
1 minute read
Figura 34 - Exemplos de escrita pictográfica (esquerda) e ideográfica direita
escrita e utiliza símbolos que representam sons; e a escrita ideográfica usada pelos orientais (Figura 34), que utiliza símbolos que representam ideias.
Figura 34 - Exemplos de escrita pictográfica (esquerda) e ideográfica (direita). Fonte: https://www.britannica.com/topic/hieroglyph/media/265009/118144 https://japaneselearningonline.blogspot.com/2015/03/japanese-language-characters-kanji.html
Advertisement
Segundo a paleografia30, tem sido difícil estabelecer nomenclaturas ou denominações para os diferentes alfabetos, na hora de designar estilos caligráficos. Os paleógrafos reconhecem o imenso poder da transformação da escrita, fenômeno que está estreitamente ligado à utilização do utensilio/ferramenta de escrita, e à inclinação do suporte. Outros elementos como a gestualidade e o desenvolvimento de pigmentos adequados para a realização das letras é um universo rico em detalhes, que aportam ao entendimento da comunicação escrita. A escritura feita manualmente é uma matéria viva e abundante que está em constante evolução. Os usos distinguem três fases principais (Figura 35), dependendo dos hábitos da época, o suporte usado e o propósito do texto:
- Escritura monumental ou livresca: bem cuidada e bem formada, é traçada lentamente. É sobretudo uma escrita para ser vista, é encontrada quando a intenção do calígrafo não se reduz a deixar constância das palavras, mas tenta pôr à prova suas habilidades caligráficas. A beleza constitui seu elemento essencial.
- Escritura chancelaresca: é a escrita cursiva ou escrita do poder espiritual. Representa a expressão da identidade social e cultural. Neste caso, trata-se de
30 Estudo que elucida a origem e o desenvolvimento de numerosas formas de escritura criadas pelo ser humano