Page 1

EDIÇÃO 121• JUNHO DE 2018

ВЛИЯНИЕ МИРОВОГО КУБКА O IMPACTO DA COPA DO MUNDO

Evento de proporções internacionais influencia o cotidiano de empresas locais Paraguai exige cautela dos investidores Página 10

Câmara de RH da ACINFAZ está sendo reativada Página 34

Fazenda Rio Grande inicia um novo momento Página 38


Viva novas experiências CHURRASQUEIRA NAS SACADAS 1 OU 2 VAGAS DE GARAGEM

R. João Rodrigues Pinheiro R. José Pereira de Araújo R. José Rodrigues Pinheiro

2 DORMITÓRIOS COM OU SEM SUÍTE PLANTAS DISPONÍVEIS EM 4 OPÇÕES

R. Dr. Waldemiro Pereira R. Leon Nícolas, nº 455

erreira Barbosa ré F nd A R.

O Identità Casatorre é um projeto de design, voltado a oferecer aos seus moradores uma experiência única de conforto, segurança e comodidade. Venha morar em uma localização privigeliada, a 15km de Fazenda Rio Grande.

Term. Pinheirinho Rua da Cidadania

UPA Pinheirinho

Condor Hipermercado

AQUECIMENTO À GAS

Corretora de Imóveis CRECI J06265

(41) 98896 3589 (41) 98470 7470 (41) 3604 6000

para maiores informações entre em contato ou acesse: www.tektonconstrutora.com.br/identita


DIRETORIA NOMEADA Diretora Administrativa Adjunta Delmira Ramos Diretor de Marketing Adjunto Zeus Gabriel Rodrigues Diretor Secretário Adjunto Fernando Luiz de Melo Diretor Financeiro Adjunto Amarildo Boiko Diretor de Comércio Ferdinando Ércoli Diretor da Indústria Willian Shinoki Diretora do Setor de Serviços Lucelia Lecheta Diretora de Assuntos de Políticas Públicas da Mulher Vera Alice Szadkoski Porfírio Diretora Adjunta Beatriz Oliveira Alquino COORDENADORES DAS CÂMARAS SETORIAIS E CONSELHOS CONSULTIVOS Câmara Setorial de Advogados (CSA) Renata Letícia Doná Câmara Setorial de Contadores (CASEC) Maria Lucelia Pelanda Câmara Setorial de Imobiliárias (CASIF) Almiro Cesar Taborda Ribas Câmara Setorial das Indústrias (CASIN) Willian Shinoki Câmara Setorial Técnica de Desenvolvimento Urbano (CASDU) José Mauro Ramos ACINFAZ Mulher Damaris Teresinha Rendalka Kashima CONSELHO DELIBERATIVO Coordenador Guilherme Felipe Pelanda Pinto Conselheiros Adalberto Vieira Junior André Luis Marcondes Silva Camila Fonseca da Silva Diego Cassio Barbosa Evalzio Luiz Androchechen Junior Glauco Ronei Pies Juliana Baran Juliana Daga Luiz Rodrigo Gil CONSELHO FISCAL Titulares Paulo José Barbosa Grazielly Palinger Androchechen Marcelo Cassio Huçulak Suplentes Onildo Chaves de Córdova Angela Maria Nichele CONSELHO SUPERIOR Coordenador Antonio Siderlei Baldan COLÉGIO DE EX-PRESIDENTES DA ACINFAZ 1993-1995 Antonio Siderlei Baldan 1995-1998 João Valdir Falat 1998-2000 Marcos Antonio Nichele 2000-2004 Gastão Fabiano Gonchorovski 2004-2006 Conrado Cesar Carelli 2006-2008 Amarildo Boiko 2008-2010 Eudes Braz Moreira 2010-2014 João Antonio Munaro 2014-2016 Ferdinando Ércoli REVISTA ACINFAZ Coordenação Giulianno Andrade Gomes Jornalista responsável Alessandra Belini (9345/PR) Fotos Alessandra Belini Marcel Noda Bastos Redação Alessandra Belini Projeto gráfico e diagramação Marcel Noda Bastos Comercial Marcos Francisco Vicente Junior Giulianno Andrade Gomes Distribuição Marcos Francisco Vicente Junior Gustavo Silvério Alves Jonas de Oliveira Gois Periodicidade Mensal FALE COM A GENTE Endereço: Rua Cesar Carelli, nº 90, 2º andar - Pioneiros Fazenda Rio Grande - Paraná - 83833-054 Telefone: (41) 3627-1958 WhatsApp: (41) 99781-0222 E-mail: revista@acinfaz.com.br Site: www.acinfaz.com.br Facebook: www.facebook.com/acinfaz Instagram: @acinfaz YouTube: www.youtube.com/acinfaz Esta é uma publicação de distribuição gratuita produzida mensalmente pela Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ). Sua reprodução é permitida parcial ou totalmente, desde que citada a fonte. Não assumimos qualquer tipo de responsabilidade relativa aos artigos assinados ou aos conteúdos publicitários e os mesmos não representam necessariamente a nossa opinião. Caso queira participar da Revista ACINFAZ, entre em contato conosco. Esta edição foi fechada no dia 22/05/2018, terça-feira, às 16h20.

Vamos acompanhar esta leitura:

pároco o padre Gabriel Figura.

“Em 1879, Francisco Claudino Ferreira, junto à Paróquia de São José dos Pinhais, requereu uma área de terras, com a qual formou Fazenda Rio Grande, tornando-se, dessa forma, o primeiro proprietário de terras da localidade. Esta fazenda foi formada em cima de um antigo aldeamento indígena, e o nome original da localidade era Capocu.

Pela Lei Estadual n° 7.521, de 16 de novembro de 1981, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o distrito administrativo de Fazenda Rio Grande, com território pertencente ao município de Mandirituba. Em 1986 foram iniciadas as obras de construção e pavimentação das avenidas marginais a BR-116, pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). No mesmo ano foi iniciado o Terminal Rodoviário, com características de centro comercial, entrando em operação no ano seguinte.

A principal atividade de Fazenda Rio Grande era a criação de cavalos de raça, cujo maior cliente era o próprio Exército Brasileiro. No ano de 1913, por intermediação de João Bettega, Tobias Pereira da Cruz adquiriu de Fazenda Rio Grande uma área de 487 alqueires de terras, e José Custódio dos Santos outros 52,5 alqueires no núcleo do Rio Maurício. A partir de então, a história de Fazenda Rio Grande confunde-se com o expansionismo industrial e populacional de Curitiba, com ação direta no parcelamento do solo urbano da área correspondente à atual sede municipal. Tal fracionamento decorreu dos fenômenos de ocupação urbana da capital. A procura cada vez maior de pessoas vindas do interior do estado e também de Santa Catarina, por áreas onde morar e pela perda sistêmica de renda, conjugouse com os negócios imobiliários em toda a região metropolitana curitibana. As áreas de Fazenda Rio Grande, ao sul de Curitiba, foram os últimos redutos da especulação imobiliária. O início do loteamento de Fazenda Rio Grande deu-se a partir de 1959. Daí para a frente, até os dias de hoje, não parou de acontecer.

Em 26 de janeiro de 1990, através da Lei Estadual n° 9.213, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias, o distrito de Fazenda Rio Grande foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado do município de Mandirituba. A instalação oficial ocorreu no dia 1° de janeiro de 1993”. * Trouxe ao seu conhecimento, leitor, este texto que nos mostra o início de Fazenda Rio Grande, até a sua emancipação, a 28 bons anos atrás. Mas por que eu trouxe isto? Pelo fato de que estamos entrando em um novo momento que sempre acreditei, quando um dia iniciaríamos uma nova plataforma de pensar e estabelecer diretrizes futuras, com ações de curto, médio e longo prazos para a nossa Fazenda Rio Grande, e onde a nossa comunidade, através da sociedade civil organizada, pudesse participar e contribuir com as suas propostas e a sua visão.

de 2018: a assinatura do contrato firmado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/ PR), para a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodec), que estruturará um conselho ou uma agência de desenvolvimento local em Fazenda Rio Grande. Nesta ocasião, representantes da ACINFAZ, da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores celebraram o ato que inicia um novo momento para a nossa Fazenda Rio Grande, pois, com a instalação do Prodec, iniciamos oficialmente a proposta que estávamos nutrindo, que é o planejamento de diretrizes, o qual denominamos de Fazenda Rio Grande 2050. Porém, agora será avaliado pela sociedade civil qual é o ano que pretendemos visualizar para a construção desta visão. Finalizo esta mensagem, que continua na próxima edição, e peço a sua especial leitura na página 38, que trata com maiores detalhes deste momento que, com muita felicidade, porém com um grau ainda maior de responsabilidade, começamos a desenhar. Este é um novo tempo!

Assim, comemoro um grande marco que testemunhamos no último dia 07 de maio

Mais distante da sede municipal de Mandirituba e mais próxima da capital, a população de Fazenda Rio Grande foi organizando sua vida em função da grande cidade, onde havia mais empregos e os demais serviços urbanos. A prefeitura de Mandirituba foi pressionada a oferecer os serviços básicos de transporte coletivo, educação, saúde e creches. O decreto episcopal do arcebispo curitibano Dom Pedro Fedalto, criou a Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, em 27 de fevereiro de 1978. Abrangia toda a área de Fazenda Rio Grande, e ainda a região do Ganchinho (Mandirituba). A paróquia foi instalada em 5 de março do mesmo ano, sendo o primeiro

Gastão Fabiano Gonchorovski

Presidente

*Texto retirado da Wikipédia

DIRETORIA EXECUTIVA Presidente Gastão Fabiano Gonchorovski Vice-presidente Administrativo e de Serviços Haroldo Isaak Diretor Secretário Conrado Cesar Carelli Diretor Financeiro Joraci Boza Diretor Jurídico Felipe Anghinoni Grazziotin Diretor de Marketing Tiago Henrique Wandscheer

Mensagem do Presidente Fazenda Rio Grande inicia seu novo momento – Parte I


NOVO EMPREENDIMENTO E

Lojas a partir de 30m² 7000 m² de área construída


EM FAZENDA RIO GRANDE

INรCIO DAS ATIVIDADES: ABRIL DE 2018

Agende sua visita Avenida Paranรก, 1408

41

3016-1514

www.confronto.com.br


SUMÁRIO 10 NOVIDADE........................................................ 12 ANTES E DEPOIS............................................ 14 FIQUE LIGADO................................................. 16 ACONTECEU..................................................... 18 DICA................................................................... 22 NA FAZENDA TEM.......................................... 24 ARTIGO CSA..................................................... 26 CÂMARAS SETORIAIS................................... 34 E-COMMERCE.................................................. 36 FAZENDA RIO GRANDE 2050...................... 38 OPORTUNIDADE............................................. 40 FEIRAS.............................................................. 42 GALERIA CAPACITA........................................ 45 SÉRIE ACINFAZ............................................... 49 MAIO AMARELO.............................................. 51 SERVIÇOS E PARCERIAS.............................. 54 VARIEDADES................................................... 56 LISTA DE ASSOCIADOS................................ 58 NOVOS ASSOCIADOS.................................... 61 COMÉRCIO EXTERIOR...................................

влияние мирового кубка o impacto da copa do mundo

Evento de proporções internacionais influencia o cotidiano de empresas locais

capa (página 28)

S O N O R I Z AÇ ÃO | I LU M I N AÇ ÃO | P R OJ E Ç ÃO

99936 - 2544

WWW.TRPRODUCOES.COM


SEUS OLHOS AINDA TÊM MUITO PRA VER. CUIDE DELES.

Há mais de 40 anos cuidando da saúde dos seus olhos AGENDE A SUA CONSULTA

3604-6665

FAZENDA RIO GRANDE

www.hospitaldeolhosdoparana.com.br

Rio Eufrates, 203, esquina com a Manoel Claudino Barbosa


10

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | COMÉRCIO EXTERIOR

PARAGUAI EXIGE CAUTELA DOS INVESTIDORES

Apesar dos benefícios fiscais oferecidos pelo governo paraguaio, a falta de infraestrutura do país compromete a qualidade das operações Por Danielle Blaskievicz/Estilo Editorial Comunicação

1 – Infraestrutura: Apesar do baixo custo da energia elétrica quando comparado ao Brasil, o Paraguai apresenta graves problemas de infraestrutura na área de transportes, saneamento básico e comunicações, o que dificulta a produção industrial.

Aos olhos da mídia, o Paraguai se transformou em um “negócio da China” nos últimos anos. Graças aos incentivos fiscais oferecidos pela Lei Maquila, muitos empresários brasileiros vêm migrando seus investimentos para o país vizinho e hoje são responsáveis pela inauguração de sete em cada dez indústrias inauguradas do outro lado do Rio Paraná.

2 – Mão-de-obra: Para se adequar à Lei Maquila, a empresa que se instala no Paraguai precisa ter uma equipe formada por colaboradores 100% paraguaios, sejam eles nascidos no país ou naturalizados.

Atrativos como energia elétrica barata e mãode-obra acessível, associados aos benefícios oferecidos pelo país, vêm seduzindo vários empresários, principalmente aqueles que atuam em segmentos que enfrentam forte concorrência dos produtos asiáticos. É o caso das indústrias de materiais plásticos, confecções, brinquedos e autopeças. O diretor financeiro do Grupo Casco Comércio Exterior e Logística, Thiago Burbela, pontua algumas questões que os empresários devem considerar na hora de trocar o Brasil pelo Paraguai, principalmente quando o objetivo é o comércio exterior – e a maioria é, já que entre os benefícios da Lei Maquila estão a isenção do pagamento dos impostos na importação de máquinas e matéria-prima para as empresas estrangeiras que decidirem fabricar no país e apenas a cobrança de 1% do valor agregado para a exportação. Por outro lado, no primeiro ano de funcionamento da indústria, 100% da produção deve ser exportada.

3 – Qualificação: Além de transmitir aos colaboradores os conhecimentos técnicos para qualificá-los e deixá-los aptos a atuar na linha de produção, a empresa precisará trabalhar para entender as diferenças culturais que podem interferir no ambiente corporativo. Thiago Burbela, diretor do Grupo Casco

Segundo ele, empresários que querem investir no país vizinho devem manter a empresa ativa no Brasil para poder trazer seus produtos e distribuir para a carteira de clientes local. “Além disso, assim como o Brasil, o Paraguai também sofre com problemas de instabilidade econômica. O país acaba de eleger um novo presidente e toda mudança política pode impactar no setor industrial”, analisa.

4 – Insumos: O mercado interno paraguaio é bastante restrito e grande parte dos insumos industriais são importados de outros países. 5 – Logística: A logística de importação a partir do Paraguai é cara e demorada quando comparada ao Brasil. Para exemplificar, o tempo médio de trânsito de uma carga entre Shanghai e Paranaguá é de 35 dias. Já se o trajeto for entre Shanghai e Assunção esse prazo aumenta para algo de 45 a 60 dias. Além disso, o valor do frete até Assunção custa cerca de 30% a mais do que até o Brasil.

w w w . P O L I C L I N I C A F R G . c o m . b r

Respeito, ética e compromisso com a Vida. desde 1995

3614-2700 | 3614-2701 Rua Ephigênio P. da Cruz, 1396 - Pioneiros


12

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | NOVIDADE

Equipe do colégio Evolução

UNIANDRADE EM FAZENDA RIO GRANDE Polo de educação a distância da instituição de ensino fica no Colégio Evolução Atendendo uma demanda crescente no mercado, o Colégio Evolução disponibiliza para a população de Fazenda Rio Grande mais opções de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EAD). Credenciada como polo do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), a instituição oferece mais de 20 cursos de graduação e 30 pós-graduações. Incorporar a EAD no colégio era um desejo antigo do diretor Alisson Maurício da Rocha, que há tempos vinha buscando uma instituição parceira para esse fim. Agora, além dos ensinos médio e técnico, o Colégio Evolução pode ofertar aos seus alunos a alternativa de concluir um curso superior. Inclusive, o diretor comenta que há, de fato, uma busca dos próprios alunos pelos cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogos, que podem durar entre 2 e 4 anos. Uniandrade em Fazenda Rio Grande Na proposta de ensino, a ideia é que o acadêmico tenha flexibilidade e autonomia nos horários de estudo. Todo o conteúdo necessário, o acesso às matérias e as aulas em vídeo estão disponíveis em um ambiente virtual, que pode ser acessado

Laboratório de informática

em qualquer horário e nas plataformas que forem mais interessantes para o aluno. No polo, há laboratório de informática e sala de estudos à disposição dos estudantes. De acordo com Alisson Rocha, um diferencial da Uniandrade é a aplicação de provas presenciais no polo. Para ele, é uma garantia de que os conhecimentos dos alunos serão avaliados verdadeiramente, dando credibilidade ao processo educativo. O diretor comenta que os cursos mais procurados até o momento são os superiores

Sala de estudos

de tecnologia (tecnólogos), Gestão de Recursos Humanos, Logística, Administração e Pedagogia. No futuro, a intenção de Alisson é trazer para Fazenda Rio Grande cursos presenciais. Colégio Evolução Telefone: 3627-6773 Endereço: Avenida Brasil, 2605 – Nações Para saber mais sobre os cursos superiores a distância disponibilizados pela Uniandrade, acesse: www.uniandrade.br/ead

LAVANDERIA

TOQUE D’ÁGUA LEVA E TRAZ

3627-5397 T R AV E S S A B É LG I C A , 1 74 , N AÇ Õ E S - FA Z E N DA R I O G R A N D E


O QUE VOCÊ PRECISA PARA COLHER BONS FRUTOS. 41 3595-1666 Rua João Amadeu Pedro Bom, 1093 - Tatuquara - Curitiba


14

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

Bairro Nações, há 22 anos. Em evidência nas imagens, a Escola Municipal São Gabriel, localizada na Rua Dinamarca, e suas imediações. 1996

Fotos: A duas fotos pertencem ao acervo da ACINFAZ.

Janeiro de 2018

/oleocenter

MÃO DE OBRA GRATUITA Super troca e venda de óleos, lubrificantes, filtros e graxas

ÓLEOS ORIGINAIS DE VÁRIAS MARCAS Av Brasil 3134, Nações

3608 4280 | 99837-4865 Segunda a sexta das 8h30 às 18h30 | Sábado das 8h30 às 15h

Este é um comparativo entre fotos antigas e recentes de Fazenda Rio Grande. Se você tem alguma foto antiga e interessante que possa contribuir com o Antes e Depois, envie um e-mail para revista@acinfaz.com.br ou entre em contato com o Departamento de Comunicação da ACINFAZ pelo do telefone (41) 3627-1958


16

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

A Revista ACINFAZ apresenta a editoria Fique Ligado – série Marketing e Comunicação. Conheça os principais canais, estratégias e ferramentas que podem ser aplicados ao seu negócio.

Visibilidade para marcas ou empresas: Aproveitar o espaço de um evento para expor sua marca pode ser muito interessante para os negócios, seja ele de organização própria ou de terceiros. Virgínia Serafim comenta sobre a impressão que a divulgação de uma empresa em um evento pode causar: “O evento, aos olhos das pessoas, é caro. Então, o público conclui que sua marca ou empresa são fortes por estarem expostas em um evento grande, por exemplo”. Além disso, explica Virgínia, a exposição pode tornar a marca conhecida, demonstrar estrutura, solidez, credibilidade e preocupação em elevar o nome da empresa.

Eventos de terceiros: Marcas também podem ser expostas em eventos como patrocinadoras ou apoiadoras de empresas parceiras, fornecedores ou distribuidores. Muitas vezes, vincular o nome de sua empresa ao de outra pode ser vantajoso, ainda mais se a mesma tiver tradição e credibilidade em seu ramo de atuação.

Organização de eventos próprios: Uma empresa, sempre que possível, pode realizar eventos especiais. Virgínia diz que isso ajuda a evidenciar uma cultura empresarial e pode estreitar o relacionamento com clientes ou parceiros. E motivos para celebrar não faltam: lançamentos de produtos ou nova imagem empresarial, celebração de aniversários ou conquistas (de um prêmio, por exemplo), datas comemorativas (Natal, Dia da Mulher, Páscoa, etc.), entre muitas outras possibilidades. O evento pode ser organizado dentro da empresa ou em local específico para essa finalidade. Segundo Virgínia, o importante é elevar a sua marca.

EVENTOS Custo: De acordo com Virgínia, um evento pode ter um alto custo, mas é possível organizar algo de forma mais barata. “O valor é muito variável, não precisa ser caro e nem para muitas pessoas. Você pode montar um evento só com permutas e parceiros. Fica bom pra todos e o custo é bem acessível”, aponta.

Formatos e temáticas: Há uma variedade de formatos e temas que podem ser adotados para a realização de um evento. Virgínia menciona alguns: coffe break, jantar, feira, desfile de moda, coquetel, café da manhã, sorteios, evento beneficente, competição desportiva, etc. “Uma reunião já é um evento”, afirma Virgínia. É muito importante avaliar qual estilo pode ser interessante e condizente com o seu negócio. Por exemplo: suponha que uma academia vá realizar uma competição de luta em sua cidade ou região de atuação. Se sua empresa vende roupas ou artigos esportivos, suplementos para atletas, alimentação saudável, energéticos ou algo nessa linha, pode ser uma boa escolha patrocinar. Agora, talvez não fizesse muito sentido uma hamburgueria ou um pet shop ter participação nesse caso.

Virgínia Serafim é proprietária da Serafim Eventos, empresa que planeja, produz e assessora eventos sociais e corporativos em Fazenda Rio Grande e região.

Público:“O evento faz um link entre a empresa e o seu público”, fala Virgínia. Ela comenta que, ao serem convidadas para determinadas ocasiões, as pessoas ficam com um sentimento de exclusividade e de importância, ainda mais se no evento elas tiverem contato e amostras de produtos ou serviços.

Recursos estratégicos: Existem formas de aproveitar as ocasiões para disseminar sua marca para o público de um evento. Alguns recursos são: exibição em telão, fixação de banner, distribuição de folder, entrega de brindes, menção do nome da empresa pelo cerimonialista, apresentação de vídeo institucional, espaço aberto para a fala de um presidente ou executivo da empresa. Virgínia faz um alerta sobre o uso de determinados recursos. “É preciso ficar atento ao perfil do público do evento e ao seu formato para definir o que é ou não pertinente fazer. Tem determinados brindes que podem não combinar: um evento formal, um pouco mais chique, não pode ter como brinde squeezes [garrafas] de plástico, por exemplo. Talvez uma caneta bonita seja mais interessante para aquele público”, diz a empresária, que ressalta: “Tem que ser o material certo, no momento certo e que demonstre sua disposição em ser excelente”.


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

䌀伀䴀준刀䌀䤀伀 䔀堀吀䔀刀䤀伀刀 吀䔀䴀 䴀䄀刀䌀䄀 伀  䜀爀甀瀀漀  䌀愀猀挀漀    甀洀愀  攀洀瀀爀攀猀愀                     攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀  攀洀  猀攀爀瘀椀漀猀  搀攀  挀漀洀爀挀椀漀  攀砀琀攀爀椀漀爀 挀漀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀 愀琀甀愀漀  洀愀爀挀愀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 倀愀爀愀渀℀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀  挀漀渀琀愀  挀漀洀  瀀爀漀ǻ猀猀椀漀渀愀椀猀  愀氀琀愀洀攀渀琀攀           琀爀攀椀渀愀搀漀猀  攀  瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀  瀀愀爀愀  漀昀攀爀攀挀攀爀  琀漀搀愀  愀  琀爀愀渀焀甀椀氀椀搀愀搀攀  焀甀攀  漀  猀攀甀  渀攀最挀椀漀  洀攀爀攀挀攀℀  洀攀爀攀挀攀℀ 儀甀愀渀搀漀  漀猀  渀攀最挀椀漀猀  猀漀                  一漀猀猀漀猀 匀攀爀瘀椀漀猀㨀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀渀琀攀 挀漀洀 漀 䜀爀甀瀀漀 䌀愀猀挀漀Ⰰ 

䐀攀猀瀀愀挀栀漀 䄀搀甀愀渀攀椀爀漀

愀ǻ渀愀氀 儀唀䔀䴀 匀䔀 䤀䴀倀伀刀吀䄀Ⰰ 䤀䴀倀伀刀吀䄀 伀唀  䔀堀倀伀刀吀䄀 䌀伀䴀 伀 䜀刀唀倀伀 䌀䄀匀䌀伀℀

䘀爀攀琀攀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 䘀爀攀琀攀 刀漀搀漀瘀椀爀椀漀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 匀攀最甀爀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 匀椀猀挀漀猀攀爀瘀

䌀甀爀椀琀椀戀愀 簀 倀愀爀愀渀愀最甀 ⴀ 㐀㄀ ㌀ ㌀㤀⸀㠀㄀㔀㘀 ⴀ 眀眀眀⸀最爀甀瀀漀挀愀猀挀漀⸀挀漀洀⸀戀爀

17


18

Revista ACINFAZ | Junho de 2018

Reunião mensal da Câmara Setorial dos Contabilistas da ACINFAZ (CASEC). Os encontros foram retomados após o agitado mês de declaração de Imposto de Renda (abril).

Aniversário do Guilherme Alves, agente de registro da ACINFAZ. Felicidades!

O João Solano, relator da Junta Comercial, também celebrou seu aniversário. Parabéns!

Representantes da loja O Boticário, de Fazenda Rio Grande, estiveram na sede da ACINFAZ. As vendedoras mostraram alguns produtos para a equipe de colaboradores.


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

Mayhara Cristina dos Santos Gabriel e Kauane Zuchi Rodrigues, alunas do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual De Educação Profissional Erotides Ângelo Nichele, estiveram na sede na ACINFAZ para uma conversa com o presidente da entidade sobre o processo de industrialização de Fazenda Rio Grande.

O Marcos e o Jonas garantem a entrega da Revista ACINFAZ em todas as empresas associadas, nos estabelecimentos patrocinadores e nos pontos de distribuição.

Reunião mensal da diretoria da ACINFAZ, realizada em maio.

Mais uma aula do curso de Direito Trabalhista, realizada na sede da ACINFAZ. Este curso conta com aulas mensais e tem a duração de um ano, totalizando 12 encontros. Sua conclusão se dá no final deste semestre.

O presidente da ACINFAZ, Gastão Gonchorovski, recebeu a visita do coordenador de jornalismo da rádio Banda B, Geovane Barreiro.

Gastão Fabiano Gonchorovski, presidente da ACINFAZ, recebeu a visita de Amauri e Mari Selma Baldan, proprietários das empresas Madeireira Baldan e Industrial Baldan.

Reunião entre o Conselho Deliberativo Jovem da ACINFAZ e a equipe de ciclismo Pedala Fazenda sobre a organização do Passeio Ciclístico, realizado no final de maio. Na foto: Nerli Webber, Juliana Daga, Gastão Gonchorovski, Giulianno Gomes e Guilherme Pelanda. Saiba mais sobre o evento na página 51.

19


20

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

venha conhecer nossa seleção especial de vinhos nacionais, importados e produtos coloniais

41

3604-7453 • 41 99810-3327

avenida nossa senhora aparecida, 478 - santa terezinha


21

se beber não dirija

Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande


22

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | DICA

POR QUE INVESTIR EM QUEM JÁ É SEU CLIENTE PODE SER MAIS VANTAJOSO? Por Serasa Experian (adaptado)

É muito mais vantajoso apostar na carteira de clientes que sua empresa já possui. Os consumidores antigos já são conhecidos e isso permite a construção de uma relação duradoura com eles, e o investimento é menor, o que também ajuda a evitar problemas no fluxo de caixa. A importância dos clientes de base Pesquisas mostram que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais que manter um cliente atual. É nesse cenário que aparece a importância das estratégias de fidelização. Essa é a melhor maneira da empresa se diferenciar, ganhar vantagem competitiva perante os concorrentes e manter os clientes satisfeitos. Aposte no atendimento Esse é o recurso principal para a melhoria da carteira e fidelização dos clientes. Oferecer um bom atendimento é básico. Para se destacar é preciso ofertar uma experiência de compras única.

O objetivo é agregar valor ao produto ou serviço que está sendo vendido. A consequência é a satisfação do consumidor, que volta a comprar e indica a sua marca para outras pessoas. Ou seja, investindo nos clientes da base também consegue captar novos a longo prazo. Foque na retenção de clientes As técnicas de identificação e engajamento dos clientes são aplicadas há muitos anos e começaram pelos pequenos comerciantes, que conheciam seus fregueses e sabiam informações relevantes, como preferências de consumo, datas de aniversário, etc. Essa pratica tornava os clientes consumidores fiéis. Isso ainda continua no mundo digital. A diferença é que se tornou ainda mais relevante conseguir informações a respeito do público. As ferramentas de marketing ajudam nesse processo e o deixam mais eficaz. É possível conhecer os hábitos dos consumidores, segmentá-los por interesses e tratá-los de forma personalizada.


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

VANTAGENS: • Menos custos e mais receita Ao ofertar produtos e serviços que realmente atendem as demandas e necessidades dos seus consumidores, o seu custo diminui, pois os recursos são alocados conforme as buscas, gerando rotatividade de estoque. • Fortalecimento das relações com a carteira de clientes O relacionamento com os consumidores torna-se mais próximo ao apostar nos clientes da base. Essa atitude faz com que eles estejam diretamente envolvidos com a empresa e se tornem uma fonte de renda constante.

AINDA NÃO TEM UMA CARTEIRA DE CLIENTES? Uma ferramenta que pode ajudar é a criação de um mailing segmentado para o seu negócio, ou seja, um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores. O mailing é uma ferramenta usada para a realização de marketing direto, para estabelecer e manter o relacionamento direto e contínuo entre as empresas e seus consumidores, com o objetivo de abrir portas para a venda de qualquer produto ou serviço, através da propaganda de resposta direta, como mala direta, correio eletrônico e telemarketing.

23


Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

Saiba mais: A GM Service nasceu em 1999, em Fazenda Rio Grande. Desde então, entre outras atividades, oferta cursos profissionalizantes para diferentes públicos do município. Ao todo, 9 modalidades de cursos são disponibilizados: auxiliar administrativo, informática, auxiliar de farmácia, inglês, manutenção de computadores, design gráfico, Excel avançado, alemão e VIP para adultos (curso rápido de informática, noturno, com abordagens específicas). Todos os cursos concedem certificação reconhecida em todo território nacional. Os cursos têm duração variada de 1, 4 ou 12 meses – o tempo até a conclusão dependerá do curso escolhido. De acordo com Rosimere Machado, diretora da GM Service, a escola tem profissionais qualificados e com grande experiência e as turmas são compostas, em sua maioria, por adolescentes e jovens estudantes em busca da primeira oportunidade de trabalho. “As aulas são diferenciadas por conseguirem abordagem dinâmica do conteúdo rotineiro e alcance das expectativas dos alunos”, diz a diretora. Rosimere conta que a escola presta apoio aos alunos que buscam colocação profissional. Através das parcerias que a GM firmou com agências do segmento, são feitos encaminhamentos para vagas de emprego de empresas locais.

GM Service Telefone: 3627-2453 Endereço: Rua Manoel Claudino Barbosa, 1582 – Pioneiros Facebook: facebook.com/gmserviceinformatica

O

ÇÃ

A E Q UALIFIC

As informações desta página são cedidas e aprovadas por terceiros. A Revista ACINFAZ não se responsabiliza por qualquer incompatibilidade com a realidade.

Tempo de atuação no município: 19 anos Nível de ensino: profissionalizante Infraestrutura: 3 salas de aula, sendo o laboratório de informática uma delas, sala de inglês e administração, além de 1 laboratório técnico para aula de hardware Quadro de docentes e funcionários: 11 funcionários Informações: Rosimere Machado (diretora)

E NDA

M

O

IN

Instituição: GM Service

FAZ

TE

ENS

A editoria Na Fazenda Tem é uma série sobre as instituições de Fazenda Rio Grande que oferecem ensino profissionalizante, técnico e superior.

NA

24


BATERIAS NOVAS E RECONDICIONADAS COM GARANTIA • CARRO • MOTO • CAMINHÃO • ALARMES • ESTACIONÁRIA

DISK ENTREGA

DESDE 2008

SEU E U Q A I G A R N E N Á E T S A E A S I C E R ! P S O A I R R R E A T C A B S A D CASA MATRIZ

3627-2918 41 99724-4189 • 41 99674-1070

FILIAL

3604-5464 41 99524-4144

41

41

RUA CARLOS EDUARDO NICHELE, 1840 - PIONEIROS

AVENIDA BRASIL, 1849 - EUCALIPTOS


26

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | ARTIGO CSA

O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR A CSA (Câmara Setorial de Advogados da ACINFAZ) convidou a Drª. Francine Nogueira Prestes para compor um artigo a respeito dos limites entre direitos e deveres dos educandos no ambiente escolar. Assim, nos foi apresentado um material valiosíssimo o qual compartilharemos em três partes. Parte III A aplicação da sanção disciplinar a aluno acusado da prática de ato de indisciplina não poderá ocorrer de forma sumária, sob pena de violação do contido no art. 5º, incisos LIV e LV da Constituição Federal, que garantem a todos o direito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, mais uma vez como forma de colocar a pessoa a salvo da arbitrariedade de autoridades investidas do poder de punir. Nesse contexto, é elementar que o aluno acusado da prática da infração disciplinar, seja qual for sua idade, não apenas tem o direito de ser formalmente cientificado de que sua conduta (que se impõe seja devidamente descrita), caracteriza, em tese, determinado ato de indisciplina (com remissão à norma do regimento escolar que assim o estabelece), como também, a partir daí, deve ser a ele oportunizado exercício ao contraditório e à ampla defesa, com a obrigatória notificação de seus pais ou responsável, notadamente se criança ou adolescente (para assisti-lo ou representá-lo perante a autoridade escolar), confronto direto com o acusador, depoimento pessoal perante a autoridade processante e arrolamento/oitiva de testemunhas do ocorrido. Todo o procedimento disciplinar, que deve estar devidamente previsto no regimento escolar (também por imposição do art.5º, inciso LIV da Constituição Federal), deverá ser conduzido em sigilo, facultando-se ao acusado a assistência de advogado. Apenas observadas todas essas formalidades e garantias constitucionais é que se poderá falar em aplicação de sanção disciplinar, cuja imposição, do contrário, será nula de pleno direito, passível de revisão judicial e mesmo sujeitando os violadores de direitos fundamentais do aluno a sanções administrativas e judiciais,

tanto na esfera cível (inclusive com indenização por dano moral eventualmente sofrido - ex vi do disposto no citado art. 5º, inciso X da Constituição Federal), quanto criminal, tudo a depender da natureza e extensão da infração praticada pela autoridade responsável pela conduta abusiva e arbitrária respectiva. Evidente também que a decisão que impõe a sanção disciplinar precisa ser devidamente fundamentada, expondo as razões que levaram a autoridade a entender comprovada a acusação e a rejeitar a tese de defesa apresentada pelo aluno e seu responsável, inclusive para que possa ser interposto eventual recurso às instâncias escolares superiores e mesmo reclamação ou similar junto à Secretaria de Educação. Embora as cautelas acima referidas pareçam excessivas, devemos considerar que seu objetivo é a salvaguarda do direito do aluno/cidadão (criança, adolescente ou adulto) contra atos abusivos/ arbitrários da autoridade encarregada da aplicação da sanção disciplinar, que para o exercício dessa tarefa não possa violar direitos fundamentais expressamente relacionados na Constituição Federal e conferidos a qualquer um de nós, consoante acima mencionado. Também não podemos perder de vista que todo o processo disciplinar, com a cientificação da acusação ao aluno e garantia de seu direito ao contraditório e ampla defesa, possui uma fortíssima carga pedagógica, pois vendo o aluno que seus direitos fundamentais foram observados, e que foi ele tratado com respeito por parte daqueles encarregados de definir seu destino, a sanção disciplinar eventualmente aplicada ao final por certo será melhor assimilada, não dando margem para reclamos (em especial junto aos pais) de “perseguição” ou “injustiça”, que não raro

de fato ocorrem (ou ao menos assim acredita o aluno), e que acabam sendo fonte de revolta e reincidência ou transgressões ainda mais graves. Em suma, se formos justos com o aluno acusado do ato de indisciplina, mostrandolhe exatamente o que fez, dando-lhe a oportunidade de fornecer sua versão dos fatos e, se comprovada a infração, dizendo a ele porque lhe estamos aplicando a sanção disciplinar, tudo dentro de um procedimento sério, acompanhado desde o primeiro momento pelos seus pais ou responsável, teremos muito mais chances de alcançar os objetivos da medida tomada, que se espera sejam eminentemente pedagógicos (e não apenas punitivos), evitando assim a repetição de condutas semelhantes e ensinando ao jovem uma impagável lição de cidadania, como a instituição escolar, consoante alhures ventilado, tem a missão constitucional de ministrar. Ao arremate, vale apenas reforçar a afirmação por vezes efetuada que a sistemática acima referida deve ser adotada em relação a todos os alunos, independentemente de sua idade ou nível escolar, pois a obrigação do respeito a direitos e garantias constitucionais de parte a parte não tem idade, sendo direito - e também dever, de todo e qualquer cidadão, seja ele criança, adolescente ou adulto. Para concluir devemos lembrar que devemos formar uma base sólida entre as famílias e as escolas, que são responsáveis pela formação das crianças e adolescentes. Assim o fazendo estremos garantindo um futuro bem melhor para a nossa comunidade. Francine Nogueira Prestes OAB/PR 22.382


o impacto da copa do mundo

влияние мирового кубка

28 Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | CAPA


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

Evento de proporções internacionais influencia o cotidiano de empresas locais Quatro anos se passaram e a Copa do Mundo se torna novamente o assunto do momento. Neste instante, a competição volta a mexer com a rotina do Brasil, do povo, de órgãos públicos e privados e também da economia, que sente os impactos gerados no país do futebol, mesmo com o evento sendo sediado na Rússia. A expectativa pelo hexacampeonato é notória e, novidade ou não, é fato que até mesmo os resultados dos jogos podem influenciar na vida dos brasileiros, seja na daqueles apaixonados ou, ainda, na dos que não gostam da ocasião. Setor industrial Gisele Marques da Silva, professora dos cursos de Recursos Humanos (RH) e Logística na unidade de Fazenda Rio Grande da Unifacear, comenta que levou o tema para a sala de aula para ser trabalhado com seus alunos de RH. Através de uma pesquisa acadêmica com 30 empresas locais, ficou claro que a Copa vai impactar diretamente a economia de Fazenda Rio Grande. O impacto negativo que pode ocorrer no setor industrial, por exemplo, se dá pela interrupção na produção para acompanhamento dos jogos. A professora reconhece que liberar colaboradores para assistir à Seleção Brasileira não é obrigação das empresas, mas o que acaba prevalecendo é o senso comum. “O Brasil é o país do futebol, como dizem, então você vai deixar de atender esse desejo? Às vezes, o funcionário vai trabalhar com má vontade, ou nem vai, o que acaba sendo pior ainda”, diz. Ela conta que a pesquisa levantou que a maioria está se organizando para que os colaboradores não sejam dispensados e possam assistir às partidas na empresa, até para se evitar os transtornos de locomoção, saídas antecipadas, entre outras situações.

Gisele Marques da Silva é formada em Ciências Contábeis, Gestão Pública e Pedagogia. Atua na Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR), é coordenadora de cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e professora da Unifacear (cursos de RH e Logística). Também é escritora. Mora em Fazenda Rio Grande há mais de 20 anos e acompanhou o crescimento e a transformação da cidade.

Comércio Por outro lado, Gisele aponta aumento no

consumo em diferentes tipos de comércios no período do Mundial. “Em empresas de comércio, como mercados, aumenta o consumo de bebidas, de carnes, então eles estão contando com isso”, afirma. Ela frisa que, se a Seleção avançar para as últimas fases, o resultado disso para os comerciantes pode ser um rendimento extra. Lojas de utilidades, que vendem fantasias, apitos, acessórios e adereços alusivos à Copa do Mundo, por exemplo, também devem aproveitar a época comemorativa para estimular as vendas e lucrar mais. A professora ainda faz uma observação: “Agora, na questão de comércio também, principalmente em se tratando de bares, se os proprietários não se adequarem, fizerem algumas coisas inovadoras, como disponibilizar um telão, fazer promoções para chamar o público, eles podem sair perdendo”. Já nas lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, os índices devem subir. “As lojas estão se preparando, contratando funcionários, comprando mais eletroeletrônicos, principalmente televisão. Então, para esse lado, a economia vai girar bastante. Até, se a família deixou de trocar a televisão e estava postergando isso, provavelmente vai pensar em comprar uma para assistir aos jogos da Copa”, aponta Gisele, acrescentando que as promoções da época influenciam, inclusive, os que não apreciam futebol, mas acabam aproveitando as oportunidades. Política e economia Os cenários político e econômico brasileiros não se encontram nos seus melhores dias. Entretanto, Gisele acredita que as expectativas de consumo não serão influenciadas por esses fatores durante a Copa. Ou seja, segundo ela, as pessoas não deixarão de consumir ou celebrar os jogos por causa da condição na qual se encontra o país. “O povo brasileiro, falando de competição, principalmente futebol, esquece tudo e vai comemorar, assistir aos jogos”, opina.

29


30

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | CAPA

O que dizem os empresários ?

A Revista ACINFAZ conversou com empresários que atuam em Fazenda Rio Grande e região para saber como seus negócios são impactados em período de Copa do Mundo. Confira:

Vendas aquecidas O proprietário do Supermercado Suprimais, Alencar Rodrigues da Silva, explica que é comum o aquecimento das vendas em seu ramo momentos antes dos jogos do Brasil. Ele lembra de Copas passadas: “Em dia de jogo da Seleção, o pessoal que trabalhava em Curitiba já vinha embora e, antes de ir para casa, já levava alguma coisa para comer. Sempre dava um movimento pré-jogo e esse movimento sempre foi superior ao normal”. Entre os produtos mais procurados pela clientela, Alencar destaca a cerveja, carnes e itens para churrasco. Além disso, a pipoca também é bem procurada. Ele disponibiliza ainda acessórios e produtos comemorativos, como “vuvuzelas” (cornetas) e chapéus. O mercado costuma ser enfeitado para a ocasião. Sobre os dias de partidas, o empresário comenta que a empresa fecha durante, mas abre na sequência – os funcionários acompanham os jogos na empresa. Ele diz ainda que as vendas do período compensam essa pausa. “Em geral, mesmo fechando a loja, ainda fica bom. Os momentos pré e pós-jogo acabam compensando”. Os resultados da competição podem estimular ou desestimular o consumo, segundo Alencar. “Se o Brasil ganhar, a festa continua. Aí, é melhor ainda, só alegria”, declara. Alencar Rodrigues da Silva Supermercado Suprimais

Prejuízo Andressa Borelli, administradora da Dedetize-Já, que atua no controle de pragas, comenta que os dias de jogos da Seleção Brasileira impactam negativamente o seu departamento de vendas. “Muitos comércios já não atendem, fecham no período do jogo e emendam o resto dia. Restaurantes, bares e lanchonetes que ficam abertos nesses horários atendem o telefone com pressa e não nos deixam falar. Muitas vezes, temos que dispensar o funcionário porque não há o que fazer. Isso gera prejuízo”, aponta ela. Andressa Borelli Administradora da Dedetize-Já


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

SAIBA MAIS Confira os detalhes dos jogos da Seleção na primeira fase da Copa 2018: 17/06/2018 (domingo) - 15h00 Brasil x Suíça

Momento de confraternização O diretor da Facep Cursos e Faculdade Fael, Johnny Batista de Oliveira, acredita que a Copa do Mundo não impactará negativamente a sua empresa. Segundo ele, o período é de confraternização. “Acredito ser um momento a mais de confraternização e união para torcer pelo nosso país”, opina.

22/06/2018 (sexta-feira) – 09h00 Brasil x Costa Rica 27/06/2018 (quarta-feira) – 15h00 Sérvia x Brasil

Johnny Batista de Oliveira Diretor da Facep Cursos / Faculdade Fael

Boas expectativas Alexandre Gravena, das Lojas Maringá, está otimista para o período da Copa. De acordo com ele, as duas lojas estarão abastecidas com produtos temáticos. “Estamos preparados, temos bastante coisas diferentes e vamos trabalhar focados na época”, afirma. Entre os apetrechos mais vendidos, Alexandre menciona as cornetas, buzinas, camisas, bandeiras, entre outros. Ele diz também que as lojas são decoradas e a que as equipes entram no clima de Copa do Mundo. O empresário revela que os itens são vendidos sem dificuldades, principalmente nos dias de jogos do Brasil. “Os produtos saem com bastante facilidade. Desde que o time continue ganhando, vai embora. Só não pode dar uma zebra”, brinca ele, destacando a influência dos resultados dos jogos nos índices de vendas da empresa. Durante as partidas da Seleção Brasileira, as Lojas Maringá estarão fechadas. Alexandre Tramontina Gravena Proprietário das Lojas Maringá

Poder Judiciário A advogada Renata Letícia Doná, que também é coordenadora da CSA (Câmara Setorial de Advogados da ACINFAZ), comenta que, em caso de suspensão de expediente no Judiciário, o atendimento de determinadas demandas que necessitem do fórum e demais órgãos sofrerá interferência. “No mais, o sistema de tramitação de processos é digital e o advogado tem a prerrogativa de se programar para atender as necessidades podendo dispor de tempo, se assim for de seu interesse, para acompanhar os jogos”, complementa. Renata Letícia Doná Advogada

31


34

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | CÂMARAS SETORIAIS

Integrantes da Câmara de RH e representantes da ACINFAZ

CÂMARA DE RH DA ACINFAZ ESTÁ SENDO REATIVADA

A Câmara Setorial de RH, da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), está sendo reativada. Criada em 2008, a Câmara surgiu para integrar profissionais do ramo de Recurso Humanos (RH) ligados às empresas associadas à ACINFAZ, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências sobre a área, além de dar apoio e suporte às demandas coletivas. Durante os últimos anos, a Câmara esteve inativa, mas está voltando com uma série de pautas e ações que visam favorecer o setor que representa. A ideia de retomar as atividades

surgiu nas reuniões da Câmara Setorial das Indústrias da ACINFAZ (CASIN). “A CASIN começou a receber solicitações e demandas da área e isso sinalizou que era importante, era o momento de reativar”, explica Willian Shinoki, diretor da Indústria da ACINFAZ e coordenador da CASIN. Shinoki explica que o grupo ainda está em processo de formação e que em breve será destacada uma pessoa para coordenar as atividades. É importante frisar que, apesar de ter sido retomada nos encontros da CASIN, a Câmara de RH não faz parte da mesma e é aberta para a participação de pessoas de

empresas de qualquer porte e segmento. Primeira ação No dia 16 de maio, os integrantes da Câmara de RH participaram de um encontro com a diretoria do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Erotides Ângelo Nichele, conhecido em Fazenda Rio Grande como Escola Técnica. O intuito foi criar um diálogo e gerar proximidade entre o grupo e a instituição de ensino que forma profissionais que possivelmente atuarão no mercado de trabalho fazendense.

PRECISA renovar A CARTEIRA? REALIZE O EXAME toxicológico COM A GENTE! Nós cadastramos o seu o exame!*

41 3627-1423

Rua Francisco Claudino dos Santos, 259 - Pioneiros www.biolag.com.br

*Conforme Lei Federal 13.103. Obrigatório para empresas e motoristas categorias C, D e E.


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

35

Em visita ao CEEP, os presentes falaram sobre o mercado de trabalho fazendense

O CEEP pode ofertar cursos específicos em Fazenda Rio Grande para atender as demandas de mão de obra atuais Mirian Maurer, diretora do CEEP

Na ocasião, Mirian Maurer, diretora do CEEP, deu abertura para que os representantes das empresas pudessem expor suas demandas atuais. Segundo ela, com informações dessa natureza é possível formatar e ofertar na instituição cursos e grades curriculares mais específicas, possibilitando, desta forma, que os futuros profissionais atendam às demandas do empresariado local. Para saber mais sobre esta e outras câmaras setoriais da ACINFAZ, acesse: www.acinfaz.com. br/camaras-setoriais

Willian Shinoki, diretor da Indústria da ACINFAZ e coordenador da CASIN

RODÍZIO DE CARNES | BUFFET LIVRE | EVENTOS Rua Benito Antonio Baldan, 76

Informações e Reservas

3627-1120


36

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | E-COMMERCE

E-COMMERCE: ENTENDA MAIS SOBRE ESSE MERCADO QUE NÃO PARA DE CRESCER Que o número de empresas que vêm buscando a internet para comercializar seus serviços e produtos está crescendo, ninguém duvida. Agora, você já parou para pensar como é criar ou operar um e-commerce (ou, em português, um comércio virtual)? Gabriel Bordin Manzoni, graduado em Computação, com MBA em Engenharia de Sistemas e mais de 18 anos de atuação em programação de softwares e sistemas para internet, explica que qualquer tipo de negócio pode funcionar na internet. No que se refere à criação e gestão, uma loja online pode ser muito mais simples e barata do que uma loja física. O profissional comenta que, cada dia mais, as empresas procuram se alinhar às novas dinâmicas de consumo, que mudam justamente pela “explosão tecnológica” que ocorre no mundo. Confira a entrevista completa:

Revista ACINFAZ - Sabemos que o número de e-commerces vem crescendo no Brasil e no mundo. Como você enxerga esse crescimento no setor? Gabriel Manzoni - De 2007 para cá, o e-commerce no Brasil vem experimentando um crescimento de mais de 300%. Nos últimos anos, mesmo com a crise econômica e política, enquanto o comércio tradicional estava estagnado ou em queda, o e-commerce continuava crescendo em torno de 15% ao ano. Vejo como uma transformação natural do comércio tradicional para se alinhar a uma nova dinâmica de consumo. Estamos vivendo um tempo de explosão tecnológica. Nossa sociedade, hoje, vive conectada, online. Quero dizer, nós nos acostumamos a ter tudo na tela dos nossos celulares, tudo à mão. E o mercado percebeu que essa comodidade agrada ao usuário. Revista ACINFAZ - Em sua opinião, no que se refere à formalização, gestão de

estoque, logística, atendimento, compras, vendas, enfim, ao que é relacionado ao meio empresarial, quais são as principais diferenças entre um e-commerce e uma loja física? Um pode ser mais fácil de administrar do que o outro? GM - Um exemplo interessante é compararmos o e-commerce a uma filial da loja física principal. Por que não podemos vê-lo como uma expansão, como uma segunda loja que o empresário abrirá? E antes de continuar já afirmo: um e-commerce é muito mais simples e barato. Evidentemente que essa regra muda se você for um gigante do varejo nacional. Alguns investem pesado em sistemas sofisticados, porque muitas vezes a loja virtual é a única loja da empresa, então ela precisa ser robusta. Mas, voltando ao nosso exemplo, as diferenças já começam na abertura. Uma loja virtual exigirá muito menos investimentos iniciais e de manutenção do que uma loja física. E quando falamos em gestão de estoque, logística, atendimento e outros pontos, um e-commerce


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

Gabriel Bordin Manzoni é graduado em Computação pela UNISUL e possui MBA em Engenharia de Sistemas pela ESAB. Mais de 14 anos de experiência de TI em instituição financeira de grande porte. Mais de 18 anos de atuação em programação de softwares e sistemas para internet. É diretor da TCA Soluções e da Tab Marketing Digital.

pode fazer uso dos recursos que você já possui. Você já faz algumas entregas com moto? Seu e-commerce pode usar os mesmos entregadores. Seus clientes costumam conversar com você por e-mail ou WhatsApp? Pode ter certeza de que eles vão continuar usando esses mesmos canais.

preenchem um questionário de preferências e a partir daí nós assumimos totalmente o responsabilidade pela criação.

Revista ACINFAZ - O que é necessário, burocraticamente falando, para abrir um e-commerce atualmente?

GM - É barato! Que tipo de loja tradicional você conseguiria montar sem investimento inicial e com manutenção mensal de R$175,00?

GM - A infraestrutura possui alguma complexidade. Resumidamente, você precisa contratar hospedagem, domínio, sistema de segurança e um intermediador de pagamentos para realizar os recebimentos. Parece complicado, mas com uma boa assessoria fica muito simples. Nós praticamos a filosofia de que o empresário deve usar o tempo dele gerando negócios, fazendo aquilo que ele faz melhor. As questões técnicas ficam conosco. Nossos clientes encaminham seus dados,

Revista ACINFAZ - É caro montar uma loja online?

Revista ACINFAZ - Que tipos de negócios são indicados para o universo das lojas virtuais? GM - Hoje não temos mais limitação alguma quanto a isso. As experiências das empresas na internet nos mostram que qualquer setor pode vender online. Comida, vestuário, material de construção, etc. A regra é: se você consegue fazer a entrega, você pode vender pelo e-commerce.

Revista ACINFAZ - Hoje, quais são os produtos mais vendidos na internet? GM - É bem diversificado, como falei antes. Vestuário, calçados, moda, cosméticos, eletrodomésticos e decoração para casa. Revista ACINFAZ - Quais características não podem faltar para quem empreende ou quer empreender virtualmente? GM - Ousadia é a primeira delas. E quem decide-se por investir nesse setor já demonstra essa característica. Empreender digitalmente também requer perseverança, pois assim como em qualquer negócio talvez os resultados não aconteçam tão rapidamente. O empreendedor deve ser flexível, entender que a dinâmica do atendimento é diferente (os contatos dos clientes são mais frequentes e eles esperam respostas rápidas).

37


38

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

Fazenda Rio Grande 2050 é a editoria da Revista ACINFAZ que tem como objetivo mostrar mais sobre esta ideia. Acesse: acinfaz.com.br/fazenda2050.

Assinatura do contrato

FAZENDA RIO GRANDE INICIA UM NOVO MOMENTO Município assina contrato que dá início às atividades do Programa de Desevolvimento Local

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores participaram de uma reunião, no dia 07 de maio, para a assinatura do contrato firmado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), para a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodec), que estruturará um conselho ou uma agência de desenvolvimento local em Fazenda Rio Grande.

para o planejamento e desenvolvimento da cidade daqui para frente.

Assinado pelo prefeito Marcio Wozniack, na presença de Vinícius Milani, coordenador regional de Ambiente de Negócios do Sebrae/ PR, o contrato garante a liberação do recurso para o programa que será um dos balizadores

Comitê Gestor

O Prodec é uma ferramenta de trabalho desenvolvida pelo Sebrae/PR e adaptada ao município de Fazenda Rio Grande. Por meio do Programa, uma gama de consultores estarão auxiliando a sociedade civil local a estruturar um modelo de grupo que possa pensar diretrizes futuras para a cidade.

No dia 17 de maio, foi realizada outra reunião, a primeira do Comitê Gestor do Prodec. O referido comitê é composto por 9 membros

- 3 de cada uma das entidades (ACINFAZ, Prefeitura e Câmara). Os encontros do grupo serão semanais e vão acontecer até a conclusão do planejamento das diretrizes estratégicas. A partir dessa composição é que começa a consultoria para a formatação do grupo de desenvolvimento, que terá como participantes a sociedade civil organizada, ou seja, representantes de associações de bairros, sindicatos, clubes de serviços, órgãos públicos (polícias e integrantes do Judiciário), entidades religiosas, entre outros. Vale destacar que o Prodec só está saindo do papel devido à junção de esforços: a Câmara Municipal constituiu uma lei para que o recurso fosse chancelado para todo esse processo; a prefeitura está destinando o recurso que cobrirá o trabalho de consultoria; a ACINFAZ assume o papel de protagonista, junto com as demais entidades da sociedade civil.


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

Primeira reunião do Comitê Gestor do Prodec

Como vai funcionar Para a criação do conselho de desenvolvimento, ao longo de um ano, aproximadamente, o Sebrae/PR prestará todo o suporte aos envolvidos. Entre algumas das principais ações que serão desenvolvidas, destacam-se: • Levantamento de dados e índices sobre Fazenda Rio Grande; • Entrevistas individuais com representantes de entidades locais; • Interação e imersão dos líderes da sociedade civil organizada para um pré-diagnóstico. Fazenda Rio Grande 2050 O sonho de projetar e transformar Fazenda Rio Grande por meio do desenvolvimento econômico teve início em 2006 na ACINFAZ. Ao

longo de todos estes anos, a entidade trabalhou em prol do tema, que foi trazido à pauta com mais frequência a partir de 2016. De lá para cá, diversos diálogos foram estabelecidos com a sociedade e com os poderes públicos. Para denominar e transmitir a ideia, a entidade criou a marca Fazenda Rio Grande 2050, a fim de facilitar o entendimento público na abordagem desse assunto, dando uma identidade à causa e gerando a sensação de pertencimento nos envolvidos. O nome foi inspirado em movimentos similares realizados em outras cidades - a exemplo do Maringá 2047 e do Curitiba 2035 – que estabelecem um “prazo” para a concretização de planos e projetos para o futuro. O título Fazenda Rio Grande 2050 foi desenvolvido pelo departamento do Comunicação da ACINFAZ, para nomear um trabalho sustentado pela entidade e que

tem a prerrogativa de ser uma programa de desenvolvimento econômico e sustentável para o município. Agora que o sonho começou a se realizar, considerando o início dos trabalhos do Prodec e o louvável empenho dos poderes públicos locais, uma nova fase se inicia. Com esse trabalho, a sociedade fazendense terá a possibilidade de escolher o nome e a marca que melhor identificarão o projeto maior que definirá o futuro da cidade.

A cada edição da Revista ACINFAZ, você poderá acompanhar o andamento dos trabalhos do Comitê Gestor do Prodec.

39


40

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | OPORTUNIDADE

APROVEITE AS FESTAS JUNINAS PARA IMPULSIONAR O SEU NEGÓCIO Nessa época do ano, as festas de São João aquecem as vendas de quem sabe aproveitar as oportunidades Por: Portal Sebrae (adaptado)

As festas juninas criam cenário propício para que micro e pequenas empresas aumentem as vendas e ampliem os lucros. Assim como em outras datas comemorativas, seguir no embalo das celebrações e alcançar resultados satisfatórios exigem planejamento e criatividade.

e até mesmo com ingredientes funcionais e saudáveis.

ao público. Isso representa oportunidade de ganhos para quem atua neste setor.

BUFFET COMPLETO

Confira a seguir mais dicas para você aquecer seu negócio. Oportunidades

Lanchonetes, padarias, restaurantes, mercearias e mercados têm, nessa época do ano, a oportunidade de aumentar o faturamento. É no setor de alimentos que se encontra a maior expectativa com o período junino. Em meio à grande concorrência, é preciso pensar em estratégias para conquistar a clientela. É importante apresentar um diferencial para agregar valor ao produto oferecido: seja na diversificação da receita, apostando em ingredientes ou sabores diferentes, seja na apresentação dele por meio de embalagem com cores ou em formato específico. Os tradicionais quitutes (milho, amendoim, pamonha, pipoca, paçoca, canjica e bebidas, como licores) e outros produtos típicos podem ser dispostos em um espaço destacado e com diferentes propostas: vegetarianos, veganos

Vender mais

Outro fator que estimula as vendas nesse período são as temperaturas mais baixas, o que estimula o consumo de itens como queijos, vinhos, caldos, sopas e carnes. Por isso, dispor produtos relacionados e próximos aos típicos pode incentivar o consumidor a levar mais itens para casa. Caso a empresa seja do ramo alimentício e não ofereça costumeiramente comidas típicas, é válido apostar na oferta de um prato especial, acrescentando-o ao cardápio durante a temporada. Essa atitude pode ser vista como um agrado para os clientes. Trajes típicos O período junino também é uma festa para o ramo de confecções: o aquecimento no setor atinge toda a cadeia, que vai da produção à venda, antes mesmo do mês de junho.

Trajes típicos e acessórios (vestidos e roupas, chapéus, botas e sandálias de couro, tiaras, lacinhos, além de objetos de decoração como cestos e peneiras) têm grande apelo junto (41)

Mas as lojas de roupas tradicionais também têm a oportunidade de faturar mais. Nesse caso, a ambientação da loja é o maior chamariz: a regra é demonstrar para o cliente a importância da época junina, investindo na decoração típica e mudando o uniforme dos funcionários, além de destacar na vitrine peças que são tendência na ocasião. Saiba planejar Embora seja excelente oportunidade para aumentar os lucros, datas sazonais como as festas juninas exigem planejamento. Fazer um check-list para a estratégia a ser adotada durante o período é importante e pode evitar prejuízos. É fundamental conhecer as necessidades do consumidor. Não se pode esquecer de analisar a concorrência. Além disso, é importante avaliar a matéria-prima ou o estoque e a necessidade de contratação de mão de obra adicional. É preciso pensar em promoções especiais e na logística, assim como estabelecer metas e prazos. Simples atitudes são capazes de impulsionar o negócio, por isso, tanto nas festas juninas quanto em qualquer época do ano, as lojas precisam se adequar e se planejar para a sazonalidade inerente à data.

3627-1317

contabilidadeiguacu@terra.com.br

Recrutamento, Seleção de Efetivos e Estágios

3627-6656 41 99660-9696 41

DE SD E

1 9 86

fazrh@fazrh.com.br

www.fazrh.com.br

Rua Áustria, 233, Nações - Fazenda Rio Grande

AVENIDA CARLOS EDUARDO NICHELE, 1046 - PIONEIROS - FAZENDA RIO GRANDE - PR


/R ODOCENTER 21 p e i x e s e f r u to s

do ma

r

pe

i

m

rdív

el!

O

S

I ME TO DA PRI

RA

SEX

TA - F E I R

A

D

41 3627-8740

5

Faça sua reserva para eventos, aniversários, casamentos e comemorações

BUFFET COMPLETO ∙ rodízio de carnes ∙ lanches Avenida das Américas, 1953 - Eucaliptos - Fazenda Rio Grande - PR


42

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | FEIRAS

DUAS FEIRAS DEIXAM DE ACONTECER EM FAZENDA RIO GRANDE Nova lei municipal vem garantindo a proteção do comércio local que buscam ganhos na cidade sem oferecer qualquer contrapartida.

Recentemente, a Revista ACINFAZ divulgou a criação da Lei Municipal nº 1221/18, de março deste ano, que regulamenta o funcionamento de eventos itinerantes e feiras esporádicas no município de Fazenda Rio Grande. A construção da nova legislação contou com a participação da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) que, assim como a Prefeitura e a Câmara Municipal, trabalha para proteger a economia e os comerciantes locais. Apesar de recém criada, a lei já evitou a instalação e atuação de duas feiras itinerantes na cidade durante os meses de abril e maio. Uma delas, inclusive, já havia sido realizada no final do ano passado, por meio de uma liminar, mesmo estando em desacordo com a legislação vigente na ocasião. Tal realização prejudicou consideravelmente as empresas fazendenses, que contavam com a época do pagamento do décimo terceiro salário ao consumidor para ter as vendas aquecidas. De acordo com Tatiane Berdusco, assessora e coordenadora do departamento de Arrecadação da Prefeitura, agora, para cumprir a nova lei, o organizador precisa ter tempo e disposição para atender às exigências. “É bastante documentação exigida. A lei é um jeito de segurar as empresas de fora, para dar valor ao comércio da Fazenda”, enfatiza. A primeira das feiras mencionadas foi embargada pela não existência de alvará de funcionamento. A segunda, a mesma que conseguiu a liminar no ano passado, não ocorreu devido à desistência do organizador diante das novas regras legais. “Na hora em que foi passada toda a relação de documentação,

Tatiane Berdusco, do departamento de Arrecadação da Prefeitura

o organizador comunicou que não teria tempo de providenciar e desistiu”, explica Tatiane. A coordenadora comenta que costuma ser bastante procurada quando feiras itinerantes anunciam que estarão em Fazenda Rio Grande em determinado período. “Os empresários ligam para saber o que a gente vai fazer para segurar a feira”, conta ela. Por que o impacto é negativo? Primeiramente, é importante explicar que não é proibida a realização de feiras e eventos itinerantes em Fazenda Rio Grande. O papel da lei é, simplesmente, garantir que diversos critérios sejam cumpridos, a fim de se evitar a prática de concorrência desleal com as empresas instaladas e formalizadas no município. Além disso, a legislação local deve ter força para combater investidores

Vale mencionar também que muitos feirantes buscam a cidade em épocas comemorativas e que, por isso, não é interessante para a economia fazendense a organização de determinadas feiras em períodos próximos do Natal, Dia das Mães, Páscoa, entre outros. Tatiane relata que a feira ocorrida no final do ano passado, por exemplo, causou grande prejuízo para os comerciantes, já que os mesmos venderam menos, pois tiveram que concorrer com uma feira que vendeu produtos a baixo custo (não se sabe a origem desses itens). Consequentemente, também não puderam contratar funcionários temporários de fim de ano, prejudicando, assim, a empregabilidade. Referência Pela eficácia da Lei nº 1221/18, representantes de associações comerciais e câmaras municipais de outras cidades têm buscado adaptar sua legislação aos moldes da lei fazendense, com o intuito de se evitar os mesmos problemas já enfrentados em Fazenda Rio Grande. Feiras locais A ACINFAZ reconhece que a população gosta de participar de feiras, pois esse tipo de evento reúne diversas opções de produtos e/ou serviço em um só lugar. Pensando nisso, a Associação estuda a realização de uma feira na cidade que contaria com a participação de comerciantes locais e ofertas exclusivas.


Pão fres c

o to

do d

ia!

Bolos | Pães | Tortas | Salgados ENCOMENDAS:

3608-2400 | 3608-2600 Avenida Nossa Senhora Aparecida, 884 - Santa Terezinha


44

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

/supermercadopaulistafrg

TERÇA-FEIRA DO HORTIFRUTI Produtos frescos e de qualidade com as melhores ofertas

QUARTA-FEIRA DA PANIFICADORA

Pão fresquinho, bolos, doces e tortas com preços imperdíveis!

SEXTA E SÁBADO CARNE E CHURRASCO As melhores carnes e acompanhamentos para deixar o seu churrrasco ainda melhor!

MATRIZ

41 3604-0102 Avenida Venezuela, 1005 - Eucaliptos

FILIAL

41 3070-3337 Rua Jaguariaíva, 1360 - Santa Terezinha


Associação GALERIA CAPACITA Comercial e| Industrial Junho de 2018 de Fazenda | Revista RioACINFAZ Grande

45

Curso: PNL em Vendas

Realizado em: 14 e 15 de maio de 2018 Instrutor: Laertes Wille Mais uma vez, a ACINFAZ realizou um curso com foco em PNL (programação neurolinguística) aplicada à área de vendas. O professor Laertes Wille abordou temas como perfis de consumidores, segmento de clientes, persuasão na rede de contatos, autoconfiança, entre outros.

APOIO INSTITUCIONAL:

COMPROMISSO EM PRESERVAR A GARANTIA DE UM AMANHÃ


46

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | GALERIA CAPACITA

Aula prática: Confeitaria e Decoração Realizado em: 18 de maio de 2018 Instrutora: Fabíola Jansen Em parceria com a Formigão Doces e a Celebrate, a ACINFAZ promoveu uma aula prática de Confeitaria e Decoração, com os bicos de inox da Celebrate. Na aula, realizada no dia 18 de maio, os participantes aprenderam a usar o instrumento, os movimentos corretos para fazer a decoração, o ponto ideal do glacê real e coloração.

apoio


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

VITRINISMO Curso: Vitrinismo Realizado em: 16 de maio de 20188 Instrutor: Northon Luiz Zanin Já que a primeira impressão é a que fica, a ACINFAZ trouxe para as empresas de Fazenda Rio Grande um curso de Vitrinismo. Realizado em parceria com o Senac, o objetivo foi ensinar aos participantes tendências em decoração de vitrines, iluminação, disposição de produtos, harmonização de cores e elementos decorativos.

apoio

47


Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

Há 17 anos oferecendo um ambiente agradável com a qualidade que você merece. an t e

o in ve

rn

o

tem

ia s

d

d

r du

ss

o

a

lm

opa

sd

48

o s to d o s ar t

o e ja n

RODOVIA BR 116, KM 128, NAÇÕES FA Z E N DA R I O G R A N D E - PA R A N Á


SÉRIE ACINFAZ | Junho de 2018 | Revista ACINFAZ

NOVO SERVIÇO DA ACINFAZ DE CONSULTORIA PARA EMPREENDEDORES

49

Flávia Leite, analista de eventos da ACINFAZ

ACINFAZ Orienta é um programa voltado para quem quer iniciar ou alavancar seus negócios A Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) está formatando uma novidade para os empreendedores que precisam de orientação para iniciar ou alavancar seus negócios. O ACINFAZ Orienta tem o objetivo de atender empresas do município e região, disponibilizando consultores que irão identificar problemas empresariais específicos e auxiliar na busca de soluções. Vale destacar que o programa abrange também aqueles que pretendem abrir um novo empreendimento.

Como vai funcionar?

A proposta é que os valores dos serviços do ACINFAZ Orienta sejam acessíveis.

É importante destacar que, dependendo do grau de necessidade da empresa, novos atendimentos

com Agora ria C o categ normal) hão (camin

O empresário que estiver com alguma dúvida ou dificuldade em relação ao seu negócio poderá procurar a ACINFAZ. Assim, por meio de uma simples conversa ou de um diagnóstico aprofundado, um consultor levanta as dificuldades do consultado, identifica soluções e recomenda ações de acordo com as necessidades específicas de cada um. O atendimento será feito na própria sede da Associação e terá duração de uma hora.

poderão ser agendados e, até mesmo, uma consultoria in company, se for o caso. Haverá consultores disponíveis para tratar de áreas como finanças, gestão, marketing, atendimento, vendas, alimentos, comércio exterior, entre outros.

Se você se interessa e quer saber mais sobre ACINFAZ Orienta, entre em contato com a Flávia Leite, responsável pelo projeto: 3627-1958 ou capacita@ acinfaz.com.br.

Primeira habilitação categorias A e B Inclusão de categorias A e B Renovação da CNH Reciclagem para condutor

3627-2030

cfcestrelaguia@yahoo.com.br Av. Áustria, 460 - Nações, Fazenda Rio Grande


Revista ACINFAZ | Junho de 2018 |

/autoescolamileniofrg.milenio

50

15 anos de excelência na formação de condutores MAIOR FROTA DA CIDADE MAIOR ÍNDICE DE APROVAÇÃO VEÍCULOS RENOVADOS C/ DIREÇÃO HIDRÁULICA 1º SIMULADOR DE DIREÇÃO DA CIDADE PÁTIO DE BALIZA FECHADO E ILUMINADO

VEM PRA MELHOR, VEM PRA MILÊNIO! WWW.AUTOESCOLAMILENIOFRG.COM.BR

RUA CARLOS EDUARDO NICHELE, 1776 | 3627-9358 | 98421-8864


Associação MAIOComercial AMARELOe Industrial | Maio de 2018 de Fazenda | Revista RioACINFAZ Grande

PASSEIO CICLÍSTICO É REALIZADO EM FAZENDA RIO GRANDE Evento celebrou o movimento mundial Maio Amarelo A Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), por meio de seu Conselho Deliberativo Jovem e em parceria com a equipe de ciclismo Pedala Fazenda, promoveu um passeio ciclístico alusivo ao Maio Amarelo, movimento de conscientização para um trânsito mais seguro. Juliana Daga, psicóloga e ciclista, integrante tanto do Conselho Deliberativo como do Pedala Fazenda, comenta que o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo e que o impacto social causado pelos acidentes de trânsito é muito grande, pois a maioria das vítimas está em plena atividade produtiva. Por isso é que o Maio Amarelo surgiu: para chamar a atenção pela vida. O movimento abrange diversos países. Cada cidade, de acordo com Juliana, realiza ações nas diversas modalidades para atingir este objetivo, com campanhas educativas, movimentos, leis, etc. Em Fazenda Rio Grande, o grupo quis enfatizar o respeito no trânsito, principalmente com os usuários de transporte

alternativo, como a bicicleta. “O objetivo foi conscientizar a população de Fazenda Rio Grande para a responsabilidade de um trânsito seguro”, ressalta ela. O evento O trajeto do passeio ciclístico foi de 10 km. A largada aconteceu às 9 horas, na Praça Brasil e a linha de chegada estava no Parque Multi Eventos, em Fazenda Rio Grande. Na ocasião, os participantes ganharam brindes dos patrocinadores. Apoiaram ou patrocinaram o evento: Academia Boa Forma, Academia Vida Ativa, Autoescola Estrela Guia, Autoescola Milênio, Bicicletaria Aliança com Deus, Cicles Basico, Cicles Langner, Gelma Panificadora, Hardcore 7, Hotel 21, Neurofaz Saúde e Reabilitação, Odonto Webber, Pelanda Contabilidade, Prefeitura de Fazenda Rio Grande, Proteção Materiais de Construção e Rima Som Eventos.

Dr. Douglas Bittencourt Lopes da Silva OAB/PR 31420

CONSULTORIA TRABALHISTA, TRIBUTÁRIA E EMPRESARIAL

Drª Daniela Bittencourt Lopes da Silva OAB/PR 29426

41

41

3627-1027

douglasbittencourt@hotmail.com

R u a França, 187, 2º andar - Eucaliptos - F az en d a R i o Gr an d e R u a C esar C ar el l i , 135, So b r el o j a - Pi o n ei r o s - F az en d a R i o Gr an d e

3060-1212

AV. BRASIL, 2057 FAZENDA RIO GRANDE - PR W W W .

P A R A N A C O N T A B I L

. C O M . B R

51


52

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | MAIO AMARELO

O que é o Maio Amarelo? Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

OFERTA

TODO DIA! Av. Portugal, 1906 - Gralha Azul - Fazenda Rio Grande

3627-7040


41.3212.4600 I 3608.1160

awimoveis.com.br

AW Imรณveis.

Hรก 38 anos construindo sonhos. LOTES A PRAZO

Entrada R$ 3.500,00 + parcelas R$ 599,16 Bairro Eucaliptos - Fazenda Rio Grande Financiamento Prรณprio.


Principais produtos e serviços

Fundada em 1993, a Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) tem a missão de defender a classe empresarial através da prestação de serviços, do associativismo e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico local. Com essa missão, a ACINFAZ promove diversas ações e desenvolve parcerias com o objetivo de atender empresas dos mais variados portes e segmentos, tanto do mercado fazendense como da região.


Venha nos conhecer!

Rua Cesar Carelli, 90 - Pioneiros Fazenda Rio Grande - Paranรก 41 3627-1958 | www.acinfaz.com.br facebook.com/acinfaz


56

Revista ACINFAZ | Junho de 2018 | VARIEDADES

AS LUAS DE JÚPITER Júpiter, quinto planeta mais perto do Sol, é o maior do nosso Sistema Solar e que possui mais luas/satélites em sua órbita. A comunidade científica descobriu um total de 69 luas no planeta. As quatro maiores foram descobertas em 1610 por um dos pais da astronomia, Galileu Galilei.

BOLA DA COPA Em 09 de novembro de 2017, foi apresentada em Moscou, a bola oficial que será usada nos jogos da Copa do Mundo de 2018. O nome dela é Telstar 18. A Adidas, empresa desenvolvedora, se inspirou nas bolas das Copas de 1970 e 1974. Será a primeira bola de Copa do Mundo a ter um chip NFC (possui capacidade de interação wireless via smartphone). Ela é branca com gomos pretos com detalhes metalizados. O logotipo da Copa de 2018 está estampado na bola.

ROBÔS NA INDÚSTRIA Na indústria, o uso de robôs de última geração é comum. Dados da Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês) mostram que na Coreia do Sul, país que lidera o processo de automação, há 531 robôs para cada 10 mil trabalhadores industriais. Em Cingapura, Japão e Alemanha, a proporção é superior a 300. Na China está em 49, com previsão de chegar a 150 até 2025. Já no Brasil, há apenas 10 robôs para cada 10 mil trabalhadores na indústria.

PAÍSES PARTICIPANTES Serão 32 países que disputarão a taça de campeão mundial de futebol em 2018, sendo 14 seleções da Europa, 5 da Ásia, 5 da África e 8 das Américas. O Brasil é o único a ter disputado todas as 21 edições do torneio. Islândia e Panamá vão participar da Copa pela primeira vez, enquanto potências como Holanda e Itália não se classificaram nas eliminatórias.


Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande

CRIADO-MUDO Por volta de 1820, os nobres tinham servos, chamados de criados, que falavam muito e incomodavam. Então, começaram a substituí-los por pequenas mesinhas que ficavam ao lado da cama, como apoio para copos, roupas e outros objetos. Para não confundir, os nobres começaram a chamar os servos de falantes e o móvel de criado-mudo.

Estar ocupado nem sempre significa trabalho de verdade. O objetivo de todo trabalho é produção ou conquista, e para qualquer um desses objetivos deve haver previsão, sistematização, planejamento, inteligência e propósito honesto, assim como transpiração. Parecer estar fazendo não é fazer. Thomas Edison, inventor

HINO NACIONAL Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva

Parte I

Parte II

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores."

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.

Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado."

Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.

Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

57


58

LISTA DE ASSOCIADOS

ACESSÓRIOS PARA SERRALHERIA

AUTO ELÉTRICA SANTOS........................................3608-2626

ATELIÊ ART’S VIANA.................................................3060-0922

BUBA AÇO....................................................................3608-1103

SOUZA REPARAÇÃO ELÉTRICA..............................4106-0065

A.L. MODAS..................................................................3608-1312

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS

AUTO ESCOLA

BELLA MIX...................................................................3627-5111

BETO EQUIPAMENTOS..............................................3604-4652

AMARAL........................................................................3627-0517

BORBOLETA MODA FEMININA.............................. 99966-1945

CASA DAS BATERIAS................................................3627-2918

FAZENDA......................................................................3627-4045

CONFECÇÕES MAIA...................................................3608-0874

L.C. TRUCK CENTER..................................................3604-3009

MILÊNIO........................................................................3627-9358

CRYSTAL MODAS........................................................3627-4542

AÇOUGUE

AUTO PEÇAS

CASA DE CARNES AMIGOS.....................................3070-5809

ALÍPIO COMÉRCIO DE PEÇAS.................................3627-0002

CASA DE CARNES PELANDA..................................3070-5809

AUTO PEÇAS IVAN.....................................................3627-4296

ADVOCACIA

AUTO PEÇAS MAGALHÃES......................................3604-3279

D’ROSE MARCONDES MAGAZINE..........................3608-0759 DELLA CHARME.........................................................3604-3048 EVIDENCE MODAS.....................................................3604-6822 GABRIELA TERRA CONF. E FLORICULTURA.......3626-1963 G.S.A. CONFECÇÕES..................................................3608-0898

ABIMAEL ANTÔNIO SIMÃO......................................3627-7009

AUTO PEÇAS MILACAR.............................................3604-7777

CAMILA FONSECA......................................................3070-0012

AUTO PEÇAS TRÊS IRMÃOS...................................3627-1794

DOUGLAS BITTENCOURT.........................................3627-1027

AUTO PEÇAS VOGUE.................................................3604-6710

EDSON JOSE DE OLIVEIRA......................................3060-5570

AUTO PEÇAS ZÉ BRANCO........................................3627-1440

FELIPE ANGHINONI GRAZZIOTIN...........................3627-2271

F.J. BIOLCHI PEÇAS...................................................3627-5218

FERNANDO MELO......................................................3060-4637

HIDRAUPALLETS........................................................3604-6367

FERNANDO ZENATO NEGRELE..............................3626-1898

J.C. SANTOS.................................................................3604-5208

FRANCINE NOGUEIRA PRESTES...........................9701-5585

JJ EQUTOMOTIVOS....................................................9994-1944

GENAIR ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA...................3604-3868

MILANI AUTO PEÇAS.................................................3608-1975

IRIA LETICIA DE ALMEIDA GUEDES......................3121-2781

N & V RECUPERADORA DE VIRABREQUINS.......3268-4573

JAILSON SILVA DOS SANTOS.................................3604-5790

ROGÉRIO AUTO PEÇAS.............................................3627-5020

JANETE PINHO............................................................3627-6326

SRX AUTO PEÇAS......................................................3348-4060

JAQUELINE CASTANHO............................................3604-2710

AVIÁRIO E PET SHOP

MODA PARA TODOS...................................................3627-4942

LETICIA PICÃO.............................................................3604-1472

AVIÁRIO INDEPENDÊNCIA.......................................3604-7627

PARAÍSO DA MODA....................................................3627-0776

LOPES E SIMONINI ADV. E ASS. JURÍDICA........99985-2797

CASA AGROPECUÁRIA..............................................3626-1417

PONTO CERTO.............................................................3627-4173

LOURENÇO E SANTANA ADVOGADOS..................3627-7023

FROESE PET SHOP E AVIARIO...............................4121-0251

REALIDADE BAHIA GIVALDO...................................3627-7359

LFR ADVOCACIA.........................................................2106-6746

TOK DOG PET SHOP................................................ 99557-2818

SMART VIA MODAS...................................................3627-1414

RENATA LETÍCIA DONÁ ADVOCACIA..................99659-6463

BANCOS / COOPERATIVA

SOL MODAS.................................................................9773-3679

BANCO DO BRASIL....................................................3608-7300

SPAÇO LILIAN MODAS..............................................3626-2613

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.................................3388-5700

VALERIA MIX................................................................3070-1111

SICOOB SUL.................................................................3627-7000

VESTE LEVE.................................................................3604-7686

SICREDI FAZENDA RIO GRANDE............................3627-4715

VILLA MODAS..............................................................3608-2219

RIBEIRO BAPTISTA ADVOCACIA.............................3092-0193 ROCHA & BARROS ADV. ASSOCIADOS.................3070-0010 VERA ALICE SZADKOSKI PORFIRIO......................3608-2550 WALMIR DE O. LIMA TEIXEIRA...............................3627-5219 WILDER BUENO PINHEIRO ADVOGADO...............3608-4613 AGÊNCIA DE EMPREGOS FAZ RH..........................................................................3627-6656 AGÊNCIA DE VIAGENS CVC FAZENDA RIO GRANDE....................................3604-3756 RKBC TURISMO..........................................................3022-4184 AGROPECUÁRIA AGROPECUÁRIA TAVARES.......................................3627-1722 RADAVELLI RAÇÕES.................................................3626-1639 ALIMENTOS CIBI SPECIALLY...........................................................3298-3751 CORREIA COM. DE PRODUTOS COLÔNIA...........99967-8739 EMPÓRIO DA GULLA.................................................3627-5310

BICICLETAS E ACESSÓRIOS CICLES BASICO...........................................................3608-0989 CALÇADOS

HIGH FLY SKATE SHOP.............................................3060-1293 IVETE MODAS..............................................................3608-0739 JF MODAS....................................................................3627-5552 KARA D’MOÇA.............................................................3604-5298 KUKA MODAS..............................................................3604-0499 LOJA AVENIDA............................................................3626-1979 LOJA ESPICENTER.....................................................8833-0393 LOJA GRACIOSA.........................................................3627-3653 LOJA PEQUENINOS....................................................3608-0637 M.M. MODAS................................................................3604-6998 MADE MODAS.............................................................3608-2724 MARILÉO MODAS.......................................................3608-0676

VITORIA MODAS DO VESTUÁRIO...........................3608-1913 CONSÓRCIO TORTATO CORPORAÇÕES........................................3604-2708

CALCELEVE CALÇADOS............................................3060-1566

CONSTRUTORA E ENGENHARIA

KOMPLETA CALÇADOS.............................................3608-1199

BONATO INCORPORADORA...................................99605-2369

CARTUCHO PARA IMPRESSORA MG PRINT.....................................................................3627-2765 CLÍNICA DE ESTÉTICA CENTRO DE ESTÉTICA SCHENFELD................... 3608-0102 SUELLEN LEMOS ESTÉTICA................................. 99896-5381 CLÍNICA DE FISIOTERAPIA CLÍNICA ALQUINO......................................................3627-1563

CIOATO ARQUITETURA E URBANISMO................3627-4098 DELSA CONSTRUÇÕES CIVIS E INDÚSTRIA.......3503-4674 DM INCORPORADORA...............................................3608-1255 ENGETEC......................................................................3627-7293 SOTIL.............................................................................3317-5800 CONTABILIDADE AMS CONTABILIDADE...............................................3604-1737 AUDIPREVE CONTABILIDADE.................................3604-6511

PIRES HORTIFRUTIGRANJEIROS..........................8888-3695

CLÍNICA MÉDICA

AGILIZA ASSESSORIA CONTÁBIL..........................3627-7357

SALGADOS FENIX......................................................3604-7417

CLÍNICA DR. MANTOVANI.........................................3627-2722

CONTABILIDADE FALAT............................................3627-1480

CONCEMED..................................................................3060-9100

CONTABILIDADE FAZENDA......................................3627-1179

POLICLÍNICA ELO.......................................................3060-1569

CONTABILIDADE IGUAÇU.........................................3627-1317

POLICLÍNICA FAZENDA RIO GRANDE...................3614-2700

CONTABILIDADE PELANDA.....................................3627-1441

COMUNICAÇÃO VISUAL

CONTABILIDADE ROCHA..........................................3627-1700

CLASSE A.....................................................................3604-3176

CONTABILIDADE SANTA HELENA..........................3626-1140

GTI PLACAS.................................................................3604-6735

FAZ CONT CONTABILIDADE.....................................3627-2044

JULIANA BARBOSA COBICESKI DAMASCENO...3227-5010

G&D CONTABILIDADE................................................3604-8109

ASSOCIAÇÕES E CLUBES

LACO COMUNICAÇÃO VISUAL.................................3627-2811

JJ CONT........................................................................3060-2828

ACETIS - ASSOC. COM. TIJUCAS DO SUL............3629-1246

VOLLIGHT.....................................................................3608-3247

JS CONTABILIDADE...................................................3173-2000

ASSMUF - ASSOC. DE SERV. MUNICIPAIS..........3604-1361

CONCRETOS E ARGAMASSAS

ARTEFATOS DE CIMENTO CARAMURU ARTEFATOS DE CONCRETO.............3060-4441 ARTESANATO EXCLUSIVA ARTES PERSONALIZADAS...............3060-2558 ARTIGOS ESPORTIVOS PRO ESPORTES..........................................................3608-2336

MOSTEIRO DO ENCONTRO......................................3633-1082

LECHETA CONTABILIDADE......................................3626-1113 MGM ASSESSORIA CONTÁBIL................................3604-4109

AZUL ARGAMASSAS E CONCRETOS....................3604-9099

PARANÁ CONTÁBIL....................................................3060-1212

BASEFORT ARGAMASSAS E CONCRETOS.........3604-5184

PR PRECISA CONTABILIDADE................................3060-2448

CONDOMÍNIO COMERCIAL

RDW SOLUÇÕES CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIAS...3608-2911

EDIFÍCIO COMERCIAL CORDILHEIRA....................3604-5343

CONVENIÊNCIAS

AUTO ELÉTRICA CUPIM II........................................3382-4054

CONFECÇÕES

ERM PELANDA............................................................3608-1226

AUTO ELÉTRICA DIOGO............................................3627-4083

AMANDA MODAS........................................................3604-3469

QBCAMP........................................................................3672-1041 AUTO ELÉTRICA ADDOKS AUTO ELÉTRICA........................................3633-1354 AUTO ELÉTRICA 2 IRMÃOS.....................................3396-5041


LISTA DE ASSOCIADOS

59

CORRETORA DE SEGUROS

FERRAGENS

SNR ROLAMENTOS DO BRASIL.............................3627-8098

VS CORRETORA DE SEGUROS...............................3070-3031

CARRÉR IRRIGAÇÃO..................................................3595-1666

SUPER MASSA...........................................................3604-1921

COSMÉTICOS E PERFUMARIA

FERRAGENS TONIOLO..............................................3627-1608

TAINA ALIMENTOS.....................................................3348-0978

O BOTICÁRIO................................................................3627-1823

FLORICULTURA

THERUVITA IND. E COM. DE ALIMENTOS............3627-2944

CURSOS E PROFISSÕES

GABRIELA TERRA CONF. E FLORICULTURA.......3626-1963

VICASING......................................................................3608-2809

CURSO EVIDENTE......................................................3060-2661

FOTOGRAFIA

INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS

FACEP - FAZENDA CURSOS E PROFISSÕES......3608-0662

DELLPHOTO PRODUÇÕES.......................................3608-2417

CONNECTS INFORMÁTICA.......................................3627-6761

FAZTEP ESCOLA TÉC. DE ENSINO PROF.............3627-7347

HP DE LIMA COMUNICAÇÃO E PRODUÇÕES......3627-1926

GM SERVICE................................................................3627-2453

GM SERVICE................................................................3627-2453

JM FOTOGRAFIA.........................................................3604-9342

INFORGAMES..............................................................3604-8028

INSTITUTO MIX DE PROFISSÕES...........................3604-5536

STUDIO CURITIBA......................................................3608-2529

MUNDO INFO SOLUÇÕES.........................................3627-2410

MICROLINS...................................................................3152-0767

FUNILARIA

PET CURSOS...............................................................3627-3522

LOYOLLA PARACHOQUES........................................3608-1492

DECORAÇÃO PARA FESTAS

GRÁFICA

MARBELU EVENTOS..................................................3608-1872

3A BOBINAS E ETIQUETAS......................................3627-0208

PUTUTUCA ACESSÓRIOS INFANTIS.....................3296-8121 SERAFIM EVENTOS.................................................99826-0670

IMOBILIÁRIA AW EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS.............3608-1160

PERFECT WARE INFORMÁTICA..............................3608-1764 LABORATÓRIO BIOLAG..........................................................................3627-1423 LABORATÓRIO RIO FARMA......................................3627-2052 LANAC...........................................................................3608-2948 LAVANDERIA ECOPLUS LAVANDERIA INDUSTRIAL...................3285-8584

DEDETIZADORA

CASAGORA...................................................................3608-2002

DEDETIZE-JÁ...............................................................3070-1033

CASA FÁCIL..................................................................3070-5500

DESPACHANTE

CENTRAL DE LOTES..................................................3627-1699

LAVA-CAR

DESPACHANTE CLAUDINO......................................3608-1113

CORTEZE IMÓVEIS.....................................................3608-1010

LAVA CAR CENTRAL................................................ 99828-9192

DESPACHANTE ISABEL............................................3627-4155

CP CORRETORA DE IMÓVEIS..................................3060-1506

LEILÕES

DISTRIBUIDORA DE ÁGUA, GÁS E BEBIDAS

JR PELANDA................................................................3060-1900

PUBLIC LEILÕES.........................................................9921-1497

MARCONDES SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS.............3604-6776

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

CELESTINO GÁS.........................................................3627-6197 JBR DISTRIBUIDORA DE ÁGUA E GÁS.................3060-6929 J A M DISTRIBUIDORA DE ÁGUA.........................99668-7584 DISTRIBUIDORA DE DOCES FORMIGÃO DOCES.....................................................3627-0307 LOJA DA CONFEITEIRA.............................................3045-3705 EMPRÉSTIMO TORTATO CORPORAÇÕES........................................3604-2708

MILÊNIO IMÓVEIS.......................................................3627-6767 MORDOMUS.................................................................3627-3777 NOVA VENEZA.............................................................3627-1828 PEDROSO IMÓVEIS....................................................3627-2280 RM IMÓVEIS.................................................................3627-2444 SIÃO IMÓVEIS..............................................................3373-0500 INDÚSTRIAS E FÁBRICAS

LAVANDERIA TOQUE D‘ ÁGUA................................3604-2817

J.G. GAI LOCAÇÃO.......................................................9156-0592 T.R.N. TRANSPORTES E SERVIÇOS.......................3627-4673 LOCAÇÃO PARA FESTAS AJ LOCAÇÕES DE BRINQ. PARA FESTAS.............4121-0855 LOCAÇÃO DE TRAJES PARA FESTAS NICE NOIVAS................................................................3604-3224

AÇO FIBRA...................................................................3627-5159

MADEIREIRA

ENCOMENDAS EXPRESSAS

AJS REMANUFATURADOS.....................................99809-5273

BALDAN........................................................................3627-6100

AZUL CARGO EXPRESS............................................3070-3898

ANTEX...........................................................................2103-8100

COMPENSATO.............................................................3268-9498

ENGENHARIA E PROJETOS MECÂNICOS

CABECEIRAS E BOX LAMIN.....................................3060-4430

GERAÇÃO TERRA.......................................................3022-2115

I9TMG - TÉC. EM MOV. DE GRANÉIS.....................3060-1009

CARVALHO E VARGAS COLCHÕES........................3604-3000

GGS..............................................................................99931-4135

CIA DO PLÁSTICO.......................................................3019-5517

ROYKA E DUBAS........................................................3627-1922

CIABRINK BRINQUEDOS..........................................3616-0150

SERRAGEM BALDAN.................................................2105-8288

CIELO INDUSTRIAL....................................................3306-0000

SERRARIA GABARDO................................................3348-1166

COLORTIZ.....................................................................3608-1262

WOODCOMP.................................................................3039-7500

COMPENSADOS BONARDI.......................................3608-1551

MANUTENÇÃO E VENDA DE MÁQUINAS

DALCAMP INDÚSTRIA TÉCNICA.............................3031-7233

FAMAK...........................................................................3627-0938

DOCES PRINCESA......................................................3348-4661

FAMAK 2.......................................................................3627-0938

EQUIPAMENTOS CARRÉR IRRIGAÇÃO..................................................3595-1666 MEDTEC EQUIPAMENTOS MÉDICOS.....................3343-4414 ESCOLA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ÁPICE............3627-4767 COLÉGIO DOM BOSCO F.R.G....................................3060-4567 COLÉGIO EVOLUÇÃO.................................................3627-6773 ESCOLA INTERATIVA.................................................3627-2786 ESCOLA JOÃOZINHO E MARIA...............................3627-9558 ESCOLA MIQUELANGELOS......................................3604-4444 ESCOLA MONTEIRO LOBATO..................................3608-1633 ESCOLA PARTICIPAÇÃO............................................3627-5453 FARG FACULDADE FAZENDA RIO GRANDE........3627-1480

EKOFAZ PORTAS E PAINÉIS....................................3604-4961 EUROVETRO VIDROS ESPECIAIS...........................2102-0125 FORTTE INOX BRASIL...............................................3049-0360 GIÓCA INDÚSTRIA QUÍMICA....................................2102-4200 IBL INDÚSTRIA BRAUN COMP. ANATÔMICOS.....3627-1015 IND. E COM. DE FURGÕES ISOPPO........................3248-6751 J. VALIN IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS...............3608-1479

ESCOLA DE IDIOMAS

KAROLI ALIMENTOS..................................................3346-9899

WIZARD.........................................................................3060-1166

KLIN WHITE.................................................................3604-2453

WIZARD MANDIRITUBA............................................3633-1729

KYB-MANDO................................................................ 2102-8217

ESCOLA DE MÚSICA

LEÃO ALIMENTOS E BEBIDAS....................... 0800 021 21 21

TOQUE COM MÚSICA.................................................3604-0372

MECO MADEIRAS.......................................................3604-1442

EVENTOS RIMA SOM EVENTOS.................................................3627-0481

METHAL COMPANY....................................................3068-1534 MIL MILHAS.................................................................3604-9545 PARAFUSOS SJ..........................................................3283-5657

FACULDADE

PARAFUSOS WAPE....................................................3383-3922

FACEAR - FACULDADE EDUC. ARAUCÁRIA........3643-1551

PLUSH GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS............3332-5040

FARMÁCIA

PORTAS E JANELAS FAZENDA..............................3627-3444

BIO VIDA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO..............3608-0018

PLASTILIT.....................................................................2108-4949

FARMÁCIA DANICAMP..............................................3627-2191

POWERTRANS............................................................3627-2454

FARMÁCIA MAXIFARMA...........................................3608-1654

QUERO S. MAIS ALIMENTOS...................................3382-6792

HIPER FARMA PELANDA.........................................3627-5175

RA NOSSA MASSA.....................................................3070-1601

MARKETING E COMUNICAÇÃO N4O4 MARKETING..................................................9 9745-7083 SETFRAME AGÊNCIA E PRODUTORA....................3053-1786 AGÊNCIA WINCO..........................................................3627-1591 MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AVENIDA.......................................................................3608-0126 CERTITEL PRODUTOS CERÂMICOS.......................3627-5752 EMATIL..........................................................................3627-1396 FAZENDÃO...................................................................3604-1400 GRALHA AZUL............................................................3608-1936 NAÇÕES........................................................................3608-1058 NICHELE.......................................................................3378-7878 PIONNER.......................................................................3627-1611 PROTEÇÃO...................................................................3608-1754 RINCÃO..........................................................................3627-1541 SANTOS........................................................................3627-1316 SÃO FRANCISCO.........................................................3627-1156 SÃO GABRIEL..............................................................3627-3228 SUPIR............................................................................3627-6365 TCA.................................................................................3396-4088 VIEIRA............................................................................3627-1018 ZM...................................................................................3608-1568


60

LISTA DE ASSOCIADOS

MECÂNICA E AUTO CENTER

PNEUS E RODAS

BRASIL..........................................................................3627-1793

AREIA BRANCA....................................................... 9 9592-1628

BORRACHARIA 21......................................................3608-1463

CENTRAL......................................................................3627-1781

AUTO MECÂNICA NOA...............................................3627-9057

J & J PNEUS................................................................3627-7400

GABI...............................................................................3604-7100

BELAVER DIESEL.......................................................3627-3780

LUIZINHO PNEUS.......................................................3643-0125

GRALHA AZUL............................................................3627-7040

CASA DO CARDAN.....................................................3627-4199

ROCHA TRUCK CENTER...........................................3626-1833

GRALHA AZUL (MANDIRITUBA).............................3626-2121

ELLOS PNEUS CENTRO AUTOMOTIVO.................3070-3470

POSTO DE COMBUSTÍVEL

KLECHEWSKI..............................................................9991-8492

DL NICHELE - POSTO 21..........................................3627-8686

MAI.................................................................................3627-1155

GNV CAR.......................................................................3060-6900

NOSSO POSTO WANDSCHEER...............................3627-0020

MANDIRITUBA.............................................................3626-1381

LM DA SILVA MECÂNICA DIESEL...........................3396-4100

POSTO DIDIO................................................................3608-2014

MERCADO DA NEUSA...............................................3608-0362

MILTINHO CENTRO AUTOMOTIVO..........................3604-3516

POSTO IGUAÇU...........................................................3348-1010

MERCADO ESPIGÃO...................................................3633-6005

MOLAS TREVO............................................................3633-1069

POSTO GRALHA AZUL..............................................3053-1786

MINIMERCADO E AÇOUGUE GONÇALVES...........3060-3150

R & C MECÂNICA DIESEL.........................................3070-4033

POSTO PELANDA 22.................................................3627-3128

MERCADO PAGLIACI..................................................3070-5999

FREAUT 21...................................................................3608-0289

RENOVA AUTO CENTER............................................3604-0076 RP AUTO CENTER......................................................3604-0757 MATERIAIS ELÉTRICOS ELETROMAIS...............................................................3608-1775 ELETRORASTRO.........................................................3627-1974 MELERE MATERIAIS ELÉTRICOS...........................3348-7822 MATERIAIS HIDRÁULICOS MIRANDA CASA DO ENCANADOR.........................3060-5151 METALÚRGICA

PRESTADORA DE SERVIÇOS BCI GERENCIAMENTO DE RISCO...........................3022-1002 FTA SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS....................9 9908-0087 KLEMTZ MERCANTIL................................................ 3085-1802 PRODUTOS NATURAIS MERCEARIA CAQUICAME.........................................3627-6888 PSICOLOGIA JULIANA DAGA...........................................................9514-0707

PATTI..............................................................................3608-0667 PEDROSA.....................................................................3604-9288 RECANTO......................................................................3627-1124 SUPERMERCADO SUPRIMAIS................................3604-3767 SUPER PAULISTA.......................................................3604-0102 YPÊ.................................................................................3627-1216 TÁXI RÁDIO TÁXI EVA IRANY SIQUEIRA.........................3627-1000 TELECOMUNICAÇÕES

PURIFICADORES E FILTROS

APCOM SOLUÇÕES EM TEL....................................3060-5500

PURIFIC SHOP FAZENDA.........................................3060-5685

FIBER ONE TELECOMUNICAÇÕES.........................3626-1445

MCS MÁQUINAS......................................................... 3627-2552

QUADRA DE FUTEBOL

TIM..................................................................................3627-2928

METAL MARTINS........................................................3627-1006

AM SPORTS.................................................................9903-7469

TERRAPLANAGEM

METALÚRGICA F.R.G..................................................3627-7455

DUDU SPORT...............................................................3060-3261

ALESANDRO GEOBAR LISKA..................................3627-3333

MINAS METAIS............................................................3333-9259

RADIADORES

SAINT GERMAIN TERRAPLANAGEM.....................3627-2257

MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

RICARDO RADIADORES............................................3604-9606

TINTAS E PINTURAS

PRÓ-EMPRESAS CONSULT. EM SEGURANÇA....3627-3986

RECICLAGEM

BRASIL CORES...........................................................3265-1201

MÓVEIS E MARCENARIA

RIBEROPLAST COM. DE MAT. RECICLÁVEIS.......3604-3106

TRANSPORTADORA

ARIARTE ESTRUTURAS...........................................3627-1272

ROSEGHINI RECICLAGEM........................................9957-7246

A RENATURRA TRANS. RODOVIÁRIOS.................3627-1148

COMPBEM COMPENSADOS.....................................4141-5475

VALDEMAR TESTA.....................................................3604-4505

BONINI EXPRESS.......................................................3608-1423

EXCELÊNCIA MÓVEIS................................................3608-1207

RESTAURANTES E CHURRASCARIAS

BURBELLO E BURBELLO.........................................3265-2397

MÓVEIS WIMMER.......................................................3627-0935

CAFFÉ SAINT GERMAIN...........................................3627-2257

CRISTOFOLI.................................................................3010-9899

PRADO MÓVEIS..........................................................3604-0464

CANTINA DA DONA RUTE........................................3627-9289

EDSON ROBERTO GUSSO........................................3608-0462

SAMBER........................................................................3604-7657

CHURRASCARIA 21...................................................3627-8740

MR TRANSPORTE DE VEÍCULOS...........................3261-1700

VETOR MÓVEIS...........................................................3608-0909

CHURRASCARIA 22...................................................3627-1431

RODO 36.......................................................................3633-1970

ODONTOLOGIA

LANCHONETE DO POVO...........................................3626-2900

RODOMACRIS TRANSPORTES...............................3079-2436

BLUE CLINIC................................................................3604-2440

LECKER REFEIÇÕES..................................................3285-2163

ROTA 36........................................................................3633-1970

NERLI CRISTINA WEBBER.......................................3060-5367

MATSURI SUSHI FOOD.............................................3070-4003

TOZO TRANSPORTES................................................3289-0006

ODONTO EXCELLENCE.............................................3604-6404

RECANTO 121.............................................................3627-1120

TRANSPORTES SCHIMIDT DA SILVA....................3627-1441

ORTOMAIS CLÍNICA ODONTOLÓGICA....................3604-5132

PÃO DE QUEIJO MASTER.........................................3070-3414

VD GUINCHOS E TRANSPORTES...........................3608-0289

OFTALMOLOGIA

PONTO CERTO RESTAURANTE...............................3627-4352

TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

REFEIÇÕES KLEINE / REST. MARIAH...................3604-5007

EVA IRANY SIQUEIRA TRANSPORTES.................3627-1000

RESTAURANTE FRONTEIRA....................................3645-1414

LEBLON TRANSPORTE.............................................3627-8200

RESTAURANTE MARIHA...........................................3604-5007

VISANI TURISMO E LOCAÇÃO.................................3060-6300

RESTAURANTE PÁDOVA...........................................3627-4035

UTILIDADES

GELMAKI.......................................................................3626-1136 INDUSMETAL - INDÚSTRIA METALÚRGICA........9243-7119

HOSPITAL DE OLHOS DO PARANÁ........................3604-6665 ÓTICA CASA DOS ÓCULOS...................................................3604-1570 ÓTICA PREÇO POPULAR..........................................3345-7475 PANIFICADORAS E CONFEITARIAS BRIGADEIRO FAVORITO............................................3060-1778 BOUTIQUE DO PÃO.....................................................3604-5319 CANTINHO DO PÃO....................................................3604-8642 KIT FESTA BOM DIA...................................................3627-5770 PINGO DE MELL..........................................................3627-5234 PAPELARIA E MATERIAL PARA ESCRITÓRIO ÁGAPE PAPELARIA E ARTIGOS EVAN..................3070-2671 LOJA BEFRAN.............................................................3627-4874 OSMAR RATTI PASCUIN...........................................3349-6878 PIZZARIA PIZZARIA DA CASA (QUITANDINHA).....................3623-2146 PIZZARIA DA CASA (AREIA BRANCA)...................3626-2325

SANDUBA’S..................................................................3627-1484

21 PRESENTES...........................................................3604-5595

SALÃO DE BELEZA

CASA CHANGAI...........................................................3627-2400

SALÃO MATTOS..........................................................3604-0258

CASA MARANATA.......................................................3608-4895

SEGURANÇA ELETRÔNICA

CASA SUMAN..............................................................3627-2740

ATOS SERVIÇOS ESPECIAIS....................................3627-0337

JC PAESE PRESENTES E UTILIDADES................3627-3416

GRUPO DELTA.............................................................3627-3631

LOJA ISSEI...................................................................3608-0200

MAURO ENGRAF........................................................3604-8687

LOJA MARIVAL............................................................3626-1238

OMX SISTEMAS DE SEG. E SERVIÇO....................3113-0707

LOJAS MARINGÁ........................................................3604-5152

SERRALHERIA DSL LAJES...................................................................8844-9825

MARILENE UTILIDADES...........................................3626-1345 UNIVERSO PRESENTES E UTILIDADES...............3060-7097

MARCO EURO ESQUADRIAS...................................3205-7214

USINAGEM

SERRALHERIA MAZZONETTO................................3604-9002

RSV USINAGEM..........................................................3060-6106

SINDICATO

MADAGASCAR PIZZARIA E PASTELARIA............3060-0909

SISMUF.........................................................................3060-0783

SUCATA PIZZARIA......................................................3627-1422

SUPERMERCADO BOZA..............................................................................3627-8900

V.K. USINAGEM............................................................3060-3349 VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO JORNAL A SEMANA...................................................3627-1997 JORNAL O REPÓRTER..............................................3608-0255


LISTA DE ASSOCIADOS

61

VENDA DE FOGOS DE ARTIFÍCIO FARAOH SHOWS........................................................3627-4579 VENDA DE VEÍCULOS ELIAUTO VEÍCULOS...................................................3604-4136 FAZENDA AUTOMÓVEIS...........................................3604-6258 ROTTA 8 VEÍCULOS....................................................3060-2808 TR MULTIMARCAS.....................................................3060-1010 VETERINÁRIA CLÍNICA TAVARES......................................................3627-1722 VÍDEO LOCADORA KAOLI.............................................................................3627-1308 VIDRAÇARIA

Novos Associados SUPERMERCADO SUPRIMAIS AVENIDA PARAGUAI, 782 NAÇÕES, FAZENDA RIO GRANDE 3604-3767

ALMEIDA ESQUADRIAS............................................3604-2895 Q-FIBRA........................................................................3627-0061 VIDRAÇARIA STILO-BOX...........................................3633-1017

LANAC RUA FCO CLAUDINO DOS SANTOS, 177, SL 01 PIONEIROS, FAZENDA RIO GRANDE 3608-2948 CANTINA DA DONA RUTE RUA CESAR CARELLI, 261, SALA 10 PIONEIROS, FAZENDA RIO GRANDE 3627-9289

41

3627-1958

CONTATO@ACINFAZ.COM.BR

Associado, mantenha os seus dados sempre atualizados. Caso exista alguma divergência de informação, entre em contato por telefone ou pelo e-mail contato@ acinfaz.com.br para que sejam feitos os devidos ajustes. Esta lista também está disponível no site www.acinfaz.com.br/ associados

Receba nossas novidades pelo WhatsApp! ADICIONE O NÚMERO 41 e envie uma mensagem com a palavra “ACINFAZ”

SAMBER AVENIDA CEDRO, 194, LOJA 02 EUCALIPTOS, FAZENDA RIO GRANDE 3604-7657 MERCADO PAGLIACI AVENIDA BRASIL, 967 EUCALIPTOS, FAZENDA RIO GRANDE 3070-5999 TOQUE COM MÚSICA RUA QUERO-QUERO, 765 GRALHA AZUL, FAZENDA RIO GRANDE 3604-0372 VD GUINCHOS E TRANSPORTES AVENIDA PARANÁ, 863 PIONEIROS, FAZENDA RIO GRANDE 3608-0289 ORTOMAIS CLÍNICA ODONTOLÓGICA RUA MANOEL CLA. BARBOSA, 1482, SALA 101 IGUAÇU, FAZENDA RIO GRANDE 3604-5132 BONATO INCORPORADORA RUA JEREMIAS M PERRETTO, 646, AP. 301 CAMPO COMPRIDO, CURITIBA 99605-2369

Sejam bem-vindos!

99781-0222 Lista referente ao período de 26/04/2018 a 21/05/2018


IMPLANTES DENTÁRIOS COM LASERTERAPIA em Fazenda Rio Grande

(41)

3627-4232 | (41) 99111-1960 facebook.com/horusodontologia Av . B ra sil , 2 3 64 - Nações | Fa zenda Ri o Gra nde

Revista ACINFAZ - Edição 121 (junho/2018)  

Revista ACINFAZ - Edição 121 (junho/2018)  

Advertisement