
1 minute read
100 n.e
Rústica Romana

Advertisement
Cursiva Romana elementos ascendentes e descendentes, estes são partes das letras que ultrapassam as linhaslimite das letras em caixa-baixa, como a parte superior do "d" ou a perna do "g".

Sem espaçamento entre palavras, a barra transversa da letra A inexiste, aparecem os primeiros elementos ascendentes e descendentes, mesmo sem existir ainda as letras em caixabaixa. Essa letra era pintada com pincel, e suas serifas são grandes dando peso visual ao texto. Usada mais informalmente.
Escrita com pena de ponta fina. Letra com elementos ascendentes e descendentes em profusão. Predominantemente composta de letras minúsculas. Letra manuscrita de estilo variado, com aspecto rápido e descuidado, dependendo do calígrafo a letra era mais ou menos inclinada e suas ascendentes poderiam ser maiores ou menores. Usada para transcrever documentos da cotidianidade, tanto comerciais quanto administrativos.
Quadro 2 - Tipos de escrita usadas pelos romanos, por volta de 100 n.e. (HORCADES, 2004, p. 24-25, imagens p.26) (MEDIAVILLA, 2005, p.85-119).
A partir de 500 n.e. aparece a letra uncial (Figura 38). Usada para a escrita de textos sagrados e de luxo, floresceu dentro dos mosteiros no meio da paz dos monges copistas. Com curvas arredondadas devido à utilização de suportes de pele mais lisos, possui letras de altura desigual e percorreu três períodos: a uncial romana (séculos IV e V), a uncial clássica (século VI) e a uncial tardia (século VII-IX). Ao redor do século VI os escribas irlandeses criaram um novo estilo caligráfico, a minúscula anglo-saxã, menos formal e muito mais prática para as anotações cotidianas (MEDIAVILLA, 2005, p.126-138).