ESTUDO DE CASO LIVRARIA DA VILA História A Livraria da Vila foi fundada em abril de 1985 no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, pelo casal Aldo Bocchini e Miriam Gouvea. Atualmente possui 8 lojas na cidade de São Paulo, localizadas em Shoppings e alamedas e em outros estados como o Paraná.
Projeto A livraria da vila é o resultado da reforma de um sobrado construído em um lote muito estreito, em São Paulo. De início, era clara a necessidade de uma planta livre para melhorar a disposição dos produtos e circulação. Para isso, foram feitas significativas alterações estruturais no edifício , com a adoção de peças metálicas e o reforço nas fundações, possibilitando o deslocamento dos pilares para as extremidades da edificação
A livraria tem como segmento o varejo de produtos como livros, filmes, discos, jogos, brinquedos e papelaria, e é bem tradicional na cidade de São Paulo, sendo todavia bastante conhecida.
Na entrada da loja foram utilizadas prateleiras móveis, que funcionam como portas e vitrines.
Localizado na Alameda Lorena, no Bairro do Jardins, São Paulo-SP, a loja foi inaugurada em 2007 de acordo com a necessidade do crescimento da rede na cidade. O projeto de caráter comercial foi concebibo pelo arquiteto Isay Weinfeld e possui Área construída: 790 m².
Para expor os livros, foram utilizadas prateleiras na cor preta, as prateleiras da área infantil são na cor branca. Essas prateleiras são localizadas nas extremidades da loja, e também no centro dos ambientes. permitindo uma circulação de clientes mais eficiente, com a escada e o mezanino também servindo como lugar para guardar os livros
Disposição das prateleiras
Disposição das plateleiras
Conclusão O prédio no geral possui um desing mais minimalista, o que permite que certos elementos fiquem destacados na edificação, na fachada principal não existe nenhum tipo de abertura aberturas, com uma parte revestida em concreto, permitindo que o nome da livraria, e principalmente as prateleiras da vitrine, que também funcionam como portas, fiquem em destaque. O contraste entre o preto e o branco permite que certos elementos fiquem em destaque, além de dar uma sensação e que os ambientes internos são mais espaçosos. Tudo isso faz com que o processo de compra seja mais confortável e interessante, permitindo que os visitantes explorem os ambientes.
Alunos: Ademilson Santos e Weberty Barros Disciplina: Design de Interiores. Data: 30/06/2020
Também foi adicionado um subsolo, que permitiu a instalação de um andar inteiramente dedicado ao público infantil, além de um pequeno auditório para realização de cursos e palestras. A utilização de vestimentos na cor branca faz com que as prateleiras, em tons mais escuros, fiquem destacados para os visitantes. Essa utilização de tons mais claros permite que o interior da edificação fique bem iluminado, mas sem criar um desocnforto visual.
Fachada da livraria
Área de descanço
Área da escada
Área infantil