Page 1


ESTE FOLHETO É PARTE INTEGRANTE DO ACERVO DO BEHETÇOHO EM FORMATO DIGITAL, SUA UTILIZAÇÃO É LIMITADA. DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS.


INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO O Acervo Eletrônico de Cordéis do Behetçoho é uma iniciativa que pretende dar consequências ao conceito de (com)partilhamento dos artefatos artísticos do universo da oralidade, com o qual Behetçoho e Netlli estão profundamente comprometidos.

INFORMAÇÕES SOBRE A EQUIPE A equipe de trabalho que promoveu este primeiro momento de preparação e disponibilização do Acervo foi coordenada por Bilar Gregório e Ruan Kelvin Santos, sob supervisão de Edson Martins.

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Isabelle S. Parente, Fernanda Lima, Poliana Leandro, Joserlândio Costa, Luís André Araújo, Ayanny P. Costa, Manoel Sebastião Filho, Darlan Andrade e Felipe Xenofonte


JOSÉ CARLOS

QUEM GOSTA DE CORRUÇÃO SÓ QUER MORAR EM CAMPINA

CONDADO-PE


Campina Grande do Norte na Paraíba se orgulha outra cidade se embrulha tristonha lamenta a sorte Campina tem bom transporte vem gente da Palestina do Japão e Noroéga quando chega se emprega só quer morar em Capina Há gente nesta cidade quase de todos lugares até de Buenos Aíres de Roma já veio um Frade ontem me disse um Abade que veio de Indo-China já morou na Cochichina fugiu de Montividéu encontrou aqui um céu só quer morar em Campina


Em Campina, chega gente dos lugares mais vizinhos de Puchinanã e Pocinhos de Teixeira e São Vicente chega do Leste e Poente do sertão de Terezina vem família peregrina com fome, pedindo esmola com pouco compra vitrola só quer morar em Campina O povo que vem de fora que vem de fora que não se dar no lugar só quem vier malandrar pega a reta e vai embora não sendo vadio, mora luta na chuva ou neblina como José Guilhermina compra e vende até miudo, tudo ganha, até chifrudo só quer morar em Campina.


Em Campina vive bem o pobre, o proprietário, chapiado e operário gente de perto ou além, trabalhando sempre tem a sua boia divina homem, mulher e menina não lhes falta alimento quem não possui um jumento... só quer morar em Campina. Em Campina tem um povo da banda de Alfagôas são umas vinte pessoas chegaram lambendo um ôvo já compraram carro novo, outros tem loja e vitrina até um tal Barra Mina que já foi um cearense hoje é um campinense só quer morar em Campina


Em Campina todo mundo passa bem e tem sossego se ganha em qualquer emprego passa fome o vagabundo quando se ver um imundo é porque não se destina o doente se vacina o bom ganha todo dia até Zé Bôca de Gia, só quer morar em Campina Campina é muito agradável seu clima é muito sadio, todo tempo nela é frio, se torna muito saudável tudo nela é favorável sua estrela tem luz fina, que a todos ilumina, por isso a cidade é boa gente até de João Pessoa Só quer morar em Campina


Campina de tudo há seu comércio tem de tudo na feira carne e miúdo peixe a vontade e jabá cachorro quente cará comer de gente granfina fruta e cana cristalina a flor de cuba, caiana quem vender garapa e cana só quer morar em Campina Muita gente nesta praça que baixou lá do sertão lá só comia cascão de xerém e angu de massa bebia feijão macassa já hoje bem imagina só manteiga e margarina é o que usa, o biscoito até brejeiro V-S Só quer morar em Campina


Me disse um pernambucano que no Recife central não arranja para o sal, só quem é americano já trabalho mais de ano lá pela praia de Pina tratando duma turina, do marido da irmã sai do emprego amanhã só quer morar em Campina. Campina só é ruim é o povo viciado em tudo que é pecado, com bebedeira sem fim Cachaceiro abusa a mim é conversa com busina a polícia é quem ensina dando-lhe um banho de peia quem nunca entrou na cadeia só quer morar em Campina.


No solo Paraibano só é a feira mais rica, que se vende até chinica, osso velho sem tutano dos cereais ao abano qualquer peça de oficina, lata velha de latrina garrafa faltando o fundo por isso que todo mundo só quer morar em Campina. Na feira tem cantoria dos afamados cantores, tem os apreciadores, que gosta da poesia tem na rua da folia mulher ruim, libertina, prostituta inda menina que deixou o lar paterno, em vez de ir p’ro inferno, só quer morar em Campina.


Quem gosta de sedução quem gosta de namorar quem gosta de passeiar, quem gosta da corrução, quem gosta de perdição quem gosta da negra sina, quem gosta da disciplina Quem gosta do que não presta quem gosta de farra e festa só que morar em Campina. Vive alegre toda vida quem mora nesta cidade, desde o velho a mocidade tem bom repouso e guarida terra de moça saída que namora em tôda esquina qualquer moça vitalina usando corante pó arranja logo um coió só quer morar em Campina.


Tem moça lá pelo prado que pega roupa esfarrapa moça que vai com outra a tapa por causa do namorado, é um sangangu moça vai fazer faxina outro bébe gasolina vai sofrer no hospital mas com tudo o pessoal só quer morar em Campina Em toda ponta de rua no domingo pela tarde de ver moça quase nua levanta uma perna sua como quem não se domina chumbregando na esquina mostrando as côxas de fora quem nada disso ignora só quer morar em Campina.


Num domingo ou dia santo ou num dia feriado o povo fica animado e dança por todo canto os crente no seu recanto fazem lá sua buzina na igreja a serafina toca, e o sino repica a cristandade mais rica só quer morar em Campina. O mundo vai um colosso com tanto uso moderno, tem gente já no inferno vida, alma, carne e osso só é esse povo moço que não liga mais doutrina padre já rasgou batina igreja já se fechou crente de fora chegou só quer morar em Campina.


O mundo Jesus castiga por peste fome e guerra por isto que nessa terra o povo só fala em briga já deu peste de bexiga na região nordestina a guerra nos arruina soldado não fica um e se escapar algum só quer morar em Campina. A guerra fara um rapa nesta corrução do mundo nem se que um vagabundo neste ano não escapa mulher ruim vai a tapa moça roda igual turbina no coice da carabina pega moça, homem e tudo se escapar um xifrudo só quer morar em Campina.


Conheço mulher casada namorando com rapaz um casado mesmo faz com moça desembestada um chofer lá na estrada queimou muita gasolina andou com Chica Rufina depois lhe deu um cigarro quem com ele andou no carro só quer morar em Campina. Já fiz minha poesia O leitor viu a certeza Só falei em safadeza E só que vê-se hoje em dia Casa uma moça vadia Amanhã é ratuina Rapariga de usina Leva do homem é a força Outra que passa por moça Só quer morar em Campina.

FIM


Quem gosta de corrução só quer morar em campina  
Advertisement