Um pouco da arquitetura indiana

Page 1

ÍNDIA CONTEXTO HISTÓRICO E LOCALIZACIONAL A civilização indiana surgiu por volta de 3000 anos a.C., nos entornos dos rios Indu e Ganges, ambos localizados na Ásia meridional e no sul do continente asiático. Com o passar dos tempos várias civilizações se desenvolveram nessas regiões, sendo considerada por Marian Rengel (2004), como uma das primeiras civilizações encontradas no mundo. De acordo com Hilda M.Frias (2003) foi durante o II milénio a.C. arianos, idos da Ásia Central levaram à Índia as crenças e saberes partilhados com outros povos indo-europeus e dessa forma desconsidera qualquer ideia de unidade, nesta multiplicidade de povos.

COMPOSIÇÃO DAS ARTES INDIANAS LITERATURA

PINTURA

Entre os séculos II e V foram escritos grandes romances em verso, também chamados epopéias: Cilappatikaram (O bracelete de ouro) de Ilanko Atikal e em seguida Manimekalai (O cinturão de pedras preciosas), uma obra budista escrita por Cattanar.

“A Grande História dos Bharatas”, é o principal épico religioso da civilização indiana – com cerca de 200 000 versos.

Cilappatikaram do século V aC por ilanko atikal é o melhor épico da Índia

Pintura muralista Bodhisattva del loto azul (550), é um muralismo nas grutas de Ajanta, Maharashtra, Índia.

Pintura Mongol Miniatura de Akbarnama, de Abdul Fazl (1595) representando Akbar atravessando o rio Jumna em um elefante.

ESCULTURA Espíritos da naturaza A deusa das árvores acima é uma Yaksi, posta em uma estupa. Yaki e Yaksa são exemplos da veneração de divindades masculinas e femininas, encontradoas de I a III d.C.

Estátua de arenito do Buda em Sukhotai, Tailândia

Xiva, é um dos principais deuses do hin duísmo, que juntamente com Brama e Vixnu for ma a trimúrti, a trindade divina hindu.

Exposição da civilização Indu no Museu Nacional de Délhi


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Um pouco da arquitetura indiana by José Ademilson - Issuu