A Caminho - Nº 230

Page 1

A Caminho

Província do Imaculado Coração de Maria Santa Maria - RS Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Informativo Nº 230 Maio/Agosto 2023 Informativo
DE MÉDIO PRAZO: instrumento de unidade provincial
PLANO

A

Caminho

Equipe

Coordenação

Ir. Maria Ana Klein

Revisão dos textos:

Ir. Maria Ana Klein

Ir. Araci Mariana Kother

Ir. Maria Aparecida Marques

Diagramação

Ir. Rita Beatriz Röhsler

A Caminho

COMO ANDA MINHA MOTIVAÇÃO?

O que me leva a escrever esta mensagem inicial no nosso instrumento de comunicação, o “A Caminho”, é o fato em que todas nós, neste ano de 2023, estamos tomando contato com o Plano de Médio Prazo 2022/2026. Seguindo as laudas deste instrumento, encontramos o relato das experiências das comunidades, no momento celebrativo de acolhida do plano provincial. Daí, surge a ideia de tratar sobre motivação e o sentido de estarmos motivadas pessoalmente, na vivência de nossa vocação/consagração, nos encontros comunitários e na missão.

A motivação não vem de fora, embora elementos externos podem interferir no nível de motivação de uma pessoa, mas esta se constitui de uma força interna reguladora e que dá suporte às nossas ações e nos mobiliza para uma meta possível Quanto mais motivadas estivermos, maior persistência nos envolve na busca de nossas metas e objetivos. Desta forma, a motivação surge como uma força que predispõe a pessoa a agir, no esforço de alcançar seus objetivos e os da organização.

Compreendendo a importância de um clima organizacional em que podemos contar com

Ir. Nilvete Soares Gomes

pessoas motivadas, percebe-se a necessidade de investir nas relações e pessoas, para maior envolvimento e comprometimento com a organização. Isto se traduz em pertencimento. Para tanto, é importante que as pessoas alimentem sua força interior, se mantenham conectadas com a força divina, a fim de permanecerem motivadas.

O referencial sistêmico que baseia a organização provincial, funciona como o costurarde um projeto de construção em rede, onde todas as pessoas têm o seu lugar e se interagem formando uma grande equipe, motivadas por um ideal, por princípios e valores, cujo fio que não deixa romper a rede é o Evangelho.

Compartilhando os mesmos valores e objetivos, enraizadas na Palavra de Deus como continuadoras do carisma fundacional, crescemos juntas e afirmamos para nós e para sociedade que nossa vida e consagração tem sentido e significado Assim seremos uma Província sustentável, evangelicamente profética, como força motivadora capaz de fazer o bem.

03

O p l a n o p r o v i n c i a l é u m i n s t r u m e n t o i m p o r t a n t e p a r a o desenvolvimento e gestão eficaz de uma província. Este Plano de Médio Prazo 2022-2026, que cada comunidade recebeu serve como um guia estratégico que estabelece objetivos, metas, diretrizes e ações a serem realizadas dentro de um determinado período de tempo. A importância desse processo é evidente por várias razões:

Direção Estratégica: O plano provincial define uma visão de longo prazo para o desenvolvimento da Província Ele ajuda a estabelecer prioridades e identificar áreas-chave que precisam de atenção para promover o crescimento em diversas dimensões (nível pessoal, comunitário, provincial);

Coordenação e Coerência: Um plano provincial oferece uma estrutura para a cooperação de várias atividades e políticas. Isso evita a fragmentação de esforços e ajuda a garantir que todas as partes interessadas estejam alinhadas na busca de objetivos comuns.

Alocação de Recursos: Através do plano, é possível determinar quais recursos (financeiros, humanos, tecnológicos, etc.) são necessários para implementar as ações propostas. Isso facilita o processo de alocação de recursos de forma eficiente.

Tomada de Decisões Informadas: O plano provincial é baseado em análises da situação atual da província, suas p o t e n c i a l i d a d e s , d e s a fi o s e oportunidades. Isso permite que as decisões sejam tomadas com base em informações sólidas e dados concretos.

PLANO DE MÉDIO PRAZO

04
A Caminho

Engajamento: A elaboração do plano envolve a participação de diferentes partes interessadas, como cada Irmã individualmente e comunidades locais. Isso promove o engajamento e a construção de consenso em relação aos objetivos e diretrizes do plano.

Monitoramento e Avaliação: O plano provincial define indicadores de desempenho que ajudam a medir o p r o g r e s s o e m r e l a ç ã o à s m e t a s c o n d i c i o n a i s . I s s o p o s s i b i l i t a u m acompanhamento contínuo e a realização de ajustes quando necessário.

Resiliência e Sustentabilidade: O plano ajuda refletir sobre questões de sustentabilidade e resiliência, para enfrentar com equilíbrio os desafios presentes e futuros.

Em suma, a entrega de um plano provincial é fundamental para uma gestão eficaz, pois ele oferece uma estrutura para a tomada de decisões, a cooperação de esforços e a realização de objetivos que beneficiam a todos.

A materialização do plano em cada uma das comunidades, nas mãos de cada Irmã e, sobretudo no coração, torna-se um instrumento de unidade provincial e busca conjunta no ensejo de dar uma resposta para o mundo de hoje, segundo os valores e princípios dos nossos fundadores.

05 A Caminho

A Caminho

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO PELOTAS - RS

O dia 07 de junho notabilizou-se por ser um momento de encontro da comunidade. Nele, h o u v e o e n s e j o p a r a o r a ç ã o e o desenvolvimento de ações baseadas no Projeto Comunitário. Realizamos a Celebração do mês de junho do 3° ano vocacional, cujo tema indicado foi a festa de Corpus Christi.

Após a celebração e a oração, o Plano de Médio Prazo, 2022-2026 foi distribuído a cada irmã. Ao recebê-lo, realizou-se uma leitura introdutória, em que tivemos ciência do documento, como um todo. Percebemos que o Plano Provincial nos orientará e nos propiciará novos caminhos, para alcançar metas traçadas e dinâmicas inovadoras para cada Irmã, para comunidade e para Província.

Sob essa perspectiva, tomamos maior consciência de que a Missão, a Visão, as decisões do XVI Capítulo Provincial, os Valores

e os Princípios, orientam-nos para as buscas de ações e de vivências mais verdadeiras, bem como profundas e transformadoras. Visto que, e n t e n d e m o s q u e o m o m e n t o , c o m o Organização Religiosa, exige de cada membro da Província um maior comprometimento com o Plano deAção.

Como comunidade, sentimos que o Plano está ancorado e abençoado por Deus. Assim, pedimos que São Francisco de Assis e Madre Madalena Damen iluminem nossas inteligências nesta caminhada para sermos mais humanizadas, no sentido mais profundo do termo, e também solidárias e fraternas.

As Irmãs da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes reuniram-se para o Capítulo Local e estudos do Plano de Médio Prazo 20222026. Deu-se início aos trabalhos com profunda oração e invocação do Divino Espírito Santo. A seguir, a coordenadora Ir Ligia Rosa Wilges distribuiu o livreto Plano de Médio Prazo e coordenou o estudo e reflexões sobre a ressignificação do sentido da Vida Religiosa.

Jesus em seus ensinamentos procura restaurar a vida humana com dignidade, mostranos o amor verdadeiro que o PAI tem para com seus filhos Jesus e o Pai nos amam profundamente. São Francisco de Assis viveu o Evangelho e tornou-se exemplo de oração e amor a Jesus Cristo, Madre Madalena Daemen, procurou viver o Evangelho, no espírito de São

Francisco de Assis. Tornou-se em seu tempo e até hoje sinal de vida e esperança para os seus seguidores.

Como Irmãs Franciscanas, continuamos sendo convidadas a dar testemunho na nossa vivência hoje de simplicidade, fraternidade, alegria, reverencia a vida em todo nosso proceder.

Não havendo nada mais a tratar, lavrei a presente ata que será assinada por mim, Ir. Maria Irma Müller e as demais Irmãs presentes neste encontro.

06
SENHORA DOS NAVEGANTES
GRANDE
COMUNIDADE NOSSA
RIO
- RS

COMUNIDADE SANT’ANNA

A Comunidade Sant’Anna celebrou a entrega do plano de Médio Prazo em junho, numa tarde comunitária. Como de costume, houve um momento orante na capela e, em seguida, cada uma das irmãs recebeu e apreciou o documento, destacando o que considerou significativo. Foram retomados e

partilhados os princípios e valores, fundamentos de nossa espiritualidade franciscana. Depois, refletiu-se cada um dos objetivos estratégicos, com suas referidas ações e metas. Nesse ponto da reflexão, as irmãs consideraram a alta expectativa quanto às metas a serem alcançadas, isto é, um alcance de 100% para todos os anos do período de vigência do plano.

Concluiu-se que o plano, nada mais é do que a continuidade de um processo de planejamento que vem sendo realizado pela Província, há alguns anos. Dessa forma, ressignificar a vida religiosa consagrada, na Província do Imaculado Coração de Maria, é retomar a própria consagração pessoal e dar um novo significado no quotidiano da missão. Neste sentido, o plano pode ser um instrumento norteador da retomada para a ressignificação da Vida Consagrada.

COMUNIDADE ESPÍRITO SANTO

BAGÉ - RS

Aentrega do Plano de Médio Prazo 20222026 na comunidade Espírito Santo, ocorreu durante um momento comunitário, em 07 de junho, sendo esta uma ocasião significativa e importante para a nossa comunidade e todas as demais comunidades da Província.

O plano materializa o processo percorrido de reflexões, partilhas e sonhos expressos pelas irmãs das comunidades, e ajuda a estabelecer prioridades. Além disso, o plano ajuda a identificar áreas-chave que precisam de atenção para promover o crescimento em todas as dimensões Serve como um guia estratégico para os próximos anos e estabelece objetivos, metas, diretrizes e ações a serem realizadas no período de 2022 a 2026.

Com o plano em mãos realizou-se a leitura, reflexão e partilha apropriando-se e retomando o conteúdo. Todas sentimos imensa gratidão pelo empenho da equipe de planejamento que muito nos auxiliou neste processo.

07
SANTA MARIA - RS A Caminho

A Caminho

COMUNIDADE SANTÍSSIMA TRINDADE

CRUZ ALTA - RS

COMUNIDADE N. SRA. APARECIDA

CANGUÇU - RS

Louvamos e agradecemos ao Bom Deus pela história da Província do Imaculado Coração de Maria.

Louvamos pelo sim de Madre Madalena e o sim de cada irmã que no decorrer da caminhada vem construindo esta história.

Com o coração grato e alegre, agradecemos a equipe de planejamento e a cada irmã que colaborou na elaboração deste plano que deve tornar-se vida e orientar a nossa caminhada para os próximos anos.

Que no espírito de São Francisco de Assis, possamos ser sinal da esperança e da paz.

A entrega, a acolhida em mãos do Plano de Médio Prazo 2023 – 2026, em nossa comunidade, tornou-se num momento forte de sintonia provincial. Ao folhearmos página por página, ao realizar a leitura individual, a leitura comunitária, fomos sentindo o fortalecimento dos vínculos e a unidade com toda comunhão Provincial. A apropriação do plano foi nos sinalizando que o referencial histórico, a missão, a visão, as estratégias, as ações, do plano contemplam a essência do legado de nossa Fundadora Madre Madalena Daemen. Estes referenciais no plano são inegociáveis na vida pessoal e comunitária. Eles são aporte na condução do itinerário de nossa vida religiosa, como Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã da Província do Imaculado Coração de Maria – Santa Maria, RS.

08

COMUNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

DOURADOS - RS

A comunidade Imaculada Conceição em um momento orante acolheu o plano provincial e a nossa oração foi de contemplação e louvor ao perpassar por cada página escrita. Neste documento encontramos a nossa história congregacional provincial e a participação de cada Irmã que faz acontecer em nosso tempo esta missão sonhada e efetivada por Madre Madalena Damen. Receber em mãos o plano de médio prazo 2022/2026 é sentir que a Província do Imaculado coração de Maria está em constante movimento, manuseá-lo é experimentar o conjunto de caminhos e objetivos provincial e congregacional. Como religiosa posso caminhar em sinodalidade com a província. Olhando para esse plano percebo que foi feito com muito carinho e muita arte. Me sinto bem olhando cada detalhe.

09
COMUNIDADE SANTA ROSA DE LIMA SANTA ROSA - RS
A Caminho

COMUNIDADE SÃO JOSÉ ITAPORÃ - MS

No dia cinco de julho de 2023, celebramos solenemente, em comunidade, a entrega do Plano de Médio Prazo da Província 2022/2026. Foi um momento significativo para cada Irmã. Na ocasião, fizemos memória de cada comunidade que tece o todo da Província do Imaculado Coração de Maria e recordamos, com carinho, das comunidades e experiências da missão por onde cada Irmã viveu parte de sua vida Por tudo dai graças! Gratidão a São Francisco deAssis e a Madre Madalena pela sua herança espiritual marcada no coração de cada Irmã. Gratidão também por cada Irmã que colaborou com a equipe organizadora na construção do Plano de Médio Prazo da Província. Por tudo dai graças!

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO CARMO GUAÍRA - PR

Envoltas por uma grande expectativa, nossa comunidade reuniu-se para receber o plano de médio prazo 2022/2026 O dia escolhido para a entrega e o momento de oração foi 17 de junho, festa da Padroeira da Província do Imaculado Coração de Maria. Fizemos uma retrospectiva do caminho sinodal que tivemos para elaboração do texto.

Foi um caminho de encontros, escutas, diálogos e partilhas. Elevamos a Deus a nossa gratidão por toda a dedicação e trabalho para elaboração do plano que todas nós, inspiradas pelo Espírito Santo, contribuímos para a sua construção. Pedimos a intercessão de Maria, São Francisco de Assis e Madre Madalena para que possamos ser fiéis e perseverantes na vivência dos projetos e no cumprimento das metas que nos propusemos.

10
A Caminho

COMUNIDADE RESIDÊNCIA FRANCISCANA

LARANJAL - RS

A Comunidade reuniu-se para a celebração de acolhida e recebimento do Plano de Médio Prazo - 2022/2026 enviado pela Equipe de Planejamento da Província. A sala de estar da comunidade estava devidamente preparada para a liturgia do Momento. A celebração teve início com a oração das Vésperas. Na leitura da Palavra de Deus, Ir Acélia fez um breve comentário sobre a importância do Plano em nossa vida pessoal, comunitária e na missão. Em seguida, com um gesto reverente entregou para cada Irmã um exemplar do plano. Todas apreciaram o mesmo e uma Irmã destacou o pensamento de Dom Helder Câmara que se encontra na página 19. Seguiu-se um momento de reflexão e partilha, onde foi aprofundada a afirmação de Dom

Helder, relacionando “o fio que une as pérolas” com as comunidades que formam o todo da província.

Cada Irmã expressou o que sentiu ao receber o Plano Provincial: sentimento de alegria; admiração pela bela apresentação em seu todo; gratidão à equipe de planejamento pelo esforço e dedicação. Percebeu-se também, que o trabalho da comunidade foi valorizado. Falta agora cada uma de nós se esforçar para que o mesmo se concretize na vida pessoal, na comunidade e na missão.

A celebração foi concluída com a oração: “Maria da Palavra” da página 34 do Plano e encerrada com o canto da bênção de São Francisco deAssis

11
A Caminho

RESIDÊNCIA FRANCISCANA – UFN

Reunidas em Capítulo Local, no dia 08 de junho de 2023, as Irmãs da Residência Franciscana – UFN estiveram reunidas para estudar e partilhar percepções associadas ao Plano de Médio Prazo 2022-2026, previamente entregue para leitura e apreciação Reconhecemos que as Decisões Capitulares do XVI Capítulo Provincial de 2021 figuram como diretrizes norteadoras do processo de ressignificação da vida e a missão da Província, a qual é oxigenada pela vida das comunidades. Compreendemos que o planejamento se constitui em atividade primordial para renovar a dinâmica da comunidade local, considerada célula vital da Província. Discutimos que a vitalidade de uma Província é reflexo do fervor de cada Irmã que, pela vida fraterna, testemunha o Reino de Deus e se torna “sinal de esperança para o mundo”, a exemplo dos

COMUNIDADE SÃO DAMIÃO

NOVO CRUZEIRO

A Comunidade São Damião reunida em clima de oração, realizou a entrega do Plano Médio Prazo 2022-2026, para as Irmãs da Comunidade. Iniciamos com a invocação ao Espírito Santo, pedindo suas luzes e bênçãos para este momento e para que individualmente e como Comunidade saibamos descobrir o que o Espírito nos pede neste momento da história. Após a entrega, foi lido a apresentação e a introdução do plano, refletindo sobre o grande legado da confiança na divina providência, deixado por Madre Madalena, à sua Congregação. Foi ressaltado que hoje nós somos chamadas a revelar ao mundo este Carisma com nossa vida e nossa missão. Agora com o plano em mãos cada Irmã irá ler individualmente esse documento para que no momento comunitário a partilha seja mais aprofundada.

fundadores. Sentimo-nos pertença de um todo maior – Província, que constitui a unidade a partir da diversidade, assim como a diversidade a partir da unidade. Cada Irmã cumpre uma missão específica, nem maior ou menor, mas diferenciada para assegurar a riqueza e o vigor da Província. Sonhamos em “Ser uma Província sustentável, evangelicamente profética” e com uma Província sinodal num “caminho em conjunto” com a Igreja, para discernir os sinais dos tempos.

12
A
SANTA MARIA - RS
Caminho
- MG

COMUNIDADE REGIONAL SANTA ISABEL

Aos vinte e seis dias do mês de junho de 2023, a comunidade Regional Santa Isabel situada na Rua JoséAugusto Farias nº 50 na vila São João, em Teófilo Otoni-MG, reuniu-se em capítulo local, com objetivo de entregar o Plano Médio Prazo a cada Irmã conforme orientações.

Fez-se presente: Irmã Ana Rita Esteves lima (ministra local), Irmã Adiles Kafer; Irmã Terezinha Dores Tschiedel; Irmã Maria Eulália Thomas; Irmã Carolina de Jesus Martins Barbosa; Irmã Terezinha Haas; Irmã Efigênia Pittarello Torres; Irmã Maria Bernardete Sturm. Iniciamos o momento com a oração da manhã, partilha do Evangelho do dia e concluindo com a oração pelas vocações. Em seguida, Ir. Ana Rita como ministra local, conduziu-nos para uma reflexão sobre a nossa Missão como Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã a nós confiada. Destacou-se a importância de uma ação missionária organizada e bem planejada, com base nos objetivos e prioridades definidas.

D e s t a c o u t a m b é m a o r g a n i z a ç ã o , a

solidariedade e ajuda mútua de todas as Irmãs da Província na orientação e construção do nosso Plano Médio Prazo para o período 20222026, cuja montagem foi construída e impressa para a ação conjunta nesses próximos anos. Em seguida de forma solene, Ir. Ana Rita entregou cada Irmã da comunidade o Plano Médio Prazo, para estudo, reflexão e vivência em sua vida pessoal, comunitária e ação missionária nestes próximos anos. Todas as Irmãs da Província contribuíram de uma forma ou de outra para que o sonho de um plano se tornasse realidade concreta, hoje recebemos pronto uma obra que juntas construímos. Louvamos a Deus pelo esforço comum de cada Irmã em especial daquelas que acompanharam desde o início até o fim da construção do Plano Nada mais havendo a tratar lavro a presente ata que após lida e aprovada será assinada por mim e pelas Irmãs presentes. Teófilo Otoni - MG, 26 de junho de 2023.

13
TEÓFILO
A Caminho
OTONI - MG
‘‘Louvamos a Deus pelo esforço de cada Irmã...‘‘

COMUNIDADE BETÂNIA

SANTA MARIA - RS

Em espírito de gratidão e alegria a Comunidade Betânia recebeu o Plano de Médio Prazo, 2022-2026.

COMUNIDADE IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

No dia 24 de maio, em capítulo local, durante a oração das vésperas cada Irmã da nossa comunidade recebeu, das mãos da Ministra Local, o Plano de Médio Prazo 20222026 que visa ser um instrumento de unidade provincial em nosso fazer, agir e congrega nosso carisma, princípios, valores, missão e visão para que possamos ressignificar a nossa vida e missão provincial. Com o plano em mãos, houve um momento de silêncio para tomar c o n h e c i m e n t o d o m e s m o . A s I r m ã s expressaram alegria e contentamento. Agradecemos a Deus e as Irmãs que coordenaram o processo de elaboração através de muitos momentos de reflexão e oração até que fosse compilado o mesmo.

14
SANTA MARIA - RS
A Caminho

A Caminho

COMUNIDADE MÃE DE DEUS

SANTA MARIA - RS

Ao receber o Plano Provincial, num momento celebrativo, cada Irmã foi convidada a dar uma olhada, folheando o mesmo. As partilhas sobre as primeiras impressões foram a c o n t e c e n d o d e f o r m a espontânea. Umas comentaram a beleza das imagens, outras as semelhanças e diferenças dos organogramas, as orações, a lista d a s c o m u n i d a d e s . F i c o u combinado que iremos aprofundar cada parte escrita e as ações do Plano em outros encontros comunitários. Foi um momento de vivenciar um pouco a vida de nossa Província.

COMUNIDADE DA OBRA SOCIAL SANTA ISABEL

BRASÍLIA - DF

Receber o Plano de Médio Prazo 2022/2026 é ter a referência do caminho por onde devemos percorrer nos próximos quatro anos, como I r m ã s F r a n c i s c a n a s d a Penitência e Caridade Cristão da Província do Imaculado Coração de Maria Sabemos que surpresas e fatos inusitados a c o n t e c e m a o l o n g o d o percurso, por isso a importância do Plano como um fio condutor de nossas ações, que nos une c o m o m e m b r o s d e u m a Instituição eclesiástica –Instituto de Vida Consagrada.

15

A Caminho

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS SANTA MARIA - RS

Como irmãs franciscanas, convictas da importância desse movimento tão belo e repleto de significado da entrega do plano de médio prazo da província, surgiram em nós louvores ao Deus Trino que é Bom e Providente,

como também à nossa padroeira a Virgem Maria, que nos impulsiona a dar novo sentido à nossa consagração, missão, doação, entrega e comunhão com toda a província.

É uma ocasião oportuna para ler e refletir, sonhar e colaborar na construção de uma província próspera e atualizada no campo da evangelização. Percebemos que é um processo constante, que envolve, oportunidade e desejos, além de nos animar e ensinar a valorizar o que temos e somos. Concluímos que somos uma província em saída com desejo sinodal e eclesiástico, com princípios, objetivos bem definidos e dispostas a começar sempre de novo....

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Com alegria em nossa comunidade N o s s a S e n h o r a d a E s p e r a n ç a , recebemos o Plano de Médio Prazo 2022/2026, celebrando com gratidão, a sua elaboração, pois nos ajuda a ressignificar o chamado de Deus e renovar a nossa missão. Louvamos a Deus pela inspiração do Espírito Santo no processo de construção deste documento e que possamos guiadas pela sua luz, executar o Plano com dinamismo e criatividade na certeza da pertença e comunhão com toda Província.

16
SANTA MARIA - RS

A Caminho

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DOS ANJOS

BELO HORIZONTE - MG

Ao contemplarmos o plano de médio prazo, suscitou em nossos corações, sentimentos de alegria, beleza, leveza, meditação, gratidão e espírito de pertença.

Ao contextualizar o processo realizado para construir o plano, percebemos que o trabalho foi dinamizado passo a passo, na prática sistêmica e visão sinodal, ou seja, todas as irmãs deram sua colaboração. Desta forma, ter em mãos o plano é muito significativo pela sua beleza nas cores e artes, mas, provocador e desafiante, pois, o mesmo exige compromisso e unidade provincial. Nos sentimos lisonjeadas em poder celebrar o momento e por sermos parte desta grande missão.

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO

CACHOEIRA DO SUL - RS

No dia 31 de julho nossa comunidade realizou uma bela celebração, momento em que solenemente foi entregue o Plano Provincial –2022-2026. Hora de render graças, pois, temos em nós uma síntese do processo sinodal construído ao longo dos últimos anos e, uma visão de futuro projetada com fé e esperança no Deus Bom e Providente. Diante da beleza e da seriedade do plano, a Ir. Italita Noal se expressou dessa forma: “Este Plano é leve mas profundo” . Que o consideremos assim, que traga leveza aos nossos passos na missão e conserve a profundidade do sentido da Consagração. (Ir MarleneAna Terhorst)

17

A Caminho

OBRA SOCIAL SANTA ISABEL COMPLETA 60 ANOS Ir. Nilvete Soares Gomes

Neste ano, estamos festejando o aniversário da cidade de Brazlândia-DF.

Brazlândia celebra 90 anos de emancipação e a Obra Social Santa Isabel completa 60 anos de criação a serviço dos cidadãos de Brazlândia, com a sublime missão de defender a vida e a dignidade humana.

Vamos mostrar algumas atividades que foram realizadas neste ano, contudo quase todas são do cotidiano. No despertar em cada dia temos um momento de ginástica rítmica que fortalece e anima a todos. Uma vez por semana, há oportunidade de, em grupo, fazerem uma caminhada na orla do lago da cidade.

ministrada por uma delas e a pintura em tecido é ministrada pela Irmã Beth. Os vasinhos com flores de meias e as pinturas em tecido fizeram sucesso. Alguns foram vendidos e outros a Irmã Teresinha promoveu um bingo.

Durante o ano tivemos oficinas diversas, entre as quais tivemos exposição de flores feitas com meias e pintura em tecidos, muitas idosas participaram A oficina de flor de meia é

No dia 09 de julho tivemos a honra de desfilar com garbo mostrando a alegria de viver saudavelmente e sempre animadas. Fizemos a abertura com o banner representando o jubileu de diamante da Obra Social Santa Isabel. Na sequência as “Flores do Serrado”, desfilaram com a faixa de identificação. Esse grupo é formado por idosas que sempre realizam apresentações com muita criatividade. Temos

18

também a parceria com o corpo de bombeiro que nos proporciona a hidroginástica duas vezes por semana.

Cada mês é feita uma homenagem para c o m e m o r a r o s a n i v e r s a r i a n t e s , c o m homenagens especiais tais como: poesias, cantos, danças, teatros, um almoço especial e um delicioso bolo finalizando sempre com a entrega de presentes para os participantes.

A Irmã Teresinha Both, aproveitando as doações de farinha de trigo, junto com uma idosa fizeram deliciosos pãezinhos para nosso café da manhã e para o lanche da tarde.

19 A Caminho

Entre outras atividades realizadas no centro de também oferecemos a Capoterapia, Forró, jogos pedagógicos, artesanato e corte e costura.

Entre o mês de junho e julho em comemoração aos 90 anos de nossa cidade tivemos vários shows culturais e um dos eventos que mais marcaram nossa cidade foi o campeonato brasileiro das quadrilhas juninas, no qual incentivamos nossos idosos a participarem assim promovendo a cidadania.

Em clima de alegria e gratidão a Obra Social Santa Isabel celebrou a missa de ação de graças pelo jubileu de diamante. Convidamos todos os idosos e seus familiares para celebrar e participarem deste momento tão importante.

20
A Caminho

A Caminho

ENTREVISTA PARA O ELO DIOCESANO - EDIÇÃO MAIO 2023

Elo Diocesano: O Papa Francisco tem buscado valorizar e inserir as mulheres em funções e ministérios importantes na vida pastoral da Igreja. Como a senhora vê essa inserção?

MISSÕES PASCOM

TEMA: Maria: modelo de mulher e discípula

ENTREVISTADO: Irmã Cecília Rigo – Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

ENTREVISTADOR: Pe. Leonardo Envall Diekmann – Secretário da PASCOM MISSÕES

Elo Diocesano: Maio é considerado o mês mariano. Maria é para toda a Igreja um grande modelo. Que características da personalidade de Maria a senhora destacaria?

Ir. Cecília: Maria, como modelo de Virtudes, é apresentada em diversos escritos na Igreja. Inspiro-me hoje nas declarações do Papa Francisco e Papa Bento XVI que nos apresentam Maria como modelo de Fé, Mãe da Esperança e exemplo de Caridade.

Maria, personalidade marcante, é ícone perfeito da Fé que se põe a Caminho acolhendo no coração os desafios, as alegrias e sofrimentos fazendo da vida uma peregrinação de amor a Deus e aos irmãos. Uma Fé Profética, pois a sua vida é profecia da obra de Deus na história, da sua ação misericordiosa que no Cântico do Magnificat subverte as lógicas do mundo, exaltando os humildes e derrubando os soberbos (cf. Lc 1, 52). Uma Fé Compaixão, humilde e silenciosamente abraça as dores do mundo e ilumina a história com o Projeto Salvífico de seu Filho Jesus.

Ir. Cecília: O Papa Francisco tem falado sobre o significado e a importância das mulheres no mundo contemporâneo e reconhece que as mulheres são a maioria no cotidiano da vida da Igreja e, por outro, com raras exceções, não têm acesso a instâncias de poder. No entanto, já

percebemos avanços com a nomeação de secretárias de dicastério e da vice-governadora do Vaticano. Necessário se faz continuar este processo de abertura a novas possibilidades de participação da mulher na Igreja. Jesus se dirigia às mulheres com reverência, resgatava-as de sua condição social de marginalidade e inferioridade, aceitou-as como discípulas. Por uma mulher, Maria, sua mãe, o Verbo da Vida se fez homem. Apenas um grupo de mulheres e o discípulo amado estavam junto à cruz. Uma mulher, Maria Madalena, foi a primeira testemunha da ressurreição. Nossa conversão diária ao seguimento de Jesus passa pela valorização e reconhecimento da presença feminina na vida de nossas comunidades de fé.

Elo Diocesano: Hoje a mulher já conquistou um considerável já vida eclesial e também na sociedade. Como, depois de dois milênios, o exemplo de Maria pode inspirar o protagonismo feminino hoje?

Ir. Cecília: Maria é um modelo a ser seguido pelas mulheres de hoje. O protagonismo feminino encontra em Maria a verdadeira Identidade da Mulher em todos os tempos. Maria nos confirma continuamente na fé, na vocação e na missão O Papa Francisco nos desafia e confirma quando declara: “Mas há um aspecto, em particular, graças ao qual Maria pode ser um ponto de referência para todas as mulheres de hoje “Ser antídoto mais forte para nossas

21
SANTA ROSA - RS

tendências individualistas e egoístas. Contra nossos fechamentos e apatia pela capacidade de “guardar as coisas no coração”, isto é, cuidar “levar a vida ao coração”. E esta é uma atitude “própria das mulheres” porque “a mulher mostra que o sentido da vida não é produzir coisas em continuação, mas tomar a peito as coisas que existem. Só vê bem quem olha com o coração, quem olha com amor.”

Elo Diocesano: Que mensagem a senhora deixaria a nossos leitores, de modo especial às mulheres e mães de nossa Igreja?

Ir. Cecília: Deixo a mensagem do Papa Francisco - “Os dotes de delicadeza, sensibilidade e ternura peculiares, que enriquecem o espírito feminino, representam não apenas uma força genuína para a vida das famílias, para a propagação de um clima de serenidade e de harmonia, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável.

E isto é importante! Sem estas atitudes, sem estes dotes da mulher, a vocação humana não consegue realizar-se!”. Em se referindo as

mães o Papa Francisco nos diz: “Uma sociedade sem mães seria não apenas uma sociedade fria mas uma sociedade que perdeu seu coração, que perdeu seu 'sabor de família'. Uma sociedade sem mães seria uma sociedade sem misericórdia, que cedeu apenas ao cálculo e à especulação. Porque as mães, mesmo nos piores momentos, sabem dar testemunho da ternura, da dedicação incondicional, da força da esperança”.

Caríssimos irmãos e irmãs, que o Senhor sempre conserve em nós a gratidão pelo dom da fé. E que Maria Santíssima nos obtenha a graça de que a nossa fé permaneça sempre a caminho, tenha o respiro da profecia que é a esperança e seja uma fé rica de compaixão que é o verdadeiro amor.. E que, sobretudo, neste mundo robotizado saibamos ter uma mente e um coração plenos de coragem para cultivar a Paz que vem da Bondade e da Justiça de Deus.

22 A Caminho

70 anos

Ir. Hilda Gertrudes Schardong

Ir. Francisci Haas

Ir. Annita Kreutz

60 anos

Ir. eresinha Mallmann

Ir. Lígia Wilges

Ir. Nathália Estefania Jungblut

Ir. Cecília Both

Ir. Diva Degrandi

Ir. Terezinha Maria Lenz

65 anos

Ir Ir. Irene Thereza Wolfarth

Ir. Selli Puhl

Ir. Lucia Sybilla Brod

25 anos

Ir. Ana Rosa Gil de Oliveira

Ir. Maria Helena R. de Figueirôa

Ir. Luzia Pereira Nunes

Ir. Sueli Rodrigues de Jesus

Irmãs Jubilares 2024
23
e
Paz
Bem!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.