Ponto de encontro 75 jun2018 6

Page 1

junho de 2018 | nยบ 75


2 | junho de 2018 | nº 75

AEPBS na Feira da Formação Qualificação e Emprego de Vila Nova de Famalicão O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado esteve presente, nos dias 26 e 27 de abril, na Feira da Formação Qualificação e Emprego de Vila Nova de Famalicão, que reuniu todos os estabelecimentos de ensino e entidades formadoras do concelho, que deram a conhecer informação relativa à sua oferta educativa e formativa. O AEPBS apresentou, no seu stand, o que melhor se faz no agrupamento. Na representação do agrupamento, estiveram presentes os alunos do 9.º ano e do 3.º ano dos Cursos Profissionais. Os alunos dos Cursos Profissionais tiveram uma participação ativa com demonstrações de robótica, trabalhos e provas de aptidão profissional (PAP), possibilitando a interatividade com os visitantes. Mais uma vez, o nosso agrupamento transmitiu aos participantes do evento a qualidade do ensino ministrado, com destaque para o ensino profissional, que permite adquirir conhecimentos e capacidades, tornando os alunos capazes de desempenharem funções de qualidade no mercado de trabalho.

Alunos do AEPBS voltam a brilhar no Concurso Nacional de Leitura Nesta edição, alargada aos vários níveis de ensino, do Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovido pelo Plano Nacional de Leitura, os alunos do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS) voltaram a destacar-se, com um desempenho notável nas provas da Final Concelhia, que decorreu no dia 16 de abril, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão. Foram quatro os representantes do Agrupamento em competição: Pedro Vale, do 4.º ano da EB de Joane, Maria João Dinis, do 5.º A, Helena Carneiro, do 9.º E, e Helena Peixoto, do 11.º A. A prestação de todos foi louvável, sendo que os representantes dos 1.º e 2.º Ciclos e Ensino secundário ultrapassaram com êxito a primeira etapa, que consistia numa prova escrita, ao qualificarem-se nos três primeiros lugares. Assim, ficaram apurados para disputar a etapa seguinte – a Prova Oral em Palco, que selecionou os finalistas regionais. O representante do 1.º ciclo, Pedro Vale, sagrou-se vencedor do concurso, no seu escalão! E ficou assim apurado para representar o AEPBS na Fase Regional do CNL, que irá decorrer em maio e apurará os finalistas nacionais. Estão, portanto, todos de parabéns por mais uma brilhante participação que tanto orgulho dá ao AEPBS.


onto de P Encontro

Alunos do CPTM alcançam 2º lugar no SPAM 2018 No dia 18 de abril, os alunos do primeiro e segundo anos do Curso Profissional Técnico de Multimédia (CPTM) participaram na 5.ª Edição do evento Sound, Pictures and Multimedia (SPAM 2018), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. No âmbito desta edição, realizou-se o habitual Concurso Nacional de Multimédia de fotografia e vídeo, subordinado ao tema “A Minha Escola dava um Filme”. Esta é uma iniciativa dos Cursos de Licenciatura em Comunicação e Multimédia e de Mestrado em Multimédia, da Escola de Ciências e Tecnologia e da Universidade (UTAD), em colaboração com o Ministério da Educação, e tem por principal objetivo incentivar e contribuir para a promoção, o desenvolvimento e a produção de conteúdos multimédia, por parte dos alunos do ensino secundário, fomentando, desta forma, a partilha de experiências e de vivências no espaço Escola. Este ano, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado fez-se representar com duas curtas-metragens na categoria de vídeo, ambas da autoria de alunos do primeiro ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia (CPTM): “Bruges Forever”, de Alexandre Machado, Ruben Coutinho e Tiago Couto, e “Um Dia Desigual” das alunas Carolina Silva, Carina Carvalho e Daniela Vidal, tendo esta última obtido o 2º lugar. Este prémio representa o empenho e a motivação dos alunos do CPTM, bem como o orgulho dos professores envolvidos, e desperta uma vontade em todos de continuar e, quiçá, daqui a dois anos lutar pelo primeiro lugar.

AEPBS alcança 2º Lugar Concurso Nacional de Programação “A Criar com Scratch!” O AEPBS foi distinguido com o Segundo Lugar na categoria Primeiro Ciclo, no concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” No âmbito da Oficina de Tecnologias - “Programação e Robótica”, sob coordenação da Professora Paula Salazar Carvalho, do grupo 550, a turma 4EBJ04, representada pela equipa JOTA4 (constituída pelos alunos Guilherme Gonçalves, Inês Silva e Vitória Fernandes) submeteu a concurso o projeto “Os Planetas” no sítio https://scratch.mit.edu/projects/212949765/. O concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!” é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Setúbal e com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Após avaliação de todos os trabalhos a concurso, o júri distinguiu a equipa do nosso agrupamento com o Segundo Lugar na categoria Primeiro Ciclo, sendo os prémios entregues no evento Scratch Day, que se realizou na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no dia 12 de maio de 2018.

3|


4 | junho de 2018 | nº 75

AEPBS Vence Fase Regional do Concurso da APPF No mês de abril, o Clube de Francês Iniciação (2.º ciclo) venceu a fase regional do concurso La Chanson en Scène VI, promovido pela Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF), no Colégio de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Nova de Gaia. Os catorze alunos participantes, do 5.º e de 6.º anos, da Escola Básica Bernardino Machado, terão agora a possibilidade de representar em Lisboa, na fase final do concurso, uma encenação humorística a partir da canção “Tous les garçons et les filles de mon âge”, de Françoise Hardy. Acompanharam a “troupe” – les petits comédiens de Joane – as professoras Helena Guimarães (encenadora e coordenadora do projeto) e Margarida Rebelo, para além de que a participação no concurso contou com o habitual e precioso apoio da Direção, da Coordenação da EBBM e da comunidade educativa, não olvidando o dos pais dos alunos participantes. Registe-se uma última palavra de apreço à organização do evento regional, pela forma calorosa com que acolheu este grupo de alunos tão motivados para a aprendizagem desta língua estrangeira.

XI Sarau da Secção Europeia de Língua Francesa No dia 16 de março, realizou-se no AEPBS mais uma festa da francofonia. O Sarau é uma atividade recorrente do projeto da Secção Europeia de Língua Francesa (SELF), na qual estão envolvidas seis turmas do agrupamento (7ºA, 7ºB, 8ºB, 8ºC, 9ºB e 9ºC), e pretende mostrar à comunidade o trabalho e o envolvimento dos alunos em torno da língua francesa. Este evento foi abrilhantado com a apresentação de várias performances preparadas pelas várias turmas. Assim, duas alunas do 7º ano iniciaram o espetáculo com uma dança, seguida de um pequeno desfile de moda apresentado por alunos do 7ºB. As turmas do 7ºA e 8ºB subiram ao palco para apresentar uma pequena dramatização, intitulada “Au café”. A turma do 9ºC divulgou o filme “Interview au professeur de DNL”, homenageando, desta forma, o trabalho realizado pelo professor da disciplina não linguística (DNL) de Educação Física, Filipe Marques. A turma do 8ºB voltou a subir ao palco para apresentar mais uma dramatização da sua autoria e intitulada “Au restaurant”. Depois deste momento humorístico, dois alunos do 7ºA e 8ºC encantaram a plateia com uma dança. Por sua vez, a turma do 9ºB cativou a plateia com a dramatização “Madame Pavoskho”. Esta mesma turma retomou a primeira canção “On écrit sur les murs” de Kids United que apresentaram no início do 7º ano. No seguimento deste momento musical, a turma do 9ºB surpreendeu os presentes e, em particular, a equipa pedagógica que os acompanhou neste percurso, com um testemunho emotivo dos três anos passados no projeto SELF. Para encerrar este sarau, os alunos do 7ºA e 8ºC voltaram a encantar a plateia com uma rumba. A apresentação bilingue do sarau ficou a cargo de quatro alunas do 8ºC.

O evento foi alvo de comentários muito positivos, sendo de destacar a criatividade e a qualidade, bem como o empenho e a dedicação dos alunos que participaram em mais um encontro da francofonia. A coordenadora do projeto SELF Belém Peixoto


onto de P Encontro

5|

DELF Escolar 2018 O agrupamento de escolas de Padre Benjamim Salgado, em colaboração com o centro de Exames DELF de Guimarães (Aliança Francesa de Guimarães), recebeu, pelo décimo primeiro ano consecutivo, candidatos aos Exames DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa) de nível A1, A2 e B1 que certificam as competências de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O DELF Escolar é reservado aos alunos dos ensinos básico e secundário das escolas públicas ou privadas. O número de candidatos que se apresentam a estes exames mantém-se nestes últimos anos. Na sessão de 2018, o agrupamento apresentou 4 candidatos para o DELF A1, 12, para o nível A2, e 9 para o nível B1. Os resultados destes exames serão conhecidos dentro de algumas semanas, estando prevista a entrega oficial dos diplomas dos exames DELF Escolar para o primeiro trimestre do próximo ano letivo.

Semana da Francofonia 2018 No dia 20 de março, comemorou-se o dia da Francofonia com duas exposições de trabalhos, subordinados ao tema “Les dix mots de la Francophonie 2018”, patentes na biblioteca da escola Bernardino Machado e no polivalente da escola Padre Benjamim Salgado. Os trabalhos foram realizados pelos alunos de Francês que ilustraram as dez palavras da Francofonia 2018, a saber: “accent, bagou, griot/griotte, placoter, jactance, ohé, susurrer, truculent, voix e volubile”. Para esta atividade, foi possível a colaboração preciosa do grupo de docentes de Educação Visual.

Dia do Livro e de Cervantes No dia 23 de abril, celebrou-se o Dia Mundial do Livro, do Idioma Espanhol e também de Cervantes, em homenagem ao expoente máximo da literatura espanhola, Miguel de Cervantes. Esta efeméride assinala a morte do escritor e, neste dia, os espanhóis têm o bonito costume de oferecer um livro e uma flor às pessoas que ocupam um lugar especial no seu coração. Também se entrega, desde 1974, o mais importante prémio literário espanhol – Prémio Cervantes – com o propósito de honrar uma obra literária. No nosso agrupamento, o grupo disciplinar de Espanhol também assinalou este dia. Tratando-se de um dia dedicado aos livros, que outro lugar seria melhor do que a Biblioteca para o fazer? Os alunos foram convidados a visitar a exposição alusiva ao tema e a contactar com algumas obras emblemáticas da literatura espanhola, expostas em ambas as bibliotecas escolares, e onde não pôde faltar a obra Don Quijote de la Mancha. Na escola Bernardino Machado, algumas turmas do 7.º ano participaram ainda no preenchimento de um mural, onde escreveram, na língua de Cervantes, palavras que aprenderam nas aulas e assistiram também a um excerto do filme de animação “Donkey Xote”, alusivo à obra maior de Cervantes.

E porque, como disse um dia Miguel Cervantes, “no hay libro tan malo que no tenga algo bueno”, foi ainda oferecido à comunidade escolar um marcador de livro, como forma de promover os bons hábitos de leitura. O grupo disciplinar de Espanhol


6 | junho de 2018 | nº 75

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

Entre os dias 23 e 27 de abril decorreu no agrupamento a Semana das Humanidades, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas. A Semana das Humanidades promove um conjunto de atividades diversificadas no âmbito de várias disciplinas e procura envolver outros departamentos e os diferentes cursos. Neste contexto, o grupo de História, em colaboração com o Gabinete de Imagem e com os alunos dos Cursos Profissionais, apresentou ao longo de toda a semana a atividade “A Arte Incomoda?”. Constituiu uma “experiência” inovadora e uma tentativa de sensibilizar alunos e professores para a arte como uma forma poderosa de exercer um olhar crítico sobre a sociedade. A “experiência”, orientada pela professora Manuela Pinto, baseou-se num conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnicos de Multimédia. Também se realizou uma Instalação, elaborada pelos alunos do 12º H do curso de Artes Visuais, sob orientação da professora Susana Achando, com material reciclado, pretendendo chamar a atenção para a problemática do exagerado consumismo e para o facto de o “lixo de um homem é o tesouro de outro”, suscitando, simultaneamente, uma reflexão sobre o que é a Arte. Na biblioteca, foi organizada uma exposição, subordinada ao tema “símbolos de censura versus símbolos de liberdade”. Procurou-se retratar a ditadura que durante 48 anos oprimiu e cerceou a liberdade dos portugueses. Falou-se de censura, de tortura e de prisões arbitrárias por parte de um Estado que via na ignorância e na miséria a salvação do regime. Em contraposição, foram expostos pósteres acerca da revolução do 25 de abril de 1974 onde a liberdade foi palavra de ordem. Ainda foi possível visitar uma exposição de cartazes, realizados pelas turmas dos 8.º e 9.º anos, sobre “Liberdade”, no polivalente da escola secundária, onde havia um mural que convidava os alunos a registarem as suas ideias sobre a Liberdade, ou a falta dela.

No último dia da Semana das Humanidades, realizou-se uma palestra sobre os “Direitos Humanos”. Esta foi dinamizada por um ativista da amnistia internacional do núcleo de Famalicão, Carlos Oliveira, ex-aluno da escola. A palestra decorreu de forma bastante participativa. Esta importante organização teve a sua génese ligada a Portugal: de facto, foram dois jovens portugueses, presos quando bridavam à liberdade em 1961, quando governava Salazar, que motivaram uma campanha mundial ao apelo da defesa dos direitos humanos. Verifica-se que muitos atropelos têm sido cometidos, um pouco por todo o mundo, contra a dignidade do ser humano. Pelo que todos temos um papel importante a desempenhar na defesa intransigente dos nossos direitos inalienáveis. Por último, na sala dos professores, expuseram-se Fotografias com História, registos fotográficos de momentos / eventos marcantes da vida da Escola e do Agrupamento.


onto de P Encontro

7|

Um olhar sobre o património cultural

No âmbito âmbito da Semana das Humanidades, o Grupo de Geografia dinamizou uma exposição no Hall do pavilhão B intitulada “Um olhar sobre o património cultural”, que contou com os trabalhos realizados pelos alunos

inscritos na disciplina. Estes trabalhos primam pela qualidade, originalidade e cuidado na sua apresentação. Todos os nossos alunos estão de parabéns!

Palestra Psicologicamente falando

Decorreu, no anfiteatro da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, a palestra “psicologicamente falando”, no dia 24 de abril. Sob uma plateia muito atenta e participativa a nossa convidada, Dra. Vera Campos, partilhou com as turmas D, E e F do 12º ano, a sua experiência e saber sobre o trabalho dos psicólogos em Portugal e a sua importância, desfazendo também alguns mitos sobre a psicologia que ainda perduram. Foi um espaço de liberdade! Porque é de liberdade que falamos quando nos ajudam a esclarecer dúvidas e nos dão ferramentas para nos libertarmos dos medos que nos enclausuram. Os alunos foram muito participativos e interessados, tal como se desejava, imprimindo um maior dinamismo e interação, o que enriqueceu de sobremaneira esta palestra. As turmas foram acompanhadas pelos professores: David Barreira, Cristina Ribeiro e Isabel Marques, cuja colaboração tornou possível que todas as turmas participassem na palestra.

O grupo de filosofia


8 | junho de 2018 | nº 75

Palestra “O conhecimento da Nota Euro” Decorreu no anfiteatro da ESPBS a palestra intitulada “O conhecimento da Nota Euro”, no dia 26 de abril, dinamizada pelo grupo de Economia e Contabilidade, no âmbito do Plano Anual de Atividades, tendo como público-alvo os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos/Ciências Socioeconómicas, Profissional de Comércio, Profissional de Vendas e CEF-Operador de Logística. Para tal, contamos com a presença do formador Fernando Pimenta, da agência de Braga do Banco de Portugal. Na palestra foi abordado o propósito do Banco de Portugal e a sua rede regional, as notas e moedas de euro, o ciclo da moeda desde a sua criação até à saída de circulação e o combate à contrafação. Compete a este banco certificar se as notas estão em bom estado de circulação e aferir da sua autenticidade. Pudemos ainda verificar se uma nota é verdadeira ou falsa seguindo três passos simples, cujas iniciais das palavras-chave compõem a sigla TOI (Tocar, Observar, Inclinar). Deste modo, se tocarmos na nota e o papel for firme e ligeiramente sonoro (impressão em relevo), então podemos passar à fase da observação para ver a marca de água com um retrato que simboliza a Europa e o valor da nota. Finalmente, se inclinarmos a janela com retrato, podemos ver as linhas multicolores e o número esmeralda com um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Na parte final da palestra, o técnico do Banco de Portugal convidou os presentes a apreciar e a distinguir notas verdadeiras de falsas através de alguns procedimentos práticos, e teve a amabilidade de nos oferecer um dossiê com documentação importante sobre as notas e moedas de Euro. Assim, ficamos mais esclarecidos sobre esta temática, e agradecemos a disponibilidade do Banco de Portugal pelo contributo que deu para a nossa formação financeira.

Exposição “Teoria, Pesquisa e Prática” Esteve patente no Bloco B, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, a exposição “Teoria, Pesquisa e Prática” constituída por trabalhos e fotografias de atividades realizadas pelos alunos dos Cursos Científico-Humanísticos/Ciências Socioeconómicas, Profissional de Comércio, Profissional de Vendas e CEF-Operador de Logística. O objetivo foi mostrar o quanto estas constituem situações de aprendizagem e favorecem a aquisição de conhecimentos, para além da sociabilidade inerente. O Grupo 430 (Economia e Contabilidade)


onto de P Encontro

9|

Animação no Ponto de Venda No dia 24 de abril de 2018, decorreu, no polivalente da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, a atividade intitulada ”Animação no Ponto de Venda”, dinamizada pelo grupo 430 – Economia e Contabilidade. Participaram nesta atividade os alunos do Curso Profissional Técnico de Vendas, num ambiente divertido e descontraído. Com muito entusiasmo e com a finalidade de interagir com a comunidade educativa, animando os intervalos maiores, da manhã e da tarde, os alunos do 1.ºM cantaram e dançaram, apelando à participação de todos os presentes. A atividade teve como objetivo dotar os alunos de um conjunto de estratégias e conhecimentos, adquiridos através de experiências lúdicas, emocionais e sociais. O ensino não se restringe a uma sala de aula. Vai muito para além disso. Assim, motivar os alunos no espaço onde passam grande parte do seu dia, foi um dos grandes objetivos e plenamente conseguido. Foi muito agradável ver o empenho e a participação dos alunos em atividades dinamizadas por eles e para eles. Depois desta atividade, os alunos perguntam constantemente quando será realizada uma nova atividade de igual cariz. Daqui se depreende que algo de diferente aconteceu e foi plenamente conseguido no seu processo ensino-aprendizagem. O Grupo 430 - Economia e Contabilidade

Debate “Liberdade - ontem e hoje” No âmbito da Semana das Humanidades, o Grupo de Filosofia e Ética, do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, reuniu, na véspera do 25 de abril, no Anfiteatro da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, pelas 15. 15 horas, três turmas (10.ºA,10.ºB e 11.ºF) e duas gerações (avós e netos) para debater o tema “Liberdade - ontem e hoje”. Refletiu-se sobre o sentido e evolução do conceito de liberdade, sobre a forma como as nossas vidas manifestam ainda hoje, os valores de abril e sobre a sucessiva mudança social, económica, cultural e política. Os presentes tiveram, também, a oportunidade de disfrutar de momentos de simples fruição e prazer, quando foram surpreendidos com as declamações, a música, o rap, a dança que alguns dos alunos presentes criaram para eternizar o dia 25 de abril de 1974. Todos os intervenientes apreciaram muito positivamente esta atividade, referindo inclusive que se deveria proceder à execução de outras deste género para dar a possibilidade à família dos alunos e aos alunos interagirem, no espaço da escola.


10 | junho de 2018 | nº 75

Abril em liberdade em Joane pelo AEPBS No passado dia 25 de abril, durante a manhã, a Oficina de Leituras Encenadas (OLE - grupo de teatro escolar do AEPBS) apresentou a performance “Abril em liberdade”, a convite da Junta de Freguesia de Joane, nas comemorações do 25 de Abril, no centro da vila. Foram nove as alunas, pertencentes a diversos anos de escolaridade, que participaram no evento, ora através da poesia de Fernando Pessoa, de Sofia de Mello Breyner Andresen, de Manuel Alegre, José Jorge Letria e José Fanha, ora através da dança, inspirada no poema musicado “Pedra Filosofal” e no tema “E depois do adeus”. A participação neste evento, que mobilizou também as respetivas famílias, despertou nas intervenientes o aprofundamento da consciência do valor da liberdade. A atividade foi acompanhada pela coordenadora da OLE, a professora Helena Guimarães, e teve o apoio, em termos de cobertura multimédia, de uma aluna da oficina, do 11.º ano de escolaridade.

Entrevista sobre a ditadura Salazarista Elsa – Como se vivia na época? José Silva – “Éramos 10 irmãos, 7 rapazes e 3 raparigas. Existiam 3 quartos, um para os meus pais, um para as minhas irmãs e um para nós, os rapazes. Não existia privacidade nenhuma e alguma da comida, como o leite em pó, era entregue pela igreja uma vez por semana. Nada como os dias de hoje. Na minha freguesia só existia um café, onde só era permitida a permanência de homens.” Elsa – Era-te permitido votar? José Silva – “Eu não podia, nem os meus pais nem irmãos mais velhos. Só era autorizado votar quem o corregedor da freguesia escolhesse. Nas zonas públicas, não podíamos falar mal do regime salazarista porque íamos logo presos. Alguns rapazes mais velhos que viviam perto de mim foram presos por o fazerem e isso impunha respeito aos outros para não fazerem o mesmo”. Elsa – Pode contar-nos um episódio ocorrido na época? José Silva – “Sim, a primeira vez que vi televisão foi quando o padre da freguesia da altura fez um peditório para instalar uma. Era uma televisão reprimida que só passava programas autorizados e editados pela censura. Na altura era assim: nada podia ser emitido sem passar pela revisão”.


onto de P Encontro

11 |

“Ciência de Miúdos” 2.ª minifeira da Ciência Os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade usufruem de atividades de Ciências Experimentais, desde o início do ano letivo, de 15 em 15 dias, em coadjuvação com a disciplina de Estudo do Meio. Neste espaço desenvolvem atividades relacionadas com a ciência, abordando temas como as Ciências Naturais, a Geologia, a Química, a Física, a Mecânica e a Astronomia previstos no programa da disciplina. Os desafios são sempre interessantes, principalmente se for um concurso de ciência. Neste âmbito foi proposto aos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que juntamente com os seus pais, familiares e Encarregados de Educação desenvolvessem ao longo do ano um projeto de ciência integrado nos temas de Estudo do Meio e relacionados com as ciências (Ciências Naturais, Geologia, Química, Física e Astronomia) para participarem no concurso “Ciência de miúdos”. Os trabalhos finais foram expostos e avaliados na 2ª edição da minifeira da ciência no dia 27 de abril, na Escola sede de Agrupamento, Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. Participaram neste concurso 109 meninos das 15 turmas de 3.º e 4.º ano, tendo realizado um total de 64 trabalhos, foi uma participação em bloco, fenomenal e maravilhosa, houve inclusive turmas que participaram na totalidade. Todos os trabalhos apresentados estavam espetaculares e é de salientar a qualidade científica de cada um. Todos os meninos e seus Encarregados de Educação estão de parabéns pois a panóplia de trabalhos foi tanta que o júri não teve mãos a medir. Como se tratava de um concurso, apesar de estar integrado numa feira da ciência, foram selecionados para cada ano o 1.º, 2.º e 3.º lugar. Assim relativamente ao 3.º ano, o 1.º lugar foi atribuído ao projeto “Eletricidade (Acender LED’s com batatas ou limões)”, da Leonor Marques, da turma 3MAT02, o 2.º lugar ao projeto “Cortador (com canos e fios)”, do aluno João Silva, da turma 3MAT02, e o 3.º lugar ao projeto “Energias renováveis”, do aluno Gonçalo Peixoto, da turma 3EBJ01. Quanto ao 4.º ano, foram selecionados: em 1.º lugar, o projeto “Campainha com circuito elétrico”, do aluno Pedro Vale, da turma 4EBJ06; em 2.º lugar, o projeto “Foguete Cósmico”, da aluna André Fernandes, da turma 4EBJ06 e, em 3.º lugar, o projeto “Cor na ciência”, do aluno Ana Pedro Soares, da turma 4EBJ06.

Prática experimental no ensino das Ciências na EBJ No âmbito da Prática Experimental no Ensino das Ciências, as turmas 4EBJ04 e 4EBJ15, realizaram uma experiência no dia 23 de março, que tinha como objetivo a execução de uma atividade prática de identificação de impressões digitais. Os alunos participaram com entusiasmo, promovendo o diálogo e a troca de ideias e opiniões. Foi uma atividade interessante, pois permitiu a apreensão de novos conhecimentos, aplicando a teoria à prática. Os alunos adoraram a aula, porque aprenderam brincando.

Para além dos premiados, em todos os trabalhos era visível o empenho e trabalho desenvolvido entre os alunos e os seus Encarregados de Educação, pois todos se esforçaram e participaram ativamente e com entusiasmo na minifeira da ciência, demonstraram que também se faz ciência e se aprende ciência a brincar. A organização da atividade agradece a todos os que participaram, estão todos de parabéns, pequenos e graúdos (pais, familiares e Encarregados de Educação), que se disponibilizaram a mostrar o que de mais genuíno e belo se pode fazer em ciência. Aos Encarregados de Educação agradecemos por motivarem os seus educandos para uma atividade diferente e criativa. A todos os nossos parabéns e continuem a fazer ciência e a pensar em ciência. Sejam uns pequenos cientistas e uns grandes pensadores.


12 | junho de 2018 | nº 75

Dia Mundial da Saúde O dia 7 de abril foi a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, para a comemoração do Dia Mundial da Saúde. Este dia é celebrado anualmente desde 1950. Para a celebração deste dia, no presente ano, a OMS escolheu por temática: “Saúde para todos”. Este ano letivo, a data desta celebração coincidiu com a interrupção letiva de Páscoa, o que levou o agrupamento a celebrar esta efemeridade nos dias 10 a 12 de abril. Entre as atividades referem-se o Consultório de enfermagem, Formação em Suporte Básico de Vida (SBV), projeção de um vídeo sobre audição e rastreio auditivo. As duas primeiras atividades foram dinamizadas pelo Curso Profissional Técnico de Auxiliares de Saúde e a última pela Drª Claúdia da Widex. No consultório de enfermagem, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS), os alunos do 9º ano determinaram o Índice de Massa Corporal (IMC), a glicémia, a tensão arterial e o número de pulsações. Os alunos do 7º ano, na Escola Básica Bernardino Machado (EBBM), no âmbito do SBV, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre procedimentos a ter na presença de uma vítima, bem como treinar algumas técnicas: de desobstrução das vias respiratórias (Palmadas Interescapulares e Manobra de Heimlich), de ventilação (Boca a boca e Boca a boca nariz), Posição Lateral de Segurança e Compressões Torácicas. Na ESPBS, houve ainda um rastreio auditivo, sendo rastreados 38 alunos e 22 professores e funcionários. Foram diagnosticados 8 alunos e 2 adultos com problemas de audição. Todos os participantes no rastreio foram presenteados com protetores de ruído e sensibilizados para a importância da preservação da audição. Os alunos e os adultos que apresentaram problemas de audição foram aconselhados para os procedimentos a ter no sentido de minimizar os efeitos. Esta iniciativa ocorreu no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e teve a colaboração do CPTAS, da Biblioteca da ESPBS, da Biblioteca da EBBM e do Projeto EcoEscolas e, à semelhança de outras anteriores, visou chamar atenção da comunidade educativa para a importância da vigilância da saúde na obtenção de uma sociedade mais produtiva e feliz.

Dia Mundial do Consumidor Os alunos do CEF Operador de Logística e dos cursos profissionais Técnico de Comércio e Técnico de Vendas assinalaram o Dia Mundial do Consumidor, no dia 15 de março, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. Nas disciplinas da formação técnica/tecnológica e de Economia, elaboraram com entusiasmo e espírito criativo diferentes materiais que foram expostos na Biblioteca “A Casa de Camilo” e no Polivalente. A atividade teve como objetivos favorecer a integração das dimensões teórica e prática dos conhecimentos, formar cidadãos ativos e responsáveis, sensibilizar a comunidade escolar para a importância de um consumo mais sustentável e responsável, fomentar a reflexão crítica e a participação cívica dos alunos perante os desafios de sustentabilidade. O Grupo 430 - Economia e Contabilidade


onto de P Encontro

13 |

Uma boa ideia não morre…

Uma boa ideia não morre, há que fazê-la crescer! A acreditar nas potencialidades dos nossos alunos, foi realizado um trabalho com base no conto Quem me dera!, dando novo fim à história. Este foi apresentado ao concurso Escola Alerta, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, encontrando-se já divulgado na Página deste Agrupamento. A ideia norteadora deste trabalho assentou na vinculação dos alunos às mensagens por eles transmitidas e também responder a preocupações educativas, promotoras de valores essenciais como a cooperação, a colaboração e a aceitação da diferença, desenvolvendo uma cultura de inclusão que permita uma maior exploração das potencialidades de cada um. Através de uma educação partilhada, pretende-se que todos os alunos participem na construção de uma escola cada vez mais equitativa, procurando ir ao encontro dos sonhos dos nossos alunos portadores de deficiência. E, quer a nível concetual quer funcional, procurou-se perceber as perceções junto dos alunos, seus pares, sobre esta temática, provocando algum questionamento – o que precisamos saber mais, como vamos fazer isso e quando… Pretende-se, numa próxima fase, aprofundar o conhecimento sobre a inclusão, numa tentativa de procurar as respostas mais assertivas, nos momentos certos e com as pessoas certas. Contando com a colaboração de todos e com a visão dos alunos, beneficiando das suas sugestões. O intuito é lançar, a curto prazo, um Concurso Ideias dinamizadoras e atentas como indicadores favoráveis de uma Escola Alerta.

Um aluno do Curso de Educação e de Formação - Operador de Informática associou-se a nós e vai apresentar como tema do estágio do seu curso a construção/dinamização do nosso blogue como espaço agregador e de encontro de ideias, sugestões, notícias, dando assim visibilidade às diferentes iniciativas que vão sendo realizadas, contribuindo ativamente para a promoção de uma Escola Inclusiva. Também encontramos como canais privilegiados o Jornal da nossa Escola - Ponto de Encontro. E, porque é um trabalho dos alunos para os alunos, é preciso torná-lo presente no nosso quotidiano escolar para que olhar signifique ver e ouvir se transforme em escutar. Destacou-se a entreajuda interativa prestada no desenvolvimento do trabalho, que pode contar com alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, bem como a estimada adesão de professores responsáveis de distintos cursos, conseguindo-se, numa atitude critica, mas construtiva, alargar o potencial da ideia original, entreabrindo assim portas para iniciativas futuras. “Quem me dera...” – e, como dizem os alunos do 7ºB, vamos pintar “sorrisos maravilhosos nos rostos das crianças”. Quando sorrimos, somos todos iguais! Grupo de Educação Especial


14 | junho de 2018 | nº 75

Um dia diferente na EB de Agra Maior No dia 23 de março, os alunos da EB de Agra Maior puderam usufruir de uma manhã de atividades bem diferente do habitual, encerrando, assim, de forma original, mais um período letivo. Realizaram várias oficinas de Expressão Plástica alusivas à primavera, Dia da Árvore e Páscoa. Para finalizar este dia tão criativo e divertido, receberam a visita surpresa do Coelho da Páscoa e realizaram a tradicional caça ao ovo.

Comemoração do Dia Mundial da Floresta Com o objetivo de sensibilizar os alunos e contribuir para o reforço de uma consciência ecológica para a preservação e proteção de ecossistemas florestais, comemorou-se, na Escola Básica Bernardino Machado, o Dia Mundial da Floresta no dia 21 de março. Esta atividade teve a participação da Corporação de Bombeiros Voluntários Famalicenses que promoveu, na Biblioteca, junto dos alunos do 5.º ano de escolaridade, um debate em torno do tema “combate a incêndios florestais”. Além disso, no espaço exterior da escola, os alunos puderam contatar e manusear o equipamento de combate a incêndios florestais.

Plantação de árvores autóctones no AEPBS Entre os dias 26 de abril e 7 de maio, o clube Eco escolas da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado executou duas das atividades presentes no seu plano de ação, nomeadamente, a plantação de árvores autóctones e a realização de um workshop sobre a utilização de novas técnicas de produção agrícola, amigas do ambiente. A primeira atividade vem no seguimento da parceria que a nossa escola, através do projeto Eco escolas, tem com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no que diz respeito ao programa concelhio para a reflorestação do município. Desta vez, teve lugar a plantação de árvores/arbustos autóctones como o loureiro, o alecrim, o limonete ou o freixo e envolveu várias turmas do 8º e do 9ºano de escolaridade. Cada turma foi representada por dois ou três alunos que tiveram a oportunidade de plantar uma árvore no nosso recinto escolar e tornar a nossa escola mais verde. A segunda atividade prendeu-se também com a reflorestação, mas, desta vez, teve como principal função dar a conhecer e sensibilizar os alunos para a utilização de práticas agrícolas amigas do ambiente. Concretizado no dia 7 de maio, este workshop foi realizado em colaboração com dois especialistas no ramo, nomeadamente, Marléne Carvalho e Joaquim Vaz, proprietários da empresa Horto de Joane, empresa colaboradora com o projeto Eco escolas do nosso Agrupamento, já há algum tempo. Os destinatários do workshop

foram alunos, membros do Clube Eco escolas e do Conselho Eco escolas e os discentes do 9ºC. Entre a estufa e o jardim, estes alunos foram presenteados com a demonstração e aplicação de técnicas e habilidades. Tiveram, assim, a oportunidade de ampliar e pôr em prática os seus conhecimentos sobre a plantação de árvores, nomeadamente os cuidados a ter e novas formas de cultivo mais amigas do ambiente. O workshop foi finalizado com a troca de ideias e o esclarecimento de algumas dúvidas que foram surgindo.


onto de P Encontro

15 |

Assembleia de Freguesia na EB de Boca do Monte O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Mogege – Carlos Lima - deslocou-se à EB de Boca do Monte para realizar uma Assembleia de Freguesia com a turma 3BCM02, no dia 11 de maio. Antes de se dar início à assembleia, o Presidente da Junta esclareceu os alunos quanto às funções que desempenha na freguesia, falando também um pouco sobre a história da mesma. De seguida, principiou a Assembleia de Freguesia, onde todos os alunos tiveram oportunidade de participar, fazendo sugestões de melhoria, quer das ruas onde moram, quer da escola. No final da assembleia, o Presidente levou consigo vários pedidos de parques infantis, campos de futebol, menos buracos nas estradas… Aos alunos, foram distribuídos panfletos sobre a história de Mogege e um pin com o brasão da freguesia. Desta forma, os alunos tiveram oportunidade de participar de forma ativa na vida da freguesia e da escola e ficaram a conhecer um pouco melhor o funcionamento dos órgãos de poder local.

Convívio EFA nos Passadiços do Paiva Nesta ida ao santuário natural em que se situa o Rio Paiva, participaram formandos e professores ligados à Educação de Adultos, Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), Formações Modulares e do Polo do Centro Qualifica do Agrupamento, bem como familiares e amigos, e que decorreu a vinte e nove de abril, num dia cinzento, chuvoso e com granizo, em que o sol de vez em quando espiava, acarinhando os caminhantes durante o percurso. Após o trajeto percorrido ao longo dos Passadiços que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela Natureza, não só pelas belezas locais, mas principalmente pelo convívio e camaradagem vividos pelos participantes, seguiu-se uma merenda partilhada que permitiu descansar e reconfortar os estômagos, bem como partilhar as peripécias da jornada até ao momento. Organizado no âmbito da atividade integradora dos Cursos EFA, subordinada ao tema “Contextos tecnológicos, industriais e culturais: tradição e inovação”, este foi um passeio em que se procurou dar a conhecer uma parte do território Arouca Geopark, reconhecido pela UNESCO como Património Geológico da Humanidade, contactar com a biologia, geologia e arqueologia deste autêntico santuário natural, consciencializar para a necessidade de preservação do património natural envolvente e promover o convívio entre formadores, formandos e restante comunidade educativa. No final, para além do convívio intergeracional, associado ao espírito e valores da aprendizagem ao longo da vida, os convivas puderam contactar com um equipamento e uma inigualável paisagem natural, que a maioria visitou pela primeira vez, e todos reconheceram a necessidade de se promover outras iniciativas desta índole. E, como afirmou um dos participantes, “choveu, brilhou o sol, granizou, e depois o sol raiou novamente! Mas não há mau tempo que desanime as pessoas para uma boa caminhada!”. O professor Francisco Costa


16 | junho de 2018 | nº 75

Mostras Pedagógicas Agrupamento de Escolas de Padre BenjamimSalgado Nos dias 14, 15 e 17 de maio, o Agrupamento de Escola de Padre Benjamim Salgado promoveu diversas mostras pedagógicas, uma interna, onde os alunos do 9.º ano de escolaridade, divididos em grupos, e guiados por alunos do Curso Profissional Técnico de Vendas, percorreram um itinerário que incluía a oferta formativa e educativa do nosso agrupamento, e duas externas nos dias 15 e 17 para os alunos dos estabelecimentos de ensino da área de influência do AEPBS. Estivemos presentes, respetivamente, no Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar (de Ronfe) e no Agrupamento de Escolas de Pedome. Nestas mostras, divulgámos a oferta do AEPBS para o próximo ano letivo e procedeu-se, junto dos alunos do 9.º ano destes estabelecimentos, ao esclarecimento de dúvidas de forma a proporcionar-lhes uma escolha mais consciente para o seu futuro próximo.

Apresentámos uma oferta diversificada de cursos profissionais nomeadamente o Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico/a de Manutenção Industrial – Mecatrónica, Técnico/a de Eletrónica Médica, Técnico/a de Auxiliar de Saúde, Técnico/a de Multimédia, e Técnico/a de Vendas, bem como os cursos científico-humanísticos de Artes Visuais, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas, e Ciências e Tecnologias. Foi com satisfação que professores e alunos dos vários cursos puderam transmitir a qualidade do ensino ministrado no nosso agrupamento, mostrando aos interessados que no AEPBS podem adquirir os conhecimentos e as competências para serem profissionais de excelência ou prosseguirem os seus estudos superiores.


onto de P Encontro

17 |

Cursos Científico-Humanísticos: …Artes Visuais …Ciências e Tecnologias …Ciências Socioeconómicas …Línguas e Humanidades

Cursos Profissionais Técnico/a de:

…Auxiliar de Saúde …Eletrónica, Automação e Computadores …Eletrónica Médica …Gestão e Programação de Sistemas Informáticos …Manutenção Industrial – Mecatrónica …Multimédia …Vendas


18 | junho de 2018 | nº 75

Experiências Literárias Na continuidade da parceria estabelecida com o Pólo da Biblioteca de Pousada de Saramagos, os alunos da escola do 1.º Ciclo da mesma freguesia, ao longo do 2.º período, estiveram em contacto com diferentes e enriquecedoras experiências literárias. Os alunos do 1.º ano participaram na atividade “Histórias Musicadas com o Tio Óscar”. A sessão foi dinamizada pelo multifacetado músico e, com a ajuda preciosa de uma viola, vestiu as palavras com sons, que despertaram boas emoções nos presentes. A música encontrou-se com a literatura e proporcionaram aos pequenotes uma lição bem animada e enriquecedora. A turma do 2.º ano, numa outra oportunidade, estabeleceu um contacto com o mundo dos livros, e no âmbito da literatura infantil, assistiu à apresentação do livro “Emigração” de Marta Pinto, tendo explorado os diferentes momentos da história, e analisado as personagens e a mensagem que a autora quis transmitir. Por outro lado, a experiência vivida pelos alunos do 3º ano foi um pouco diferente, mas não menos importante. Participaram numa ação de sensibilização de cariz ambiental dinamizada pela Eng.ª Ambiental, Dr.ª Marisa Lima da Resinorte, a qual explicou o processo de transformação do lixo separado, medidas ambientais a adotar e outras curiosidades sobre o tema: “Como posso ser um cidadão mais Verde?” Por último, a turma do 4.º ano participou nas “Oficinas do Pensar” que têm como base a Filosofia com Crianças. Os alunos experienciaram momentos de reflexão, de comunicação e socialização. Foi uma atividade muito participativa por parte dos alunos, uma vez que os mesmos já tinham vivido situações similares, durante dois anos, tempo em que o projeto “Filosofia com Crianças” fez parte da Matriz Curricular destes alunos. Em suma, todas as atividades proporcionadas aos alunos da escola, que decorreram no Pólo da Biblioteca de Pousada, foram interessantes e potenciadoras de estímulos na área da leitura e da escrita sem esquecer a componente cívica e criativa, que em muito contribuem para o desenvolvimento integral dos nossos alunos.

Alunos do Jardim de Infância da EBJ divertem-se com o “Tio Óscar” No dia 11 de maio, os pequenos leitores do Jardim de Infância da EBJ deslocaram-se ao Polo da Biblioteca Municipal de Joane para assistir ao espetáculo de histórias musicadas com o Tio Óscar. Todas as crianças participaram com prazer e alegria nos jogos, nas conversas e histórias contadas/musicadas pelo “Tio Óscar”, uma vez que a interação direta com os seus melhores amigos, os instrumentos musicais, fez as delícias dos pequenos alunos e familiares. Esta atividade deve ser uma prática lúdico-pedagógica recorrente, em virtude de potenciar aprendizagens da leitura e da escrita e promover o gosto pelo livro / leitura e a articulação escola-meio.


onto de P Encontro

19 |

Na EB de Boca do Monte nunca esquecemos o Dia do Pai! Este ano foram vários os momentos em que lembramos a importância do pai na vida de crianças e adultos. Exploramos poemas na biblioteca, cantamos canções e, claro, fizemos as prendas para deliciar os pais. Nesse âmbito, foi elaborado um porta-chaves com a letra inicial do nome de cada pai, uma caixa para o guardar e um postal com uma mensagem de amor e agradecimento pela dedicação demonstrada por todos os pais. São estes pequenos gestos que inundam a nossa vida de muita felicidade e amor!

Comemoração do Dia da Mãe na BE do 1ºCiclo A promoção do livro e da leitura bem como a articulação escola-meio serviram de ponte para as Bibliotecas Escolares do primeiro ciclo do AEPBS abrirem as portas, mais uma vez, para as famílias, nomeadamente para as mães que, sob orientação da professora Manuela Silva, deram asas à sua imaginação e criatividade, demonstrando que os beijos suculentos, divertidos, de muitas cores e formas são a melhor forma de presentear as MÃES. Também na biblioteca, os filhos (meninos do Jardim de Infância) criaram um presente colorido para oferecer à mãe, ilustrando a história, Mamã, de que cor são os beijos? O carinho e a cumplicidade entre mães e filhos contagiaram todos os presentes, que, ao som da música ”Mãe querida, mãe querida” e “ Um beijinho que me dás”, alegraram o espaço mágico que é a biblioteca.

Dia da Mãe na Biblioteca Bernardino Machado O Dia da Mãe foi pretexto para levar os alunos a pesquisar frases e poemas para homenagearem as suas mães. Assim, foi dinamizada uma oficina de escrita, na Biblioteca Bernardino Machado, onde se fez tulipas em Papel Eva, em cujas folhas os alunos escreveram uma mensagem para as suas mães. Como é habitual, também a montra do espaço se vestiu a rigor, com livros, flores e poemas, tudo para as mães. Como não podia deixar de ser, a leitura está sempre presente. Sendo assim, o conto “A Minha Mãe é a Melhor do Mundo”, de Maria João Lopo de Carvalho, foi o escolhido para a leitura expressiva, que os alunos do 6º I ouviram com agrado. Ficaram a conhecer o Gil, que queria trocar de mãe... mas descobriu que a sua era a melhor do mundo!

Após a leitura do conto, os alunos pesquisaram poemas sobre as mães, nos quais se inspiraram para fazer um marcador no qual registaram as suas criações. Certamente as mães ficaram orgulhosas dos seus artistas.


20 | junho de 2018 | nº 75

Poema dedicado à Mãe Mãe, És a pessoa, onde encosto a cabeça. E quando me abraças, sinto-me nas nuvens. Fecho os olhos e imagino, que os teus braços, são a areia branca do paraíso onde me resguardo. Mãe, Quando eu sangro, tu superas o teu pavor de sangue, para me curar. Tu para mim, nunca deixarás de ser a melhor… Martim Carvalho

A minha família vem à escola Os alunos do 3ºciclo trouxeram os seus familiares à Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, no dia 20 de abril, pelas 18h30, para participarem na atividade “A minha família vem à escola”. Esta atividade, desenvolvida no âmbito da disciplina de Físico-Química, permitiu aos pais e encarregados de educação conhecer de forma divertida e lúdica alguns dos conteúdos abordados no âmbito desta disciplina. Os participantes foram recebidos, no átrio do pavilhão A, com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos sobre o Sistema Solar, os Modelos Atómicos, as Moléculas e as Fontes Sonoras. Seguiu-se uma visita ao Laboratório de Química e à sala de Física, onde assistiram a diversas experiências realizadas e explicadas pelos seus filhos. Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, todos os presentes foram presenteados, à chegada, com um momento musical e, à saída, com a degustação da “química da pipoca”!

Estão de parabéns todos os alunos que participaram nesta atividade.

Mãe, és uma flor Radiante como o Sol. Tratas-me com amor E és fruto de uma Girassol! Mãe, tu gostas de mim. És engraçada! Tens um coração fértil como o jasmim, E és muito esmerada. Mãe, és responsável. Dás-me ternura E és amável… Também me dás pingos de aventura!

Ana Pedro Soares


onto de P Encontro

21 |

Seminário: Compromisso da família no crescimento das crianças A equipa de intervenção precoce do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em parceria com a ELI 4 Famalicão, realizou o seminário: “Compromisso da família no crescimento das crianças”, com a psicóloga do ACES, Dr.ª Cármen Araújo, no dia 13 de março. Esta atividade teve um público diversificado: médicos, diretores de agrupamento, enfermeiras, psicólogos, educadores e professores. Ouviram com especial atenção uma comunicação que pretendeu colocar o profissional, enquanto agente privilegiado no contacto com as famílias, a refletir nas diferentes dinâmicas familiares, como ajudar a família a perceber que é o principal educador e o seu impacto no desenvolvimento da criança. A Dr.ª Cármen sublinhou as palavras do Dr. Laborinho Lúcio quando referiu que “o melhor do mundo são os adultos ditos pelas crianças”, mostrando com um pequeno filme o impacto desta frase que lhe é cara. A empatia criada com a plateia, que permaneceu no local após o término da intervenção, permitiu uma conversa proveitosa sobre o tema, proporcionando efetivamente uma partilha.

Prometemos repetir!

EBJ Sensibilizou para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância A Escola Básica de Joane aderiu às iniciativas promovidas pela CPCJ em colaboração com a GNR, no âmbito do mês internacional da prevenção dos maus tratos na infância. Em todas as turmas foi realizada uma sessão de sensibilização, abordando temas como a agressão, discussão de casais e abusos sexuais, bem como a função da CPCJ - Comissão de Proteção a Crianças e Jovens. No dia 17 de abril, os alunos do 4.º ano, devidamente fardados, participaram de forma ativa na Operação STOP, realizada na rua da escola. Acompanhados pela GNR, alertaram os condutores para a necessidade da prevenção dos maus tratos na infância, aconselhando-os a denunciar situações que tivessem conhecimento. Entregaram um panfleto com orientações e explicaram o significado do “laço azul”, símbolo desta luta. A campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, nos E.U.A. , quando, Bonnie Finney (avó) decidiu colocar um laço azul na antena do carro, de forma a ser questionada pela comunidade do porquê da iniciativa. A avó contou a história trágica sobre os maus tratos aos seus dois netos e explicou que escolheu a cor azul como símbolo das nódoas negras nos seus corpos. As iniciativas desenvolvidas pretendem despertar a consciência da população para a promoção, prevenção e proteção dos direitos das crianças.

Tratou-se de uma atividade muito enriquecedora, pelo que agradecemos a todos os intervenientes que a tornaram possível. É de pequenos passos que se fazem as grandes jornadas!


22 | junho de 2018 | nº 75

Escola de Pousada de Saramagos associa-se à campanha “Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” A escola de Pousada de Saramagos associou-se à campanha promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão “Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, com diversas atividades. Os alunos foram alertados, pelos seus professores, para os comportamentos de risco a que algumas crianças estão sujeitas, por parte de alguns adultos. Com a ajuda dos meios audiovisuais, os alunos tomaram consciência desta problemática violenta, na qual não se respeita a integridade física e psicológica do outro. Por ouro lado, foram, também, esclarecidos acerca dos meios que têm ao seu alcance para se defenderem desses maus tratos. Aprenderam que a nossa liberdade implica o respeito total da individualidade dos outros e que a mesma termina quando começa a da outra pessoa. Mas como estas reflexões têm de passar para além das paredes da escola, alunos, professores e assistentes operacionais colocaram laços azuis, símbolo desta campanha, na entrada da escola, como forma de sensibilizar a população, para esta calamidade social. A finalizar esta campanha, no dia 27 de abril, pelas 12horas, realizou-se o laço humano, que constituiu mais uma forma de alertar e assim “abanar” as consciências de que o problema existe e que é urgente resolver. A escola, através dos seus professores, é o melhor veículo para levar estas mensagens a todos, mas principalmente às crianças e jovens. Uma criança ou um jovem informado melhor se defenderá de eventuais maus tratos.

Mais informação, melhor proteção!

Escola Básica de Boca do Monte, do AEPBS, associou-se à Campanha “Laço Azul” A Escola Básica de Boca do Monte, do AEPBS, associou-se à Campanha “Laço Azul” e não faltou à chamada para a realização de “um laço humano”. No dia 26 de abril, todas as crianças da escola juntaram-se entusiasmadas e, com um balão azul na mão, formaram um laço para lembrar que todos estamos contra os maus-tratos na infância. Ao longo da semana, fomos também construindo um laço que está exposto numa das paredes frontais da escola, para lembrar a todos os que entram, saem ou simplesmente passam na escola, a problemática dos maus-tratos na infância.


onto de P Encontro

23 |

Será negligência e maltrato não vacinar as crianças? Deveriam os pais ser julgados por não vacinar as crianças?

Neste ensaio pretendo analisar algumas das questões mais discutidas quando se fala sobre vacinação, como esta ser ou não essencial, e se a não vacinação das crianças pode ser considerada negligência e/ou maltrato por parte dos pais. Para além disto, está também nos meus objetivos mostrar que os pais devem ser julgados quando a não vacinação é o motivo de doenças graves e, nalguns casos, motivo de morte. Todas as crianças devem ser respeitadas e cuidadas, pois têm o direito à vida em segurança, para assim usufruírem com qualidade de todos os momentos que a infância lhes proporciona. As crianças são seres mais sensíveis às doenças do que os adultos e, por isso, devem ter cuidados médicos reforçados, incluindo vacinação, já que esta torna possível a erradicação de várias doenças e protege as pessoas do sofrimento e da morte. Existem vários argumentos contra a minha posição, como o facto de as vacinas não funcionarem, pois nunca foi feito um estudo fidedigno que mostre que as vacinas têm resultado, sendo que as doenças que foram erradicadas foram-no, por sorte. Em objeção a este argumento, podemos afirmar que o sucesso das vacinas varia entre 95 e 97%, e que a imunidade de grupo também protege as crianças, e isso só se consegue com taxa de vacinação superior a 95% dos elementos de um grupo (por exemplo, crianças numa escola). Para além disto, a vacinação tem resultado porque, há alguns anos, morreram milhares de pessoas devido ao número reduzido de vacinas e muitas outras foram salvas graças a vacinas contra o sarampo, o tétano, a peste negra, entre outras doenças. Logo, as vacinas foram uma grande conquista nos avanços da medicina permitindo salvar mais vidas e prevenir mais casos de

vem custos altos de tratamento, o que não está de acordo com os argumentos dos movimentos antivacinas. Sendo assim, é essencial a participação anual nas campanhas de vacinação, de modo a evitar custos desnecessários com o tratamento de possíveis futuras doenças. Quanto a não vacinar crianças poder ser considerado maltrato e negligência por parte dos pais e, por isso, estes poderem vir a ser julgados. Concordo que se devem responsabilizar, por escrito, pela não vacinação, e se alguma coisa acontecer aos seus filhos, então devem responder perante os tribunais. Um cenário diferente seria se os pais levassem para a escola uma criança que se sabia ser portadora de alguma doença, como o sarampo, em vez de a manterem em casa. Aí poderia estar em causa um crime de propagação de doença contagiosa, que se aplica a quem cria um perigo de vida para um número indeterminado de pessoas e é punido com pena de prisão até cinco anos. Na minha opinião, não vacinar é negligência e maltrato. É expor a criança a um risco que pode ser evitado. É quase regra que os pais querem o melhor para as suas crianças, e por isso empenham-se em comprar um berço seguro, uma cadeirinha para acomodar melhor o bebé, protetores de esquinas, entre outros objetos de segurança. E não há dúvida de que tudo isto é importante. Mas, de todos os cuidados, o mais importante é manter o boletim de vacinas em dia. As vacinas ainda são a melhor forma de proteger uma criança e a vacinação é um direito! Não permitir a vacinação das crianças é uma atitude egoísta, já que para além de colocarem os próprios filhos em risco, colocam outras crianças também em risco, ou seja, esta negligência acaba por afetar várias pessoas e

doença do que qualquer outro tratamento médico. Além de melhorarem o bem-estar da população são um fator de desenvolvimento. Um outro argumento é que as vacinas do Serviço Nacional de Saúde são uma espécie de renda fixa e contribuem para gerar lucros para o Ministério da Saúde. Mais uma vez não é uma afirmação correta, porque existem várias doenças infeciosas que facilmente se previnem com vacinas, pertencentes ao PNV, e são gratuitas. Assim sendo, não geram lucro para o Ministério da Saúde. Quando a criança não é vacinada, ela pode vir a ter algumas doenças na fase adulta que exigem afastamento dos estudos ou do trabalho, e envol-

torna a doença mais difícil de ser combatida. Concluo, assim, que a não vacinação das crianças é um ato de negligência e maus tratos e que os pais deviam responder em tribunal por tal ato. Quanto às vacinas, apenas uma palavra: vacinem as crianças com as vacinas do PNV e com outras, se puderem. Nunca na história da humanidade houve medida preventiva tão boa e tão eficiente. As doenças matam, as vacinas salvam. A escolha é dos pais, mas a vida é dos filhos!

Mariana Sofia Ferreira de Abreu, nº11, 11º G


24 | junho de 2018 | nº 75

Atletismo – Mega Sprint AEPBS com a maior delegação! No dia 13 de março o Agrupamento Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS) participou na prova de atletismo do Mega Sprint em Braga. Com uma participação de 33 escolas e 466 alunos, o AEPBS foi a comitiva com o maior número de atletas, num total de 31 alunos. Pela primeira vez, a escola levou dois alunos com necessidades educativas especais para participar na disciplina do lançamento. O Agrupamento conquistou no total 10 pódios. Destes, 6 alunos apuraram-se para o nacional a realizar em Lisboa. É de destacar os seguintes alunos pelas conquistas que realizaram: o aluno Francisco Ferreira, obteve o 1º lugar nos 40 m, infantil B; no Lançamento adaptado, Simão Ferreira e Rui Pinheiro, no 1º e 2º lugar respetivamente; Cláudia Teixeira e Fábio Coelho obtiveram um 3º lugar no Comprimento ( juvenis); por fim, nos 1000m (Infantil B), em 1º lugar, João Azevedo e em 3º Mariana Diogo, já nos iniciados, o 1º lugar foi para a Ana Marinho e o Francisco Silva e nos juvenis, a Beatriz Fernandes conquistou o 1º lugar.

3º Encontro do Desporto Adaptado No âmbito do Desporto Escolar - Desporto Adaptado, realizou-se na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, o 3º Encontro do Desporto Adaptado, no passado dia 17 de abril A nossa escola recebeu os alunos de várias escolas: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas D. Maria II – Escola Básica Vale do Este – Arnoso Santa Maria e de Vila Nova Famalicão, A. E D. Sancho I, Agrupamento de Escolas das Taipas, Escola Básica de Ribeirão e Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio – Escola Básica de Forjães – Esposende num total de 63 alunos. Estes encontros não têm carácter competitivo, mas proporcionam aos alunos experiências e vivências únicas onde a superação das dificuldades e a diversão são os aspetos mais importantes. Foi uma manhã diferente e enriquecedora para todos, o que nos deixou de coração cheio ao ver os sorrisos de felicidade destes alunos.

Futsal mais uma vez premiado As alunas do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, na modalidade de FUTSAL no escalão de juvenis, sagraram-se vice-campeãs. A juntar a esta excelente classificação, é de realçar que nos jogos realizados estas dignificaram a escola a todos os níveis. Perante as escolas do concelho de Cabeceiras de Basto, Guimarães e Fafe, as nossas alunas demonstraram um enorme caráter, vontade de vencer, espírito de equipa e qualidade do futebol praticado. É de louvar o empenho desenvolvido pelos alunos, professores, escola, pais e encarregados de educação.


onto de P Encontro

25 |

Futsal iniciado feminino continua em prova O Núcleo de Futsal iniciado feminino continua em prova no quadro competitivo do CLDE de Braga. Mesmo depois de uma segunda fase onde teve algumas dificuldades em assegurar o número mínimo de jogadoras e onde, fruto desta limitação, sofreu duas pesadas derrotas. A equipa conseguiu encontrar soluções e recuperou nas últimas jornadas, consequência da capacidade de superação e do valor de todas as jogadoras. Desta forma, restam duas Jornadas: uma em Barcelinhos (13/5) e outra em Joane (19/5). Neste momento estão em jogo o 4.º, 5.º e 6.º lugares. Esperemos que a nossa equipa consiga colocar em campo o seu melhor e superar as adversárias, sempre aguerridas, de S. João de Ponte e as Campeãs de infantis femininos do ano anterior que constituem a equipa atual de Escola Básica de Barcelinhos. Longe do 2.º lugar obtido no ano anterior, a equipa iniciada é fundamentalmente um primeiro estágio para o escalão superior, onde se pretende

que faça um caminho de entrosamento e aprendizagem/evolução técnico/ tático para nesse escalão concretizar em resultados desportivos o caminho percorrido. No trabalho desenvolvido está sempre presente e acima de tudo a representação do Agrupamento de uma forma correta e integra. Adolfo Ribeiro - Professor Responsável

Desporto Escolar AEPBS Orientação – os números A funcionar há três anos, o núcleo de Orientação tem vindo a crescer tanto em termos quantitativos como qualitativos.

Resumidamente, eis os números alcançados neste ano letivo: _2052 quilómetros viajados, a correr o país, no âmbito da orientação; _515 atletas participaram na 1.ª jornada do Campeonato Regional Norte de orientação do Desporto Escolar, tendo a organização ficado a cargo do AEPBS; 44 alunos fizeram parte do grupo/equipa de orientação do agrupamento; 36 pódios conquistados pelos alunos ao longo das provas do Desporto Escolar e federadas; 27 escolas participaram no Campeonato Regional Norte de Orientação; 19 alunos do agrupamento medalhados no Campeonato Regional Norte do Desporto Escolar; 17 provas realizadas pelos nossos alunos; 7 encarregados de educação dos nossos alunos experimentaram a orientação; 3 equipas do AEPBS alcançaram o pódio por equipas do Campeonato Regional Norte (1.º iniciados feminino; 3.º infantis B masculino e 3.º juvenis feminino); 3 alunos ingressaram no sistema federado e encontram-se a representar um clube do Porto (Grupo Desportivo 4 Caminhos); 2 estágios técnicos realizados nas férias de Natal e de Páscoa; 2 professores envolvidos neste grupo de trabalho; 1 aluna vice-campeã nacional de sprint ; 1 encarregado de educação que descobriu a orientação com o grupo AEPBS e que atualmente é atleta federado de orientação.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Todos estes números expressam todo o trabalho desenvolvido pelo grupo ao longo deste ano, pelo que os resultados são o fruto de um trabalho contínuo desde a sua origem. Parabéns a todos os elementos pertencentes a este magnífico grupo! A equipa técnica, Filipe Marques / Paulo Pereira


26 | junho de 2018 | nº 75

II Encontro de Atividades Rítmicas Expressivas No dia 21 de março, no âmbito do Desporto Escolar, Danças Urbanas, realizou-se no Pavilhão Gimnodesportivo da ES P. Benjamim Salgado, o II Encontro de Atividades Rítmicas Expressivas. Além do grupo de danças urbanas da nossa escola estiveram presentes grupos de várias escolas: EB Júlio Brandão, EB Cabreiros, AE André Soares, EB Taipas, ES D. Sancho I, ES Vila Verde e AE Fragoso. Os encontros são experiências únicas para todos os intervenientes, de acordo com o ano de escolaridade, os grupos competem no nível elementar ou avançado. Após a cerimónia de abertura, com direito a desfile de apresentação, vão atuando e todos se deliciam a apreciar as coreografias dos adversários. A partilha, o convívio, a festa, a música e a dança proporcionam momentos muito enriquecedores a todos os níveis. A competição foi muito saudável e os 20 juízes/árbitros (alunos das escolas participantes) atribuíram notas no domínio artístico e técnico, classifi-

cando a nossa escola num honroso 2º lugar do nível elementar. Parabéns a todos os participantes e colaboradores! No dia 20 de abril as juízas das Danças Urbanas, Rabeca Azevedo e Luísa Silva, representaram o Agrupamento no Encontro Distrital, realizado na Universidade do Minho, Braga. No dia 12 de maio o grupo atuou no Gim em Festa, atividade que decorreu na Praça do Município em Braga e que reúne todas as escolas do distrito.

Natação Os Grupos Equipas de Natação são constituídos por 58 alunos do 5,º ao 12.º anos. Ao longo deste ano letivo, realizaram-se quatro encontros na fase escola, onde os alunos obtiveram resultados para serem selecionados para o Encontro Distrital que se realizou no dia 12 de abril, em Braga, nas piscinas da Rodovia. Do nosso agrupamento, foram apurados 23 alunos que demonstraram grande esforço, atitude e empenho na realização das provas para as quais estavam apurados. Em Braga, foram alcançados dois apuramentos (Alexandre Machado, do 10.ºB, e Carolina Machado, do 12ºC) do escalão de juvenis para o Encontro Regional que se realizou em Bragança, nos dias 27 e 28 de abril, no qual se apuraram para as finais, tendo demonstrado excelente atitude/empenho.

PARABÉNS a todos os alunos que integraram os grupos equipa de natação.

O Ténis no AEPBS No seu segundo ano de implementação, como modalidade do Desporto Escolar, o ténis tem tido uma excelente aceitação por parte da comunidade escolar e granjeados muitos simpatizantes e praticantes. Sendo uma modalidade nova, a curiosidade, as expectativas e o interesse têm sido notórios e com reflexos na qualidade do trabalho produzido e nos resultados obtidos. Ao longo do ano, o Agrupamento esteve representado em várias competições, quer individuais quer de equipas, obtendo resultados meritórios e de grande valia, face à “juventude” deste projeto. Ao longo das competições, verificou-se um crescendo da qualidade e competitividade dos alunos, destacando-se os resultados obtidos em Juvenis Femininos nas competições individuais, pela Olga Barroso que assim conseguiu o apuramento para a Fase Distrital. Nos mais jovens, em Infantis B, a Diana Machado demonstrou uma evolução qualitativa notável e Jorge Oliveira e Gustavo Salgado têm patenteado qualidade e potencialidade.

Além dos resultados desportivos e desempenho técnico, todas as participações do Agrupamento revestem-se de um ambiente agradável, divertido e saudável, parte fundamental na forma de se viver o Desporto Escolar!


onto de P Encontro

27 |

Visita de estudo a São João da Madeira e Aveiro As turmas do 8ºL – CEF de Operador de Logística – 10º M e 11º N – curso profissional Técnico de Vendas e 12º N do curso profissional de Técnico de Comércio realizaram uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas da formação técnica, no dia 13 de março de 2018. Durante a manhã, os alunos visitaram, em São João da Madeira, os museus da Chapelaria e do Calçado. O museu da Chapelaria, inaugurado em junho de 2005, é o único museu da Península Ibérica dedicado ao fabrico do chapéu. A exposição contempla sete áreas distintas distribuídas por três pisos. Pudemos ver inúmeras máquinas e ferramentas industriais utilizadas no fabrico de chapéus bem como uma coleção de chapéus. O museu do Calçado retrata a memória da indústria do calçado em São João da madeira e a realidade do design do calçado em Portugal no séc. XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica do séc. XXI. O museu do Calçado recria dois momentos históricos: a produção artesanal e a produção industrial. No museu pudemos passar pelo “Túnel do tempo” que conta a evolução do calçado desde a pré-história ao séc. XX. Encontrámos uma montra dedicada às famosas sapatilhas Sanjo e diversos pares de sapatos usados e, posteriormente, oferecidos ao museu por pessoas famosas. Existe uma última área expositiva – o calçado com arte – onde nenhum sapato se calça, é um objeto artístico. De seguida, seguimos para a cidade de Aveiro onde almoçámos no centro comercial Fórum Aveiro. É um centro a céu aberto, localizado em pleno coração da cidade, onde pudemos ver as diferentes lojas de comércio e ser-

viços existentes. Na cidade, vimos os moliceiros a navegar na ria, provámos os ovos moles, a iguaria mais típica de Aveiro. De seguida, dirigimo-nos para uma visita às salinas, as quais fazem parte da história da região. Infelizmente estavam cobertas de água. Os objetivos propostos na visita foram plenamente atingidos. O Grupo 430 - Economia e Contabilidade

Visita estudo ao Aeroporto Sá Carneiro, Hipermercado Continente e NorteShopping Numa organização do Grupo Disciplinar de Economia e Contabilidade, no passado dia 8 de maio, os formandos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Vendas, do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Comércio e do 1º ano do Curso de Educação e Formação de Operador de Logística, participaram numa visita de estudo. Um dos locais visitados foi o aeroporto, considerado um dos melhores da europa. Fomos recebidos por uma guia que nos deu a conhecer os “bastidores” de tão complexa organização. Depois de percecionar as diferentes áreas relacionadas com as zonas de partida e chegada, passámos pelos diferentes controlos de segurança e identificámos os vários tipos de objetos que não poderão ser transportados pelos passageiros nas suas bagagens de mão. Por último, fomos elucidados sobre o modo de funcionamento da zona de pista e de toda a logística inerente à chegada e partida dos aviões. Outro local previsto na nossa visita foi o Hipermercado Continente do NorteShopping, o primeiro hipermercado do país. O responsável dos Recursos Humanos deu-nos a conhecer a organização dos diferentes espaços do hipermercado, o processo logístico desde a receção das diferentes mercadorias até à sua colocação nas prateleiras, as regras de segurança alimentar e de segurança no trabalho. Foi também dado ênfase ao caráter vanguardista

deste hipermercado, vincado na adoção de diferentes tecnologias de apoio ao cliente, facilitando e agilizando os processos de compra e pagamento, e da disponibilização de diferentes serviços de apoio/aconselhamento dos clientes, nomeadamente nas áreas de saúde e beleza, alimentar e bebidas. Por fim, almoçámos no NorteShopping e percorremos vários espaços comerciais onde tivemos a oportunidade de conhecer diversas técnicas de vitrinismo criativas e inovadoras, convidando o cliente à compra. Foi, sem dúvida, um dia bem passado e muito proveitoso para a formação pessoal e profissional dos participantes. O Grupo 430 (Economia e Contabilidade)


28 | junho de 2018 | nº 75

Notícias do Jardim de Infância de Agra Maior Quando se pensa no supermercado Jumbo, associa-se logo ao ato de fazer compras diversas, contudo não foi esse o objetivo que levou os meninos de Agra Maior a realizar uma visita de estudo a este Supermercado, mas o interesse em aprofundar questões relacionadas com cantinho do “Supermercado Estrelinha” que motivou esta visita de estudo. As questões foram levantadas pela curiosidade das crianças, nomeadamente quanto à organização e às trocas comerciais, o que permitiu desenvolver atividades nas áreas da matemática, da formação pessoal e o conhecimento do mundo, por isso um agradecimento ao Jumbo por ter recebido muito bem e por proporcionar a realização do sonho das crianças: serem operadores de caixa ou padeiros por algumas horas. A “Cor do Legumes” foi outra atividade que as crianças tiveram a oportunidade de realizar na Casa do Território em Famalicão. Foi um momento de aprendizagem, onde todos observarmos que a cor dos legumes tem um significado especial e muito saudável. As crianças que integram o grupo do Pré-escolar de Agra Maior realizaram outras atividades, numa dinâmica de interação em que se articula as iniciativas das crianças com os vários agentes pedagógicos, como foi a Campanha do laço e a coinfecção de plasticina caseira com os alunos do 1º ano de escolaridade. Esta dinâmica resulta do reconhecimento do papel ativo das crianças e da sua valorização enquanto agentes das suas aprendizagens. Brincar é a atividade natural de cada criança, mas se essa brincadeira for estimulada com um ambiente rodeado de materias específicos e integradores, a criança adquire aprendizagens transversais e globalizantes, toma decisões, resolve problemas, torna-se autónoma, desenvolve a sua criatividade e estabelece relações mais fortes com os pares.

Visita de estudo à Área Metropolitana do Porto No âmbito das disciplinas de História A e Geografia A, as turmas E, F e G do 11º ano realizaram uma visita de estudo à Área Metropolitana do Porto, no dia 21 de março. Na parte da manhã, visitaram a igreja e torre dos Clérigos, onde puderam apreciar a vista magnífica sobre o Porto e a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia. De seguida, fizeram um percurso a pé pela zona histórica do Porto, onde observaram casos de reabilitação, renovação e requalificação urbana. Depois do almoço, seguiram para o Porto de Leixões, onde visitaram os diferentes cais de carga e descarga (Ro-Ro, de carga geral, mercadorias a granel, de contentores, …). Esta visita de estudo proporcionou aos alunos uma oportunidade de enriquecimento pessoal e cultural.

A concretização destes objetivos surge no dia a dia do jardim de infância, como por exemplo, ao construir o cantinho do teatro, onde todos os dias as crianças se divertem, e representam as diferentes personagens das suas histórias, que ouvem ou que surgem rapidamente no seu imaginário ou, ainda, as que permitem estabelecer uma aproximação maior à biblioteca da escola e às leituras em Família. Ainda neste período, quisemos que a Família fosse um agente importante no processo educativo, como tal as crianças prepararam com muito carinho o dia do Pai e da Mãe. Neste dia, os pais tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia do seu filho no Jardim de Infância e ainda de participar em atividades especialmente preparadas por eles. Foi muito saudável ver que todas as mães fizeram o esforço para estarem presentes e assim contribuir para o sucesso de um pequeno evento, que se transformou numa grande festa. Na escola/ jardim de Infância de Agra Maior temos a intenção de continuar a presentear os nossos alunos com atividades diferenciadas e apelativas, onde reine a alegria, o dinamismo.


onto de P Encontro

Realização de Formação em Contexto de Trabalho no Reino Unido No dia 17 de março e no âmbito do Programa Erasmus+/Projeto AVE PLUS II – Ação 1, deslocaram-se para Portsmouth, Inglaterra, as alunas, Ana Faria, Andreia Rodrigues e Carina Neto, da turma 3.ºL, do Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, no sentido de realizarem a Formação em Contexto de Trabalho, acompanhadas pela professora Ana Costa. As alunas Andreia Rodrigues e Carina Neto estão a estagiar nas Instituições de Serviços Sociais, “Portsmouth Day Service”, em Henderson Road e a Ana Filipa, “Bunny Warren Pre-School Nursery”. As alunas estão a ter a oportunidade de conhecer realidades completamente diferentes das habituais, relacionadas quer com aspetos profissionais, quer com sociais, económicos, culturais e políticos. Esta iniciativa está a ter sucesso, na medida em que as formandas estão a desenvolver as suas competências e objetivos, num país completamente diferente do seu, recorrendo aos conhecimentos práticos e técnicos da sua formação específica, bem como da sua formação geral, como é o caso da Língua Estrangeira (Inglês). Esta possibilidade de realizarem a Formação em Contexto de Trabalho, no Reino Unido, será uma mais-valia para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Visita a Paris No âmbito da disciplina de Francês, um grupo de cinquenta e dois alunos e quatro professores do AEPBS viajou até Paris entre os dias 3 e 8 de abril de 2018. No primeiro dia em terras gaulesas, os alunos visitaram a cidade de Biarritz e pernoitaram em Bordeaux. No segundo dia, os alunos descobriram o Vale de Loire, nomeadamente a cidade medieval de Amboise e a casa onde viveu Leonardo da Vinci. A chegada a Paris foi atrasada pelo trânsito intenso. O passeio de bateau-mouche e a visita panorâmica da cidade deslumbraram os alunos. No terceiro dia, os alunos visitaram a catedral Notre-Dame, os museus do Louvre e d’Orsay, Montmartre com a Place du Tertre e o Sacré Coeur e o célebre monumento da cidade das Luzes: a Tour Eiffel, bem como descobriram alguns locais emblemáticos de Paris, tais como a Tour Monparnasse, a universidade da Sorbonne, a igreja de La Madeleine ou o Centre Georges Pompidou. O quarto dia foi passado nos dois parques da Disneyland, proporcionando momentos de magia e de muita adrenalina. Este dia acabou da melhor forma com o espetáculo noturno. O quinto dia da viagem foi passado no parque Astérix que encantou e superou as expectativas de todos os participantes. Esta atividade foi, sem dúvida, uma viagem inesquecível e enriquecedora, a concretização de um sonho para a maior parte dos alunos do nosso agrupamento. É de destacar, ainda, o bom comportamento dos alunos ao longo desta viagem, bem como os momentos de convívio entre alunos e professores. Apesar do cansaço, esta será, sem dúvida, uma experiência a repetir.

29 |


30 | junho de 2018 | nº 75

Alunos do Projeto Leituras d’Oriente e d’Ocidente em Lisboa

A turma 3EBJ02 e três alunas do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia envolvidas no projeto do Plano Nacional de Leitura Leituras d’Oriente e d’Ocidente tiveram a oportunidade de visitar entusiasticamente o Museu do Oriente, em Lisboa, após o almoço piquenique, em Belém, no passado dia 20 de abril. Na visita orientada por uma atriz marionetista, os alunos reativaram e aprofundaram os conhecimentos do conto “A salvação de Wang-Fô”, de Marguerite Yourcenar, previamente abordado na escola, com a coordenadora do projeto. A visita centrou-se na parte referente à China e, no final, os alunos puderam divertir-se bastante enquanto experimentaram a manipulação de sombras chinesas, de personagens do conto, feitas em pele de búfalo.

Os alunos foram acompanhados pelos respetivos professores, Emília Manuela Pinheiro, e, Sandro Alves, bem como pela coordenadora do projeto, a professora Helena Guimarães. A visita de estudo contou com o apoio do Diretor, professor José Alfredo Mendes, do Adjunto do Diretor do 1.º ciclo, professor Francisco Ferreira, da Coordenadora do Departamento do 1.º ciclo, professora Lurdes Fernandes, do Pelouro da Educação, Conhecimento e Cultura da autarquia de Vila Nova de Famalicão, nas pessoas do Dr. Leonel Rocha e do Dr. António Almeida, bem como da Dra. Margarida Mascarenhas, do Serviço Educativo e Direção Cultural, da Fundação Oriente Museu.

Sarau OLE Júnior (2.º ano) com lotação esgotada Os pais e familiares dos alunos de 2.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, encheram o polivalente da sede do AEPBS neste primeiro grande evento do projeto OLE Júnior, no último dia de aulas do 2.º período (23 de março), destinado à apresentação às famílias do trabalho desenvolvido naquelas aulas de promoção e de desenvolvimento da competência “leitura”. Os protagonistas do sarau foram os mais de 140 alunos, das sete turmas de 2.º ano (da Escola Básica de Agra Maior, da Escola Básica de Boca do Monte, da Escola Básica de Joane e da Escola Básica de Matinhos), que apresentaram, de forma empenhada e criativa, várias performances poéticas, coreografadas e musicadas, a partir da obra de Cecília Meireles “Ou isto ou aquilo”. Fica o registo da gratidão por parte da organização face a todos os que tornaram possível este primeiro sarau da OLE Júnior e a todos os que o apoiaram de uma forma tão carinhosa e especial, bem como ao público ali presente. Depoimento de uma mãe sobre o Sarau da OLE Júnior: No dia vinte e três de março, realizou-se o Sarau OLE Júnior (2.º ano). A atividade foi muito bem organizada. Os encarregados de educação admiraram muito a atividade, achando que foi muito bonita, bem conseguida e de grande importância e entusiasmo para os alunos que nela participaram e para toda a comunidade escolar. Na reunião de avaliação do 2.º período,

os pais mostraram-se bastante agradados com a atividade, dizendo mesmo que a tinham adorado. Sofia Monteiro (mãe da Inês e da Leonor)


onto de P Encontro

31 |

MOTE 2018: OLE Bernardino Machado no ATC A OLE Bernardino Machado apresentou no passado dia 2 de maio a peça de teatro “Leandro, o rei da Helíria”, no âmbito da Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão. O espetáculo teatral contou com um elenco de dezasseis alunas do 2.º ciclo de escolaridade e foi apresentado no auditório do ATC, em Joane, a um público constituído maioritariamente por alunos de 7.º ano de escolaridade, acompanhados pelos respetivos professores, designadamente de Português. O texto dramático foi adaptado e encenado pela professora Helena Guimarães, coordenadora da Oficina de Leituras Encenadas (grupo de teatro escolar do AEPBS). Os dispositivos cénicos contaram com o apoio da professora Joana Santos e do assistente operacional Manuel Oliveira. Por seu lado, a maquilhagem e os penteados ficaram a cargo da professora Carina Alves, da encarregada de educação do 6.ºA Alcina Machado e da aluna da OLE Secundária Ana Cláudia Silva, do 10.ºD. O cartaz e a reportagem multimédia foram assumidos pelas professoras Carla Gomes e Susana Achando, sendo que a luz e o som ficaram, como é habitual, com os alunos do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores Domingos Mendes e Jorge Oliveira. Alguns alunos da OLE Secundária fizeram questão de apoiar a preparação do espetáculo. Esta representação de um texto que consta do programa de 7.º ano de escolaridade da disciplina de Português agradou consensualmente a alunos e a adultos (professores e familiares dos alunos participantes) e contou com

Teatro conquista público em Seide Vinte e nove alunos da Oficina de Leituras Encenadas - OLE Secundária, grupo de teatro escolar do AEPBS, apresentaram a peça de teatro grega “As Mulheres no Parlamento”, de Aristófanes, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, no âmbito da Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão - MOTE 2018, no passado dia 18 de abril. O espetáculo surpreendeu e divertiu o público que encheu o auditório daquele espaço cultural. O texto foi adaptado e encenado pela coordenadora da OLE, a professora Helena Guimarães, também responsável pelos adereços. A área da maquilhagem e dos penteados ficou a cargo da professora Carina Alves, que foi apoiada pela professora Susana Achando. Nos figurinos, contou-se com a ajuda da professora Maria dos Anjos Lima e, nos cenários, da professora Joana Santos. O desenho de luz e de som foi assumido por alunos do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores. A cobertura multimédia do evento foi efetuada pelos professores Carla Gomes, Inácio Silva, Sandro Alves e Susana Achando. Os assistentes operacionais Carla Oliveira, Manuel Oliveira e Lurdes Azevedo apoiaram na preparação do espetáculo, como é habitual. É de registar o agradecimento ao apoio incondicional do Diretor e de todos os elementos da sua equipa, dos Serviços Educativos do Município de V. N. de Famalicão e dos Serviços Educativos e Técnicos do Centro de Estudos Camilianos.

o apoio da Direção do Agrupamento, da Escola Básica Bernardino Machado, do grupo disciplinar de Português, do Município de V. N. de Famalicão, do ATC e dos familiares dos alunos participantes. Bem hajam a todos!


Ponto de Encontro | Ficha Técnica Propriedade: Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado

Contactos: A.E.P.B.S. (Sede)

Direção: José Alfredo Mendes

Rua dos Estudantes

Coordenação: Rosa Gomes

4470-260 Joane

Design: Luís Alberto Santos

Vila Nova de Famalicão

Paginação: Luís Alberto Santos e Rosa Gomes Redação e Revisão: Ana Paula Dinis, Conceição Lourenço, Cristina

Telefone: 252 996 877/8

Fangueiro e Margarida Rebelo

e-mail do jornal: pontodeencontro@aepbs.net

Captação de imagem: Curso Profissional Técnico/a de Multimédia Produção: Comunidade Escolar Cofinanciado por:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.