Informativo ACM Online N° 12

Page 1

01

INFORMATIVO ONLINE ACM Edição nº 12 - 10 de maio de 2016

PARTICIPE

Tudo pronto para o Simpósio de Medicina e Gestão - ACM A Associação Catarinense de Medicina convida os médicos, administradores de clínicas e estabelecimentos de saúde para o SMG – Simpósio de Medicina e Gestão, nos próximos dias 13 e 14 de maio, na sede da entidade, em Florianópolis. O objetivo do evento é repassar conhecimentos que possam auxiliar na gestão dos negócios de saúde, com uma programação técnico-científica composta por diversos temas de interesse no gerenciamento da assistência médico-hospitalar, com palestras ministradas por profissionais renomados nas suas áreas de atuação.

METAS

• Ser uma grande oportunidade de acesso às discussões relativas ao setor da saúde, fomentando a troca de experiências e ideias. • Transformar-se num ambiente propício à realização de networking com profissionais, pesquisadores e acadêmicos de referência nacional e internacional. • Dar grande visibilidade a novos projetos, produtos e serviços ligados ao segmento.

PROGRAMAÇÃO Dia 13 de Maio

Dia 14 de Maio

13 horas – Credenciamento

9 horas – Palestra: “Como se prevenir de processos médicos? – Uma abordagem jurídica” Palestrante: Gracia Camargo – Sócia do escritório Camargo, Luz Advogados Associados, especialista em direito médico e da saúde, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Infantil Joana de Gusmão

14 horas – Palestra: “Diagnósticos e indicadores de resultados em clínicas” Palestrante: Eiji Okita – Sócio da OE Consultores Associados, pósgraduado em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA Executivo Internacional pela FGV-RJ/ISCTE-Lisboa/Portugal 15 horas – Palestra: “Gestão de Pessoas – as melhores práticas na área da Saúde” Palestrante: Mariana Zanzini – Psicóloga com pós-graduação em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA – Fundação Instituto de Administração da USP 16h30min – Palestra: “Marketing Digital Médico – Como gerar resultados através de uma estratégia ética” Palestrante: Bruna Rezende – Diretora da E-saúde – Marketing em Saúde, economista com MBA pela Fundação Getúlio Vargas 17h30min – Apresentação de Case: “Hospital de Olhos Sadalla – Trajetória de uma Gestão Empreendedora” Palestrante: Mirian Pinheiro - Gerente Administrativa do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanen há 19 anos e Membro da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia 18h30min – Palestra: “Saúde Sistêmica – A saúde do profissional da Saúde – Como lidar com a alta exigência profissional e manter a qualidade de vida?” Palestrante: Armanda Rufino – Médica psiquiatra com mestrado em Saúde Mental, preceptora da Residência em Psiquiatria do Hospital Universitário (HU) da UFSC

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

10h15min – Palestra: “Saúde Suplementar – Planos de Saúde e relação com as Operadoras” Palestrante: Leandro JJ – Diretor da Caixa de Assistência – SIM, proprietário da Qualy’s Soluções Empresariais, Diretor Administrativo e Financeiro da Associação Catarinense dos Fundos de Pensão, Coordenador de Pós-graduação em Gestão das Faculdades Borges de Mendonça 11h15min – Palestra: “Gestão Financeira Empresarial – Controles de fluxo de caixa e despesas, questões trabalhistas e tributárias” Palestrante: Flávia Macedo dos Anjos – Administradora de empresas pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Valuation, pela FIPECAFI 13h30min – Palestra: “Sistemas de Informação para Clínicas – Critérios para adoção de software” Palestrante: Luiz Fernando Dantas – Engenheiro Eletricista formado pela UFSC, com MBA em Negócios Internacionais. Fundador e CEO da Manager Systems 14h30min – Palestra: “Os grandes desafios da gestão de hospitais e clínicas” Palestrante: Ana Júlia Alves de Faria – Médica com Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Medicina Preventiva e Social e especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.


02

79 ANOS ACM comemora aniversário com encontro junto aos presidentes das Regionais Médicas A Associação Catarinense de Medicina comemorou a passagem do seu aniversário de 79 anos com um encontro especial junto aos presidentes das Regionais Médicas, no dia 30 de abril, na sua sede, em Florianópolis. O evento teve a meta de aproximar as distâncias e promover um debate especial sobre o presente e o futuro do associativismo médico, com um intercâmbio de propostas que visam ao fortalecimento das representações da categoria em todo o estado. A reunião foi coordenada pelo presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos e contou com a presença dos ex-presidentes Murillo Ronald Capella e Aguinel José Bastian Junior. Na ocasião, o Diretor de Regionais, Jonas Krischke Sebastiany apresentou o planejamento de ações (declaração de propósitos) para a integração entre as entidades. As propostas serão avaliadas pelas associações, para a definição de metas a serem implementadas a partir do segundo semestre deste ano.

Encontro teve a presença de Aguinel José Bastian Junior (ex-presidente ACM), Joel Antônio Bernhardt (presidente Regional Itajaí), Patrick Cardoso Candemil (vice-presidente Distrital Vale do Itajaí), Alana del Carmen Cowen de Pinto (diretora Regional São Bento do Sul), Rafael Klee de Vasconcellos (presidente ACM), Jonas Krischke Sebastiany (Diretor Regionais), Murillo Ronald Capella (ex-presidente ACM), Renato Lopes Matos (vice-presidente Distrital Sul), Fabiano Marcos Brun (vice-presidente Distrital Planalto) e Denys Deucher Tomio (presidente Regional Brusque)

Aproximação e inter-relação “A razão de existir da ACM é a defesa dos médicos associados em toda Santa Catarina. Assim, é importante que a entidade estadual implante conduta que busque a aproximação e a valorização das suas Regionais. Isso se faz com uma maior inter-relação e a adoção de medidas que possibilitem o suporte a atividades desenvolvidas nos diversos municípios catarinenses. A nossa Diretoria de Regionais está atenta a essa missão e já vem definindo prioridades para agir em benefício e engrandecimento do associativismo médico no estado”. Jonas Krischke Sebastiany Diretor de Regionais da ACM “Foi extremamente importante a reunião promovida pela ACM com os presidentes das Regionais. É sempre bom dar uma parada para discutir o que queremos e como podemos melhorar. A Associação é a entidade que oferece espaço para os principais debates da categoria sobre o seu presente e o futuro, no relacionamento entre os médicos e junto à população, permitindo que as ações de defesa profissional ultrapassem as lutas remuneratórias”. Renato Lopes Matos Vice-Presidente Distrital Sul “É fundamental a integração entre as Regionais e é de grande importância o papel da Associação Catarinense de Medicina neste sentido. O encontro promovido pela entidade estadual veio em boa hora e permitiu que conhecêssemos ainda mais de perto as atividades da ACM, nas áreas do aprimoramento científico, da defesa profissional e do associativismo. Também pudemos discutir sobre nossos desafios, o que sempre é interessante para fortalecer as nossas lutas”. Joel Antônio Bernhardt Presidente da Regional Médica de Itajaí

Encontro de secretárias As secretárias das Regionais Médicas também se reuniram na sede da ACM, no dia 30 de abril, para uma conversa com o administrador da entidade, Leandro Bernardes. Durante o encontro foi apresentado o funcionamento operacional da Associação, os principais serviços e benefícios oferecidos aos médicos. A reunião foi realizada tendo em vista a importância das atividades das secretárias no atendimento aos associados em todo o estado. “Foi uma oportunidade de mostrar as ações que a ACM vem desenvolvendo, explicar a estrutura do associativismo (federal, estadual e municipal) e reafirmar a necessidade de desenvolvermos atividades em conjunto com as Regionais, maximizando a utilização de recursos e ampliando resultados”, afirmou o administrador.


03

79 ANOS Almoço especial reúne lideranças médicas e associados O aniversário da ACM também foi comemorado com um almoço especial no dia 30 de abril, na sua sede social. Dirigentes da entidade, lideranças da categoria, associados e familiares prestigiaram o evento, que serviu uma paella preparada pelos médicos-gourmets Jorge Abi Saab Neto e Luiz Arthur da Luz, ao lado do chef Leno Dürrewald, do Styllus Buffet.

Almoço aconteceu na sede social da ACM

Comemoração especial da categoria Festa comemorou o aniversário da ACM

Gerações de Médicos reunidas

Encontro entre colega e amigos da medicina

Associados e familiares prestigiaram o evento


04

APRIMORAMENTO MÉDICO Assinada parceria entre ACM e National Jewish Hospital A Associação Catarinense de Medicina abriu o mês de seu aniversário de 79 anos oferecendo um presente especial aos médicos associados. No dia 1º de abril foi assinado o termo de cooperação entre a ACM e o National Jewish Health Center, hospital de Denver (EUA) considerado um dos maiores centros mundiais de pesquisa em Pneumologia. A iniciativa é inédita e possibilita um intercâmbio de aperfeiçoamento entre médicos de Santa Catarina e dos Estados Unidos. A parceria foi assinada pelo presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos, e o coordenador do National Jewish, Richard Jay Martin, em reunião que teve a presença dos dirigentes e associados da ACAPTi – Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia, principal articuladora da integração entre as duas entidades, através especialmente do seu diretor Científico, Alberto Chterpensque. Com o acordo, médicos do estado passam a ter acesso a estágios de observação e acompanhamento de procedimentos no importante centro de pesquisa em Denver, ao mesmo tempo em que profissionais americanos podem participar de eventos promovidos na entidade médica catarinense. O primeiro evento resultante da ação de parceria teve início na mesma data da assinatura do termo de cooperação. Nos dias 1 e 2 de abril aconteceu na sede da ACM o Seminário Internacional sobre Distúrbios Respiratórios, ministrado por Richard Jay Martin, que é também professor da Universidade do Colorado (EUA) e um dos mais importantes especialistas em Pneumologia do mundo. Durante a programação, o médico tratou de temas como “asma” e “fibrose cística”, trazendo aos pneumologistas catarinenses importantes dados atualizados no tratamento destas doenças. Para o próximo mês de junho já está programado um seminário sobre transplante pulmonar, também na ACM.

Richard Jay Martin assinou termo de cooperação na sede da ACM, antes de ministrar Seminário Internacional sobre Doenças Respiratórias

Reunião que selou o acordo entre as entidades aconteceu na noite de 1º de abril, com dirigentes da ACM, coordenador do hospital americano e integrantes da ACAPTi

Intercâmbio de conhecimentos “A parceria com a ACM é importante especialmente porque auxilia no aprimoramento dos médicos mais jovens, além de possibilitar a atualização também de médicos há mais tempo na profissão. O intercâmbio de conhecimentos é um aspecto essencial na medicina”. Richard Jay Martin Coordenador do National Jewish Health Center Professor da Universidade do Colorado “A ACM tem todas as condições estruturais para firmar esse acordo de cooperação, que pode se estender para outras áreas médicas, além da Pneumologia. É o começo de uma parceria de grande valor, que a Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia tem o prazer de participar”. Alberto Chterpensque Diretor Científico da ACAPTi “Estamos honrados em firmar o termo de compromisso com o National Jewish, que certamente será muito importante e trará resultados de destaque para a medicina em Santa Catarina. Dessa forma, a ACM dá mais um passo no cumprimento da sua missão de ser disseminadora do aprimoramento científico dos médicos catarinenses”. Rafael Klee de Vasconcellos Presidente da ACM


05

XIX FEMESC Principal fórum de debates médicos acontecerá em Florianópolis O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) realizará o XIX FEMESC em Florianópolis, na sede do CREMESC (Conselho Regional de Medicina), nos dias 1º e 2 de julho. O tema central do Fórum será o “Mercado de Trabalho do Médico”.

Confira a programação e inscreva-se!

Programação Dia 01 de julho – sexta-feira 15h30min Mesa redonda: Mercado de trabalho para o médico – demandas e soluções • O mercado de trabalho no setor privado (particulares – convênios – cooperativas) • O mercado de trabalho no setor público (SUS – Hus – OS – carreira de médico – Mais médicos - ESF) • O trabalho misto – público e privado 19h30min Solenidade de Abertura Conferência: Demografia Médica e Mercado de Trabalho Conferencista: Carlos Vital Correa Lima – Presidente do CFM Coquetel

Dia 02 de julho – sábado 09h30min Mesa Redonda: Demografia Médica • Questões éticas relacionadas ao mercado de trabalho • Particularidades do mercado de trabalho para o especialista e para o generalista • Que medidas as entidades médicas podem tomar para orientar o médico quanto ao mercado de trabalho? 12h30min Sessão Plenária • Conclusões e propostas • Transmissão da Coordenação do COSEMESC • Encerramento – Almoço por adesão na ACM

União Médica A semente do FEMESC – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina foi plantada no ano de 1996, quando foi criado o COSEMESC – Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina, que hoje serve de exemplo de união da classe em todo o país. De lá para cá, pode-se dizer que mudou a história de lutas dos médicos catarinenses, fortalecidos pela integração efetiva de suas representantes estaduais: Associação Catarinense de Medicina (ACM), Conselho Regional de Medicina (CREMESC) e Sindicato dos Médicos (SIMESC), posteriormente integrados ao Sindicato dos Médicos do Sul de Santa Catarina (SIMERSUL) e à Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC). Juntos e respeitando a autonomia e funções de cada instituição, as representações da classe vêm construindo um caminho centrado no debate, na negociação, na mobilização política e na integração, em busca das melhorias que a prática da medicina e a área da saúde tanto necessitam e merecem no Estado. O FEMESC debate anualmente os temas de maior interesse da classe médica, deliberando sobre as ações a serem implementadas em âmbito estadual. Hoje, o COSEMESC e o FEMESC são conquistas inquestionáveis da classe, crescendo a cada ano em credibilidade, representatividade e importância, não apenas entre a classe médica, mas também junto aos gestores do Estado e da Saúde.


06

DEFESA DA SAÚDE ACM, Sociedades Médicas e Secretaria da Saúde unidas no combate ao mosquito Aedes aegypti e Gripe A O secretário de Estado da Saúde em exercício, Murillo Ronald Capella foi à sede da Associação Catarinense de Medicina, no dia 5 de abril, para somar esforços nas ações da Secretaria no combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika) e no controle da Gripe A (H1N1), que registram seus primeiros casos e mortes em Santa Catarina. A reunião aconteceu com a participação do presidente e do vice-presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos e Eduardo Usuy, presidentes e diretores de algumas Sociedades Médicas diretamente envolvidas com os cuidados dessas doenças no estado: Helena Maria Vieira (Pediatria), Lara Patrícia Kretzer (Terapia Intensiva) e Roger Rodrigues (Pneumologia e Tisiologia). Também estiveram presentes o coordenador da Diretoria de Vigilância (Dive), Fábio Gaudenzi de Faria, o diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Marques Macário, e a diretora de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Saúde, Cristina Machado Pires. Além de reafirmar a importância da integração de médicos e gestores no combate e controle das doenças,

a reunião teve como meta especial desencadear ação para o uso efetivo dos protocolos de atendimento pelos médicos de todo o estado, possibilitando o enfrentamento do problema com maior eficiência. Os protocolos são reconhecidos pelas Sociedades Médicas, Ministério da Saúde, Secretarias de Estado e Municipais da Saúde. Precisam ser disseminados também junto aos médicos na ponta da assistência – que atendem nas emergências, unidades de pronto atendimento, postos de saúde e clínicas, reduzindo dificuldades na hora

do diagnóstico, que podem atrasar o tratamento logo que surgem os primeiros sintomas, tanto da Gripe A quanto das enfermidades causadas pelo mosquito. Durante o encontro ficou decidido que será criado um fluxo bidirecional entre a Dive e as Sociedades de Especialidades ligadas à ACM, coordenado pela entidade médica, para passar aos médicos os novos protocolos e guidelines relacionados às doenças. Essas informações serão curtas, simples e objetivas, com o envio através das redes sociais e celulares, com alcance imediato.

Encontro na sede da ACM debateu formas de ajudar os médicos no diagnóstico das doenças, através do uso efetivo dos protocolos clínicos em emergências e postos de atendimento


07

ALERTA CONTRA A GRIPE A Médicos catarinenses unidos no controle e combate da doença

Aliada da população de Santa Catarina na defesa da saúde, a Associação Catarinense de Medicina (ACM) pede o empenho e o engajamento de todos os médicos na ampla ação de controle aos casos e gripe A em todo o estado. Unida às Sociedades de Especialidades Médicas e à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ACM exerce seu importante papel na integração dos profissionais da medicina nas iniciativas que visam ao combate e à prevenção de doenças que colocam em risco a saúde e a vida dos catarinenses. Nesse sentido, a entidade solicita o esforço dos médicos na disseminação das informações sobre a Gripe A, na orientação dos pacientes, na atenção e utilização dos protocolos e guidelines que possibilitam o diagnóstico da doença, seja no atendimento realizado nas emergências hospitalares, seja nas unidades de pronto atendimento, postos de saúde ou clínicas. Tais medidas possibilitam o enfrentamento do problema com maior eficiência e controle epidemiológico neste momento delicado da assistência médico-hospitalar no país e no estado. Unidos, vamos poder vencer mais esse desafio que hoje afeta a saúde dos brasileiros e catarinenses. Rafael Klee de Vasconcellos Presidente da ACM

ACM participa de audiência pública que debate sobre o combate ao Aedes aegypti A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa promoveu audiência pública, no último dia 30 de março, para debater questões relacionadas ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de doenças infecciosas como a febre chikungunya, zika vírus e a síndrome de Guillan-Barré. O debate teve como objetivo levantar informações e verificar quais são as possibilidades de atuação dos deputados estaduais no aperfeiçoamento da legislação que permita o diagnóstico e o tratamento rápido e eficiente no combate às doenças causadas pelo mosquito. O presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos participou da mesa da audiência e reafirmou o posicionamento da entidade em apoiar e participar das ações em defesa da saúde dos catarinenses, como já vem fazendo através de parceria junto à Secretaria de Estado da Saúde, Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica. A audiência teve como um dos seus proponentes o médico e deputado Fernando Coruja, com a coordenação do também médico e deputado Vicente Caropreso, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC. A necessidade urgente de investimentos em saneamento básico foi um dos tópicos centrais da discussão, tendo em vista que a incidência da dengue aumentou 30 vezes nos últimos 15 anos, especialmente nas localidades desprovidas de recursos nessa área tão importante para a saúde da população em todo o país. O plenário defendeu a urgente modificação da legislação sanitária para facilitar medidas como a contratação pontual de agentes, além de resoluções eficientes que possibilitem a entrada dos agentes nas residências para a limpeza das áreas de risco, incluindo o aumento de medidas punitivas a quem Rafael Klee de Vasconcellos compôs a mesa da audiência na ALESC, junto aos também médicos e não respeitar a lei. deputados Dalmo Claro de Oliveira, Vicente Caropreso e Fernando Coruja

União de esforços O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, e o secretário adjunto, Murillo Ronald Capella também estiveram na sede da ACM no dia 29 de março para reafirmar a necessidade do apoio da entidade médica na luta contra os principais problemas atuais na saúde pública de todo o país: o combate ao mosquito Aedes aegypti (agente transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica) e o controle de casos da gripe H1N1. Os gestores da saúde do Estado foram recebidos pelo presidente e o vice-presidente da Associação, Rafael Klee de Vasconcellos e Eduardo Nobuyuki Usuy Junior, que reforçaram a importância da união de esforços na defesa da saúde dos catarinenses.

Reunião teve a presença do vice-presidente da ACM, Eduardo Nobuyuki Usuy Junior, a diretora de Projetos Estratégicos da SES, Cristina Machado Pires, o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi de Faria, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, o presidente da entidade médica, Rafael Klee de Vasconcellos, e o secretário adjunto, Murillo Capella


08

MEDALHA ROLDÃO CONSONI Formandos que se destacam recebem premiação da ACM A ACM apresenta os novos formandos em medicina que conquistaram a Medalha Roldão Consoni, no segundo semestre de 2015, alcançando 1º lugar nas faculdades médicas das universidades no estado. A Medalha se constitui de uma homenagem ao idealizador e fundador do primeiro curso médico em Santa Catarina. Ao criar a destacada premiação, a entidade também visa integrar os estudantes e formandos na vida associativa, valorizando e reconhecendo o esforço daqueles que se destacam nas atividades acadêmicas. Bruna Gheller – Unoesc/Joaçaba “Fiquei sabendo que eu seria agraciada com a Medalha durante a cerimônia de formatura. Foi uma surpresa, pois havia vários colegas com potencial para receber esse reconhecimento também. Foi uma emoção indescritível, tanto para mim como para minha família e amigos, que acompanharam de perto minha dedicação. A formatura em si já deixa os sentimentos à flor da pele e uma surpresa dessas, torna o momento realmente inesquecível. Um misto entre felicidade e orgulho por saber que obtive um bom desempenho durante meus seis anos de estudo, e sensação de dever cumprido. É o resultado da minha dedicação durante os últimos anos de muito estudo, foco e preocupação em ter o conhecimento necessário para atender meus pacientes. Também serviu de incentivo para eu continuar me dedicando com o objetivo de me tornar uma profissional cada vez melhor. A iniciativa da ACM demonstra a preocupação da entidade em reconhecer e dar importância aos alunos que se destacam”. Claudia Mendes Soares – Univali/Itajaí “Eu me senti muito honrada em receber este prêmio. Sou especialmente grata a meus familiares e ao meu noivo, que foram essenciais para essa conquista. Foi uma emoção muito grande, pois a medicina é um sonho que não pode ser vivido sozinho, envolve toda a família. Senti-me recompensada, com muita alegria e satisfação, pois me dediquei muito durante os seis anos da graduação. Dei o melhor de mim. Receber a Medalha representa a concretização de todo o amor que sinto pela medicina e uma demonstração de que estou no caminho certo, porque, quando amamos o que fazemos, as horas de estudo e abdicação de outras atividades tornam-se mais amenas. Acho elogiável a iniciativa da ACM, pois se trata de um grande incentivo ao aprendizado do exercício da medicina. Foi uma honra ter recebido o prêmio de uma entidade tão importante, que valoriza não apenas o desempenho do aluno, mas o acadêmico como indivíduo”.


09

MEDALHA ROLDÃO CONSONI Céline Yasmine Schweri – Unisul Pedra Branca/Palhoça “Taquicardia, muita taquicardia! Foi o que senti quando fiquei sabendo, durante a colação de grau, que seria homenageada com a Medalha Roldão Consoni. Eu havia acabado de receber o meu diploma. O que me deixou mais emocionada foi o fato de ter sido anunciada como médica pela primeira vez. E fiquei feliz pela minha família também, que me amparou durante os seis anos da graduação, permitindo que eu me formasse. Foi como um presente para eles também, a prova de que fiz o meu melhor e que o esforço deles valeu pena. O curso de medicina é muito puxado, exige muito do aluno. Receber um prêmio por todas as horas de estudos traz uma felicidade muito grande. É um incentivo à excelência na busca pelo conhecimento. A mente humana reage muito bem às recompensas. E uma homenagem no final da longa jornada serve de estímulo para cada vez darmos o nosso melhor”.

Diene Landvoigt Wilhelms – Unisul/Tubarão “Primeiramente fiquei surpresa quando ouvi meu nome ser anunciado como primeira da turma, afinal, é uma honraria almejada por muitos durante a jornada acadêmica. Foi uma longa caminhada com muitos dias e noites de estudos, perseverança, feriados longe da família e amigos, e em apenas alguns segundos, quando ouvi meu nome ser anunciado, todo o esforço foi recompensado. Não há como explicar com palavras a emoção daquele momento. A homenagem representou o reconhecimento do meu empenho e de minha família pela dedicação à profissão que tanto amo. Meu querido pai sempre me ensinou: ‘Tudo que vier às tuas mãos, faça conforme as tuas forças’. E sempre fiz o meu melhor. Agradeço muito a ele e à minha mãe pela educação e confiança depositadas em mim. Infelizmente perdi meu pai durante a graduação, mas nunca esquecerei a felicidade que ele sentia cada vez que eu chegava em casa com minhas provas e notas. Minha mãe foi técnica de enfermagem por 20 anos e meu pai começou como sapateiro na garagem de casa e findou seus dias com uma filha psicóloga, a esposa enfermeira e eu como a primeira médica da família. Fiquei imensamente grata pela homenagem e acredito que a iniciativa da ACM é de grande motivação para nós. A saúde precisa de profissionais comprometidos com os pacientes, e que façam seu trabalho com o seu melhor, e vejo nessa iniciativa uma forma de incentivo e reconhecimento de tamanho esforço”.

Angélica Cristina Dall’Agnese – Unesc/Criciúma “Para mim, receber a Medalha Roldão Consoni foi uma grata surpresa, pois entre tantos brilhantes alunos de minha turma, eu fui agraciada com o prêmio. Ao mesmo tempo, representa uma forma de retribuição ao meu esforço e dedicação nos seis anos como estudante de medicina, reconhecimento de que valeu cada momento que abdiquei de minha vida particular para dedicar-me a aprender mais para oferecer o melhor possível aos meus futuros pacientes. Representa também o esforço de minha mãe Heda, que me apoiou durante toda a jornada e passou por muitos momentos de dificuldade ao meu lado; o incentivo aos estudos e o exemplo de caráter e de ser humano que meu pai Valmor (in memoriam) me proporcionou quando criança, e os ensinamentos médicos e apoio que meu noivo William me transmitiu. Vejo esta iniciativa da ACM como um belo exemplo de reconhecimento aos alunos que se esforçam na área médica, pois atualmente há cada vez mais entraves para exercer de maneira digna nossa profissão no Brasil, além do pouco reconhecimento com os profissionais que se dedicam dia e noite a zelar pela saúde da população”.

Homenagem ao criador da 1ª faculdade de medicina em solo catarinense A Medalha Roldão Consoni foi criada pela Associação Catarinense de Medicina no ano de 2007, como forma de homenagear o professor e médico Roldão Consoni, criador da primeira faculdade de medicina de Santa Catarina. A Medalha é outorgada anualmente aos formandos que conquistam a primeira colocação nos Cursos de Medicina em atividade no estado. Com a homenagem, a ACM leva novamente o professor Roldão Consoni às salas de aula dos cursos de medicina, cenário que ajudou a construir de maneira heroica e histórica. Da mesma forma, a honraria também busca integrar os estudantes de medicina na vida associativa e valorizar o esforço daqueles que se destacam nas atividades acadêmicas e que certamente geram relevantes frutos à qualidade da assistência disponibilizada à população catarinense. Com a premiação, a entidade associativa dos médicos catarinenses também destaca o espírito associativo do Dr. Roldão Consoni, que através de sua incontestável liderança foi formador de opinião e ajudou a enobrecer a prática médica nas suas lutas e anseios.


10

DESTAQUES Encontro de boas vindas para novos médicos Novos médicos formados no ano de 2015 nas faculdades de medicina da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Unisul Pedra Branca (Universidade do Sul de Santa Catarina) participaram de encontro realizado pela Associação Catarinense de Medicina, no último dia 30 de março. A ação foi para o acolhimento dos novos colegas, que conheceram mais de perto os benefícios e as atividades da ACM em defesa da medicina e da saúde no estado. Durante a reunião de boas vindas, os médicos receberam informações sobre os benefícios de associação junto à entidade, que os recebe como membros efetivos com isenção de contribuições financeiras no período de um ano. O presidente e o vice-presidente da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos e Eduardo Usuy aproveitaram o momento para destacar a importância da participação dos profissionais junto à representação associativa da

categoria, na busca do necessário fortalecimento dos movimentos que lutam pelas melhorias das condições de trabalho e da remuneração, assim como na qualificação da assistência prestada à população. A infraestrutura disponibilizada pela ACM aos sócios foi apresentada pelo administrador

Leandro Bernardes, enquanto o assessor jurídico Nilo de Oliveira falou sobre os cuidados básicos que os novos médicos devem tomar no início da carreira, na sua proteção e na relação com os pacientes. Também esteve presente ao encontro o diretor de Publicações Científicas, Ademar José de Oliveira Paes Junior.

Diretoria da ACM recebeu novos médicos na sua sede, em Florianópolis

CRM-SC lança campanha sobre doação de órgãos O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina abraça a causa em prol das doações de órgãos no estado e inicia campanha “Doe Órgãos, Doe Esperança”. De acordo com o Conselheiro Corregedor Rodrigo Bertoncini, a ideia é fazer com que o médico estimule todas as possibilidades de levar adiante o trabalho já realizado com sucesso em Santa Catarina, estado que é exemplo para o país e para mundo, em número de doações de órgãos. O lançamento da campanha ocorreu durante o IX Fórum de Ética Médica, no dia 18 de março passado, e a divulgação já está sendo feita pela entidade. Por meio do site www.cremesc.org.br/campanhadoacao, dos veículos de comunicação próprios e da mídia em geral, o CRM-SC vai levar informação e alertar a sociedade para a importância de se declarar doador, de seus parentes respeitarem esta decisão, e mostrar ao médico seu papel nesta campanha diante de seus pacientes.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.