Page 1

Worldatos

www.worldatos.com

Wo rld at

os

MANUAL “RECEITAS DE SOBREMESAS”

d l r o W

t a

s o


Worldatos

Wo rld at

www.worldatos.com

os

Worldatos Amigo internauta,

t a

s o

Você acaba de adquirir o Manual “ Receitas de Sobremesas “, parabenizá-mos sua escolha e desejamos sucessos. Se precisar de mais informação ou tiver alguma dificuldade para baixar seu manual no seu HD, contacte conosco no E-mail: erip@worldatos.com

d l r o W

Nossos cumprimentos e bem-vindo ao mundo de

Worldatos


Worldatos

Bananas Flambées Ingredientes: 8 bananas da Madeira maduras 75 gr de margarina

Wo rld at

100 gr de açúcar

8 colher sopa de brandy

Receita:

Descasque as bananas e passe-as, inteiras, pela margarina derretida, numa frigideira larga. Coloque-as num prato que possa ir ao forno, polvilhe com o açúcar, e leve durante 4 minutos a forno quente. Aqueça moderadamente o brandy e derrame-o sobre as bananas. Deite fogo e sirva de imediato.

os

Bavaroise de Morango Ingredientes:

s o

5 dl de polme de morangos (cerca de 600 gr de morangos) 300 gr de açúcar 4 folhas de gelatina branca

d l r o W

3 folhas de gelatina vermelha 4 dl de natas Receita:

t a

Modo de preparo:

Ferva o açúcar com 2 dl de água. Triture os morangos já bem lavados e sem pé para obter a polme. Quando a calda começar a ganhar ponto, junte a gelatina, previamente demolhada em água fria e escorrida. Assim que a gelatina estiver bem dissolvida, acrescente a polme dos morangos e retire do lume. Logo que o preparado já só esteja morno, adicione as natas batidas, para incorporar. Deite a mistura numa forma de pudim passada por água fria e leve ao frigorífico. Passadas umas horas, desenforme num prato de serviço. Pode enfeitar com chantilly e morangos.

-3-


Worldatos Bolo de Bolacha com Café Ingredientes: 300 gr de bolacha maria 1,5 dl de café forte 8 folhas de gelatina 4 dl de natas

Wo rld at

Receita:

Forre um pirex com película aderente. Pique as bolachas. Amoleça a gelatina em água fria, dissolva-a no café morno e deixe arrefecer. Bata as natas muito bem e junte o café quase frio. Envolva bem 200 gr das bolachas. Coloque uma camada de creme no pirex, polvilhe com 50 gr das bolachas e tape com o restante creme. Leve ao congelador durante 3 horas. Desenforme e polvilhe com as restantes 50 gr da bolacha. Decore a gosto, fazendo marcas com peças próprias, e leve ao frigorífico até servir.

Bolo de Caramelo Ingredientes: Para a massa:

1/2 cháv. chá de açúcar

os

1/2 cháv.chá de margarina 1 cháv. chá de farinha 2 ovos 2 colh. chá de fermento em pó 1 pitada de sal 1 dl de leite

d l r o W

Para o recheio:

250 gr de açúcar

2,5 colh. chá de margarina

t a

s o

1,5 cháv. chá de leite.

Receita:

Bata a margarina com o açúcar durante 10 minutos.Bata as claras em castelo. Junte as gemas ao açúcar e à margarina. Com 100 g de açúcar diluído numa colher de sopa de água faça o caramelo, levando ao lume até a calda alourar bem, e juntando um decilitro de leite, sempre ao lume, mexendo sempre até ligar bem.Deixe arrefecer o caramelo e junte-o à massa já preparada, assim como a farinha peneirada com o fermento e as claras batidas em castelo. Leve a forno quente (200ºC) em duas formas iguais.Faça o creme, preparando um caramelo juntando, ao lume, o açúcar diluído em pouca água e quando estiver bem dourado misture o leite, mexendo bem, e a margarina.Deixe ferver e engrossar até “abrir estrada”. Recheie o bolo e cubra-o com o caramelo.

-4-


Worldatos Bolo de Cenoura e Noz Ingredientes: 1,5 cháv. chá de farinha 1 colh. café de fermento em pó 1 colh. chá de canela em pó 1 pitada de noz moscada ralada

Wo rld at

1 pitada de sal

2 cháv. chá de açúcar 1 cháv. chá de óleo 4 ovos

2 cháv. chá de cenouras raladas

250 gr de miolo de noz picado grosseiramente

Receita:

os

Numa taça, misture o óleo com o açúcar. Junte os ovos e bata bem. Acrescente a farinha, com o fermento, a canela, a noz moscada e o sal. Junte o miolo de noz e a cenoura, mexendo bem. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma e deite-lhe a massa dentro. Leve ao forno, previamente aquecido, durante cerca de uma hora e um quarto, nos 180ºC. Deixe que o bolo arrefeça dentro da forma.

Bolo de Chocolate Ingredientes: 120 gr de chocolate de tablete de culinária 130 gr de margarina 350 gr de açúcar

d l r o W

4 ovos

1 pitada de sal 3 dl de natas

t a

s o

320 gr de farinha

2 colh. chá de fermento em pó 2,5 dl de água a ferver

Receita:

Derreta o chocolate em banho-maria. Numa taça, bata a margarina até estar macia. Junte o açúcar e os ovos, um por um. Bata bem, até obter uma massa bem fofa. Adicione de seguida o chocolate derretido, junte as natas e o sal. De seguida, junte a farinha e o fermento, batendo lentamente. Unte e polvilhe uma forma. Junte a água a ferver à massa e misture até obter uma massa homogénea. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos, nos 175ºC. Deixe o bolo arrefecer na forma durante cerca de 10 minutos e desenforme depois. Pode cobrir com chantilly e enfeitar com cerejas em calda. Nota: Este bolo costuma ficar enqueijado, o que lhe dá um paladar muito bom.

-5-


Worldatos

Bolo de Maçã Ingredientes: 3 ovos O peso dos ovos em açúcar O peso dos ovos em margarina O peso dos ovos em farinha 1 colh. chá de fermento

Wo rld at

Receita

Bata a margarina com o açúcar. Bata bem com os ovos, adicionados um por um. Acrescente a farinha, misturada com o fermento. Descasque, descaroce e corte em rodelas as maçãs. Numa forma untada e polvilhada vá pondo camadas de massa, intercaladas com camadas de rodelas de maçã, sendo a primeira (a que fica em contacto com a forma) de massa e a última de maçã. Leve ao forno, deixe cozer e quando desenformar tenha o cuidado de virar para cima a face das maçãs.

Cheese Cake de Limão Ingredientes:

os

400 gr de biscoitos de leite 200 gr de margarina 1 lata de leite condensado 1 ricota Sumo de 1 limão

d l r o W

t a

s o

1 colh. sopa de gelatina em pó diluída em ¼ de cháv. chá de água morna Raspas da casca de 1 limão

Receita:

Pique os biscoitos à picadora, até ficarem em farinha, despeje-os numa taça e acrescente a margarina, misturando com a ponta dos dedos. Estique a massa numa forma com aro removívele e leve ao forno forte, durante cerca de 15 minutos. Retire a massa do forno e deixe arrefecer. Bata no liquidificador a ricota, o leite condensado, o sumo de limão, a gelatina diluída e as raspas de limão. Despeje essa mistura na massa já fria e leve ao frigorífico durante cerca de 3/4 horas.

-6-


Worldatos

Creme de Kiwis Ingredientes: 4 ovos 120 gr de açúcar

Wo rld at

2 colh. sopa de farinha Maizena 2,5 dl de leite 4 kiwis

Receita:

Bata os ovos com o açúcar, até obter uma massa firme. Dilua a Maizena no leite frio e, mexendo sempre, leve ao lume até levantar fervura. Retire, misture na massa dos ovos com o açúcar e mexa bem. Leve novamente a lume baixo, mexendo sempre, até obter uma massa cremosa. Descasque, corte em rodelas um dos kiwis e reduza a puré os restantes. Misture o puré no creme anterior, deite em taças individuais, deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Decore com as rodelas de kiwi e está pronto a servir.

Creme Gelado de Café e Maçâ

os

Ingredientes: 1/2 lata de leite condensado 1 colh. sobremesa de café solúvel 4 dl de natas Maçâ 3 gemas

d l r o W

1 cálice de Ru

Cerejas e amêndoas

Receita:

t a

s o

Misture o leite condensado com as amêndoas picadas, as gemas, o Rum, as natas e o café. Mexa bem até obter um creme homogéneo. Coloque em taças individuais no congelador, durante 4/5 horas. Enfeite com cerejas e amêndoas picadas.

-7-


Worldatos

Crepes Suzette Ingredientes: 100 gr de farinha 125 ml de leite 125 ml de água 1 pitada de sal 1 colh. sopa + 8 torrões de açúcar 3 ovos 180 gr de margarina 2 laranjas 2 dl de sumo de laranja 4 cl de sumo de limão 8 cl de Grand Marnier 4 cl de Marc de Champagne

Wo rld at

Receita:

Misture a farinha, o leite, a água, o sal e as 8 colh. de sopa de açúcar até obter uma massa fina e sem grumos. Junte os ovos. Deixe a massa repousar tapada durante, pelo menos, uma hora num sítio fresco. Derreta 100gr. de margarina num tacho e retire a espuma. Coloque uma frigideira em lume médio e deite-lhe 2 colh. sopa de margarina derretida. Mova a frigeideira, de modo a espalhar bem a margarina e escorra a que estiver em excesso para o tacho. Deite um pouco de massa na frigideira, ao mesmo tempo que a inclina para os lados, de modo a que a massa fique bem espalhada. Agite ligeiramente, para não agarrar. Vire o crepe quando já estiver dourado e conserve-os no calor, à medida que os for fazendo. Esfregue as cascas das laranjas com os torrões de açúcar e recolha o açúcar que se soltar. Numa frigideira larga e plana, derreta as 80 gr. de margarina em lume brando. Junte os torrões esmiuçados e o açúcar. Quando começar em ponto de caramelo deite o sumo de laranja e de limão, mexa e deixe que o molho diminua um pouco. Separe metade. Com o lume no mínimo, coloque 6 ou 8 crepes dobrados em quatro no molho. Dê-lhes umas voltas, retire do lume e flameje com o Grand Marnier e o Marc Champagne.

os

Crepes de Pêra Ingredientes: Para a massa: 4 dl de leite 4 colh. sopa de farinha 2 ovos 1 noz de margarina

d l r o W

Para o recheio:

6 pêras médias 1/2 limão 75 gr de açúcar 100 gr de margarina 1 pitada de canela Açúcar glacé

t a

s o

Receita:

Misture bem todos os ingredientes da massa dos crepes e deixe em repouso durante cerca de 30 minutos, no frigorífico. Descasque, corte ao meio, retire o coração e as sementes às peras, corte-as em lâminas e regue-as com o sumo de limão. Derreta a margarina e o açúcar num tacho, junte as pêras, polvilhe com canela e deixe-as caramelizar, sem que, no entanto, fiquem demasiado escuras. Derreta uma noz de margarina numa frigideira, cobrindo todo o seu fundo, deite-lhe uma colher bem cheia de massa dos crepes e faça-os um pouco mais grossos do que os habituais, alourando-os bem. À medida que frita os crepes, vá-os colocando em pratos individuais quentes, colocando por cima as pêras caramelizadas. Polvilhe com o açúcar glacé e sirva ainda quente.

-8-


Worldatos

Crepes de Pêra Ingredientes: Para a massa: 4 dl de leite 4 colh. sopa de farinha 2 ovos 1 noz de margarina

Wo rld at

Para o recheio:

6 pêras médias 1/2 limão 75 gr de açúcar 100 gr de margarina 1 pitada de canela Açúcar glacé

Receita:

os

Misture bem todos os ingredientes da massa dos crepes e deixe em repouso durante cerca de 30 minutos, no frigorífico. Descasque, corte ao meio, retire o coração e as sementes às peras, corte-as em lâminas e regue-as com o sumo de limão. Derreta a margarina e o açúcar num tacho, junte as pêras, polvilhe com canela e deixe-as caramelizar, sem que, no entanto, fiquem demasiado escuras. Derreta uma noz de margarina numa frigideira, cobrindo todo o seu fundo, deite-lhe uma colher bem cheia de massa dos crepes e faça-os um pouco mais grossos do que os habituais, alourando-os bem. À medida que frita os crepes, vá-os colocando em pratos individuais quentes, colocando por cima as pêras caramelizadas. Polvilhe com o açúcar glacé e sirva ainda quente.

d l r o W

t a

s o

-9-


Worldatos

Doce de Nozes Ingredientes: 300 gr de nozes sem casca 8 gemas 4 claras 300 gr de açúcar Açúcar para polvilhar

Wo rld at

Receita:

Pique as nozes, reservando algumas meias nozes inteiras para decorar. Bata um pouco as claras, junte as gemas, o açúcar e as nozes picadas. Depois de estar tudo bem misturado, leve ao lume até despegar do fundo do tacho. Faça bolinhas, envolva em açúcar e decore com as nozes inteiras. Sirva em caixinhas de papel.

Flan à Alsaciana Ingredientes:

3 maçãs maduras 4 colh. sopa de geleia de groselha 1 cálice de Vinho do Porto 200 gr de açúcar 1 colh. sopa de farinha de trigo 4 ovos 0,5 dl de leite

Receita:

t a

os

s o

Unte e polvilhe com açúcar um pirex. Descasque e retire os caroços às maçãs. Corte-as em pedaçinhos e espalhe-os no fundo do pirex. Espalhe a geleia e o vinho do Porto sobre as maçãs. À parte, misture o açúcar e a farinha, junte os ovos e bata bem. Junte o leite e bata durante 1 minuto. Deite sobre as maçãs e leve a forno bastante quente durante 25/35 minutos. Verifique se está cozido e retire. Deixe arrefecer, leve ao frigorífico e sirva fresco.

d l r o W

- 10 -


Worldatos

Flan de Maçã Ingredientes: 750 gr de maçãs 4 ovos 100 gr de farinha 200 gr de açúcar 6 dl de leite 1 colh. sopa de margarina Açúcar em pó q.c.

Wo rld at

Receita:

Unte um pirex redondo com cerca de 22 cm de diâmetro. Descasque, descaroce, corte em pedacinhos as maçãs. Espalhe-as no pirex. À parte, misture o açúcar e a farinha, junte os ovos, mexa e adicione o leite. Mexa bem, sem, no entanto, bater. Deite sobre as maçãs e leve a cozer durante cerca de 45 minutos no forno médio. 10 minutos antes de estar pronto, retire do forno com cuidado e espalhe por cima a margarina partida em pequenos pedacinhos e polvilhe com açúcar em pó. Leve de novo ao forno, para acabar de cozer, em lume bem forte. Depois de cozido (verifique com o truque do palito), retire e deixe arrefecer.

Flan Baiano Ingredientes: 12 folhas de gelatina 1 lata de leite condensado 5 dl de sumo de laranja 2 dl de sumo de manga 1 colh. sopa de Licor Beirão 1 laranja

d l r o W

t a

os

s o

Receita:

Demolhe a gelatina em água fria, escorra-a bem e dissolva-a num pouco de água a ferver. Misture o leite condensado, os sumos de laranja e manga, o licor e a raspa da laranja. Misture a gelatina e mexa bem. Despeje numa forma de pudim passada por água e leve ao frigorífico durante, pelo menos, cerca de 5 horas. Desenforme e decore com gomos de laranja.

- 11 -


Worldatos

Folar da Páscoa Ingredientes: 500 gr de farinha 35 gr de fermento de padeiro 0,5 dl de leite morno 1 pitada de sal 100 gr de açúcar 75 gr de margarina 3 ovos Raspa de uma laranja 1 colh. café de canela em pó 1/2 cálice de brandy 4 ovos cozidos em água com cascas de cebola

Wo rld at

Receita:

Deite a farinha sobre uma mesa, abra uma concavidade no meio, junte o fermento e junte metade do leite quente. Para amassar o fermento, deverá ir retirando alguma farinha da que está em volta na mesa. Faça uma bola, dê-lhe um golpe em cruz e deixe levedar. Junte em volta do fermento o açúcar, a canela, o sal, a margarina e amasse, sempre no centro. Junte 2 dos ovos crus, o reto do leite, a raspa da laranja e o brandy. Amasse tudo muito bem, envolvendo a farinha toda. Bata bem a massa, cortando-a para ficar fofa e elástica e polvilhando com farinha sempre que necessário, até se descolar facilmente da mesa e formar uma bola. Polvilhe uma taça com farinha, deite-lhe a massa, cubra com um pano aquecido e deixe levedar umas horas num ambiente aquecido, até a massa ter o dobro do volume. Deite a massa sobre a mesa, pondo de parte uma pequena porção e, com o resto, faça uma espécie de bola achatada. Coloque num tabuleiro, untado e polvilhado, com os ovos cozidos sobre o centro da massa. Faça umas tiras com a porção que tinha reservado, colocando-as em cruz sobre os ovos, deixando levedar novamente. Pinte levemente com um ovo batido e leve a cozer em forno médio, durante cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de não deixar queimar.

d l r o W

t a

os

s o

- 12 -


Worldatos

Gelado de Chocolate Ingredientes: 1 litro de leite 250 gr de açúcar 1 tablete de chocolate de culinária 8 gemas

Wo rld at

Receita:

Derreta o chocolate com um pouco de água. Misture as gemas com o açúcar até obter um creme. Junte o chocolate e o leite e leve ao lume em banho-maria. Depois de engrossar retire, batendo bem. Guarde no congelador.

Gelado de Melão com Framboesas Ingredientes: 1 melão de 2kg 120 gr de açúcar 4 gemas 2 colh. sopa de Vinho do Porto 2 colh. sopa de sumo de limão 4 dl de natas

Para o creme: 250 gr de framboesas 3 colh. sopa de natas Açúcar a gosto

d l r o W

Receita:

t a

os

s o

Corte o melão ao meio, deite fora as sementes e as fibras e retire a polpa. Ponha a polpa numa frigideira com o açúcar e leve a lume brando até o açúcar estar completamente absorvido. Esmague o preparado com um garfo. Junte as gemas batidas e mexa bem. Leve novamente a lume brando e vá mexendo sempre até obter um creme fino. Depois de frio, junte o Vinho do Porto e o sumo de limão e mexa bem. Junte as natas batidas. Deite o preparado numa taça, tape com papel vegetal e leve a congelar durante 2 a 3 horas, tendo o cuidado de bater de vez em quando para não se formarem cristais. Entretanto, arranje as framboesas, junte-lhes as natas e o açúcar a gosto. Triture até obter um creme consistente. Sirva o gelado com o creme de framboesa. As framboesas podem ser substituídas por morangos.

- 13 -


Worldatos

Marquise de Chocolate Ingredientes: 250 gr de chocolate de culinária 60 gr de açúcar 4 ovos 175 gr de margarina

Wo rld at

Receita:

Leve o chocolate ao lume com um pouco de água para derreter. Deixe arrefecer e junte o açúcar, as gemas e a manteiga, batendo bem. Incorpore então as claras em castelo. Deite a massa numa forma e leve ao frigorífico durante seis horas.

Morangos com Requeijão e Baunilha Ingredientes:

800 gr de morangos médios 2 ovos 3 colh. sopa de açúcar 500 gr requeijão magro Sal 1,2 dl de leite espesso 2 colh. chá de essência de baunilha 1 laranja 50 gr de avelãs

Receita:

t a

os

s o

Lave e escolha os morangos, escorra-os e retire-lhes o pedúnculo. Separe cerca de 200 gr. e corte o resto em pedaços. Bata bem as gemas com o açúcar. Misture o requeijão. Bata bem as claras em castelo, juntamente com o sal, e deite por cima da mistura das gemas com o requeijão. Bata o creme de leite com a essência de beunilha. Raspe a casca da laranja e esprema o sumo. Incorpore o creme de leite e as claras batidas ao creme de requeijão. Misture o sumo de laranja, os morangos cortados e o creme de requeijão. Leve ao frigorífico durante cerca de 2 horas. Pique as avelãs e, no momento de servir, guarneça o creme com os morangos inteiros e polvilhe com a raspa da laranja e as avelãs picadas.

d l r o W

- 14 -


Worldatos

Mousse de Ameixas Ingredientes: 250 gr de ameixas pretas secas 3 dl de água 6 claras 8 colh sopa de açúcar

Wo rld at

Receita:

Demolhe as ameixas na água e leve-as a cozer em lume brando num tachinho. Retire-lhes o caroço, junte a água em que foram cozidas, e 2 colheres de açúcar. Leve novamente ao lume, deixe ferver um pouco, retire e bata com a máquina. Bata as claras em castelo, adicione-lhes o restante açúcar e misture o doce de ameixa, envolvendo cuidadosamente. Deite em taças individuais e leve ao frigorífico. No momento de servir decore com chocolate ralado ou cubra com ovos moles.

os

Mousse de Chocolate Ingredientes: · · ·

200 gr de chocolate em tablete, de culinária 1 colh. sopa de margarina 6 ovos 6 colh. sopa de açúcar

Receita:

d l r o W

t a

s o

Derreta o chocolate em banho-maria, juntamente com a margarina. Bata as claras em castelo e junte um pouco de açúcar, para prender. Bata as gemas com o açúcar e junte o chocolate derretido, aos poucos, com cuidado para a massa não talhar. Misture as claras em castelo e coloque numa taça, ou em taças individuais, e leve ao frigorífico. Nota: Para não ficar com aquele líquido no fundo, experimente pôr a mousse no congelador quando acabar de a fazer, durante um par de horas, passando-a depois para o frigorífico, quando esta começar a solidificar

- 15 -


Worldatos

Mousse de Chocolate e Amêndoas Ingredientes: 1 lata de leite condensado 200 gr de chocolate de culinária 2 colh. chá de café solúvel 100 gr de manteiga 50 gr de amêndoa torrada e picada 25 gr de nozes moídas 3 colh. sopa de açúcar 1 cálice de Licor de laranja 6 ovos Amêndoas e nozes para decorar

Wo rld at

Receita:

Derreta o chocolate e a manteiga em lume brando. Retire do lume e adicione as gemas e o leite condensado, mexendo bem, mas com cuidado para não talhar. Junte as nozes, as amêndoas, o café e o licor de laranja. Bata as claras em castelo e vá juntando o açúcar aos poucos. Misture ao preparado anterior, mexendo com cuidado. Deite em taças individuais e leve ao frigorífico. Decore com pedaços de nozes e de amêndoas.

Salame de Chocolate

os

Ingredientes: · · · · · · ·

100 gr de margarina 100 gr de açúcar 100 gr de chocolate em pó 1 ovo 200 gr de bolacha esfarelada 1 rectângulo de papel de alumínio 1 rectângulo de papel vegetal Vinho do Porto q.b.

d l r o W Receita

t a

s o

Amasse muito bem a margarina com o açúcar, junte o ovo e bata muito bem. Junte o chocolate, volte a mexer e adicione, mexendo agora à mão, a bolacha esfarelada. Faça uma bola com a massa toda. Coloque em cima do papel vegetal molhado em Vinho do Porto e dê forma de salame. Leve ao frigorífico durante umas horas e, quando estiver duro, retire o papel vegetal e enrole em papel de alumínio.

- 16 -


Worldatos

Ninho da Páscoa Ingredientes: 5 ovos 125 gr de açúcar 125 de farinha Raspa de limão 125 gr de margarina 250 gr de chocolate de culinária 60 gr de açúcar em pó 100 gr de fios de ovos 100 gr de amêndoas lisas coloridas

Wo rld at

Receita:

Misture 4 ovos com 125 de açúcar e a raspa de limão, até obter um creme fofo. Misture a farinha cuidadosamente. Unte e polvilhe uma forma de buraco e leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos. Entretanto, derreta 125 gr de chocolate em banho-maria. À parte, amasse a margarina com o açúcar em pó até estarem amolecidos. Junte o chocolate, batendo sempre até obter um creme agradável. Desenforme o bolo e apare-o um pouco na parte inferior, de modo a que se assemelhe com um ninho. Coloque as aparas que retirar a tapar o fundo, no centro. Barre o bolo com o creme de chocolate. Raspe os restantes 125 gr de chocolate, de modo a obter uma espécie de lâminas. Espalhe estas lâminas à volta de todo o bolo, segurando-as no creme. Polvilhe ligeiramente com açúcar em pó. Coloque os fios de ovos e as amêndoas em cima, dando um aspecto de um ninho com ovos. À volta do bolo também pode enfeitar com amêndoas e fios de ovos.

Ovos Moles de Aveiro Ingredientes: 10 gemas 2 ovos 500 gr de açúcar 2,5 dl de água

d l r o W Receita:

t a

os

s o

Coloque o passador sobre um tacho e deite nele as gemas e os ovos inteiros. Deixe escorrer lentamente. Deite o açúcar noutro tacho, junte a água, mexa, tape e leve ao lume. Quando começar a ferver, destape e deixe ferver durante 2 minutos exactos. Deixe arrefecer um pouco e deite sobre os ovos, mexendo sempre com a colher de pau, sem deixar queimar. Deixe ferver 2 minutos até engrossar e retire do lume. Pode servir simples ou como recheio.

- 17 .-


Worldatos Picado de Abelha Ingredientes: Para a massa: 100 gr de margarina 100 gr de açúcar 2 ovos 3 colh. sopa de leite 250 gr de farinha 1 colh. chá de fermento em pó

Wo rld at

Para a cobertura:

100 gr de açúcar 100 gr de margarina 3 colh. sopa de leite 100 gr de amêndoas peladas

Receita:

Bata muito bem a margarina com o açúcar, junte os ovos um por um r, por fim, a farinha com o fermento. Bata bem, estenda a massa numa forma untada e polvilhada. Prepare a cobertura: ponha ao lume todos os ingredientes da cobertura num tacho e deixe ferver, mexendo sempre, durante 7 minutos exactos. Passados esses 7 minutos, despeje de imediato por cima da massa, que já está na forma e leve ao forno, durante cerca de 40 minutos, nos 200ºC.

os

Nota: Quando espalhar a massa na forma, é preciso nivelá-la, pois é muito espessa. Em relação às amêndoas, podem ser lascadas grosseiramente, só partidas ao meio ou inteiras.

d l r o W

t a

s o

- 18 -


Worldatos

Pudim de Cenouro Ingredientes: 350 gr de açúcar 1 dl de água 200 gr de cenouras 1 colh. sopa de margarina 6 ovos 1 pau de canela

Wo rld at

Receita:

Descasque, corte em pedaços, coza, escorra bem e triture as cenouras. Entretanto, misture o açúcar com a água, junte a canela e deixe ferver durante 4 minutos. Retire do lume, misture com a cenoura e deixe arrefecer. Junte os ovos, mexa muito bem, chegando mesmo a bater. Unte com margarina e polvilhe com açúcar uma forma de pudim. Deite o preparado na forma e leve a cozer em banho-maria no forno durante cerca de 40 minutos. Verifique se está cozido, retire do forno e deixe arrefecer. Antes de desenformar, ajude a descolar dos lados com a ponta duma faca.

Pudim de Maçã Ingredientes: 4 ovos 3 maçãs reinetas 4 dl de leite 50 gr de margarina 2 colh. sopa de farinha 150 gr de açúcar

Receita:

t a

os

s o

Caramelize uma forma de pudim flan. Descasque, retire as sementes e corte as maçãs em fatias finas. Coloque-as na forma. Bata os ovos com o açúcar e a farinha, junte o leite, a margarina (deretida em banho-maria) e mexa bem. Deite a mistura na forma. Leve ao forno dentro dum tabuleiro com água até metade da altura, deixando o pudim cozer em banhomaria.

d l r o W

- 19 -


Worldatos

Pudim de Pão com Laranja Ingredientes: 600 g de miolo de pão de forma 1 L de leite 800 g de açúcar 15 ovos 3 gemas 1 laranja Margarina q.b.

Wo rld at

Receita:

Coloque o miolo do pão numa taça e deite por cima o leite a ferver. Mexa muito bem e leve ao lume durante cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Adicione o açúcar, mexa bem, junte os ovos, as gemas e o sumo e raspa da laranja. Leve a cozer em banho-maria numa forma untada com margarina e polvilhada com açúcar, em forno quente (cerca de 240ºC), durante aproximadamente 45 minutos.

Pudim Francês Ingredientes:

200 gr + 120 gr de açúcar 1 colh. chá de farinha 4 ovos 3 gemas 5 dl de leite Sumo e raspa de meia laranja 1/2 cálice de Vinho do Porto

Receita:

t a

os

s o

Deite as 120 gr de açúcar num tachinho, juntamente com 2 colh. sopa de água e, mexendo sempre com uma colher de pau, leve a lume brando até ficar da côr do caramelo. Forre de imediato a forma do pudim (com buraco) com este caramelo. Misture a farinha com as 200 gr de açúcar, junte os ovos e o leite e, mexendo sempre, junte o sumo, a raspa da laranja e o Vinho do Porto. Despeje na forma e leve a cozer em banho-maria durante cerca de 20/25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme só depois de bem frio. Sirva bem frio.

d l r o W

- 20 -


Worldatos

Pudim Surpresa Ingredientes: 1 lata de leite condensado Chocolate de culinária para decorar 1 colh. sopa de café solúvel 2 dl de natas 4 ovos 4 colh. sopa de açúcar Palitos La Reine q.b. 3 dl de água 1 cálice de Licôr de Café

Wo rld at

Receita:

Misture bem o leite condensado, as gemas e a água, retirando três colheres de sopa para dissolver o café. Leve a lume brando, mexendo sempre, até obter uma consistência cremosa. Coloque o creme numa taça e leve ao frigorífico durante cerca de 8 horas. Humedeça bem cada palito, na mistura do licor com as três colheres de água com o café dissolvido. Retire o pudim do frigorífico e coloque-lhe por cima os palitos La Reine. Bata as claras em castelo. De seguida, bata as natas com o açúcar e junte as claras cuidadosamente. Deite por cima dos palitos de La Reine e volte a colocar no frigorífico. Antes de servir, decore com chocolate raspado.

Queques de Cenoura

os

Ingredientes: 2,5 dl de leite 300 gr de açúcar 150 gr de cenoura ralada 60 gr de margarina 100 gr de pão ralado 200 gr de farinha 1 colh. chá de fermento em pó 2 gemas + 3 ovos

d l r o W Receita:

t a

s o

Leve ao lume o leite, o açúcar, a cenoura ralada e a margarina, mexendo com cuidado. Quando levantar fervura, junte o pão ralado e mexa com a colher de pau até ferver de novo durante 1 minuto. Retire e deixe arrefecer. Unte com margarina e polvilhe com farinha as formas dos queques. Quando a massa estiver fria, misture a farinha e o fermento, mexendo bem. Fianlmente, junte as gemas e os ovos, misturando bem. Encha as formas só até cerca de 2/3 da sua capacidade (porque os queques ao cozerem crescem bastante) e leveas ao forno num tabuleiro previamente bem aquecido (para que crescam melhor). Leve a forno bem quente nos primeiros 10 minutos, reduzindo depois o calor para uma temperatura média. Desenforme, se necessário com a ajuda duma faquinha, e polvilhe com açúcar.

- 21 -


Worldatos

Queques de Laranja Ingredientes: 220 gr de açúcar 250 gr de farinha 1 colh. chá de fermento em pó Sumo e raspa de 1 laranja 5 ovos 10 colh. sopa de leite 250 gr de margarina 1 colh. de Brandy

Wo rld at

Receita:

Misture muito bem o açúcar com os ovos e a margarina. Junte de seguida a raspa de laranja, o leite morno e o brandy. Adicione a farinha com o fermento, bata bem e deixe repousar durante 30 minutos. Unte com margarina e polvilhe com farinha as forminhas de queques. Encha-as só até cerca de 2/3 da sua capacidade (porque os queques ao cozerem crescem bastante) e leve-as ao forno num tabuleiro previamente bem aquecido (para que crescam melhor). Coze em forno bem quente.

Tarte de Chocolate e Natas

os

Ingredientes: · · · · · · · · · ·

350 gr de bolacha Maria 150 gr de margarina 1 colh. café de canela em pó 150 gr de chocolate de culinária 6 gemas 100 gr de açúcar 6 dl de leite 3 folhas de gelatina transparente 3 dl de natas 3 colh. sopa de açúcar Cerejas para decorar

d l r o W Receita:

t a

s o

Rale muito bem a bolacha, junte a canela em pó e misture muito bem, com as mãos, com a margarina, até obter uma massa granulosa. Forre o fundo da forma e leve ao congelador. Entretanto, parta o chocolate, junte ao leite e leve ao lume, mexendo até dissolver por completo. Bata muito bem as gemas com o açúcar. Adicione o leite, em fio e com o cuidado de não talhar, ao creme das gemas, mexendo. Leve a lume brando e, sem parar de mexer, deixe espessar. Demolhe a gelatina partida aos bocadinhos em água fria e escorra. Dissolva no creme quente. Deixe arrefecer, deite na forma, em cima da massa das bolachas, e leve ao frigorífico, para que solidifique. Finalmente, cubra com as natas batidas com as 3 colheres de sopa de açúcar e decore a gosto, podendo usar para o efeito, cerejas ou chocolate ralado.

- 22 -


Worldatos

Semi Frio de Kiwi Ingredientes: 370 gr de açúcar 2,5dl de leite 2 ovos 2 gemas Aproximadamente 300 gr de kiwi 2 colh. sopa de licor de kiwi 6 folhas de gelatina transparente 6dl de natas Chocolate derretido q.b. 1 base de Pão de Ló de compra

Wo rld at

Receita:

Misture 85 gr de açúcar com os ovos inteiros e gemas. Vá misturando em fio o leite quente, previamente fervido, mexendo sempre. Leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre com a colher de pau, até engrossar. Retire e deixe arrefecer. Descasque os kiwis reservando 1 para a decoração final, e corte os restantes em pedaços. Ponha-os num tachinho e junte-lhes o restante açúcar, leve ao lume brando, mexendo de vez em quando e deixe cozinhar até obter ponto de fio. Retire do lume e junte as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. Mexa bem para que a gelatina fique totalmente dissolvida e misture com o creme das gemas. Adicione o licor de kiwi. À parte, bata 4dl de natas e envolva-as no creme. Disponha um aro de metal sobre um prato e corte a base de pão-de-ló à medida deste. Coloque dentro do aro e cubra com o creme de kiwi, alise a superfície e leve ao frigorífico por cerca de 6 horas ou até o creme solidificar por completo. Nessa altura, bata as restantes natas frias e acrescente açúcar a gosto, batendo até obter chantilly. Retire o aro do doce, e enfeite com o chantilly, meias luas de kiwi e chocolate derretido. Sirva bem fresco.

d l r o W

t a

os

s o

- 23 -


Worldatos

Tarte de Cerejas Ingredientes: 150 gr de farinha 75 gr de margarina 75 gr + 150 gr de açúcar Sal e água q.b. 500 gr de cerejas 2 dl de natas 4 gemas 1 iogurte natural

Wo rld at

Receita:

Amasse a farinha com a margarina, 75 gr de açúcar, uma pitada de sal e um pouquinho de água. Faça uma bola e deixe repousar. Estenda a massa e forre com ela uma forma de tarte, aconchegando bem. Lave, retire o pé e os caroços às cerejas. Espalhe-as sobre a massa, reservando algumas para decorar. Misture, à parte, as natas com as gemas, o iogurte e as 150 gr de açúcar. Mexa bem e deite sobre as cerejas. Leve a cozer durante cerca de 45 minutos, em forno médio. Depois de cozida, retire do forno e decore a gosto com cerejas.

Tarte de Limão Merengada Ingredientes: 1,5 pacote de bolacha maria 200 gr de margarina 1 lata de leite condensado 1 limão 2 ovos 2 colh. sopa de açúcar

Receita:

t a

os

s o

Esmague as bolachas, junte-lhes a margarina derretida e mexa bem. Forre com a mistura uma forma de tarte, pressionando bem, e ponha no congelador pelo menos durante 30 minutos. Misture o leite condensado com o sumo e a raspa de limão e, quando estiver bem misturado, junte as gemas, batendo bem. Deite esta mistura por cima da base da tarte e leve a forno médio durante 10 minutos. Bata as claras em castelo, juntamente com o açúcar. Deite por cima da tarte e leve a alourar, em forno médio, durante cerca de 5 minutos.

d l r o W

- 24 -


Worldatos Tarte de Côco com Pêra Ingredientes: Para a massa: 200 gr de farinha 100 gr de margarina 1 pitada de sal 1/2 copo de água Para o creme:

Wo rld at

4 dl de leite 50 gr de côco ralado 4 gemas 100 gr de açúcar 1 pêra

Receita:

Amasse a farinha com a margarina e o sal, misturando bem até obter uma massa granulosa. Junte a água e continue a misturar até obter uma massa lisa. Embrulhe essa massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora. Leve o leite ao lume com o côco e deixe levantar fervura. Retire e deixe em repouso durante 10 minutos. Bata bem as gemas com o açúcar, até obter um creme. Junte o leite coado, mexendo com uma colher de pau, leve a mistura a lume brando e, mexendo sempre, deixe o creme engrossar. Estenda a massa e forre com ela uma forma de tarte, untada e polvilhada. Deite-lhe o creme de côco dentro e corte fatias finas de pêra, que deverá colocar sobre o creme. Leve a forno quente durante cerca de 25 minutos.

os

Tarte de Maçã Ingredientes: Para a massa: 300 gr de farinha 150 gr de margarina 1,5 dl de água 1 pitada de sal

d l r o W

Para o recheio:

5 maçãs 2 colh. sopa de açúcar 1 colh. café de canela 1 colh. café de noz moscada Sumo de 1 limão 10 gr de margarina

t a

s o

Receita:

Misture a farinha, o sal e a margarina partida aos bocadinhos, até obter uma massa esfarelada. Junte a água aos poucos até formar uma bola e conserve no frigorífico durante cerca de uma hora. Numa tigela, ponha as maçãs cortadas em gomos finos, o açúcar, a canela e a noz moscada. Tenda 2/3 da massa e forre com ela a tarteira previamente untada. Faça a massa ultrapassar os bordos da tarteira. Recheie com as maçãs, regue com o sumo de limão e distribua nozinhas de margarina à superfície. Tenda o resto da massa e faça uma espécie de tampa, com que deverá cobrir o recheio, prendendo bem os bordos, pressionando com os dedos. Faça um furinho ao centro. Coza a 220º durante 35 minutos. Sirva enquanto estiver quente.

- 25 -


Worldatos

Torta de Amêndos Ingredientes: 500 gr de açúcar 7 ovos 250 gr de miolo de amêndoa bem picado 150 gr de margarina

Wo rld at

Receita:

Forre com papel vegetal um tabuleiro, unte-o e polvilhe-o com farinha. Bata o açúcar com os ovos, junte a margarina e, por fim, a amêndoa bem picada. Coloque no tabuleiro, leve ao forno a cozer durante cerca de 20 minutos, de modo a que fique ligeiramente mal cozida. Retire para um papel vegetal polvilhado com açúcar, enrole em feitio de torta e leve ao frigorífico para arrefecer e enrijecer.

Torta de Côco Ingredientes:

3 ovos 3 gemas 250 gr de açúcar Raspa de 1 limão 100 gr de côco ralado 50 gr de margarina

Receita:

os

s o

Bata os ovos, as gemas, o açúcar e a raspa de limão até obter um creme fofo. Junte o côco, mexendo com muito cuidado e, depois, a margarina derretida. Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina, alise para que fique uma camada uniforme e leve a forno médio durante cerca de 20 minutos (vá confirmando com um palito, pois o tempo de cozedura depende da espessura da torta. Tenha o cuidado de não a deixar cozer demais). Depois de cozida, desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar, retire cuidadosamente o papel vegetal e comece a enrolar pelo lado mais pequeno, para obter a torta mais espessa.

d l r o W

t a

- 26 -


Worldatos

Toucinho do Céu Ingredientes: 2 dl de água 500 gr de açúcar 150 gr de amêndoas peladas e raladas 100 gr de doce de chila 18 gemas 2 claras Margarina e farinha q.b. Açúcar em pó para polvilhar

Wo rld at

Receita:

Leve a água e o açúcar ao lume durante cerca de 10 minutos, até obter ponto de pérola (para confirmar se está em ponto de pérola, encha uma colher de calda e despeje-a lentamente. Está em ponto de pérola se, ao cair, formar um fio ligeiramente preso, cuja extremidade parece uma bolinha). Sem retirar do lume, junte o doce de chila e a amêndoa, misturando bem com uma colher de pau. Sem parar de mexer, deixe levantar fervura e retire. Misture as gemas e as claras e adicione um pouco do preparado anterior, misturando bem. Junte à restante calda de açúcar e amêndoa e mexa até estar bem ligado. Volte a levar ao lume e, mexendo sempre, retire assim que começar a querer levantar fervura. Despeje para uma taça e deixe arrefecer. Assim que estiver quase frio, despeje para uma forma de mola, com 22 cm de diâmetro, com o fundo previamente forrado com papel vegetal, untada com margarina e polvilhada com farinha. Deixe cozer nos 180ºC, durante cerca de 1 hora. Depois de desenformado e frio, polvilhe com açúcar em pó.

Tronco de Castanhas Ingredientes: 750 gr de castanhas 125 gr de açúcar 125 gr de chocolate 125 gr de manteiga

d l r o W Receita:

t a

os

s o

Cozer as castanhas. Retirar a película e passar pelo passe-vite. Ao puré juntar o açúcar, o chocolate previamente derretido em banho-maria e a manteiga. Mexer bem e deixar arrefecer um pouco. Formar um rolo que se embrulha em papel vegetal e se coloca no frigorífico durante doze horas. Antes de servir, cortar em fatias.

- 27 -


Worldatos

Trufas de Chocolate Ingredientes: 160 gr de chocolate de culinária 50 gr de amêndoas 60 gr de açúcar 1 gema 1 pitada de baunilha em pó 100 gr de margarina Açúcar para polvilhar

Wo rld at

Receita:

Rale o chocolate e misture-o com a baunilha, o açúcar, a gema e as amêndoas picadas. Junte a margarina aos poucos e amasse até obter uma massa bem consistente. Molde pequenas bolas, envolva em açúcar e coloque-as em forminhas de papel frisado. Leve ao frigorífico até servir.

os

Torta de Abacaxi em Camadas Ingredientes: 500g de biscoito champanhe 1 lata de Abacaxi em calda (430g) Sofruta 2 gemas 1 lata de leite condensado 100g de coco ralado 2 latas de leite 1 colher (sopa) de maisena bem cheia

d l r o W Modo de preparar:

t a

s o

Faça um creme com o leite condensado, o leite, as gemas e a maisena. Leve ao fogo até engrossar.Em um pirex, untado com manteiga (sem sal), coloca-se uma camada de biscoito champanhe, molhados na calda do abacaxi, uma camada de creme, uma camada de abacaxi picadinho. Torne a repetir as camadas terminando com o abacaxi. Espalhe o coco ralado por cima. Sirva gelado. Tempo de Preparo: 30 min Rendimento: 15 porções

- 28 -


Worldatos Ameixas Nevadas com Marron Glacê Ingredientes: 1 lata de Ameixa em Calda (400g) Sofruta 1/2 lata de Marron Glacê (660g) Sofruta 1 litro de leite 4 colheres (sopa) de maisena 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (café) de baunilha Suspiro 3 claras 6 colheres (café) de casca de limão ralada

Wo rld at

Modo de preparar:

Tire os caroços das Ameixas, recheando as mesmas com um pedaço de Marron Glacê. Arrume num refratário e reserve.Leve ao fogo, o leite, a maisena, o açucar e as gemas, mexendo sempre até ficar cremoso. Junte a canela, a baunilha e o açucar. Despeje este creme sobre as ameixas que estavam dispostas no refratário.Bata as claras em ponto de neve com o açucar e adicione as raspas de limão.

os

Derrame sobre o creme e leve ao forno brando para dourar.Aguarde esfriar e coloque na geladeira.Tempo de Preparo: 60 minRendimento: 10 porções.

Bolo Creme Americano Ingredientes:

2 copos de farinha de trigo.2 colheres (sopa) de Chocofrut Sofruta 2 colheres (sopa) de manteiga 1 copo de leite 2 colheres (sobremesa) de pó royal 1 pitada de sal

d l r o W

2 ovos

1 copo de açúcar

Modo de preparar:

t a

s o

Bater a manteiga com o açúcar e as gemas. Acrescentar a farinha, o Chocofrut e o sal, intercalados com o leite. Adicionar as claras em neve e por último o fermento em pó. Colocar em forma enfarinhada (forma de buraco). Sobre a massa do bolo já na forma, mas crua, despeje a calda. Calda:2 copos de água 1 1/2 copo de açúcar 4 colheres (sopa) de Chocofrut SofrutaDeixe ferver por alguns minutos e despeje quente sobre o bolo. Asse por 30 a 40 minutos e retire da forma depois de frio.Tempo de Preparo: 50 min Rendimento: 13 porções

- 29 -


Worldatos

Chutney de caqui com uvas passas Ingredientes 1 kg de caquis bem maduros 500 g de açúcar mascavo 300 ml de água 200g de uvas passas brancas sem carroço 75 ml de vinagre de vinho branco 75 ml de vinagre de vinho tinto

Wo rld at

Modo de preparo

Limpe e retire a pele dos caquis. Numa panela de fundo grosso, ferva o açúcar com a água, em temperatura alta. Quando o açúcar ficar totalmente diluído e a calda brilhante, incorpore os caquis e em seguida as uvas passas. Deixe cozinhar em fogo brando e, quando a fruta estiver bem cozida, antes porem de desmançar, junte os vinagres de vinho branco e tinto. Retire do fogo, passe o chutney para outros recipiente e espere esfriar. Guarde-o em vidros esterilizados e bem vedados, na geladeira. Duração; Um mês Acompanham : Aves

MOUSSE DE LARANJA

os

Ingredientes:

s o

-1 envelope de 12 g de gelatina branca em pó sem sabor -1/4 de xícara de água-3/4 de xícara de suco de laranja -1 colher de sopa de adoçante sem calorias em pó -1 pote de 150 g de geléia de laranja dietética -1/2 copo de iogurte natural desnatado -3/4 de xícara de ricota amassada com um garfo -2 claras batidas em ponto de neve

d l r o W Modo de fazer:

t a

Colocar a gelatina numa panela pequena, regar com a água e deixar descansar por cinco minutos até amolecer. Levar ao fogo brando e, mexendo sempre, derreter a gelatina completamente. Tirar do fogo.No copo do liquidificador, colocar o suco de laranja, o adoçante, a geléia, o iogurte, a ricota e a gelatina derretida. Bater por cerca de 3 minutos ou até obter uma mistura homogênea. Colocar a mistura numa tigela, cobrir com filme plástico e deixar na geladeira até ficar firme. Passar a mistura para o copo do liquidificador e bater novamente. Colocar numa tigela, juntar as claras em neve e, com uma espátula, misturar delicadamente, sem bater, fazendo movimentos de baixo para cima. Distribuir a musse em 10 taças individuais, cobrir com filme plástico e deixar na geladeira por pelo menos duas horas e servir. Rendimento: 10 porções.

- 30 -


Worldatos

CREPE SUZETTE Ingredientes: Massa: 4 ovos 1 pitada de sal Meia xícara (chá) de açúcar 1 lata de Creme de Leite Nestlé Velouté 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Wo rld at

Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de licor ou suco de laranja Raspas da casca de 2 laranjas e de 1 limão Para flambar: 3 colheres (sopa) de conhaque 2 colheres (sopa) de licor de laranja

Modo de fazer:

os

Bata no liqüidificador os ovos, o sal, o açúcar, o Creme de Leite, a farinha de trigo e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio: Derreta a manteiga e junte o açúcar, mexendo até obter um creme liso. Acrescente o licor ou suco de laranja, as raspas e reserve. Derreta pedacinhos de manteiga em uma frigideira e frite pequenas porções da massa. Deixe-a dourar de ambos os lados.

s o

Mantenha as crepes aquecidas dentro de um recipiente refratário. Espalhe um pouco de recheio sobre cada uma e dobre-as em quatro. Ao servir, polvilhe açúcar sobre as crepes. Misture o conhaque ao licor de laranja e aqueça-os em uma concha sobre a chama do fogão.

t a

Deixe a bebida acender e despeje imediatamente em chamas sobre as crepes.

d l r o W

Rendimento: 6 porções

- 31 -


Worldatos

BOM BOCADO DE LEITE CONDENSADO Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de leite de coco 6 ovos 1 colher (sopa) de manteiga 500 g de mandioca, crua e ralada no ralo fino

Wo rld at

Modo de fazer:

Misture bem todos os ingredientes. Unte forminhas de empada e polvilhe levemente com açúcar. Leve ao forno por 40 minutos. Deixe esfriar bem antes de tirar da fôrma.

DOCE DE LEITE Ingredientes: Cinco litros de leite 1 quilo de açúcar

os

Canela em pau.

Modo de fazer:

t a

s o

Levar o leite com a canela ao fogo para ferver. Deixar amarelar. Acrescentar o açúcar e mexer com uma colher de pau até engrossar. Servir em compoteira.

d l r o W

- 32 -


Worldatos

MAÇÃ DA BRANCA DE NEVE Ingredientes: 6 maçãs médias 1 pacote de gelatina diet sabor morango 1 copo de água

Wo rld at

Modo de fazer:

Descasque as maçãs e arrume-as em círculo na panela de pressão. Acrescente um copo de água fria e jogue o pó de gelatina sobre as maçãs. Tampe a panela e deixe descansar por quatro horas. Leve ao forno baixo até‚ começar a ferver e cozinhe-as por cinco minutos. Apague o fogo e deixe esfriar com a panela tampada para que as maçãs fiquem bonitas. Coloque em um recipiente refratário e leve à geladeira. Caso queira, podem ser servidas acompanhadas de chantilly light.

MOUSSE DE CHOCOLATE Ingredientes:

200 gr de manteiga sem sal 8 colheres (sopa) de açúcar 250 gr de chocolate meio amargo, em barra 2 colheres (sopa) de conhaque, uísque ou rum 1/2 colher (café) de essência de baunilha 9 gemas 6 claras

Modo de fazer:

d l r o W

t a

os

s o

Corte o chocolate em pedacinhos, junte a manteiga e dissolva em banho-maria. Bata as gemas, de preferência na batedeira, até esbranquiçar e dobrar de volume. Junte o açúcar e continue a bater, até obter um creme perfeito. Sem parar de bater, vá adicionando o conhaque, a mistura ainda morna de chocolate com manteiga, a baunilha e, por último, as claras em neve. Depois de muito bem batido e do creme ter tomado alguma consistência, distribua em taças ou deite na compoteira e leve ao refrigerador. Sirva bem gelado com chantilly ou baba-de-moça.

- 33 -


Worldatos

MOUSSE DE MARACUJÁ Ingredientes: Suco de 5 maracujás (batido e peneirado) 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 4 claras em neve 1 envelope de gelatina em pó sem sabor,

Wo rld at

dissolvida em 1/2 xícara de suco de maracujá

Modo de fazer:

Coloque no liqüidificador o suco de maracujá, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Bata bem. Coloque as claras em neve. Bata novamente, despeje numa forma ou tigela e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Rendimento: 4 a 6 porções

PAVÊ DE SONHO DE VALSA Ingredientes:

os

1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 3 ovos 12 bombons Sonho de Valsa 1/2 litro de leite

d l r o W

3 colheres de açúcar

Modo de fazer:

t a

s o

Misture o leite condensado as 3 gemas e o leite, leve ao fogo para engrossar. Bata as claras em neve na batedeira misture com a colher o creme de leite sem o soro e as colheres de açúcar.Pique os bombons. Arrume uma camada de creme, uma com todo o bombom picado a outra de creme e a última do creme de chantilly. Leve à geladeira por 6 horas e bom apetite!

- 34 -


Worldatos

PUDIM DE CREME DE LEITE COM MOLHO DE FRAMBOESAS Ingredientes: 1 litro de creme de leite fresco 200 ml de leite 6 folhas de gelatina (10 g) 100 g de açúcar Aroma a gosto (baunilha, rum, café, etc.) 250 g de framboesas congeladas Mais 80 g de açúcar 100 ml de vinho branco 1 molho de hortelã

Wo rld at

Modo de fazer:

Aquecer o creme com açúcar até 80º. À parte, ferver o leite, dissolver a gelatina, misturar com o creme quente, agregar o aroma escolhido e enformar em formas individuais. Deixar na geladeira por, no mínimo, 6 horas. Misturar as framboesas descongeladas com o açúcar e o vinho no liquidificador e coar.

os

Montagem Desenformar os pudins, cobrir o fundo do prato com o molho e colocar o pudim por cima. Decorar com folhas de hortelã.

TORTA DE BISCOITO CHAMPAGNE Ingredientes 1 pacote de biscoito champagne 1 litro de leite

d l r o W

2 ovos

4 colheres (sopa) de maizena

1 lata pequena de abacaxi picados

t a

s o

2 folhas de gelatina vermelha

6 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Faça um creme com o leite, as gemas quatro colheres de açúcar e a maizena. Mexa sempre até engrossar. Reserve. Coloque na forma, os biscoitos molhados na calda do abacaxi, a seguir, o abacaxi picado, depois o creme e para a cobertura faça a merengada com as claras e duas colheres de açúcar e as folhas de gelatina previamente desmanchadas. Leve a gelar.

- 35 -


Worldatos American Pancakes (panquecas à moda americana) Ingredientes 350 g de farinha de trigo 5 g de sal 80 g de açúcar 5 g de bicarbonato de sódio 1 col (sopa) de fermento em pó 750 ml de leite 3 ovos ligeiramente batidos 2 col (sopa) de manteiga derretida óleo para untar a frigideira

Wo rld at

Modo de preparo

Peneire a farinha juntamente com o sal, açúcar, fermento e bicarbonato. Coloque em uma tigela e reserve. Em outra tigela misture os ovos com o leite e a manteiga derretida. Junte os ingredientes líquidos aos secos. Misture bem para não fazer grumos mas evite trabalhar a massa em excesso. Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira pesada, unte com pouco óleo e coloque uma concha da massa (cerca de 80 ml) doure de um lado, vire e doure o outro lado. Sirva com mel e manteiga ou Maple syrup.

Bananas Caramelizadas Ingredientes

os

6 bananas nanicas óleo para fritura gergelim torrado Massa 250 ml de água 1 clara 1 col (sopa) de amido de milho 3 col (sopa) de óleo vegetal 250 g de farinha de trigo 1 col (chá) de fermento em pó 150 g de açúcar 60 ml de água 1 col (chá) de óleo de gergelim torrado 1 col (chá) de óleo vegetal

d l r o W

t a

s o

Modo de Preparo

Prepare a massa misturando em uma tigela a água, a clara e o amido de milho. Bata bem e acrescente o óleo, misture novamente e acrescente a farinha de trigo. Acrescente o fermento e reserve. Prepare o caramelo, untando uma panela com o óleo vegetal e acrescentando a água e o açúcar, leve ao fogo até dar ponto de caramelo, tom dourado. Retire do fogo e acrescente o óleo de gergelim. Mantenha o caramelo aquecido em banhomaria. Descasque as bananas e corte cada uma em 6 pedaços. Coloque abundante óleo para aquecer, cerca de 170 graus. Passe os pedaços de banana pela massa e coloque no óleo, doure e escorra em papel absorvente, mergulhe no caramelo um a um os bolinhos prontos, coloque em um prato untado com óleo e salpique com o gergelim.

- 36 -


Worldatos

Canolli Siciliani Ingrediente Massa: 2 col (sopa) de azeite de oliva 500 g de farinha de trigo 1 xícara de Marsala 1 col (chá) de canela ½ col (chá) de sal

Wo rld at

Recheio: 150 g de açúcar confeiteiro 2 col (chá) de essência de baunilha 1 col (chá) de raspas de casca de limão 1 col (sopa) de raspas de casca de laranja 50 g de raspas de chocolate 450 g de ricota pitada de baunilha

Modo de Preparo

os

Prepare a massa misturando os ingredientes secos em ma tigela, acrescente os líquidos e amasse bem. Trabalhe a massa por cerca de 5 minutos. É uma massa pesada. Deixe que a massa descanse na geladeira por 12 horas. Enfarinhe um plano de trabalho e abra a massa com 2 mm de espessura. Com um cortador redondo de cerca de 8 cm corte os discos de massa. Enrole cada disco da massa em um tubo para canoli, mas não aperte muito forte, umideça a borda que será sobreposta e aperte levemente. Frite os canoli em abundante óleo quente. Prepare o recheio, passando a ricota por uma peneira e misturando-a com o açucar de confeiteiro, raspas de chocolate, laranja e limão, acrescente a essência da baunilha, a canela e recheie os canoli. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Chocolate Crinkles Ingredientes

d l r o W

2 xícaras de açúcar ½ xícara de óleo vegetal 120 g de chocolate meio amargo 4 ovos 2 col (chá) de essência de baunilha 2 xícaras de farinha de trigo pitada de sal 2 col (chá) de fermento em pó 1 xícara de açúcar de confeiteiro

t a

s o

Modo de Preparo

Derreta o chocolate em banho marie e deixe esfriar levemente, pré aqueça o forno em temperatura média. Misture o açúcar, óleo, baunilha e chocolate derretido e acrescente os ovos, um a um , acrescente a farinha, sal e fermento. Leve a massa à geladeira por cerca de 4 horas, retire faça bolinhas do tamanho de brigadeiros, role em açúcar confeiteiro, coloque em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 minutos.

- 37 -


Worldatos

Chocolate Crinkles Ingredientes 2 xícaras de açúcar 1/2 xícara de óleo vegetal 120 g de chocolate meio amargo 4 ovos

Wo rld at

2 col (chá) de essência de baunilha 2 xícaras de farinha de trigo pitada de sal

2 col (chá) de fermento em pó

1 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

os

Derreta o chocolate em banho marie e deixe esfriar levemente, pré aqueça o forno em temperatura média. Misture o açúcar, óleo, baunilha e chocolate derretido e acrescente os ovos, um a um , acrescente a farinha, sal e fermento. Leve a massa à geladeira por cerca de 4 horas, retire faça bolinhas do tamanho de brigadeiros, role em açúcar confeiteiro, coloque em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 minutos.

Classic Cookie (biscoito clássico)

Ingredientes

t a

1 xícara de nozes trituradas grosseiramente 1 e ½ xícara de farinha de trigo 1/3 col (chá) de sal 1 e ½ col (chá) de fermento em pó 75 g de manteiga 75 g de gordura vegetal 3/4 xíc de açúcar mascavo 2 col (sopa) de karo 1 ovo graúdo 1 col (chá) de essência de baunilha 1 xícara de chips ou raspas de chocolate

d l r o W

s o

Modo de Preparo

Em uma tigela peneire o sal, farinha de trigo e fermento.Com a batedeira em velocidade alta bata a manteiga, gordura vegetal e o açúcar mascavo até estar bem cremoso e leve. Acrescente o karo, ovo e baunilha, bata por mais 1 minuto e abaixe a velocidade ao mínimo, acrescente os ingredientes restantes exceto o chocolate.Desligue a batedeira e misture o chocolate delicadamente.Unte uma assadeira própria para biscoitos ou asseos sobre a assadeira invertida (fundo para cima) Coloque 1 col (sopa) da massa para cada biscoito, separando as colheradas em 5 cm.Asse por 12 minutos, retire do forno e espere 1 ou 2 minutos para retirar da assadeira.

- 38 -


Worldatos

Coconut Macaroons Ingredientes 300 g de coco ralado 1 lata de leite condensado ½ col (chá) de sal 1 xícara de farinha de trigo 2 col (chá) de essência de baunilha 1 ovo 2/3 xícara de leite de coco

Wo rld at

Modo de Preparo

Toste levemente metade do côco ralado em uma assadeira, misture à farinha de trigo, sal e o côco restante. Misture o leite de côco, leite condensado, baunilha e ovo em uma tigela, até estar bem incorporado, acrescente esta mistura aos sêcos. Coloque a mistura às colheradas sobre papel manteiga em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 12 minutos, retire do forno e deixe esfriar.

Crema Catalana

(creme de ovos caramelizado) Ingredientes 1 litro de leite 12 ovos 3/4 xícara de açúcar 1 e ½ col (sopa) de amido de milho casca de 1 limão pequeno 1 pau de canela açúcar para caramelizar

Modo de Preparo

d l r o W

t a

os

s o

Em um recipiente pequeno dissolva o amido de milho com 4 col (sopa) de leite frio. Leve o leite restante à uma panela com a casca de limão e a canela, antes de entrar em ebulição apague o fogo, tampe e reserve.Bater em uma tigela os ovos, com o açúcar e a mistura de amido de milho. Retirar a casca de limão e a canela do leite e acrescentá-lo pouco a pouco na mistura de gemas mexendo sem parar. Retorne a mistura à panela e leve novamente ao fogo baixo cozinhando por 10 minutos até que a mistura espesse bem, retirar do fogo, passar por uma peneira fina e colocar em ramequins rasos individuais ou em um refratário raso. Levar à geladeira.No momento de servir, polvilhe a superficie do creme com açúcar e leve para gratinar em um dourador, ou queime o açúcar com o maçarico ou utilize o ferro catalão para caramelizar. Sirva imediatamente.

- 39 -


Worldatos

Christmas Pudding Ingredientes 200 gr de uvas passas pretas 150 gr de uvas passas brancas 80 gr de frutas cristalizadas 60 gr de amêndoas 1 maçã ralada Raspas da casca de 1 laranja Raspas da casca de 1 limão 3 ovos 120 gr de manteiga derretida 100 gr de farinha de trigo 120 gr de miolo de pão 250 gr de açúcar mascavo 6 col (sopa) de cerveja escura ¼ col (chá) de noz moscada ¼ col (chá) de cravo em pó ½ col (chá) de gengibre em pó 1 col (chá) de canela em pó 100 ml de rum escuro para flambar

Wo rld at

Modo de Preparo

os

Reidratar as passas em água quente, escorrer. Em um recipiente grande, misture a farinha de trigo, o pão esfarelado, o açúcar mascavo, manteiga derretida, gengibre, cravo, canela e noz moscada, misture bem e acrescente as raspas de laranja e limão. Rale a maçã sobre a mistura e incorpore, acrescente os ovos levemente batidos, a cerveja e misture bem a massa, coloque as amêndoas trituradas as passas e as frutas cristalizadas.Unte uma forma (preferencialmente côncava tipo “bowl” ou de bolo inglês) com manteiga e coloque a massa dentro, cubra com um disco de papel manteiga, cubra tudo com papel alumínio.Em uma panela grande e com tampa, coloque água até a metade, coloque o bolo para cozinhar em banho maria por um mínimo de 6 horas e um máximo de 8 horas. Se a água secar acrescenta mais água até o final do cozimento. Deixe esfriar levemente e desenforme, regue com o rum e flambe.

d l r o W

t a

s o

- 40 -


Worldatos

Crostata Romana (torta de geléia) Ingredientes Massa: 300 g de farinha de trigo 50 g de manteiga gelada 100 g de açúcar 1 col (sopa) de raspas de limão 1 ovo 2 gemas pitada de sal

Wo rld at

Recheio: 150 g de geléia de morangos

Modo de Preparo

Corte a manteiga em cubos.

os

Coloque a farinha e sal em um plano de trabalho, acrescente o açúcar e faça um vulcão, coloque os cubinhos de manteiga e com uma faca corte-os dentro da farinha. Quando não conseguir mais cortar, continue trabalhando a massa com a ponta dos dedos até obter a consistência de areia grossa. Forme o vulcão novamente e acrescente as gemas e o ovo, ligue a massa, embrulhe em plástico de leve à geladeira por 20 minutos. Retire 2/3 da massa e abra entre dois sacos plásticos levemente enfarinhados com a espessura de ½ cm aproximadamente, forre o fundo de uma assadeira de aro removível.

s o

Amasse a geléia com um garfo para deixá-la mais macia e espalhe sobre a massa deixando uma borda de 1 cm.

t a

Acrescente a massa restante à reservada.

d l r o W

Abra a massa da mesma maneira e com uma carretinha ou faca corte tiras de 2 cm de largura. Vá colocando as tiras sobre a torta para fazer um quadriculado, corte as pontas e com outra tira, circule a torta cobrindo a borda de 1 cm que ficou reservada quando a geléia foi espalhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos ou até a torta estar dourada. Espere esfriar e sirva.

- 41 -


Worldatos

Merengue com morangos Ingredientes Merengue: 3/4 xícara de claras 1 e ½ xícaras de açúcar 1 col (chá) de amido de milho

Wo rld at

Recheio e cobertura: 200 g de morangos ½ litro de creme de leite 3 col (sopa) de açúcar 1 col (café) de essência de baunilha

Modo de Preparo

Prepare os discos de merengue com antecedência, colocando as claras e metade do açúcar em uma tigela de inox e levando a tigela ao banho-maria. Cozinhe mexendo até sentir que a temperatura das claras esta um pouco acima da do corpo, cerca de 38 graus. Retire do banho-maria e leve à batedeira inicialmente em velocidade lenta e depois mais rápida. Bata até que as claras estejam firmes.Misture o açúcar restante ao amido de milho e peneire sobre o suspiro. Vá misturando lentamente com uma colher de pau.Com um prato (cerca de 25 cm) risque um disco em 2 folhas de papel manteiga, coloque o papel em uma assadeira ou duas se necessário. Encha um saco de confeiteiro com o suspiro e utilizando o bico de 1 cm faça uma espiral preenchendo o desenho do prato. Faça o mesmo com o outro desenho para obter 2 discos de merengue.Préaqueça o forno a 170ºC (médio) e coloque o suspiro. Asse por exatos 15 minutos, desligue o forno e mantenha o suspiro secando por 6 horas. Não abra a porta do forno durante este tempo.

os

s o

Retire os discos do papel manteiga, fatie metade dos morangos e bata na batedeira o creme de leite com o açúcar e com a baunilha em ponto de chantilly. Coloque um disco de merengue em um prato grande e cubra com 1/3 do creme chantilly. Coloque os morangos fatiados e cubra com o outro disco de merengue. Cubra as laterais e a tampa com o chantilly restante e decore com morangos inteiros e folhas de hortelã.

d l r o W

t a

- 42 -


Worldatos

Omelete Souflé de Bananas Ingredientes 4 ovos 300 g de açúcar

Wo rld at

4 bananas nanica 1 xícara de água

30 g de manteiga

10 biscoitos tipo inglês 50 ml de rum

1 col (café) de canela em pó

1 col (chá) de essência de baunilha açúcar cristal para polvilhar

Modo de Preparo

os

Prepare uma calda leve, levando ao fogo a água e metade do açúcar. Assim que o açúcar dissolver, retire do fogo e acrescente o rum. Deixe esfriar.Corte as bananas em rodelas de 1 cm. Aqueça a manteiga em uma frigideira e assim que derreter acrescente as bananas e 60 gr de açúcar, deixe caramelizar e acrescente 100 ml de agua, ferva novamente. Retire do fogo e reserve.Vá molhando rápidamente os biscoitos na calda com o rum e forre o fundo de um refratário (aproximadamente 25x20x7 cm) com os biscoitos. Cubra com as fatias de banana e o caramelo que se formou na frigideira salpique com a canela.Pré aqueça o forno em temperatura média.Separe os ovos e bata as gemas com o açúcar restante. Acrescente a essência de baunilha. Bata as claras em neve e acrescente à mistura de gemas. Cubra as bananas, salpique com açúcar cristal e leve ao forno por cerca de 15 minutos.

d l r o W

t a

s o

- 43 -


Worldatos

Panquecas com Calda (american pancakes) Ingredientes Massa:

Wo rld at

1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo 1 col (sopa) de açúcar

1 ovo levemente batido 1 xícara de leite

3 col (chá) de fermento em pó

2 col (sopa) de manteiga derretida ou óleo Calda:

1 xícara de açúcar

½ xícara de manteiga

2 xícaras de suco de laranja

Modo de Preparo

os

Prepare a calda colocando em uma panela o açúcar e a manteiga, misture em fogo baixo até que dissolva, acrescente o suco de laranja e deixe reduzir em fogo baixo até ponto de calda. Reserve.Prepare a massa misturando em uma tigela os ingredientes secos, em outro recipiente misture o leite, ovo e manteiga derretida. Coloque os liquidos sobre os secos e misture até incorporar (não misturar em excesso)

t a

s o

Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira pesada e unte com um pouco de óleo, coloque uma concha da massa, doure um lado, vire e doure o segundo lado. Vá empilhando as panquecas em uma travessa até todas estarem prontas. Regue com a calda e sirva.

d l r o W

- 44 -


Worldatos

Pudim New Orleans (pudim de pão com chocolate branco) Ingredientes Massa:

Wo rld at

1 pão baguete amanhecido

2 e ½ xícaras de creme de leite 3/4 xícara de leite

3/4 xícara de açúcar

250 gr de chocolate branco 2 ovos 6 gemas

1 col (chá) essência de baunilha 2 colheres (sopa) de rum Calda: ½ xícara de creme de leite

os

150 gr de chocolate branco Raspas de chocolate meio amargo

Modo de Preparo

s o

Começe preparando o pudim. Pique bem o chocolate branco. Corte o pão em fatias de 1 cm, coloque em uma assadeira e leve ao forno para que seque bem, não deixe torrar.Coloque o creme de leite e o leite em uma panela e leve ao fogo baixo até quase o ponto de fervura.Em uma tigela, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Retire o creme de leite do fogo e acrescente o chocolate picado à panela, misture bem e acrescente lentamente à mistura de ovos. Misture bem, acrescente a baunilha e o rum. Reserve. Pré aqueça o forno em médio.Arrume as fatias de pão em um refratário 30x20 e regue com a mistura que foi reservada. Deixe descansar por 15 minutos para que o pão absorva bem o creme. Coloque um pouco de água quente em uma assadeira e coloque o pudim neste banho maria. Leve ao forno por 40 minutos Retire e deixe esfriar um pouco.Para a calda, pique o chocolate branco, leve o creme de leite ao fogo em uma panela, assim que iniciar a fervura retire do fogo e acrescente o chocolate, misture bem.Sirva as fatias de pudim regando com a calda e decorando com raspas de chocolate meio amargo.

d l r o W

t a

- 45 -


Worldatos

Strawberry Shortcake Ingredientes Massa: 2 xícaras de farinha de trigo 5 col (sopa) de açúcar 1 e ½ col (chá) de fermento em pó ½ col (chá) de bicarbonato de sódio pitada de sal 100 g de manteiga gelada 2/3 xícara de leite ou creme de leite

Wo rld at

Recheio: 600 g de morangos 6 col (sopa) de açúcar 1 e ½ xícaras de creme de leite fresco essência de baunilha Calda: > 150 g de chocolate meio amargo > 2/3 xíc de creme de leite > 2 col (sopa) de açúcar mascavo > essência de baunilha

Modo de Preparo

os

Pré aqueça o forno a 180 graus.Prepare a massa, misturado em um recipiente a farinha de trigo, 3 col (sopa) do açúcar, fermento, bicarbonato e pitada de sal, misture. Acrescente a manteiga gelada e cortada em cubinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até obter uma textura de areia grossa, acrescente o leite aos poucos até que a massa esteja ligada. Unte uma forma de aro removível de 24 cm de diametro e salpique com farinha de trigo, coloque a masa na forma, alise a superficie, pincele com um pouco de leite ou creme e salpique com 2 col (sopa) do açúcar. Leve ao forno por 20 minutos.Prepare o recheio, amassando metade dos morangos e fatiando finamente a outra metade. Misture as duas preparações e acrescente 4 col (sopa) de açúcar , deixe repousando por 20 minutos.Prepare a calda fervendo creme de leite com o mascavo, retire do fogo, acrescente o chocolate picado e a essência de baunilha.Bata o Creme de leite do recheio com 2 col (sopa) de açúcar até ponto de chantilly, aromatize com a baunilha e coloque na geladeira.Monte a receita, cortando o bolo ao meio no sentido horizontal, cubra a metade do fundo com os morangos e seus sucos, coloque o chantilly sobre os morangos, cubra com a tampa do bolo e regue com a calda de chocolate. Decore com chantilly e morangos inteiros.

d l r o W

t a

s o

- 46 -


Worldatos

Strawberry Shortcake Ingredientes Massa: 2 xícaras de farinha de trigo

Wo rld at

5 col (sopa) de açúcar

1 e ½ col (chá) de fermento em pó

½ col (chá) de bicarbonato de sódio pitada de sal

100 g de manteiga gelada

2/3 xícara de leite ou creme de leite

Recheio : 600 g de morangos 6 col (sopa) de açúcar 1 e ½ xícaras de creme de leite fresco essência de baunilha Calda: 150 g de chocolate meio amargo 2/3 xíc de creme de leite 2 col (sopa) de açúcar mascavo essência de baunilha

Modo de Preparo

os

s o

Pré aqueça o forno a 180 graus. Prepare a massa, misturado em um recipiente a farinha de trigo, 3 col (sopa) do açúcar, fermento, bicarbonato e pitada de sal, misture. Acrescente a manteiga gelada e cortada em cubinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até obter uma textura de areia grossa, acrescente o leite aos poucos até que a massa esteja ligada. Unte uma forma de aro removível de 24 cm de diametro e salpique com farinha de trigo, coloque a massa na forma, alise a superficie, pincele com um pouco de leite ou creme e salpique com 2 col (sopa) do açúcar. Leve ao forno por 20 minutos. Prepare o recheio, amassando metade dos morangos e fatiando finamente a outra metade. Misture as duas preparações e acrescente 4 col (sopa) de açúcar , deixe repousando por 20 minutos. Prepare a calda fervendo creme de leite com o mascavo, retire do fogo, acrescente o chocolate picado e a essência de baunilha. Bata o Creme de leite do recheio com 2 col (sopa) de açúcar até ponto de chantilly, aromatize com a baunilha e coloque na geladeira. Monte a receita, cortando o bolo ao meio no sentido horizontal, cubra a metade do fundo com os morangos e seus sucos, coloque o chantilly sobre os morangos, cubra com a tampa do bolo e regue com a calda de chocolate. Decore com chantilly e morangos inteiros.

d l r o W

t a

- 48 -


Worldatos

Torta Holandesa Ingredientes Massa: 1 pacote de bolacha Maria 100 gr de manteiga Recheio: 200 gr de cream cheese 200 gr de chocolate branco 1 caixinha de creme de leite 1 colher (chá) de baunilha 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (chá) de gelatina incolor 2 claras em neve Decoração: Bolacha Calipso 100 gr de chocolate ½ amargo

Wo rld at

Modo de Preparo

os

Triture a bolacha Maria, derreta a manteiga e misture à farofa de bolacha. Forre com esta mistura o fundo de uma assadeira de aro removível. Leve à geladeira. Reidrate a gelatina em um pouco de água fria. Derreta o chocolate em banho maria, coloque o cream cheese na batedeira com o açúcar e bata até estar bem cremoso, acrescente o chocolate derretido e o creme de leite, coloque a essência de baunilha. Aqueça a gelatina em banho maria e acrescente à mistura. Bata as claras em neve e misture delicadamente com o outro creme. Arrume as bolachas Calipso na borda da assadeira e coloque o recheio. Leve à geladeira por 6 horas. Decore com raspas de chocolate meio amargo.

d l r o W

t a

s o

- 49 -


Worldatos Zuppa Inglese Ingredientes 2 pacotes de biscoito inglês ou pão de ló raspas de chocolate creme chantilly geléia de damascos Creme: 1 litro de leite 10 gemas 1 e ½ xíc. de açúcar 2/3 xíc de farinha de trigo 1 col (sopa) de raspas de laranja 2 col (chá) de essência de baunilha 100 g de chocolate meio amargo ½ col (chá) de canela Calda: 2/3 xícara de água 2/3 xícara de açúcar ½ xícara de rum escuro

Wo rld at

Modo de Preparo

os

Para o creme, ferver o leite em uma panela com metade do açúcar. Bater as gemas em uma tigela com o açúcar restante até estar bem incorporado, acrescentar a farinha de trigo e bater por mais 1 minuto. Acrescentar 1/3 do leite fervendo e misturar bem, retornar com esta mistura à panela, continuando a misturar até ferver novamente e engrossar. Após ferver, misturar por mais 1 minuto.Dividir o creme em 2 partes, à primeira, acrescentar as raspas de laranja e a baunilha, à outra metade o chocolate e a canela. Cobrir com vitafilm e levar à geladeira. Preparar a calda misturando a água e açúcar até que fervam, retirar do fogo e acrescentar o rum. Pincelar uma forma retangular com a geléia de damasco e arrumar sobre esta os biscoitos ou pão de ló, pincelar fartamente com a calda, cobrir com metade do creme de laranja, cobrir com outra camada de biscoitos ou pão de ló, pincelar com a calda, cobrir com metade do creme de chocolate, repetindo e terminando com uma camada de biscoitos ou pão de ló. Pincelar novamente com a calda e cobrir com um pouco da geléia. Levar à geladeira por 4 horas. Decorar com o chantilly e raspas de chocolate.

d l r o W MANJAR BRANCO Ingredientes:

t a

s o

½ litro de leite 1 vidro de leite de coco ½ lata de leite condensado 3 colheres de sopa de Maizena

Modo de fazer:

Levar todos os ingredientes ao fogo em uma panela, mexendo sem parar. Ferver 3 minutos após levantar fervura. Colocar em forma umedecida com água e levar à geladeira depois de frio. Desenformar no dia seguinte. Servir com calda de ameixas.

- 50 -


Worldatos NOUGAT Ingredientes: 3 xícaras de açúcar 1 xícara de água 1 colher de sopa de mel 1 colher de café de baunilha 2 claras batidas em neve 100 gramas de amendoim, amêndoas peladas, nozes ou castanha do pará picadinhas

Wo rld at

Modo de fazer:

Coloque em uma panela o açúcar, a água, o mel e a baunilha, e leve ao fogo até dar o ponto de “voar” (é quando a calda, ao escorrer da colher, forma fios delgados e longos que parecem quebrar). Quando der o ponto, tirar do fogo e acrescentar imediatamente as claras em neve e as castanhas. Bater até açucarar. Despejar sobre o mármore, e cortar depois de frio.

PAVÊ DE CREME E MORANGO Modo de Fazer:

os

Em uma panela, em fogo baixo, coloque o leite, a Maizena diluída em um pouco de leite adoçado (usar parte do leite e do açúcar da receita), o leite condensado, e mexa até ficar com consistência de creme; acrescente então as gemas e a casca de limão, misture bem e deixe esfriar. Monte o pavê em uma assadeira refratária, colocando uma camada de creme, uma camada de biscoito inglês ligeiramente umedecido (no vinho ou guaraná), outra camada de creme, outra de biscoitos e termine com uma camada de creme. Arrume delicadamente os morangos na superfície, e polvilhe com o açúcar cristal na hora de servir.Mantenha na geladeira por 24 horas, e sirva bem gelado.

Ingredientes: 1 litro de leite

d l r o W

6 colheres de sopa de Maizena 1 xícara de chá de açúcar

1 lata de leite condensado

1 colher de chá de casca de limão ralada 4 gemas, passadas na peneira 3 caixas de biscoito inglês

1 copo de vinho madeira (ou guaraná)

Morangos partidos ao meio, para decorar Açúcar cristal para polvilhar .

t a

s o

- 50 -


Worldatos

PROFITEROLES Ingredientes: 1 xícara de água 1/2 xícara de margarina 1 xícara de farinha de trigo peneirada 1/2 colher (chá) de sal 4 ovos sorvete de sua preferência

Wo rld at

Molho de chocolate

90 gramas de chocolate meio amargo em barra 1/2 xícara de leite 1 pitada de sal 1 1/2 xícara de açúcar 3 colheres (sopa) de Karo 2 colheres de sopa de margarina 1 colher (chá) de baunilha

Modo de fazer:

os

Coloque a água e a margarina numa panela e leve ao fogo. Deixe levantar fervura. Junte a farinha toda de uma vez com o sal. Mexa vigorosamente com colher de pau até que a massa se desprenda dos lados da panela. Retire do fogo e deixe amornar. Junte os ovos um a um, batendo muito bem após cada adição. Coloque a massa num saco de confeitar com bico largo e faça montinhos ou coloque às colheradas em uma assadeira. Asse em forno bem quente (200°) pre-aquecido, por 40 minutos ou até dourar bem. - Retire da assadeira e faça um corte em cada profiterole, no sentido horizontal, para que saia todo o vapor e deixe esfriar.

s o

Faça o congelamento aberto até que os profiteroles estejam bem duros, então coloque numa caixa plástica.

t a

Quando for servir, recheie com o sorvete de sua preferência e reserve no congelador. Minutos antes de servir, retire do congelador e cubra com o molho preparado assim: misture o chocolate e o leite em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até derreter. - Retire do fogo e bata com colher de pau até ficar liso. - Adicione o sal, o açúcar e o Karo. - Leve novamente ao fogo por 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quando. - Retire do fogo, junte a margarina e a baunilha e misture bem.- Aplique depois de frio.

d l r o W

Os profiteroles podem ser recheados com ingredientes doces e ingredientes salgados. Neste último caso, sirva-as com recheios à base de maionese, queijo, presunto, sardinha, ricota, etc. - Quando doces, podem ser recheadas com creme chantilly, geléias ou cremes diversos. Para descongelar: Retire do freezer os profiteroles e deixe descansar em temperatura ambiente, dentro da embalagem, por uma hora. - Outra opção é tirar a embalagem, colocar numa assadeira e levar diretamente ao forno pré-aquecido por 5 minutos. Evite assar os profiteroles com recheio ou molho, e não esqueça de que ambos devem ser congelados em separado.

- 51-


Worldatos

SALAME DOCE Ingredientes: 1 1/2 xícara de chá de açúcar 1 xícara de chá de chocolate em pó 1 tablete de margarina 2 ovos inteiros 1 pacote de bolacha Maria

Wo rld at

Modo de fazer:

Numa tigela, coloque o açúcar, os ovos, o chocolate e a margarina derretida. - Mexa bem, de modo a formar uma massa mole. - Pique as bolachas e acrescente-as à massa da tigela, misture.Numa superfície plana, coloque a massa e enrole-a, de modo a formar um rocambole. - Envolva em papel alumínio e leve ao freezer por no mínimo duas horas. - Conserve sempre no congelador, e sirva fatiado como salame.

BOLO DOS DEUSES Ingredientes:

500 gramas de açúcar 5 ovos (claras em neve) 1 copo de mel 1 copo de óleo 1 copo de café forte Suco de1 limão 600 gramas de farinha de trigo 1 maçã ácida ralada 1 xícara de uvas passas 1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

d l r o W Modo de fazer:

t a

os

s o

Bater o açúcar, as gemas e o mel até formar um creme. - Agregar o óleo, café, limão, farinha de trigo alternadamente, batendo bem. - Juntar fermento, bicarbonato, maçã, uvas passas e claras em neve, misturando delicadamente. - Forma retangular untada e polvilhada com farinha de rosca. - Forno pré-aquecido (200°) por aproximadamente 45 minutos

- 52 -


Worldatos

BROWNIES (quadradinhos de chocolate) Ingredientes: 200 gramas de manteiga ou margarina 1 xícara de chá de chocolate em pó solúvel

Wo rld at

1 xícara e meia de açúcar (ou pode substituir por 1 xícara de açúcar mascavo e ½ xícara de chocolate em pó solúvel) 4 ovos inteiros

1 xícara e meia de farinha de trigo 1 xícara de chá de nozes picadas

Modo de fazer:

os

Derreta o chocolate com a metade da manteiga em banho-maria (para evitar que os ingredientes se queimem, alterando o sabor a textura do creme). Quando ficar ligado, formando um creme, retire a vasilha do banho-maria, para que esfrie. Bata o restante da manteiga com o açúcar, até obter um creme leve e esbranquiçado. Adicione então os ovos, um a um, batendo muito bem após cada adição. Peneire a farinha, e junte à mistura acima, incorporando com colher de pau. A seguir, acrescente o creme de chocolate, que já deve estar frio. Junte as nozes e, se quiser, acrescente também 2 colheres de chá de canela em pó e 1 pitada de cravo moído. Despeje a massa numa assadeira média (24x35cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180º) préaquecido, por aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar e corte em quadradinhos. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro, ou ainda, cubra o Brownie, assim que o retirar do fogo, com 1 tablete picado de chocolate meio amargo, deixando que o calor o derreta.

d l r o W

t a

s o

- 53 -


Worldatos

MOUSSE DE UVA Ingredientes: 1 envelope de gelatina branca em pó (sem sabor) 1 1/2 xícara de suco de uva 3 colheres (sopa) de Maizena 1 xícara de creme de leite 3 claras 9 colheres de sopa de açúcar Calda:

Wo rld at

1 xícara de suco de uva 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) rasa de Maizena.

Modo de fazer:

os

Deixe a gelatina de molho em 1 xícara de água fria. - Reserve. - Leve ao fogo o suco de uva com a Maizena, mexendo sempre até engrossar. - Retire do fogo e junte a gelatina, misturando bem. - Acrescente o creme de leite, misture e reserve. Bata as claras em neve firme e acrescente o açúcar, batendo até o ponto de suspiro. - Junte a mistura reservada, mexendo delicadamente sem bater. - Coloque numa forma média untada com margarina. - Leve à geladeira por no mínimo 4 horas. Para preparar a calda:

Leve todos os ingredientes ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. - Sirva depois de fria, com a mousse.

d l r o W

t a

s o

- 54 -


Worldatos

PAVÊ DE MARACUJÁ Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite sem o soro ¾ xícara de chá de suco de maracujá (industrializado) 1 pacote de bolacha Maizena ½ litro de chantilly 1 barra de chocolate ralado (amargo ou ao leite)

Wo rld at

Modo de fazer: Creme:

Misturar em uma tigela o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá, sem misturar muito, e deixar repousando por mais ou menos 40 minutos, findos os quais o creme fica bem firme. Não vai ao fogo. Montagem:

os

Em um refratário transparente, forrar o fundo com chantilly, espalhar por cima as bolachas (deixando espaço entre elas); em cima das bolachas, colocar uma camada de creme, e em cima do creme colocar o chocolate ralado, repetindo as camadas até terminarem os ingredientes. Enfeitar com o chantilly. Observações:

Este mesmo pavê pode ser feito com sabor limão, pois o maracujá pode ser substituído por ½ xícara de chá de caldo de limão. Para a montagem, se fizer o pavê de limão, o chocolate ralado pode ser trocado por morangos frescos cortados em pedaços; também se pode substituir as bolachas Maizena por bolachas Champanhe, mas estas devem ser ligeiramente umedecidas com leite, pois são mais duras

d l r o W

t a

s o

- 55 -


Worldatos

SOBREMESA GELADA Ingredientes: 3 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 1 ovo inteiro 100 grs. margarina em temperatura ambiente 1 colher (chá) de fermento Recheio:

Wo rld at

1 lata de leite condensado 1 gema 1/2 litro de leite 2 colheres (sopa) de Maizena 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 lata de creme de leite gelado, com o soro.

Modo de fazer:

os

Misturar todos os ingredientes, até formar uma farofinha. - Colocar em forma refratária untada e enfarinhada, a metade da massa, o recheio e o resto da massa, assar em forno préaquecido (200°) por 20 minutos, até ficar crocante. - Deixar esfriar, levar à geladeira e servir no dia seguinte. Recheio: levar todos os ingredientes ao fogo brando, menos o creme de leite, deixar engrossar mexendo sempre. - Após esfriar, acrescentar o creme de leite e aplicar.

d l r o W

t a

s o

- 57 -


Worldatos

Panacotta Com Calda De Framboesa Ingredientes: 1 xícara de creme de leite fresco fava de baunilha 1/2 saquinho gelatina incolor 2 claras de ovo 1/2 xícara de queijo mascarpone 2 colheres de sopa açucar CALDA DE FRAMBOESA 1 1/2 xícara de framboesa 4 colheres de açucar 1/2 xícara de água

Wo rld at

Preparo:

1- Levar em banho maria o creme de leite com a fava de baunilha por aproximadamente 5-8 minutos. 2- Dissolver a gelatina incolor, misturar com o mascarpone, açucar, as claras batidas e a mistura de creme de leite. Misturar tudo . 3- Colocar em uma forma para pudim e levar a geladeira por 4horasou até ficar firme. 4- Para a preparação da calda , levar tudo ao fogo médio por 5 minutos. 5- Montagem: Desenforme a Panacotta e jogar por cima a calda de framboesa, decore com folhas de hortelà.

os

Sobremesa de Maçã Crocante Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de açúcar 1 e ½ xícara ( chá ) de farinha de trigo 3 colheres ( sopa ) de margarina derretida 1 colher ( sopa ) de fermento em pó 5 maçãs ácidas cortadas em fatias finas 1 xícara ( chá ) de passas pretas sem sementes 1 e ½ xícara ( chá ) de nozes moídas 2 colheres ( sopa ) de canela em pó, com 1 xícara ( chá ) de açúcar 3 colheres ( sopa ) de suco de limão ½ xícara ( chá ) de nozes inteiros para decorar

d l r o W

t a

s o

Modo de Preparo:

Numa tigela misture o açúcar com a farinha de trigo e o fermento. Junte a margarina derretida e faça uma farofa. Reserve. Unte um refratário redondo com margarina e coloque um pouco de farofa no fundo da forma. Por cima coloque uma camada de maçãs fatiadas. Polvilhe com passas e nozes moídas. Repita as camadas, terminando com a farofa. Salpique com o açúcar misturado com a canela, enfeite com as nozes inteiras e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta (100%).

- 57 -


Worldatos

Bolo de Chocolate com Recheio de Coco e Cobertura de Morango Ingredientes: Bolo: 200gr de margarina, em temperatura ambiente 1 ¼ xícaras ( chá ) de açúcar 1 xícara ( chá ) de chocolate peneirado 3 ovos extra-grandes , em temperatura ambiente 1 ½ xícara ( chá ) de farinha de trigo, peneirada 1 pitada de sal 3 colheres ( chá ) de fermento em pó ¾ xícara ( chá ) de leite 1 colher ( chá ) de extrato de baunilha Recheio:

Wo rld at

1 lata de leite condensado 1 pacote ( 100 g ) de coco seco 1 colher ( sopa ) de manteiga Cobertura:

2 latas de leite condensado 4 colheres ( sopa ) de manteiga 8 colheres ( sopa ) de chocolate em pó 100 g de chocolate granulado

os

Modo de Preparo: Bata na batedeira a margarina juntando aos poucos, o açúcar e um ovo de cada vez, batendo sempre, sem parar. Junte o chocolate e deixe bater mais um pouco. Em seguida acrescente a farinha de trigo peneirada, o sal e o fermento e, aos poucos, vá alternando o leite e a baunilha. Unte com a manteiga duas fôrmas de bolo de 22 cm de diâmetro e polvilhe farinha de trigo misturada com chocolate. Despeje a massa nas fôrmas e leve ao forno pré-aquecido, ( acender 10 minutos antes ) numa temperatura entre 150 e 170º C, por aproximadamente 30 minutos. Enfie um palito nos bolos, se este sair seco é porque já estão assados. Retire-os do forno e desenforme-os quanto estiverem mornos, quase frios. Enquanto os bolos estiverem no forno, prepare o recheio. Ponha o coco numa tigela e junte 1 xícara ( chá ) de água quente, mexendo com um garfo para hidratar. Numa panela, leve a aquecer o leite condensado, o coco reidratado e a manteiga, mexendo com a colher de pau, em fogo baixo, até aparecer o fundo da panela. Retire do fogo e reserve. Faça agora a cobertura, misturando numa panela todos os ingredientes indicados. Leve ao fogo baixo, misturando com uma colher de pau, até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar.

d l r o W

t a

s o

Montagem:

Com os bolos desenformados, espalhe o recheio sobre um deles e coloque o outro por cima. Agora espalhe com uma faca a cobertura, começando pelas bordas. Por último, cubra todo o bolo com o chocolate granulado.

- 58 -


Worldatos

Cheesecake de pêssego e ricota Ingredientes da massa: 200g de biscoito tipo Maria 100g de manteiga derretida 1 colher (chá) de açúcar de baunilha Para o recheio: 1 lata de pêssegos (reserve 3 metades para a decoração) 250g de ricota 160g de açúcar 100g de creme de leite (nata) 2 ovos 1 colher (sopa) de mel 1 sachê de gelatina em pó sem sabor 4 colheres (sopa) da calda do pêssego Chantilly para decorar

Wo rld at

Preparo:

os

Reduza os biscoitos a uma farinha fina (use o liquidificador). Acrescente a manteiga derretida e o açúcar de baunilha. Trabalhe a massa com a ponta dos dedos e forre uma forma desmontável de 25 cm de diâmetro, comprimindo bem com as mãos. Leve à geladeira por umahora. Dissolva a gelatina em ½ xícara de água, leve ao fogo em banho-maria, até dissolver. Espere amornar. Bata no liquidificador os pêssegos (bem escorridos), a ricota, o açúcar, o creme de leite, as gemas, o mel, as 4 colheres da calda do pêssego e a gelatina reservada. Bata as claras em ponto de neve e acrescente à mistura do liquidificador, incorporando-as delicadamente. Despeje este creme na forma sobre a massa de biscoitos e leve à geladeira até que endureça. Remova o aro da forma, desenforme sobre um prato raso e decore com chantilly e com os pêssegos reservados.

s o

Biscoitos amanteigados de cardamomo Ingredientes:

t a

200g de manteiga 200g de açúcar 2 ovos ligeiramente batidos 1 colher (chá) de açúcar de baunilha 1 colher (chá) de cardamomo em pó 1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (chá) de fermento em pó ½ colher (chá) de sal ½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída Farinha de trigo o suficiente para uma massa que solte das mãos

d l r o W Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos e a baunilha. Peneire o cardamomo, o fermento, o sal, a canela e a pimenta-da-jamaica. Junte ao creme, misturando bem. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e trabalhe a massa até soltar das mãos. Resfrie a massa, estenda-a com o rolo e modele os biscoitinhos. Coloque em forma untada com manteiga em forno pré-aquecido. Decore os biscoitinhos a seu gosto.

- 59 -

Livro de Receitas Cocina Sobremesas  

Wor lda tos www.worldatos.com Worldatos MANUAL “RECEITAS DE SOBREMESAS” www.worldatos.com Worldatos Worldatos Você acaba de adquirir o Manua...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you