Alguns dos principais bens tombados no Brasil

Page 1

Alguns dos principais bens tombados no Brasil Casa de Chico Mendes e seu acervo

Fortaleza de São José do Macapá

Convento e Igreja de Santa Maria dos Anjos

Casa histórica onde residiu o ambientalista Chico Mendes em seus últimos anos de vida. Abriga, desde o fim da década de 1990, uma sala de memória em homenagem ao antigo proprietário. Foi tombado em 2011 como Edificação e acervo.

O convento primitivo foi erguido em 1661, a pedido dos moradores. O atual conjunto começou a ser erguido em 1682. A igreja e a capela-mor ficaram prontas em 1689. Passou por diversas reformas no século XVIII. Foi tombado em 1941 como Edificação e acervo.

Teatro Amazonas (1966)

A construção da fortaleza foi iniciada em 1764, no mesmo local onde se havia erguido a fortificação primitiva de 1738, e concluída em 1782. Abriga atualmente o Museu Fortaleza de São José de Macapá. Foi tombado em 1950 como Edificação e acervo.

Conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade de Cachoeira

Símbolo da prosperidade amazonense durante o ciclo da borracha, o Teatro Amazonas teve sua construção iniciada em 1884. A inauguração ocorreu em 1896. Foi tombado como patrimônio nacional em 1966.

Catedral Metropolitana de Brasília

Erguida no século XVIII, em tijolo, areia e cal, em substituição à capela anterior em taipa. A igreja foi soterrada pela areia em 1897, quando iniciou-se a formação de uma duna em torno da mesma, tendo sido descoberta somente quatro décadas depois. Foi tombada em 1980 como Edifício e acervo.

Construção em pedra e cal, de fachada simples, localizada no mesmo local onde São José de Anchieta havia erigido a igreja original, em 1579. Destaca-se, no colégio anexo, a cela de Anchieta, única parte do imóvel remanescente do século XVI. Foi tombado como edificação e acervo em 1943.

Marco do Jauru

Conjunto Arquitetônico de Alcântara

Foi tombado como conjunto urbano em 1948 na cidade de Alcântara, Maranhão.

Em Congonhas do Campo, ao sul de Belo Horizonte, fica o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, construído na segunda metade do século 18. Consiste em uma igreja com um magnífico interior inspirado no rococó italiano; uma escadaria externa decorada com estátuas dos profetas; e sete capelas ilustrando a Via Crúcis.

Cidade de Goiás (ou Goiás Velho, para os locais) é um atestado da ocupação e colonização do Brasil Central nos séculos 18 e 19. A composição urbana é um exemplo do desenvolvimento orgânico de uma cidade mineradora, adaptado às condições do meio ambiente. Apesar de modesta, a cidade – rodeada pela Serra Dourada e cortada pelo Rio Vermelho – prima por sua arquitetura harmoniosa, que valoriza o uso coerente de materiais locais e técnicas tradicionais próprias.

Mato Grosso do Sul

Erigido em 15 de janeiro de 1754, às margens do Rio Paraguai, para demarcar os limites dos domínios português e espanhol estabelecidos pelo Tratado de Madri. Foi tombado como bem móvel ou integrado em 1978.

Imagem de São Francisco de Paula, do Aleijadinho

Construído durante o governo de Aires de Saldanha (1719-1725), o aqueduto trazia água das nascentes do Rio Carioca até o Largo da Carioca. Foi tombado como Infraestrutura ou equipamento urbano em 1938.

O conjunto arquitetônico é formado, em sua maioria, por edifícios dos séculos XVIII e XIX, e caracterizado pela unidade tipológica e figurativa. O tombamento dado 1971, incide sobre diversas edificações e logradouros, sobretudo no Centro Histórico, situado às margens do Rio Paraguaçu.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção e residência anexa

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana foi o primeiro monumento a ser erguido em Brasília, tendo sua pedra fundamental lançada em 1958 e sua estrutura pronta em 1960. Foi tombado como edifício em 1967.

Aqueduto da Carioca (ou Arcos da Lapa

Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala e seu acervo

Monumentos naturais tombados pelo IPHAN em 1978. O tombamento visa preservar as estruturas calcárias nos interiores das grutas, bem como seus lagos e ecossistemas aquáticos.

Palácio Lauro Sodré Centro Histórico de Olinda (Pernambuco)

Erguida na metade do século 16 pelos portugueses, a história da cidade é ligada diretamente à exploração da cana de açúcar. Chegou a ser um dos locais mais ricos do Brasil Colônia. Reconstruída após ser saqueada e destruída pelos holandeses, a cidade vizinha à capital Recife mantém seu charme, graças ao equilíbrio harmonioso entre seus casinhas coloridas, jardins, mais de 20 igrejas barrocas, conventos e inúmeros passos e capelas.

Antigo Palácio do Governo, projeto de Antônio José Landi. Sua construção foi iniciada e 1767 e concluído em 1771, no mesmo local onde havia sido erguido na década de 1670 o palácio primitivo. Foi tombado como edifício em 1974 e atualmente, abriga o Museu Histórico do Estado do Pará.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Conjunto histórico e paisagístico da cidade de Iguape

As ruínas de São Miguel das Missões constituem um conjunto arquitetônico de renomada importância histórica, tanto que em 1983 foram tombadas pela UNESCO. A organização também incluiu as ruínas de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor, na Argentina. Tratam-se de valiosos resquícios das cinco missões jesuíticas que foram construídas nos séculos 17 e 18.

O tombamento incide sobre um conjunto de edificações e logradouros públicos no núcleo histórico de Iguape. Foi tombado como conjunto urbanístico em 2011.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.