Relatório de Gestão - 2020/2022

Page 1

REL ATÓRIO DE GESTÃO

2020/2022

EXPEDIENTE

Relatório de Gestão

ACAERT 2020/2022

Produção e edição: Assessoria de Imprensa ACAERT Textos: Marco Aurélio Gomes

Revisão: Giane Severo

Diagramação: Angelita Corrêa Coordenação: Luís Gustavo Fusinato

CONGRESSO / PRÊMIO ACAERT 9

O maior evento da radiodifusão de Santa Catarina 10 Comenda ACAERT 15 Conteúdo relevante 16 Feira de Produtos e Serviços 18 Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro 20

RÁDIO E TV 29

Pesquisa inédita sobre a força do Rádio em Santa Catarina 30 Semana Estadual do Rádio 33 Migração para a FM 38 Chip FM no celular 39 Força-tarefa contra a radiodifusão comunitária ilegal 40 Exposição ‘Rádio em Movimento’ 41 Semana Estadual da TV 44 TV Digital 46 Campanhas de valorização do Rádio e da Televisão 47 Road Show ‘Vamos Pensar Grande’ 48 Pesquisa com o setor empresarial 50 ‘O Rádio tá ON, a TV tá ON 51

CONVÊNIOS 53

Acordo histórico 54 Gestão ampliou a utilização do convênio Celesc 58 Convênio com o Governo do Estado 58 ALESC e ACAERT consolidam convênio de Rádio e TV 59

JEITO CATARINENSE 61

‘Jeito Catarinense’ tem nova fase 62 ‘Jeito Catarinense’ e a pandemia 63 A origem 63

POSICIONAMENTO 65

Mensagem anual da radiodifusão catarinense na Alesc 66 ACAERT fez campanha a favor da Reforma da Previdência Social 69

OPINIÃO 71

ELEIÇÕES 77

Debate ACAERT 78

Sabatina ACAERT 79 Manifesto da Radiodifusão 79 RNA promove grande cobertura das eleições 2022 81 Campanha ‘Voto Presente’ 82 Cartilha Eleições 2020/2022 83 Minuto do Eleitor 83

RELACIONAMENTO 85

Econtros Regionais 86 ACAERT na Estrada 92

ÍNDICE

NOVA SEDE 97

Nova sede da entidade 98 Galeria dos Presidentes 102

RCA 111

Setor da entidade que recebeu grandes investimento 112 Ação de relacionamento com as agências e parceiros 113 Principais ações 114 Campanhas da ACAERT tiveram a participação das associadas 117 1º Encontro de Opecs ACAERT 118 Prêmio OPEC de Ouro 120

DIRETORIA DE CONTEÚDO 125

Diretoria de Conteúdo coordena as ações de comunicação 126 Rede de Notícias Regional 127 Grandes coberturas RNA 129 Datas comemorativas 130 Aniversários de emissoras e dirigentes 131 Assessoria de Imprensa 132 Publicações 134 O que vem por aí 137

DIRETORIA EXECUTIVA 139

Gestão da ACAERT redefiniu planejamento e inovou em processos 140 Avaliação de desempenho 143 ACAERT implantou programa de valorização dos colaboradores 143

PANDEMIA 145

Atuação da entidade durante a pandemia priorizou associados 147 ACAERT em ação: entidade não para 148 Inovação, nova estrutura da diretoria 149 Série de webinar para informar e capacitar associados 150 Campanha contra fake news 151 ACAERT se destaca entre as entidades de radiodifusão do país 152 ACAERT promove transformação digital 154 Entidade recebe o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC 155

INSTITUCIONAL 157

ACAERT – 40 anos 158 Especiais em vídeo contam histórias 159 Kit 40 anos 159 Entrevistas históricas com os ex-presidentes da ACAERT 160

ASSESSORIAS 163

Licenciamento de antenas em Santa Catarina 164 Destaques Assessoria Jurídica 165 Destaques Assessoria Técnica 166

DIRETORIA / EQUIPE 169

Reuniões de Diretoria foram constantes durante a Gestão 170

DIRETORIA ACAERT – 2020/2022 173 Assembleia Geral Ordinária 180 DIRETORIA ACAERT – 2023/25 184

Este relatório resume as ações da gestão da ACAERT 2020/22 em defesa da radiodifusão. Um período desafiador por conta da pandemia da Covid-19, mas que nem por isso a entidade deixou de prestar seus serviços relevantes. Pelo contrário, superamos os desafios junto com os associados e o segmento saiu mais forte. Pela sua atuação, a ACAERT recebeu o prêmio ‘Empresa Cidadã’ da ADVB/SC, pois servimos de modelo de comunicação com credibilidade.

Pelas restrições impostas pela pandemia, não houve cerimônia de posse, eventos foram cancelados e outros transferidos. A comemoração dos 40 anos da entidade também não foi como queríamos. No entanto, quando foi possível, a ACAERT compensou e promoveu o maior e mais prestigiado Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, assim como o Prêmio ACAERT/ Microfone de Ouro.

O documento mostra que a ACAERT manteve projetos das outras gestões, comprovando o perfil administrativo coletivo da entidade, lapidado pelas ações voluntárias de nossos dirigentes, lideranças e associados. Este fato possibilitou que pudéssemos avançar ainda mais na construção de uma associação moderna, eficiente e com visibilidade diferenciada para o mercado e a sociedade.

A começar pelas campanhas sempre em defesa da radiodifusão e da sociedade catarinenses. Podemos citar as novas etapas do ‘Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV’, que se constituiu na maior mobilização das emissoras do país. O ‘Jeito Catarinense’, a mais importante campanha social de Santa Catarina, também teve novas fases, ressaltando a conscientização das coisas certas e erradas.

Fizemos a pesquisa inédita sobre a força do rádio no estado, num trabalho em conjunto com a Media Kantar Ibope. Consegui-

mos a aprovação da Semana do Rádio e da Semana da Televisão, fazendo com que Santa Catarina seja o único estado que tem esses eventos no calendário oficial.

A credibilidade da ACAERT possibilitou o histórico convênio da entidade com os poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é otimizar a veiculação de mensagens de utilidade pública, de caráter educativo e informativo, sem conteúdo publicitário, nas emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina.

Para levar os propósitos da nossa radiodifusão, estivemos por três vezes no plenário da Assembleia Legislativa apresentando a mensagem anual da entidade. Destacando a importância da mídia regional na defesa de bandeiras, como em favor da Reforma da Previdência, entre outras.

Para estar próxima de seus associados, a entidade promoveu encontros regionais e o ‘ACAERT na Estrada’, que visitou todas as emissoras do estado no período. Ouvindo as demandas e informando nossas ações.

O relatório explica ainda o crescimento impressionante da Rede Comercial ACAERT – RCA que se modernizou para enfrentar os desafios de oferecer serviços de excelência ao mercado e aos associados. No final do ano, realizamos o primeiro encontro de OPECs ocorrido no Brasil, além do Prêmio OPEC de Ouro.

Não menos importante, a Rede de Notícias ACAERT – RNA esteve sempre atenta aos momentos do país e do estado. Foi assim na pandemia, quando produzimos conteúdos relevantes, e nas eleições, com a realização de debate e sabatinas. Destaque para as coberturas especiais do pleito.

Outro braço jornalístico, a Rede de Notícias Regional – RNR se consolidou como importante ferramenta de comunicação de Brasília, com emissoras de várias regiões do Brasil. Proporcionando uma visibilidade

6 APRESENTAÇÃO

da mídia regional junto às autoridades federais, estaduais e municipais.

Vamos fechar a nossa gestão de casa nova. Realizamos um antigo sonho dos associados de contar com uma sede moderna, que acomodasse toda a equipe de colaboradores e que representasse a pujança que a entidade se tornou. O maior investimento realizado na história da ACAERT.

tifica a nossa entidade: Marcello Corrêa Petrelli, Carlos Amaral, Mário Neves e Saul Brandalise Jr. Ao comendador Ranieri Moacir Bertoli, incansável voluntário da radiodifusão catarinense, que representa nosso segmento no mais alto nível.

Agradecimento ao general Ricardo Miranda Aversa, pela contribuição dos contatos em Brasília. Importante apoiador das causas da ACAERT.

Agradecemos também a todos os membros do Conselho Superior da ACAERT pela troca de opiniões, aconselhamento e consultas. Em todas as vezes em que a gestão precisou, os ex-presidentes sempre estiveram presentes. Obrigado.

Precisamos falar de conquistas, como a mudança do assentimento prévio para as emissoras fronteiras do país, que teve participação decisiva da entidade, a parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para mudanças nos licenciamentos de antenas em Santa Catarina. Um trabalho articulado pelas assessorias jurídica e técnica da entidade.

Mudamos o estatuto da ACAERT, criamos o Código de Ética, implantamos o Conselho Superior, formado pelos ex-presidentes da entidade e regramos a escolha do Comendador ACAERT. Enfim, ações que prepararam a associação para os novos tempos.

Não poderíamos deixar de agradecer às pessoas que contribuíram para o sucesso da gestão. À Marise Westphal Hartke, a madrinha que indicou meu nome para presidir a ACAERT. Agradecer o apoio da esposa e família. Aos tantos amigos que torceram e estiveram junto o tempo inteiro, sofrendo nos momentos difíceis e comemorando nossas conquistas.

Especial agradecimento aos dirigentes das TVs associadas, pela parceria que for-

É preciso agradecer aos nossos parceiros de várias áreas que acreditam na importância da radiodifusão para a sociedade e na seriedade da atuação da ACAERT. Gostaríamos de compartilhar nossas conquistas com a valorosa e guerreira equipe de colaboradores da entidade. Incansáveis defensores da ACAERT e de suas associadas.

Agradecimento aos ex-diretores Leonardo Amorim e Guido Schvartzman, que estiveram com a gestão no período crítico da pandemia. E aos atuais diretores, Liza Rocha, Alexandre Damásio e Luis Gustavo Fusinato. Poucas entidades podem contar com diretores e colaboradores com alto nível de desempenho.

Agradecemos a todos que me confiaram a responsabilidade de presidir uma das entidades mais importantes do Brasil.

Finalmente, agradeço ao Grupo ND e seu presidente, Marcello Petrelli, por entenderem e apoiarem a missão que me foi dada pela radiodiofusão catarinense. Foi uma honra que marca minha vida. Temos o sentimento de dever cumprido. Boa leitura.

7
Silvano Silva PRESIDENTE DA ACAERT | GESTÃO 2020/2022 Presidente da ACAERT, Silvano Silva

CONGRESSO / PRÊMIO ACAERT

O MAIOR EVENTO DA RADIODIFUSÃO DE SANTA CATARINA

Prestigiado, relevante, sucesso de público presencial e virtual, participação dos associados, homenagens, premiação e serviços. Assim foi marcado o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, realizado de 22 a 24 de maio de 2022, no CentroSul, em Florianópolis. É considerado o maior evento já realizado pela ACAERT, que teve a presidência do radiodifusor e vice-presidente de Eventos, Carlos Amaral. A entidade reuniu autoridades

10 CONGRESSO
é
O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão
considerado o mais prestigiado da história da ACAERT Presidente da ACAERT, Silvano Silva

do governo federal (MCom e Secom), governadores da região Sul, dirigentes das entidades da radiodifusão, Anatel e palestrantes renomados. Destaque para a outorga da Comenda ACAERT, no momento mais emocionante do evento. Ainda na programação, o Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro e a Feira de Produtos e Serviços. O evento teve o patrocínio do BRDE, Casan, Celesc, Fecomércio/SC, Fiesc, Ocesc, SCGás, Sebrae/SC, Sicoob e apoio do Crea/SC e SERT. Confira, a seguir, os principais momentos do congresso.

PRESTÍGIO

A cerimônia de abertura do congresso contou com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que palestrou sobre a conjuntura brasileira. Foi a segunda vez em que Mourão participou de um evento da ACAERT. Em agosto de 2019 o general esteve em Florianópolis, onde abriu a série de palestras com autoridades nacionais do proje -

to ‘Momento Brasil’. Em entrevista para a RNA, Hamilton Mourão destacou a mídia regional, uma das bandeiras da ACAERT. “A mídia regional é a que tem a conexão com a realidade do local onde ela está, com a realidade das pessoas. A mídia regional deve continuar a prosperar. Temos que ter aquela programação regional. É a mídia regional que vai fazer com que as pessoas ouçam e vejam a programação”.

11
FOTOS: FERNANDO WILLADINO E FILIPE SCOTTI Vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, abriu o evento Presidente do Congresso, Carlos Amaral

ASSENTIMENTO PRÉVIO

Ao final da palestra do general Mourão, simbolicamente, o vice-presidente entregou o decreto assinado pelo governo federal que acaba com a necessidade de assentimento prévio do Conselho de Defesa Nacional para realizar alterações contratuais das emissoras de radiodifusão situadas em localidades de faixa de fronteira. Também participaram da entrega o secretário-executivo

do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Carlos Penteado e o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. O ato foi uma conquista da radiodifusão brasileira que teve a participação fundamental da ACAERT, ao promover a articulação com representantes do governo federal em muitas visitas realizadas em Brasília. Contribuição decisiva em prol do setor.

Evento teve sucesso de público com participação de quase 1.300 congressistas

12 CONGRESSO
Governador Carlos Moisés, Maximiliano Martinhão (MCom), vice-presidente Hamilton Mourão, Silvano Silva, Carlos Amaral e general Carlos Penteado (GSI)

Sala de atendimento pelo MCom, Secom e Anatel. Iniciativa inédita que possibilitou atenção especial ao radiodifusor de Santa Catarina

PRESTÍGIO SETORIAL

O congresso da ACAERT também foi prestigiado pelo Ministério das Comunicações –MCom, Secretaria de Comunicação – Secom federal e Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Além dos painéis que proporcionaram atualização aos radiodifusores, os órgãos promoveram atendimento presencial, oportunidade única oferecida aos associados da ACAERT. Pelo MCom estiveram presentes o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão; Otávio Caixeta, diretor de Regulamentação e o diretor de Outorgas William Zambelli. A Secom federal foi representada pelo secretário André de Sousa Costa, secretário de Publicidade, José Ricardo da Veiga e pelo diretor de Mídia, José Augusto de Oliveira. O gerente de Outorgas, Renato Bizerra Aguiar, representou a Anatel.

13
Painel Secom – Humberto Ohf de Andrade (mediador), André Costa, José Ricardo da Veiga e José Augusto de Oliveira Painel MCom – William Zambelli, Otávio Caixeta e Fábio Bigolin (mediador) Painel Anatel – Renato Bizerra Aguiar e Rodrigo Nardino (mediador)

Governadores dos três estados da região Sul

ENTIDADES

A ACAERT promoveu encontro dos presidentes das associações estaduais de radiodifusão com o secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República – Secom, André de Sousa Costa. Participaram da reunião o secretário de Publicidade da Secom, José Ricardo da Veiga, diretor do Departamento de Mídia, José Augusto de Oliveira, presidentes e representantes das associações de Minas Gerais, Ceará, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de integrantes do Conselho Supe-

Encontro inédito de líderes da radiodifusão brasileira

rior da ACAERT e ex-presidentes, Marcello Corrêa Petrelli, comendador Raneri Moacir Bertoli, Rubens Olbrisch, Roberto Amaral, Evelásio Paulo Vieira; presidente do SERT/ SC, Humberto Ohf de Andrade e vice-presidentes regionais da ACAERT.

GOVERNADORES

Pela primeira vez a AAERT reuniu os governadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul em seu congresso. Carlos Moisés, Ratinho Jr., e Ranolfo Vieira Júnior participaram da palestra ‘O Brasil que dá certo’, com a apresentação de índices de desenvolvimento econômico e social que mostraram o potencial da região Sul do país. O encontro dos três governadores teve a mediação do comendador e membro do Conselho Superior da ACAERT, Ranieri Moacir Bertolli.

14 CONGRESSO
José Ricardo da Veiga e André de Sousa Costa (Secom federal), Silvano Silva, João Cavallazzi (Secom estadual) e Carlos Amaral

Comenda ACAERT

Momento emocionante do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão. Maior honraria da radiodifusão de Santa Catarina foi entregue a dois grandes personagens do segmento. Os homenageados foram Ranieri Moacir Bertoli, comendador, ex-presidente e membro do Conselho Superior da entidade e Rogério Pereira, o Pirata, (in memorian), radiodifusor e líder comunitário da região Serrana. A grande novidade é que os nomes dos homenageados passaram a ser escolhidos por uma comissão formada por dirigentes da entidade, criada pela atual gestão.

COMISSÃO

Nesta edição, a comissão da Comenda ACAERT teve a participação do ex-presidentes Rubens Olbrisch, Marise Westphal Hartke, do conselheiro Darel D’Avila e dos vice-presidentes regionais Evelásio Vieira Neto e Ana Paula Melo. A escolha obedeceu a vários requisitos, tais como contribuição pública e

notória no desenvolvimento da ACAERT; contribuição pública e notória para a valorização e fortalecimento da radiodifusão catarinense e contribuição pública e notória para o mercado da comunicação catarinense, seja por intermédio da sua atividade fim ou da atividade meio, entre outros.

15
Comendador Ranieri Moacir Bertoli Marcelo Pirata recebeu honraria in memoriam ao pai, Rogério Pirata

“Se o futuro muda...a palestra muda”, com Dado Schneider – doutor em Comunicação PUC/RS

‘Esporte em multiplataforma’, com Paulo Vinícius Coelho, PVC –Grupo Globo, Roberto Alves e Luciano Calheiros – NSC

‘O futuro da programação do rádio’, com Vlamir Marques –Jovem Pan e Cristiano Stuani – Massa FM

‘O potencial do 5G para a radiodifusão’, com Jordi Joan Giménez 5G-MAG e Allen Chahad – Vibra/Grupo Bandeirantes

Conteúdo relevante

O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão reuniu palestrantes renomados de várias áreas, tais como análise do contexto econômico, produção de conteúdo na era das multiplataformas, marketing, vendas, oportunidades com o 5G, entre outros. Confira:

16 CONGRESSO
17 ‘Perspectiva Brasil’, com Caio Megale –economista-chefe da XP Investimentos ‘Como calcular seu produto’, com Alfredo Rocha – palestrante ‘Inovando no rádio e novidades da NBA’, com Robson Ferri – RF, Carolina Sasse – Cadena e Roberto Dimas do Amaral – SCC/SBT ‘Os desafios da produção de conteúdo na era multiplataforma’, com Bia Cioffi – TV Record ‘Histórias de Vida na TV e no Rádio’, com Carlos Massa, o Ratinho – SBT ‘Marketing de guerrilha’, com André Rabanéa – empreendedor serial Acesse conteúdo interativo do assunto

EVENTO

Feira de Produtos e Serviços

Paralelo ao congresso, a ACAERT promoveu a Feira de Produtos e Serviços, com a participação de 12 expositores, com novidades em equipamentos, aplicativos inteligentes e soluções em software para automação de emissoras de rádio e televisão. Expositores da Feira de Produtos e Serviços:

– ACCESS

Sistemas de gestão, automação e aplicativos para emissoras de rádio, emissoras de TV, jornais e revistas.

– AUDIENCY

Plataforma de distribuição, gerenciamento e acompanhamento de veiculações das campanhas de mídias offline (rádio) em tempo real.

– BEAUDIO

Sistemas e soluções, envolvendo estúdio, produção, comercial, financeiro, jornalismo, recepção e CRM.

– BT EQUIPAMENTOS

Líder no segmento de equipamentos para radiodifusão e broadcast.

– CADENA

Empresa que desenvolve soluções 100% digitais focadas em rádio.

– CONNECTMIX

Monitoramento, auditoria e gestão de áudio em tempo real para rádios e TVs.

– PLAYLIST

Empresas desenvolvedora de software para automação de emissoras de rádio.

– ROBSON FERRI

Consultoria artística, geração de conteúdo para mais de 210 rádios de todo o Brasil. Atendimento de empresas diversas com soluções para publicidade em mídias digitais.

– SERT/SC

Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina.

– TDS SISTEMA

Empresa especializada no desenvolvimento e implementação de soluções para o setor de mídia.

– PLANETA DO RÁDIO Empresa especializada em assessoria e consultoria em radiodifusão.

– YOUNGTECH

Empresa especializada em softwares para automação e gestão de emissoras de rádio e televisão.

18
19

Microfone de Ouro

Durante a programação do congresso foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio ACAERT/ Microfone de Ouro – 11ª edição aos melhores trabalhos de profissionais das emissoras de rádio, televisão, agências de publicidade e de acadêmicos na área de comunicação. É a maior premiação da radiodifusão no país. Ao todo, foram inscritos 728 trabalhos em 27 modalidades. Concorreram ao prêmio 107 emissoras de rádio, as quatro redes de TV, 16 agências e 07 instituições de ensino superior. O Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro teve a presidência do radiodifusor Rodrigo Nardino, vice-presidente de Técnicas e Normas. Confira, a seguir, os principais momentos da festa.

20
11º PRÊMIO ACAERT
Cerimônia do prêmio foi marcada pela emoção e expectativa Presidente do Prêmio ACAERT, Rodrigo Nardino

Hors concours

Uma das novidades da 11º edição do Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro foi a homenagem a profissionais de rádio e televisão que já foram premiados com o troféu pelo menos por três vezes. Receberam a homenagem de hors concours: Marcos Valnei, Marcelo Santos e Amarildo Monteiro, da Rádio Catarinense de Joaçaba, e Fabian Londero, da NSCTV de Florianópolis.

Apresentação

A cerimônia do Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro – 11ª edição teve a apresentação do jornalista Celso Zucatelli, da TV Record, que com carisma e experiência deu mais brilho à premiação. Ele foi auxiliado por oito duplas formadas por finalistas do prêmio.

Celso Zucatelli; Anderson de Jesus (Massa FM) e Tatiane Doss Carlet (Tropical FM); Rodrigo Cardozo (TVBV) e Márcia Dutra (NDTV); Denise Bichling (CBN) e Henrique Fernandes (Jovem Pan); Adriana Kraus (NSCTV) e Fernando Machado (SCC/SBT)

Acesse conteúdo interativo do assunto

21

O julgamento

OS TRABALHOS INSCRITOS NO PRÊMIO ACAERT/MICROFONE DE OURO FORAM ANALISADOS POR DOIS JÚRIS. O PRIMEIRO, FORMADO POR CONVIDADOS PARTICIPANTES DO MERCADO CATARINENSE, ESCOLHEU OS CINCO FINALISTAS EM CADA UMA DAS 27 MODALIDADES. JÁ O SEGUNDO, COMPOSTO POR CONVIDADOS PERTENCENTES AO MERCADO NACIONAL, DEFINIU O GRANDE VENCEDOR.

JÚRI ESTADUAL

Rádio

• Nanachara Sperb (Doutora e professora no Curso de Jornalismo – UnC Concórdia)

• Andressa Fabris (Jornalista e empresária –Criciúma)

• Elmar Meurer (Comunicação FIESC –Florianópolis)

TV

• Lúcia Helena (Diretora de Comunicação na Alesc – Florianópolis)

• Ildo Silva (Jornalista e professor na Unisul –Tubarão)

• Marcos Bedin (Jornalista e empresário –Chapecó)

Publicidade

• Jailson de Sá (publicitário e diretor do Acontecendo Aqui – Florianópolis)

• Fabrícia Durieux Zucco (professora na Furb e Univali – Blumenau)

• Thamy Soligo (ex-diretora de Comunicação na Alesc – Florianópolis)

Acadêmicos

• Luiz Carlos Pereira (publicitário e diretor do Portal Making Of)

• Ana Christina Maciel Exterkotter (Vice-presidente de Capacitação e Integração da ACAERT –Ituporanga)

• Carolina Guidi – Vice-presidente de Relação Governo e Mercado, da ACAERT – Criciúma)

JÚRI NACIONAL JURADOS – SEGUNDA ETAPA

Rádio

• Daniel Starck – Portal TudoRádio – Curitiba

• Cyro César – Radioficina – São Paulo

• Fernando Morgado – Professor universitário e consultor – Rio de Janeiro

Televisão

• Andrei Rosseto – jornalista e professor – Porto Alegre/RS

• Elmo Francfort – Coordenador do Memória na ABERT – São Paulo

• Leandro Olegario dos Santos – Coordenador do curso de jornalismo da ESPM – Porto Alegre/RS

Publicidade e Acadêmicos

• Cecília Migliorini Crespo – Mídia na agência Calia – Brasília

• Leonardo Lazzaroto – Tailor Media – Curitiba

• Carla Bertin – Secom – Brasília

22 11º PRÊMIO ACAERT

Vencedores

Agências de Publicidade

RÁDIO

Melhor Campanha Marcca Comunicação (Florianópolis)

Anunciante: Alesc (Observatório da Violência Contra a Mulher)

Melhor Jingle

Ápice 360º (Criciúma) Anunciante: Clínica Gaia

Melhor Spot GDI Multicomunicação (Joinville) Anunciante: CBN Joinville

Acadêmicos

Melhor Comercial

Amanda Roll dos Santos/Alison Luiz de Oliveira –Unoesc (Joaçaba)

Melhor Spot/jingle Vinícius Busnello – FURB (Blumenau)

TELEVISÃO

Melhor Campanha Exit Comunicação (Joinville) Anunciante: Waze Carpool

Melhor Comercial Institucional OneWG Multicomunicação (Florianópolis) Anunciante: Prefeitura de Florianópolis

Melhor Comercial Promocional/Varejo Ezcuzê Propaganda e Publicidade (Florianópolis) Anunciante: Arroz Rampinelli

AGÊNCIA MICROFONE DE OURO OneWG

– Florianópolis

23
24 11º PRÊMIO ACAERT
Narrador Esportivo Oliveira Jr – Tropical FM (São Carlos)
de Rádio Melhor Repórter Masculino Odinei Gonçalvez – Líder FM (Herval d’Oeste) Melhor Repórter Feminino (representada) Lucilene Juncek – Grupo GCD (Rio do Sul) Melhor Repórter Esportivo Rangel Agnolin – Oeste Capital FM (Chapecó) Melhor Locutora Apresentadora Diane Villasboas – Atual FM (Concórdia) Melhor Locutora Noticiarista Tatiane Karine Doss Carlet –Tropical FM (Treze Tílias) Melhor Matéria Veiculada na RNA Murilo Roso – Caçanjurê FM (Caçador) Melhor Comentarista Dagmara Spautz – CBN Floripa (Florianópolis) Melhor Locutor Apresentador Jr. Guedes – Rádio V FM (Videira/SC) Melhor Locutor Noticiarista (representado) Cristian Jardim Souto –Catarinense FM (Joaçaba) Categoria teve dez modalidades e contou com a inscrição de trabalhos de 107 emissoras de rádio no estado
Melhor
Profissionais
25
Repórter Eduardo Cristófoli – NDTV (Florianópolis)
Cinegrafista Marcelo Feble – NDTV (Florianópolis)
Melhor
Melhor
Melhor Apresentadora de Programa (representada) Nadja Haddad – SCC TV (Lages) Melhor Comentarista Dagmara Spautz – NSC TV (Florianópolis) Melhor Série/Especial ‘Francisca – A Princesa de Joinville’ – Equipe NSC TV (Joinville) Melhor Apresentador de Telejornalismo Rodrigo Vieira – NDTV (Blumenau) Melhor Repórter Feminino Karina Koppe – NDTV (Florianópolis)
Apresentador de Programa Lucas Leal – NDTV (Florianópolis) Melhor Apresentadora de Telejornalismo Adriana Krauss – NSC TV (Blumenau) Equilíbrio entre os vencedores que atuam na capital e no interior de Santa Catarina
Profissionais de Televisão
Melhor

Finalistas do Prêmio ACAERT –Microfone de Ouro receberam o certificado em casa

Uma novidade na 11ª edição do Prêmio ACAERT – Microfone de Ouro: os profissionais receberam o certificado de finalistas por correspondência. Além do documento, também foi enviado um bottom exclusivo dos finalistas, que deveria ser usado na cerimônia de premiação, na noite do dia 23 de maio, no Centrosul, Florianópolis. “A entrega antecipada do certificado e a produção do bottom são inovações desta edição. A intenção foi valorizar o profissional que passou para a final. Eles já são grandes vencedores”, explica o presidente do Prêmio, Rodrigo Nardino, vice-presidente de Normas e Técnicas da ACAERT.

26 11º PRÊMIO ACAERT

HORS CONCOURS

A locutora e apresentadora da Rádio 96,3 de Concórdia, Giane Patrícia, também recebeu seu Troféu Hors Concours do Prêmio ACAERT – Microfone de Ouro.

Ela é a única mulher na relação dos vencedores de três ou mais troféus na história da premiação.

27
Jornalista Marco Aurélio Gomes, Giane Patricia e Rodrigo Nardino, presidente do Prêmio ACAERT

RÁDIO E TV

PESQUISA INÉDITA SOBRE A FORÇA DO RÁDIO EM SANTA CATARINA

Levantamento foi realizado pela Kantar Ibope Media

A ACAERT divulgou em outubro de 2021 pesquisa inédita mostrando que 74% dos entrevistados ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. A Kantar Ibope Media consultou, presencialmente, 1.200 pessoas no estado, no período de 1º a 12 de junho. A divulgação foi durante evento on-line realizado no Hotel Lang Palace, em Chapecó. Os dados revelam que 66% afirmaram ouvir rádio em algum momento nas Lançamento da pesquisa inédita foi em Chapecó

30
RÁDIO
Acesse conteúdo interativo do assunto

últimas 24 horas, com uma divisão equilibrada entre os gêneros: 56% masculino e 44% feminino.

Sobre a frequência do consumo, 43% ouvem rádio todos os dias, com destaque para o tempo dedicado ao meio: 44% afirmaram ouvir rádio pelo menos 2 horas por dia. A pesquisa indica ainda que entre os ouvintes, 94% ouvem a programação das emissoras no dial e 14% na internet. O detalhe é que o público que consome rádio pela internet prefere os períodos da tarde, noite e madrugada.

CONTEÚDO

A pesquisa da ACAERT mostra que 67% dos entrevistados ouvem o rádio em aparelhos comuns, 39% no carro, 17% no celular, 6% em algum aplicativo e 4% na TV. Perguntado o que o rádio é para o catarinense, 39% responderam que é companheiro, 38% confiável, 35% tradicional e 30% divertido.

Sobre o conteúdo consumido, a música aparece em primeiro lugar na preferência com 79%, notícias 58%, esporte/futebol 28%, religioso 20% e 16% cultura. Música e notícias permanecem no top 2 entre homens e mulheres, mas há diferenças nas escolhas a partir da terceira posição, pois o homem consome mais esportes e a mulher tem preferência por conteúdo religioso. A pesquisa da ACAERT ressalta que 87% dos entrevistados consideram o rádio importante no seu dia a dia, seja para fazer companhia, ouvir música ou se inteirar das informações da cidade e região.

COMERCIAL

O levantamento da ACAERT quis saber também sobre o impacto da mensagem comercial na vida das pessoas. Os números mostram que 89% dos pesquisados lembram ter ouvido algum comercial nos últimos 30 dias. Revela ainda que 75% confiam nos comerciais de rádio e que 40% já pesquisaram ou compraram algum produto anunciado. Outro aspecto importante é que 89% dos ouvintes catarinenses são das classes A, B e C, com índices de escolaridade e socioeconômicos acima da média nacional.

31

FORÇA

7 em cada 10 pessoas ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. Além disso, o consumo predomina no dial com 94% de share.

CONSUMO

Entre os ouvintes, 43% afirmam ouvir rádio todos os dias e 44% ouvem pelo menos duas horas por dia.

PREFERÊNCIAS

Música e notícias estão entre as principais preferências de conteúdo do ouvinte catarinense.

SEGMENTAÇÃO

É importante respeitar as preferências de conteúdo e estilos musicais, pois elas são distintas entre gênero, idade e classe social.

CONTEÚDO

No geral, homens consomem mais conteúdo esportivo, principalmente futebol, enquanto as mulheres estão mais interessadas em conteúdo religioso e cultura.

RECONHECIMENTO

87% dos ouvintes consideram o rádio importante no seu dia a dia.

RELEVÂNCIA

Companheiro e ágil nas informações estão entre os principais atributos reconhecidos pelos ouvintes.

CREDIBILIDADE

O meio é considerado confiável em vários aspectos. Ouvintes confiam nos testemunhos dos locutores, assim como nas notícias transmitidas em sua programação.

PUBLICIDADE

Além disso, os ouvintes afirmam confiar nas propagandas e divulgações de produtos e serviços feitos por locutores de rádio. Entre os formatos mais lembrados, destaque para comerciais entre programas. Já entre as categorias mais compradas/pesquisadas, ênfase para eletrodomésticos e eletroportáteis.

CONVERSÃO

As publicidades feitas no rádio geram grande lembrança nos ouvintes. Apenas 11% dos entrevistados não se lembram de ter ouvido algum comercial em áudio.

32 RÁDIO

Semana Estadual do Rádio

Em 2021, a Semana Estadual do Rádio entrou para o calendário oficial de eventos de Santa Catarina com a sanção, pelo governador Carlos Moisés, de lei aprovada na Assembleia Legislativa no dia 15 de dezembro de 2000. O autor do projeto foi o deputado Kennedy Nunes, que contou com apoio da ACAERT.

Oficialmente convertida em lei, a Semana Estadual do Rádio oferece diversos eventos voltados ao meio, como seminários, palestras, cursos, webinars, entre outras ações. A inciativa marca o dia do rádio, comemorado no dia 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o ‘Pai do Rádio Brasileiro’. Na primeira edição da semana, a campanha teve como mote ‘Onde você estiver,

33
Crianças conheceram estúdios das emissoras associadas Carolina Guidi coordenou a Semana do Rádio 2021 Deputado Kennedy Nunes (PTB), autor do projeto Acesse conteúdo interativo do assunto

o rádio está lá’, com spots, vts e cards para redes sociais. As rádios veicularam, inclusive, spots no estilo e perfil da emissora, como jornalismo, musical e entretenimento. Foram produzidos ainda copos e camisetas da campanha, entre outros brindes. Todo o material foi encaminhado às emissoras associadas. A criação foi da agência Exit, de Joinville.

ESCOLAS

A semana também foi marcada por uma grande mobilização com estudantes em todo estado, com o projeto o ‘Rádio nas Escolas’ e ‘Você Pode!Cast’. A ação envolveu estudantes de 10 a 15 anos das redes públicas e particulares de educação, com peças promocionais que convidavam crianças e adolescentes a navegar pelo fantástico mundo do rádio. Uma cabine estilizada lembrou um estúdio de emissora. A ideia foi que os alunos criassem um programa e depois gravassem um podcast na cabine. Muitos trabalhos foram veiculados nas programações das emissoras associadas. A coordenação da campanha foi da radiodifusora Carolina Guidi, vice-presidente de Relações Governo e Mercado, da ACAERT.

34
RÁDIO

Atividades nas escolas e nas emissoras marcaram a mobilização da primeira edição da Semana do Rádio, em Santa Catarina

35

A segunda edição da Semana do Rádio também foi marcada por dezenas de ações nas escolas

Semana do Rádio 2022

Na segunda edição da Semana Estadual do Rádio o tema foi ‘É clássico. É Rádio. É pra sempre’. A proposta foi destacar que o rádio faz parte das histórias de vida das pessoas. As atividades da Semana do Rádio coincidiram com as comemorações dos 100 anos de rádio no Brasil.

36
Acesse conteúdo interativo do assunto

A exemplo da primeira edição, as emissoras receberam os kits ‘Vc pode! cast’ e brindes que fizeram enorme sucesso nas escolas. ‘É clássico. É Rádio. É pra sempre.’ foi o slogan trabalhado com os alunos. A coordenadora da Semana do Rádio, em 2022, foi a radiodifusora Ana Paula Melo, vice-presidente Regional Norte da ACAERT.

37
Coordenadora da Semana do Rádio 2022, Ana Paula Melo

Migração para a FM

Em janeiro de 2021, a ACAERT protocolou na ANATEL e no Ministério das Comunicações uma pesquisa de canais na faixa de 88 a 108 MHz de FM para alocação das emissoras de Ondas Médias de Santa Catarina que ainda não dispunham de canal para migração AM-FM na época.

O estudo foi elaborado por um Grupo de Trabalho liderado pelo engenheiro Luiz Rosa do Reis, assessor técnico da ACAERT e pelo engenheiro André Cintra, da ABERT, que concentraram esforços na busca por alternativas para emissoras que ficaram sem canalização na faixa de 88 a 108 MHz.

Para viabilização da proposta, o Grupo de Trabalho contou com esforço concentrado de diversos engenheiros que traba-

lharam com as emissoras que estavam em processo de migração. As análises foram feitas utilizando um software produzido por empresa dos Estados Unidos, o mesmo contratado pela ANATEL.

A elaboração desse estudo técnico só foi possível depois que a ANATEL publicou o ATO nº 3115 em 14/10/2020, que trouxe a extinção da necessidade de considerar nas viabilidades técnicas a proteção ao segundo canal adjacente, ampliando a possibilidade de acomodar novos canais em FM.

A proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho passou por estudos de viabilidade técnica da ANATEL e do Ministério das Comunicações e o resultado foi que quase a totalidade de emissoras conseguiram migrar para a faixa do FM.

38 RÁDIO
Presidente da ACAERT, Silvano Silva, e o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão

Chip FM no celular

A gestão da ACAERT apoiou a atuação da ABERT para o desbloqueio do chip FM nos aparelhos celulares. No dia 22 de setembro de 2020, as lideranças do setor se reuniram em Brasília com o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G. Em muitos lugares, as pessoas perdem o sinal de celular ou não têm o sinal de celular. Nós só temos hoje 79% da população brasileira com acesso à internet, então são 43 milhões de brasileiros. Com isso, nós iremos entrar em mais de 200 milhões de celulares, para que todos possam escutar sua rádio. Rádio é o cotidiano local, em muitas cidades é o único meio de informação ali”, afirmou o ministro na ocasião.

Para o presidente da ACAERT, Silvano Silva, o chip FM nos celulares é uma necessidade. “O momento é propício. O Rádio tem feito papel importante para os brasileiros, proporcionando comunicação

confiável. Acredito que o Congresso Nacional também estará sensível”.

No dia 1º de junho de 2022, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 8.438/17 que obriga a inserção e ativação do chip FM em todos os celulares fabricados e montados no Brasil. O assunto agora está no Senado federal.

Em passos anteriores, o processo de obrigatoriedade da ativação do chip FM em celulares no Brasil já havia sido homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a nova regulamentação da Anatel, todo telefone celular que possuir hardware com capacidade de recepção de sinais de rádio FM deverá habilitar a função como condição para a homologação. Somente com essa “autorização”, o aparelho terá permissão para ser comercializado no país.

Vários fabricantes se anteciparam a liberação da recepção de FM em seus dispositivos e a adaptação ao modelo de faixa que passou a ser utilizado no Brasil (a partir de 76 MHz).

39
Presidente da ABERT, Flávio Lara Resende (centro), com presidentes de associações estaduais

Força-tarefa contra a Radiodifusão comunitária ilegal

No dia 13 de julho de 2020, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina TCE/SC decidiu manter a vedação da administração pública em contratar patrocínios em Rádios Comunitárias. Os conselheiros seguiram o voto do relator Wilson Rogério Wan-Dall, pela manutenção do entendimento de que administração pública está impedida de contratar ou manter qualquer espécie de vínculo, inclusive de concessão de subvenção social, com entidades detentoras de autorização para execução de serviço de radiodifusão comunitária, nos termos do disposto nos artigos 11, 18 e 19 da Lei nº 9.612/1998.

O entendimento do TCE/SC for taleceu ainda mais as ações da

NÚMEROS DA FORÇA-TAREFA

RESUMO DAS AÇÕES DA FORÇA-TAREFA

(PERÍODO: DE 2019 A SET/2022)

Ações distribuídas no período 40

Decisões favoráveis no período 21

MARCADORES GERAIS

Total de ações 106

Ações STJ 21

Ações TJSC 20

Ações aguardando sentença 41 Sentenças favoráveis 61

Liminares conquistadas 62 Recursos TJ/SC favoráveis 32

Força-Tarefa da ACAERT contra as rádios comunitárias que atuam em desacordo com a legislação. Além do esforço concentrado no âmbito judicial, a entidade investiu em equipamento para medir o alcance das rádios comunitárias no estado. A informação vai embasar ainda mais os processos na justiça. O equipamento também será utilizado pelos radiodifusores para monitorarem suas frequências.

A força-tarefa é liderada pelo vice-presidente jurídico Humberto Ohf de Andrade, executada pela assessoria jurídica da entidade, pelo advogado Gustavo Luft, e supervisionada pela presidente Silvano Silva. Participação importante do vice-presidente de Inovação, Roberto Dimas do Amaral.

40
ACAERT EM AÇÃO
Coordenador da força-tarefa, Humberto Ohf de Andrade Roberto Dimas do Amaral

Rádio em Movimento

Ação da ACAERT marcou a passagem dos 100 anos do rádio no Brasil

Durante o mês de setembro de 2022, a ACAERT promoveu a exposição itinerante ‘Rádio em Movimento’, em comemoração ao centenário do rádio no país. Foram expostas três réplicas de aparelhos antigos de rádio, estilo capelinha, que tiveram intervenção artística. A iniciativa foi da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), que distribuiu as réplicas para todos os estados. Em Santa Catarina, a ACAERT convidou os artistas Luciano Martins, Chico Bracht e Caio Borges para transformarem os aparelhos em obras de arte. Artistas de todo o país participaram

Exposição itinerante percorreu 2 mil quilômetros e envolveu 1 mil crianças

41
Presidente da ACAERT, Silvano Silva Comendador Maneca e o vice-presidente Regional Planalto Serrano, Celeste Basquerote Acesse conteúdo interativo do assunto

de uma votação on-line para a escolha da melhor obra por estado.

A contrapartida social da ACAERT foi levar as réplicas para as escolas, convidando alunos de 8 a 12 anos a pintarem o desenho dos mesmos aparelhos que estavam em exposição. Foram 2 mil quilômetros percorridos em todo o estado, com visita em escolas de Chapecó, Caçador, Lages, Criciúma, Joinville, São Bento do Sul, Blumenau e Florianópolis, que representaram as regionais da ACAERT. Cerca de 1 mil crianças e adolescentes participaram da iniciativa da entidade.

Em Chapecó, a ação contou com a participação do artista Chico Bracht e em Florianópolis, do artista Luciano Martins.

42
RÁDIO EM MOVIMENTO
Vice-presidente Relação Governo e Mercado, Carolina Guidi e o diretor Adriano Osellame Angela Luciane (coord. pedagógica), vice-presidente Regional Vale do Itajaí, Evelásio Vieira Neto e membro do Conselho Superior, Carlos Alberto Ross

Crianças participam da atividade de interação com o mundo do rádio

43
Diretor de Conteúdo, Luis Fusinato, artista plástico Luciano Martins e jornalista Silvio Loddi Vice-presidente Regional Meio-Oeste, Neliege Pagnussat de Souza e vice-presidente Regional Adjunta, Marilene Caregnato Vice-presidente Regional Planalto Norte, Rumildo Matos de Lima, radiodifusora Ana Paula Tureck de Oliveira e o comunicador Sidnei Adriano

Momento em que o governador Carlos Moisés sanciona a Lei da Semana Estadual da TV

SEMANA ESTADUAL DA TV

Santa Catarina é o primeiro estado a criar a Semana Estadual da TV na agenda oficial de eventos do estado

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc aprovou no dia 17 maio de 2022 o projeto de lei de autoria do deputado João Amin (PP) que institui a Semana da Televisão no calendário oficial de eventos do estado. A sanção do governador Carlos Moisés ocorreu seis dias depois, durante o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Florianópolis.

Pela proposta, a semana da televisão será comemorada a partir de 1º de junho, data em que ocorreu a transmissão do que se tornaria a TV Tupi, a pioneira no Brasil. A primeira transmissão televisiva foi em 1950, com a exibição do cantor mexicano Frei José Mojica. O programa pôde ser assistido em 200 aparelhos instalados em diversos pontos de São Paulo.

Em 2020, a Alesc já havia criado a Semana Estadual do Rádio, com projeto apresentado pelo deputado Kennedy Nunes (PTB). No ano seguinte, o governador sancionou a lei e a ACAERT promoveu uma grande mobilização com crianças e adolescentes das escolas em todo o estado.

44
TELEVISÃO

A criação da Semana Estadual da Televisão visa desenvolver atividades, ações e campanhas que esclareçam sobre a importância do meio na divulgação da história, cultura, notícias, educação e entretenimento.

Um incentivo para realização de palestras, debates, webinars e conferências voltadas para o meio televisivo, por meio de parcerias entre o poder público, faculdades, universidades, escolas, associações representativas da área de comunicação.

“A provocação para protocolar este projeto veio da ACAERT, instituição que é referência em Santa Catarina, e entendo ser muito importante a valorização do setor”, explicou o deputado João Amin. “A semana da TV consagra o reconhecimento deste veículo para a sociedade e reflete a força da ACAERT na valorização do segmento”, comemorou o presidente da entidade, Silvano Silva.

Para o vice-presidente do SCC/SBT, Carlos Amaral, a televisão presta um serviço inestimável e 100% gratuito à sociedade. “A semana possibilitará a reflexão do papel da TV na atuação das grandes causas sociais e temas de Estado, como a defesa da democracia e da liberdade de imprensa”.

“A televisão é o meio com maior amplitude, abrangência e alcance. Assim como o rádio catarinense tem um modelo que valoriza o contexto local, a TV de Santa Catarina também se destaca com sua programação regional, se envolvendo com as comunidades, com prestação de serviços, jornalismo e entretenimento. Oportunidade para mostrar os caminhos que a televisão está buscando para se desenvolver”, disse o presidente-executivo do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli.

“A TV faz parte da vida dos brasileiros. Com a Semana Estadual da Televisão,

vamos chamar a atenção da população para o trabalho que é feito pelas emissoras catarinenses, seja no entretenimento ou no jornalismo correto e sério, levando para a população catarinense os fatos mais importantes que acontecem no estado”, enfatizou o presidente do Grupo NSC, Mário Neves.

“O reconhecimento do parlamento catarinense da relevância dos serviços prestados pela TV no estado é importante para a valorização do segmento. Tenho a certeza de que a ACAERT promoverá as atividades com mais uma grande mobilização, assim como fez na Semana do Rádio”, defendeu Saul Brandalise Júnior, presidente do Grupo Band em Santa Catarina.

Deputado João Amin (PP), autor do projeto

45
Acesse conteúdo interativo do assunto

TV Digital

No dia 1º de julho de 2021, a ACAERT reativou o grupo de trabalho para completar o processo de desligamento do sinal analógico e implementação da TV Digital em mais de 100 municípios de Santa Catarina. Neste dia, houve reunião on-line com a participação do presidente da entidade, Silvano Silva, da gerente regional da Seja Digital em Santa Catarina, Cheila Zortéa e da gerente de Back Office da Seja Digital, Luciana Dornaicka Lopes, além de representantes dos setores de engenharia, tecnologia e comunicação das principais emissoras de TV do estado, como NSC (Globo), Grupo ND (Record e Record News), Grupo SCC (SBT) e TVBV (Band).

A nova fase do projeto de digitalização da TV aberta contou com recursos da Entidade Administradora da Digita -

lização de Canais de TV e RTV – EAD (Seja Digital).

A Secretaria de Radiodifusão, do Ministério das Comunicações – MCom acabou publicando no dia 06 de dezembro de 2021 edital de convocação para que os municípios catarinenses fizessem adesão ao Programa Digitaliza Brasil. A convocação foi por etapas em todo o país.

Pelo edital, as prefeituras de 118 municípios de Santa Catarina poderiam manifestar interesse na adesão ao programa para o recebimento e instalação de equipamentos para a digitalização dos sinais analógicos das estações retransmissoras de televisão.

Em Santa Catarina, o grupo de trabalho da TV Digital já havia feito um pré-cadastro dos municípios interessados, o que agilizou o processo do estado.

46
TELEVISÃO
As restrições da pandemia não impediram a reativação do Grupo de Trabalho da TV Digital

CAMPANHAS DE VALORIZAÇÃO DO RÁDIO E DA TELEVISÃO

Durante esta gestão, a ACAERT promoveu campanhas de valorização das emissoras de rádio e televisão. No período da pandemia da Covid-19, em agosto de 2020, a entidade lançou uma campanha com posts para redes sociais e spot para reforçar a credibilidade do rádio e a TV como meios seguros para audiência, anunciantes e marcas.

A campanha aproveitou o momento em que o mundo discutia a falta de moderação de conteúdo, as fake news e mensagens de ódio em algumas mídias, para lembrar que há décadas os veículos essenciais prezam pela curadoria do que vai ao ar, tanto no jornalismo quanto no entretenimento.

“Nosso objetivo não é alimentar uma rivalidade entre o ambiente digital e os meios tradicionais, até porque todas as emissoras usam as mídias digitais como canais complementares de contato com suas audiências, mas queremos destacar que na hora de anunciar um produto ou uma marca, ou mesmo de checar se uma informação é realmente verdadeira, quem oferece a garantia da credibilidade é o rádio e a TV”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

47

Começo da gestão foi marcado com a realização de road shows do Pense Grande Road Show em Chapecó foi realizado no dia 05 de março de 2020

Road Show ‘Vamos Pensar Grande’

Mobilização da maior campanha de valorização do rádio e da televisão de Santa Catarina abriu as ações da entidade em 2020

Os primeiros meses de gestão foram marcados pela a realização do Road Show ‘Vamos Pensar Grande’, que fez parte da segunda etapa da campanha lançada no final de 2019, com grande participação das emissoras associadas. A proposta foi reunir radiodifusores, anunciantes, publicitários, radialistas, jornalistas e agentes públicos ligados à área de comunicação. Na programação, palestras sobre ‘O consumo de conteúdo em transformação’, da gerente regional da Kantar Ibope Media, Taís Souza e sobre ‘Rádio e TV: um universo de oportunidades’, do professor e especialista em rádio e TV, Fernando Morgado. O even-

to chegou a ser realizado em Blumenau, Joinville, Chapecó e Lages. Mas por conta do início da pandemia da Covid-19, as etapas de Florianópolis e Criciúma foram canceladas.

Na etapa de sustentação da campanha, uma série de três vídeos e spots reforçaram o papel do rádio e da TV em momentos marcantes da história de Santa Catarina.

SUPERAÇÃO

No primeiro vídeo/spot intitulado ‘Superação’, a campanha destacou como o rádio e a TV foram decisivos nos momentos mais difíceis de Santa Catarina, ajudando

48 RÁDIO / TV

a sociedade a superar desafios, como as enchentes no Vale do Itajaí, o apagão em Florianópolis, o furacão Catarina no sul e a tragédia com o avião da Chapecoense para o oeste e mundo.

ECONOMIA

Como segundo vídeo/spot batizado de ‘Economia’, a campanha mostrou o compromisso histórico do rádio e da TV pelas bandeiras do desenvolvimento econômico sustentável de SC, como a duplicação de rodovias, o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e da indústria, ajudando o estado a empreender e gerar crescimento e renda.

COMUNIDADE

O terceiro vídeo/spot levou o nome de ‘Comunidade’ e reforçou o compromisso e a proximidade do rádio e da TV em regiões onde atuam, cobrando por melhorias de forma construtiva e comemorando as conquistas no dia a dia da população.

Coordenador da Campanha, Carlos Amaral, Taís Souza (Kantar), Guido Schvartzman (dir. Conteúdo), professor Fernando Morgado (abaixo) Silvano Silva, Rogério Pereira, Pirata, comendador Maneca e Carlos Amaral

Acesse

49
Road Show em Lages foi realizado no dia 06 de março de 2020 conteúdo interativo do assunto

Acesse conteúdo interativo do assunto

Pesquisa com o setor empresarial

Sua organização/empresa está se comunicando durante a pandemia?

No dia 10 de agosto de 2020, a ACAERT divulgou levantamento com empresas de Santa Catarina mostrando que boa parte dos gestores confia na cobertura jornalística da pandemia da Covid-19 feita pelos veículos de comunicação do estado. Para 74% dos entrevistados, as informações divulgadas são confiáveis e muito confiáveis, contra 26% que consideram pouco confiáveis. A pesquisa inédita foi realizada pela ACAERT em colaboração com seis entidades: FCDL, FIESC, FACISC, SEBRAE/SC, FECOMÉRCIO/SC e LIDE-SC no período de 25 de junho a 15 de julho deste ano. Os empresários receberam um questionário e responderam espontaneamente a pesquisa.

A amostra contemplou 811 empresas de todos os portes que responderam um questionário enviado por e-mail marketing e newsletter dos parceiros. “O objetivo foi entender como gestores e líderes empresariais estão percebendo a cobertura da imprensa de Santa Catarina durante a pandemia da Covid-19 e o que estão planejando no período pós-crise, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

A pesquisa mostrou que 88% dos empresários consideravam importante e muito importante para Santa Catarina a cobertura da imprensa, enquanto apenas 12% pensavam ao contrário.

50
RÁDIO / TV

‘O Rádio tá ON, a TV tá ONconteúdo que transforma’ foi o mote da última campanha

No final de 2022, a ACAERT lançou campanha destacando que o Rádio e a TV são veículos online, linguagem utilizada pelo mercado publicitário tradicionalmente para definir mídias na internet.Para a entidade, o mote ‘O Rádio tá ON, a TV tá ON’ traduz a relevância das emissoras e contradiz a ideia que esses canais de comunicação sejam offline.

A campanha trouxe vídeos e spots que foram veiculados pelas emissoras de rádio e televisão. O material foi produzido em vários gêneros musicais, desde o pagode ao sertanejo. Também foram criadas peças para as redes sociais. A criação é da agência Marcca, de Florianópolis.

CONFIRA A DEFESA DA CAMPANHA:

É mais ou menos assim. Disseram que o rádio seria engolido pela TV, que seria atropelada pela internet, pelos streamings e pelos podcasts. Que o jornalismo seria abocanhado pelas redes sociais e que tudo viraria algoritmo. É… não é bem assim. Porque, mais do que equipamentos e tecnologias, comunicação é conteúdo. E conteúdo se faz com credibilidade e profissionalismo. Pra quem diz que Rádio e TV estão off, segura essa: eles estão nas plataformas, nas multitelas, nas redes, nas rodas. E o jornalismo, cada vez mais relevante em tempos de fake news. Pode ver, quando a informação está em xeque, a quem você recorre? Sim, a TV tá ON. O Rádio tá ON. O pai tá ON. A mãe, a vó, os influenciadores, a abrangência, o impacto, os anunciantes, as agências… Porque a evolução não para. E quem tem conteúdo se transforma. ACAERT. Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão.

51
Acesse conteúdo interativo do assunto

CONVÊNIOS

ACORDO HISTÓRICO

ACAERT assina acordo inédito com poderes Executivo e Judiciário, com o Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado. Cooperação técnica é um marco para a política de comunicação pública no estado

Otimizar a veiculação de mensagens de utilidade pública, de caráter educativo e informativo, sem conteúdo publicitário, nas emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina. Este é o objetivo do inédito acordo de cooperação técnica que foi assinado pelos poderes Executivo e Judiciário, pelo Ministério Público de Santa Catarina e pelo Tribunal de Contas do Estado, com a ACAERT, no dia 20 de junho de 2022, durante evento no LK Hotel, em Florianópolis.

É a primeira vez que a política de comunicação pública de Santa Catarina adota acordo único de cooperação técnica para levar informação ao cidadão. “Trata-se de um fato histórico não só para a radiodifusão

catarinense como também para o poder público que busca ampliar, cada vez mais, sua comunicação com a sociedade”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

O evento de assinatura contou com as presenças do desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJ/SC; do deputado Maurício Eskudlark, 1º vice-presidente da Alesc; secretários, da Administração, Jorge Tasca e de Comunicação, João Cavalazzi; conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, presidente do TCE/SC e da subprocuradora-geral de Justiça, Gladys Afonso, no MP/SC. Membros do Conselho Superior, comendadores e diretores da ACAERT também prestigiaram.

54
CONVÊNIOS
Foto histórica – jornalista João Cavallazzi (Secom), deputado Maurício Eskurdlark (Alesc), secretário Jorge Tasca (Administração), desembargador João Henrique Blasi (TJ), presidente Silvano Silva, subprocuradora Gladys Afonso (MP/SC) e conselheiro Adircélio Ferreira Júnior (TCE/SC)

O convênio estipula a veiculação de spots de 30 e 60 segundos nas emissoras de rádio associadas à ACAERT, de segunda à sexta-feira, no período entre 7 horas e 19 horas. Na televisão, o material é veiculado em três faixas horárias. Os conteúdos são produzidos pelos órgãos de assessoria de comunicação dos participantes do acordo. A veiculação será conforme a disponibilidade orçamentária de cada participante.

A operação da cooperação técnica é de responsabilidade da Rede Comercial ACAERT – RCA, que possui expertise para garantir qualidade e transparência de todo o processo, desde a conferência da documentação das emissoras, à distribuição do material a ser veiculado, checagem da veiculação e a prestação de contas. “Todo o processo é digital, o que facilita a auditagem e fiscalização”, explicou Silvano Silva.

Cabe ressaltar a participação do membro do Conselho Superior, Marcello Corrêa Petrelli, que iniciou a aproximação da entidade com órgãos e poderes. Ação que contou com o trabalho de articulação do comendador Ranieri Moacir Bertoli, com apoio do ex-secretário da Administração, Jorge Tasca.

Momento em que os representantes dos poderes assinam convênio histórico para a política de comunicação pública de Santa Catarina

Cerimônia que efetivou a parceria dos órgãos públicos catarinenses com a ACAERT

55

“As instituições têm que se comunicar melhor com o cidadão. E hoje, numa época de fake news e desinformação, é muito importante a credibilidade dos veículos tradicionais de comunicação. E essa parceria está inserida neste contexto. Por isso é fundamental o trabalho que faz nesse processo.”

“É um acordo importante e estratégico que vem num momento oportuno. Nós podemos utilizar as ondas do rádio e da televisão para veicular com transparência aquilo que ocorre no dia a dia do poder Judiciário. E a ACAERT é um elemento fundamental pela sua capilaridade.”

“A expertise, seriedade, transparência e competência da ACAERT trazem segurança para os participantes do acordo. Segurança de que a informação contratada vai realmente chegar na ponta. Acredito que todos têm a ganhar. E estou pessoalmente muito contente de poder participar deste momento histórico como secretário de Comunicação.”

João Cavallazzi, Secretário de Comunicação

“Durante a pandemia, o convênio firmado entre o Executivo e a ACAERT foi fundamental para levar as informações mais importantes a toda a população catarinense. Por conta desse trabalho, muitas vidas foram salvas e Santa Catarina teve a menor taxa de letalidade da Covid no país. Em 2022, o acordo de cooperação firmado entre a entidade, Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado também mostrou a importância das emissoras catarinenses para a comunicação de utilidade pública, de caráter educativo e informativo.”

Jorge Tasca, Secretário de Estado de Administração

56 DEPOIMENTOS
Desembargador João Henrique Blasi, presidente TJ/SC Conselheiro Adircélio Ferreira Júnior, presidente TCE/SC

“Compreender de forma transparente a essência da atuação e da dimensão social do Ministério Público é de extrema importância para a sociedade catarinense. O acordo com ACAERT é um marco significativo desse projeto, pois são mais de 200 emissoras de rádio e 10 emissoras de tevê veiculando nossos conteúdos diretamente para os cidadãos. Portanto, essa é uma maneira de democratizar ainda mais, por meio da capilaridade proporcionada pela ACAERT, o acesso do cidadão às promotorias de Justiça.”

Fernando da Silva Comin, Procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

“É o reconhecimento do trabalho e a confiança na credibilidade da ACAERT construída ao longo de sua história. Buscamos sempre a excelência dos nossos serviços, por isso estamos investindo fortemente na estrutura e sistemas da Rede Comercial ACAERT – RCA. A expertise da entidade certamente pode servir de exemplo para outros estados.”

Silvano Silva, presidente da ACAERT

“O convênio é um divisor de águas de nossa entidade e os poderes constituídos. Inédito no Brasil, mostra a credibilidade e o trabalho desenvolvido pela entidade. A decisão do governador Carlos Moisés e equipe, capitaneada pelo secretário da Administração, Jorge Tasca, levou a termos esse novo modelo de comunicação dos poderes com a sociedade.”

Ranieri Moacir Bertoli, comendador, membro do Conselho Superior, presidente da ACAERT

“Santa Catarina é o um estado que tem uma compreensão republicana e profunda da questão da imprensa e da mídia, que estão a serviço da sociedade e do desenvolvimento econômico. E a ACAERT lidera muito bem esse processo. O poder público precisa se comunicar com o cidadão. E esse acordo possibilitará o conhecimento das estruturas públicas e suas atribuições. Mais uma vez, Santa Catarina sendo expoente para o país. Exemplo de relação entre o estado e sociedade. Um marco revolucionário.”

Marcello Corrêa Petrelli, membro do Conselho Superior, presidente da ACAERT

57

Gestão ampliou a utilização do convênio Celesc

ACAERT qualificou ainda mais o primeiro convênio da entidade

O mais duradouro convênio da entidade, o da energia elétrica com a Celesc, passou por atualização durante a gestão. Criado no início da década de 1990, pelo então governador Vilson Kleinübing e pelo ex-presidente da ACAERT, Carlos Alberto Ross, o convênio vem sendo renovado anualmente. Pelo acordo, a Celesc utiliza créditos com as emissoras de rádio associadas à ACAERT para informar desligamentos da energia elétrica fornecida pela empresa. Há dois anos, a parceria também passou a viabilizar outros tipos de informações, como problemas com intempérie ou mensagens educativas, ampliando, desta forma, o volume de veiculações nas emissoras.

Convênio com o Governo do Estado

Parceria inédita com a ACAERT possibilitou a divulgação de mídia orientativa à população por meio das emissoras de rádio e de TV

Em outubro de 2020, o governo de Santa Catarina e a ACAERT celebraram um convênio inédito no país com o objetivo de veicular informações e orientações sobre os cuidados durante a pandemia da Covid-19. Tratou-se do ‘Boletim SC – todos contra o coronavírus’. Foram vídeos e spots que passaram a ser veiculados

nas emissoras associadas de rádio e de televisão. Um case que está servindo de modelo para outros estados. “A parceria é o reconhecimento ao trabalho sério da radiodifusão em prol do nosso estado”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. “Sem dúvida, uma das maiores conquistas do nosso segmento”.

58 CONVÊNIOS
Presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins e o presidente da ACAERT, Silvano Silva

ALESC e ACAERT consolidam convênio de Rádio e TV

Durante a gestão, o convênio da Alesc com a ACAERT foi renovado anualmente, assim como acontece desde 2015, quando a parceria começou com as emissoras de rádio. Em 2017, o acordo incluiu as emissoras de televisão. Em 2020, o convênio foi firmado na gestão do presidente Júlio Garcia (PSD).

Em 2021, com o presidente Mauro de Nadal (MDB) e no seguinte, com o presidente Moacir Sopelsa (MDB). A parceria institucional é considerada um modelo para a radiodifusão e tem o apoio de todos os deputados estaduais de Santa Catarina, que reconhecem a importância e eficiência da divulgação das informações do parlamento por meio do rádio e da TV.

59
Presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB) Presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia (PSD) Presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), com representantes da ACAERT

JEITO CATARINENSE

‘Jeito Catarinense’ tem nova fase

e desencorajando ações negativas. Nesta etapa, a entidade focou a mensagem na juventude, para que reflita sobre o conceito de corrupção. Foram produzidos quatros vídeos e spots enfocando várias atitudes do cotidiano que também podem ser consideradas uma forma de corrupção.

“A ACAERT e suas associadas têm a obrigação de participar da construção de um mundo melhor. Por isso, a nova fase do ‘Jeito Catarinense’ sugere uma reflexão sobre o conceito mais amplo do que é corrupção, que tem sido, ao longo dos anos, a grande dor da nossa sociedade. Entendemos que a corrupção pode estar nos pequenos gestos do dia a dia. As peças da campanha procuram focar principalmente a nossa juventude, destacando o jeito certo e o errado. São os jovens que podem mudar o futuro”, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

O material em vídeo e áudio foi distribuído às emissoras associadas de rádio e televisão e esteve disponível para ser compartilhado por qualquer pessoa nas redes sociais da entidade.

PRÊMIO

A ACAERT lançou no dia 18 de julho de 2022 nova fase do ‘Jeito Catarinense’, campanha social criada em 2018 que já mobilizou milhares de crianças no estado. O objetivo da ação foi motivar a sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas

Pelos resultados alcançados na primeira etapa, o ‘Jeito Catarinense’ foi um dos vencedores do ‘Empresa Cidadã 2019’, prêmio da Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing – ADVB/SC, que reconhece atitudes sociais e estimula a iniciativa dessas ações. Um incentivo à promoção de projetos sociais.

62
Campanha destaca o jeito certo e o errado no dia a dia da sociedade
JEITO CATARINENSE
Vídeos da nova fase têm foco na juventude Acesse conteúdo interativo do assunto

‘Jeito Catarinense’ e a pandemia

Durante a pandemia, a ACAERT promoveu mais duas etapas da campanha. Em 2020, foram produzidos vídeo e spot orientando a população a usar corretamente a máscara para combater a transmissão da Covid-19 entre as pessoas. No

ano seguinte, quando as aulas presenciais retornaram nas escolas, a entidade produziu material reforçando os protocolos sanitários que pais, professores e alunos deveriam respeitar para evitar a contaminação, na volta às aulas.

A ORIGEM

Na primeira fase da campanha em 2018, o ‘Jeito Catarinense’ contou com a elaboração de uma cartilha destinada especialmente às crianças de 8 a 12 anos. O material tem quatro capítulos: O jeito correto de tratar as pessoas, a natureza, cuidar da saúde e andar no trânsito. Também compõe a ação um cartão verde de um lado (para ações positivas), e vermelho, do outro (para ações negativas). Gentileza gera gentileza. Cartão vermelho para o fura fila, quem joga lixo no chão e desrespei-

ta os mais velhos. Na época, o material foi trabalhado em dezenas de escolas de Santa Catarina e adotado, inclusive, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, da Polícia Militar de Santa Catarina. Acesse conteúdo interativo do assunto

63

POSICIONAMENTO

Acesse conteúdo interativo do assunto

Mensagem Anual da Radiodifusão catarinense na Alesc

ACAERT teve a oportunidade de apresentar posicionamentos e o pensamento do segmento ao parlamento catarinense

A gestão da ACAERT apresentou em três oportunidades a Mensagem Anual da Radiodifusão de Santa Catarina no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc. No dia 10 de março de 2020, em sessão presidida pelo vice-presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), o presidente da ACAERT, Silvano Silva, apresentou o documento que valorizou a relação institucional da ACAERT com o parlamento catarinense. “Entendemos que esta oportunidade é uma forma de aproximar ainda mais a sociedade de seus representantes, afinal são os meios essenciais de comunicação, o rádio e a tv, que servem como pontes diretas entre a Assembleia Legislativa e todos os moradores de nosso estado”.

Silvano Silva afirmou que a radiodifusão de Santa Catarina não abre mão de se posicionar perante os grandes temas como, por exemplo, a Reforma da Previdência no estado. A entidade lançou campanha em favor das mudanças e contou com a mobilização das associadas. “Todas as emissoras doaram seus espaços publicitários em prol dessa bandeira, que não é de governo, do parlamento ou de qualquer segmento, mas da sociedade”.

Aos deputados, o dirigente enfatizou a linha editorial das emissoras associadas de rádio e televisão e de sua proximidade com o cidadão.

HÍBRIDO

No dia 17 de junho de 2021, em formato híbrido, presencial e a distância, a mensagem foi lida em sessão ordinária presidida pelo 1º vice-presidente da Alesc, deputado Nilso Berlanda (PL). O presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB) e o secretário de Comunicação de Santa Catarina, jornalista João Cavallazzi, representando o governador Carlos Moisés (REP), prestigiaram o evento.

Na ocasião, Silvano Silva afirmou que a radiodifusão foi um dos setores mais atingidos pela pandemia, com uma perda média de 30% do faturamento das emissoras. “Fomos obrigados a nos reinventar da noite para o dia” e “obrigados a enxugar custos e aumentar a eficiência, assim como os demais setores empresarias”.

O dirigente lembrou a perda de amigos e profissionais do segmento em decorrência da doença, destacando o falecimento de Rogério Pereira, o Pirata,

66 POSICIONAMENTO

importante liderança empresarial e política de São Joaquim. “Assim como médicos, bombeiros, enfermeiros, caixas de supermercado, policiais e tantas outras atividades essenciais, continuamos na rua levando a informação para quem estava em casa, ajudando a combater não só o vírus da Covid-19, mas também o vírus da fake news, que se propagou assustadoramente”.

Neste sentido, o presidente da ACAERT informou que a entidade adaptou suas campanhas institucionais para ajudar no enfrentamento da pandemia. Citou, por exemplo, ações como ‘Jeito Catarinense’, ‘Não pague o pato, confie em quem apura o fato’ e ‘Pense Grande, Pense Rádio e Pense TV’.

O presidente enfatizou o convênio entre Alesc e ACAERT, tido como referência

67
Diretora de Comunicação da Alesc, jornalista Lúcia Helena Vieira com convidados e representantes da ACAERT Presidente da ACAERT, Silvano Silva, na tribuna da Alesc

POSICIONAMENTO

para o país e que divulga de forma técnica as ações do Parlamento catarinense. “Um convênio que já tinha função estratégica no passado, mas passou a ser fundamental em tempos pandêmicos. Neste contexto, nada melhor do que continuar prestando contas das ações desta casa por meio dos veículos que chegam a todos os catarinenses, ou seja, o rádio e a TV”.

No dia 12 de maio de 2022, o documento foi apresentado em sessão de formato presencial e virtual, presidida pelo deputado Maurício Eskudlark, 1º vice-presidente da Alesc, em companhia do padre Pedro Baldissera, 3º secretário da mesa diretora.

O presidente da entidade traçou um paralelo da atuação do Parlamento com o trabalho da radiodifusão, tendo como convergência as demandas da sociedade. “A cada quatro anos, a classe política busca sua aprovação por meio do voto. Se o eleitor não estiver satisfeito, muda o voto. É assim também com o rádio e a televisão”, afirmou. “O ponto em comum é a necessidade do trabalho parlamentar e da radiodifusão terem um propósito,

que é exatamente atender às demandas do cidadão catarinense”.

O documento destacou que a intenção da radiodifusão não é interferir nas decisões do parlamento, mas defender o direito do segmento se posicionar em muitos momentos, sempre por meio do diálogo franco e aberto, que nunca pode faltar no estado democrático de direito. “Neste sentido, questionamos o valor bilionário do fundo eleitoral. Um contrassenso num país de desigualdades gritantes”.

O presidente da ACAERT, Silvano Silva, elogiou a criação da semana do rádio pela Assembleia Legislativa, que virou lei com a sanção do governador Carlos Moisés. “O sucesso da Semana do Rádio foi retumbante. Mesmo com a pandemia da Covid-19, conseguimos mobilizar milhares de jovens em todo o estado, que foram convidados a conhecer o fascinante mundo do rádio. Nós fomos até as escolas”. afirmou. “E os alunos vieram até as emissoras. Mais do que nunca, o rádio mexeu com os sentidos de todos. E vamos repetir esse ano com mais intensidade ainda”.

68
Convidados e associados da entidade prestigiaram leitura da Mensagem da Radiodifusão

ACAERT fez campanha a favor da Reforma da Previdência Social

Seguindo a tradição de encampar temas relevantes para a sociedade, a ACAERT se posicionou em favor da reforma da previdência social de Santa Catarina. A entidade lançou várias etapas da campanha de apoio à reforma, com produção de peças para rádio, tv e redes sociais destacando a importância das mudanças no setor, que poderia render uma economia de R$ 4 bilhões aos cofres públicos, além de cortar privilégios.

Com o título “Agora é a nossa vez”, a ACAERT defendeu que a reforma estadual deveria seguir o mesmo modelo da federal, aprovado pelo Congresso Nacional. Na ocasião, a entidade também promoveu campanha semelhante.

O lançamento da campanha foi feito pelo presidente da ACAERT, Silvano Silva, durante leitura da “Mensagem Anual do Segmento da Comunicação”, em sessão ordinária da Alesc. “Temos dois objetivos: garantir que deputados possam votar de consciência tranquila pelo bem do equilíbrio fiscal do estado e pelo fim de privilégios significa melhorias ao cidadão, que sempre é carente de um serviço público mais eficiente e de melhor qualidade”, enfatizou.

A campanha da ACAERT ganhou o apoio das entidades empresariais de Santa Catarina. A decisão sobre a união de esforços foi realizada no dia 25 de fevereiro de 2020 em reunião-almoço com a participação dos presidentes das Federações das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar,

do Comércio (Fecomércio), Bruno Breithaupt, e dos Transportes (Fetrancesc), Ari Rabaioli, com o presidente da ACAERT, Silvano Silva, e o coordenador do Gsul, grupo que reúne as entidades de radiodifusão dos três estados do Sul do Brasil, Marcello Petrelli.

69
Acesse conteúdo interativo do assunto

OPINIÃO

OPINIÃO

Posicionamento institucional

Artigos publicados pela ACAERT expõem o pensamento da entidade

Durante a gestão, o presidente da ACAERT, Silvano Silva, publicou uma série de artigos que revelam o pensamento da liderança baseado na atuação da entidade para a valorização e fortalecimento do segmento das emissoras de rádio e televisão em Santa Catarina. Confira:

SEMANA DA TV 1º de junho de 2022

Muita gente ainda não sabe, mas nesta quarta-feira, 1º de junho, é comemorado o dia que marca a Semana da Televisão em Santa Catarina. É uma data que entrou para o calendário oficial de eventos do estado. Tudo porque a Assembleia Legislativa aprovou recentemente a criação da Semana Estadual da TV e o governador sancionou a lei durante o 18º Congresso de Rádio e Televisão, realizado pela ACAERT na semana passada, em Florianópolis.

Portanto, Santa Catarina é o único estado brasileiro que possui a Semana Estadual do Rádio e, agora, da Televisão. Não se trata de meras datas formais, mas sim de oportunidades para reconhecer e fortalecer os papéis relevantes que o rádio e a televisão têm para a sociedade catarinense. Momento para refletir sobre a importância destes dois meios de comunicação, que estão cada vez mais atualizados, vibrantes e necessários.

E a nossa televisão em Santa Catarina tem características próprias, consolidando a mídia regional. Ao lado do rádio, está sempre conectada com os valores e pensamento da sociedade. Priorizando as nossas coisas, a TV construiu conexão de mão dupla com o catarinense, possibilitando uma identifica-

ção profunda com o nosso povo. Durante a pandemia, por exemplo, foi a ponte entre os esclarecimentos das autoridades de saúde e a população assustada.

SEMANA DO RÁDIO

25 de setembro de 2021

Santa Catarina comemora a Semana Estadual do Rádio, data que entrou para o calendário oficial de eventos, por força de lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador. A classe política reconheceu, mais uma vez, a importância do veículo rádio para a sociedade catarinense. Por isso, nosso eterno agradecimento aos que tornaram esse momento possível. Uma grande oportunidade para destacar o papel relevante que o setor presta aos ouvintes, anunciantes e ao mercado em geral.

Uma intensa mobilização da ACAERT e suas emissoras associadas marcou as atividades alusivas à Semana Estadual do Rádio em todas as regiões. Afinal, como destaca o tema da campanha, ‘Onde você estiver, o Rádio está lá’. Um dos destaques foi o envolvimento de crianças e adolescentes na ação ‘O Rádio nas escolas’, que criou o ambiente lúdico dos estúdios. Um convite para os alunos produzirem material em áudio no ‘Você pode!cast’.

LIBERDADE DE IMPRENSA 07 de junho de 2021

Existem valores que estão acima de tudo para veículos de comunicação e profissionais do jornalismo no exercício diário de informar corretamente a sociedade e que, por isso

72

mesmo, precisam ser garantidos. Um deles é a liberdade de imprensa. Um princípio básico dos regimes democráticos que devem preservar o direito ao livre pensamento, expressão e posicionamento. Liberdade que é destacada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição federal brasileira. Assegura os múltiplos pontos de vista, promovendo o bom debate e troca de ideias, ampliando o acesso à informação.

A liberdade de expressão desenvolve e consolida a democracia, com os cidadãos exercendo o direito de receber, divulgar e procurar informação. E neste contexto atual em que vivemos, nunca foi tão importante uma imprensa livre. Em época de pandemia da Covid-19 a liberdade de imprensa tem salvado vidas, com o trabalho incansável da mídia de orientar e auxiliar a população a enfrentar a crise, levando sempre a notícia apurada e de qualidade.

Aliás, o livre exercício profissional de quem atua nos veículos de comunicação é uma valiosa ferramenta de combate à proli-

feração de fake news. A apuração dos fatos e o compromisso com a verdade são frutos da liberdade de imprensa.

PROFISSIONAL DO MARKETING 08 de maio de

2021

Estratégia, planejamento e conhecimento mercadológico são alguns dos atributos do profissional de marketing que comemora o seu dia neste 08 de maio. Profissão em permanente evolução, assim como tantas outras que atuam com base nas relações humanas. Ainda mais neste período de pandemia, quando a vida mudou para todos. Os consumidores assumiram novos comportamentos. As marcas e organizações tentando identificar as mudanças. E os veículos de comunicação, principalmente as emissoras de rádio e televisão, estão se reinventando. Portanto, há um processo intenso de transformação com grandes desafios. Um deles é exatamente saber se as mudanças vieram para ficar ou não.

73
Artigos do presidente da ACAERT, Silvano Silva, destacaram o pensamento da entidade e da radiodifusão catarinense

OPINIÃO

Os gestores precisam estar aptos e atentos para os novos processos de marketing, com um mundo cada vez mais globalizado e com a concorrência mais acirrada. E nessa estratégia de evolução, o trabalho do profissional de marketing precisa entregar resultados mensuráveis. Neste sentido, o rádio e a TV sempre proporcionaram um ambiente confiável de entrega, mesmo com a expansão das mídias digitais e suas métricas. Uma informação não exclui a outra, já que o compartilhamento de mensurações é uma realidade e um desafio para quem planeja ações de marketing nos dias de hoje.

Até porque o rádio e a televisão souberam evoluir no novo mundo digital, onde muitos se tornaram veículos multiplataformas, assumindo características híbridas. Este fenômeno abriu ainda mais o leque de opções de canais de comunicação, com a vantagem da chancela da credibilidade da radiodifusão.

A PANDEMIA, O RÁDIO E A TV

19 de março de 2021

A pandemia da Covid-19 completou um ano desde o primeiro caso descoberto no país. Longe ainda de termos vencido a guerra contra o vírus, não devemos abrir mão de nenhuma ferramenta de enfrentamento à doença. A informação é uma delas. Neste sentido, o rádio e da TV catarinenses vêm cumprindo tarefa relevante durante o período de crise. O novo coronavírus, desconhecido até então, tornou-se uma ameaça mundial. No início era preciso explicar, informar e orientar as pessoas sobre o que se tratava. Naquele momento, o rádio e a TV do estado foram fundamentais para levar a informação correta, combatendo as fake news e impedindo o pânico social.

Após o impacto inicial, as emissoras passaram a mostrar a adaptação de todos à nova realidade. Reinvenção foi o conceito que norteou principalmente o setor produtivo, duramente prejudicado com as medidas restriti-

vas. Neste aspecto, a radiodifusão, mais uma vez, que também se reinventou, assumiu papel de protagonismo ao destacar iniciativas corajosas para enfrentar o cenário. Além disso, as emissoras atuaram para aliviar o peso emocional que a luta contra o vírus nos impôs, proporcionado entretenimento e sempre uma mensagem positiva e de conforto à sociedade. Muito mais do que meros divulgadores da estatística pandêmica, o rádio e a televisão catarinenses estiveram ao lado do cidadão, das instituições e dos gestores públicos com o firme propósito de continuar sendo fonte de credibilidade. Seja para divulgar e incentivar as medidas sanitárias ou para apresentar soluções a quem gera emprego e renda. Não é por acaso que a audiência do rádio e da TV cresceu durante a pandemia. Inclusive nos meios digitais. Fato que acelerou tendência de convergência nas plataformas sociais.

ACAERT 40 ANOS 25 de novembro de 2020

Desde a implantação do rádio e da televisão no estado, a radiodifusão vem fazendo história. A sua, a nossa, a de Santa Catarina. Uma relação construída diariamente em cada notícia, música, entretenimento e prestação de serviço, nas grandes mobilizações sociais tendo o protagonismo das emissoras, a companhia, o amparo, a orientação, a solidariedade. O rádio e a televisão fazem parte da vida dos catarinenses em qualquer momento. E não poderia ser diferente agora durante a pandemia da Covid-19. O crescimento da audiência do rádio e da televisão neste período só comprova a relevância do setor para a sociedade.

Podemos afirmar que a radiodifusão de Santa Catarina está entre as melhores do país. Com trajetória marcada pelo compromisso com a cidadania. Com esse mesmo DNA, foi criada há 40 anos a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. Entidade formada

74

por lideranças inovadoras, criativas e visionárias. Pioneiros que souberam entender, desde o início, a missão que todos tinham pela frente.

Sem desviar do caminho, a ACAERT foi construída por representantes de muitas gerações de radiodifusores, empenhadas com os princípios básicos do segmento. Foram quatro décadas de consolidação da experiência associativista, que possibilitou a união duradoura de dirigentes e associados, fato que dá força à entidade. Destaque especial aos presidentes que puderam trabalhar com o apoio irrestrito das emissoras e de suas diretorias.

A PANDEMIA DA COVID–19 29 de outubro de 2020

Como se sabe, a pandemia da Covid-19 impactou todos os segmentos econômicos no mundo. Aqui em Santa Catarina não foi diferente para o setor da comunicação, especialmente de rádio e TV. A crise exigiu uma resposta rápida por parte dos empresários, cortando custos e planejando bem os investimentos, mas trouxe também o lado positivo de impor a inovação como uma necessidade para sobreviver nesse mercado em transformação. Neste sentido presenciamos uma aceleração na digitalização dos processos, tanto na produção de conteúdo em home office como no atendimento aos clientes.

Na parte de produtos, surgiram muitas soluções criativas que adaptaram rapidamente a linguagem do rádio e da TV ao que pandemia impôs por exigência sanitárias, como por exemplo as lives com artistas musicais, a promoção de eventos no formato drive-in e participação de entrevistados a autoridades por ferramentas de videoconferência.

Na questão editorial, o rádio e a TV assumiram um protagonismo importante na curadoria de conteúdo sobre as informações da Covid-19. Logo no início da quarentena a população se viu em meio a outra pandemia: a da

desinformação. Neste momento os veículos essenciais, como o rádio e a TV, ampliaram o espaço dedicado a informar as pessoas corretamente sobre os riscos e a forma mais eficaz de prevenção ao vírus.

TV – 70 ANOS 17 de setembro de 2020

Foi pelas mãos do visionário Assis Chateaubriand que a televisão surgiu no Brasil, com a inauguração da TV Tupi, de São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. A primeira transmissão foi acompanhada em apenas 200 aparelhos de TV, importados pelo próprio Chateaubriand. A grande maioria dos primeiros profissionais da televisão vieram do rádio, cuja influência marcaria a programação televisiva por muito tempo.

O marco oficial da TV em Santa Catarina é a data de 02 de setembro de 1969, com a inauguração da TV Coligadas, canal 3, em Blumenau. A primeira transmissão externa foi o concurso de Miss SC, de 69, que elegeu a blumenauense Vera Fischer como representante do estado.

A participação da televisão brasileira na formação de um país continental foi imensa. Contribuiu para integrar os brasileiros, diminuiu as distâncias regionais, fortaleceu a identidade cultural de um povo multiétnico. Em 70 anos, a TV venceu desafios tecnológicos, como o surgimento da televisão em cores, os avanços dos equipamentos e, recentemente, a migração do analógico para o digital.

O mundo televisivo no país sempre foi marcado pela criatividade e profissionalismo, tanto no aspecto comercial quanto no editorial. O fato levou a TV nacional a um patamar de qualidade reconhecida pelo mundo inteiro, com programas e peças publicitárias premiados. Atualmente, com a internet transformando a comunicação e os negócios, a TV se reinventa mais uma vez para manter o protagonismo e a relevância dos últimos 70 anos.

75
Acesse conteúdo interativo do assunto

ELEIÇÕES

Debate realizado no primeiro turno das eleições reuniu candidatos ao governo de Santa Catarina

Maior rede de emissoras de rádio de SC transmitiu Debate ACAERT com candidatos ao governo

Encontro dos candidatos foi acompanhado por 82 emissoras associadas de rádio e tv

A cada quatro anos, a ACAERT promove debate com candidatos ao governo de Santa Catarina. Em 2022, a entidade realizou dois debates do primeiro turno. No dia 23 de agosto, o Debate ACAERT foi realizado no Square SC Business, em Flo-

rianópolis, e transmitido por 82 emissoras associadas de rádio e tv.

O debate, mediado pelo jornalista da Rede de Notícias ACAERT – RNA, Silvio Loddi, foi dividido em cinco blocos e teve uma duração de 2h30.

Participaram do debate os candidatos Carlos Moisés/Santa Catarina em primeiro lugar – Décio Lima/Frente Democrática – Esperidião Amin/Experiência para servir Santa Catarina – Gean Loureiro/ Bora Trabalhar, Jorge Boeira/PDT – Jorginho Mello/PL – Odair Tramontin/Novo – Ralf Zimmer/Pros. Foram convidados os candidatos de partidos e federações que contavam com uma representação mínima no Congresso Nacional, conforme prevê a legislação eleitoral.

78 ELEIÇÕES
DANIEL CONZI

Sabatina ACAERT

No segundo turno das eleições, a ACAERT promoveu sabatina com os candidatos ao governo de Santa Catarina; Décio Lima, do PT e Jorginho Mello, do PL. Os convidados responderam questões formuladas pelas vice-presidências regionais da entidade, além de perguntas temáticas e sobre a radiodifusão catarinense. O material gravado em vídeo e áudio foi disponibilizado às emissoras associadas. A gravação das sabatinas ocorreu no Novotel, em Florianópolis.

Manifesto

Antes de participarem da sabatina, os candidatos ao governo do Estado receberam da ACAERT o Manifesto da Radiodifusão, que destaca o pensamento da entidade e dos associados principalmente sobre a política de comunicação estatal. O documento ressalta também os propósitos da mídia regional em benefício da sociedade catarinense (Leia na íntegra o manifesto na próxima página).

Os dois candidatos receberam e apoiaram o Manifesto da Radiodifusão de Santa Catarina

79
Apresentador Silvio Loddi com os candidatos Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL)
80 ELEIÇÕES

RNA promove grande cobertura das eleições 2022

A equipe da Rede de Notícias ACAERT - RNA produziu extenso material de cobertura dos dois turnos das eleições 2022. O voto de cada candidato ao Governo de Santa Catarina, a cobertura no TSE e TRE/SC, com apuração em cima do fato. No segundo turno, os candidatos tiveram cobertura exclusiva em Blumenau e Joaçaba.

81

Acesse conteúdo interativo do assunto

ELEIÇÕES

Campanha ‘Voto Presente’

A ACAERT lançou no segundo turno das eleições de 2022 a campanha ‘Voto Presente’ para orientar os eleitores que o voto é muito mais do que obrigação, mas um dever do cidadão brasileiro que tem um importante instrumento democrático para escolher seus representantes. A campanha contém um vídeo e um spot, ambos com 30 segundos, que foram veiculados pelas emissoras associadas de rádio e televisão.

Textos também foram elaborados para que os locutores pudessem ler durante a programação, incentivando a população a ir votar no dia 30 de outubro, mostrando a importância deste na vida de todos. A iniciativa justifica-se na premissa que quando um eleitor deixa de votar e expressar sua opinião, perde o direito de reclamar. O material destaca que o índice de abstenção no país, no primeiro turno, foi de 20,9%, ou seja, 32 milhões de brasileiros deixaram de votar.

A campanha também destaca que a soberania popular se concretiza pelo voto direto e secreto na escolha dos governantes. Este é o sentido da democracia, quando o eleitor tem um importante instrumento de mudança política e social: o voto.

TESTEMUNHAIS

RECADO 1

E aí, meu amigo, minha amiga, deixa eu falar de um assunto bem sério. Nas últimas eleições, você compareceu às urnas? Se a resposta for positiva, maravilha. Você exerceu sua cidadania. Agora, se você não votou, esse papo é com você. Sabia que no primeiro turno mais de 32 milhões de eleitores brasileiros não compareceram às urnas? Sim. Foram 20,9% de abstenção de votos. O maior número desde 1998. Você tem noção do que está abrindo mão? Estamos falando do futuro do nosso país! Por isso, quem não votou no primeiro turno pode e deve fazê-lo no segundo. Quando você se omite do seu dever de votar, abre mão do direito de reclamar.

RECADO 2

Agora vamos dedicar um tempo para falar sobre o futuro do nosso país. O segundo turno está logo aí, em 30 de outubro, e é hora de exercer nossa cidadania. No primeiro turno, mais de 32 milhões de eleitores brasileiros não compareceram às urnas. Se foi por um motivo de força maior, ok! Agora, se foi por falta de confiança, desânimo ou mesmo aquele papo de que seu voto não vai mudar nada, fica aqui uma reflexão: se você se omite do seu dever de votar, com que argumento vai poder reclamar da situação do nosso país? Já pensou nisso? Se você não votou no primeiro turno, vote no segundo. Por você, por quem você ama, pelo nosso país, pelo nosso futuro!

82

A gestão editou duas cartilhas sobre eleições: uma em 2020 e outra em 2022. As publicações trouxeram orientações sobre a legislação eleitoral. O material disponibilizou o calendário eleitoral dos dois pleitos, com destaques das datas que têm ligação com a atuação das emissoras de rádio e televisão.

Também foram destacadas as informações sobre a veiculação da propaganda política, as pesquisas de opinião pública, enquetes, debates e cobertura da imprensa. Importante ainda as observações dos casos que não configuram propaganda eleitoral antecipada e os cuidados para evitar a veiculação de fake news.

Cartilha Eleições 2020/2022 ACAERT 1

O manual traz toda explicação sobre a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, com as divisões de tempo para cada cargo em disputa. Destaca também orientações sobre o plano de mídia. O material foi produzido pela assessoria jurídica da ACAERT.

Senado

A Rede de Notícias ACAERT – RNA entrevistou cinco candidatos ao Senado, por Santa Catarina, levando-se em conta os melhores cotados pela última pesquisa do IPEC, divulgada pela NSC Comunicação, em 23 de agosto. Cada candidato teve 12 minutos para responder as mesmas perguntas da produção. A apresentação foi da jornalista da RNA, Patrícia Gomes. As entrevistas ficaram à disposição das emissoras associadas no site e no canal do YouTube da ACAERT.

Em todo período eleitoral, a Rede de Notícias ACAERT – RNA disponibilizou o ‘Minuto do Eleitor’, programete com informações úteis aos eleitores para o momento do voto. De segunda-feira a sexta-feira, o boletim em áudio abordou dicas, novidades e informações aos eleitores sobre os pleitos eleitorais. O material esteve disponível para a livre veiculação de todas as emissoras associadas em sua programação e redes sociais.

83
Minuto do Eleitor BASE LEGAL LEI – 9.504/97DECRETO – 23.610/19 DECRETO – 23.549/17

RELACIONAMENTO

ACAERT PROMOVEU ENCONTROS REGIONAIS EM TODO O ESTADO

Encontros promoveram integração da entidade com as emissoras associadas

Com o fim das restrições sociais impostas pela pandemia da Covid-19, a ACAERT retornou a promover seus encontros regionais. A iniciativa faz parte da ação de relacionamento e integração da entidade com os associados. Na oportunidade, foram apresentadas as principais ações da ACAERT, institucionais e por setores, como a Rede de Notícias ACAERT – RNA, Rede Comercial

ACAERT – RCA e assessoria jurídica. Em 2021, foram realizados os Encontros Regionais do Oeste, Chapecó e do Meio-Oeste e Planalto Norte, em Fraiburgo. Em 2022, a ACAERT promoveu Encontros Regionais do Vale do Itajaí, em Blumenau (na ocasião homenageou a Rádio Clube pela passagem dos 90 anos), do sul, em Nova Veneza e do norte, em Joinville. Confira as fotos:

86 ENCONTROS REGIONAIS
87 DIA 29/10/21 REGIONAL
HOTEL LANG – CHAPECÓ Presidente da ACAERT, Silvano Silva e o comendador e membro do Conselho Superior, Pedro Peiter Associados da região Oeste participaram do evento
OESTE

DIA 11/11/21

88 ENCONTROS REGIONAIS
Regionais Meio-Oeste/ Planalto Norte Hotel Renar – Fraiburgo Vice-presidente Regional do Meio-Oeste, Neliege Pagnussat de Souza Participação expressiva dos associados no Encontro do Meio-Oeste Presidente da ACAERT, Silvano Silva, prestou contas das ações da entidade
89 DIA 09/03/22 Regional Vale do Itajaí Himmelblau – Blumenau O Rádio completa 100 anos no Brasil, e a primeira emissora de Santa Catarina faz parte há 90 anos dessa história. Uma vida marcada pela dedicação e trabalho de tantos profissionais que ajudaram na trajetória de sucesso da Rádio Clube Blumenau. Parabenizamos por todos esses anos de profissionalismo e de respeito a ouvintes e anunciantes. Nossa homenagem por todo legado deixado e orgulho do espírito que enobrece a radiodifusão catarinense. Blumenau, março de 2022. RÁDIO CLUBE BLUMENAU 90 ANOS HOMENAGEM No Encontro Regional do Vale do Itajaí, a ACAERT aproveitou para homenagear os 90 anos da Rádio Clube de Blumenau, a primeira emissora de Santa Catarina. Evelásio Vieira Neto recebeu uma placa da entidade Associados da região do Vale do Itajaí Membros do Conselho Superior Rubens Olbrisch, Marise Westphal Hartke, Evelásio Paulo Vieira e o presidente da ACAERT, Silvano Silva

DIA 31/03/22

Regional Sul Hotel Bormon – Nova Veneza

Os participantes do Encontro Regional Sul foram recepcionados por figurinos da tradicional festa das máscaras em Nova Veneza

Radiodifusores

Adelor Lessa e Carolina Guidi, representantes do sul

90 ENCONTROS REGIONAIS

Regional Norte Hotel Bourbon – Joinville

Vice-presidente Regional Norte, Ana Paula Melo, destacou as ações de sua gestão no SERT/SC. Associados foram atualizados das ações da ACAERT

Presidente da Acaert, Silvano Silva, apresentando as ações da Acaert

91
DIA 06/07/22

ACAERT na Estrada

Além dos encontros regionais, a ACAERT também conta com um programa de visita às suas emissoras associadas de rádio e televisão. A meta da gestão foi visitar todas as emissoras até o final de 2022. É o ‘ACAERT na Estrada’ que

tem o propósito de aproximar a entidade das associadas pelo estado. Ouvindo demandas e informando sobre as ações da ACAERT principalmente nas áreas comercial, opec, checking, financeiro e jornalismo.

De norte a sul, comitiva da ACAERT visitou as emissoras associadas

92
RELACIONAMENTO

De leste a oeste, ACAERT na Estrada cruzou o estado para ouvir as demandas dos radiodifusores

93
94 RELACIONAMENTO
95

NOVA SEDE

ACAERT inaugura nova sede da entidade em Florianópolis

Uma das conquistas da gestão da ACAERT foi concretizar um antigo sonho de dirigentes e associados: a compra de uma nova sede que comportasse toda a estrutura no mesmo ambiente físico, com instalações modernas e eficientes. No dia 25 de outubro, a ACAERT

inaugurou sua nova casa, instalada no bairro Coqueiros, região continental de Florianópolis. Prestigiaram o evento, autoridades, membros do Conselho Superior da entidade, dirigentes e associados, além de colaboradores e prestadores de serviço.

98
NOVA SEDE
Novas instalações atendem às demandas dos associados e da equipe de colaboradores
Presidente Silvano Silva, autoridades e membros do Conselho Superior descerram a placa de inauguração

A COMPRA

Após sete meses de pesquisa, avaliação e negociação, a ACAERT concluiu a compra de imóvel que abrigará a nova sede da entidade. Todo processo foi conduzido por uma comissão formada por Silvano Silva, Mário Neves, Ranieri Moacir Bertoli, Renee Gonçalves, Vidal Lohn Filho, Fábio Lima, Alexandre Damásio e Leonardo

Amorim, com apoio da assessoria Jurídica e aprovado pela diretoria.

“A entidade cresceu de tamanho e a nossa atual sede já não comportava mais o número de colaboradores e nem atendia às demandas dos associados”, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. “É um sonho de muitos presidentes que estamos realizando. Temos agora uma sede mo-

99
Parceiros da entidade prestigiaram a inauguração da nova sede Presidente Evelásio Paulo Vieira falou em nome do Conselho Superior da entidade FOTOS: DANIEL CONZI

derna e funcional, para que possamos continuar prestando os nossos serviços com mais qualidade e receber o radiodifusor, autoridades e convidados”.

A antiga sede da ACAERT funcionava em seis salas (4 próprias e 2 alugadas) em andares diferentes do edifício Sudameris, no centro de Florianópolis. Agora, a entidade atravessou as pontes e e já está funcionando em um andar inteiro com 10 salas no edifício Max Tower, bem próximo ao Parque de Coqueiros, na entrada continental do município, facilitando o acesso.

Vários motivos pesaram na decisão da comissão ao fechar o negócio. Houve baixo investimento para adequações físicas, as instalações já ofereciam estrutura com postos de trabalho prontos, ampla sala de reunião, além de disponibilizar 10 vagas de garagem. Ao todo são 630 metros quadrados, entre salas comerciais e garagem. As salas alugadas no centro foram devolvidas e as de propriedade da ACAERT permanecerão no patrimônio, rendendo recursos com locação.

100
Presidente Silvano Silva destacou a atuação dos diretores Alexandre Damásio, Liza Rocha e Luís Gustavo Fusinato NOVA SEDE Associados e dirigentes participaram do momento histórico Coordenador da Comissão, Mário Neves

Autoridades recebem homenagem da ACAERT

Na cerimônia de inauguração, três autoridades foram homenageadas pela viabilização do convênio da Covid-19 do Governo de Santa Catarina e a ACAERT. A parceria foi importante porque foi a base dos convênios seguintes com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina –

TJ/SC, Ministério Público de Santa Catarina MP/SC e o Tribunal de Contas do Estado – TCE. Foram homenageados o governador Carlos Moisés, o secretário de Comunicação, jornalista João Cavallazzi e o ex-secretário de Administração Jorge Tasca.

101
Secretário João Cavallazzi recebe do presidente Silvano Silva homenagem em nome do governador Carlos Moisés Carol Guidi entregue placa ao secretário de Comunicação, João Cavallazzi Ex-secretário da Casa Civil, Jorge Tasca, recebe homenagem do comendador Ranieri Moacir Bertoli Acesse conteúdo interativo do assunto

Inaugurada a Galeria dos Presidentes

102 NOVA SEDE
ROBERTO AMARAL FOI REPRESENTADO PELO FILHO, CARLOS AMARAL FOTO DE DARCI LOPES FOI DESCERRADA POR HUMBERTO OHF DE ANDRADE MÁRIO NEVES DESCERROU O RETRATO DE RAMIRO GREGÓRIO DA SILVA PRESIDENTE EVELÁSIO PAULO VIEIRA FÁBIO BIGOLIN DESCERROU O RETRATO DE CARLOS ALBERTO ROSS PRESIDENTE PAULO VELLOSO

Um dos momentos emocionantes da inauguração foi quando os membros do Conselho Superior e representantes descerraram as fotos da Galeria dos Presidentes ACAERT.

Estiveram presentes: Evelásio Paulo Vieira, Paulo Velloso, Rubens Olbrisch, Marise Westphal Hartke, Marcello Corrêa Petrelli e o comendador Ranieri Moacir Bertoli

103
PRESIDENTE RUBENS OLBRISCH PRESIDENTE SILVANO SILVA E ESPOSA ARLETE ÚNICA MULHER DA GALERIA, PRESIDENTE MARISE WESTPHAL HARTKE A FOTO DE PEDRO PEITER FOI DESCERRADA POR ANA PAULA MELO PRESIDENTE MARCELLO CORRÊA PETRELLI PRESIDENTE E COMENDADOR RANIERI MOACIR BERTOLI, E ESPOSA GLÁUCIA FOTOS: DANIEL CONZI

NOVA SEDE REÚNE TODAS AS ÁREAS DA ENTIDADE NO MESMO ESPAÇO FÍSICO

A ACAERT estava na sede do centro da capital desde o início da década de 90 dividida em salas de andares diferentes. Hoje a entidade conta com 45 funcionários em diferentes áreas, como administrativo/financeiro, comercial, opec, checking e jornalismo. Todos os setores estão reunidos no mesmo ambiente de trabalho.

104
NOVA SEDE

Nova sede oferece conforto aos radiodifusores e visitantes. Na foto, a recepção da casa nova

Setor administrativo/ financeiro da entidade

105
FOTOS: DANIEL CONZI
106
Estúdio ‘Comendador Ramiro Gregório da Silva’
RNA Investimento em equipamento: Axel Oxygen 2000d-BT Dante Digital Broadcast Console
NOVA SEDE Redação da Rede de Notícias ACAERT –

Área de checking da Rede Comercial ACAERT – RCA, que recebeu tratamento acústico para um melhor ambiente de trabalho

Detalhe e visão ampla dos setores da Rede Comercial ACAERT – RCA

107

Estúdio e Sala do Radiodifusor prestam homenagens a personagens da radiodifusão

A diretoria da ACAERT decidiu homenagear importantes radiodifusores que marcaram a história da entidade. O estúdio da Rede de Notícias ACAERT – RNA passa a ser chamar ‘Estúdio Comendador Ramiro Gregório da Silva’, presidente da entidade no período de 15/06/1983 a 31/08/84 e que faleceu em 2017. E a Sala do Radiodifusor terá um nome homenageado anualmente. O primeiro homenageado é o comendador Rogério Pereira, o Pirata.

108
NOVA SEDE

ACAERT promoveu primeira reunião de diretoria na nova sede

Antes da inauguração da sede, a ACAERT promoveu a primeira reunião de diretoria no novo espaço. A reunião foi prestigiada pelos membros do Conselho Superior, os presidentes Evelásio Paulo Vieira, Rubens Olbrisch, Marise Westphal Hartke, Marcello Corrêa Petrelli e o comendador Ranieri Moacir Bertoli. Também estiveram presentes quase todos os vice-presidentes: Mário Neves (Administrativo), Carolina Guidi (Relação Governo e Mercado), Fábio Lopes de Lima (Finanças), Rodrigo Nardino (Técnicas e Normas), Carlos Amaral (Eventos e Marketing), Humberto Ohf de Andrade (Jurídico e Ético), Ana Christina Maciel (Capacitação e Integração) além da comendadora Maria Rossi (Conselho Consultivo).

A reunião contou ainda com a participação dos vice-presidentes regionais: Caio Souza (Grande Fpolis), Vidal Lohn Filho (Adjunto Grande Fpolis), Evelásio Vieira Neto (Vale do Itajaí), Ana Paula Melo (Norte), Neliege Pagnussat de Souza (Meio-Oeste), Fábio Bigolin (Oeste), Rumildo Matos de Lima (Planalto Norte), Marcelo Pereira (Adjunto Planalto Serrano) e os conselheiros Darel D’Avila Dias, Gervásio José Maciel e Carlos Vagner dos Santos Amorim.

109
Foto histórica da diretoria gestão 2020-2022

RCA

REDE COMERCIAL ACAERT

Setor da entidade que recebeu grandes investimento

Ampliação da estrutura atende novas demandas de parcerias comerciais

A Rede Comercial ACAERT – RCA é referência no mercado nacional, criada pelo então presidente da entidade, Paulo Velloso, no final da década de 1990. Em toda a sua trajetória, a rede vem aprimorando, cada vez mais, a sua expertise, que é oferecer serviços de qualidade para anunciantes, agências de propaganda e emissoras associadas. A RCA investe na excelência de sua estrutura e na política de relacionamento com o mercado.

No primeiro quesito, a ACAERT ampliou o quadro de colaboradores para atender às novas demandas principalmente dos convênios firmados com o poder público, mas que também atende às exigências do anunciante privado. Atualmente,

a equipe é composta por 24 integrantes, sendo uma diretora, duas assistentes, uma coordenadora, um atendimento comercial, um cadastro, dois opec, cinco nos convênios, uma supervisora de checking, com dez no setor.

A RCA investiu também em tecnologia. Hoje, todo o processo é digital, desde a conferência dos documentos das emissoras, distribuição do material a ser veiculado, checagem da veiculação e prestação de contas. É o fim da papelada. No setor público federal, a adoção do sistema digital é resultado do Grupo de Trabalho para Eficiência – GTE da Secretaria de Publicidade e Patrocínio da Secom Federal, que tem a participação da ACAERT, representada pela diretora da RCA. O objetivo do grupo é avaliar parte das normas e processos internos relacionados à publicidade do governo federal.

Muitas conquistas da entidade junto ao poder público são resultado das ações permanentes junto às lideranças, com visitas institucionais e técnicas, sempre com o propósito de valorizar o potencial da Mídia Regional de Santa Catarina e sugerir ações e ferramentas para otimizar os investimentos em mídia estatal.

112
RCA

Ação de relacionamento com as agências e parceiros

A Rede Comercial ACAERT – RCA pratica política de relacionamento com as agências de propaganda de Santa Catarina e dos mercados de Brasília, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. As ações foram suspensas durante a pandemia da Covid-19, com as restrições sociais. Entretanto, no último trimestre de 2021, mesmo sem a realização das festas de outubro, a ACAERT entrou no clima festivo do mês e promoveu ação de relacionamento com agências de propaganda parceiras da entidade. Um kit com um caneco de chope e uma garrafa da cerveja artesanal Handwerk foi entregue aos publicitários.

A cerveja escolhida é produzida pelo Grupo da Rádio Belos Vales, de Ibirama.

Em 2022, a ACAERT distribuiu uma cesta com delícias das festas juninas às agências e parceiros.

Diretora da RCA com o secretário da Secom federal,

113
Ação junto à Secom: José Ricardo Veiga, Liza Rocha e José Augusto de Oliveira André de Souza Costa

PRINCIPAIS AÇÕES

• Cadeira na Secretaria de Comunicação da presidência da República.

• Nota fiscal eletrônica: alinhamento com as emissoras associadas para implantação da nota fiscal digital modelo 21 para veiculação de mídia de rádio, atendendo ao que é exigido na legislação.

• Rádios com sistema para emissão de comprovante de veiculação: alinhamento com as emissoras para implantação de software para emissão do comprovante direto do sistema com o intuito de lisura no processo de comprovação da veiculação ao cliente.

• Segundo monitor para checagem de documentos de faturamento: aquisição de um segundo monitor (formato vertical) para checagem dos documentos de faturamento em tela, eliminando a impressão de papel.

• Entrega dos processos no formato eletrônico para os clientes. Eliminada a entrega da documentação física (papel), entregando 100% dos processos no formato eletrônico (via e-mail e compartilhamento drive da ACAERT ou drive do cliente).

Acima, ações nas agências e com parceiros com o tema das festas de outubro

114 RCA

Abaixo, agências receberam uma cesta com guloseimas típicas de festa junina

• Conferência dos processos de faturamento conflitando o comprovante de veiculação e o relatório da fiscalizadora, trazendo transparência e lisura na comprovação das veiculações.

• Aumento do valor de investimento do Convênio CELESC.

• Ajuste das categorias das emissoras do Convênio Alesc de acordo com critério técnico de potência e população.

• Convênios novos firmados com os órgãos públicos: governo de SCSECOM, Tribunal de Contas do Estado - TCE, Ministério Público - MPSC e Tribunal de Justiça - TJSC.

• ACAERT na Estrada: visita presencial da equipe da A a 100% das emissoras associadas.

• Primeiro Encontro das Opecs: realização do primeiro encontro de opecs, com treinamento e capacitação da área operacional das emissoras de rádio de SC associadas à ACAERT.

115

MAIS AÇÕES

• A RCA entrou no clima do Halloween e promoveu também ação de relacionamento com o mercado

116 RCA

Campanhas da ACAERT tiveram a participação das associadas

O sucesso das iniciativas da entidade contou com o apoio fundamental das emissoras

Nos três anos de gestão, as emissoras associadas de rádio e televisão veicularam quase 600 mil inserções referentes às campanhas criadas pela ACAERT. O importante engajamento dos radiodifusores possibilitou o sucesso das iniciativas da entidade em prol do setor. Confira os números:

CAMPANHAS ACAERT 2020

VEÍCULO NÚM. INSERÇÕES VEICULADO

VALOR TOTAL VEICULADO RÁDIO 277.298 R$ 29.373.732,52

TV 7.634 R$ 97.543.395,53 TOTAL 284.932 R$ 126.917.128,05

CAMPANHAS ACAERT 2021

VEÍCULO NÚM. INSERÇÕES VEICULADO

VALOR TOTAL VEICULADO RÁDIO 183.525 R$ 20.094.050,69

TV 1.311 R$ 11.248.121,77 TOTAL 184836 R$ 31.342.172,46

CAMPANHAS ACAERT 2022

VEÍCULO NÚM. INSERÇÕES VEICULADO

RÁDIO 125.557

VALOR TOTAL VEICULADO

R$ 150.510.030,00

TV 2.460 R$ 18.784.557,00 TOTAL 128.017 R$ 169.294.587,00

TOTAL 2020 / 2021 /2022

NÚM. DE INSERÇÕES

VEICULADO 597.785

VALOR TOTAL VEICULADO R$ 327.553.887,51

117

1º Encontro de OPECS ACAERT

A ACAERT promoveu nos dias 18 e 19 de outubro de 2022 o 1° ENCONTRO DE OPECs, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Foi a primeira vez que a entidade reuniu os profissionais do setor de opec das emissoras associadas de rádio e televisão. A finalidade do evento inédito foi padronizar os processos operacionais e integração das emissoras com os novos

procedimentos das empresas de checking e dos principais sistemas. No encontro foram apresentados os procedimentos de todos os convênios e a importância das exigências de operação cobradas no dia a dia.

A programação contou com a capacitação nas áreas de cadastro, comercial, opec e checking. Houve também momen-

118
RCA
Presidente da ACAERT, Silvano Silva, e diretora da RCA, Liza Rocha Acesse conteúdo interativo do assunto

tos de confraternização e sorteio de brindes. Participam 185 profissionais de 227 emissoras associadas. “Esse é um momento histórico para a entidade. A primeira do país a reunir os profissionais de opec”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva, que fez uma apresentação da entidade na

abertura do evento. A coordenação do encontro foi da diretora da Rede Comercial ACAERT – RCA, Liza Rocha. “É uma oportunidade única do pessoal das emissoras associadas conhecerem pessoalmente a equipe da ACAERT. A relação diária tende a ficar mais fácil”, afirmou.

Evento possibilitou o encontro da equipe da RCA com os OPECs das emissoras associadas

119

Prêmio OPEC de Ouro

Premiação destacou os melhores desempenhos de OPECs das emissoras associadas

No encerramento do 1º Encontro de OPECs, foram conhecidos os vencedores do Prêmio ACAERT/Opec de Ouro, entregue aos profissionais que mais se destacaram na área.

Foram premiados os dez primeiros profissionais de opec ranqueados na categoria Rádio e os três primeiros na categoria Televisão. Para a escolha dos vencedores, a Rede Comercial ACAERT – RCA utilizou dados do sistema interno da entidade para a formação do ranking, que estabelece os destaques de Rádio e de TV ao longo dos últimos 12 meses. Os objetivos do prêmio são valorizar o trabalho dos OPECs no processo de veiculação das campanhas publicitárias intermediadas pela ACAERT

e destacar aqueles que apresentaram os melhores desempenho e agilidade na operacionalização das veiculações de CONVÊNIOS ACAERT, em rádio e em TV.

Os primeiros colocados nas categorias rádio e TV receberam o troféu Opec de Ouro, além de pacote de viagem nacional, com direito a acompanhante. Os segundos colocados nas duas categorias receberam uma placa e laptop e os terceiros diploma e aparelho celular. Dos quartos aos décimos lugares, os OPECs do rádio receberam uma assistente virtual. “O prêmio é uma forma de reconhecer quem executa trabalho fundamental para o funcionamento das emissoras de rádio e televisão”, explicou a diretora da RCA, Liza Rocha.

120 RCA
Foto histórica – os vencedores da primeira edição do Prêmio OPEC de Ouro

Expectativa do público para o anúncio dos vencedores do Prêmio Opec de Ouro

Presidente da ACAERT, Silvano Silva e a diretora da RCA, Liza Rocha Os mestres de cerimônia do Prêmio receberam uma recordação

121
122 RCA 3º lugar Rádio Menina FM, de Blumenau, Daniele Andre CONFIRA OS VENCEDORES DA CATEGORIA RÁDIO 7º lugar Rádio 96.3 FM, de Concórdia Luciomar Luis Ficanha 8º lugar Rádio Conda FM, de Chapecó, Rosimeri Aparecida Cibulski da Silva 9º lugar Rádio 93 FM, de Rio do Sul, Patricia Pereira 10º lugar Rádio Líder FM, de Maravilha, Sonia Carmen Daltoe Wronski 4º lugar Rádio Nova FM, de Pinhalzinho, Fabiana Kollett Pandolfo 6º lugar Rádio Rural FM, de Concórdia, Luciomar Luis Ficanha 1º lugar Rádio Mix Sul SC 103.1, de Laguna, Rinalda Zago 2º lugar Rádio Studio FM, de Jaraguá do Sul, Cheila Karger 5º lugar Rádio Entre Rios FM, de Palmitos, Glionê Inês Peiter

CONFIRA OS VENCEDORES DA CATEGORIA TELEVISÃO

EVERALDO FEDERLE ND TV, de Florianópolis 2º lugar

LIDIANE KO FREITAG COSTA

TV Litoral Panorama, de Balneário Camboriu

EDER BORGES SCC TV Planalto, de Lages

123
3º lugar
1º lugar

DIRETORIA DE CONTEÚDO

126 CONTEÚDO
de Conteúdo coordena
ações de comunicação Campanhas, publicações, RNA, RNR, assessoria de imprensa estão sob responsabilidade da área. A diretoria de Conteúdo da ACAERT atua em ampla plataforma de comunicação com o objetivo de impactar diversos públicos-alvos da entidade. Card da última campanha da gestão • Road Show Pense Grande • Reforma da Previdência • Fake News (pandemia Covid-19) • Jeito Catarinense (pandemia Covid-19 e volta às aulas) e 2022 • ACAERT lança campanha de valorização do Rádio e da TV (pandemia Covid-19) • ACAERT 40 anos • Semana do Rádio 2021, 2022 • Semana da TV 2022 • O RÁDIO TÁ ON e A TV TÁ ON PRINCIPAIS CAMPANHAS
Diretoria
as

ACAERT apresentou a Rede de Notícias Regional ao presidente da República, Jair Bolsonaro

Iniciativa capitaneada pela entidade produz e distribui conteúdo para emissoras regionais de rádio e TV de todo o Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu no dia 07 de outubro de 2020 um grupo com representantes do segmento da comunicação formado por presidentes de entidades e empresários. O encontro teve o objetivo de apresentar a Rede de Notícias Regional – RNR, que produz e distribui conteúdo a partir da capital federal para emissoras regionais de rádio e TV de todo o Brasil.

A reunião contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do então secretário-executivo do Ministério, Fabio Wajngarten. A iniciativa é capitaneada pela Associação Ca -

tarinense de Emissoras de Rádio e TV –ACAERT e contou com apoio do Sindicato das Empresas de Rádio e TV – SERT/SC, do Grupo ND (SC), da Rede Pampa (RS), do Grupo RIC (PR) e da Rede Massa (PR), que são considerados os membros fundadores do projeto.

A Rede de Notícias Regional (RNR) tem uma estrutura própria instalada em Brasília, com jornalistas de rádio, TV e meios digitais. A ideia é oferecer um conteúdo multimídia com cobertura do dia a dia de todos os poderes da República, com foco em atender as necessidades dos grupos de comunicação regional.

127
Presidente Bolsonaro e Silvano Silva Reunião do presidente da República, Jair Bolsonaro, com dirigentes da radiodifusão

Entidade consolidou a RNA como importante produtora de conteúdo em áudio

No período da gestão, a Rede de Notícias ACAERT – RNA enfrentou vários desafios, principalmente durante a pandemia. Assim como nas emissoras associadas, os profissionais passaram a trabalhar em home office. Desde o início da pandemia da Covid-19 a ACAERT produziu matérias especiais sobre a atuação do rádio e da televisão no período de crise. A série mostrou de que forma as emissoras e seus profissionais estavam informando e entretendo os ouvintes, criando uma nova conexão.

A produção foi da assessoria de imprensa da entidade em parceria com a Rede de Notícias ACAERT [ Mais informações no capítulo pandemia]. Outro destaque foi que o jornal ‘ACAERT Notícias’ completou dez anos. Disponibilizado de segunda a sexta, o

noticiário traz um resumo das principais notícias de Santa Catarina e Brasília, com participação de toda a equipe da RNA. O ACAERT Notícias foi criado na gestão do presidente Pedro Peiter e era uma antiga demanda dos associados.

128 CONTEÚDO
129 REDE DE NOTÍCIAS ACAERT – RNA Grandes coberturas ACAERT NO QATAR A RNA DISPONIBILIZOU MATERIAL EM VÍDEO E ÁUDIO COM O JORNALISTA ESPORTIVO JULIO GOMES, QUE COBRIU A COPA DO MUNDO NO QATAR. O CONTEÚDO TEVE O FORMATO INSTAGRAM/REELS/SHORT VÍDEOS, QUE PODE SER USADO PELA ACAERT E ASSOCIADAS EM SUAS REDES SOCIAIS. E VIROU AINDA CONTEÚDO EM ÁUDIO TAMBÉM PARA USO SOMENTE NO RÁDIO. É A TERCEIRA VEZ QUE A RNA CONTA COM PROFISSIONAL EM COPAS DO MUNDO. O JORNALISTA JB TELLES ESTEVE NA COMPETIÇÃO NA ÁFRICA DO SUL E NO BRASIL. REPÓRTER RITA SARDI COBRIU PRINCIPAIS FATOS DO CONGRESSO NACIONAL, COMO A APROVAÇÃO DA REFORMADA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL REPÓRTER CAROL DENARDI EM AÇÃO NA CENTRAL DO TRE/SC, NAS ELEIÇÕES 2022 REPÓRTER KADU REIS COBRIU ATOS DO EXECUTIVO CATARINENSE REPÓRTER PATRÍCIA GOMES ENTREVISTOU CANDIDATOS AO SENADO

Datas comemorativas

A gestão implantou política de comemoração de datas importantes, tendo sempre como gancho o mundo do rádio e da televisão. O material é divulgado nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais da entidade.

130 CONTEÚDO

Aniversários de emissoras e dirigentes

As datas de aniversários das emissoras associadas e dos dirigentes, membros do Conselho Superior, comendadores são lembradas nos grupos de WhatsApp.

131

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa da ACAERT dá suporte para todas as ações desenvolvidas pela entidade, produzindo e distribuindo conteúdos para os públicos interno e externo. Todo material veiculado no site, nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp dos associados e RNA é produzido pela assessoria. Além da função específica da área, a assessoria de im -

prensa da ACAERT é responsável pelos roteiros de cerimoniais dos eventos da entidade.

Outro serviço prestado é a newsletter que é enviada semanalmente, sempre às sextas-feiras, para a rede de contatos interno e externo. O material destaca informações de interesse da radiodifusão e dos mercados de comunicação e publicitário.

TWITTER

INSTAGRAM

132
CONTEÚDO
133 INSTAGRAM
NEWSLETTER

ENTIDADE EDITOU PUBLICAÇÕES DE ORIENTAÇÃO

Publicações com orientações sobre LGPD e regras para publicidade no setor público foram destaques durante a gestão

Além das duas cartilhas sobre as Eleições, em 2020 e 2022, já destacadas no capítulo Eleições, a gestão ACAERT e o SERT publicaram cartilha que explicou as novas práticas que devem ser adotadas pelas empresas com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. A nova legislação criou um cenário de segurança jurídica, padronizando regras para os mais diversos setores que tratam dados pessoais. Como lei geral seu alcance abrange desde a pequena empresa, que possui arquivos com os dados cadastrais de seus clientes e dos empregados, como também as grandes empresas que possuem imensos bancos de dados.

Outra publicação foi sobre regras para a publicidade da administração pública no rádio e na televisão. A ACAERT buscou parceiros para elaborar o manual, que pretende auxiliar e orientar o poder público sobre a legislação e suas exigências no que diz respeito às políticas de comunicação. O material reúne teses e decisões em várias esferas sobre o assunto, sendo que muitas delas são desconhecidas pelo gestor público.

Para o presidente da ACAERT, Silvano Silva, é um material inédito que serve para consulta diária, evitando, desta forma, a prática da ilegalidade. São fontes de consulta decisões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SC e do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC.

134 CONTEÚDO

resultantes do uso e da prestação dos serviços de que trata este parágrafo.

vedado às operadoras de planos privados de assistência à saúde o tratamento de dados de saúde para a prática de seleção de riscos na contratação de qualquer modalidade, assim como na contratação e exclusão de beneficiários.

DECISÃO AUTOMATIZADA: O titular dos dados tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

Os dados anonimizados não serão considerados dados pessoais para os fins da LGPD, salvo quando o processo de anonimização ao qual foram submetidos for revertido, utilizando exclusivamente meios próprios, ou quando, com esforços razoáveis, puder ser revertido.

umaúnicavezesemarmazenamento,ou para sua proteção, e em nenhum caso poderão ser Osrepassadosaterceirosemoconsentimento. controladores não deverão condicionar a participação de crianças e de adolescentes emaojogos,aplicaçõesdeinternetououtrasatividades fornecimento de informações pessoais além Odasestritamentenecessáriasàatividade. controlador deve realizar todos os esforços razoáveis para verificar que o consentimento foi dado pelo responsável pela criança,Asconsideradasastecnologiasdisponíveis. informações sobre o tratamento de dados deverão ser fornecidas de maneira simples, claraeacessível,consideradasascaracterísticas físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário, com uso de recursos audiovisuais quando adequado, de forma a proporcionar a informação necessária aospaisouaoresponsávellegaleadequadaao entendimentodacriança.

DO

TÉRMINO DO TRATAMENTO DE DADOS O término do tratamento de dados pessoais ocorreránasseguinteshipóteses: verificaçãodequeafinalidadefoialcançada oudequeosdadosdeixaramdesernecessáriosou pertinentes ao alcance da finalidade fimdoperíododetratamento; comunicaçãodotitular,inclusivenoexercício de seu direito de revogação do consentimento,resguardadoointeressepúblico; determinação da autoridade nacional,quandohouverviolaçãoaodispostodaLGPD.

menos um dos pais ou pelo responsável legal.

No tratamento de dados de crianças e de adolescentes, os controladores deverão manter pública a informação sobre os tipos de dados coletados, a forma de sua utilização e os procedimentos para o exercício dos direitos a que se refere o art. 18 da Lei.

Poderão ser coletados dados pessoais de crianças sem o consentimento a que se refere a parágrafo anterior quando a coleta for necessária para contatar os pais ou o responsável legal, utilizados

Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservaçãoparaasseguintesfinalidades:

poderá determinar ao controlador que elabore relatório de impacto à proteção de dados pessoais, inclusive de dados sensíveis, referente a suas operações de tratamento de dados, nos termos de regulamento, observados os segredos comercial e industrial.

I-cumprimentodeobrigaçãolegalouregulatória pelocontrolador;II - estudo por órgão de pesquisa, garantida, semprequepossível,aanonimizaçãodosdados pessoais;III - transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dadosdispostosnaLGPD;ouIV - uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados osdados.

O controlador deverá fornecer, sempre que solicitadas, informações claras e adequadas a respeito dos critérios e dos procedimentos utilizados para a decisão automatizada, observados os segredos comercial e industrial.

Em caso de não oferecimento de informações, baseado na observância de segredo comercial e industrial, a autoridade nacional de proteção de dados poderá realizar auditoria para verificação de aspectos discriminatórios em tratamento automatizado de dados pessoais.

DOS DIREITOS DO TITULAR Toda pessoa natural tem assegurada aostitularidadedeseusdadospessoaisegarantidos direitos fundamentais de liberdade, de Ointimidadeedeprivacidade. titular dos dados pessoais tem direito a obter do controlador, em relação aos dados do titular por ele tratados, a qualquer momento e Imedianterequisição: - confirmaçãodaexistênciadetratamento; II -acessoaosdados; III -correçãodedadosincompletos,inexatosoudesatualizados;IV - anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratadosemdesconformidadecomodispostonestaLei;V - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercialeindustrial;

Os dados pessoais referentes ao exercício regular de direitos pelo titular não podem ser utilizados em seu prejuízo.

A defesa dos interesses e dos direitos dos titulares de dados poderá ser exercida em juízo, individual ou coletivamente, na forma do disposto na legislação pertinente, acerca dos instrumentos de tutela individual e coletiva.

DOS AGENTES DE TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

O controlador e o operador devem manter registro das operações de tratamento de dados pessoais que realizarem, especialmente quando baseado no legítimo interesse.

A autoridade nacional de proteção de dados

O relatório deverá conter, no mínimo, a descrição dos tipos de dados coletados, a metodologia utilizada para a coleta e para a garantia da segurança das informações e a análise do controlador com relação a medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco adotados.

O operador deverá realizar o tratamento segundo as instruções fornecidas pelo controlador, que verificará a observância das próprias instruções e das normas sobre a matéria.

A autoridade nacional de proteção de dados poderá dispor sobre padrões de interoperabilidade para fins de portabilidade, livre acesso aos dados e segurança, assim como sobre o tempo de guarda dos registros, tendo em vista especialmente a necessidade e a transparência.

DO ENCARREGADO PELO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

O controlador deverá indicar um encarregado pelo tratamento de dados pessoais.

NOVA FUNÇÃO – ENCARREGADO: A identidade e as informações de contato do encarregado deverão ser divulgadas publicamente, de forma clara e objetiva, preferencialmente no sítio eletrônico do controlador.

135
17
DO CONTROLADOR E DO OPERADOR
15
DE DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS
ADOLESCENTES a portabilidade de dados quando solicitada as transações financeiras e administrativas O tratamento de dados pessoais de crianças e de adolescentes deverá ser realizado em seu melhor interesse, nos termos deste artigo e da legislação pertinente. O tratamento de dados pessoais de crianças deverá ser realizado com o consentimento específico e em destaque dado por pelo
DO TRATAMENTO
E DE
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018.

Acesse conteúdo interativo do assunto

‘Nossas ondas fazem parte da sua vida’

A gestão produziu novo material institucional destacando a representatividade e relevância da ACAERT, que atua pela valorização do rádio e da televisão em Santa Catarina há 42 anos. A campanha contou com material impresso e vídeo.

A mensagem é a seguinte: Nossas ondas fazem da sua vida. E elas nos acompanham há muito tempo. Mudam os formatos e os tamanhos. Às vezes as ondas são até invisíveis, mas você pode confiar que elas estão

Livre e aberta para todo mundo soltar a voz. E pode ter certeza que estão nos escutando.

sempre presentes. Alcançam todos os lugares, tocam em todos nós.

A nossa onda é democrática. Livre e aberta para todo mundo soltar a voz. E pode ter certeza que estão nos escutando. A nossa onda leva informação de qualidade, com responsabilidade e confiança.

Uma onda que aproxima todos, facilitando a integração, simplificando a comunicação e contribuindo com o crescimento de todo o mercado

Mudam os formatos e os tamanhos.

Campanhas que nos enchem de orgulho, mostrando para todo mundo nosso jeito correto de ser.

Nossas ondas têm energia, vibração, e muita sintonia com Santa Catarina.

Uma onda que aproxima todos,

136 A RNA - Rede de Notícias ACAERT é a maior produtora de conteúdo em áudio de Santa Catarina disponibilizado para as emissoras, com entrevistas, reportagens e um jornal diário.
CONTEÚDO
Às vezes as ondas são até invisíveis, mas você pode confiar que elas estão sempre presentes. Alcançam todos os lugares, tocam em todos nós 100% das empresas do setor fazem parte da ACAERT. São 24 emissoras de TV e 260 emissoras de rádio, comerciais e educativas, cobrindo todo o estado de Santa Catarina.
Produção de conteúdo jornalístico dos três poderes direto de Brasília para todo o país. A ACAERT participa do Conselho de Comunicação da Secom do Governo Federal. Voz ativa em Brasília.
a integração, simplificando a
e contribuindo com o
de todo mercado.
facilitando
comunicação
crescimento

O que vem por aí

Projetos em várias áreas estão em processo de formatação e que devem ser objetos de atenção da nova gestão da ACAERT. Elencamos três destaques que estão em fases diferentes de implantação. Confira:

MEMÓRIA

A ACAERT tem o firme propósito de criar um memorial do rádio e da televisão de Santa Catarina. Uma das bases do projeto é o acervo do antigo site ‘Caros Ouvintes’, do saudoso comendador Antunes Severo, que foi doado pela sua filha, Giane Severo, à entidade. O memorial será digital reunindo áudios, vídeos, fotos e textos que escrevem a

CONSULTORIA DE MARKETING PARA REDES SOCIAIS

Aplicativo ACAERT

O primeiro aplicativo da entidade está em fase final de testes. A iniciativa pretende facilitar a comunicação da ACAERT com seus associados, com informações instantâneas de notícias, agenda, comunicações internas, entre outras funcionalidades. Uma importante ferramenta de trabalho que estará na palma da mão do radiodifusor catarinense.

A diretoria da ACAERT aprovou proposta apresentada pela vicepresidente de Capacitação e Integração, Ana Christina Maciel, que oferece consultoria de marketing digital para as emissoras associadas da entidade. O treinamento será executado pela empresa Kofe que irá identificar as pautas e temas de acordo com as dores das emissoras. Em seguida, fará a roteiragem das aulas, captação e edição das vídeo-aulas, além de confecção de materiais de apoio para cada aula (prática/exercícios) Todo o curso será disponibilizado em plataforma na internet. E será criado um grupo exclusivo para suporte de alunos.

137

DIRETORIA EXECUTIVA

Gestão da ACAERT redefiniu planejamento e inovou em processos

Diretoria Executiva atua nos processos de gestão e na área institucional da entidade

A diretoria Executiva é responsável pela gestão empresarial no que compete às áreas administrativa, financeira, planejamento orçamentário, gestão de pessoas, relacionamento institucional com potenciais parceiros e grupos de associados, além da gestão e responsabilidade de empresas terceirizadas na área jurídica, contábil, assessoria técnica e tecnologia da informação. No respectivo período da gestão, apesar de um cenário controverso, de pandemia mundial, a ACAERT alcançou uma alta taxa de crescimento do seu faturamento e consequentemente número de colaboradores.

O ritmo de crescimento, a intensidade e a dinâmica de trabalho são uma das características da entidade que permeia por todos os atores envolvidos, diretoria, associados colaboradores e toda sociedade.

A área administrativa e financeira teve que se adequar para suprir as novas demandas e suportar o crescimento, adequações de processos, novos colaboradores, melhoria da eficiência operacional, nova proposta de gestão do orçamento integrado, novos projetos, novo modelo de avaliação de desempenho, gestão do processo de auditoria externa, entre outras atividades.

140
GESTÃO

A essência da entidade é o associativismo, promove e estimula o fortalecimento e profissionalização da Radiodifusão de Santa Catarina, representa e defende os interesses dos seus associados nas esferas públicas, sejam elas Federal, Estadual e Municipal. Todo este escopo mencionado acima, incluindo a gestão e relacionamento com os associados, está diretamente relacionado a Diretoria Executiva. Confira, abaixo, as principais atividades e realizações da área:

ASSOCIADOS

A gestão dos nossos associados está vinculada diretamente a área administrativa e financeira, todo processo de filiação, formalização, cobrança de mensalidade associativa, dúvidas e esclarecimentos sobre o funcionamento da entidade são tratadas pela nossa equipe. A gestão encerra o período com um total de 279 associados

CONSTRUÇÃO DO NOVO MODELO DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

A nova proposta permite ter um olhar integrado e detalhado de toda a organização, todo fluxo de receita e despesas foram abertos por contas contábeis e o acompanhamento entre orçado e realizado passou ocorrer mensalmente. Para suportar o crescimento da entidade, todo o fluxo financeiro e tornar a gestão orçamentária ainda mais precisa e profissional foram desenvolvidos novos processos de gestão e controle, revistos todos os custos e foi implantado o conceito de área compartilhada, que possibilita uma visão mais clara dos custos das áreas que compõem a entidade.

CONSTRUÇÃO DO PAINEL DE GESTÃO COM OS PRINCIPAIS INDICADORES

Com a intenção de realizar uma gestão eficaz, foram estabelecidos os principais indicadores de resultados e de gestão para

subsidiar tomadas de decisões, atualmente são monitorados: orçado e realizado de receita e despesas mensal e acumulado, cobrança, projetos estratégicos, inadimplência, investimento, convênios, perfil dos associados e indicadores de recursos humanos, financeiro e contas a pagar.

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Com o objetivo de automatizar os processos financeiros e tornar a equipe mais eficiente e analítica, foram identificadas oportunidades de melhorias na solução existente, que demandou desenvolvimento de novas funcionalidades, proporcionando melhoria da eficiência na gestão e na operação do negócio.

GESTÃO DE COBRANÇA

É um dos principais indicadores da área financeira que movimenta todo o fluxo de receita da organização e dos nossos associados. Devido ao perfil dos clientes da ACAERT, em muitos casos governo, o prazo médio de recebimento pode variar em até oito meses. Desta forma, buscamos a eficiência do nosso processo interno para que este prazo não seja ainda mais estendido, além disso, devido ao longo prazo de recebimento dos recursos, temos que ter uma atenção especial no fluxo de caixa da entidade. O processo de cobrança vem sendo aprimorado ao longo das últimas gestões, somente no período da gestão foram realizados mais de 45 mil processos de cobrança.

141
Vice

GESTÃO DE FORNECEDORES

Todo o movimento da ACAERT perpassa pela contratação de fornecedores, dos mais diversos porte e segmentos, há em torno de 50 fornecedores fixos, todos com contratos formais e os variáveis que dependendo das ações planejadas ao longo do ano podem chegar a mais de 100. Todo este fluxo passa pela identificação da necessidade interna, pesquisa e seleção de fornecedores, orçamentos, mínimos de três opções para tomada de preço, contratação, prestação de serviço, controle e pagamento. Houve uma inovação no processo de contratação de fornecedores, que passou a ser todo digitalizado, além do ganho de eficiência houve considerável melhoria do processo e controle. No período foram realizadas mais de 6 mil processos de contas a pagar.

GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas estão no centro da organização, com isso iniciou-se a qualificação da gestão por meio da profissionalização do processo de avaliação de desempenho. A ação possibilitará ao colaborador ter maior clareza em relação ao conjunto de competências necessárias para o bom desempenho profissional, possibilitando a identificação de aperfeiçoamento individual e alinhamento de expectativas. O novo modelo do processo de avaliação de desempenho leva em conta os aspectos relacionados aos valores organizacionais interligados com competências técnicas e comportamentais desejadas. A aplicação da ferramenta foi desenvolvida para atender à nossa realidade organizacional. O alto crescimento da ACAERT proporcionou um crescimento de 92% no número de colaboradores desde o início da gestão, saltando de 25 para 48.

CONGRESSO E PRÊMIO ACAERT 2022

A área administrativa e financeira realizou a coprodução do grandioso evento junto as demais áreas da entidade, foi responsável pelo planejamento e liderança na organização, gestão e execução do evento, planejamento, gestão e execução orçamentária, liderança no processo de contratação, gestão e de pagamento de fornecedores, liderança na gestão da plataforma tecnológica de credenciamento e prestação de contas para a diretoria. Destacamos alguns indicadores: 156 propostas analisadas em 85 dias úteis e processo de contratação de 72 fornecedores, fluxo de contas a pagar, público 108% acima do esperado, mais de 1.200 pessoas e redução de 37% das despesas previstas.

AQUISIÇÃO DA NOVA SEDE ACAERT

A diretoria executiva analisou a viabilidade financeira para compra da nova sede da ACAERT, com análises comparativas das opções de imóveis – financeira e características dos imóveis – considerando as vantagens e desvantagens, com a finalidade de subsidiar o comitê responsável para tomada de decisão. Um sonho de todos os associados que se tornou realidade.

GESTÃO DA REFORMA DA NOVA SEDE

A diretoria executiva teve um papel fundamental na liderança do planejamento, gestão e execução da obra, relacionamento com fornecedores, fluxo de contratos e pagamentos, planejamento e execução orçamentária e interação com a diretoria da entidade buscando atender as demandas e interesses das partes. Estamos com uma sede nova, com estrutura física e tecnológica moderna preparada para os novos desafios e crescimen -

142
GESTÃO

to da entidade, e, ainda possibilita um ambiente agradável e produtivo de trabalho para os nossos colaboradores, com um espaço exclusivo para receber os nossos associados.

GESTÃO DO PROCESSO DE AUDITORIA FISCAL E CONTÁBIL

A diretoria executiva liderou o processo de auditoria, concentrando todo o fluxo de solicitação de documentação perante a área contábil, jurídica e da própria gestão, prestando contas e analisando todos os apontamentos realizados, como resultado prévio identifica-se a necessidade de melhorias dos controles internos e automatização de processos.

ACAERT implantou programa de valorização dos colaboradores

Criar uma cultura com os colaboradores da ACAERT, por meio de uma campanha de marca interna da entidade, destacando que todos são responsáveis pelo ambiente, relações sociais e comunicação interna. Esse foi o principal objetivo do “Somos ACAERT”, um programa inédito de valorização do trabalho desenvolvido para os funcionários da associação. A ação pretende construir uma comunicação assertiva, com alinhamento de valores, reforçando pontos positivos das equipes. Com isso, criar estratégias para fortalecer a cultura e objetivos da organização, além de colaborar com a motivação, produtividade e satisfação dos colaboradores. O programa, que foi lançado em maio de 2021, já promoveu várias ações, como webinar de capacitação e integração.

Avaliação de desempenho

A gestão implantou uma nova avaliação de desempenho que permitirá maior aperfeiçoamento individual já que proporciona ao profissional os esclarecimentos sobre as expectativas que a empresa tem em relação a ele, assim como os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao bom desempenho profissional.

A ferramenta possibilita ao profissional perceber seus aspectos fortes e os que devem ser melhorados visando o desempenho de alta performance e obtenção de êxito nas estratégias/metas relacionadas às suas áreas de atuação.

A correta conscientização e orientação aos condutores do processo é fundamental para garantir que os objetivos deste trabalho sejam atingidos. O objetivo foi propor a aplicação da ferramenta desenvolvida à realidade organizacional da em-

presa, conduzindo o processo de feedback dos resultados da avaliação, de forma a garantir a fidedignidade e confidencialidade dos dados obtidos. Definição da política com regras e critérios de avaliação, em coerência com a política de gestão de pessoas, cultura e perfil funcional existente.

143
Natália Neira, da Neo Pessoas e diretor Executivo, Alexandre Damásio

PANDEMIA

Começo da gestão ACAERT foi marcado pela pandemia da Covid-19

Muita expectativa pelas ações que a ACAERT havia programado para 2020. Um ano que se apresentava promissor por vários aspectos, como a continuidade da campanha ‘Vamos Pensar Grande’, iniciativa que marcou uma inédita mobilização das emissoras associadas de rádio e de

televisão e recebida com entusiasmo pelo mercado em 2019. Também estava programada a realização do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão e 11º Prêmio ACAERT, ambos em Florianópolis. Além de ações regionais pelo estado, entre outras que a gestão programava implantar no decorrer do ano.

De início, o presidente da entidade, Silvano Silva, cumpriu uma série de visitas institucionais, se apresentando e levando a mensagem otimista da radiodifusão catarinense.

Mas veio a pandemia da Covid-19, que abalou o mundo inteiro, trazendo incertezas. Como toda organização, a ACAERT precisou se adequar ao novo momento, procurando auxiliar as emissoras associadas a passarem pelo período e atuando com o propósito de destacar a relevância da comunicação durante a pandemia. O resultado imediato foi o cancelamento de todos os eventos presenciais programadas no ano, inclusive a posse que seria no dia 27 de março, do auditório da FIESC.

146
Assim como seus associados, a entidade teve que se adaptar à realidade com restrições sociais. Atuação da entidade foi premiada
PANDEMIA
No começo da gestão, reunião do governador Carlos Moisés com o presidente da ACAERT, Silvano Silva

Atuação da entidade durante a pandemia priorizou associados

Várias medidas para auxiliar as emissoras associadas foram tomadas no início e ao longo da pandemia da Covid-19 no estado

As emissoras associadas de rádio e de televisão estiveram no centro das ações desenvolvidas pela ACAERT durante a pandemia. A primeira delas foi isentar as mensalidades nos meses de março, abril e maio de 2020. Outra medida importante foi zerar o comissionamento das mídias negociadas pela Rede Comercial ACAERT (RCA), cujo conteúdo trata especificamente de orientação e informação à população em relação ao coronavirus nos meses de abril a maio. Ao todo a RCA trouxe para o mercado, nos períodos de março/abril, R$ 760 mil em campanhas relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Ao governo estadual, a entidade levou pleitos referentes à suspenção da cobrança de energia elétrica por seis meses; retomada dos valores históricos do convênio Celesc; celebração do convênio Casan; investimento em mídia com informações de interesse público sobre o enfrentamento do vírus e criação de linha de crédito do Badesc para o setor.

HOME OFFICE

Com o distanciamento social e para atender todas as demandas, a equipe de colaboradores da entidade passou a trabalhar em casa. As áreas administrativa, financeira, Rede Comercial ACAERT (RCA) e da Rede de Notícias ACAERT (RNA) continuaram em atividade normal, apesar do regime a distância.

No dia 15 de abril de 2020, a ACAERT publicou uma carta aberta ao setor empresarial catarinense. O documento destacou o papel dos veículos profissionais de imprensa na prestação de serviços aos cidadãos durante a Covid-19 e no processo de curadoria da informação, ajudando a combater fake news e reforçando as medidas corretas para frear a contaminação. Outro ponto destacado foi o aumento no consumo de rádio e TV no Brasil, hábito certificado por diversos institutos de pesquisa no país e no mundo.

Carta aberta ao setor empresarial de Santa Catariana

Carta aberta ao setor empresarial de Santa Catariana

Carta aberta ao setor empresarial de Santa Catariana

A ACAERT, como principal entidade representativa do segmento da comunicação catarinense, manifesta através desta Carta Aberta o setor empresarial do estado os seguintes pontos com relação impacto da pandemia do coronavírus em Santa Catarina: Cenário social e econômico

A ACAERT, como principal entidade representativa do segmento da comunicação catarinense, manifesta através desta Carta Aberta o setor empresarial do estado os seguintes pontos com relação impacto da pandemia do coronavírus em Santa Catarina:

Cenário social e econômico

A ACAERT, como principal entidade representativa do segmento da comunicação catarinense, manifesta através desta Carta Aberta o setor empresarial do estado os seguintes pontos com relação impacto da pandemia do coronavírus em Santa Catarina: Cenário social e econômico

1 – As emissoras de Rádio e TV, cientes da sua responsabilidade social, não se privaram em nenhum momento do esforço de cobertura durante a pandemia para informar os catarinenses com responsabilidade e qualidade, ainda que esse trabalho exigisse do nosso segmento, cuidados redobrados para não expor ao risco nossos profissionais.

1 – As emissoras de Rádio e TV, cientes da sua responsabilidade social, não se privaram em nenhum momento do esforço de cobertura durante a pandemia para informar os catarinenses com responsabilidade e qualidade, ainda que esse trabalho exigisse do nosso segmento, cuidados redobrados para não expor ao risco nossos profissionais.

1 – As emissoras de Rádio e TV, cientes da sua responsabilidade social, não se privaram em nenhum momento do esforço de cobertura durante a pandemia para informar os catarinenses com responsabilidade e qualidade, ainda que esse trabalho exigisse do nosso segmento, cuidados redobrados para não expor ao risco nossos profissionais.

2 – Sensibilizados pelos apelos das autoridades estaduais, especialmente as da área da saúde, colocamos todo os nosso esforço em informar a população sobre a necessidad e do protocolo de higiene recomendando pela Organização Mundial de Saúde - OMS e as medidas de isolamento social como as formas mais eficientes de achatar a curva de contaminação, evitando assim um colapso do atendimento de emergência.

2 – Sensibilizados pelos apelos das autoridades estaduais, especialmente as da área da saúde, colocamos todo os nosso esforço em informar a população sobre a necessidad e do protocolo de higiene recomendando pela Organização Mundial de Saúde - OMS e as medidas de isolamento social como as formas mais eficientes de achatar a curva de contaminação, evitando assim um colapso do atendimento de emergência.

2 – Sensibilizados pelos apelos das autoridades estaduais, especialmente as da área da saúde, colocamos todo os nosso esforço em informar a população sobre a necessidad e do protocolo de higiene recomendando pela Organização Mundial de Saúde - OMS e as medidas de isolamento social como as formas mais eficientes de achatar a curva de contaminação, evitando assim um colapso do atendimento de emergência.

3 – Como todos os segmentos econômicos de Santa Catarina, fomos impactados diretamente com a redução de receita desde o primeiro dia das medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, que atingiram nossos principais clientes e anunciantes com o fechamento de seus negócios e empresas, ainda que parcialmente.

3 – Como todos os segmentos econômicos de Santa Catarina, fomos impactados diretamente com a redução de receita desde o primeiro dia das medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, que atingiram nossos principais clientes e anunciantes com o fechamento de seus negócios e empresas, ainda que parcialmente.

3 – Como todos os segmentos econômicos de Santa Catarina, fomos impactados diretamente com a redução de receita desde o primeiro dia das medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, que atingiram nossos principais clientes e anunciantes com o fechamento de seus negócios e empresas, ainda que parcialmente.

4 – Cientes dos efeitos de longo prazo para economia e o consequente impacto para empresas e trabalhadores, acompanhamos e noticiamos de forma técnica e responsável a negociação entre entidades de representação setorial e as autoridades, no sentido de permitir a abertura gradual da economia, sob o risco de uma nova crise social ainda maior quando vencido enfrentamento da doença.

4 – Cientes dos efeitos de longo prazo para economia e o consequente impacto para empresas e trabalhadores, acompanhamos e noticiamos de forma técnica e responsável a negociação entre entidades de representação setorial e as autoridades, no sentido de permitir a abertura gradual da economia, sob o risco de uma nova crise social ainda maior quando vencido enfrentamento da doença.

4 – Cientes dos efeitos de longo prazo para economia e o consequente impacto para empresas e trabalhadores, acompanhamos e noticiamos de forma técnica e responsável a negociação entre entidades de representação setorial e as autoridades, no sentido de permitir a abertura gradual da economia, sob o risco de uma nova crise social ainda maior quando vencido enfrentamento da doença.

5 – Por outro lado registramos um aumento exponencial do consumo da mídia Rádio e TV, atestada por pesquisas realizadas durante o período.

5 – Por outro lado registramos um aumento exponencial do consumo da mídia Rádio e TV, atestada por pesquisas realizadas durante o período.

5 – Por outro lado registramos um aumento exponencial do consumo da mídia Rádio e TV, atestada por pesquisas realizadas durante o período.

a) TV - Segundo a Kantar Ibope Media, a TV registrou a sua audiência mais alta, desde 2015, no último dia 24 de março O levantamento indica que das 20 maiores audiências diárias da TV nos últimos cinco anos, 11 ocorreram em março. Em média, os indivíduos estão assistindo 41 minutos a mais de tv durante a semana e 1h26 no finais de semana. Essa evolução é percebida em vários perfis de público e gêneros de programação, com destaque para o jornalismo: 79% da população considerem a TV o meio mais confiável para obter informações sobre o coronavírus

Finalmente, a carta aberta fez um apelo a todos os representantes da sociedade no sentido de unir esforços, deixando bandeiras setoriais e corporativistas de lado, em prol da manutenção das medidas para reduzir a curva de contaminação, do retorno gradual e responsável da atividade econômica e pelo esforço conjunto na superação da crise econômica no curto, médio e longo prazo.

a) TV - Segundo a Kantar Ibope Media, a TV registrou a sua audiência mais alta, desde 2015, no último dia 24 de março O levantamento indica que das 20 maiores audiências diárias da TV nos últimos cinco anos, 11 ocorreram em março. Em média, os indivíduos estão assistindo 41 minutos a mais de tv durante a semana e 1h26 no finais de semana. Essa evolução é percebida em vários perfis de público e gêneros de programação, com destaque para o jornalismo: 79% da população considerem a TV o meio mais confiável para obter informações sobre o coronavírus

a) TV - Segundo a Kantar Ibope Media, a TV registrou a sua audiência mais alta, desde 2015, no último dia 24 de março O levantamento indica que das 20 maiores audiências diárias da TV nos últimos cinco anos, 11 ocorreram em março. Em média, os indivíduos estão assistindo 41 minutos a mais de tv durante a semana e 1h26 no finais de semana. Essa evolução é percebida em vários perfis de público e gêneros de programação, com destaque para o jornalismo: 79% da população considerem a TV o meio mais confiável para obter informações sobre o coronavírus

b) Rádio – O Rádio pelo seu caráter local tem servido como fonte de informação regional certificada. Vale lembrar que 83% da população é ouvinte de rádio. Três em cada cinco pessoas escutam o rádio todos os dias Dados do site Tudo Rádio mostram quem o Brasil registrou um aumento de 16% no consumo de conteúdo

b) Rádio – O Rádio pelo seu caráter local tem servido como fonte de informação regional certificada. Vale lembrar que 83% da população é ouvinte de rádio. Três em cada cinco pessoas escutam o rádio todos os dias Dados do site Tudo Rádio mostram quem o Brasil registrou um aumento de 16% no consumo de conteúdo

b) Rádio – O Rádio pelo seu caráter local tem servido como fonte de informação regional certificada. Vale lembrar que 83% da população é ouvinte de rádio. Três em cada cinco pessoas escutam o rádio todos os dias Dados do site Tudo Rádio mostram quem o Brasil registrou um aumento de 16% no consumo de conteúdo

147

Reunião com representantes das associações estaduais da radiodifusão

ACAERT EM AÇÃO: entidade não para

Com adoção de medidas de restrição social, a entidade se adaptou para atender às demandas dos associados e do segmento

Logo no início da pandemia da Covid-19, todos os setores da ACAERT passaram a atuar na modalidade home office mantendo, desta forma, os serviços disponibilizados às emissoras associadas. Com a flexibilização das medidas restritivas, alguns setores das áreas administrativa/financeira e comercial voltaram a trabalhar na sede da associação, na capital. Outros setores, como a Rede de Notícias ACAERT (RNA), permaneceram atuando com os profissionais em casa. No aspecto institucional, a presidência participou, de forma segura, de atividades presenciais e a distância. No dia 11 de fevereiro de 2020, o então secretário Especial de Comunicação Social do governo federal, Fábio Wajngarten, recebeu, em Brasília, comitiva de representantes de entidades de rádio e televisão do país. Os dirigentes da radiodifusão apresentaram a defesa da mídia regional para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O grupo foi liderado pelo empresário e ex-presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, coordenador do G-Sul,

grupo das entidades do Sul do Brasil, Marcello Corrêa Petrelli.

Participaram representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O presidente da ACAERT, Silvano Silva, a presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (Sert/SC), Ana Paula Melo e a diretora Comercial da ACAERT, Liza Rocha representaram Santa Catarina.

Uma das pautas foi a discussão do projeto de criação de estrutura da imprensa regional, uma rede de distribuição de conteúdo produzido em Brasília para emissoras regionais de rádio, TV e outros veículos de todo o Brasil. A ideia era democratizar o acesso à informação e a fontes oficiais, por meio da presença de equipes de reportagem sediadas na capital federal, com a missão de cobrir o dia a dia do governo federal e dos demais poderes, produzindo reportagens exclusivamente para veículos da mídia regional, que hoje não têm condições financeiras de manter equipes de jornalismo em Brasília.

148
PANDEMIA

Inovação, nova estrutura da diretoria

No dia 19 de outubro de 2020, a ACAERT promoveu assembleia geral extraordinária (AGE), via plataforma Google Meet, para alterar o estatuto social da entidade, com o objetivo de atualizar e viabilizar a formação de alianças estratégicas para a valorização da radiodifusão. Foram criados dois cargos na diretoria: vice-presidência de Inovação e Competitividade e vice-presidência de Capacitação e Integração. Foram eleitos para os cargos: Roberto Dimas do Amaral, para a vice-presidência de Inovação e Competitividade e Adilson Silva, para a vice-presidência de Capacitação e Integração. O radiodifusor Gabriel Gandolfi também foi eleito para a vacância de cargo no Conselho Fiscal da entidade. Ainda na AGE, foram aprovados dois manuais: do Conselho Superior (primeiro código de Ética da entidade) e o de concessão de comendas ACAERT.

Em assembleia geral extraordinária, a ACAERT criou o Conselho Superior, formado pelos presidentes da entidade

Projeto concluído: capacitação ‘Smart Rádio’

No dia 03 de dezembro de 2020, os participantes do ‘Smart Rádio’ concluíram o programa com palestra sobre ‘Marketing digital como estratégia para alavancar os negócios’, com o especialista Robson Ferri, diretor da Agência RF. Foi a última etapa do maior programa de capacitação da radiodifusão de Santa Catarina, que teve a duração de 18 meses, com foco nas áreas de marketing, vendas, jornalismo e programação. Durante este período foram oferecidos cursos, workshops, consultorias e palestras, presenciais e a distância.

O ‘Smart Rádio’ foi financiado pelo Sebrae/SC (20%), ACAERT (40%) e emissoras

Com a pandemia, as reuniões passaram a ser virtuais

associadas de rádio (40%). “O programa não só abordou a gestão, bem como a operação do negócio, envolvendo várias áreas. Foi importante naquele momento de pandemia, pois ajudou o radiodifusor a enfrentar as dificuldades e prepará-lo para o pós-crise. Mostrando que o investimento da ACAERT em capacitação foi correto”, destacou o então diretor executivo da ACAERT e coordenador do programa, Leonardo Amorim.

149

ACAERT promoveu série de webinars para informar e capacitar associados

Durante a pandemia, uma das ações da entidade foi disponibilizar conteúdo que pudesse agregar às gestões das emissoras

Em 2020, a ACAERT realizou 17 webinars sobre os mais diversos assuntos, que reuniram quase 1 mil participantes na sala. Foram temas: ‘Ressarcimento fiscal para emissoras de rádio e TV em período eleitoral’; ‘O rádio mais humano é mais rentável’; ‘Os desafios do rádio no novo normal’; ‘A redescoberta do áudio pelos profissionais da propaganda’; ‘Webinar ACAERT sobre as eleições municipais 2020’; ‘Dúvidas e deveres do rádio e da TV durante as eleições 2020’; ‘As vantagens da mídia no rádio para marcas e anunciantes’; ‘Não fique de fora do mercado – Documentação Comercial: um passo a passo do PI (proposta de inserção) ao checking’; ‘Comercialização em tempo de pandemia’; ‘As transformações do comportamento de consumo e o papel das marcas no futuro pós-Covid’; ‘WhatsApp como ferramenta de relacionamento e vendas para as emissoras’; ‘Planejamento Financeiro na pandemia para pequenas e médias empresas’; ‘Criatividade no Rádio para enfrentar a pandemia’; ‘Questões Jurídicas da Radiodifusão’; ‘Como emissoras podem monetizar mídias digitais’ e ‘Aspectos Técnicos e Legais da Radiodifusão Catarinense’.

150
PANDEMIA

Campanha contra FAKE NEWS

A gestão também promoveu ação de combate às fake news com a produção de 100 cards sobre checagem de notícias relativas ao novo coronavírus, desmentindo ou confirmando textos, vídeos, áudios veiculados principalmente nas redes sociais. A campanha foi desenvolvida para que as emissoras associadas de rádio e televisão pudessem agregar suas marcas ao material. A adesão foi importante porque ampliou o impacto da mobilização nos sites e redes sociais da ACAERT e das emissoras associadas.

Os posts tiveram como mote o slogan da campanha que a entidade já havia criado em anos anteriores contra fake news: ‘Não pague o pato, confie em quem apura o fato – Os veículos essenciais, rádio e televisão, são suas fontes confiáveis’.

151
Acesse conteúdo interativo do assunto

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

ACAERT se destaca entre as entidades de radiodifusão do país

A Rede de Notícias ACAERT (RNA) e a assessoria de imprensa ampliaram a disponibilização de conteúdos jornalísticos e qualificados durante a pandemia

Desde o início da pandemia da Covid-19, a ACAERT produziu matérias especiais sobre a atuação do rádio e da televisão no período de crise. A série mostrou de que forma as emissoras e seus profissionais estavam informando e entretendo os ouvintes, criando uma nova conexão. A produção foi da assessoria de imprensa da ACAERT em parceria com a Rede de Notícias ACAERT (RNA). Ao todo, 43 emissoras associadas participaram como fonte da iniciativa. Em última análise, um importante material histórico para estudo. Material qualificado e exclusivo. A ACAERT foi a única a produzir esse conteúdo específico na pandemia.

RNA

Em 2020, a Rede de Notícias ACAERT produziu conteúdos relacionados ao momento em que a sociedade enfrentava o desafio de vencer o novo coronavírus. Criou a série ‘Superação: A história de catarinenses que venceram a batalha contra o coronavírus’. Mostrou também em outra série a resiliência de empresas que ajudaram no combate à Covid-19. Outro destaque foi a produção de conteúdo do GSul, projeto que segue em andamento dando visibilidade para o potencial da região Sul do país.

152
PANDEMIA

MATÉRIAS ESPECIAIS TIVERAM VÁRIOS TEMAS RELACIONADOS AO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. A SÉRIE DE REPORTAGENS CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DAS EMISSORAS ASSOCIADAS

153

ACAERT promove transformação digital

Entidade fez o maior investimento de sua história na digitalização de processos

e pessoas

Em dezembro de 2020 a ACAERT concluiu o maior investimento de sua história em transformação digital. Ciente das mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos, intensificadas pela pandemia da Covid-19, a entidade iniciou em 2020 um grande investimento na digitalização dos processos, na conversão

reestruturando a parte física e colocando os servidores em nuvem, até o treinamento da equipe para uma nova plataforma de trabalho totalmente digital. Este é um processo que teve início este ano, mas que será constante a partir de agora para acompanhar a inovação tecnológica”, informou. Para promover a transformação digital, a ACAERT investiu em diferentes soluções e ferramentas tecnológicas.

Entre os destaques, a entidade colocou no ar um novo site, completamente responsivo para acesso por smartphones, além de melhorar a oferta de serviços e atendimento aos associados, com destaque para área de conteúdo, financeiro/ administrativo, e as assessorias técnicas, jurídica e de imprensa.

da estrutura física e no treinamento da equipe. Desde que assumiu o comando da entidade, o presidente Silvano Silva tinha a ACAERT DIGITAL como uma das metas da sua gestão. “Realizamos um profundo processo de transformação,

Na área comercial, uma plataforma que permite ao cliente pautar uma campanha de forma totalmente on-line, recebendo um atendimento personalizado a partir de sua demanda. Ainda está programado o lançamento de um aplicativo para celulares com o objetivo de aproximar ainda mais o associado e a entidade, facilitando o acesso aos serviços e atendimento personalizado.

154 PANDEMIA

Membro do Conselho Superior, Marise Westphal Hartke, presidente da ACAERT, Silvano Silva e vicepresidente Regional Norte, Ana Paula Melo receberam o prêmio em nome da entidade

Entidade recebe o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC

Em reconhecimento à sua atuação durante a pandemia da Covid-19, a ACAERT foi premiada com o ‘Empresa Cidadã’, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing – ADVB/SC, no dia 21 de outubro de 2021. A premiação destaca iniciativas nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária, desenvolvimento cultural e combate à pandemia. “É a aprovação da atuação responsável das emissoras de rádio e de televisão de Santa Catarina, que prezaram pela informação de qualidade para que o cidadão catarinense pudesse se preparar, da melhor forma possível, para enfren -

tar a pandemia”, destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

“Temos orgulho em reconhecer iniciativas tão relevantes, sempre salientando que todos as empresas que inscreveram os seus cases exercem um importante papel ambiental, social ou cultural para a sociedade catarinense”, destaca Ângela Gonçalves, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em Santa Catarina (ADVB/SC). Na cerimônia do evento, a ex-presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke, a então presidente do SERT/SC, Ana Paula Melo e o presidente da ACAERT, Silvano Silva, receberam o prêmio.

155

INSTITUCIONAL

ACAERT COMEMORA 40 ANOS INSTITUCIONAL

Por causa das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, eventos presenciais foram cancelados e ações on-line marcaram a passagem da data

Não era exatamente como dirigentes e associados da ACAERT desejavam comemorar os 40 anos da entidade, sem a confraternização presencial. No entanto, vários eventos on-line fizeram parte das comemorações. Um deles foi a campanha dos 40 anos que reuniu três vídeos, cinco spots e peças com conteúdo digital que foram veiculados pelas emissoras associadas. O conceito: ‘O Rádio e a TV fazem história, a Sua, a Nossa, a de Santa Catarina’. A campanha foi criada pela agência GDI Comunicação, de Joinville.

A ACAERT exibiu também uma série de entrevistas individuais, em vídeo, com os

ex-presidentes e com o atual para resgatar a trajetória de quatro décadas da entidade. Participaram das entrevistas Roberto Amaral, Evelásio Paulo Vieira, Carlos Aberto Ross, Paulo Veloso, Marcello Corrêa Petrelli, Ranieri Moacir Bertoli, Marise Westphal Hartke, Pedro Peiter, Rubens Olbrisch e Silvano Silva.

Os dirigentes falaram sobre a criação da ACAERT, as ações desenvolvidas para o fortalecimento e profissionalização do radiodifusor, a implantação dos serviços nas áreas comercial, jornalismo, técnica, jurídica e de comunicação. Relembraram momentos marcantes que ajudaram a construir uma entidade que se tornou referência para o Brasil.

A entidade editou ainda um livro comemorativo aos 40 anos, que traz fatos marcantes de Santa Catarina, com participação de radiodifusores e profissionais do rádio e televisão. Com o título ‘A memória de quem viveu a história’, a publicação tem edição do jornalista Carlos Stegemann.

Associados e parceiros receberam brindes dos 40 anos da entidade. A entidade chegou a fazer uma promoção com um QUIZ que distribuiu brindes para os participantes que acertaram as respostas sobre a série ‘ACAERT 40 ANOS – Presidentes – O relato de personagens da história’.

158 158
Acesse o livro A MEMÓRIA DE QUEM VIVEU A HISTÓRIA

Especiais em vídeo contam histórias

E POR TRÁS DE CADA HISTÓRIA NO RÁDIO E NA TV ESTÁ A FORÇA DA ACAERT, UMA ENTIDADE MULTICONECTADA COM MAIS DE SETE MILHÕES DE PESSOAS, SETE DIAS POR SEMANA, NOS 295 MUNICÍPIOS CATARINENSES.

VALORIZAMOS DA PROGRAMAÇÃO REGIONAL A PROFISSIONALIZAÇÃO DO SETOR E O CRESCIMENTO DO MERCADO.

ACAERT 40 ANOS. O RÁDIO E A TV FAZEM HISTÓRIA. A SUA, A NOSSA, A DE SANTA CATARINA.

KIT 40 ANOS

ASSOCIADOS, AUTORIDADES E PARCEIROS DO MERCADO RECEBERAM O KIT DE ANIVERSÁRIO DOS 40 ANOS DA ACAERT, COMPOSTO PELO LIVRO ‘A MEMÓRIA DE QUEM VIVEU A HISTÓRIA’, FONE DE OUVIDO, MOUSE PAD E SELO COMEMORATIVO.

159 159
Acesse conteúdo interativo do assunto

Entrevistas históricas com os ex-presidentes da ACAERT

O presidente da ACAERT relatou como a entidade enfrentou as demandas da pandemia da Covid-19, adaptando os serviços prestados aos associados. Silvano Silva falou da renovação do convênio Alesc e do inédito convênio com o governo de Santa Catarina para divulgação de peças sobre o enfrentamento à Covid no estado.

Marise

primeiro livro histórico da ACAERT e associados, além dos 50 anos dos JASC, com destaque para atletas, dirigentes e profissionais da imprensa.

Liderança atuante do oeste, Pedro Peiter exerceu papel fundamental para integração da região à ACAERT. Foi o primeiro representante no oeste na presidência da entidade. Criou o jornal ACAERT Notícias, produto da RNA. Como projeto de relacionamento com o mercado, implantou o ‘Café na ACAERT’.

Em sua gestão, Ranieri Moacir Bertoli incentivou a formação do trade de comunicação. Implantou o primeiro curso de capacitação e plantou a semente da RNA com a criação da Central de Notícias Regionais – CNR. Foi um dos idealizadores das Frentes Parlamentares da Radiodifusão e da Mídia Regional.

160
INSTITUCIONAL
Marcello Petrelli relatou como foi a sua volta à presidência da ACAERT. Comentou as principais ações da entidade no período, como o Jeito Catarinense, a criação do GSul, o Momento Brasil e o lançamento da campanha Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV. Rubens Olbrisch destacou o convênio histórico e inédito com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Falou da importância da interiorização da ACAERT e relembrou emocionado a tragédia da Chapecoense, que vitimou jogadores, dirigentes e profissionais do Rádio e da Televisão. Westphal Hartke criou a Rede de Notícias ACAERT – RNA, que fez a primeira transmissão ao vivo de um debate entre candidatos ao governo de Santa Catarina. Publicou o

SÉRIE 40 ANOS

A ACAERT produziu e veiculou a série 40 anos com depoimentos históricos dos membros do Conselho Superior da entidade, formado pelos presidentes de todas as épocas. Entrevistas que marcam a trajetória e contam detalhes históricos

das quatro décadas da ACAERT. Conteúdo virou um importante material de consulta de como a entidade começou e construiu suas ações em várias gestões ao longo do tempo. A principal característica é a continuidade da atuação.

Acesse conteúdo interativo do assunto

161
Como presidente da ACAERT e com apenas um funcionário, Silvio Fortini, Paulo Velloso teve a coragem de implantar a Central ACAERT de Rádio, que possibilitou a mudança de patamar financeiro da entidade, tornando-a referência para o país. Carlos Alberto Ross contou como se tornou presidente da ACAERT e os detalhes do Convênio Celesc, um marco não só para entidade como também para a radiodifusão catarinense. Falou também como a ACAERT se fortaleceu durante os anos, ampliando e melhorando seu relacionamento com o mercado. Evelásio Paulo Vieira, o Paulinho, foi um dos fundadores do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão, que foi a origem da ACAERT. No episódio, Paulinho destacou a importância dos encontros regionais e relata a profissionalização da entidade. Roberto Amaral revelou que na década de 1950 houve uma iniciativa de criação da primeira entidade de radiodifusão de Santa Catarina. Ele fala do início da ACAERT. A primeira funcionária da entidade, a Glorinha, sua irmã. Traçou um perfil de Darci Lopes e Ramiro Gregório da Silva. E ressaltou o protagonismo da radiodifusão.

ASSESSORIAS

Prorrogado prazo do Termo de Referência para licenciamento de antenas em Santa Catarina

Câmara do Consema atende às reivindicações da ACAERT para redução de valores do licenciamento de antenas. Trabalho conjunto das assessorias técnica e jurídica

O prazo de vigência do Termo de Referência celebrado entre a ACAERT e o Instituto do Meio Ambiente – IMA foi prorrogado até 24 de outubro de 2026. A parceria é relativa ao licenciamento das antenas de radiodifusão de Santa Catarina. O atual prazo terminaria em outubro deste ano.

Além da prorrogação, outra conquista do setor é que a Câmara Técnica de Licenciamento (CTL) do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema aprovou pleito da ACAERT para redução do potencial poluidor/ degradador das antenas de telecomunicações, de médio para pequeno, nas quais se enquadram as antenas de radiodifusão e, com isso, as emissoras terão redução das taxas de licenciamento ambiental.

A medida abrangerá cerca de 95% das antenas dos serviços de radiodifusão (abaixo de 1 GHz) em Santa Catarina. Para entrar em vigor, falta agora resolução do Consema.

164
ASSESSORIAS
Reunião entre o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto e o presidente da ACAERT, Silvano Silva

DESTAQUES DA ASSESSORIA JURÍDICA

Consultoria ampla e permanente à ACAERT e a todos os seus associados, sobre todas as matérias do Direito.

COMPRA E VENDA DA NOVA SEDE

Colaboração para aquisição da nova sede da ACAERT, bem como acompanhamento/ auxílio em todas as etapas de venda de imóvel, negociações até a compra de novo imóvel. Elaboração e análise dos contratos com fornecedores para reforma da nova sede; assessoria na compra e venda de imóvel (nova sede ACAERT) com análise dos dados dos vendedores e dos imóveis, análise do contrato de compra e venda, acompanhamento do procedimento junto aos cartórios para o registro.

CONGRESSO E PRÊMIO ACAERT 2022

Amparo nos trâmites burocráticos para viabilização do congresso, contratos com fornecedores, documentos e autorizações. Elaboração e análise dos contratos com fornecedores (mais de 70) para realização do 18ª Congresso ACAERT.

REUNIÕES E ASSEMBLEIAS DA ENTIDADE

• Análise legal e orientações de procedimentos para o correto cumprimento das decisões de assembleias e reuniões da ACAERT. Confecção e registro de documentos legais, bem como assessoria durante as reuniões colaborando com a administração e auxiliando os associados. Orientação e acompanhamento dos atos para assembleia geral; elaboração da ata, registro dos documentos.

• Elaboração de ofícios, ata de reuniões e comunicações diversas.

LGPD

Orientações e auxílio quanto à Lei Geral de Proteção de Dados, regras de boas práticas em relação ao tratamento e aos dados, bem como a sensibilidade dos dados tratados, a

probabilidade e a gravidade dos danos para os titulares dos dados e a responsabilidade de quem os administra.

Como exemplo, regras para publicidade administração pública rádio e TV: material criado pela ACAERT e jurídico, lapidado por um considerável tempo até abarcar todas as questões e ser finalizado.

ELEIÇÕES 2020 E 2022

• Atuação consultiva geral, pré, durante e após eleições. Análise de materiais de propaganda, direito de resposta, condutas vedadas, elaboração de manuais de orientação, elaboração de pareceres jurídicos.

• Atendimento amplo de todos os aspectos nas eleições.

• Interação junto ao TRE/SC e os Juízos Eleitorais Municipais.

• Elaboração da Cartilha das Eleições em 2020 e em 2022.

• Atendimento individual aos associados.

Equipe da assessoria jurídica da ACAERT

CONVÊNIO ACAERT E GOVERNO DE SANTA CATARINA

• Apoio jurídico no Convênio ACAERT e governo de SC

• Elaboração de parecer à legalidade do Convênio ALESC e governo SC

• Análise dos documentos, minutas dos contratos, modelo de procuração, ofício de proposição do convênio e ofício de apresentação das planilhas de valores.

165

CONVÊNIOS ACAERT E MP, TJ, TCE

• Apoio jurídico no Convênio ACAERT e TJ/ SC, MP/SC, TCE/SC

• Análise dos documentos necessários, revisão e sugestões de alteração.

RADIOCOM – FORÇA-TAREFA

Acompanhamento de mais de 100 ações contra rádios comunitárias. Confirmação de dezenas de vitórias nas três instâncias, com destaque para as obtidas no Tribunal de Justiça de SC e no Superior Tribunal de Justiça. [confira detalhes no capítulo Rádio]

IMA E ACAERT

• Elaboração da prorrogação do prazo do Termo de Referência, para 2022

• Atendimento aos associados para auxiliar nos pedidos de licença ambiental

• Aditamento para prorrogar o Termo de Referência para 2026.

AGO E AGE ACAERT

Elaboração da alteração do Estatuto, no sentido de:

• Inclusão de procedimentos de cobranças dos associados inadimplentes

• Elaboração do Manual do Código de Ética

• Elaboração do Manual da Comenda ACAERT

INPI E DIREITO AUTORAL

Assessoria na matéria de Direito Autoral, com elaboração de todos os documentos, e registro e acompanhamento de marcas no INPI.

CONSULTA LEGIS ACAERT

Acompanhamento de matérias relevantes para o setor da radiodifusão na Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores de Florianópolis.

REDE REGIONAL DE NOTÍCIAS

Análise do projeto, contemplando aspectos trabalhista, cível, regulatório, societário, com a elaboração dos documentos necessários para a concretização do projeto.

ECAD

Atendimento aos associados em temas variados relativos ao ECAD (notificações, reuniões, programação jornalística etc.).

COVID-19 – TRABALHISTA

Orientações sobre medidas provisórias de benefício emergencial para manutenção de trabalho e renda e impactos das mesmas nas emissoras, e orientações para as melhores práticas operacionais durante a pandemia.

DESTAQUES DA ASSESSORIA TÉCNICA

PARA A ACAERT

• Participação nas reuniões de diretoria e eventos regionais da ACAERT, de forma a dar ciência sobre alterações de legislação, procedimentos e orientações acerca das diversas exigências no âmbito do Ministério das Comunicações – MCOM, ANATEL, IMA e outros órgãos estaduais e federais;

• Orientação aos radiodifusores associados sobre procedimentos de protocolos no SEI da ANATEL e MCOM e como atender a exigências formuladas por esses órgãos;

• Na migração das emissoras de OM para a faixa de FM, além de assessorar os associados orientando a respeito da documentação e protocolo dos documentos necessários à migração, esta assessoria coordenou os trabalhos junto às equipes de engenharia das emissoras associadas e em alguns casos analisou e buscou soluções de canais, conjuntamente com o engenheiro André Cintra, da ABERT, coordenando os trabalhos de viabilidade junto à ANATEL e ao MCOM; buscando inserir canais no plano básico de FM, para os piores casos, aonde

166
ASSESSORIAS

isoladamente as associadas não estavam encontrando solução para as localidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque, Campo Erê, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Gaspar, Joinville, Rio do Sul e Xanxerê. Do trabalho final coordenado pela ACAERT, das 107 emissoras de rádio OM instaladas em Santa Catarina, 105 obtiveram canais na faixa de 88 a 108 MHz e somente as duas emissoras da localidade de Itajaí, obtiveram canais na faixa estendida de FM (76 a 88 MHz). Com isso, Santa Catarina alcançou um índice de 98,13% de emissoras com canais na faixa convencional de 88 a 108 MHz, índice esse que nenhum outro estado da federação conseguiu!

• Quanto ao licenciamento ambiental das antenas de radiodifusão, junto ao IMA, a Assessoria Técnica deu sequência ao trabalho iniciado na diretoria anterior da ACAERT, participando de reuniões com a presidência e diretoria de licenciamento ambiental do IMA, auxiliando na elaboração de documentação técnica e ampliação das solicitações anteriores, de modo a buscar diminuir o valor a ser pago pelas licenças ambientais e defesa junto ao IMA das questões técnicas envolvidas;

• No tocante ao trabalho de mudança na legislação aplicável à necessidade de Assentimento Prévio para as emissoras localizadas em faixa de fronteira, para

realizarem alterações contratuais, a assessoria técnica auxiliou na elaboração das argumentações jurídicas para este fim e participou das reuniões com os ministros militares do governo Bolsonaro à época;

• Preparar informativos aos associados toda vez que ocorreu alterações e novas regulamentações publicadas pela ANATEL e MCOM, para publicação pela área de divulgação aos associados da ACAERT;

• Análise dos dados relativos à medição dos campos radiados pelas emissoras comunitárias feita por técnico contratado pela ACAERT, de maneira a apontar possíveis infrações e futuros processos administrativos contra as infratoras;

• Auxiliou por diversas vezes as diretorias administrativa e comercial da ACAERT, no sentido de avaliar os dados das outorgadas, perante o MCOM e ANATEL, de forma a corrigir possíveis equívocos;

• Participação de Congresso da ACAERT e acompanhamento dos associados no agendamento de reuniões junto a ANATEL e ao MCOM para tratar de suas demandas;

• Participação do Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão – SET, aonde foram tratados importantes temas proferidos por representantes da ANATEL e do MCOM.

JUNTO AO MCOM E ANATEL

• Reuniões mensais de equipes de Engenharia da ABERT, ABRATEL, SET, AESP e outras associações congêneres e profissionais de Engenharia, representando a ACAERT, no sentido de tratar de problemas relacionados ao Sistema MOSAICO e outras alterações de legislação;

• Reuniões mensais com o Grupo SET de rádio e televisão para tratar de

legislações de radiodifusão junto ao MCOM e ANATEL;

• Reuniões virtuais com departamento jurídico do MCOM, juntamente com associados, para tratar de dúvidas relativas a seus interesses;

• Auxílio aos radiodifusores no peticionamento de documentação para atendimento de exigências.

167

DIRETORIA / EQUIPE

Reuniões de Diretoria foram constantes durante a gestão

As principais decisões estratégicas da ACAERT foram tomadas pelo colegiado de dirigentes. Durante a pandemia, os encontros foram virtuais

Para prestar contas das ações desenvolvidas e tomar decisões estratégicas, a gestão da ACAERT promoveu 14 reuniões de diretoria durante o período. Nem a pandemia da Covid-19 impediu que os dirigentes da entidade se reunissem. Ao todo, foram quatro reuniões presenciais, cinco virtuais e cinco híbridas.

2020

• 17/02/2020 – presencial (Hotel Slaviero, Palhoça)

• 22/04/2020 – virtual (primeira na pandemia)

• 06/08/2020 – virtual

• 05/10/2020 – virtual

• 07/12/2020 – virtual

2021

• 09/02/2021 – virtual

• 25/05/2021 – híbrida (Firenze Business Hotel, Palhoça)

• 24/08/2021 – híbrida (Firenze Business Hotel, Palhoça)

• 03/11/2021 – híbrida (Firenze Business Hotel, Palhoça)

• 17/12/2021 – presencial (Hotel Marambaia, Balneário Camboriú)

2022

• 09/03/2022 – híbrida (Himmelblau Hotel, Blumenau)

• 06/07/2022 – híbrida (Hotel Bourbon, Joinville)

• 25/10/2022 – presencial (sede nova, Florianópolis)

• 25/11/2022 – presencial (Itapema Beach Resort, Itapema) – Assembleia Geral Ordinária

170 DIRETORIA
entidade realizou cinco reuniões virtuais
A

Primeira reunião da gestão foi em 17 de fevereiro de 2020 Reuniões em formato híbrido

171

Lançamento do Prêmio ACAERT antecedeu reunião

Secretário de Comunicação, João Cavallazzi, participa de reunião da ACAERT

Última reunião de 2021 foi em clima festivo

172 DIRETORIA

DIRETORIA ACAERT 2020/2022

PRESIDENTE Silvano Silva Grupo ND

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Mário da Silva Neves NSC Comunicação

VICE-PRES. RELAÇÕES GOVERNO E MERCADO

Carolina Guidi Rádio Massa – Criciúma

VICE PRESIDENTE FINANÇAS Fábio Lopes de Lima Rádio Tropical FM – Treze Tílias

VICE-PRESIDENTE TÉCNICAS E NORMAS Rodrigo Nardino Rádio Continental | Band FM – Coronel Freitas | Chapecó

VICE-PRES. EVENTOS, MARKETING E SOCIAL Carlos Amaral Grupo SCC

VICE-PRESIDENTE JURÍDICO E ÉTICO Humberto Ohf de Andrade Grupo GCD

VICE-PRESID. INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE Roberto Dimas do Amaral Grupo SCC

VICE-PRESIDENTE CAPACITAÇÃO E INTEGRAÇÃO Ana Christina Maciel Rádio Sintonia – Ituporanga

VICE-PRESIDENTE REG. 1 (Grande Florianópolis) Caio Souza Rádio Massa – Florianópolis

VICE-PRESIDENTE ADJUNTO REGIONAL1

Vidal Lohn Filho Rádio Magia – São José

VICE-PRESIDENTE ADJUNTO REGIONAL 2 Lucio Peretti Rádio Massa | Jovem Pan – Tubarão

VICE-PRESIDENTE REGIONAL 3 (VALE DO ITAJAÍ) Evelásio Vieira Neto Rádio Clube | Jovem Pan – Blumenau

VICE-PRESIDENTE ADJUNTO REGIONAL 3 Narbal Busato de Souza Rádio Menina – Balneário Camboriú | Blumenau

VICE-PRESIDENTE REGIONAL 4 (NORTE) Ana Paula Melo Rádio Jovem Pan | Band FM – Joinville

VICE-PRESIDENTE ADJUNTO REGIONAL 4 Jailson Angeli Rádio 105 | Supernova | Jaraguá – Jaraguá do Sul

VICE-PRESIDENTE REGIONAL 5 (MEIO-OESTE) Neliege Pagnussat de Souza Rádio Fraiburgo | Alvorada – Fraiburgo | Santa Cecília

VICE-PRESIDENTE ADJUNTA REGIONAL 5 Marilene Caregnato Grupo RBV Rádios – Caçador

VICE-PRESIDENTE REGIONAL 6 (OESTE) Fábio Bigolin Rádio Clube – São Domingos

VICE-PRESIDENTE ADJUNTA REGIONAL 6 Odete Maraschin Rádio Integração – São José do Cedro

VICE-PRES. REGIONAL 7 (PLANALTO NORTE) Rumildo Matos de Lima Rádio Vitrine – Rio Negrinho

VICE-PRESIDENTE ADJUNTO REGIONAL 7 Gerson Coas Rádio Antena 1 | Colmeia – Porto União

VICE-PRES. REGIONAL 8 (PLANALTO SERRANO) Celeste Rogério Basquerote Rádio Clube | Massa | Gralha Azul – Lages

VICE-PRESIDENTE ADJUNTO REGIONAL 8 Marcelo Pereira Rádio Difusora | Nevasca – São Joaquim

173

CONSELHO FISCAL

Adilson Baldissera

Rede Peperi – São Miguel do Oeste Renee Gonçalves

Rádio 93 FM | Mirador – Rio do Sul Gabriel Gandolfi Grupo Nossa Rádio

CONSELHO FISCAL / SUPLENTE

Carlos Vagner dos Santos Amorim

Rádio 102.9 Amorim – Sombrio

Edson Berghahn

Rádio 104 FM | Pomerode – Pomerode

Rodrigo Bonato Rádio Jovem Pan FM – Joaçaba

CONSELHO CONSULTIVO

Comendador Alfredo Lang

Grupo Condá de Comunicação – Chapecó Darel D’Avila Dias Rádio Cidade – Itapema Gervásio José Maciel Rádio Sintonia – Ituporanga Gil Losso Grupo GCR – Capivari de Baixo Joselde Candido Cubas Rádio Clube – Canoinhas

Comendadora Maria Rossi Rádio Cultura – Campos Novos Nelson Paulo dos Santos Rádio Antena 100 | Band | Catarinense – Joaçaba Nereu Lopes de Lima Rádio Tropical FM – Treze Tílias Salete Giordani Rádio Alternativa – Faxinal dos Guedes Saul Brandalise Jr. TVBV – Florianópolis

CONSELHO SUPERIOR ACAERT

Comendador Roberto Amaral

Grupo SCC Evelásio Paulo Vieira

Rádio 90 FM – Blumenau

Carlos Alberto Ross Rede Fronteira de Comunicação Paulo Velloso

Marcello Corrêa Petrelli Grupo ND

Comendador Ranieri Moacir Bertoli Rede Demais Marise Westphal Hartke Rádio Diplomata – Brusque Comendador Pedro Peiter Rádio Entre Rios – Palmitos Rubens Olbrisch

174
DIRETORIA
175 EQUIPE ACAERT
DIRETOR EXECUTIVO Alexandre Damásio DIRETORA COMERCIAL Liza Rocha DIRETOR DE CONTEÚDO Luís Gustavo Fusinato
176
ANALISTA FINANCEIRA Cristiane Meneses ASSISTENTE FINANCEIRA Marielle Antunes ASSISTENTE FINANCEIRO Accácio Rodrigues Netto
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Alves TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES Vinícius Feijó LIMPEZA Ana Maria da Silva LIMPEZA Dulcelina dos Santos EQUIPE ACAERT / DIRETORIA EXECUTIVA
ASSISTENTE DE COBRANÇA Beatriz Calogero
Samuel
ASSESSORA DE EVENTOS E DE DIRETORIA Claudia Costa COORDENADORA ADMINISTRATIVO FINANCEIRA Flávia Silva
177 DIRETORIA DE CONTEÚDO
RNA
RNA Kadu Reis REPÓRTER RNA
Sardi (Brasília) EDITORA RNA Andreia Carol EDITOR/APRESENTADOR RNA Silvio Loddi COORDENADORA RNR Mônica Cardoso REPÓRTER RNR Elyvio Blower REPÓRTER RNR Sérgio Duarte AUXILIAR ADMINISTRATIVO RNR Rita Turnes
REPÓRTER
Patrícia Gomes REPÓRTER
Rita
IMPRENSA
ASSESSORIA DE
Isadora Ogawa MARKETING
Capella
Marco Aurélio Gomes ESTAGIÁRIA
Rafael
178 EQUIPE ACAERT / RCA
COORDENADORA OPERACIONAL Andrea Juttel ATENDIMENTO COMERCIAL Mônica Boppré ASSESSORA COMERCIAL Nathiele Leopoldo
Priscila Melo SUPERVISORA CHECKING Valéria Hames CHECKING Aline Georg CHECKING Bárbara Dias CHECKING Divânia Guolo CHECKING Francine Calazans
ASSESSORIA DIGITAL Camila Silva OPEC Scheila Pontes OPEC Jonathan de Lara CADASTRO
179 EQUIPE ACAERT / RCA
CHECKING Gislaine de Oliveira CHECKING Gustavo da Fonseca CHECKING Indianara da Silva CHECKING
CHECKING
Karol Pereira
CHECKING Monica Lyra
Nataly Costa CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS Mariana da Silva (MP/SC)
Carol Conti (Celesc)
Gabriel Soster (TCE/SC)
CONVÊNIOS Patrick Kiel (Secom) CONVÊNIOS Rosa Ferraz (Alesc)

AGO aprovou a prestação de contas e relatório de gestão

Assembleia Geral Ordinária aprova contas da gestão e elege diretoria para o triênio 2023/2025

Evento foi a última oportunidade para reunir dirigentes, membros do Conselho Superior e associados

A ACAERT promoveu Assembleia Geral Ordinária – AGO no dia 25 de novembro, no Itapema Beach Resort, tendo na pauta a prestação de contas e apresentação das ações da gestão, além de eleger a diretoria da entidade para os próximos três anos. A AGO foi conduzida pelo assessor Jurídico, Fernando Silva. O diretor Executivo, Alexandre Damásio, apresentou os números contábeis e financeiros da ACAERT, sendo que a prestação de contas da gestão foi aprovada pela assembleia.

Presidente da ACAERT é aplaudido de pé pelos participantes da AGO

No detalhe, Silvano Silva e o assessor Jurídico, Fernando Silva

O presidente da entidade, Silvano Silva, apresentou o Relatório de Gestão que destaca as principais ações desenvolvidas no período de 2020 a 2022. O desempenho da ACAERT foi aprovado com louvor. Ao final da apresentação, Silvano Silva leu mensagem de agradecimento a todos que o ajudaram na missão de presidir a entidade. Ele acabou sendo aplaudido de pé. “Saio com a sensação de missão cumprida. Mesmo com a pandemia, conseguimos implantar várias ações, que priorizaram o fortalecimento e valorização do rádio e da tv de Santa Catarina”, afirmou Silvano.

180
DIRETORIA
FOTOS: DANIEL CONZI

AGO elege nova diretoria da ACAERT

Radiodifusor Fábio Bigolin encabeçou chapa única e foi eleito presidente para a gestão 2023/2025

A Assembleia Geral Ordinária elegeu por aclamação o radiodifusor Fábio Bigolin, da Rádio Clube, de São Domingos. Ele será o 13º presidente da ACAERT e o segundo representante da Região Oeste. O primeiro foi o radiodifusor Pedro Peiter, da Rádio Entre Rios, de Palmitos. “O perfil da nossa gestão será de coesão e união, para que possamos enfrentar os grandes desafios que teremos pela frente”, destacou Bigolin. “Vamos manter a ACAERT na vanguarda”.

Fábio Bigolin, 43 anos, é catarinense de São Domingos. Começou a trajetória na rádio Clube, emissora da família, aos seis anos de idade, como operador de áudio. É formado e pós-graduado em Direito na Unoesc, de Chapecó. Tem especialização em Gestão de Estratégias de Negócios. Faz parte do quadro diretivo da emissora desde 1997. Já foi presidente do Rotary de

PRESIDENTES ACAERT

Presidente eleito, Fábio Bigolin

São Domingos, presidente da Associação Filantrópica Passos Fortes e presidente da Comissão de Constituição e Legislação do Grande Oriente de Santa Catarina. Atualmente é vice-presidente Regional Oeste da ACAERT.

COMENDADOR ROBERTO ROGÉRIO DO AMARAL

Períodos: 22/11/80 a 31/08/82 e 01/09/88 a 31/08/90

DARCI LOPES Período: 01/09/82 a 14/06/83

COMENDADOR RAMIRO GREGÓRIO DA SILVA

Período: 15/06/83 a 31/08/84

EVELÁSIO PAULO VIEIRA

Período: 01/09/84 a 31/08/88

CARLOS ALBERTO ROSS Período: 01/09/90 a 31/08/94

PAULO VELLOSO Período: 01/09/95 a 31/08/98

MARCELLO CORRÊA PETRELLI

Períodos: 1999/2000 – 2001/2002 – 2017/2019

COMENDADOR RANIERI MOACIR BERTOLI Períodos: 2003/2004 e 2005/2006

MARISE WESTPHAL HARTKE Períodos: 2007/2008 e 2009/2010

COMENDADOR PEDRO PEITER

Período: 2011/2012 e 2013

RUBENS OLBRISCH Período: 2014 a 2016

SILVANO SILVA Período: 2020 a 2022

181

Acima, Comendador Ranieri Moacir Bertoli, Rubens Olbrisch, Paulo Velloso, Fábio Bigolin, Marise Westphal Hartke, Silvano Silva, Carlos Ross, Evelásio Paulo Vieira e Marcello Corrêa Petrelli (Dir.) Momento de descontração: Rubens Olbrisch, Marise Westphal Hartke, Paulo Velloso e Evelásio Paulo Vieira

Abaixo, intervenção de membro do Conselho Superior, Paulo Velloso Membro do Conselho Superior, Marcello Corrêa Petrelli

182 DIRETORIA

Associados, dirigentes e membros do Conselho Superior participaram da Assembleia Geral Ordinária. Todos participaram deste momento histórico que elegeu o 13º presidente da entidade

183

DIRETORIA ACAERT 2023/2025

PRESIDENTE

Fabio Bigolin Rádio Clube FM 104,3 – São Domingos

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO Mário Neves NSC Comunicação

VICE-PRESIDENTE RELAÇÕES GOVERNO E MERCADO Humberto Ohf de Andrade Grupo GCD – Rio do Sul

VICE-PRESIDENTE DE FINANÇAS

Fábio Lopes de Lima Radio Tropical FM – Treze Tílias

VICE-PRESIDENTE DE TÉCNICAS E NORMAS

Rodrigo Nardino

Rádios Continental/Band FM – Coronel Freitas/ Chapecó

VICE-PRESIDENTE EVENTOS MARKETING E SOCIAL

Carlos Amaral Grupo SCC

VICE-PRESIDENTE JURÍDICO E ÉTICO Albertino Zamarco Grupo ND

VICE-PRESIDENTE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Roberto Dimas do Amaral Grupo SCC

VICE-PRESIDENTE CAPACITAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Carolina Guidi Rádio Massa FM – Criciúma

VP REGIONAL 1 (GRANDE FPOLIS)

Vidal Lohn Filho Rádio Magia FM – São José

VP ADJUNTO REGIONAL 1

Adriano Araldi NSC Comunicação

VP REGIONAL 2 (SUL)

Vanderlei Peretti

Rádios Jovem Pan/ Massa FM – Tubarão

VP ADJUNTO REGIONAL 2 Ricardo Stopassoli Rádio Araranguá FM – Araranguá

VP REGIONAL 3 (VALE DO ITAJAÍ) Evelásio Vieira Neto Rádios Clube/Jovem Pan – Blumenau

VP ADJUNTO REGIONAL 3 Aldo Fachinello Rádio Cidade FM - Brusque

VP REGIONAL 4 (NORTE) Ana Paula Melo Rádios Jovem Pan/Band FM –Joinville

VP ADJUNTO REGIONAL 4 Jailson Angeli Rádios 105/Supernova/Jaraguá – Jaraguá do Sul

VP REGIONAL 5 (MEIO-OESTE) Neliege Pagnussat Souza Rádios Fraiburgo/Alvorada – Fraiburgo/Santa Cecília

VP. ADJUNTO REGIONAL 5 Marilene Caregnato Grupo RBV Rádios – Caçador

VP REGIONAL 6 (OESTE) Elisangela Oestreich Schaffazick Rádio lracema – Cunha Porã

VP ADJUNT0 REGlONAL 6 Claudio Saccol Rádio Fronteira – Dionísio Cerqueira

VP REGIONAL 7 (PLANALTO NORTE) Rumildo Matos de Lima Rádio Vitrine – Rio Negrinho

VP ADJUNTO REGIONAL 7 Gerson Coas Rádios Antena 1/Colmeia – Porto União

VP REGIONAL 8 (PLANALTO SERRANO) Marcelo Pereira Rádios Difusora/Nevasca – São Joaquim

VP ADJUNTO REGlONAL 8 Paulo Baggio Rádio FM 101 – Lages

184
DIRETORIA

CONSELHO CONSULTIVO

Comendador Alfredo Lang

Grupo Condá de Comunicação – Chapecó

Ana Christina Maciel

Rádio Sintonia – Ituporanga

Darel D’Avila Dias

Rádio Cidade – Itapema Fabianne Brandalise

Grupo RBV Rádios – Videira Joselde Candido Cubas Rádio Clube – Canoinhas

Comendadora Maria Rossi

Rádio Cultura – Campos Novos

Nelson Paulo dos Santos

Rádios Antena 100/Band/Catarinense –Joaçaba

Nereu Lopes de Lima

Rádio Tropical FM – Treze Tílias Odete Maraschin Rádio lntegração – São José do Cedro Thayni Librelato Rádio Guarujá FM – Orleans

CONSELHO SUPERIOR ACAERT

Comendador Roberto Amaral

Grupo SCC

Evelásio Paulo Vieira

Rádio 90 FM - Blumenau

Carlos Alberto Ross Rede Fronteira de Comunicação

Paulo Velloso Marcello Corrêa Petrelli Grupo ND

CONSELHO FISCAL

Celeste Rogério Basquerote

Rádios Clube/Massa/Gralha Azul – Lages Elídio Uliano Rádio Hiperativa FM – Braço do Norte Salete Giordani Rádio Alternativa – Faxinal Dos Guedes

SUPLENTES

Alisson Kufki

Rede Vale Norte de Comunicação - Ibirama Thiago Librelato Rádio Cruz de Malta - Lauro Muller

Rodrigo Bonato Rádios Jovem Pan FM/Líder FM – Joaçaba/ Herval D’oeste

Comendador Ranieri Moacir Bertoli Rede Demais Marise Westphal Hartke Rádio Diplomata – Brusque Comendador Pedro Peiter Rádio Entre Rios – Palmitos Rubens Olbrisch Silvano Silva Grupo ND

185
Av. Engenheiro Max de Souza, 906 Max Tower Business Center . 1º Andar Coqueiros . Florianópolis/SC CEP 88080-000 (48) 3212-9600 acaert.com.br Twitter: @ACAERT Facebook: acaertoficial/ Instagram: acaert_radiotv

Articles inside

Entrevistas históricas com os ex-presidentes da ACAERT

3min
pages 160-163

Destaques Assessoria Técnica

4min
pages 166-169

DIRETORIA ACAERT – 2023/25

2min
pages 184-188

Destaques Assessoria Jurídica

2min
page 165

Licenciamento de antenas em Santa Catarina

1min
page 164

ACAERT – 40 anos

1min
page 158

ACAERT promove transformação digital

1min
page 154

Entidade recebe o Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC

1min
pages 155-157

ACAERT se destaca entre as entidades de radiodifusão do país

1min
pages 152-153

Campanha contra fake news

1min
page 151

Inovação, nova estrutura da diretoria

1min
page 149

Série de webinar para informar e capacitar associados

1min
page 150

Atuação da entidade durante a pandemia priorizou associados

8min
page 147

ACAERT em ação: entidade não para

1min
page 148

Gestão da ACAERT redefiniu planejamento e inovou em processos

5min
pages 140-142

Assessoria de Imprensa

1min
pages 132-133

O que vem por aí

1min
pages 137-139

Aniversários de emissoras e dirigentes

1min
page 131

Datas comemorativas

1min
page 130

Grandes coberturas RNA

1min
page 129

Rede de Notícias Regional

2min
pages 127-128

1º Encontro de Opecs ACAERT

1min
pages 118-119

Diretoria de Conteúdo coordena as ações de comunicação

1min
page 126

Principais ações

2min
pages 114-116

Ação de relacionamento com as agências e parceiros

1min
page 113

Setor da entidade que recebeu grandes investimento

1min
page 112

Galeria dos Presidentes

4min
pages 102-111

Nova sede da entidade

3min
pages 98-101

Campanha ‘Voto Presente’

2min
page 82

RNA promove grande cobertura das eleições 2022

1min
page 81

Mensagem anual da radiodifusão catarinense na Alesc

4min
pages 66-68

ACAERT fez campanha a favor da Reforma da Previdência Social

11min
pages 69-77

ALESC e ACAERT consolidam convênio de Rádio e TV

1min
pages 59-61

Acordo histórico

5min
pages 54-57

Debate ACAERT

1min
page 78

‘Jeito Catarinense’ tem nova fase

1min
page 62

‘O Rádio tá ON, a TV tá ON

1min
pages 51-53

Pesquisa com o setor empresarial

1min
page 50

Road Show ‘Vamos Pensar Grande’

2min
pages 48-49

Semana Estadual da TV

2min
pages 44-45

TV Digital

1min
page 46

Campanhas de valorização do Rádio e da Televisão

1min
page 47

Exposição ‘Rádio em Movimento’

2min
pages 41-43

Força-tarefa contra a radiodifusão comunitária ilegal

1min
page 40

Chip FM no celular

1min
page 39

Comenda ACAERT

1min
page 15

Pesquisa inédita sobre a força do Rádio em Santa Catarina

3min
pages 30-32

Semana Estadual do Rádio

3min
pages 33-37

Conteúdo relevante

1min
pages 16-17

Migração para a FM

1min
page 38

Feira de Produtos e Serviços

1min
pages 18-19

O maior evento da radiodifusão de Santa Catarina

4min
pages 10-14
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.