TECH
ARTIGO TÉCNICO
Escolha do Sistema Pneumático
Figura 6. Sistema VarioGrip da Fendt onde é possível ver o compressor ao centro do trator e as linhas de controlo e enchimento de ar para os rodados do eixo da frente e de trás do trator (https://www. fendt.com/int/ tractors/800vario-variogrip)
O sistema pneumático num veículo agrícola além da sua função de apoio e sustentação do veículo é ainda responsável pela sua direção, locomoção e capacidade de tração. Na sua grande generalidade os veículos agrícolas podem equipar pneumáticos de rasto descontínuo (trator borracheiro) com opção de montagem de rodados gémeos, de rasto contínuo (esteira ou lagarta) ou sistemas mistos de rasto descontínuo num dos eixos e contínuo no outro eixo. As versões com rasto descontínuo que representam a maior percentagem de veículos agrícolas em circulação, podem deixar marcas profundas no solo à sua passagem principalmente quando este se encontra húmido. Para reduzir este efeito a opção de rodados gémeos ou de pneus de baixa pressão através de tecnologia que permite uma grande flexibilidade da zona do flanco do pneu, permite uma utilização com uma pressão mais baixa, aumenta a superfície de contacto com o terreno e melhora a distribuição da carga (Figura 5). Mais recentemente têm surgido propostas tecnológicas como o sistema integrado de
www.abolsamia.pt
regulação da pressão dos pneus VarioGrip da Fendt, que adapta mesmo em movimento a pressão dos pneus de 0,6 a 2,5 bar por ação de um compressor duplo refrigerado a água (figura 6). Esta solução tem como objetivo além da redução da compactação do solo, permitir ajustar as condições dos pneumáticos à carga de tração e consumo de combustível. A opção do rasto contínuo (Figura 7) tem como ponto forte a distribuição do peso da máquina por uma superfície maior, o que conduz a uma redução da transferência da massa do conjunto ao solo e consequentemente uma menor taxa de compactação. Outra opção é a dada atualmente por alguns fabricantes de máquinas agrícolas que disponibilizam versões mistas com rasto descontínuo no eixo direcional e rasto contínuo no eixo de tração. Infelizmente o seu maior custo e as limitações de circulação na via pública têm limitado o interesse por esta opção.
Figura 5. O uso de rodados gémeos como proposta por fabricantes de tratores (www.newholland.com) como ou o uso de pneus de baixa pressão (https://www.bkttires.com/pt/pt/agricultura) são soluções para aumento da superfície de contacto com o solo e mas redução do peso ao mesmo em sistemas de pneumáticos descontínuos.
Figura 7. O rasto contínuo e os kits para adaptação em tratores, reboques e máquinas de colheita (smart trax) são outra opção cada vez mais disponível por parte dos fabricantes de máquinas agrícolas.
dezembro 2021 / fevereiro 2022
abolsamia
77