
1 minute read
Figura 49 - La trahison des images (A Traição das Imagens), 1929, por René Magritte
para criar arte a partir do inconsciente e o irracional na arte surrealista. Uma das obras com texto mais emblemáticas deste movimento é La Trahison des Images, pintada entre 1928 e 1929, pelo artista belga René Magritte. Nesta obra, a imagem de um cachimbo pintado de forma realista encontra-se acompanhado da frase Ceci n´est pas une pipe – Isto não é um cachimbo – (Figura 49), que nos confronta à obra e convida à reflexão sobre o que vemos, já que mesmo que a imagem tente ser fiel ao objeto que representa, não é o objeto em si, tal como diz a frase escrita no quadro.
Figura 49 - La trahison des images (A Traição das Imagens), 1929, por René Magritte. Fonte: http://www.lacma.org/magritte-index
Advertisement
O Lettrism (Letrismo) foi um movimento francês de vanguarda, que usava letras como "sons" e depois como "imagens", transformando a poesia em música e a escrita em pintura (Figura 50). O nome do movimento foi lançado em 8 de janeiro de 1946, em Paris, na primeira manifestação do movimento, quando os letterists Isidore Isou, Gabriel Pomerand, Georges Poulot e Guy Marester anunciaram uma nova revolução poética: fazer poesia de letras, usá-las de outras formas além da palavra escrita, realizando uma comunicação direta e estendendo essa relação ao cinema, cultura e sociedade. Isidore Isou acreditava que a poesia deveria ser desconstruída até o elemento mais básico, uma única letra. Cartas, como meros símbolos visuais, seriam a base de uma nova poética e arte. Em 1952, o movimento se dividiu por objetivos divergentes42 .
42 https://www.museoreinasofia.es/coleccion/sala/sala-403