Revista Flight Deck Magazine - Ed04

Page 1


ABRAPAC NAS REDES:

A revista Flight Deck Magazine é uma publicação de distruibução gratuita. As opiniões expres- sas em artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não re- fletem necessariamente a opinião da revista. Os comerciais são todos de responsabilidade dos anunciantes.

Flight Deck Magazine ABRAPAC

Comercial: ABRAPAC OFFICE (11) 98206-1664

COLUNISTAS:

CMTE TÚLIO EDUARDO RODRIGUES  CMTE ADRIANO PESCADA CMTE FÁBIO REITH WERNECK

Capa Fotografia: BILL CLINTON

https://www.next4.com.br/ expediente Abrapac

Jornalista Responsável:

A.L.FRANK Redes Sociais: Daniel Mantovani

Diagramação: Agência Next 4

Instituto Pegasus- Medicina Aeroespacial

O Instituto Pegasus é uma clínica credenciada pela ANAC e referência em medicina aeronáutica. Com equipe multidisciplinar, infraestrutura moderna e atendimento humanizado, o Pegasus realiza exames com eficiência e agilidade, assegurando que cada tripulante esteja em plena condição de saúde para voar.

Instituto Pegasus – Cuidando de quem voa

A

Saúde e a Segurança de Voo

Você sabia que antes de decolar, a segurança começa no consultório médico?

O que é o CMA?

O RBAC nº 67 define as regras para emissão e revalidação do Certificado Médico Aeronáutico (CMA), documento essencial para pilotos, comissários e demais profissionais da aviação.

O Certificado Médico Aeronáutico é o 'passaporte de saúde' do aviador. Sem ele, não é possível exercer funções em aeronaves. O RBAC-67 classifica o CMA em diferentes categorias:

Classe Atividade

1ª Classe

2ª Classe

4ª Classe

5ª Classe

Pilotos de linha aérea e comerciais

Pilotos privados, comissários, mecânicos de voo e balonistas

Pilotos de planador e aerodesportivos

Pilotos remotos de drones

Atendimento que faz a diferença

A avaliação médica inclui saúde mental, cardiologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e odontologia. Fornecemos todas as orientações para que os tripulantes se mantenham saudáveis para exercerem suas funções. Sabemos que uma simples alteração de saúde pode comprometer a capacidade de reação e afetar a segurança do voo.

Parcerias

Caros leitores, sejam bem-vindos a bordo da edição número 04 da Flight Deck Magazine!

Nesta edição, vocês encontrarão um conteúdo interessante sobre a 20ª Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, além de artigos e reflexões preparados por nossos colaboradores e colunistas.

Mesmo que você não esteja diretamente ligado ao setor aéreo, vai descobrir histórias, tendências e informações que ajudam a entender melhor esse universo apaixonante que conecta pessoas, negócios e sonhos.

Boa leitura e bons voos!

www.pilotos.org.br

administracao@pilotos.org.br

Gledson Duó

Um novo capítulo para a ABRAPAC: juntos construindo o futuro

Caros associados,

Gostaria de iniciar expressando minha gratidão pela confiança que vocês depositaram nessa nova gestão da ABRAPAC. Assumir a presidência desta associação é uma grande honra e uma enorme responsabilidade. Sei do peso de representar uma classe que carrega não apenas sonhos, mas também desafios constantes, e tenho plena consciência do quanto o nosso papel coletivo é fundamental para o presente e o futuro da aviação no nosso país.

Nestes primeiros meses à frente da ABRAPAC, tenho tido a oportunidade de conhecer ainda mais de perto a força que une nossa comunidade. Cada conversa, cada reunião e cada evento reforçam a certeza de que o que nos torna fortes é a nossa capacidade de estarmos juntos, trocando experiências, compartilhando conhecimento e buscando soluções para os desafios que enfrentamos.

Nos próximos meses trabalharemos para consolidarmos a presença da ABRAPAC como uma voz ativa, respeitada e representativa, como tem sido desde a sua fundação. Nosso objetivo é claro: fortalecer a associação e ampliar o impacto positivo que podemos gerar na vida dos nossos associados e no setor como um todo.

Para isso, estamos trabalhando em três grandes frentes: Defesa dos interesses dos pilotos – Queremos ser cada vez mais atuantes junto aos órgãos reguladores e às instituições que definem as diretrizes do nosso setor. Precisamos estar presentes onde as decisões são tomadas, garantindo que as demandas da nossa categoria sejam ouvidas e respeitadas. Expansão de benefícios e oportunidades – Um dos

nossos focos será ampliar os serviços e vantagens que a ABRAPAC oferece. Isso inclui novas parcerias estratégicas, realização de eventos e iniciativas de desenvolvimento profissional que possam fazer diferença no dia a dia dos associados. Fortalecimento da nossa comunidade –Mais do que representar, a ABRAPAC existe para acolher. Queremos criar canais cada vez mais abertos e eficazes de comunicação, para que todos os associados tenham voz ativa na construção do futuro da nossa associação.

Vivemos um momento único para a aviação civil no Brasil. As transformações no mercado, principalmente com o crescimento da aviação geral, os avanços tecnológicos e as mudanças regulatórias criam um ambiente dinâmico, que deve ser compreendido adequadamente e transformado em oportunidades, e a ABRAPAC tem um papel essencial nesse cenário: ser a ponte entre os profissionais e as instituições que moldam o futuro da aviação. Queremos garantir que os interesses da nossa categoria sejam preservados, ao mesmo tempo em que ajudamos nossos associados a se prepararem para os novos desafios que vêm pela frente.

Nenhuma associação é maior do que as pessoas que a compõem. Por isso, faço questão de reafirmar: cada associado tem um papel fundamental na história e no futuro da ABRAPAC. Tudo o que já foi construído até aqui — e tudo o que ainda vamos conquistar — só é possível porque temos um grupo de profissionais engajados, que acreditam na força do coletivo e no impacto que podemos gerar quando trabalhamos juntos. Quero que todos se sintam parte desse processo. A sua opinião,

ABRAPAC: futuro

a sua experiência e as suas ideias são essenciais para que possamos evoluir. Nossa associação não é feita pela diretoria; ela é feita por todos nós.

Convido cada associado a participar ativamente da ABRAPAC, enviando sugestões, compartilhando experiências e boas práticas, contribuindo com ideias para novos projetos. A ABRAPAC é de todos nós. Quanto maior o engajamento, maiores serão nossas conquistas, seguindo com disciplina, resiliência e constante evolução. Assim, iremos conduzir os próximos passos da ABRAPAC: com responsabilidade, coragem e foco no futuro, com a plena convicção de que estamos construindo algo muito maior do que uma associação — estamos fortalecendo uma comunidade. Uma comunidade que acredita na valorização dos profissionais, na união da categoria e no desenvolvimento sustentável da aviação brasileira.

Contem conosco.

Misael Sampaio Presidente – ABRAPAC

1º CLASSE

Piloto de Linha Aérea (PLA)

Piloto Comercial (PC)

Piloto Tripulação Múltipla (PTM)

2º CLASSE

Piloto Privado (PP)

Piloto Privado com Habilitação IFR (PP-IFR)

Comissário de Bordo (CMS)

Mecânico de Voo (MCV)

Piloto de Balão Livre (PBL)

Aluno Piloto (Exceto Aluno Planador)

CARDIOLOGIA

CLÍNICA MÉDICA

FONOAUDIOLOGIA

OFTALMOLOGIA

PSICOLOGIA

PSIQUIATRIA

4º CLASSE

Piloto Aerodesportivo

Piloto de Planador (PPL)

Aluno Piloto Planador

5º CLASSE

Piloto Remoto de Aeronave Remotamente Pilotada

INFECTOLOGIA

NEFROLOGIA

NEUROLOGIA

ODONTOLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

Não importa o lugar, a Labace faz o seu lugar e marca presença de forma grandiosa

Não importa o lugar, a Labace faz o seu lugar e marca presença de forma grandiosa.

Com a mudança do espaço, do Aeroporto de Congonhas para o Aeroporto Campo de Marte, aconteceu em São Paulo, entre os dias 5, 6 e 7 do mês de agosto, a 20ª edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), que é a maior feira de negócios da aviação da América Latina.

Com a ampliação do espaço oferecido aos expositores e a coordenação exemplar da organização do evento, a feira de aviação neste ano de 2025 manteve o sucesso demonstrado nas suas últimas edições e consolida o compromisso de negócios e encontros durante os dias do acontecimento.

Que seja breve a distância até a Labace 2026.

Honorário da ABRAPAC, com o Conselheiro Arnaldo Luis Frank.
Simulador do Boeing 737-800 no espaço ABRAPAC (Parceria com a Sirius Flight BR).
O Conselheiro Arnaldo Luis Frank com o Comandante do Ar Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Os gerentes da ABRAPAC, Camila Cardoso (Financeiro) e Gledson Duó (Administrativo).

O Fadigômetro e suas contribuições para a pesquisa de fadiga na aviação brasileira

Ésempre uma honra utilizar o espaço da Flight Deck Magazine para compartilhar os avanços do Fadigômetro, estudo de grande relevância para aeronautas, operadores, órgãos reguladores e usuários da aviação comercial.

O projeto já conta mais de 43 mil escalas de voo e com a participação de mais de 1.500 aeronautas voluntários. Esses números refletem a dimensão do estudo e o engajamento da categoria com a segurança operacional.

Até o momento, o Fadigômetro resultou em duas publicações científicas e um terceiro artigo em fase avançada de tramitação no Scientific Reports, renomado periódico do grupo Nature. Preprint disponível em:

https://arxiv.org/abs/24 08.08889

Outro ponto relevante é a contribuição do Fadigômetro para o debate regulatório. Em 2024, a equipe participou ativamente da Consulta Pública da ANAC sobre o RBAC 117 e da Audiência Pública realizada em Brasília, em 28 de junho, reforçando a aplicabilidade prática do estudo e seu papel em joga luz sobre

questões regulatórias.

Em março de 2025, o trabalho foi apresentado no FRMS Forum, realizado em Santiago, Chile — o principal evento mundial sobre fadiga na aviação (agenda: ).

a participarem ativamente do projeto. Basta fazer a adesão pelo App do Fadigômetro, disponível para iOS e Android, através do site:

https://fadigometro. com.br/quero-participar/

https://www.frmsforum.org /2025-conference-agenda/

Em novembro, será destaque no Shiftwork 2025, no Guarujá, reconhecido como o principal fórum acadêmico sobre trabalho em turno e saúde. Nessa ocasião, terei a honra de atuar como Chair e Speaker do simpósio Fatigue Management in Aviation: Scientific Principles, Regulatory Aspects and the Role of Biomathematical Models (agenda:

https://tao.iweven tos.com. br/evento/shiftwor k2025/programacao/ gradeatividades).

O estudo também inspira a formação acadêmica. Foi o tema da Dissertação de Mestrado de Eduardo Pessini (ITA) e conecta-se ao Doutorado de Fernanda Tiemi Nakashima Ferreira (IB-USP), sob orientação do Prof. André Frazão Helene, reforçando a continuidade dessa linha de investigação.

Convido todos os colegas aeronautas das principais empresas aéreas brasileiras

Por fim, agradeço aos professores André Frazão, Frida Fischer e Otaviano Helene, bem como às associações ABRAPAC, ASAGOL e ATL, cujo apoio tem sido essencial. Meu reconhecimento especial vai também para Eduardo Furlan (ASAGOL), pela contribuição decisiva nas simulações no SAFTE-FAST que sustentam a robustez técnica do Fadigômetro, e para os aeronautas voluntários, cuja colaboração torna este estudo possível.

CMTE Túlio Rodrigues

BENEFÍCIOS INCLUSOS NAS MENSALIDADES:

ASSISTÊNCIA JURÍDICA AUXÍLIO FUNERAL

SESSÕES GRATUITAS COM PSICÓLOGO E NUTRICIONISTA

APOIO E ACOLHIMENTO

ACESSO AO CLUBE DE VANTAGENS

(Clube de Vantagens e Benefícios no Brasil)

BENEFÍCIOS QUE VOCÊ PODE CONTRATAR :

AUXÍLIO MÚTUO

ASAGOL

(Diárias por Incapacidade Temporária e Indenização por Perda de Carteira)

PLANO DE SAÚDE AMIL

SEGURO DE CARTEIRA MONGERAL

SEGUROS CO M

CO N D IÇÕE S E S PE C I A I S

(Automóvel, residencial, eletrônicos e portáteis, viagem etc.)

Há mais de 40 anos decolando junto com você!

A Associação dos Tripulantes da Latam - ATL, fundada em 1980 sob o nome ATT, nasceu do espírito de união e representatividade dos tripulantes LATAM.

Somos a voz da categoria e trabalhamos todos os dias para oferecer segurança, benefícios e apoio real para a sua vida profissional e pessoal

Nossos principais benefícios

Seguros e

Plano de Saúde

Proteção em cada fase da sua vida: afastamento, doenças graves, internações, perda de habilitação de voo e convênio médico

Simuladores de Voo

Simuladores F TD de ponta do Airbus A320 e do B oeing 737NG

Na ATL, cada conq uista é coletiva. Cada associado fortalece a voz de todos. Quanto mais unidos, mais alto voamos.

Saiba mais e associe se!

Clube de

Vantagens

Mais de 20 mil lojas e serviços com descontos exclusivos

Parc e rias

Est ratég icas Saúde, educação e lazer com condições diferenciadas

Eve ntos e I nteg ra çã o Momentos de troca e fortalecimento da nossa categoria

www.atl.org.br

Rua Baronesa de B ela Vista, 384

Vila Congonhas, São Paulo SP

CEP: 04612-001

+ 55 (11) 93495-8483

f alaasso cia d o @atl.org.br

@ATL ofic ial

company/atl-associação-dos-tripulantes da latam /

OFICIALIZADO A TROCA NO COMANDO DO CENIPA

O Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal assumiu a Chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA) em cerimônia militar realizada em Brasília, no dia 8 de agosto.

A transferência do cargo foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira.

Ao Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, que transmitiu a chefia do CENIPA, a ABRAPAC disponibiliza os nossos sinceros agradecimentos pela relevância do seu trabalho durante os últimos anos à frente desta importante Organização Militar.

ANDRAGOGIA

IAC, PDC, SID, STAR são publicações de conhecimento de todo aviador. Porém, Flight Star, Navgraph e tantos outros vêm conquistando seu lugar ao sol — ou melhor, nas nuvens — em substituição às publicações impressas.

Até aqui, tudo bem. Mas como os aviadores old school se portam perante as novas instruções com esse tipo de publicação? E como o instrutor brand new se comporta ao repassar esse tipo de conhecimento?

De ambos os lados, a resposta geralmente é:
 “Este piloto não sabe nada de nada!”

Essa não é a maneira correta de se comportar, porém é, muitas vezes, inevitável.

E como solucionar esse impasse?

Talvez a andragogia tenha um caminho a ser percorrido pelo instrutor brand new, e o CRM, outro caminho a ser lembrado pelo comandante old school. Unir a expertise adquirida ao longo da caminhada com a tecnologia inata da nova geração pode ser um excelente ato de sinergia — onde 1 + 1 é sempre mais do que dois!

Fábio Reith Werneck –CAPTAIN / CESSNA 208 –EMB 110 – EMB 120 – EMB 145 – HS 748

MAPA – Museu Aeroespacial Paulista

Instalado no Campo de Marte, em São Paulo, o MAPA reunirá um acervo de cerca de cem aeronaves raras, preservando a história da aviação. O museu surge por meio de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira, sob a coordenação do Comando da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e a sociedade civil organizada.

O complexo ocupará uma área aproximada de 80 mil metros quadrados, localizada nas dependências do Aeroporto Campo de Marte, onde atualmente está instalado o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).

Atualmente em fase inicial de montagem e recebimento das aeronaves, o museu estima receber, anualmente,

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.