A Caminho - Nº 229

Page 1

A Caminho

Província do Imaculado Coração de Maria Santa Maria - RS Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Informativo Nº 229 Janeiro/Abril 2023 Informativo SIRVAMOS JUNTAS AO BOM DEUS!

A Caminho

Equipe

Coordenação

Ir. Maria Ana Klein

Revisão dos textos:

Ir. Maria Ana Klein

Ir. Araci Mariana Kother

Ir. Maria Aparecida Marques

Diagramação

Ir. Rita Beatriz Röhsler

IV CAPÍTULO BRASILEIRO DE ESTEIRAS

Irmãs, certamente, muitas das senhoras gostariam de ter participado do Capítulo de Esteiras, evento organizado pelas duas províncias brasileiras, em São Leopoldo, RS, entre os dias 21 a 23 de abril de 2023. Tivemos um número significativo de Irmãs de nossa Província. A seguir, compartilho a mensagem lida na abertura do Capítulo.

Queridas Irmãs, “Conduzidas pela Graça, celebramos a Vocação”, neste ano vocacional da Igreja, e na oportunidade, fazemos memória de nossa presença neste chão brasileiro, tendo em vista este ano em que acolheremos no Brasil, em Santa Maria, RS, o pré-capítulo geral que nos introduzirá na preparação ao Capítulo Geral de 2024. Todos estes eventos constituem oportunidade para Ressignificar nossa espiritualidade franciscana e carisma congregacional na vivência da nossa vocação, como graça e missão.

Imbuídas do espírito de Francisco de Assis que nos deixou esse legado, o de reunirmos em Capítulo de Esteiras, sob a inspiração daquela primeira experiência em Santa Maria dosAnjos, onde os irmãos, reunidos na grande fraternidade, se ocupavam em falar de Deus e exercitar-se na caridade E não somente em capítulos, mas em todas as ocasiões de encontro dos irmãos em fraternidade, Jesus ocupava a centralidade das conversações entre eles, ao ponto de Tomás de Celano referir-se a Francisco, o Pobrezinho de Assis, homem que "levava sempre Jesus no coração, Jesus nos lábios, Jesus nos ouvidos, Jesus nos olhos, Jesus nas mãos, Jesus em todos os outros membros...” (I Cel., II 9, 115).

Desta forma, não é de se admirar que Francisco deAssis tornou-se um evangelho vivo, capaz de atrair seguidores para a messe, homens e mulheres de todos os tempos. Isto acontecia, por Ele se deixar conduzir e ser

Irmã Nilvete Soares Gomes

conduzido pela graça de Deus, pela graça do chamado, e, a partir de então, enveredou-se no caminho da penitência, despertando nos corações de muitos, o desejo de conhecer o segredo de tão genuína escolha: “Por que a ti, Por que a ti, por que a ti, Francisco? Por que todo mundo anda atrás de ti e toda a gente deseja verte e obedecer-te...donde vem, pois, que todo mundo anda atrás de ti?” E, Francisco respondendo à Fr Masseo, no final concluiu dizendo que o Altíssimo o “escolheu para confundir a nobreza, e a grandeza e a força e a beleza e a sabedoria do mundo” (I Fioretti, 10). Revisitando nossa história, da mesma forma, sucedeu-se quando nossas primeiras irmãs convidadas para semear a semente do carisma aqui no Brasil, “Madre Aloísia Lenders, após discernimento, viu no convite do Pe. Guilherme Feldhaus “um aceno da Divina Providência”. Apenas quatro anos, após a chegada das Irmãs ao Brasil, a missão já podia receber seis jovens na Congregação, o que foi motivo de grande alegria, tanto para as que estavam na missão brasileira, como para as do além mar. “E Deus quis que a vida silenciosa,

A Caminho 03

laboriosa e orante das primeiras irmãs continuassem a atrair muitas jovens para a congregação” (Flesch, Irmã Benícia, I Volume).

Nesta experiência de Francisco de Assis e das filhas de M. Madalena, cujo testemunho marcou a sociedade de então, com a alegria da vivência do Evangelho, queremos como Irmãs das províncias brasileiras, neste ambiente de fraternidade, viver a graça da vocação franciscana em espírito de gratidão e louvor a Deus. Neste espírito, não podemos deixar de nos inspirar no testemunho de Clara de Assis, quando em seu testamento exortava suas Irmãs, tanto às presentes e as irmãs futuras dizendo: “Entre os muitos benefícios que temos recebido e estamos recebendo diariamente de nosso doador, Pai das misericórdias, e pelos quais

devemos dar mais ações de graças ao mesmo glorioso Pai, está nossa vocação que, quanto mais perfeita e maior, mais a Ele a devemos” (Test. Sta Clara).

Para este capítulo, reunimos irmãs vindas de todas as partes do Brasil, ao redor destes testemunhos, de Francisco, Clara de Assis, Madre Madalena e da memória de nossas Irmãs pioneiras nesta terra, bem como, as tantas que, em nossas províncias construíram esta história de graça, coragem e confiança na divina providência. Reafirmemos em nós o desejo e o compromisso de continuarmos juntas servindo ao nosso Bom Deus, com nossos corações ardentes e pés na missão, envolvidas no amor dos corações de Jesus e Maria. Paz e bem!

A Caminho 04

IV CAPÍTULO BRASILEIRO DE ESTEIRAS

As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, pertencentes às duas províncias brasileiras, estiveram reunidas nos dias 21 a 23 de abril de 2023, na cidade de São Leopoldo - RS, num encontro denominado Capitulo de Esteiras.

Essa denominação, faz referência aos grandes encontros promovidos por São

Francisco de Assis, no início da Ordem, na cidade de Assis, Itália. Os Frades que se r e u n i a m e r a m t ã o n u m e r o s o s , q u e necessitavam dormir em esteiras por falta de espaço físico no Convento e nas casas dos moradores da cidade.

Este foi o IV Capítulo de Esteiras celebrado no Brasil. As participantes, vindas dos mais diversos lugares de missão, desde a chegada manifestaram muita alegria e gratidão por poder celebrar este importante evento.

Houve um momento solene de abertura e celebração eucarística, presidida pelo frei Neimar Gatto, Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos.

O tema geral do capítulo foi: "Conduzidas pela Graça celebramos a vocação" O frei capuchinho Sérgio Dalmoro proferiu uma palestra e ressaltou alguns aspectos:

O que faz uma consagrada ser respeitada por um mundo tão desumanizado? Qual o segredo?

O segredo está no desejo e na busca da proximidade do Senhor.

A Vida Religiosa Consagrada tem como eixo central o seguimento de Cristo e a união com Deus e esse estilo de vida existe para apontar para o alto e para o futuro.

Somos conduzidas pela graça divina e convidadas a colocar Nele toda a nossa confiança.

Irmã Maria Ana Klein

Outro momento marcante foi a "Roda de Conversa Intergeracional". Algumas religiosas partilharam seu chamado vocacional e todas escutaram atentamente e guardaram no coração as lindas histórias de vida.

Constou também na programação, uma caminhada vocacional em que as participantes foram convidadas a andar em duplas compartilhando sua trajetória vocacional. A caminhada encerrou no cemitério onde foi realizada uma homenagem e oração de gratidão pela vida e testemunho das Irmãs falecidas.

A noite do dia 22 de abril ocorreu o momento artístico cultural.

Todas participaram demonstrando leveza e criatividade.

Amanheceu o dia 23 de abril, com um sol radiante e o primeiro compromisso aconteceu na Capela de Nossa Senhora. Em comunhão com a Igreja refletiu-se o evangelho dos discípulos de Emaús. Terminada a oração, as irmãs dirigiramse ao salão de eventos para os recados vocacionais. Foi aberta uma urna, que continha mensagens de incentivo as coirmãs, escritas pelas participantes, durante os dias de Capitulo.

Para encerrar o Capítulo de Esteiras, foi celebrada a Eucaristia presidida pelo frei Arno Fröelich pertencente a Ordem dos Frades Menores. Ao final da missa as duas ministras provinciais abençoaram e enviaram as irmãs para a missão.

Em seguida, as participantes se dirigiram ao refeitório e partilharam um saboroso almoço.

Foram dias de grande graça e profunda convivência fraterna que fortaleceram nossa vocação franciscana. E todas voltaram para suas comunidades com os "Corações ardentes e pés a caminho". Gratidão pela oportunidade de poder participar e celebrar esse evento.

05
A Caminho

A Caminho

RESSONÂNCIAS DO IV CAPÍTULO DE ESTEIRAS

Irmã Terezinha Kunz Lauer

Nos dias 21 e 22 de abril de 2023 aconteceu o IV Capítulo Brasileiro de Esteiras na cidade de São Leopoldo-RS. As participantes foram acolhidas com muita animação e alegria no Pensionato São José. Tudo estava muito bem preparado e harmoniosamente decorado. O tema escolhido para essa quarta edição foi: “Conduzidas pela graça celebramos a vocação”. E o lema: “Sirvamos juntas ao Bom Deus”. Nas avaliações feitas pelas irmãs destacaram-se os seguintes aspectos: Foi um tempo para refletir e ressignificar nossa espiritualidade franciscana e carisma congregacional. O evento oportunizou a confraternização e encontro entre as Irmãs das duas Províncias. Aconteceu uma bela convivência entre todas as idades. Foi muito significativa a partilha das histórias de vida e vocação de várias irmãs. Percebeu-se a alegria das Irmãs idosas e seu testemunho de vida. Foi muito gratificante ouvir os relatos das irmãs manifestando satisfação pela sua profissão e pelo trabalho que realizam, seja na escola, no hospital, ou trabalho de pastoral paroquial.

Outro ponto positivo foi o testemunho das Irmãs jovens, que contaram como convivem na harmonia com irmãs mais experientes. Elas demonstraram sua liderança coordenando várias atividades do capítulo e animaram as participantes com músicas e brincadeiras.

O encontro foi válido porque recordou a coragem das Irmãs pioneiras no Brasil. Vieram da Alemanha, saíram do seu país e iniciaram a história, enfrentando novas realidades mas confiantes em Deus Providente.

Foi emocionante percorrer o caminho pelo bambual de forma orante recordar as irmãs falecidas e chegar ao cemitério com respeito e silêncio em consideração das Irmãs que deram a sua vida por amor ao Reino de Deus.

Todo o Capítulo foi uma grande celebração da Vida Religiosa Consagrada Franciscana. Diariamente celebramos a Eucaristia e participamos de outros momentos intensos de oração. Por tudo isso damos Graças a Deus e animadas como família franciscana continuemos juntas servindo ao Bom Deus.

06
07
A Caminho

A Caminho

MISIÓN QUATEMALA

¡Experiencia del Juniorado en Brasil!

Hna. Gloria Mazariegos

Hna Migdalia Días

Hna. Lilian Pérez Como hijas de Madre Magdalena, hoy expresamos nuestra gratitud, al llegar a las raíces de esta misión que hoy crece aquí en Guatemala.

Fuimos dichosas de llegar a tierras brasileñas, tierra donde cada una de las hermanas, de las dos provincias: Sagrado Corazón de Jesús e Inmaculado Corazón de María, nos recibieron con grande afecto y alegría. Cada una, con una característica distinta reflejaba el rostro sonriente de Madre Magdalena al acogernos en las distintas comunidades por donde pasamos. Más, que conocer la historia, fue entrar en la historia y sentirnos parte de ella. Esto crea en nosotras vínculos más fuertes y fraternos con las dos provincias.

El inicio de nuestra visita fue en la Provincia del Sagrado Corazón de Jesús donde tuvimos la dicha de visitar a las comunidades del Pensionato San José y sus alrededores por una semana donde sentimos, gustamos y palpamos aquellos lugares históricos que hoy tejen la historia de nuestras Provincias brasileñas. Estos días fueron de mucha gracia ya que cada una de las hermanas fueron portadoras de esta historia, espiritualidad y Carisma en nuestro proceso formativo.

Concluida nuestra visita en esta Provincia continuamos con nuestro recorrido por las comunidades de la Provincia de Santa María, en donde también apreciamos cada uno de los

08

gestos de amor manifestados a través de cada hermana de las diferentes edades; también tuvimos la gracia de encontrarnos y compartir específicamente con nuestras hermanas junioras y novicias de este país, sin duda alguna, cada una estaba a la expectativa de este encuentro e intercambio de diferentes experiencias que al final fueron significativas y enriquecedoras para cada una!

No podemos dejar de expresar también nuestra visita e ida al Regional. Esta fue otra experiencia relevante, ya que, posee algunas semejanzas con nuestras comunidades guatemaltecas, por su característica geográfica, cultura y costumbres.

Después de tener experiencias diversas de encuentro, convivencia y confraternización, tuvimos la oportunidad de participar en el retiro anual del cuatro al nueve de enero, el cual fue animado por Hna Nilvete y Hna Teresinha, con el apoyo de las hermanas de la comunidad del Laranjal, Pelotas, quienes nos acogieron cálidamente. Fueron días intensos de silencio, reflexión y oración, cuya temática propició ese

encuentro con el Alfarero que sabe hacer algo nuevo con nuestro barro. Fuimos invitadas a entrar en la dinámica de resignificar nuestro ser Consagrado, contemplando al Cristo Pobre, Casto y Obediente; todos los signos y símbolos hicieron de estos días, una experiencia profunda del Carisma. Eternamente agradecidas por permitirnos saborear la presencia de Dios de manera particular y especial durante esos días de visita e integración en las Provincias brasileñas.

A Caminho 09

ENCONTRO DE MINISTRAS LOCAIS

As ministras locais reunidas em assembléia, nos dias 19 e 20 de março de 2023, foram desafiadas a apresentar quais os valores inegociáveis para a vida religiosa franciscana.

Veja os versos criados por um grupo.

Quais aspectos destacamos

De forma bem primorosa

Que jamais negociamos

Da Vida Religiosa?

Pra responder em verso e prosa

Queremos aqui convidar

Para conosco partilhar

Neste momento especial

Quatro ministra local

Para se pronunciar

Quero primeiro destacar

O nosso estado de vida

Que decidimos professar

De forma comprometida

Publicamente assumida

Numa inteira consagração

Pra se doar em missão

Vivendo em fraternidade

Na pobreza, obediência e castidade

E reverência por toda criação

Servindo aos irmãos

Aonde for enviada

Cultivar vida de oração

Como religiosa consagrada

Sempre em Deus ancorada

Para enfrentar as dificuldades

Viver na fraternidade

O perdão e a tolerância

Acortesia e a confiança

E a virtude da caridade

Mas é Ele quem nos chama Que nos dá capacidade

Em nossa fragilidade humana

Sabemos que Ele nos ama E caminha ao nosso lado

Não é fácil, bem verdade Com seu diálogo sagrado

Nos inspira e fortalece

O nosso coração aquece

E nos faz revigorados

Para responder ao chamado

No Carisma da confiança No mesmo espírito irmanado

Com fé e com esperança

Agraça de Deus nos alcança

Sempre, sempre a cada dia

No Coração de Maria Temos a bênção e a proteção

Para prosseguir a missão Com ternura e ousadia

A Caminho 10
Ir Terezinha Both

“POR TUDO DAI GRAÇAS”

Essa frase encontra fácil acolhida quando a lemos em (I. Tess. 5,18). Porém, na prática pode tornar-se complicado, especialmente q u a n d o s a í m o s i n e s p e r a d a m e n t e d a “normalidade” da vida, do trabalho, das relações e de saúde.

Experimentei essa realidade quando, em fevereiro/23, a enfermidade veio fazer parte de minha vida por um longo-bom espaço de tempo. A corresponsabilidade, o amor e a operosidade das queridas Irmãs da Comunidade Franciscana do Laranjal, em consonância com a Ministra Provincial providenciaram minha transferência do Hospital Universitário de Pelotas, para Santa Maria. A equipe da Casa São José, não mediu esforço junto ao hospital São Francisco para que minha vida não fosse embora. Surpresa, da minha parte nunca imaginada, foi a presença de três irmãs minhas de Dourados e Itaporã, primeiro em Pelotas e um pouco mais tarde em Santa Maria. Entrando no quarto mês, após uma cirurgia de quadril, estou recuperando a mobilidade que me permitiu, primeiro com andador, depois com muleta. No silencio do meu quarto, rezo, durmo, reflito e leio.

A t u a l m e n t e e s t o u n a Comunidade Betânia que me estimula cada vez mais a dar passos na esperança de voltar à “normalidade” da vida, mesmo que algumas dores e dificuldades de administrar minha rotina ainda persistem. Por tudo dou graças!: Pelo cuidado e desempenho das coirmãs; pelas visitas de irmãs de outras comunidades; pela vezes que precisei retornar aos médicos, tendo sempre acompanhamento especial da querida Ir. Adelinde, e da motorista Ir. Orlene; ao grupo da enfermagem da Casa São José, sob a coordenação da enfermeira F r a n c i n e ; p e l a p a c i ê n c i a d a

fisioterapeuta Gabriela que me ajudou a recuperar mais depressa os movimentos; Não faltou a consideração do pessoal da cozinha para acertar um cardápio que atendesse minha fraqueza física e os cuidados com a diabetes. Gratidão especial a Ir. Marisane. De esperança em esperança, de paciência em paciência de cuidados em cuidados, chegou o dia 09 de maio, quando o médico cirurgião autorizou meu retorno para Pelotas.

Uma experiência jamais imaginada que me fez realizar o encontro com a dama pobreza, me fez recordar Paulo a caminho de Damasco e me fez redimensionar a vocação ao minorismo, saindo dos livros e passando para a realidade. Por tudo isso, quis expressar, nesse instrumento de comunhão e comunicação, entre nós – O “A CAMINHO” – minha gratidão pelas orações que sei, foram intensas. Que o bom Deus retribua a cada Irmã a solidariedade que recebi. “ Por tudo dai graças.”

11
A Caminho

A Caminho

CONECTA SCALIFRA

Como membro integrante da equipe administrativa do Centro de Espiritualidade Sagrada Família das Irmãs Franciscanas –Laranjal – Pelotas – RS e pai de uma aluna da ESFA, para mim foi uma alegria acolher e sediar nos dias 27 e 28 de abril de 2023, o I Encontro de Comunicação e Marketing da Rede SCALIFRAZN. Evento este, organizado pela Equipe Central de Marketing da SCALIFRA-ZN, com intuito de analisar o trabalho de marketing realizado em cada instituição da rede e destacar pontos fortes e fracos, analisar formas de resolver dificuldades e partilhar experiências. O evento contou com 36 participantes e com a assessoria do consultor de marketing Ricardo Bansner de Santa Maria/RS e a participação das instituições de ensino da rede da SCALIFRA-ZN:

Pablo da Silva Madruga Assistente administrativo

Centro de Espiritualidade Sagrada Família - Laranjal

- Escola de Ensino Fundamental São Francisco deAssis – Pelotas/RS;

- Colégio Franciscano Sant'Anna – Santa Maria/RS;

- Colégio Franciscano Espírito Santo –Bagé/RS;

- Colégio Franciscano Santíssima Trindade –CruzAlta/RS;

- Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida – Canguçu/RS;

- Escola Franciscana Imaculada Conceição –Dourados/MS;

- Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

– Brasília/DF;

- Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo – Guairá/PR;

- Centro de Espiritualidade Sagrada Família das Irmãs Franciscanas – Laranjal – Pelotas/RS.

12

Cada equipe de marketing apresentou sua instituição, relatou a história, a estrutura, as melhorias realizadas e/ou projetadas para o futuro, com explanação em datashow Como também, eventos realizados e formas utilizadas para promoção e divulgação da instituição na competitividade do mercado e os desafios superados no período da pandemia.

aos organizadores e às equipes de marketing que diariamente prezam pela valorização e divulgação de uma educação de qualidade, fundamentada nos princípios e valores franciscanos.

Eu pessoalmente, avalio o encontro como ótimo, porque foi uma oportunidade de conhecer as escolas da Scalifra e o trabalho realizado diariamente em cada uma, bem como sua prática pedagógica, para educar dentro dos princípios e valores franciscanos. Sou profundamente agradecido pela oportunidade que tive de conhecer e me relacionar com educadores das diversas instituições e fazer novas amizades.

No final do encontro a equipe central de marketing da SCALIFRA, destacou o bom trabalho realizado pelas equipes de cada instituição. A Diretora presidente da SCALIFRA: Ir. Inês Alves Lourenço expressou sua gratidão

13
A Caminho

A Caminho

NOSSA PADROEIRA

Ao entrar na recepção do Centro de Espiritualidade Sagrada Família - Irmãs Franciscanas – Laranjal - Pelotas-RS, se avista um nicho com uma linda imagem da Sagrada Esta imagem eleva o espírito e desperta de cantar ou rezar como Acácio Sa saudosa memória, cantava:

“Olhando a Sagrada Família

Jesus, Maria e José.

Saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé

1. Maria, Mãe santa e esposa exemplar José, pai zeloso voltado ao seu lar

Jesus, filho amado em missão de salvar

Caminhos distintos, num só caminhar

2. Maria do sim e do amor doação.

José operário a serviço do pão

Jesus ocupado com sua missão

Três vidas distintas num só coração

3. Se todas as mães, em Maria se acharem

E todos os pais em José se espelharem

Se todos os filhos em Cristo se olharem

Serão mais família, quanto mais se amarem.”

Nosso sonho é que cada mãe, cada pai e cada filho, ao contemplar esta imagem obtenha a graça de ser outra Maria, outro José e seguir os passos de Cristo Jesus.

14
Ir Arací Kother Jesus,
Maria e José.
Saibamos fazer a pailha dos gestos de amor e de fé!“
“Olhando a Sagrada Família

ESCOLAS BRASILEIRAS SOFREM ATAQUES

Durante o mês de março iniciou-se, no Brasil, uma onda de ataques terroristas às escolas. Houve ocorrências em vários lugares, mas, dois deles tiveram maior impacto. Uma delas aconteceu no estado de São Paulo quando um aluno de 13 anos matou a professora em sala de aula. No início de abril, outra barbárie ocorreu na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina. Um indivíduo pulou o muro de uma escola de Educação Infantil e matou quatro crianças

Esses acontecimentos geraram um clima de insegurança e medo em toda nossa comunidade escolar. Os pais na tentativa de proteger os filhos exigem cada vez mais segurança nas escolas. As direções das escolas franciscanas, tem feito muitos investimentos para oferecer ambiente de paz e tranquilidade para a comunidade escolar.

Roguemos juntas ao Bom Deus que nos defenda de toda a violência e que em nossa missão educativa, possamos continuar plantando a Paz e colhendo o Bem. Como nossa fundadora Madre Madalena tenhamos confiança que “Deus Proverá” porque a obra não é nossa mas ela é de Deus.

Deus Cuida!

15 A Caminho
Ir. Rita Beatriz Röhsler
Paz e Bem!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.