A Caminho - Nº 228

Page 1

A Caminho Província do Imaculado Coração de Maria Santa Maria - RS Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Informativo Nº 228 Setembro/Dezembro 2022 Informativo NATAL, A FESTA DA VIDA!

A Caminho

Equipe

Coordenação

Ir. Maria Ana Klein

Revisão dos textos:

Ir. Maria Ana Klein

Ir. Araci Mariana Kother

Ir. Maria Aparecida Marques

Diagramação

Ir. Rita Beatriz Röhsler

RESSIGNIFICAR EM TEMPOS DE ITINERÂNCIA

Na edição deste número do “À Caminho”, sob a inspiração do Ano Vocacional na Igreja do Brasil, seguimos refletindo sobre a vocação, chamado de Deus e resposta dos que são chamados. Neste clima, em consonância com a proposta provincial, somos convidadas a ressignificar nossa consagração, dando sentido à nossa vida, desafiadas a revisarmos nossa itinerância desde a origem da nossa vocação.

Todo o vocacionado, chamado a fazer escolha de Deus, é interpelado a iniciar um processo de saída, o que para Francisco de Assis significa abraçar uma vida de penitência, de conversão e pôr-se a caminho. A pessoa disposta a fazer um percurso vocacional, de escuta do chamado de Deus, entende a vocação

como um caminho mistagógico. A partir de então, a pessoa faz processo em busca do mistério que a habita, encontra sua identidade vocacional, o cerne de sua vocação, como uma bússola que guia seu caminho, na consciência de seu ponto de partida, sem perder a direção e a meta. Desta forma, tanto os que são iniciantes como os que percorrem esse itinerário ao longo do tempo, são provocados, cada dia, a fazer a releitura do próprio itinerário vocacional,dando novo significado aos acontecimentos do percurso, firmando seus passos e solidificando a forma de vida que abraçou, tendo como referência o Mestre Jesus.

Neste processo de itinerância, a Palavra de Deus, como história de salvação, convoca o discípulo (a), a se colocar a caminho, confiando na Providência divina: “Deixa tua terra e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te indicar”, assim falou Javé a Abraão. E na continuidade do diálogo com Abrão, ele, ainda, não seguro da promessa, foi conduzido por Deus para fora da tenda: “Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz”. Nesta passagem, Deus desafia Abraão, na itinerância da fé, chamando-o para uma abertura ao futuro possível, alicerçada na confiança à Providência de Deus cuja

A Caminho 03

BELEM E GRECCIO SÃO

Ao celebrarmos o natal do Senhor, nosso coração se volta para o ano de 1223, quando Francisco de Assis celebrou com grande devoção, fervor e alegria, nas proximidades de Greccio, o nascimento de Jesus - o presépio vivo , fazendo memória da noite de Natal em Belém, na Palestina.

O povo simples da pequena localidade de Greccio já conhecia Francisco e alguns dos seus irmãos pela presença e pelas pregações, chamando todos à mudança de vida, à vivência dos valores evangélicos.

AQUI...

suas palavras e recordava seus atos com muita inteligência Gostava tanto de lembrar a humildade de sua encarnação e o amor de sua paixão, que nem queria pensar em outras coisas.

Precisamos recordar com todo respeito e admiração o que fez no dia de Natal, no povoado de Greccio, três anos antes de sua gloriosa morte. Havia nesse lugar um homem chamado João, de boa fama e vida ainda melhor, a quem São Francisco tinha especial amizade porque, sendo muito nobre e honrado em sua terra, desprezava a nobreza humana para seguir a nobreza de espírito. Uns quinze dias antes do Natal, São Francisco mandou chamá-lo, como costumava, e disse: “Se você quiser que nós celebremos o Natal de Greccio, é bom começar a preparar diligentemente e desde já o que eu vou dizer. Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”. Ouvindo isso, o h o m e m b o m e fi e l c o r r e u imediatamente e preparou o que o santo tinha dito, no lugar indicado. “

Thomás de Celano, no seu primeiro livro, Capítulo 30, nº 84, relata o seguinte, falando da preparação para a celebração do

“Sua maior intenção, seu desejo principal e plano supremo era observar o Evangelho em tudo e por tudo, imitando com perfeição, atenção, esforço, dedicação e fervor os “passos de Nosso Senhor Jesus Cristo no seguimento de sua doutrina”. Estava sempre meditando em

Francisco usou meios bem concretos para despertar a fé na vida do povo. Muitos acolheram o convite e acorreram ao local para a extraordinária noite da Natal, celebrada ao vivo, conforme 1Cel. Cap. 30 números 85-86.

Greccio é a “Belém Franciscana” que eleva a humanidade de Cristo. O mistério da Encarnação é um dos elementos fundamentais da espiritualidade Franciscana; os outros dois são a Cruz e a Eucaristia.

A Caminho 04
Natal:

O que significa celebrar o Natal, o Evento de Greccio hoje (para mim/nós), para a comunidade local, para a missão, para o povo onde atuamos? Belém, Greccio hoje é a minha casa/comunidade, o local da missão diária, a

Natal, (Salmo 15 do Oficio da Paixão do SenhorFontes Franciscanas) o qual ele rezava durante três semanas, da Natividade do Senhor até a oitava da Epifania, elevando incessantes louvores a Deus. Antes e depois do Salmo, Virgem Maria.

e Santo Natal, um Ano esperança!

Ao celebrarmos o Natal do Senhor, nós franciscanas, filhas de Madre Madalena, em comunhão com toda Família Franciscana, somos chamadas a abrir o nosso coração para o Ano jubilar 2023, o oitavo centenário (12232023) do primeiro presépio vivo celebrado por Francisco de Assis, em Greccio. Desde então, o Natal vem sendo celebrado no mundo inteiro.

Inspirado na Palavra de Deus, Francisco compôs um salmo específico para o Tempo de

05 A Caminho

A ENCARNAÇÃO DE JESUS EM MARIA É OBRA

A encarnação de Jesus se realiza por obra do Espírito Santo (cf. Mt 1,20; Lc 1,35). O Espírito é o poder gerador de Deus. Nele, Jesus é gerado no seio de Maria. O que nela foi gerado vem do Espírito Santo (cf. Mt 1,20). Deus gera seu Filho na nossa humanidade, na nossa fraqueza, simbolizada na virgindade de Maria. Afinal, uma virgem nunca poderia conceber. Há um impedimento real para que ela o faça. Se, no seio de uma virgem, o Filho de Deus (cf. Lc 1,35) é gerado, só pode ser porque Deus se dá, além dos limites de nossas fraquezas humanas. Nasce, assim, um homem “que é Filho de Deus, porque Deus o gera do Espírito no seio de Maria”.

Portanto, Jesus é fruto Espírito Santo e traz para humanidade um novo início. Ele um presente que vem do alto. Nele o ser humano reencontra o s verdadeiro destino, por isso ele é segundo Adão (1Cor 15,47). origem de Jesus, segundo João, Pai. Ele é o Filho de Deus-Pai de um m o d o t o t a l m e n t e n o v o inesperado. “E o Verbo se fez carne e veio morar no meio de nós. contemplamos sua glória, a glória que recebe do Pai como Fil único, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14). Ele é o dom mais precioso de Deus-Pai à humanidade.

O próprio Deus originou vida de Jesus em Maria, como um ato novo de criação dentro história. Ela acolhe a graça de Deus como um dom, que se encarna em seu Filho Jesus no poder Espírito Santo. Ela aceita que

DO ESPÍRITO SANTO

Irmã Acélia Inês Schwengber

cumpra a Palavra de Deus (Lc 1,38) ) A virgindade de Maria aponta, pois, para a pura ação de Deus nela. Graça significa a ação misericordiosa de Deus que o ser humano é chamado a acolher. A concepção virginal anuncia ao mundo uma graça total e inesperada que destrói todas as pretensões do mundo. Deus cria do nada e salva a partir dos meios mais humildes. Ele se lembra da humildade de sua serva ( Lc 1,47-48) e a escolhe para ser a mãe do Salvador.

06 A Caminho

Maria nos convida a acolher a graça de Deus na estrutura fundamental do nosso ser, graça que nos chega pelo Espírito e nos configura a Cristo, Palavra viva do Pai. E o Pai, que gerou Jesus no seio de Maria, o gera em nós para que, através de nossa vida, possamos expressá-lo no mundo pelo amor A geração de Jesus em Maria no poder do Espírito Santo é a mais alta demonstração do amor de Deus à humanidade, e a única forma que temos de gerar Jesus no mundo é assumindo uma vida em prol dos irmãos, pois assim viveu e morreu Jesus: em prol da salvação de todos.

Maria é modelo de fé. O sim de Maria foi perfeito desde o início até o último instante na cruz. Ali, Jesus nos fez filhos de Sua Mãe. Olhou para o discípulo que tanto amava e disse: “Eis aí a tua mãe” (Jo 19,27). Se Jesus deixou-nos Sua Mãe para ser a nossa Mãe, é porque isto é indispensável para a salvação de cada um de nós. Deixemo-nos iluminar pela fé de Maria, que é nossa Mãe, nos momentos de dificuldade, de provação, olhemos para Ela como modelo de confiança em Deus, que deseja sempre e somente o nosso bem.

“O mistério da Anunciação é o momento “decisivo” no qual a história do homem mudou completamente.A passagem da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria narrada no Evangelhode Lucas (1,26-38), em que o “Deus das surpresas” mudou o destino do homem, foi um “momento decisivo da história, o mais revolucionário”,naAnunciação“tudomuda”.

07 A Caminho
PapaFrancisco

ELE VEM!

A humanidade novamente se prepara para celebrar o maior evento da história, o NATAL. A palavra de Deus na literatura profética, em especial no livro do Profeta Isaias, nos convoca a restaurar nossa vida pessoal, comunitária e social, a exemplo da Jerusalém libertada, porque “Ele Vem.” Por isso: “Aumente o espaço de sua tenda, estenda a lona, estique as cordas, finque as estacas, porque você vai se estender para a direita e para a esquerda, seus filhos herdarão nações e povoarão cidades desabitadas (Is 54,2)” . Neste versículo o profeta nos remete à Jerusalém restaurada, libertada povo a esperança de u m n o v o t e m p o , quando Deus enviará O F i l h o p a r a estabelecer uma nova a l i a n ç a c o m a humanidade. Nesta nova sociedade não haverá ódio, rancor, disputa por poder, g a n â n c i a , n e m i n j u s t i ç a . E s t a sociedade profetizada p o r I s a í a s s e concretizará em nosso meio, na medida em que cada um(a) de nós se reconcilie consigo mesmo(a), com os irmãos (ãs), com Deus e com a natureza que nos cerca. Portanto, neste tempo de espera lamparina da esperan mangas e mãos à obra para:

“ ampliar o espaço” a nossa direita, estendendo a mão a quem está à margem da nossa vida, porque Ele vem!

“...ampliar o espaço” a nossa esquerda, dando lugar em nosso coração, para aqueles que ainda não gozam da ternura do nosso amor misericordioso, porque Ele vem!

“... ampliar o espaço” a nossa frente, o caminho é longo e montanhoso é preciso apressar o passo. Há muita gente clamando por mais vida e “Vida em abundância” (Jo 10,10). Tempo do Natal é o próprio nascer da Vida, porque Ele vem, o Emanuel .

pliar o espaço atrás de nós e agradecer à multidão de irmãs e irmãos que no percurso da história nos ajudaram a crescer no conhecimento e no amor ao Menino de Belém, que hoje, como Ressuscitado caminha conosco pelas estradas de Emaús...

“... ampliar o espaço dentro do nosso ser, para gerar VIDA ao nosso redor, assumindo com mais garra e vigor o Projeto Salvador do Menino Deus, para com Ele conduzir a todos (as) à casa do Pai. Aí acontecerá o eterno Natal, que já começa aqui e agora.

Então terá sentido dizer: Feliz Natal minha irmã! Feliz Natal meu irmão!

Com votos de PAZ e Bem, em do Novo Ano! Porque “sempre é coração de quem ama.”

08 A Caminho
Irmã Araci Mariana Kother

PASTORAL DA SAÚDE

Nós Irmãs da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes do Rio Grande, marcamos presença na Santa Casa, de modo especial, na Pastoral da Saúde. Missão esta, que exige doação, dedicação e esforço constante para ouvir o clamor dos que sofrem e dos seus familiares. Como também, levar a mensagem da Palavra de Deus e providenciar a recepção dos sacramentos àqueles que assim, desejam.

Ir Arcioneida da Silva Mello

Como Igreja, nossa missão está integrada na vida da Diocese. Dia 19 de novembro realizou-se a Assembleia Diocesana. Ir. Arcioneida representou a comunidade. O Bispo Diocesano, Dom Ricardo, enriqueceu a Assembleia, com reflexões iluminadoras para o Plano Diocesano. O tema central da mesma versou sobre o anúncio da Palavra, a importância da Comunhão, participação e missão na construção de uma Igreja Sinodal.

UMA HISTÓRIA COMOVENTE

Dia 10 de setembro de 2022, a Diocese do Rio Grande foi agraciada com a ordenação de um novo sacerdote, realizada na paróquia da Sagrada Família no cassino. O Diácono Marlon Miraplalheta foi ordenado presbítero, pelo Bispo diocesano Dom Ricardo Hoepsers.

O neo sacerdote tem uma história comovente. Ele nasceu em Santa Vitória do Palmar Filho de uma jovem trabalhadora da área rural. Sua mãe engravidou quando era solteira, porém assumiu com amor o filho. Recebia amparo e proteção de pessoas queridas, que a ajudaram e colaboraram no cuidado do pequeno Marlon. A mãe ocultava a identidade do pai que sumiu.

Na adolescência do menino, a mãe adoeceu e foi internada por longo período na Santa Casa. O Marlon cuidou da mãe, mas por ser menor não podia permanecer à noite junto a ela. Por isso, escondia-se embaixo da cama, pois era adolescente e não poderia ficar a noite junto da mãe, escondia-se embaixo da cama. A mãe,

diante da gravidade do seu estado de saúde, sentiu a necessidade de solicitar o DNA para revelar ao filho a identidade do seu pai, a mãe foi a óbito, mas o Pe. John, hoje pároco do cassino, que já acompanhava a história, interessou-se em levar o menino para conhecer seu pai. A atitude do pai foi: registre em meu nome, mas não quero mais contato, mas o padre John continuou cuidando do jovem, que veio até morar com ele, para estudar.

Posteriormente manifestou o desejo de seguir a vida sacerdotal; recebeu ajuda, tanto do Padre como de algumas paroquianas, não faltou a ajuda e apoio do padre e de algumas paroquianas. No dia da ordenação sacerdotal, o jovem relatou sua história com lágrima e agradecimento pelo carinho das pessoas que os ajudaram. Atualmente exerce sua missão presbiteral na paróquia da Vila da Quinta do Rio Grande.

09 A Caminho
Ir Arcioneida da Silva

CAMINHADA FRANCISCANA

A expectativa era grande, na espera da Caminhada Franciscana pela Paz. Confecção e colar palitos nas bandeirinhas, ensaios de cantos: cada uma se entusiasmava cada vez mais para este momento. No dia 4 de outubro, pela manhã, foi iniciada a caminhada. Os usuários com camisetas brancas levavam bandeirinhas com frases diversas, tais como: Paz e bem, Eu Sou Pela Paz, Paz nas Famílias, Famílias Unidas. O Grupo de Convivência da OSSI de Brasília esteve presente, fazendo parte deste evento.

Um carro de Som, enfeitado com banners e t o c a n d o m ú s i c a s a l u s i v a s à P a z , e r a acompanhado por todos .Os Educadores Social, Ana Lúcia, Ir Lourdes Genessi, Ir Elisabeth Porfírio e a Coordenadora Ir Terezinha Both, pelo caminho, incentivavam a participarem cantando e ouvindo mensagens franciscanas de paz, de vida ,de perdão, e pedindo a Paz ao mundo.

O percurso foi da Obra Social Santa Isabel, Setor Tradicional, a pé, passando pelo centro da cidade, até o Santuário Menino Jesus. Um grupo de idosos acompanhou a caminhada na VAN, porque não conseguem mais caminhar ou estão de cadeira de rodas ou usam bengala, ou não enxergam.

No Santuário foi rezada a Santa Missa com a presença de todos e no final um grande grupo fez uma apresentação do Cântico das Criaturas ao som da música de Zé Vicente, e com símbolos que representavam a criação. Cada uma com túnicas de cores variadas, iam fazendo a coreografia com muita devoção e alegria, agradecendo a Deus a vida, por estarem vivas e comemorando também o dia Nacional do Idoso. O retorno foi de transporte, dirigindo-se a Obra Social, a qual os esperavam com um delicioso almoço festivo e à tarde reunião dançante (forró) com música ao vivo.

10 A Caminho
Irmã Terezinha Both e Irmã Elisabeth Porfírio
11 A Caminho

“ESPAIRECER, ALEGRAR-SE NA BELEZA E NA HARMONIA DA VIDA”

1. O dia 10 de novembro foi um memorável dia

O Projeto 23, em nossa vida acontecia. Pelo meio da manhã, todas em prontidão, Rosto alegre e bolsa na mão, pé na estrada e vibração.

2. Tempo de espairecer, para a vida celebrar.

Vida acima do trabalho, é Francisco a exortar! Canguçu era o roteiro, o Monumento era a chegada, Pois iríamos conhecer/ nas alturas, a IMACULADA!

3. Em meio à prece contemplamos/ a beleza da cidade

Nossos hinos entoamos por nossa fraternidade.

Ao descermos a montanha, no restaurante Caxias,

Na mesa farta encontramos, recarga pra as baterias

4. Continuando a decida, felizes por encontrar

Recordamos e revivemos, nossa missão de educar As Irmãs do Saudações, recordações, novo jeito de habitar

12 A Caminho
Ir. Maria Aparecida Marques

5. O apartamento mui lindo, cada coisa em seu lugar!

As Irmãs, que alegria! em poder nos hospedar!

Retomando a estrada, ainda outro lugar, Completaria a jornada do nosso peregrinar.

6. Que lugar seria esse? Uma surpresa sem par

A Senhora de Guadalupe, estava a nos esperar

Santuário Arquidiocesano, no meio da natureza,

Abriga ternura e paz, da Mãe Morena, com certeza.

7. Paramos por um momento, envolvidas na história... Do manto, das rosas, do índio, que perpetuam a memória!

O entardecer avisava, que está no fim o espairecer.

Memorável foi o dia, só nos resta agradecer

8. Ao Concelho Provincial, muito obrigada,

por nos ter recomendado o que estava esquecido; “Alegrar-nos na beleza e na harmonia da vida” Dando à fraternidade um novo sentido.

13 A Caminho

VISITA A MISSÃO DA QUATEMALA

Aos 25 dias do mês de novembro de 2022, a Ministra Provincial, Ir Nilvete Soares Gomes juntamente com a conselheira provincial Ir. Maria Ana Klein, chegamos na Guatemala e fomos à cidade de Xela . Num clima de muita alegria e fraternidade fomos acolhidas pela Ir. Maria Aparecida Camargos e a juniorista Ir Migdália Josefa Félix Diáz. Após a longa viagem pudemos descansar bem e na manhã do dia seguinte, chegou em Xela, a Ir. Maria Leonidas Cardona Lopéz para acompanhar-nos numa reunião, já marcada antecipadamente, com o advogado Renê Guilhermo Giron Palacios. O objetivo da reunião foi conversarmos sobre a criação de uma entidade civil para a missão das Irmãs na Guatemala. Analisamos a minuta de Estatuto da entidade e ouvimos o parecer e as orientações do advogado Orientou-nos, primeiramente, a convocar uma assembleia das irmãs que atuam na missão no país da Guatemala para a criação da entidade, registrando o ato em livro próprio. Após a assembleia orientou-nos a encaminhar os documentos ao Bispo da diocese de São Marcos, Monsenhor Bernabé de Jesús Sagastume Lemus, para que o mesmo confira o reconhecimento da Igreja católica. O passo seguinte será solicitar o despacho do Ministro de Governacón da Guatemala. Quando a Entidade for aprovada, costumam publicar no diário oficial. No dia 26 de novembro de 2022, a Ir Neli Lassen foi para a cidade de Xela buscar-nos e levou-nos para a comunidade de San Lourenzo. Encontramos as Irmãs desta comunidade, muito animadas e bem integradas na missão. Tivemos a oportunidade de visitar a clínica de saúde alternativa, onde as irmãs atendem o povo e são reconhecidas pela seriedade e profissionalismo demonstrados nos atendimentos aos enfermos. Durante a visita, vimos a necessidade de

ampliação do espaço físico e desafiamos nossas irmãs a refletirmos juntas sobre a possibilidade de ampliação da clínica e criação de projetos que viabilizem esse empreendimento. Na comunidade religiosa realizamos uma reflexão sobre o tema: “Enraizadas na Palavra de Deus, somos profetas da esperança e da paz”, bem como, partilhamos a necessidade de Consagrada dia

02 de dezembro, quando nos deslocamos para a comunidade de Chamac para visita a comunidade e em preparação para a admissão ao noviciado, primeira profissão e renovação de votos das Irmãs. No dia 05 de dezembro, fomos até a sede episcopal e às 8h30min nos reunimos com o bispo Monsenhor Bernabé de Jesús Sagastume Lemus para tratarmos sobre a criação da entidade e a possibilidade da instalação de uma nova comunidade religiosa em sua diocese. Neste encontro, o bispo fez várias considerações no texto recebido previamente. Suas orientações foram valiosas para o prosseguimento do processo de criação da entidade. Na seqüência do dia, com a participação das Irmãs das comunidades San Lorenzo e Cabricam juntamente com a ministra provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus, Ir Mônica de Azevedo, às 11h, na capela da casa de formação Madre Madalena, em San

14 A Caminho
Ir. Nilvete Soares Gomes e Ir. Maria Ana Klein

Isidro Chamac, celebramos a solene entrada ao noviciado das postulantes: Jessica Marixa Ardiano Miranda e Sayra Ninnette Feliciano Fuentes. Após a celebração, num clima fraterno e alegre, degustamos o almoço festivo. Às 14h e 30min, deu-se início a Assembleia Geral da missão, com a presença das Irmãs da Província do Imaculado Coração de Maria tendo como objetivos o estudo do estatuto e sua aprovação e a criação da Entidade Civil elegendo a primeira diretoria do Instituto Franciscano Missionero na Guatemala- IFRAMIG.

No dia 06 de dezembro, a Ministra Provincial proporcionou um diálogo individual para cada irmã da comunidade de San Isidro Chamac. Durante a permanência nesta comunidade formativa de Chamac, percebeu-se o entusiasmo das irmãs professas e das jovens noviças e junioristas pela missão, neste chão sagrado da Guatemala. Todas assumem com alegria e disposição o trabalho diário e estão engajadas na paróquia. Atuam na clínica saúde alternativa e nas diversas pastorais e se dedicam com grande zelo à juventude e à pastoral vocacional.

No dia 07 de dezembro, estando as Irmãs preparando a Igreja para a celebração do dia 08, recebemos a triste notícia do acidente ocorrido com Ir. Neli Lassen que caiu e sofreu fratura óssea do fêmur. Ela foi encaminhada ao hospital em São Marcos onde foi submetida a cirurgia.

No dia da festa da Imaculada Conceição, 08 de dezembro, com os corações exultantes de alegria e ação de graças, nos dirigimos à igreja San Isidro Lavrador para celebrar a primeira profissão religiosa da irmã Deyse Fabiola Quiché e Ir Monica Elizabeth Garcia Navarro e também a renovação dos votos religiosos das junioristas: Ir Lilian Gabriela Pérez Hernandez, Ir. Glória Marina Mazariegos Velasquez e Ir. Migdalia Josefa Félix Diaz. O bispo, Monsenhor Bernabé de Jesus Sagastume Lemus presidiu a santa missa e acolheu os votos das irmãs em nome da igreja. Contou-se novamente com a presença das irmãs das comunidades de San Lourenço e Cabricam bem como a Ministra Provincial Ir. Monica de Azevedo. A igreja estava repleta de fiéis e juntos rendemos graças ao Senhor da Messe que nos envia vocações para a missão. Após a celebração eucarística, foi servido um delicioso almoço preparado pelas lideranças da igreja confraternizações

dezembro. Somos por sua acolhida e poder compartilhar da vida e da missão das filhas de Madre Madalena, na Guatemala. Que Deus as abençoe, as fortaleça e faça crescer a missão neste chão sagrado.

San Isidro Chamac, 09 de dezembro de 2022.

15 A Caminho

‘’Que o Senhor Jesus, nascido da Virgem Maria, traga a todos vós o amor de

Deus, fonte de confiança e esperança, juntamente com o dom da paz, pastores de Belém: ’’Glória do seu agrado’’ (Lc 2, 14).

que os anjos anunciaram aos a Deus nas alturas e paz na terra aos homens

NATAL 2022

Paz e Bem!

MENSAGEM URBI ET ORBI DO PAPA FRANCISCO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.