abolsamia 105

Page 31

Estatísticas Conclusão

PERSPETIVAS DE INVESTIMENTO NO PRÓXIMO ANO Perguntou-se, apenas aos investidores ativos no setor agrícola, quais os seus planos de investimento para o próximo ano: aumento, manutenção ou redução de investimento. No panorama geral, a perspetiva positiva da maior parte dos inquiridos é suportada pelo indicador relativo aos planos de investimento para 2017. Do total dos investidores ativos, 29% indicaram que irão aumentar o seu nível de investimento e 47% afirmaram que irão manter. Menos de um quarto da amostra afirma que irá diminuir os seus níveis de investimento. Com estes dados, depreende-se a existência de um dinamismo positivo na agricultura com um potencial de investimento considerável. 47 %

IREI MANTER O MEU NÍVEL DE INVESTIMENTO 29 %

IREI AUMENTAR O MEU NÍVEL DE INVESTIMENTO 24 %

IREI DIMINUIR O MEU NÍVEL DE INVESTIMENTO

PERSPETIVA DE LONGO PRAZO Perguntou-se aos participantes se recomendam o setor agrícola enquanto atividade profissional atrativa e de futuro. Esta questão foi baseada na metodologia Net Promoter Score (NPS). O inquirido dispõe de uma escala de 0 a 10. Se responder com 10 ou 9 é classificado como promotor, 8 ou 7 é neutro/passivo. De 6 até zero é classificado como detrator. Alcança-se o valor de NPS utilizando a seguinte fórmula: NPS = (% dos que responderam 10 + 9) - % dos que responderam 6+5+4+3+2+1+0) PROMOTORES NEUTROS

9%

A perspetiva geral para o setor é positiva no curto/médio prazo, especialmente entre as camadas mais jovens e academicamente mais habilitadas. Assim, pode-se concluir que o fulgor desta área de atividade reside junto dos mais jovens. Existe uma intenção de investimento considerável para o setor. Todavia, a carreira agrícola não é percecionada como uma opção profissional recomendada, algo que deve ser trabalhado no futuro. Relativamente ao NPS do setor agrícola, para ter um melhor entendimento sobre o resultado, seria relevante aplicá-lo a outros setores de atividades para servirem de comparação. Este barómetro será aplicado novamente em 2018 com o objetivo de traçar tendências e comparar resultados.

21 % 70 %

DETRATOR

O indicador com a pior performance é o que avalia a recomendação da atividade agrícola enquanto profissão, um parâmetro que obteve -61 como resultado através da metodologia Net Promoter Score (NPS). De acordo com os resultados, 70% dos inquiridos são detratores, ou seja, apresentam reservas na altura de recomendar um futuro profissional ligado à agricultura. Somente 9% recomendaria a atividade agrícola como profissão. Este é um dado preocupante que sugere a necessidade de uma aposta na promoção da atividade agrícola como opção de carreira de futuro.

18-25

26-34

35-54

55-64

65 OU MAIS

-38

Porém, uma vez mais, a idade mostra ter um impacto ao nível no indicador. A população mais jovem tem uma perspetiva mais positiva do que a mais velha. Por exemplo, o NPS da faixa etária 18-25 anos é de -38, ou seja, é muito superior ao NPS global que é de -61. Este último dado mostra concordância com a tendência positiva a curto/médio prazo perspetivada pelo grupo mais jovem.

-52 -64 -70 -77

ABOLSAMIA · março / abril 2017

31


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.