Plano de Atividades da BE

Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 CAMILO CASTELO BRANCO, VILA REAL

Biblioteca Escolar – Uma biblioteca em mudança

Plano Anual de Atividades 2014/15 Coordenadora da Equipa da BE: Adelaide Jordão

A. Currículo, literacias e aprendizagem

B. Leitura e literacia

C. Projetos e parcerias

“Sobre pedra não se edifica nada. Sobre areia, tudo. É nosso dever edificar como se areia fosse pedra”. Jorge Luís Borges

D. Gestão da Biblioteca Escolar


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

A - Currículo, literacias e aprendizagem ______________________________________________________________________________ A1. Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos media | A2. Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem Objetivos ▪ Promover a cooperação da BE com as estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica da escola. ▪ Colaborar com os coordenadores de departamento/área disciplinar tendo em vista a adequação dos recursos a disponibilizar pela BE e as potenciais áreas de colaboração. • Reforçar o trabalho e o contributo da biblioteca na vertente pedagógica e curricular, através da sua integração nas atividades escolares das literacias digitais, dos media e da informação. ▪ Promover o trabalho colaborativo no seio da Equipa da BE. ▪ Integrar a BE no processo de ensino/aprendizagem e no Plano de Ocupação dos Tempos Escolares (POTE). ▪ Colaborar no planeamento/realização do POTE da escola.

Atividades

Calendarização1

• Reuniões formais e informais com a Direção da escola. • Colaboração com o Conselho Pedagógico no sentido de integrar a BE no Projeto Educativo, no Regulamento Interno e no PAA da escola.

Início do ano letivo

• Reuniões com coordenadores de departamento/áreas disciplinares para partilha de informação sobre recursos disponíveis na BE e definição de formas de colaboração.

Estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica

• Apresentação aos docentes de sugestões de atividades conjuntas, no âmbito curricular.

Coordenadores de departamento / áreas disciplinares

• Planificação conjunta e articulada com os docentes em projetos/ atividades.

Equipa da BE

• Reuniões formais e informais com a equipa da BE (funções/formas de colaboração, elaboração/avaliação do PAA e da BE, formação, formal/informa).

Docentes da Escola

• Trabalho de articulação/cooperação com os docentes do Reforço de Aprendizagem/RA, no sentido de facilitar a atualização e adequação dos recursos da BE às suas necessidade e de apoiar os seus planos de trabalho com os alunos.

Alunos com RA

• Contactos com os docentes responsáveis pelos diferentes programas e projetos na escola, tendo em vista o estudo de formas de colaboração.

Docentes responsáveis por programas e projetos existentes na escola

• Rentabilização da utilização da BE pelos docentes em atividades curriculares e formativas relacionadas com a utilização das TIC e o desenvolvimento de outros programas e projetos. • Reuniões com os docentes envolvidos em atividades do POTE na BE, para ações informais de esclarecimento sobre a Biblioteca, apresentação de sugestões de atividades e de recursos que sirvam a OTE e planificação de trabalho colaborativo.

11

Público-alvo

Docentes responsáveis pelos apoios educativos

Docentes com atividades do POTE

Indicam-se apenas as datas previstas para atividades marcadas e/ou pontuais, sendo as restantes atividades desenvolvidas ao longo do ano e/ou sempre que necessário.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Página 2 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

A - Currículo, literacias e aprendizagem ________________________________________________________________________ A1. Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos media | A2. Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem Objetivos

Atividades

▪ Promover, em colaboração com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica e os docentes, a implementação na escola de um plano integrado de desenvolvimento das literacias da informação, tecnológica e digital. ▪ Reforçar o trabalho da BE na vertente pedagógica e curricular, através da sua integração nas atividades escolares das literacias digitais, dos media e da informação. ▪ Promover a aplicação do modelo de literacia da informação adotado na escola e do Referencial de aprendizagens em pelo menos uma turma do 7º ano ▪ Produzir e difundir materiais de apoio a atividades de caráter curricular, realizadas no espaço da Biblioteca Escolar ou na sala de aula. ▪ Promover o desenvolvimento das literacias informação, tecnológica e digital.

da

▪ Selecionar, organizar, editar e difundir (na página e no blogue da BE) materiais de interesse relacionados com o ensino/aprendizagem das literacias. ▪ Disponibilizar materiais (impressos e digitais) de apoio à pesquisa aos utilizadores da biblioteca.

Calendarização

• Incremento do número de utilizadores da BE enquanto recurso de aprendizagem.

Público-alvo Corpo docente da escola

• Aumento das atividades planeadas e partilhadas com a biblioteca escolar. • Reforço da utilização dos recursos da BE, por professores e alunos, em atividades de leitura (orientada e autónoma), pesquisa orientada, apoio à realização de TPC’s, clubes, uso das TIC ou outras atividades relacionadas com o POTE.

Alunos e professores da escola

• Trabalho colaborativo e articulado com os docentes (na sala de aula ou na BE). • Acompanhamento de grupos/ turmas/ alunos em trabalho orientado na Biblioteca. • Apresentação ao Conselho Pedagógico de um “Plano integrado de desenvolvimento da Literacia da Informação”, tendo em vista o desenvolvimento integrado da literacia da informação, através da construção de práticas pedagógicas promotoras das literacias, articulando o trabalho de sala de aula com a Biblioteca Escolar. • Implementação, em contexto de aprendizagem, do modelo de pesquisa adotado na escola e do referencial “Aprender com a biblioteca escolar” em pelo menos uma turma de 7º ano.

outubro

Alunos de 7º ano 2º e 3º períodos

• Produção, em trabalho colaborativo com os docentes, de materiais didáticos/recursos educativos, em formato digital e/ou em suporte escrito.

Alunos e professores da escola

• Divulgação dos materiais produzidos no sítio Web e no blogue da BE. • Elaboração / divulgação de materiais de apoio à formação de utilizadores da BE: - Reelaboração do Guia do Utilizador da BE; - Reelaboração do texto informativo sobre a CDU e os procedimentos a adotar na BE; - Elaboração do guião de pesquisa de informação da escola; -Produção/divulgação, em colaboração com os docentes, de materiais de apoio ao desenvolvimento das literacias da informação, tecnológica e digital; - Produção de materiais informativos sobre a adequada utilização da Internet.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

1º período

Comunidade educativa (alunos, professores, pais/encarregados de educação, funcionários)

Página 3 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

A - Currículo, literacias e aprendizagem ________________________________________________________________________ A1. Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos media | A2. Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem Objetivos ▪ Promover o desenvolvimento das literacias da informação, leitura e dos media, em articulação transversal com as literacias tecnológica e digital ▪ Promover a literacia informacional dos discentes, tornando-os capazes de reconhecer as suas necessidades informacionais e buscar, avaliar, usar e criar a informação de forma efetiva ▪ Envolver ativamente os alunos no seu processo de aprendizagem, dotando-os de competências facilitadoras da aprendizagem ao longo da vida, condição necessária à sua plena integração na Sociedade da Informação ▪ Contribuir para a aquisição de métodos de estudo e a melhoria dos resultados escolares ▪ Contribuir para a formação de utilizadores / leitores informados e críticos

Atividades • Dinamização de sessões de formação: - formação de utilizadores, alunos e professores (utilização autónoma da BE, literacias) no sentido de promover a BE, dando a conhecer espaços, serviços, recursos, regras de funcionamento; - formação de alunos no domínio das literacias (informativa, dos média e da leitura), em articulação com os professores de disciplina e/ou diretores de turma; - formação de docentes sobre o modelo de pesquisa adotado na escola – o BIG6 -, orientada pela Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares/CIBES de Vila Real, Dra. Rosário Caldeira ; - formação de alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário sobre técnicas de pesquisa, orientada pela Dra. Margarida Carvalho da Biblioteca Central da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/UTAD; - formação de docentes sobre o Referencial de aprendizagens; - formação de docentes no domínio das literacias - "Desenvolvimento integrado da literacia da informação: práticas pedagógicas".

Calendarização

Público-alvo

Incidência em outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Docentes e alunos da escola

outubro novembro

Corpo docente

início do 2º período Alunos de 7º ano e Professores acompanhantes

• Visitas Guiadas/sessão de formação de utilizadores – dirigidas aos novos alunos da escola (7º anos) -, tendo em vista o desenvolvimento de competências para o uso autónomo da biblioteca e para a literacia da informação. • ”Celebrar outubro: Mês internacional das bibliotecas escolares” - Promoção de um leque de atividades diversificadas (centradas nos recursos da BE): atividades lúdicas de divulgação do fundo documental, do blogue e da página da BE; formação de utilizadores no âmbito da literacia da informação; escrita colaborativa – mural coletivo sobre o tema proposto para este ano; familiarização com dicionários e enciclopédias de tipologias diversificada; participação no ISLM Bookmark Project (elaboração/troca de marcadores de livros); exposições “As mais belas bibliotecas do mundo” e “Plural como o Universo - Fernando Pessoa em BD”.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Alunos do 3º Ciclo e do Secundário

Alunos que frequentam a escola pela 1ª vez (7º e 10º anos) outubro Alunos de Artes do 11º ano (projeto ISLM)

Página 4 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

A - Currículo, literacias e aprendizagem ________________________________________________________________________ A1. Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos media | A2. Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem Objetivos

Atividades

▪ Dinamizar / coordenar a participação da escola em projetos e concursos externos promotores das literacias

• Divulgação de projetos e concursos da iniciativa da RBE (ou por ela promovidos em articulação com o PNL ou outros organismos/instituições públicas e privadas): PORDATA/ RBE, 7 Dias, 7 Dicas sobre os média/GMCS, Imagens contra a Corrupção, Bibliofilmes Festival, etc.

▪ Promover a exploração contextualizada da Web 2.0 e dos media

• Colaboração na conceção/ dinamização de atividades de educação para/com os media

▪ Sensibilizar os alunos para questões éticas, autorais e de segurança relacionadas com a utilização das novas tecnologias e as redes sociais Net

Calendarização

Público-alvo Alunos Professores de disciplina e / ou diretores de turma Alunos da escola

• Promoção, no âmbito dos projetos escolares de iniciativa da BE, ou por ela apoiados, de atividades de consulta e produção de informação e de intercâmbio e comunicação através das novas TIC.

Equipas participantes em concursos e projetos externos

• Produção de guiões e outros materiais formativos e de apoio ao uso das tecnologias. • Integração das tecnologias e das oportunidades fornecidas pelas redes sociais nos processos de trabalho, de interação e de aprendizagem.

Comunidade Educativa ▪ Criar condições para o favorecimento de um leque de valores e de atitudes indispensáveis à formação da cidadania e à aprendizagem ao longo da vida.

• Incentivo à participação de alunos e professores no blogue e na página da BE. • Divulgação, no blogue e na página da BE, de cuidados e procedimentos seguros a adotar aquando da utilização das novas tecnologias e das redes sociais.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

2º período

Alunos/Turmas do 3º Ciclo e do Secundário

Página 5 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

B - Leitura e literacia ______________________________________________________________________________________________ B1: Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura | B2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura Objetivos PROMOVER A COMPETÊNCIA LEITORA E OS HÁBITOS DE LEITURA ▪ Seguir as linhas de orientação e atividades propostas pela RBE/PNL e desenvolver as ações implicadas na sua implementação.

Atividades

Calendarização

Comunidade escolar

• Disponibilização de uma coleção tanto quanto possível variada e adequada aos gostos, interesses e necessidades dos utilizadores. •Criação de um ambiente acolhedor e rico em livros e outros recursos de leitura.

Alunos, professores, Coordenadores de departamento , diretores de turma, pais/encarregados de educação, entidades externas

• Divulgação dos recursos da BE, com particular ênfase nas últimas aquisições. • Disponibilização de livros e outros recursos para uso nas salas de aula. • Envolver alunos, professores, pais/encarregados de educação e elementos da comunidade nas atividades promovidas e dinamizadas pela Biblioteca e/ou realizadas colaborativamente, em regime de parceria.

Público-alvo

AÇÕES PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DE HÁBITOS DE LEITURA E DAS LITERACIAS ASSOCIADAS

• Orientação dos alunos nas escolhas de leitura recreativa e escolar. • Incentivo do uso do livro e da BE para leitura recreativa, para procura de informação ou para realização dos trabalhos escolares. • Trabalho articulado com profissionais, docentes e não docentes, que se reconhecem leitores e / ou contadores de histórias e que assumem este papel através do exemplo e da prática – “Projeto dar voz às palavras”, convite a um contador de histórias.

Natal, 2º e 3º períodos Alunos do Básico e do Secundário

•Difusão de novidades editoriais e organização de recursos para os diferentes públicos. • Criar oportunidades de leitura autónoma e escrita criativa.

• Produzir/divulgar conteúdos no âmbito da leitura e das literacias com ela associadas.

• Incentivo da leitura presencial e domiciliária e do empréstimo dos recursos da biblioteca escolar. •Promoção da leitura mediada por dispositivos eletrónicos/digitais. •Exploração das possibilidades de leitura, escrita e produção de conteúdos facultadas pela Internet. • Criação de contextos, ambientes, formas e suportes diversificados de leitura que induzam comportamentos de leitura-escrita (trabalho articulado com coordenadores de departamento, diretores de turma, professores de disciplina, pais/encarregados de educação e elementos da comunidade).

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Alunos do Básico e do Secundário, professores, coordenadores de departamento , diretores de turma, pais/encarregados de educação, famílias, entidades externas

Página 6 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

B - Leitura e literacia ______________________________________________________________________________________________ B1: Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura | B2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura Objetivos

Atividades

Calendarização

Público-alvo

AÇÕES PROMOTORAS DO LIVRO E DA LEITURA PROMOVER A COMPETÊNCIA LEITORA, CRIANDO ATIVIDADES E PROJETOS DE TREINO E MELHORIA DAS CAPACIDADES ASSOCIADAS A LEITURA. ▪ Seguir as linhas de orientação e atividades propostas pela RBE/PNL e desenvolver as ações implicadas na sua implementação. ▪ Desenvolver trabalho articulado com departamentos e docentes através da conceção/ participação em programas/ projetos relacionados com a leitura.

▪ Envolver alunos e professores nas atividades promovidas e dinamizadas pela BE e/ou realizadas colaborativamente, em regime de parceria.

▪ Trabalhar as competências de leitura constantes do referencial Aprender com a biblioteca escolar, divulgando-o e formando para o seu uso integrado e cooperativo. ▪ Criar oportunidades de leitura autónoma e de escrita criativa. ▪ Mobilizar a comunidade educativa para o valor e impacto da leitura no percurso educativo e escolar dos alunos.

♦ Atividades de leitura-escrita (em contexto de aula e/ou na BE): ◙ Promoção de atividades de leitura, em diversos suportes e ambientes digitais (exploração das potencialidades facultadas pela Web - o correio eletrónico, blogues, wikis, youtube, outros), que cativem os jovens e induzam comportamentos de leitura; ◙ Continuação do grupo de leitores “Dar voz às palavras” (constituído por alunos, professores e pais), para partilha de leitura(s) e dramatização de textos (em espaços diversificados da escola); ◙ Produção de contos, poemas e textos de opinião sobre temas estudados nas aulas e /ou assuntos da atualidade, tendo em vista a produção de um e-book; ◙ Trabalho colaborativo com docentes do grupo disciplinar de Biologia e Geologia, de 8º ano, em torno do livro “A borboleta Azul”, em parceria com a livraria Traga-Mundos; ◙ Divulgação, no blogue e na página da biblioteca, de textos produzidos pelos alunos; ◙ Sessão de formação sobre o Referencial; ◙ Aplicação do Referencial numa turma de 7º ano (trabalho colaborativo). ♦ Atividades livres de leitura (na BE e em diferentes espaços da escola): ◙ Incentivo à formação de comunidades de leitores e grupos/clubes de leitura para partilha de gostos em termos de leituras; ◙ “Ler contigo!” - Criação de um grupo de leitura, constituído por alunos do Secundário para ler regularmente para os mais jovens, em contexto de aula ou na biblioteca; ◙ Leitura e novas tecnologias: incentivo dos alunos a publicarem comentários sobre leituras/livros no blogue e na página da BE; ◙ Painel “As minhas leituras preferidas” (colaboração de professores, alunos, funcionários, pais/encarregados de educação); ◙ “Menus de leituras” (painel a divulgar na página e no blogue da BE) – A equipa da biblioteca cria uma ementa de leituras (pequeno-almoço, almoço e jantar) a partir da coleção da BE e convida a comunidade escolar a passar pela Biblioteca para se inspirar e apresentar outras sugestões de ementas.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Alunos e professores

2º e 3º períodos

2º período

2º e 3º períodos

2º e 3º períodos

Alunos de 10º e 11º Prof. de Português e Espanhol

Alunos de 8º ano e professores de Biologia Corpo docente (professores de disciplina e diretores de turma) Alunos de 7º ano

Alunos do ensino básico e secundário Mensalmente, a partir do 2º período 2º e 3º períodos

Comunidade educativa

Página 7 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

B - Leitura e literacia ______________________________________________________________________________________________ B1: Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura | B2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura Objetivos PROMOVER A COMPETÊNCIA LEITORA, CRIANDO ATIVIDADES E PROJETOS DE TREINO E MELHORIA DAS CAPACIDADES ASSOCIADAS A LEITURA. • Favorecer o desenvolvimento de hábitos e competências de leitura e da literacia. • Criar oportunidades de leitura autónoma e escrita criativa.

• Envolver alunos e professores nas atividades promovidas e dinamizadas pela Biblioteca e/ou realizadas colaborativamente, em regime de parceria. • Promover o gosto pela leitura dentro e fora da sala de aula • Promover a abertura a projetos externos promotores da leitura, e literacias associadas, em diversos suportes, colaborando na sua elaboração.

Atividades

Calendarização

Público-alvo

PROMOÇÃO/ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS QUE APROXIMAM OS ALUNOS DOS LIVROS E INCENTIVAM O GOSTO PELA LEITURA E PELA ESCRITA: ◙ “Tomo a palavra” (trabalho colaborativo entre o Centro de recursos (Biblioteca e Mediateca) e o Departamento de Línguas Românicas e Clássicas. ◙ Feiras do Livro (em dezembro e em abril, no Dia Mundial do Livro) – parcerias com a Livraria Branco e a Livraria Traga-Mundos; ◙ Encontro com escritores e ilustradores; ◙ Mostras de livros sobre autores, temas, épocas, efemérides, Fundo museológico da BE (a organizar pela/na biblioteca ao longo do ano letivo, em articulação com os departamentos); ◙ “Diz-me onde lês…”- Dar visibilidade à leitura em ambiente escolar: Concurso de fotografia - a leitura em lugares inesperados da escola. Exposição final dos trabalhos apresentados; ◙ “Ler o outro para comunicar+: Diálogo inter-religioso”, conferência pelo Dr. Manuel Coutinho; ◙ “Apanhado(a) a ler!” - Colocação, em espaços diversificados da escola, de placards onde a comunidade escolar é convidada a postar fotos de professores, alunos e funcionários apanhados em flagrante delito de leitura. ♦ Apoio à participação em projetos/programas promotores da leitura em diversos suportes (e das literacias com ela associadas), visando diferentes públicos (formalização de propostas de candidatura): ◙ Apoio à participação nos concursos / projetos: Ler em Português (Secundário); Ler+ Ciência; Leituras d’ Oriente e d’ Ocidente; a Ler+, Manga NCreatures. ♦ Dinamização/Participação no Concurso Nacional de Leitura/CNL ♦ AQUI (também) HÁ POESIA (estímulo do gosto pela leitura da poesia): Continuação da disponibilização de cartões com poesias de autores portugueses e estrangeiros em locais inesperados da escola.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Dia de S. Martinho Comunidade Escolar dezembro abril ao longo do ano Professores e alunos interessados 2º período 2º período

2º período

Alunos do Básico e Secundário

Equipas responsáveis pelos projetos de candidatura

setembro/outubro Alunos do Básico e Secundário 1º e 2º períodos

Comunidade Escolar

ao longo do ano

Página 8 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

B - Leitura e literacia ______________________________________________________________________________________________ B1: Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura | B2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura Objetivos

Atividades

PROMOVER A COMPETÊNCIA LEITORA CRIAR ATIVIDADES E PROJETOS DE TREINO E MELHORIA DAS CAPACIDADES ASSOCIADAS A LEITURA.

♦ Planificação (em articulação com os docentes) de atividades de leitura-escrita sobre temas ou momentos específicos do ano – Dia de S. Martinho, Natal, Semana da Leitura, Dia Mundial do Teatro, Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial do Livro, Dia do patrono (Camilo Castelo Branco, Dia do Autor Português, Dia da Língua Materna)

Calendarização

Público-alvo Alunos e professores Comunidade escolar

COMEMORAÇÃO DE EFEMÉRIDES:

• Favorecer o desenvolvimento de hábitos e competências de leitura e da literacia.

• Criar oportunidades de leitura autónoma e de escrita criativa.

• Envolver alunos, professores, os pais, encarregados de educação e família nos projetos e atividades na área da leitura, promovidos e dinamizados pela Biblioteca e/ou realizadas colaborativamente, em regime de parceria.

♦ Natal na Biblioteca ◙ Montagem de um presépio na área polivalente ◙ “Vamos decorar a árvore de Natal”: Produção de textos curtos/mensagens e seleção de poemas sobre o Natal a partir do fundo documental da BE, ilustrados com motivos natalícios pessoais ou pesquisados na Net, afixar numa árvore de Natal amiga do ambiente (atividade dirigida aos alunos-utilizadores da BE e/ou realizado em trabalho de colaboração com os professores de disciplina do Básico e do Secundário. ◙ “Dar voz às palavras” - leitura de textos de Natal, na BE e em diversos espaços da escola. ◙ Convite a toda a comunidade escolar - alunos, professores, Pais/EE’s, funcionários: leitura, na BE, de um texto sobre a temática natalícia. ♦ Dia Mundial da Poesia (21 de março) - Edição de marcadores com extratos de poemas da coleção da biblioteca selecionados pelos alunos-utilizadores da BE. ♦ Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril) ◙ Feira do Livro (pareceria com a Livraria Traga-Mundos) ◙ Cerimónia de entrega de prémios aos vencedores dos CNL a nível de escola (convite à participação dos pais/EE). ♦ “Celebrar, ler, escrever, partilhar” (comemoração de efemérides centradas em personalidades, acontecimentos, valores, culturas): convite aos convidados para selecionarem e/ou produzirem textos de diferentes tipologias, lerem-nos (em espaços diferenciados da escola), fazerem a ilustração dos mesmos para os oferecer a amigos, professores, funcionários, pais e familiares).

Plano Anual de Atividades 2014/2015

dezembro

Utilizadores da BE Alunos do Básico e Secundário

Alunos, professores, Pais/EE’s, Funcionários 21 de março

Utilizadores da BE Professores e alunos

23 de abril

Comunidade escolar Alunos vencedores do PNL , Pais, EE’s e família Utilizadores da BE

Página 9 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

B - Leitura e literacia ______________________________________________________________________________________________ B1: Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura | B2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura Objetivos PROMOVER A COMPETÊNCIA LEITORA E CRIAR ATIVIDADES E PROJETOS DE TREINO E MELHORIA DAS CAPACIDADES ASSOCIADAS A LEITURA. ▪ Envolver alunos e professores nas atividades promovidas e dinamizadas pela Biblioteca e/ou realizadas colaborativamente, em regime de parceria. ▪ Promover a competência leitora a partir de múltiplos suportes de representação. ▪ Promover a leitura extensiva, lúdica e recreativa. ▪ Estimular a capacidade imaginativa e do prazer de ler/ouvir ler; ▪ Envolver Pais/EE’s em projetos ou atividades na área da leitura. ▪ Contribuir para a criação de ambientes de leitura ricos e diversificados, disponibilizando livros e outros recursos às salas de aula ou outros espaços de lazer ou de trabalho e aprendizagem. ▪ Contribuir para uma abordagem lúdico/educativa e pedagógica da leitura e da escrita. ▪ Proporcionar a partilha de experiências, vivências e opiniões em torno do livro e da(s) leitura(s). ▪ Promover a articulação da leitura com os diferentes domínios curriculares, com departamentos e docentes, com a BM e outras instituições.

Atividades ♦ Dia do autor português (22 de maio) - em destaque na Biblioteca: mostra de obras de autores portugueses. ◙ “Dar voz às palavras” - Leitura de excertos de textos de autores portugueses (na Biblioteca e/ou em contexto de aula do 3º Ciclo); ◙ Edição de marcadores de livros com excertos de textos de Literatura Portuguesa selecionados pelos alunos a partir do fundo documental da BE (atividade dirigida a alunos-utilizadores da BE e/ou realizada em colaboração com os docentes de disciplina do Básico e Secundário); ◙ Exposição “Caricaturas de autores portugueses”, no átrio da BE.

Calendarização

Público-alvo Utilizadores da BE Alunos do 3º Ciclo

22 de maio

Alunos-utilizadores da BE e/ou alunos e professores do Básico e Secundário Comunidade Escolar

SEMANA DA LEITURA /SL - ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA CENTRADAS NA TEMÁTICA PROPOSTA PELO PNL – “PALAVRAS DO MUNDO” (as ações realizadas em articulação com a RBVR são referidas em C1): ◙ “Traz um livro contigo! - Dia aberto da Leitura“ – No primeiro dia da SL, alunos, professores e funcionários são convidados a trazer o seu livro favorito para a escola… ◙ Exposições - exposições de trabalhos produzidos (trabalho articulado com os departamentos / grupos disciplinares) no âmbito da SL; ◙ “Dar Voz às palavras” - leitura de textos sobre a temática da SL (em contexto de sala de aula e na Biblioteca); ◙ “Encontro com um escritor” - realização de um trabalho escrito, plástico ou misto baseado nessa experiência; ◙ “Two+3=a Ler+!” – Leitura, em espaços públicos (ruas, cafés, lojas, livrarias, Câmara Municipal, PSP,…) e autocarros, de poemas, previamente selecionados pelos alunos; ◙ “Ciclo de conferências na Camilo”- Ciclo de Conferências subordinado ao tema da SL, apresentadas por docentes de diversos departamentos. As conferências, abertas a toda a comunidade, têm lugar na BE, em horário pós-laboral; ◙ “A evolução histórica da escrita e da produção de documentos”, conferência produzida por uma especialista em Paleografia e Diplomática da FLUP (atividade realizada em parceria com o grupo disciplinar de História); ◙ Debate: ”O nome da Rosa – Perspetivas: o filme e o livro” (parceria com o grupo disciplinar de História).

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Semana da leitura (16 a 20 de março)

Comunidade Escolar

Comunidade Escolar (alunos, professores, pais/EE’s) Comunidade local

Comunidade escolar

Página 10 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

B - Leitura e literacia ______________________________________________________________________________________________ B1: Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura | B2. Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura Objetivos

Atividades

PROMOVER A COMPETÊNCIA LEITORA E CRIAR ATIVIDADES E PROJETOS DE TREINO E MELHORIA DAS CAPACIDADES ASSOCIADAS A LEITURA.

OUTRAS AÇÕES DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DA LEITURA E DAS LITERACIAS ASSOCIADAS:

▪ Colaborar ativamente com os docentes na construção de estratégias e atividades que melhorem as competências dos alunos ao nível da leitura e das literacias associadas. ▪ Promover um trabalho articulado e uma colaboração ativa com departamentos e docentes através da conceção/ participação em programas/ projetos relacionados com a leitura. • Envolver Pais/EE’s em projetos ou atividades na área da leitura. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO/UTILIZAÇÃO DA COLEÇÃO DIGITAL DA BE ▪ Criar oportunidades de interação com o livro e a leitura em suporte digital. ▪ Disponibilizar informação sobre livros eletrónicos e dispositivos de leitura digital, quer em sessões informativas presenciais, quer através da página e do blogue da BE. ▪ Promover a utilização dos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais. ▪ Promover a utilização, por alunos e professores, de tablets e outros dispositivos móveis de leitura. ▪ Promover a utilização de tecnologias e ferramentas digitais, respeitando indicações e normas de segurança. ▪ Promover o trabalho colaborativo entre a BE e o corpo docente, tendo em vista a produção de ebooks pelos alunos.

♦ Top + da Leitura - Incentivo ao empréstimo domiciliário (tratamento estatístico e divulgação periódica das leituras domiciliárias; entrega de diplomas aos alunos que mais se destacarem). ♦ Criação, em trabalho colaborativo, de instrumentos de apoio a atividades de leitura e escrita (guiões de leitura, listas bibliografias e outros materiais relacionados com matérias de interesse curricular e/ou formativo) em diferentes ambientes. ♦Ações formativas para a promoção de competências na área da leitura (Como esquematizar um texto? Sublinhar, o quê? Contração de texto, etc.). ♦ “Ferramentas WEB 2.0” – sessões de (in)formação sobre como consultar e trabalhar no Moodle, o Blogue e o Facebook da BE, e algumas ferramentas a utilizar na elaboração/apresentação de trabalhos nas diferentes áreas disciplinares (Google docs, Photo Story, Issuu, Prezi, …).

Calendarização

Final do 1º, 2º e 3º períodos

Público-alvo Alunos utilizadores da BE

Comunidade escolar

2º e 3º períodos

Alunos e Corpo docente (professores de disciplina e diretores de turma)

2º e 3º períodos

Comunidade Educativa e Comunidade da Web

ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL ♦ Alimentação na página da BE das secções “Livros Digitalizados” e “Livros Virtuais”. ♦ “Aqui há conto” - espaço de divulgação, sob a forma de e-book, de contos que se encontram sob domínio público, acompanhados de um tutorial explicativo. ♦ “O papel da coleção digital no desenvolvimento da literacia da leitura” – divulgação, no blogue e página da BE, de textos de reflexão sobre o tema. • ♦ Envolvimento dos alunos na realização de tarefas que impliquem a interação com equipamentos e ambientes informacionais variados, contribuindo assim para o desenvolvimento das suas competências no âmbito da leitura e das literacias associadas. ♦ “Conta-me um sonho” - Recolha de narrativas junto dos utilizadores da biblioteca para posterior edição em ebook e divulgação na página e no blogue da BE. ♦ Produção de um áudio-livro, com apoio técnico da UTAD. ♦ “The web we want – WWW A rede que queremos |Jovens online – Atividades de jovens para jovens (2014) – divulgação do Manual produzido pela European Schoolnet e aplicação das atividades. ♦ Trabalho colaborativo tendo em vista a produção de ebooks pelos alunos.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Utilizadores da BE Alunos, professores e pais que queiram aderir ao projeto do áudio-livro Alunos e professores

Página 11 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

C - Projetos e parcerias ____________________________________________________________________________________________ C1. Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/bibliotecas | C2. Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola | C3. Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias Objetivos

Atividades

DESENVOLVER ATIVIDADES E SERVIÇOS COLABORATIVOS COM OUTRAS ESCOLAS/BIBLIOTECAS

• Participação, com carácter regular, com outras escolas/agrupamentos, em reuniões de trabalho concelhias e interconcelhias promovidas pela RBE, Biblioteca Municipal/BM/ Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares/SABE, Centro de Formação e outros parceiros da Rede (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/UTAD-Biblioteca Central).

•Integrar redes de trabalho e de formação e participar em reuniões regularmente. •Desenvolver /bibliotecas.

atividades

e

projetos

com

outras

escolas

PARTICIPAR EM PROJETOS E PARCERIAS COM ENTIDADES EXTERIORES À ESCOLA •Participar em projetos e parcerias, de âmbito regional, nacional e internacional, com entidades exteriores à escola.

• Organização da Semana da Leitura/SL em articulação com a RBVR e a CM/BM (planificação/realização de atividades conjuntas).

Outras Escolas/agrupamento s de escola da RBVR CM/BM UTAD Comunidade escolar e local

▪ Participação nos processos de candidatura dos projetos aLer+ e Leituras d’Oriente e d’ Ocidente. ▪ Trabalho cooperativo com outras escolas/bibliotecas: parceria com a Escola Portuguesa de Macau.

▪ Promover a arte e o sentido estético.

- exposições regulares na zona de exposições da Biblioteca Escolar (átrio) no âmbito das parcerias estabelecidas com a BE; dos trabalhos de alunos produzidos em parceria com a BE; das mostras do Fundo documental museológico da Camilo;

▪ Dinamizar atividades livres, de carácter lúdico e cultural que correspondam aos interesses e necessidades dos alunos.

16 a 20 de março

• Organização de encontros para partilha de experiências.

• Organização de exposições temporárias, dos/pelos diversos parceiros, e de workshops.

• Tirar partido das oportunidades de intervenção nos domínios cultural e formativo, contribuindo para o enriquecimento e alargamento das funções da escola e para a sua visibilidade.

ao longo do ano

Público-alvo

• Promoção de atividades de formação.

•Estabelecer parcerias com instituições da Comunidade local para a realização de ações (da iniciativa da BE, da escola e/ou dos parceiros), que projetem a escola na comunidade e lhe tragam novo conhecimento e possibilidades de trabalho.

• Apoiar a escola na articulação com o município e com outras organizações, contribuindo para a interação da mesma com a comunidade.

Calendarização

setembro/outubro a partir de outubro

▪ Dinamização de atividades de índole cultural (artística e estética) abertas à comunidade local, em parceria com a CM/BM, UTAD, Fundação Casa-Museu Maurício Penha e Livraria Traga-Mundos:

- encontros / tertúlias, dirigidos a toda a comunidade educativa e abertos à comunidade local, com a participação de docentes dos diferentes departamentos/áreas disciplinares, para comunicação e partilha de experiências sobre o tema proposto pelo PNL para a SL – Palavras do mundo. • Participação, com carácter regular, em reuniões de trabalho promovidas pelos parceiros (UTAD/Departamento de Arte e Comunicação, Livraria Traga Mundos e Fundação CasaMuseu M. Penha).

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Entidades exteriores à escola Comunidade escolar e local Escola Portuguesa de Macau

ao longo do ano Livraria TragaMundos Fundação CasaMuseu Maurício Penha Ciclo Cultural da UTAD

Página 12 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

C - Projetos e parcerias ____________________________________________________________________________________________ C1. Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/bibliotecas | C2. Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola | C3. Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias Objetivos

Atividades

ENVOLVER E MOBILIZAR PAIS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E FAMÍLIAS NAS ATIVIDADES DA BE

• Organização da exposição: “PALAVRAS – CORES, SABORES, MEMÓRIA(S)“, a partir de dois subtemas:

Calendarização

2º período ▪ Desenvolver projetos e atividades com a participação de pais, encarregados de educação e famílias no domínio da promoção da leitura e das literacias. ▪ Realizar ações de formação dirigidas aos pais, encarregados de educação e famílias. ▪ Promover atividades de abertura da biblioteca/escola ao exterior/comunidade local.

- “Os sabores da escrita: a escrever é que a gente se (des)entende?” (exposição organizada a partir da recolha de cartas e postais manuscritos cedidos por pais, avós e outros familiares dos alunos da escola e de textos de SMS e e-mail produzidos pelos discentes);

Público-alvo

Diretores de turma Pais/EE’s, familiares Comunidade escolar Alunos e professores

- “As cores da língua: palavras com história” (organizada a partir da recolha de arcaísmos e regionalismos recolhidos pelos alunos junto dos pais e outros familiares). •Promoção de atividades de formação.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Pais, Encarregados de Educação e familiares

Página 13 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

D - Gestão da biblioteca escolar _____________________________________________________________________________________ D1: Recursos humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da Biblioteca Escolar | D2: Integração e valorização da biblioteca na escola | D3. Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção Objetivos Atividades Calendarização Público-alvo PROMOVER A ADEQUAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS ÀS NECESSIDADES DE GESTÃO, FUNCIONAMENTO E DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ▪ Disponibilizar condições de espaço, mobiliário e equipamento tecnológico adequadas às atividades de leitura, produção e comunicação e a uma utilização livre, diversificada e flexível.

• Trabalho articulado com a Direção de modo a garantir uma verba anual para a atualização regular da coleção da BE e do equipamento tecnológico / digital. • Organização/promoção de ações informais de formação sobre a biblioteca junto dos docentes. • Trabalho colaborativo com a Direção da escola e o Conselho Pedagógico, tendo em vista a atualização das informações constantes no RI relativas à missão e objetivos da BE.

▪ Promover uma política de apoio e afetação de recursos financeiros, adequados às exigências de trabalho e de funcionamento da BE.

•Promoção da integração da BE Departamentos/áreas disciplinares.

• Estabelecer uma mediação eficaz entre os utilizadores e a informação.

• Identificação de ações de melhoria e respetiva integração no processo de planeamento. • Integração do processo de avaliação da BE nas práticas de gestão corrente.

▪ Incentivar o aprofundamento dos conhecimentos pessoais dos recursos humanos afetos à biblioteca escolar, através de formação contínua e/ou autónoma.

• `Incentivo à (auto)formação - colaborativa, no seio da equipa da BE.

INTEGRAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA BIBLIOTECA NA ESCOLA ▪ Assegurar a integração da biblioteca nos documentos orientadores e reguladores da vida na escola. ▪ Implementar uma política de qualidade e um sistema de avaliação continuo, aplicando o modelo de avaliação da RBE (MABE 2014-17). • Definir modos de intervenção aos pontos fracos que venham a ser detetados. ▪ Reforçar a ação da biblioteca no apoio ao funcionamento da escola e às atividades de ensino/ aprendizagem. ▪ Mobilizar a comunidade escolar para o valor (pedagógico, cultural e social) da BE e para a utilização dos seus recursos.

nos

planos

de

atividades

dos

ao longo do ano

Órgãos de administração e Gestão

diversos Equipa da BE

• Aplicação do MABE e divulgação, a diferentes destinatários, dos resultados obtidos.

• Contribuir para a valorização da BE por parte dos órgãos de administração e gestão (diretor, conselho pedagógico) e dos departamentos curriculares (a BE como recurso fulcral no desenvolvimento do gosto pela leitura, na aquisição das literacias fundamentais, na progressão nas aprendizagens e no sucesso escolar).

Direção ad escola Órgãos de administração e Gestão

• Reforço da articulação com os docentes, divulgando recursos, sugerindo projetos e coplaneando atividades. • Articulação com os docentes na realização de atividades de enriquecimento curricular e de animação e apoio à família, desenvolvidas no espaço da BE ou tendo por base os seus recursos. • Elaboração de um plano de marketing, recorrendo a diferentes meios e ambientes digitais, que acentue o valor da biblioteca escolar, as possibilidades e mais-valias que faculta nos domínios (in)formativo, educativo, cultural e socia, os seus recursos e as atividades que realiza.

Corpo docente e discente

Comunidade escolar e educativa

• Divulgação, junto da comunidade escolar e educativa do PAA da Biblioteca escolar.

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Página 14 de 15


Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Biblioteca Escolar

D - Gestão da biblioteca escolar _____________________________________________________________________________________ D1: Recursos humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da Biblioteca Escolar | D2: Integração e valorização da biblioteca na escola | D3. Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção Objetivos Atividades Calendarização Público-alvo PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIFUSÃO E USO DA COLEÇÃO ▪ Assegurar a existência e o acesso a uma coleção impressa e digital diversificada, capaz de responder aos interesses e às necessidades curriculares e formativas da escola e dos utilizadores.

•Disponibilização de uma politica documental formalizada, aplicando um conjunto de normas e critérios inerentes à gestão da coleção. • Apoio aos utilizadores na exploração dos recursos eletrónicos disponíveis, no tratamento técnico e disponibilização da informação bibliográfica e ainda na valorização e divulgação da cultura e do conhecimento. • Apoio aos docentes no planeamento dos livros a adquirir para execução de atividades do PNL e no acesso às obras recomendadas na lista do PNL.

▪ Oferecer acesso local ou remoto a um conjunto de recursos digitais ou digitalizados, integrando recursos próprios, adquiridos, licenciados ou subscritos comercialmente e de acesso livre e gratuito.

• Produção de materiais (in)formativos e de divulgação, visando a promoção de um maior conhecimento e utilização dos recursos disponibilizados.

▪ Promover a implementação de um sistema de gestão bibliográfica automatizado.

• Tratamento biblioteconómico dos documentos que entrem na Biblioteca - registo, classificação, catalogação e etiquetagem do Fundo Documental de acesso livre aos utilizadores, considerado um dos aspetos de intervenção prioritária, tendo em vista a célere disponibilização do catálogo informatizado.

▪ Contribuir para a o desenvolvimento da difusão/circulação da documentação/ informação a nível concelhio, através de uma gestão integrada e de uma rede partilhada de recursos. ▪ Incentivar a colaboração dos utilizadores da BE na melhoria dos serviços prestados. ▪ Divulgar, ao longo do ano letivo, junto da comunidade escolar, os documentos adquiridos e/ou oferecidos à Biblioteca. ▪ Contribuir para a memória da Escola.

ao longo do ano

Comunidade escolar e educativa

•Criação/alimentação de meios variados de comunicação e difusão da informação: sitio Web, blogue, flyers, guiões de leitura, listas bibliográficas, exposições, outros.

•Envolvimento da comunidade escolar no processo de elaboração do PDC da escola. • Deteção dos pontos fracos da coleção tendo em vista o reforço das áreas com carências identificadas. • Solicitação de uma verba anual que permita atualizar/renovar a coleção, sobretudo o segmento da coleção digital, e adquirir suportes de leitura em ambientes digitais. • Atualização do Regulamento/Regimento e do Manual de procedimentos da BE. • Organização de um registo fotográfico das atividades desenvolvidas na/pela Biblioteca ao longo do ano letivo.

A Coordenadora da Equipa da Biblioteca: Plano Anual de Atividades 2014/2015

Adelaide Jordão Página 15 de 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.