidade de vida das gestantes. As gestantes com ansiedade moderada ou alta apresentam uma pior percepção da qualidade de vida relacionada à saúde bucal e relacionada à saúde geral. Altos níveis de ansiedade odontológica estão associados a piores condições bucais. Entre outros cuidados, a atenção odontológica deve estar presente desde o início da gestação, pois não receber atendimento pré-natal de rotina pode influenciar a saúde bucal durante a gravidez, além de causar um grande impacto sobre a saúde de seus bebês. Dra. Marianna Bastos Endodontia e Saúde Coletiva

Foto: Reprodução


QUANDO DEVO LEVAR MEU FILHO PARA A PRIMEIRA CONSULTA COM A ODONTOPEDIATRA? Esta é uma pergunta comum entre mães, pais e responsáveis. O ideal é que a criança vá em sua primeira consulta quando os primeiros dentes começam a nascer. Isto acontece por volta dos 6 meses de vida, mas pode variar de criança para criança.

106

O QUE ACONTECE EM UMA PRIMEIRA CONSULTA COM A ODONTOPEDIATRA? A primeira consulta serve para que os pais ou responsáveis sejam orientados quanto: Higienização bucal da criança (como e que horas fazer); Tamanho de escova dental; Tipo ideal da pasta de dente (com flúor/sem flúor, quantidade de flúor e de pasta); Escovação ideal (como executar a escovação corretamente); Alimentação (alimentos que propiciam o surgimento da cárie); Saúde Geral da criança (se a criança dorme bem, respira pela boca ou nariz); Profilaxia (limpeza com aplicação de flúor, se necessário); Avaliação da arcada dentária da criança (presença de mancha branca ou de cárie já estabelecida, placa, erupção correta dos dentes, posição da língua/língua presa). Além de tirar dúvidas dos pais e alertar sobre mitos e verdades, como por exemplo: o antibiótico enfraquece os dentes ou que o leite materno ajuda no desenvolvimento da cárie. Prevenção é sempre o melhor caminho! Conte comigo e com minha equipe para te ajudar.

www.revistaadoro.com.br

Foto: Divanildo Silva


AGO | SET 2021

A IMPLANTODONTIA AVANÇA A

PASSOS LARGOS Foto: João Menna

107

O sucesso da reabilitação com implantes dentários tem como um de seus fatores preponderantes a necessidade de um remanescente ósseo na região a ser implantada. Durante toda a evolução tecnológica na área da implantodontia, sempre se buscou técnicas que viabilizassem a colocação de implantes em áreas com pouco osso.

Um dos primeiros avanços foram as técnicas de enxertia com osso do próprio paciente (autógeno), posteriormente o uso de biomateriais industrializados para enxertia trouxeram um maior conforto aos pacientes e atualmente um novo salto se inicia na implantodontia com usos de técnicas que otimizam o uso do osso remanescente sem a necessidade de enxertos.

Dr. Walter Suruagy Implantodontia e Cirurgia BucoMaxiloFacial CRO/BA: 10.891


Existem algumas estratégias que minimizam a perda de massa muscular no processo de emagrecimento. A mais importante delas é uma boa rotina de exercício físico e uma alimentação equilibrada. Confira 6 dicas para você colocar em prática:

Foto: Divanildo Silva

6 DICAS DE COMO EMAGRECER SEM PERDER MASSA MUSCULAR 1- É importante fazer treinamento com pesos que possam te dar estímulo para construção muscular. 2- Manter balanço positivo da quantidade proteica da dieta, ou seja, consumir proteína em quantidade ideal. E diria mais, incluir um pouquinho dela em cada refeição. 3- Cuidar da velocidade da perda de peso. É interessante que se mantenha a perda de 1% a 1,5% do peso total,por semana, para evitar que toda massa magra “voe pelo espaço”.

5- A restrição energética da dieta não favorece a recuperação muscular. Assim, dê tempo para recuperação muscular. Procure um profissional capacitado para orientação do tempo de descanso . 6- Não abuse de bebidas alcoólicas, cigarros. E tenha uma boa noite de sono diário. Cada indivíduo é único. Portanto, agende a sua consulta! Uma simples visão e planejamento de um profissional adequado poderão te trazer resultados satisfatórios. Rafaela Moraes Nutrição clínica e esportiva CRN5-13311

Foto: Divanildo Silva

108

4- Não exagerar na restrição de carboidratos. Eles são importantes no processo de hipertrofia, funcionam como “poupadores” de proteína e ajudam na recuperação de glicogênio muscular.

www.revistaadoro.com.br


Foto: Divanildo Silva

AGO | SET 2021

COMO NOSSO COMPORTAMENTO ALIMENTAR MUDA QUANDO COMEMOS COM ATENÇÃO A nossa grande dificuldade com a comida é a forma automática e apressada que a grande maioria come. E dessa forma acabam comendo em grande quantidade, ultrapassando os limites do estômago, não sentem o cheiro, ou o gosto do alimento e, o mais importante, não sabem sobre seu estado emocional, antes, durante e após a refeição. Quando comemos com atenção, hábitos simples modificam o nosso comportamento alimentar, como:

1 - Sentar à mesa

109

2 - Evitar distrações (celular, TV) 3 - Sentir o cheiro e a textura 4 - Ter atenção na comida 5 - Consciência do que acontece com você enquanto come 6 - Descansar os talheres 7 - Respirar 8 - Agradecer Desta forma você conseguirá desfrutar do sabor da comida, vai identificar a saciedade e respeitar os limites do seu corpo, vai perceber seu estado emocional e sair do modo automático. Terá autonomia para escolher o que come e a hora de parar. Comer com atenção tem muitos benefícios e o maior deles é a construção da sua boa relação com a comida. Larissa Pinto Macêdo CRP: 03/15166 77 999544871 Instituto IS: 77 999385395 77 3611 3080


OZONIOTERAPIA PODE TRAZER: SAÚDE, BEMESTAR E QUALIDADE DE VIDA MAS QUE TERAPIA É ESSA, E COMO ELA PODE REALIZAR TODO ESSE PROCESSO? Foto: Divanildo Silva

Uma técnica que trabalha com a mistura de gases oxigênio (o2) e ozônio (o3) através de um processo ionizante medicinal, propõe a redução do estresse oxidativo, por aumentar a síntese das 3 principais enzimas antioxidantes celular.

110

Os benefícios que consistem da sua aplicação são: maior produção de energia, potencialização das células de defesa, cicatrização eficaz de feridas, analgesia em diversos processos articulares, entre outros. Existem diversas formas de aplicação e em sua maioria não invasiva, obtendo mais conforto e melhores resultados a quem familiariza com o método. Modalidade segura, com poucos efeitos colaterais, tem papel integrativo no combate a patologias crônicas, porém não substitui tratamento médico convencional, no entanto agrega com muita eficiência. Seus inúmeros benefícios trazem admiradores por onde passa, e agora em Barreiras podemos contar com essa biomolécula e suas vantagens.

CONHEÇA A OZONIOTERAPIA!

www.revistaadoro.com.br

Christiane Moura Corsi Mendes Enfermeira ozonioterapeuta Especialista em Trauma e Ortopedia Básica Telefone: (77) 99822-6938


AGO | SET 2021

O AVANÇO DA FISIOTERAPIA NA CIRURGIA PLÁSTICA Foto: Divanildo Silva

Ao longo do tempo as cirurgias plásticas passaram por transformações, com refinamentos das técnicas cirúrgicas, atribuídas às tecnologias que evoluíram ao longo dos anos. A fisioterapia especializada no pós-cirúrgico também não deixou de evoluir. O que era antigamente, tratamentos engessados, baseados em drenagem linfática manual e ultrassom, hoje assume um papel que vai além na reabilitação do reparo tecidual. Condutas e práticas clínicas baseadas em evidências, deram lugar para uma nova abordagem com técnicas que enfatizam o reparo tecidual com a aceleração cicatricial, minimizando o tempo de recuperação, maximizando resultados, fazendo com que os pacientes voltem a realizar suas atividades de vida diária mais precocemente, devolvendo a função e a mobilidade, garantindo que o paciente tenha os resultados estéticos e funcionais propostos pelo fisioterapeuta e muito esperado pelos cirurgiões e pacientes.

111

A fisioterapia contempla um “olhar” especializado, buscando avaliar, identificar e tratar o paciente. Com um grande arsenal de técnicas manuais e tecnologias avançadas, desde a avaliação pré-operatória, intraoperatório ou tratamento no pós-operatório, assim como a orientação dos acessórios cirúrgicos, que vem ganhando um destaque como complementação do tratamento, pois entendemos de funcionalidade, da anatomia e da fisiologia do processo de cicatrização.

A fisioterapia vem se destacando por desenvolver técnicas avaliativas e de tratamento que vão otimizar os resultados em todos os aspectos da reabilitação do paciente. Além do mais, nos baseamos no raciocínio clínico, com emprego de técnicas e recursos que atendam às necessidades dos pacientes nos vários momentos do pós-operatório.


ORTODONTIA PREVENTIVA E INTERCEPTIVA

Texto: Redação Foto: Divanildo Silva

112

A ortodontia pode ser realizada em diferentes fases da vida do paciente por meio da ortodontia interceptativa, que conta com aparelhos móveis e fixos de diversos modelos. O aparelho móvel, utilizado mais na fase da infância e da adolescência, no máximo até 14 anos, atua na prevenção do desenvolvimento da oclusão. Neste caso, o quanto antes ele for adotado, melhor. Pode ser utilizado a partir dos 5 a 6 anos, a depender do caso, ou até um pouco antes, se for um paciente que possua um histórico familiar com a arcada bem deficiente. É indicado também após a finalização do tratamento com o aparelho fixo, como objeto de manutenção. O aparelho fixo, um dos mais tradicionais, é composto de braquetes interligados por um fio metálico de arco ortodôntico acompanhado de borrachinhas, que atua na correção de dentes desalinhados. É indicado para as mais diversas faixas etárias.

www.revistaadoro.com.br www.revistaadoro.com.br

Apesar da mesma função do aparelho fixo de metal, o aparelho fixo estético é produzido com materiais transparentes, com braquetes de policarbonato, porcelana e safira, proporcionando um aspecto visual mais discreto. Com o aparelho fixo autoligado, que também é metálico, mas sem borrachinha, o paciente passa por revisão a cada dois a três meses, um número menor comparado ao fixo de metal e o estético, por exemplo. Porém acumula uma maior quantidade de alimento e tem um custo mais elevado. O Invisalign é o mais prático para higienização e que permite uma estética mais clean, porém só é funcional com a total colaboração do paciente. Além disso, apesar do seu sucesso recente, é válido lembrar que ainda há uma controvérsia na correção de casos mais complexos e o alto custo ainda é um limitante para a população em geral.

Principalmente na fase adulta, é de extrema importância uma boa avaliação, para ver a melhor indicação de aparelho adequado a cada caso. Apesar de muitas vezes o paciente já chegar com um modelo estético em mente, nem sempre são os mais indicados, pois o modelo vai de acordo com a gravidade do caso ou com a necessidade de correção.

Consultório dra Patrícia Chiara Dipp Santos. Rua Aníbal Alve Barbosa, N. 675, Edf Charrua, 1° Andar. SALA 103, Barreiras-BA. 77 3611-7339 / 77 998118521.


AGO | SET 2021

DESCOMPLICANDO A OTOPLASTIA Foto: Divanildo Silva

São muitas as dúvidas em torno da Otoplastia, procedimento cirúrgico de cunho geralmente simples, bastante utilizada para correções nas orelhas. Estima-se que cerca de 2% a 5% da população mundial tenha a denominada “orelha de abano”. E o que muitas pessoas não sabem, é que crianças a partir de 7 anos já podem passar pelo procedimento cirúrgico, transformando a sua autoestima e fazendo com que mude a sua realidade, por muitas vezes passar por situações de bullying na escola. Outro fator que ocasiona o tipo de cirurgia é para o tratamento de macrotia, deformidade congênita rara que ocasiona o crescimento desproporcional da orelha, tornando-a muito grande. Também há pacientes que passam pelo processo de extração de queloides ou remoção do excesso de pele dos lóbulos.

113

Há ainda a Otoplastia secundária, responsável por reparar um procedimento feito na infância caso tenha ocasionado um resultado estético negativo, ou para patologias oriundas de acidentes doméstico, de trânsito ou esportivos, dentre outras circunstâncias.

RECUPERAÇÃO A recuperação da Otoplastia é tranquila. Nos primeiros cinco dias o paciente utiliza o capacete de ortoplastia. No quinto dia abrimos o curativo e o paciente começa a fazer a higienização atrás da orelha, passando a usar a faixa (item de extrema importância para a recuperação) o dia todo durante 30 dias. Depois desse período, a faixa deve ser utilizada somente a noite por mais um mês. Os pontos são de fio absorvível e são retirados após 21 dias da cirurgia. É importante ressaltar que ao dormir, o paciente não pode deitar sobre as orelhas durante 30 dias. Seguindo todas as recomendações, a recuperação será rápida e eficaz.

CUIDADOS BÁSICOS

Alguns cuidados básicos podem fazer a diferença na recuperação, como: evitar óculos de grau ou escuros por pelo menos um mês, não usar brincos e piercings, prezar por uma alimentação saudável e consumo de água. Para saber mais sobre o procedimento, agende uma consulta. A Otoplastia transforma a vida das pessoas e teremos o maior prazer em transformar a sua.

Dr Joao Luis CRM 12327 77 999925713 Instituto de Cirurgia Plástica, Rua Guadalajara, 203, Vila Dulce, Barreiras-BA 77 36118481 / 999206262


CRIE ASAS, PRODUZA PÉROLAS. SUPERE-SE! Foto: Erisney Ribeiro

O mundo e as pessoas passam por um momento difícil. Atualmente, vemos a angústia explícita na vida das pessoas quando a dor da perda e dos conflitos se impõem no cotidiano. A vivência de experiências relacionadas ao medo, à morte, à insegurança, ao adoecimento e à incerteza, diante da pandemia do novo Coronavírus, traz um mal-estar e um incômodo com os quais todos temos que conviver. Em muitos casos, esse incômodo acaba tocando em traumas e conflitos que revelam fragilidades da história de cada um, revivendo e fazendo emergir conteúdos dos quais se quer fugir ou negar. Porém, essa maneira de se proteger pode trazer ainda mais sofrimento e acabar desenvolvendo transtornos mentais, como a Depressão e os Transtornos de Ansiedade. Diante da dificuldade de enfrentar e superar as dores e os conflitos, estes vão crescendo e criando raízes, somando-se a outros novos e virando uma bola de neve. A psicoterapia é uma saída para lidar com o que não se consegue enfrentar e superar sozinho, para cuidar do sofrimento, ressignificando momentos e sentimentos vividos no passado e no presente, na busca de qualidade de vida, saúde, bem-estar e realizações.

114

Quando se chega em um momento crucial, que não dá mais para evitar o enfrentamento e a transformação necessária, a lagarta fica um tempo consigo mesma dentro de um casulo e vira uma borboleta. Quando um grão de areia incomoda ou machuca uma ostra em seu interior, ela o envolve com uma cobertura lisa e brilhante, que a protege do mal-estar, eliminando a dor e produzindo uma pérola. Que, nos momentos decisivos, as pessoas possam se voltar para seu casulo e ficar um tempo consigo e com as pessoas em que confiam e amam. Que possam criar asas e voar para algo novo e melhor, além da dor. Que a dor e o medo não as impeçam de produzir pérolas a partir das experiências vividas. A borboleta e a ostra lembram do poder de transformação dentro de cada um. Esse movimento é essencial para o crescimento e amadurecimento, para elaboração do aprendizado necessário para conquistar o que se deseja. O acompanhamento psicológico pode ser um instrumento para esse caminho de crescimento e superação. Você não está só. Juntos podemos construir asas e criar pérolas.

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

REDE SÃO CAMILO BARREIRAS AGORA EM NOVO ENDEREÇO No Centro de Barreiras, com uma estrutura maior e ainda mais confortável para cuidar de você.

-

115

Mais especialidades Novos consultórios Laboratório Clínico Centro de Vacinas GASTROBARI - Núcleo Digestivo e Obesidade

Rua 19 de maio, nº 208, Centro Barreiras – Bahia (Em frente ao CDI)

Agende sua consulta: (77) 9 9963-4533 www.clinicasaocamiloba.com.br

RESPONSÁVEL TÉCNICO - B P,

• Cirurgia Geral • Videocirurgia • Cirurgia da Obesidade • Balão Intragástrico • Gastroenterologia • Proctologia • Endoscopia Digestiva Alta • Colonoscopia • Retossigmoidoscopia • Manometria do Esôfago de Alta Resolução • pHmetria do Esôfago • Manometria Anorretal • ImpedanciopHmetria • Check-up

APGQRG? L M HS J G? L G+APK +@? / 30/ 7

O GASTROBARI (Núcleo Digestivo e Obesidade) disponibiliza:


116

CARTA AOS PAIS Foto: Divanildo Silva

Um belo dia pensei: darei ao meu filho tudo aquilo que eu não tive e farei o possível para que ele não tenha dificuldades. Mostrarei toda beleza do mundo e afastarei dele as pessoas que não lhe façam o mesmo. Pensei nisso a fim de deixar claro o quanto ele é maravilhoso e especial. Remeto aqui ao clássico do cinema A Vida é Bela, no qual um pai, em pleno campo de concentração, consegue a proeza de esconder do seu filho os horrores da guerra e da maldade humana. O plano parecia perfeito: bastava dedicação, entrega e muito amor. Deu certo no cinema, haveria de dar certo na vida também. Nasce o filho, o pai, a mãe e mais um tanto de gente envolvida. E toda esta gente foi convocada a dar o seu melhor em prol do novo habitante da terra. Não medimos esforços: a melhor fralda, a melhor obstetra, a melhor maternidade, as roupas, etc. Todos os olhares e atenções tinham uma direção: o meu filho maravilhoso e especial. Mas chegou a hora de ir para a vida e para as convivências. Eu sabia que teria de lutar

www.revistaadoro.com.br

muito e consegui: livrei meu filho dos comentários dos coleguinhas e quando tirava nota baixa eu dizia que o professor tinha se equivocado e logo ele ficava animado. Quando lhe contavam algo ruim ou desafiador, eu logo antecipava e resolvia tudo. Jurei a mim mesmo que ele teria uma adolescência feliz, afinal de contas os hormônios, estes malditos hormônios... Tratei de compreender todas as suas atitudes e evitei que se constrangesse por não ter o mesmo celular que os seus colegas do ensino médio. Nada lhe faltava, mas ele não era feliz e estava sempre a reclamar. Ele foi à faculdade, e mais outra, e mais outra, sem nem mesmo ter concluído a primeira. Para mim, era insuportável ver o meu amado filho em um grande vazio existencial. Tanto que lhe perguntei: filho, que mais seu velho pai pode fazer por você? Ele não sabia responder e eu tratei de dar-lhe a melhor bicicleta, os melhores equipamentos de proteção e até selecionei pessoas para acompanhar no pedal. Nada disso trazia bem-estar ao meu filho e

eu mergulhei numa tristeza profunda quando entendi que fiz tudo pelo meu filho, mas não o deixei fazer por si. O ser humano cresce na medida em que se envolve em ordenar o caos de sua vida. Pais responsáveis e bons permitem e facilitam que os filhos experimentem a dor, a culpa e a consciência da transitoriedade da vida.


AGO | SET 2021

Foto: Divanildo Silva

117

POR QUE A CIRURGIA BARIÁTRICA FAZ PERDER TANTO PESO?

Além de reduzir o estômago, existe toda uma mudança de substâncias metabolicamente ativas (neurotransmissores) no trato digestivo de quem realizou a cirurgia bariátrica. Uma delas é a grelina, hormônio responsável pela sensação de fome, produzido na grande curvatura do estômago. Durante a cirurgia, na maioria das vezes, essa porção do estômago é removida. Portanto, quem reduz o estômago, tem menor produção de grelina, diminuindo bastante o apetite. Os cirurgiões também juntam o estômago novo (menor) com a porção mediana do intestino (íleo), excluindo a primeira parte do intestino (jejuno). Assim, a comida chega mais rápido no íleo, e isso aumenta a produção de dois neurotransmissores que inibem a fome: GLP1 (glucagon like peptide 1) e PYY. Então, num balanço final: o hormônio da fome, a grelina, reduz, e os hormônios que inibem a fome, PYY e GLP1, aumentam!

Certo? Por todos esses motivos acontece tanto a perda de peso, quanto a redução de gordura visceral após a cirurgia bariátrica. O acompanhamento com o médico nutrólogo para ajuste de todos os nutrientes é fundamental para o emagrecimento saudável, com ou sem a cirurgia. Com carinho, Dra. Fernanda Vasconcelos

@dra.fervasconcelos Fernanda Vasconcelos Instituto Médico de Barreiras Elo Medical (Santa Maria da Vitória) Clínica Equilíbrio - LEM. Av. JK, 3563 Ed.Torre 11 - Sala 11A. Hospital Central 77 99974-3937 77 99906-9009 77 98826.2268 77 3628.6453


118

CARIOCA DE NASCENÇA, BARREIRENSE DE CORAÇÃO CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE UMA MÃE, MÉDICA, ESPOSA E EMPREENDEDORA: RENATA LOPES Fotos: Erisney Ribeiro Texto: Juliana Tito

Quando se formou em Medicina no ano de 1999, Renata Lopes não imaginava os desafios, mudanças e conquistas que estavam por vir em sua vida. Quatro anos após finalizar duas residências, uma em cirurgia geral e outra em cirurgia plástica, recebeu em 2010 um convite para trabalhar em Barreiras, no Hospital Geral do Oeste, junto com seu marido, Ramon Araújo, também médico, porém da área de Urologia. O convite coincidiu com um momento de aumento da violência na sua cidade natal, Rio de Janeiro, o que parecia ser uma solução animadora para o casal, que recém tinha tido sua primeira filha, Rebeca, no período com apenas três meses de idade. Os primeiros anos na nova cidade foram

www.revistaadoro.com.br

marcados por uma grande atuação no Hospital Geral do Oeste, no setor de queimados. “Nessa época dei um tempo de consultório para realmente me dedicar à essa área, que inclusive trabalho até hoje. Gosto muito da parte reparadora da medicina. É uma experiência intensa e gratificante, ao ver a evolução e transformações pelas quais os pacientes passam”, relata. Com o nascimento da segunda filha, Renata e Ramon vivenciaram um dos maiores desafios na vida. “Quando a Valentina tinha 1 ano e meio, descobrimos que ela tinha autismo, de leve a moderado. De início foi um baita susto, pois não tínhamos nenhum contato com o autismo até então, até mesmo na faculdade de Medicina o assunto era ainda bastante superficial na época”.

O que de início era uma incógnita, após se debruçarem em muitos artigos e livros e muitas idas a vários especialistas como neuropediatra, fonoaudiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e educadores físicos em áreas diversas - como ballet e natação - uma rotina para estimulá-la foi criada e hoje toda a família está totalmente adaptada, inclusive com uma grande ajuda da irmã mais velha, Rebeca, e da vovó Sônia. “Conciliar a vida profissional com a vida de mãe de uma criança autista foi um desafio e tanto. Todo o aprendizado que tivemos nesses últimos anos e ver toda a evolução que ela, hoje aos 7 anos, e a nossa família teve, percebo que todos os nossos esforços valeram a pena”, ressalta.


AGO | SET 2021

CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DA CLÍNICA RENATA LOPES: Lifting facial Blefaroplastia Otoplastia Rinoplastia estruturada Brownlift Liplift Toxina Botulínica Preenchimento Dérmico Escleroterapia Cosmiatria Laserterapia Pequenas cirurgias Lipoaspiração Cirurgias de contorno corporal Próteses mamárias Depilação à Laser Limpeza de Pele Drenagem Linfática – Pós-operatório & Gestantes Massoterapira: Pedras Quentes – Bambuterapia – Shiatsu Facial Spa dos Pés & Reflexologia Nutrição Clínica – Esportiva – Funcional – Estética Acompanhamento no Emagrecimento Acupuntura

Com a vida profissional e pessoal balanceada, Renata sentiu que era o momento de encarar uma nova empreitada: a de empreender. Foi assim que em 2019 resolveu abrir a Clínica Renata Lopes. Mas para dar vida a este sonho, investir em desenvolver seu lado gestora foi preciso. “Além dos cursos que faço em procedimentos faciais, fiz cursos de gestão de clínicas e estou me aprofundado cada vez mais nessa parte administrativa. A responsabilidade de ter a minha própria clínica me fez ter uma organização ainda maior da minha rotina e das minhas funções diárias, nas mais diversas áreas”. A clínica hoje conta com funcionários fixos e profissionais parceiros em diferentes segmentos, como nutricionistas, fisioterapeutas, cirurgiões e muitos outros, proporcionando saúde, beleza e bem-estar.

@clinicarenatalopes 773613-2581 7798871-1113 7799817-1316 Rua Princesa Isabel ,471, centro, Barreiras - Ba

119


Fotos: Divanildo Silva

BARREIRAS RECEBE NÚCLEO DE PROTEÇÃO DE DADOS COM CERTIFICAÇÃO GLOBAL.

120

O Núcleo de Proteção de Dados é responsável por adequar empresas e órgãos públicos perante as novas exigências da Lei geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.70/2018, composto por advogados e engenheiros altamente especializados em privacidade, direito digital e tecnologia da informação, habilitados em assuntos relacionados à proteção de dados com certificação e reconhecimento a nível Global. Núcleo de Proteção de Dados do Oeste da Bahia contato@npdob.com.br | www.npdob.com.br (77) 9 9861-0707 @npd.oestebaiano Rua Coronel Magno, 616 Escritório, 202, Centro, Barreiras - BA 47800-154

www.revistaadoro.com.br


AGO | SET 2021

Fundado em 1990, através do seu fundador, o renomado advogado Dr. Geraldo Nunes, o escritório de advocacia GERALDO NUNES & ADVOGADOS ASSOCIADOS construiu, ao longo de quase três décadas, uma história de solidez, credibilidade e ética na prestação de serviços jurídicos, possuindo uma atuação e reputação reconhecidas e solidificadas no mercado da região oeste através das suas sócias, Dra. Ananda Negrão Nunes e Dra. Gilsem Tsumanuma, que deram continuidade ao trabalho de excelência. O escritório é reconhecido por apresentar soluções em diversas áreas do direito, em especial nas áreas de natureza jurídico-empresarial, destacando-se pela maneira objetiva, correta, moderna e eficaz que adota para assessorar seus clientes a solucionar e prevenir problemas. O escritório é Titular Associado da Cadeira do Comércio junto ao Núcleo de Proteção de Dados do Oeste Baiano – NPOB.

O escritório PACHECO & QUEIROZ ADVOGADOS ASSOCIADOS, fundado em 2019, pelas Advogadas Dra. Cristiane Gabriel Pacheco e Dra. Rosângela Queiroz Martins Araújo, com sede em Barreiras-ba, possui atuação abrangente e conceituada em diversas áreas do Direito, especialmente no Direito do Agronegócio. Formamos uma equipe especializada, composta por advogados com larga experiência no mercado. O escritório vem atuando, de forma personalizada e individualizada, por meio de uma rede integrada de escritórios parceiros e renomados, em todo país, a exemplo do escritório Lollato, Lopes, Rangel Ribeiro Advogados, um dos cem melhores escritório do mundo. O escritório é Titular Associado das Cadeiras do Agronegócio e da Educação junto ao Núcleo de Proteção de Dados do Oeste Baiano – NPDOB.

Advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho, Pós-Graduanda em Direito Público, Assessora e Consultora Jurídica, especialista em Lei Geral de Proteção de Dados na Prática, fundadora do escritório de Advocacia ISABELLA REBOUÇAS, com vasta experiência profissional na Advocacia Pública e Privada, desenvolve um trabalho de excelência prezando pelos valores éticos e bens jurídicos de seus clientes. É Titular Associada da Cadeira de Órgãos Públicos junto ao Núcleo de Proteção de Dados do Oeste Baiano – NPDOB.

A GLAF - GIARETTON, LIMA, ALCÂNTARA & FISCHER ADVOGADOS ASSOCIADOS, é um contemporâneo escritório de advocacia formado pelas Advogadas e Mediadoras, Camila Giaretton, Tatyana Lima, Rosana Alcântara e Luciana Fischer, profissionais com expertise jurídica direcionada às áreas de Direito Médico, Empresarial, Tributário, Civil, Consumidor, Digital e Planejamento Patrimonial & Sucessório (Holding Familiar), que atuam de forma sólida e resolutiva nos âmbitos consensual e litigioso. É também responsável por executar as adequações em LGPD (especialmente na área da saúde) de toda a região Oeste da Bahia, e para isso ocupa a posição de titular da Cadeira da Saúde, junto ao NPDOB - Núcleo de Proteção de Dados do Oeste Baiano, representada pela sócia Rosana Alcântara.

Com experiência a nível global O NÚCLEO DE PROTEÇÃO DE DADOS, atualmente dispõe de um DPO - Data Protection Officer (Encarregado de dados), figura responsável em proteger as informações dos controladores, único em todo Oeste da Bahia a possuir certificação global emitida pela Exin. O DPO Reinaldo Almeida, possui formação em Engenharia de Redes, Licenciatura em Educação Tecnológica (IFSC), Mestrando em Ensino (UFOB), Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e MBA em Negócios, carrega em seu currículo mais de 10 anos de atuação na área de tecnologia e inovação, com experiência na maior empresa do mundo do agro e projetos com reconhecimento internacional.

121


SEMEAR E COLHER Foto: Divanildo Silva

“Pois, o que o homem semear, isso também colherá.” Carta aos Gálatas. 6. 7b Essa é uma lei poderosa. A lei da semeadura e da colheita. Todos recebem sementes de igual modo, porém, o que dela fazemos é uma escolha pessoal. A semeadura é opcional, ou seja, o que fazemos com as sementes (dons, talentos, oportunidades, relacionamentos etc), é decisão pessoal! A colheita, no entanto, é obrigatória. Para que haja a semeadura, é preciso abrir mão, deixar ir, ousar, arriscar, vencer a si mesmo, o medo da frustração, autodefesa, entregar e confiar. Quando não há semeadura, a semente que guarda o propósito, a visão e a missão é desperdiçada. A semente traz em si o potencial de dar vida a muitos. A semente que há em você, tem o potencial para cumprir o seu propósito e multiplicar. Só que antes de multiplicar é preciso semear.

122

E aqui, lhe proponho algumas perguntas poderosas de sabedoria: Quais sementes lhe têm sido confiadas? O que você tem feito com suas sementes? Como você tem decidido sobre as suas sementes? Retido, despriorizado ou semeado? Delegado a outros ou até mesmo ignorado? A forma como você vê ou percebe suas sementes, e como as trata, fará total diferença no resultado final. Os que olham para suas sementes e compreendem a dádiva divina, não desperdiçam tempo e nem oportunidade. “Cada dia é um presente de Deus... Portanto, tire o máximo de cada dia! Agarre cada oportunidade com unhas e dentes e faça o melhor que puder, e com prazer! Eclesiastes de Salomão. No movimento de Semear, existe, no entanto, os que decidem semear cem por cento, na totalidade, confiando no processo, e vivem a aprendizagem passo a passo na jornada. Não retém o amor, o perdão, a boa disposição de coração. Certamente colherá o que o Maestro da Criação rege em sua harmonia. Semear é usar o poder e a força que há den-

www.revistaadoro.com.br

tro de você para o seu bem e o bem de outros. Na sua semente podem existir poemas, livros, canções, trabalhos artísticos, empresas, invenções e investimentos que Deus lhe deu para que uma geração possa usufruir e apreciar. A palavra de ordem é: não desista até que você tenha semeado todas as suas sementes e vivido ao máximo do seu potencial. “E não nos desfalecemos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo. A proposta é semear com perseverança o que nos foi concedido. Fazer o bem, empreender em si mesmo e nas pessoas. Fazer o bem, andar uma milha a mais (sair do lugar que é óbvio e focado apenas em si mesmo). O resultado da semeadura vem, se eu e você semeamos as sementes do bem e não desistirmos, haverá uma colheita abundante. No tempo certo florescerá! Algumas pessoas desistem pelo imediatismo, ressentem por ver outras lavouras florescendo e esquecem de considerar o tempo do plantio e a qualidade da semente. Existem espécies que florescem e frutificam em um tempo menor, outras, porém, que demoram um pouco mais. O segredo é não desistir ou desfalecer, focar no seu propósito e missão. Os que resistem/perseveram, tornam-se fortes, para que Deus possa fazer deles seus instrumentos, cujas vidas emanam uma beleza especial. E ao final, no tempo certo a semeadura plena e abundante acontecerá. “No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos”.


Foto: Erisney Ribeiro

MESTRE AMADO BATISTA

AGO | SET 2021

“MEU EX AMOR, TEM COISAS QUE A GENTE NÃO ESQUECE”

Quem nunca conheceu um casal que queria se separar e não o fez por causa do patrimônio?

eventual desenlace, reduzir os prejuízos tributários e diminuir as dores do divórcio.

O casamento é na verdade uma forma de sociedade, que prevê apenas algumas formas de dissolução que, quando acontece, no fim das contas, geralmente, beneficia somente um dos cônjuges, além de gerar gastos com taxas altíssimas de custas judiciais e tributos envolvidos.

Originalmente a Holding foi projetada como uma forma de planejamento sucessório, pensada para as pessoas organizarem e protegerem o patrimônio e os negócios da família, antes de morrer, dispensando, assim, a necessidade de inventário e garantindo a divisão dos bens para os herdeiros e familiares de forma mais segura.

Imagine este cenário numa família em que todo o patrimônio foi construído do zero pelo casal. Pense no quanto eles teriam que gastar para dividi-lo? Qual seria a forma mais justa de dividir os frutos deste patrimônio (soja, aluguel, lucros)? Hoje em dia uma das alternativas mais modernas utilizadas para este caso é a Holding Familiar. Holding Familiar é uma espécie de empresa, também conhecida como empresa cofre, que tem por objetivo proteger o patrimônio da família, e no caso acima, proporcionar aos cônjuges a tranquilidade de, na circunstância de um

GLAF GIARETTON, LIMA, ALCÂNTARA&FISCHER ADVOGADOS ASSOCIADOS

Nesse sentido, a Holding representa um elo entre os empresários e suas famílias, permitindo a continuidade e preservação dos seus negócios, ainda que ocorra a morte de um dos seus fundadores ou, também na hipótese de divórcio. Planejar a sucessão, proteger o patrimônio e manter a perenidade dos negócios familiares evita aborrecimentos no futuro, além de possibilitar economia tributária. “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker)

@glaf.adv 77 9 8100-8787 Rua Carlos Brandão de Alcântara, n. 16, complemento QD 28, LT P/01 B, Bairro Renato Gonçalves, Barreiras/BA

123


124

DESBRAVANDO O OESTE DA BAHIA Foto: Divanildo Silva

www.revistaadoro.com.br


Barrigudas que escondiam um caminhão, aroeiras que dois homens não abraçavam e baraúnas de uma altura sem fim. Finalmente, no dia 29 de setembro de 1972, esses dois advogados vieram visitar o Oeste quando aconteceu um fato que marcou a vida de Aurélio Miguel até os dias atuais. Cansados, quase no final de tarde, pararam em uma pensão de beira de estrada para se informar do melhor caminho para chegar em Wanderley. A pensão era do senhor Osvaldo Souza, na Lagoa de Oscar. Quando Osvaldo Souza soube que Aurélio Miguel e Osvaldo Brasileiro eram de Feira de Santana, logo os perguntou se conheciam o deputado Chico Pinto. Osvaldo Brasileiro apontou para Aurélio Miguel e disse: “Esse daí é primo dele”. Desse dia em diante se estabeleceu uma amizade que durou até a morte de Osvaldo Souza e foi transmitida para um filho deste, Adail Fernandes de Souza. Nesse mesmo dia, Aurélio Miguel e Osvaldo chegaram em Wanderley, se encantaram com a qualidade das terras e 05 meses depois já eram proprietários de uma fazenda. Da surpresa! No início do mês de junho de 1973, um poderoso grupo empresarial tentou invadir uma enorme área daquele então distrito, área esta que abarcaria o imóvel adquirido por Aurélio e Osvaldo. Pequenos e médios proprietários que seriam atingidos pela invasão, pediram ajuda a Aurélio para efetuar a defesa de suas propriedades. Então, em um início de manhã, Aurélio, acompanhado de dezenas de pessoas, foi ao encontro do trator que avançava contra as propriedades. Sem ajuda do aparato estatal, como símbolo de resistência, riscaram o chão com uma vara e disseram:

Essas experiências exitosas o levaram às instâncias diretivas do INCRA, no estado da Bahia e Sergipe. No INCRA, Aurélio Miguel, que como protagonista ou coadjuvante, ajudou a implantar o maior projeto de reforma agrária da América Latina, garantindo a propriedade de mais de 1.037 famílias, valendo-se, exclusivamente, de mecanismos legais e sem o exercício de qualquer violência. Depois do INCRA, Aurélio se tornou diretor do Instituto de Terras da Bahia, experiência esta que o tornou conhecedor de toda a questão fundiária da região. Através do conhecimento adquirido nesses mais de 40 anos de profissão, sustenta a tese da inexistência de terras públicas na região Oeste e o faz com fundamento em um julgado do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, ocorrido em 1941. Não só em decorrência deste julgado, bem como em pesquisas realizadas na Torre do Tombo, em Lisboa, onde estão arquivados documentos que remontam ao descobrimento do Brasil. O Estado vem dificultando a regularização fundiária, nos processos de usucapião administrativa. Esses obstáculos precisam ser afastados, valorizando-se a posse justa e legítima de quem faz as propriedades cumprirem sua função social. É inadmissível que cidadãos de bem, tendo desbravado as terras e as tornado produtivas, com o suor dos seus rostos, sejam ameaçados ou continuem sendo destituídos de segurança jurídica. A terra é de quem nela trabalha e produz. Lamentavelmente, os conflitos fundiários persistem em nossa região e criam um ambiente de insegurança que inibe investimentos. De acordo com Aurélio Miguel, sem segurança jurídica a atividade econômica não se desenvolve, o que impede a realização da justiça social. Aurélio observa com tristeza e lamenta que muito dessa insegurança decorre da omissão do estado. A região precisa de paz, tranquilidade e segurança para que haja o incremento da atividade econômica sustentável.

“DAQUI VOCÊS NÃO PASSAM”. O trator não passou! ... A partir deste fato, Aurélio Miguel passou a ser procurado para acudir injustiçados. Os remanescentes de quilombos da Canabrava, em Formosa do Rio Preto, a Lagoa das Cercas, Lagoa dos Ferrões em Santa Rita de Cássia, Riacho da Sacotiaba em Wanderley e ocupações na zona urbana, a exemplo do bairro Vila Nova, entre outros locais que tiveram Aurélio como seu advogado.

AGO | SET 2021

Os olhos de Aurélio Miguel Pinto Dórea e Osvaldo Brasileiro Franco brilhavam quando Tito Machado, um velho fazendeiro, falava sobre as terras de Wanderley, no Oeste da Bahia.

Sem atividade econômica não haverá o bem-estar social. No presente, Aurélio Miguel é procurador do município de Barreiras-BA, presta consultoria e assessoria jurídica ao município de Angical-BA e, seu escritório particular, detém os maiores êxitos em questões fundiárias no Oeste da Bahia, conjugando a sua experiência profissional, com a formação acadêmica da sua sócia, Verana Marques Rosa Matos, Mestra em Direito e das advogadas Maria dos Santos de Sene e Cláudia dos Anjos Bieger.

125


AFINAL, O QUE MUDA PARA O CONSUMIDOR COM A LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO? Caso você seja um dos brasileiros que se encontram repletos de dívidas de consumo, saiba que existem outros 30 milhões na mesma situação de impossibilidade de quitar suas obrigações, sem comprometer seu mínimo existencial, segundo os dados do IDEC (2020). Dito isso, foi publicada no início de julho, a lei nº 14.181/2021, com o intuito de firmar regras para o crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento, reflexo principal causado pelos longos anos de concessão e exploração do crédito ao consumidor e pela omissão no combate ao anatocismo, que gerou um alto número de superendividados. Em outras palavras, busca-se sanar um problema social por ele mesmo criado. A nova legislação traz mudanças significativas ao Código de Defesa do Consumidor, principalmente com as ideias de prevenção ao superendividamento e melhores condições para a negociação da dívida. Mudanças que não poderiam chegar em momento mais adequado, diante do alto número de desempregados e grande contingente de superendividados. Vale trazer à luz alguma das inovações legais, como: i) a instituição de mecanismos de prevenção e tratamento extrajudicial e judicial do superendividamento e de proteção do consumidor pessoa natural; ii) instituição de núcleos de conciliação e mediação de conflitos oriundos de superendividamento; iii) possibilidade de negociação de forma única com todos os credores; iv) criação do “processo de repactuação de dívidas” para apresentação do plano de pagamento pelo consumidor com prazo máximo de 5 (cinco) anos; v) maior protagonismo da transparência e informação; vi) proibição do assédio ou pressão do consumidor, na contratação de fornecimento de produto, serviço ou crédito, principalmente, se tratar de idoso, analfabeto, doente ou em estado de maior vulnerabilidade; e vii) garantia do mínimo existencial ao consumidor;

126

Quanto à garantia do mínimo existencial (conceito aberto), presente na Lei do Superendividamento, visa garantir o mínimo existencial, para que, simultaneamente, o consumidor não só pague as dívidas que possui, assim como não contraia novos débitos, como também garanta sua manutenção básica. Cabe ainda esclarecer que nem tudo são flores ao consumidor, ao passo que a lei também prevê excludentes (hipóteses de não aplicação das benesses legais), para coibir fraudes e evitar devedores que valessem de sua própria torpeza (má-fé) para contraírem dívidas sabendo da sua incapacidade de honrá-las. Apesar da inovação legal ter chegado atrasada (mais de 10 anos de tramitação no Congresso), ainda assim, há grandes motivos para comemorar a conquista no combate ao superendividamento e ao constante fortalecimento do consumidor.

www.revistaadoro.com.br

Foto: Acervo pessoal


127

AGO | SET 2021


128

www.revistaadoro.com.br